You are on page 1of 23

- TRANSFORMADOR PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO 1 DEFINIO O transformador um dispositivo que permite rebaixar ou elevar os valores de tenso ou corrente CA de um circuito.

to. So compostos basicamente de bobinado primrio, bobinado secundrio e ncleo de ferro silicioso laminado. O princpio de funcionamento baseia-se no fato de que uma tenso eltrica alternada cria um campo magntico varivel no bobinado primrio. Este campo induz no bobinado secundrio uma tenso induzida proporcional a este campo. Os bobinados primrio e secundrio no possuem ligao eltrica entre si. Um transformador para funcionar adequadamente necessita da variao do campo magntico, portanto s funcionam em circuitos de CA. O ncleo laminado permite um melhor acoplamento magntico com pequenas perdas por aquecimento. 2 - RELAO DE TRANSFORMAO Relao de transformao o nome dado relao entre tenso induzida no secundrio e tenso aplicada no primrio. Como esta relao depende fundamentalmente do nmero de espiras do primrio e secundrio, pode-se escrever: VS VP NS
Relao de transformao

NP

A partir desta relao podemos classificar os transformadores em trs tipos diferentes. So eles: Transformador abaixador, transformador elevador e transformador de isolao. TRANSFORMADOR ABAIXADOR So transformadores que reduzem a tenso de entrada em relao de sada. Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e transformam para um valor maior no secundrio. Este tipo de transformador utilizado na maioria das fontes de alimentao dos aparelhos eletroeletrnicos, pois recebem a tenso da rede domiciliar e transformam em valores menores para alimentar os componentes eletrnicos. A relao de transformao destes transformadores da forma: 50:1; 100:1; etc. TRANSFORMADOR ELEVADOR So transformadores que aumentam o valor da tenso de entrada em reao de sada.Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e transformam para um valor menor no secundrio.

Este tipo de transformador muito utilizado no circuito horizontal dos televisores, normalmente denominados de flyback. A relao de transformao destes transformadores da forma: 1:50; 1:100; 1:1000; etc. TRANSFORMADOR DE ISOLAO So transformadores que no variam a tenso de entrada.Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e mantm este valor no secundrio. Este tipo de transformador muito utilizado em bancadas de testes e reparos para evitar choques eltricos. A relao de transformao destes transformadores da forma: 1:1. 3 - RELAO DE POTNCIA NOS TRANSFORMADORES Desconsiderando as perdas por aquecimento no transformador (da ordem de10%) pode-se dizer que o primrio absorve da rede a mesma potncia que o secundrio fornece carga. Ou seja, a potncia do primrio a mesma potncia do secundrio. .

Pp = Ps
Esta igualdade acima pode ser apresentada como: O produto da tenso do primrio pela corrente do primrio igual ao produto da tenso do secundrio pela corrente do secundrio. Vp . Ip = Vs . Is Logo podemos deduzir a partir destas equaes e da relao de transformao apresentada antes que: VS VP NS NP IP IS

Em transformadores com mais de um secundrio, deve-se somar as potncias fornecidas em cada secundrio para determinar a potncia do transformador. Vp . Ip = (Vs1 . Is1 ) + (Vs2 . Is2 ) + ........+ (Vsn . Isn)

4 - TRANSFORMADORES COM PRIMRIO PARA 110V/220V Os transformadores para tenses de entrada em 110V e 220V podem ter 3 ou 4 fios no primrio (fig. 1 e 2).

Fig.1

Fig. 2

As figuras 3,4,5 e 6 mostram a forma de ligao de cada tipo de transformador em 110 V e 220V.

Fig.3

Fig. 4

Normalmente a seleo de tenses feita atravs de uma chave. As figuras 7 e 8 mostram as ligaes para cada tipo de transformadores, incluindo a chave de controle e o fusvel de proteo.

5 - RELAO DE FASE ENTRE AS TENSES NO TRANSFORMADOR

No transformador as tenses no secundrio so defasadas 180 com relao ao primrio (fig. 9 e 10).

Usando um secundrio com derivao central se pode obter, instantaneamente, tenses positivas e negativas com relao ao terminal de referncia (fig.11 e 12).

Usando um secundrio com derivao central se pode obter, instantaneamente, tenses positivas e negativas com relao ao terminal de referncia (fig.11 e 12).

EXERCCIO 1 01 O que transformador? 02 um transformador pode funcionar em CC? Por que? 03 Considerando que primrio e secundrio de um transformador so eletricamente isolados entre si, como se d a transferncia de energia? 04 Por que as bobinas de um transformador so montadas sobre um ncleo de material ferromagntico? 05 Por que a utilizao de ncleo de ferro silicioso laminado reduz o aquecimento no transformador ? 06 desenhe o smbolo de um transformador com ncleo de ferro. EXERCCIO 2 01 Do que depende fundamentalmente a relao entre as tenses no primrio e no secundrio de um transformador? 02 O que relao de transformao? 03 Como so classificados os transformadores quanto a relao de transformao? 04 Usando a relao de transformao, calcule o dado solicitado em cada item: a)

b)

c)

05 Classifique cada um dos transformadores da questo anterior segundo a sua relao de transformao. EXERCCIO 3 01 Como se denomina a quantidade de energia absorvida pelo primrio de um transformador? 02 Explique o que significa a expresso PS = PP. 03 Determine os valores solicitados em cada situao que segue: a)

VS = ___________V IS = ___________A
IP = ___________A PP = ___________W

b)

R = ____________
IP = ___________A PS = ___________W

04 determine a corrente no primrio do transformador ?

EXERCCIO 4 01 Complete as ligaes do transformador para 110 / 220V.

02 Identifique os terminais do transformador ( I1 , F1 , I2 , F2 ) e complete corretamente as ligaes. 03 Para que se coloca uma chave liga / desliga e um fusvel antes do transformador nos equipamentos eletrnicos? 04 Admitindo que o transformador da questo 2 absorva 350mA da rede. Qual dos fusveis abaixo seria adequado? 1A 0.5 A 0,25 A 0,35 A

EXERCCIO 5 01 Com base na seqncia de figuras apresentadas a seguir determine as cores dos fios no esquema do transformador.

02 O que se encontraria, medindo com um ohmmetro entre os terminais verde e marrom do transformador da questo anterior? 03 Especifique corretamente um transformador para alimentar o circuito eletrnico apresentado abaixo a partir de uma rede de 110 VCA. ( Calcule primeiramente as correntes que o circuito necessita ).

EXERCCIO 6 01 Qual a defasagem entre as tenses no primrio e secundrio de um transformador ? 02 Como possvel conseguir tenses positivas e negativas, ao mesmo tempo, a partir de um secundrio com derivao central ? 03 Colocar a polaridade nos terminais do secundrio dos transformadores abaixo:

PRTICA A CINCIA O INSTRUMENTO DO ESPRITO OCIDENTAL, E PODEMOS ABRIR MAIS PORTAS COM ELE DO QUE DE MOS VAZIAS... C. G. Jung. TRANSFORMADORES OBJETIVOS: Realizar as ligaes do primrio de um transformador para 110V ou 220V (a trs fios). Verificar o comportamento do transformador em CA e CC. EQUIPAMENTOS: Multmetro Fonte de CC 0-12V ajustvel Osciloscpio duplo trao MATERIAIS NECESSRIOS: Transformador fornecido pelo Instrutor. 1 LIGAO DO PRIMRIO DO TRASFORMADOR PARA 110V ou 220V (primrio 3 fios) Pegue um transformador com primrio trs fios. Mea a resistncia hmica entre cada par de fios do primrio. OBSERVAO No toque na parte desencapada dos fios e nem na parte metlica das pontas de prova. Pode-se afirmar que a medida de maior resistncia ocorre entre os fios extremos da bobina primria ? Desenhe dois esquemas mostrando como este transformador seria ligado em 110V e 220V. Confira as ligaes com o Instrutor. FUNCIONAMENTO DO TRANSFORMADOR EM CA E CC Conecte um cabo com plugue ao primrio do transformador. OBSERVAO Faa a ligao de acordo com a tenso da rede eltrica disponvel na bancada.

Isole as emendas e a extremidade do fio do primrio que no foi utilizado. Solicite ao Instrutor que confira a ligao entre o cabo e o transformador. Separe as extremidades dos fios do secundrio para evitar curto circuito. Conecte o plugue tomada da bancada. Mea a tenso entre os terminais do secundrio (use o multmetro em escala de CA). Vs = ____________________ V Qual a relao de transformao do transformador (Vs/Vp) ? um transformador elevador, rebaixador ou isolador ? Ligue e ajuste a fonte de CC para 10V. Conecte a fonte de CC ao plugue. (PRIMRIO) Mea a tenso presente no secundrio do transformador. Vs = __________________V (com CC aplicada ao primrio) O transformador funciona aplicando CC ao primrio? Por qu? Desconecte o transformador da fonte. e desligue o circuito.

CAPTULO 26 - TRANSFORMADOR PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO 1 DEFINIO O transformador um dispositivo que permite rebaixar ou elevar os valores de tenso ou corrente CA de um circuito. So compostos basicamente de bobinado primrio, bobinado secundrio e ncleo de ferro silicioso laminado. O princpio de funcionamento baseia-se no fato de que uma tenso eltrica alternada cria um campo magntico varivel no bobinado primrio. Este campo induz no bobinado secundrio uma tenso induzida proporcional a este campo. Os bobinados primrio e secundrio no possuem ligao eltrica entre si. Um transformador para funcionar adequadamente necessita da variao do campo magntico, portanto s funcionam em circuitos de CA. O ncleo laminado permite um melhor acoplamento magntico com pequenas perdas por aquecimento. 5 - RELAO DE TRANSFORMAO Relao de transformao o nome dado relao entre tenso induzida no secundrio e tenso aplicada no primrio. Como esta relao depende fundamentalmente do nmero de espiras do primrio e secundrio, pode-se escrever: VS VP NS
Relao de transformao

NP

A partir desta relao podemos classificar os transformadores em trs tipos diferentes. So eles: Transformador abaixador, transformador elevador e transformador de isolao. TRANSFORMADOR ABAIXADOR So transformadores que reduzem a tenso de entrada em relao de sada. Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e transformam para um valor maior no secundrio. Este tipo de transformador utilizado na maioria das fontes de alimentao dos aparelhos eletroeletrnicos, pois recebem a tenso da rede domiciliar e transformam em valores menores para alimentar os componentes eletrnicos. A relao de transformao destes transformadores da forma: 50:1; 100:1; etc. TRANSFORMADOR ELEVADOR So transformadores que aumentam o valor da tenso de entrada em reao de sada.Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e transformam para um valor menor no secundrio.

Este tipo de transformador muito utilizado no circuito horizontal dos televisores, normalmente denominados de flyback. A relao de transformao destes transformadores da forma: 1:50; 1:100; 1:1000; etc. TRANSFORMADOR DE ISOLAO So transformadores que no variam a tenso de entrada.Ou seja, recebem um certo valor de tenso no primrio e mantm este valor no secundrio. Este tipo de transformador muito utilizado em bancadas de testes e reparos para evitar choques eltricos. A relao de transformao destes transformadores da forma: 1:1. 6 - RELAO DE POTNCIA NOS TRANSFORMADORES Desconsiderando as perdas por aquecimento no transformador (da ordem de10%) pode-se dizer que o primrio absorve da rede a mesma potncia que o secundrio fornece carga. Ou seja, a potncia do primrio a mesma potncia do secundrio. .

Pp = Ps
Esta igualdade acima pode ser apresentada como: O produto da tenso do primrio pela corrente do primrio igual ao produto da tenso do secundrio pela corrente do secundrio. Vp . Ip = Vs . Is Logo podemos deduzir a partir destas equaes e da relao de transformao apresentada antes que: VS VP NS NP IP IS

Em transformadores com mais de um secundrio, deve-se somar as potncias fornecidas em cada secundrio para determinar a potncia do transformador. Vp . Ip = (Vs1 . Is1 ) + (Vs2 . Is2 ) + ........+ (Vsn . Isn)

7 - TRANSFORMADORES COM PRIMRIO PARA 110V/220V Os transformadores para tenses de entrada em 110V e 220V podem ter 3 ou 4 fios no primrio (fig. 1 e 2).

Fig.1

Fig. 2

As figuras 3,4,5 e 6 mostram a forma de ligao de cada tipo de transformador em 110 V e 220V.

Fig.3

Fig. 4

Normalmente a seleo de tenses feita atravs de uma chave. As figuras 7 e 8 mostram as ligaes para cada tipo de transformadores, incluindo a chave de controle e o fusvel de proteo.

5 - RELAO DE FASE ENTRE AS TENSES NO TRANSFORMADOR

No transformador as tenses no secundrio so defasadas 180 com relao ao primrio (fig. 9 e 10).

Usando um secundrio com derivao central se pode obter, instantaneamente, tenses positivas e negativas com relao ao terminal de referncia (fig.11 e 12).

Usando um secundrio com derivao central se pode obter, instantaneamente, tenses positivas e negativas com relao ao terminal de referncia (fig.11 e 12).

EXERCCIO 1 01 O que transformador? 02 um transformador pode funcionar em CC? Por que? 03 Considerando que primrio e secundrio de um transformador so eletricamente isolados entre si, como se d a transferncia de energia? 04 Por que as bobinas de um transformador so montadas sobre um ncleo de material ferromagntico? 05 Por que a utilizao de ncleo de ferro silicioso laminado reduz o aquecimento no transformador ? 06 desenhe o smbolo de um transformador com ncleo de ferro. EXERCCIO 2 01 Do que depende fundamentalmente a relao entre as tenses no primrio e no secundrio de um transformador? 02 O que relao de transformao? 03 Como so classificados os transformadores quanto a relao de transformao? 04 Usando a relao de transformao, calcule o dado solicitado em cada item: a)

b)

c)

05 Classifique cada um dos transformadores da questo anterior segundo a sua relao de transformao. EXERCCIO 3 01 Como se denomina a quantidade de energia absorvida pelo primrio de um transformador? 02 Explique o que significa a expresso PS = PP. 03 Determine os valores solicitados em cada situao que segue: a)

VS = ___________V IS = ___________A
IP = ___________A PP = ___________W

b)

R = ____________
IP = ___________A PS = ___________W

04 determine a corrente no primrio do transformador ?

EXERCCIO 4 01 Complete as ligaes do transformador para 110 / 220V.

02 Identifique os terminais do transformador ( I1 , F1 , I2 , F2 ) e complete corretamente as ligaes. 03 Para que se coloca uma chave liga / desliga e um fusvel antes do transformador nos equipamentos eletrnicos? 04 Admitindo que o transformador da questo 2 absorva 350mA da rede. Qual dos fusveis abaixo seria adequado? 1A 0.5 A 0,25 A 0,35 A

EXERCCIO 5 01 Com base na seqncia de figuras apresentadas a seguir determine as cores dos fios no esquema do transformador.

02 O que se encontraria, medindo com um ohmmetro entre os terminais verde e marrom do transformador da questo anterior? 03 Especifique corretamente um transformador para alimentar o circuito eletrnico apresentado abaixo a partir de uma rede de 110 VCA. ( Calcule primeiramente as correntes que o circuito necessita ).

EXERCCIO 6 01 Qual a defasagem entre as tenses no primrio e secundrio de um transformador ? 02 Como possvel conseguir tenses positivas e negativas, ao mesmo tempo, a partir de um secundrio com derivao central ? 03 Colocar a polaridade nos terminais do secundrio dos transformadores abaixo:

PRTICA A CINCIA O INSTRUMENTO DO ESPRITO OCIDENTAL, E PODEMOS ABRIR MAIS PORTAS COM ELE DO QUE DE MOS VAZIAS... C. G. Jung. TRANSFORMADORES OBJETIVOS: Realizar as ligaes do primrio de um transformador para 110V ou 220V (a trs fios). Verificar o comportamento do transformador em CA e CC. EQUIPAMENTOS: Multmetro Fonte de CC 0-12V ajustvel Osciloscpio duplo trao MATERIAIS NECESSRIOS: Transformador fornecido pelo Instrutor. 1 LIGAO DO PRIMRIO DO TRASFORMADOR PARA 110V ou 220V (primrio 3 fios) Pegue um transformador com primrio trs fios. Mea a resistncia hmica entre cada par de fios do primrio. OBSERVAO No toque na parte desencapada dos fios e nem na parte metlica das pontas de prova. Pode-se afirmar que a medida de maior resistncia ocorre entre os fios extremos da bobina primria ? Desenhe dois esquemas mostrando como este transformador seria ligado em 110V e 220V. Confira as ligaes com o Instrutor. FUNCIONAMENTO DO TRANSFORMADOR EM CA E CC Conecte um cabo com plugue ao primrio do transformador. OBSERVAO Faa a ligao de acordo com a tenso da rede eltrica disponvel na bancada.

Isole as emendas e a extremidade do fio do primrio que no foi utilizado. Solicite ao Instrutor que confira a ligao entre o cabo e o transformador. Separe as extremidades dos fios do secundrio para evitar curto circuito. Conecte o plugue tomada da bancada. Mea a tenso entre os terminais do secundrio (use o multmetro em escala de CA). Vs = ____________________ V Qual a relao de transformao do transformador (Vs/Vp) ? um transformador elevador, rebaixador ou isolador ? Ligue e ajuste a fonte de CC para 10V. Conecte a fonte de CC ao plugue. (PRIMRIO) Mea a tenso presente no secundrio do transformador. Vs = __________________V (com CC aplicada ao primrio) O transformador funciona aplicando CC ao primrio? Por qu? Desconecte o transformador da fonte. e desligue o circuito.

You might also like