You are on page 1of 2

Ensinam os livros que presidencialismo " o sistema de governo no qual os poderes, funes e deveres do chefe de governo e de chefe de estado

se renem em uma s pessoa e no qual o executivo, o legislativo e o judicirio so independentes e funcionam em harmonia". Por seu turno, parlamentarismo o sistema em que o cargo de chefe do poder executivo preenchido por um dos membros do gabinete de ministros, estes, por sua vez, sendo escolhidos pelo partido que obteve a maioria nas eleies para escolha dos parlamentares, ou seja, deputados e senadores. Em outras palavras, no sistema parlamentarista o chefe do poder executivo escolhido pelo poder legislativo e no pelo voto dos cidados, como acontece no sistema presidencialista. Claro fica, ainda, que, no sistema parlamentarista, o chefe de estado e o chefe de governo no se confundem em uma s pessoa, pois este ser o primeiro ministro, ficando como chefe de estado o rei, no regime monrquico, ou o presidente no regime republicano. Assim deve ser dito porque o sistema parlamentarista, embora tendo surgido, primeiramente, nos regimes monrquicos, no exclusivo deles, mas, tambm existe nas repblicas. O sistema parlamentarista nasceu, desenvolveu-se e terminou solidificando-se como fase, vitoriosa, da luta da democracia contra o absolutismo dos reis, notadamente na Europa. Por essa razo, no se configura de muita utilidade o sistema parlamentarista nas repblicas, exatamente porque, sendo o presidente eleito pelo voto de seus concidados, para exercer as suas funes por perodo previsto em lei, na realidade ele acaba sendo figura de reduzida participao ou expresso, por ser apenas chefe de estado. Presume-se ento, ser mais fcil a adequao do sistema parlamentarista na monarquia, j que o cargo de chefe de estado, no caso, o rei, vitalcio, e o de chefe de governo, o primeiro ministro, no. So exemplos de repblicas parlamentaristas: Portugal, Frana, pases onde o presidente, eleito, nomeia o primeiro ministro e lhe transfere as funes de chefe de poder.

Entre ns vigora o sistema presidencialista, desde a proclamao da repblica, tendo ocorrido duas tentativas, ao longo da histria, de mudana para o parlamentarismo, tentativas essas que acabaram no contando com o consenso dos eleitores. A primeira tentativa nasceu do governo revolucionrio, logo em seguida renncia do presidente Jnio Quadros, em 1961, cujo afastamento deu lugar ao vice-presidente Joo Goulart. Para evitar a entrega de poderes ao sucessor, as foras armadas encontraram, como soluo, a criao do sistema parlamentarista, que pouco tempo durou, pois, em 1963, o sistema foi rejeitado atravs de plebiscito. Duas dcadas depois, defensores do sistema parlamentarista, obtiveram xito ao fazer integrar a Constituio de 1988 uma previso de realizao de outro plebiscito, cinco anos depois levado a efeito, quando novamente o sistema foi recusado. Na verdade, no se pode dizer que um sistema melhor do que o outro, no havendo como se afirmar que este ou aquele ter condio de propiciar progresso mais rpido ou vida melhor para a populao. A melhor concluso que se pode tirar que, no regime republicano, o chefe de governo, assumindo o cargo, tambm, de chefe de estado, o que atende melhor vontade dos eleitores, que no so ouvidos para escolher ou para eleger o primeiro ministro, no outro regime, o que torna menos palpvel a democracia, que governo do povo pelo povo e para o povo.

You might also like