You are on page 1of 3

Papel do pai nos dias de hoje

Introduo Desde o incio dos tempos tem sido notvel a mudana que o tempo tem sofrido. Entre muitos factores, o ser humano o que mais contribuiu para essa mudana. A descoberta de como o mundo funciona e como o ser humano trabalha fez mudar a nossa prespectiva, e claro, como 1+1=2 era uma questo de tempo at essa mentalidade tranformar-se em prtica e mudar o meio em que o ser humano vive. Modelo de pai Existem dois papeis de pai, e vou falar no meu caso. Existe o pai que eu tenho, e o pai que eu vou ser. O pai que eu tenho , um modelo para o que eu vou ser. Se esse modelo foi encarado com sucesso, claro que eu vou adoptar para quando eu prprio for pai, mas se nao o foi, claro que o vou rejeitar. Em parte, foi essa necessidade de ser um melhor pai do que teve que levou o homem de hoje a passar mais tempo com os filhos e a ter uma melhor relao com eles. Isso uma realidade. Pai na sociedade contempornea Com as abolies das restries da mulher no mundo, como por exemplo, a entrada da mulher no mundo do trabalho e luta pelos seus direitos, enfim, a emancipao da mulher, vieram muitas outras mudanas, como a composio e funcionamento das familias e consequentemente do papel do pai nessa mesma familia. Tendo antes como unica responsabilidade sustentar a familia em que vivia economicamente,para o pai da idade contempornea abriram-se muitas portas, tais como tomar um papel mais significativo no seio da familia. Os novos pais comearam a partilhar as tarefas domsticas, assumiram outra relao com os filhos que at ento no existia. Esses pais do o biberam, mudam a fralda, do de comida, etc.. claro que mesmo no mundo do trabalho e mesmo fora de casa a mulher presta mais cuidados s crianas, mas isso ja est na natureza materna delas mesmas, no impedindo os pais de ajudarem mesma. Este papel veio a trazer novas reas de interessa e de estudo psicologia. E concluu-se com estes novos estudos, que pela diferena da maneira de ser dos pais com as mes, a criana desenvolve-se mais depressa e melhor qer seja psicologicamente e fisicamente, porque dois melhor que um e porque assim tem muitas mais fontes de confiana , de amor e carinho. Os diferentes estilos de educao entre a me e o pai ofereem ao filho uma maior capacidade de se desenvolver cognitivamente, e uma outra capacidade

de desenvolver futuras relaes, baseadas nos progenitores com quem foram educados. E claro, como nao podia de ser, como tudo o que existe no mundo vem aos pares, desta relao pai-filho, nao so a criana que ganha, mas tambem o pai, desenvolvendo assim ao longo do tempo, a sua personalidade e sendo uma pessoas melhor pela interao com a criana.

A crise da figura paterna

Que a figura paterna esteja em crise visvel aos olhos de todos. Cada vez mais se fala do pai ausente, mas pouco se diz ou se questiona sobre os motivos que levaram a essa ausncia, limitando-se a apontar o dedo contra a irresponsabilidade de alguns pais que, de modo injustificado, com um comportamento certamente condenvel os filhos. Mas esse somente um dos aspectos. Muitas vezes os pais esto ausentes da famlia por motivos alheios prpria vontade. Como casos de pais que devem se separar da famlia por motivos de trabalho. Tendo isto esclarecido, est cientificamente comprovado que mais de 80% do comportamento de uma criana assimilado pelo que ele v em casa, ou em certos casos, o que no v. Por isso , se houver pai presente, claro que vai haver melhor relao entre os pais, proporcionando assim, melhor desenvolvimento do filho e melhor comportamento.

A funo do pai
A psicologia ensinou que nos primeiros anos de vida da criana ela vive uma situao quase simbitica com a me. Precisa dela para ter um desenvolvimento fsico, mas sobretudo psquico, saudvel. a me que o leva dentro de si, que lhe d a luz, o amamenta e que lhe ensina uma coisa que no banal: ensina o que ser amado e, como conseqncia, ensina no futuro a receber e dar amor. O pai nessa fase no igualmente importante, embora desenvolva uma srie de funes cruciais. O papel do pai comea a fazer-se sentir quando h a necessidade de interromper essa relao entre me e filho para o incluir na vida social e no mundo. A capacidade de ouvir um no provem basicamente do pai, que para muitas culturas desempenha o papel de homem mau. Esse no por muitas feridas que abra o que lana o filho para o mundo exterior, por isso basicamente, quem impe a realidade ao filho, o pai.

Concluso O papel do pai tem passado por mudanas no decorrer dos tempos. Houve pocas em que ele era um ditador de regras e normas a serem obedecidas. Ao longo dos tempos, tem ocorrido uma mudana neste papel, sobretudo nas ltimas dcadas. De facto, pode-se dizer que a condio de pai evoluiu mais na ltima gerao que em dois milnios, impulsionada por marcantes metamorfoses culturais, sociais e familiares. Essencialmente depois da II Guerra Mundial e em consequncia de alteraes profundas que se deram na sociedade ocidental (ambos os pais empregados e as dificuldades econmicas) o pai foi-se tornando cada vez mais participativo.

Bibliografia
http://www.escolafreudianajp.org/arquivos/trabalhos/Onde_esta_o_pai.pdf http://katarsis2.blogspot.pt/2010/01/o-papel-do-pai-na-sociedade.html http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/novos-paradigmas-e-mudan%C3%A7as-no-papeldo-pai-na-sociedade-contempor%C3%A2nea http://www.maschiselvatici.it/index.php?option=com_content&view=article&id=132:-qopapel-do-pai-na-familia-que-se-transformaq&catid=16:padrii-fuggitivi-i-guerrieri-ireduci&Itemid=29 http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 10780&Itemid=42

You might also like