You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Departamento de Cincias da Computao Curso de Sistemas de Informao Sistemas Cliente-Servidor

ATIVIDADE PRTICA 01
Equipe: Farlley Barbosa Gonalves Otalino G. Soares Jnior Paulo Evaristo Cabral de Oliveira 1. Para resolver as questes de uma prova ns criamos intuitivamente um algoritmo

de escalonamento das questes. Cada questo se constituir em um processo que consumir todos os recursos do nosso crebro durante alguns segundos ou minutos. Escreva uma estratgia que julgue eficiente e inteligente para escalonar as questes. Por exemplo, voc resolveria as questes na ordem de apresentao, as menores ou as mais fceis primeiro? Justifique a sua resposta.

Uma estratgia seria resolver as mais fceis em primeiro. Uma prova tem um tempo limite para ser feita. As mais fceis demandam um tempo menor para resoluo. Uma questo que cobra um conhecimento ou informao que recuperada de forma mais rpida pelo crebro ser respondida em menor tempo. As mais complexas exigem mais tempo para o crebro lembrar o conhecimento ou informao e envolve mais anlise. O tempo que sobrar aps a resoluo das mais fceis ser utilizado para responder as mais difceis. Em uma prova que no tiver peso para questes fceis ou difceis e sim ponto direto por nmero de questes, ter um melhor desempenho quem otimizar o tempo e responder um maior nmero de questes.

2.

Para um problema que exija que todas as suas instrues sejam tratadas

sequencialmente, no possvel se tirar proveito de uma arquitetura multiprocessador. Cite 03 exemplos de aplicaes que se encaixam nessa estrutura, explicando os motivos da escolha.

Em algumas transaes de e-commerce o uso de multiprocessamento se torna invivel, visto que as essas devem ser executadas de forma sequencial para evitar inconsistncia na base de dados.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Departamento de Cincias da Computao Curso de Sistemas de Informao Sistemas Cliente-Servidor

Um compilador de cdigo-fonte. A tarefa de criar um cdigo-objeto a partir de uma cdigo-fonte deve ser feita de forma sequencial. Sendo assim, esse tipo de aplicao no seria beneficiado por uma arquitetura multiprocessador.

Sistemas crticos de indstria onde uma etapa do processo deve ser toda realizada para seguir para prxima.

3.

Escolha um problema cotidiano em que haja pelo menos dois recursos

compartilhados. Escreva um pseudocdigo para resolv-lo de forma concorrente, descrevendo seus pontos crticos.

Um funcionrio de uma empresa est em casa no horrio de almoo. Ele possui o hbito de almoar e utilizar o telefone celular. Ele no pode falar ao telefone e comer ao mesmo tempo.

Incio

almoando; se telefone toca { ento{ se for o chefe ento parar de comer; atender telefone;

seno continuar comendo; } } Fim

You might also like