You are on page 1of 12

SISTEMA ESQUELTICO E MUSCULAR

COLGIO ESTADUAL CLRISTON ANDRADE RAFAEL SANTIAGO SERIE: 8 ANO C

SISTEMA ESQUELTICO
Estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de ossos, articulaes e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessrio aos msculos para a movimentao do corpo. A locomoo acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendes, aciona os ossos e as articulaes. O sistema esqueltico tambm serve para a proteo de diversos rgos vitais, como o crebro - alojado na caixa craniana -, o corao e os pulmes - guardados pela caixa torcica. Alm dessas funes de natureza fsica e mecnica, vrios ossos desempenham papel na formao do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glbulos vermelhos (hemcias) e brancos (leuccitos).

Conceito de Ossos: Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto. uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal caracterstica a mineralizao (clcio) de sua matriz ssea (fibras colgenas e proteoglicanas). O osso um tecido vivo, complexo e dinmico. Uma forma slida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e o principal tecido de apoio do corpo. O tecido sseo participa de um contnuo processo de remodelamento dinmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso formado por vrios tecidos diferentes: tecido sseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vrios tecidos formadores de sangue. Quanto a irrigao do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangneos menores). O tecido sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peristeo tem drenagem linftica. No interior da matriz ssea existem espaos chamados lacunas que contm clulas sseas chamadas ostefitos. Cada ostefito possui prolongamentos chamados canalculos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalculos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalculos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.

Conceito de Cartilagem: uma forma elstica de tecido conectivo semi-rgido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem no possui suprimento sangneo prprio; conseqentemente, suas clulas obtm oxignio e nutrientes por difuso de longo alcance. No interior da matriz ssea existem espaos chamados lacunas que contm clulas sseas chamadas ostefitos. Cada ostefito possui prolongamentos chamados canalculos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalculos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalculos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.

Funes do Sistema Esqueltico: Sustentao do organismo (apoio para o corpo) Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) Base mecnica para o movimento Armazenamento de sais (clcio, por exemplo) Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sangneas novas) Diviso do Esqueleto: Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabea, pescoo e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. A unio do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e plvica. Classificao dos Ossos: Ossos Longos: Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em: Tem o comprimento maior que a largura e so constitudos por um corpo e duas extremidades. Eles so um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistncia. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecnico do peso do corpo em vrios pontos, de tal forma que h melhor distribuio do mesmo. Os ossos longos tem suas difises formadas por tecido sseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido sseo esponjoso em suas epfises. Exemplo: Fmur. Ossos Curtos So parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais s suas larguras. Eles so compostos por osso esponjoso, exceto na superfcie, onde h fina camada de tecido sseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo. Ossos Laminares So ossos finos e compostos por duas lminas paralelas de tecido sseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considervel proteo e geram grandes reas para insero de msculos. Exemplos: Frontal e Parietal. Alm desses trs grupos bsicos bem definidos, h outros intermedirios, que podem ser distribudo em 5 grupos:

Ossos Alongados So ossos longos, porm achatados e no apresentam canal central. Exemplo: Costelas. Ossos Irregulares Apresentam formas complexas e no podem ser agrupados em nenhuma das categorias prvias. Eles tem quantidades variveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vrtebras. Ossos Sesamides Esto presentes no interior de alguns tendes em que h considervel frico, tenso e estresse fsico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e nmero, de pessoa para pessoa, no so sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milmetros de dimetro. Excees notveis so as duas patelas, que so grandes ossos sesamides, presentes em quase todos os seres humanos. Ossos Suturais So pequenos ossos localizados dentro de articulaes, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crnio. Seu nmero varia muito de pessoa para pessoa.

SISTEMA MUSCULAR
O tecido muscular de origem mesodrmica, sendo caracterizado pela propriedade de contrao e distenso de suas clulas, o que determina a movimentao dos membros e das vsceras. H basicamente trs tipos de tecido muscular: liso, estriado esqueltico e estriado cardaco.

Msculo liso: o msculo involuntrio localiza-se na pele, rgos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangneos e aparelho excretor. O estmulo para a contrao dos msculos lisos mediado pelo sistema nervoso vegetativo.

Msculo estriado esqueltico: inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chamase msculo voluntrio. As contraes do msculo esqueltico permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

Msculo cardaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do corao dos vertebrados. O msculo cardaco carece de controle voluntrio. inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Estriado esqueltico

Estriado cardaco

Liso

Micitos longos, multinucleados (ncleos perifricos). Miofilamentos organizam-se em estrias longitudinais e transversais. Contrao rpida e voluntria

Micitos estriados com um ou dois ncleos centrais. Clulas alongadas, irregularmente ramificadas, que se unem por estruturas especiais: discos intercalares. Contrao involuntria, vigorosa e rtmica.

Micitos alongados, mononucleados e sem estrias transversais. Contrao involuntria e lenta.

Musculatura Esqueltica
O sistema muscular esqueltico constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e est presa aos ossos, sendo responsvel pela movimentao corporal.

Os msculos esquelticos esto revestidos por uma lmina delgada de tecido conjuntivo, o perimsio, que manda septos para o interior do msculo, septos dos quais se derivam divises sempre mais delgadas. O msculo fica assim dividido em feixes (primrios, secundrios, tercirios). O revestimento dos feixes menores (primrios), chamado endomsio, manda para o interior do msculo membranas delgadssimas que envolvem cada uma das fibras musculares. A fibra muscular uma clula cilndrica ou prismtica, longa, de 3 a 12 centmetros; o seu dimetro infinitamente menor, variando de 20 a 100 mcrons (milsimos de milmetro), tendo um aspecto de filamento fusiforme. No seu interior notam-se muitos ncleos, de modo que se tem a idia de ser a fibra constituda por vrias clulas que perderam os seus limites, fundindo-se umas com as outras. Dessa forma, podemos dizer que um msculo esqueltico um pacote formado por longas fibras, que percorrem o msculo de ponta a ponta. No citoplasma da fibra muscular esqueltica h muitas miofibrilas contrteis, constitudas por filamentos compostos por dois tipos principais de protenas a actina e a miosina. Filamentos de actina e miosina dispostos regularmente originam um padro bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os msculos esquelticos, os quais so por isso chamados msculos estriados. Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esqueltica situa-se o retculo sarcoplasmtico (retculo endoplasmtico liso), especializado no armazenamento de ons clcio.

As miofibrilas so constitudas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcmeros. A distribuio dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcmero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcmero, chamadas banda I, contm apenas filamentos de actina. Dentro da banda I existe uma linha que se cora mais intensamente, denominada linha Z, que corresponde a vrias unies entre dois filamentos de actina. A faixa central, mais escura, chamada banda A, cujas extremidades so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos. Dentro da banda A existe uma regio mediana mais clara a banda H que contm apenas miosina. Um sarcmero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e a unidade contrtil da fibra muscular, pois a menor poro da fibra muscular com capacidade de contrao e distenso.

1- Bandas escuras (anisotrpicas banda A). 2- Faixas claras (isotrpicas banda I, com linha Z central). 3- Ncleos perifricos.

Contrao: ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina c sarcmero diminui devido aproximao das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.

A contrao do msculo esqueltico voluntria e ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina, quando o msculo estimulado. Essas projees de miosina puxam os filamentos de actina, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina. Isso leva ao encurtamento das miofibrilas e contrao muscular. Durante a contrao muscular, o sarcmero diminui devido aproximao das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.

Constatou-se, atravs de microscopia eletrnica, que o sarcolema (membrana plasmtica) da fibra muscular sofre invaginaes, formando tbulos anastomosados que envolvem cada conjunto de miofibrilas. Essa rede foi denominada sistema T, pois as invaginaes so perpendiculares as miofibrilas. Esse sistema responsvel pela contrao uniforme de cada fibra muscular estriada esqueltica, no ocorrendo nas fibras lisas e sendo reduzido nas fibras cardacas.

A qumica da contrao muscular


O estmulo para a contrao muscular geralmente um impulso nervoso, que chega fibra muscular atravs de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retculo sarcoplasmtico, fazendo com que o clcio ali armazenado seja liberado

no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao da actina e permite que esta se ligue miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio imediatamente rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico, o que faz cessar a contrao.

A energia para a contrao muscular suprida por molculas de ATP produzidas durante a respirao celular. O ATP atua tanto na ligao da miosina actina quanto em sua separao, que ocorre durante o relaxamento muscular. Quando falta ATP, a miosina mantm-se unida actina, causando enrijecimento muscular. o que acontece aps a morte, produzindo-se o estado de rigidez cadavrica (rigor mortis). A quantidade de ATP presente na clula muscular suficiente para suprir apenas alguns segundos de atividade muscular intensa. A principal reserva de energia nas clulas musculares uma substncia denominada fosfato de creatina (fosfocreatina ou creatina-fosfato). Dessa forma, podemos resumir que a energia inicialmente fornecida pela respirao celular armazenada como fosfocreatina (principalmente) e na forma de ATP. Quando a fibra muscular necessita de energia para manter a contrao, grupos fosfatos ricos em energia so transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular intenso, as clulas musculares repem seus estoques de ATP e de fosfocreatina pela intensificao da respirao celular. Para isso utilizam o glicognio armazenado no citoplasma das fibras musculares como combustvel.

Uma teoria simplificada admite que, ao receber um estmulo nervoso, a fibra muscular mostra, em seqncia, os seguintes eventos: 1. O retculo sarcoplasmtico e o sistema T liberam ons Ca++ e Mg++ para o citoplasma. 2. Em presena desses dois ons, a miosina adquire uma propriedade ATP sica, isto , desdobra o ATP, liberando a energia de um radical fosfato: 3. A energia liberada provoca o deslizamento da actina entre os filamentos de miosina, caracterizando o encurtamento das miofibrilas.

INTRODUO

O corpo humano possui dois sistemas que so responsveis pelos movimentos, sendo eles: o sistema esqueltico que d sustentao e o sistema muscular que permite os movimentos. Um depende do outro. E, a funo de suporte e sustentao executada por mais de 200 diferentes tipos de ossos que compe o esqueleto. J o movimento caracterstico do sistema muscular formado por 650 msculos. Os msculos so rgos constitudos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estmulo nervoso O Sistema esqueltico (ou esqueleto) humano consiste em um conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouo do corpo e desempenhar vrias funes, tais como: proteo (para rgos como o corao, pulmes e sistema nervoso central); sustentao e conformao do corpo; local de armazenamento de clcio e fsforo (durante a gravidez a calcificao fetal se faz, em grande parte, pela reabsoro destes elementos armazenados no organismo materno); sistema de alavancas que movimentadas pelos msculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte e, finalmente, local de produo de vrias clulas do sangue.

Bibliografia

http://www.icb.ufmg.br/mor/anatefis/introducao_Anatomia.htm

Histologia Bsica JOSE CARNEIRO & LUIS CARLOS UCHOA JUNQUEIRA - Guanabara Koogan

Resumo: Sistema Muscular VINCE PEREZ - Barros, Fischer e Associados

Envelhecimento do Sistema Cardiovascular, O VLADIMIR V. FROLKIS & VLADISLAV V. BEZRUKOV & OLEG K. KULCHITSKY - Andrei

Mensagem

"O valor das coisas no est no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecveis, coisas inexplicveis e pessoas incomparveis". (Fernando Pessoa)

You might also like