You are on page 1of 5

Aula 7 Sociologia Pr-Vestibular e 3 ano Poltica I: Monarquia e Repblica (principais conceitos e diferenas); parlamentarismo e presidencialismo (principais conceitos e diferenas).

. Prof. Jos Amaral (amaral.sociologia@gmail.com) Obs.: este material apenas um facilitador das aulas. Todo o contedo aqui exposto se encontra disponvel em livros e na internet, embora no sejam citadas as fontes. No h restries quanto sua reproduo. Caso tenham sugestes ou dvidas, entrem em contato por meio do e-mail supracitado.

1. Estado e Governo Estado: conjunto de instituies polticas da sociedade, as quais dominam um determinado territrio e so orientadas por leis. Chefe de Estado- o mais alto representante de um Estado; papel diplomtico; representa o poder soberano de um pas. Governo: a direo poltica que um grupo social confere s instituies estatais. O Governo uma espcie de ao inserida no mbito do Estado. Chefe de Governo- responsvel pela direo e coordenao das funes executivas de governo.

2. Formas de Estado Organizao do territrio Estado unitrio- entidade nica, sem subdivises territoriais. A soberania (autoridade superior) do governo central. Federalismo- subdividida em territrios autnomos, dotadas de governo prprio. A soberania do governo central. Confederao- a mesma organizao territorial da Federao. No entanto, a soberania dos entes federativos.

3. Formas de governo Quem manda? Monarquia- um monarca (chefe poltico devido a critrios hereditrios) chefe de Estado. Repblica- chefe de Estado eleito pelo povo. O chefe de Estado pode (ou no) acumular as funes de chefe de governo.

4. Sistemas de governo Como manda? Parlamentar- o chefe de Estado no eleito pelo povo. H eleies para o poder Legislativo (parlamento), o qual, por sua vez, escolhe os membros do poder Executivo, determinando a durao de seus respectivos mandatos. Chefe de Governo- Primeiro-ministro ou Chanceler Chefe de Estado- Rei ou Rainha (monarquias); Presidente (repblica).

Presidencial- o chefe poltico (presidente) eleito pelo povo e acumula as funes de chefe de Estado e de Governo. Semipresidencial o chefe de Estado (presidente) dotado de poderes institucionais mais expressivos. Na Frana, por exemplo, a escolha do primeiro-ministro prerrogativa do presidente. Diferencia-se do presidencialismo porque a conduo do governo feita de forma compartilhada entre o presidente e o primeiro-ministro.

5. Sistemas de governo Quadro comparativo:

Seleo dos agentes de governo

Sobrevivncia dos mandatos polticos Chefes de governo devem prestar contas ao Legislativo, podendo ser destitudos da funo caso percam a confiana deste. O chefe de governo tambm pode exigir do Parlamento o voto de confiana, bem como pode dissolver a Legislatura. Representantes tm mandato fixo, com durao definida constitucionalmente e que no depende da confiana mtua entre os poderes.2 A responsabilidade perante o Legislativo s afeta o mandato do primeiro-ministro e de seu gabinete. O presidente no afetado.

Composio do Ministrio e controle do Executivo Gabinete composto por legisladores, indicados pelo primeiroministro e investidos pelo Parlamento. Desempenhos insatisfatrios podem resultar na dissoluo do gabinete (demisso coletiva). O presidente possui ampla autonomia para montar seu ministrio. O presidente dispe de mecanismos para controle do Executivo e definio da agenda governamental.3 O presidente demite e nomeia os ministros, seguindo recomendaes do primeiro-ministro.

Parlamentarismo

Voto popular para o Legislativo, que, por sua vez, define a composio do Gabinete (Primeiro-Ministro e auxiliares).

Presidencialismo

Eleies separadas para os membros do Executivo e do Legislativo1

Semipresidencialismo

Presidente eleito por voto popular. O Legislativo pode (ou no) escolher o primeiro-ministro (chefe de governo).

Os analistas apresentam leituras divergentes do sistema presidencialista. Alguns afirmam que ele consiste em um obstculo governabilidade, uma vez que o Legislativo e o Executivo podem ser dirigidos por grupos programaticamente divergentes. Outros analistas, no entanto, afirmam que isso pode ser positivo porque assegura, no mbito do Estado, a expresso da pluralidade e a fiscalizao mtua dos poderes. 2 O presidencialismo prev a destituio do presidente em casos de crime de responsabilidade poltica (impeachment), o que no se relaciona com a confiana mtua entre os poderes. 3 No Brasil, ainda h o mecanismo conhecido como medida provisria, que permite que o presidente assuma as funes do poder Legislativo. Ressalta-se, contudo, que o poder Legislativo tem poder de veto (que geralmente no exercido, ficando a agenda do Legislativo subordinada vontade do Executivo).

6. Qual o significado poltico das seguintes denominaes? A Inglaterra uma Monarquia Parlamentar Constitucional. A Frana uma Repblica Unitria Semipresidencialista. O Brasil uma Repblica Federativa Presidencialista. A Alemanha uma Repblica Federal Parlamentarista.

7. Observaes sobre as relaes entre Executivo e Legislativo no Brasil: Em tese, a separao dos poderes no presidencialismo poderia favorecer a disperso de representatividade poltica. Em outras palavras, os poderes Executivo e Legislativo estariam sob controle de partidos diferentes, o que garantiria a representao de vrios setores da sociedade, bem como a vigilncia mtua entre os poderes do Estado. H a expectativa de que a presena destes interesses plurais favorea a vigilncia e controle mtuo entre os poderes, de forma a produzir decises mais representativas e responsveis (Sociologia. Explorando o Ensino, pg. 283).

Porm, se compararmos o presidencialismo vigente atualmente com aquele que vigorou entre 1946 e 1964 (ps-Estado Novo), constatamos que hoje h uma concentrao de poder nas mos do presidente da Repblica. Assim, o poder Legislativo fica refm do Executivo, j que este poder detm o controle das polticas pblicas e dos recursos pblicos. Ao lado disso, constatamos que hoje o presidente tem poder de legislar uma atribuio parlamentar. Dentre as atribuies do presidente, podemos citar: Apresentao de projetos de lei; Propostas de Emenda Constitucional; Solicitao de regime de tramitao urgente4; Leis oramentrias so de iniciativa do poder Executivo.

Embora o Executivo tenha bastante poder para influenciar os trabalhos parlamentares, o Legislativo dispe de recursos para controlar o presidente, tais como o veto e a possibilidade de modificar as propostas governamentais. Logo, o presidente obrigado a manter negociaes com os parlamentares para poder governar. Alm disso, o chefe do poder Executivo sempre tem que estabelecer coalizaes com os partidos, uma vez que o multipartidarismo no pas dificulta a obteno de maioria parlamentar para o partido vencedor das eleies presidenciais.

8. Curiosidades:

Plebiscito sobre Formas e Sistemas de Governo (1993)

O plebiscito de 1993 no Brasil ocorreu em 21 de abril daquele ano para determinar a forma e o sistema de governo do pas. Aps a redemocratizao do Brasil, uma emenda da nova Constituio determinava a realizao de um plebiscito no qual os eleitores iriam decidir se o pas deveria ter um regime republicano ou monarquista controlado por um sistema presidencialista ou parlamentarista. A
4

Isto , o poder Executivo pode obrigar o Congresso (poder Legislativo) a priorizar as votaes de seu interesse.

esmagadora maioria dos eleitores votou a favor do regime republicano e do sistema presidencialista, maneira pela qual o pas havia sido governado desde a Proclamao da Repblica 104 anos antes. A tentativa de ressurreio da forma de governo monrquica veio do deputado federal Antnio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno (do Partido Social Democrtico de So Paulo), membro da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituio de 1988. Monarquista e filho de Antnio Slvio Cunha Bueno, um dos fundadores do PSD em So Paulo, Antnio Henrique props a emenda que previa a realizao de plebiscito para dar aos eleitores brasileiros a possibilidade de escolherem a forma e o sistema de governo que preferiam. Seu principal argumento era o de que, durante o reinado de Dom Pedro II, o Brasil viveu um perodo de grande estabilidade. A emenda foi includa no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, da Carta de 1988. De acordo com alguns institutos de pesquisa, a campanha monrquica foi capaz de obter o apoio de 22% dos eleitores em 1992. Preocupados com isso, os republicanos representados pelos principais partidos polticos da poca articularam a formao da Frente Presidencialista (que inclua o PT, o PFL, o PMDB e o PTB) de um lado e da Frente Parlamentarista (PSDB) de outro.
Fonte: Wikipdia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebiscito_sobre_a_forma_e_o_sistema_de_governo_d o_Brasil_(1993). Consultado em 25/03/2012.

Experincia parlamentar brasileira na dcada de 1960 O parlamentarismo implantado em 1961, alm de curto, no foi consequncia de uma deciso isolada do chefe de Estado, mas, sim, de um acordo poltico que garantiu a posse de Joo Goulart na Presidncia da Repblica, em meio crise aberta com a renncia de Jnio Quadros. Afinal, Goulart, membro do PTB e historicamente ligado ao trabalhismo e figura de Getlio Vargas, era visto pelos setores conservadores como um poltico esquerdista. Diante do veto militar sua posse, Goulart aceitou o acordo que lhe garantia a presidncia, mas, de outro lado, retirava-lhe parte dos poderes constitucionais, transferidos para o primeiro-ministro, cargo criado com a instituio do sistema parlamentarista. A emenda aprovada, em setembro de 1961, pelo Congresso Nacional previa a realizao de um plebiscito em 1965 - portanto, no final do mandato de Joo Goulart - para definir a continuidade ou no do sistema. O plebiscito, entretanto, foi antecipado para janeiro de 1963. Durante os quase dois anos em que o parlamentarismo esteve em vigor, o Brasil teve trs primeiros-ministros: Tancredo Neves, Brochado da Rocha e Hermes Lima. A experincia republicana tambm no funcionou como um parlamentarismo puro, com a separao entre os cargos de chefe de Estado e de governo e o fortalecimento do Legislativo. At o retorno

do presidencialismo, Goulart cometeu vrias ingerncias nas atividades dos gabinetes ministeriais. Por sua vez, o prprio Congresso Nacional tomava decises unilaterais; s vezes, em total desacordo com o primeiro-ministro. Nesses casos, diferente de um sistema puro, o gabinete no recebia um voto de censura por seguir uma linha poltica oposta maioria parlamentar. Com o apoio de setores da esquerda, inclusive nas Foras Armadas, Joo Goulart conseguiu antecipar o plebiscito. No incio de 1963, o percentual de 80% dos votos a favor foi mais do que suficiente para garantir a volta do presidencialismo, como Goulart desejava.
Fonte: UOL Educao. Disponvel: < http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/parlamentarismo-2-joao-goulart-e-o-plebiscito-de-

1963.jhtm>. Consultado em 25/03/2012.

You might also like