You are on page 1of 3

Escola Politcnica da Universidade de So Paulo Departamento de Engenharia de Produo PRO 2208 Princpios de Economia Prof. Davi Nakano / Prof.

. Joo Furtado Prova 1 1 semestre de 2009

Gabarito das questes 6, 7, 8 e 10


Questo 6 Descreva, e ilustre graficamente, como um possvel desenvolvimento tecnolgico nos biocombustveis pode alterar a curva de demanda de combustveis de origem fssil.

Como so produtos substitutos, o aumento na demanda de um produz queda na demanda de outro. Um desenvolvimento tecnolgico nos biocombustveis levaria a um aumento de oferta, que provocaria reduo de preos e conseqente aumento da demanda. O aumento da demanda de biocombustveis leva a uma queda de demanda dos combustveis de origem fssil. Questo 7 Suponha que o governo introduza um imposto sobre o consumo de alimentos que utilizam embalagens de origem no-renovvel (por exemplo:sacos plsticos). Descreva, e ilustre graficamente, os efeitos do imposto sobre: a) A demanda de alimentos no embalados b) O mercado de outras embalagens (por exemplo, sacos de papel) a) Para responder, seguiremos duas etapas de anlise da oferta e da demanda: (1) Decidiremos se a lei afeta a curva de oferta ou a de demanda, vendo qual se desloca e (2) Observaremos como o deslocamento afeta o equilbrio. O impacto do imposto sobre o consumo de alimentos que utilizam embalagens de origem norenovvel causa uma reduo na demanda por estes alimentos e um aumento da demanda de alimentos noembalados. Isso porque eles so bens substitutos entre si (um aumento no preo de um deles aumenta a quantidade demandada de outro). O imposto desloca, ento, a curva de demanda dos alimentos noembalados. A oferta mantm-se constante porque o imposto lanado sobre os consumidores. Como o imposto torna a compra dos alimentos embalados menos atraente, os compradores demandam uma quantidade maior de alimentos no-embalados, a cada preo. A curva de demanda destes desloca-se para a direita (ou, para cima), de D1 para D2, em um montante igual ao valor do imposto. Para verificar o impacto do imposto, comparemos o equilbrio anterior com o novo. Na figura, se observa que o preo de equilbrio dos alimentos no-embalados aumenta e a quantidade de equilbrio, tambm. Como no novo equilbrio os vendedores vendem mais e os compradores compram mais, o imposto sobre os alimentos embalados aumenta a dimenso do mercado de alimentos no-embalados. b) A mesma anlise se aplica ao mercado de outras embalagens, com a distino que estamos agora no nvel do mercado produtor de embalagens, e no mais no mercado de consumo de embalagens.

Questo 8 Que conceitos de elasticidade voc utilizou para analisar as modificaes da questo 7? Explique. Como a anlise se refere a produtos substitutos, a elasticidade cruzada o conceito mais importante. Ela mede como varia a quantidade demandada de um bem quando o preo de outro varia. calculada como variao percentual da quantidade demandada do bem 1 dividida pela variao percentual no preo do bem 2:

A elasticidade cruzada ser um nmero positivo ou negativo medida que os bens sejam substitutos ou complementares. No exemplo do exerccio anterior, os bens so substitutos, i.e. um aumento no preo dos alimentos embalados leva as pessoas a buscarem alimentos no embalados ou ento, com embalagens renovveis. Como o preo dos alimentos embalados e a quantidade demandada dos alimentos no embalados ou com os outros tipos de embalagem se movem na mesma direo, a elasticidade cruzada positiva.

Questo 10

Venda de imveis novos em So Paulo cai 20% em janeiro


O mercado imobilirio sentiu com fora a crise econmica tanto do lado da oferta quanto da demanda. O nmero de unidades novas vendidas em So Paulo caiu 20% em janeiro na comparao com o mesmo ms de 2008 - para 1.113 imveis residenciais. J o volume de lanamentos no perodo foi de 382 unidades, uma retrao de 46,6% sobre o ano passado. As informaes so da coluna Mercado Aberto, de Guilherme Barros, na Folha (ntegra disponvel para assinantes do UOL e do jornal), com dados da Pesquisa sobre o Mercado Imobilirio, desenvolvida mensalmente pelo Secovi-SP (sindicato de habitao), que ser divulgada nesta tera-feira. Ainda de acordo com a coluna, mesmo com a venda mensal superior ao volume lanado, o estoque acumulado de imveis novos disponveis fez com que o indicador de vendas sobre oferta casse para 5,5%. Isso significa que, a cada 1.000 unidades oferecidas em janeiro, apenas 55 foram vendidas.
(extrado da Folha OnLine, 24/03/2009, http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u539474.shtml)

O mercado de imveis caracterizado (em condies normais) pela chamada rigidez de preos, isto , os preos demoram a reagir a mudanas na oferta e na demanda. Considerando esse fato, explique, e represente graficamente, como, a partir de uma situao inicial de equilbrio, se formaria um estoque de imveis novos. Resposta: A rigidez dos preos faz com que, mesmo com a queda na demanda e na oferta, em decorrncia da incerteza provocada tanto em consumidores quanto em produtores pela crise, seja criada uma situao no mercado anloga do estabelecimento de um preo mnimo que esteja acima do preo de equilbrio do mercado. Com a queda concomitante da oferta e da demanda, o preo rgido funciona como um preo mnimo, criando excesso de oferta. Esse excesso que forma o estoque de imveis novos (o grfico ilustra o efeito do preo rgido no mercado). Somente com o passar do tempo, com o ajuste gradual dos preos ou com a recuperao da oferta e da demanda, o mercado pode retornar situao inicial.

Reduo da oferta e da demanda

Oferta e Demanda aps a retrao Oferta e Demanda iniciais

Excesso = estoque Preo rgido Preo de equilbrio aps a retrao

Equilbrio inicial

You might also like