You are on page 1of 59

CURSO DE ELETRNICA BSICA

www.edtecsoft.com Por: Edmar de Lima


USO DO MULTITESTER (MULTMETRO O multitester ou multmetro o aparelho usado para medir corrente eltrica (DCmA) ou (DCA), tenso contnua (DCV), tenso alternada (ACV) e resistncia eltrica ( ). A funo do multitester pode ser escolhida atravs da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipo de multitester: o analgico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal lquido). Cada um tem sua vantagem: o analgico melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital melhor para medir tenses e testar resistores. Abaixo vemos os dois tipos citados.

MULTITESTER FUNCIONANDO COMO OHMMETRO Para usar a funo de ohmmetro, antes temos de tomar alguns cuidados. Para testar os componentes eletrnicos no circuito, o mesmo deve estar desligado da alimentao. Tambm no devemos guardar o multitester na funo de ohmmetro, em nenhuma das escalas, pois isto acaba rapidamente com as pilhas e baterias. Para saber se o ohmmetro est queimado, coloque a chave em X1 ou X10 e segure nas pontas pela parte metlica. O ponteiro no deve mexer, caso contrrio, a escala est queimada (resistor interno X1 geralmente usa um de 18 ohms e X10 um de 200 ohms).

1. Coloque o multitester na escala do ohmmetro apropriada ao componente (X1, X10, 2. 3.


X100, X1K ou X10K); Zere o multitester (encoste as pontas e ajuste o potencimetro do painel at o ponteiro parar no zero) Coloque as pontas no componente, faa a leitura na ltima fileira de cima do painel e acrescente os zeros da escala que estiver a chave seletora (X1 - leitura direta, X10 acrescenta um zero, X100 - acrescenta dois zeros e assim por diante). Abaixo vemos como zerar o multitester: 01

TCNICAS DE SOLDAGEM DE COMPONENTES Esta aula do curso muito importante para aqueles que trabalham ou querem trabalhar com eletrnica ou mesmo para quem gosta de eletrnica por hobbie. Uma boa soldagem o primeiro passo para o perfeito funcionamento de qualquer circuito eletrnico. Atualmente os ferros de solda mais utilizados so os de 30 e os de 40 W. Abaixo vemos estes dois tipos, assim como a estrutura interna desta importante ferramenta:

O ferro de solda ou soldador formado por um tubo de ferro galvanizado contendo uma resistncia de nquel-cromo e uma ponta metlica em seu interior. Ao passar corrente eltrica pela resistncia, esta aquece a ponta at chegar numa temperatura apropriada para derreter a solda. A seguir vamos estudar os vrios tens relacionados com uma boa soldagem.Acompanhe; LIMPEZA DO FERRO DE SOLDA Existem muitas marcas de ferros de solda. Algumas muito boas como "Hikary", "Weller", "Fame", etc e outras no to boas. Porm qualquer que seja a marca do soldador, devemos tomar alguns cuidados para ele durar o mximo tempo possvel: Limpeza e estanhagem da ponta - Segure o ferro pelo cabo e medida que ele vai esquentando, derreta a solda na ponta para esta ficar brilhante e da cor do estanho. A seguir vemos como deve ficar:

02

Quando a ponta j est quente, vai acumulando uma crosta de sujeira. Para limp-la basta passar numa esponja de ao ou numa esponja vegetal mida, daquelas que vm no suporte do ferro. Tambm possvel comprar esta esponja separada. NO SE DEVE NUNCA LIXAR OU LIMAR A PONTA. ISTO ACABA RAPIDAMENTE COM A MESMA. MANUTENO DO FERRO DE SOLDA 1 - Troca da resistncia - Os ferros mais caros podem ter a resistncia trocada com certa facilidade e compensa. Desparafuse e retire a ponta. Tire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistncia para dentro. Retire o "espaguete" da emenda da resistncia. No perca estes "espaguetes" j que alm de isolantes eltricos, so isolantes trmicos. Coloque a nova resistncia dentro do tubo metlico. Refaa a emenda do cabo de fora e recoloque os "espaguetes". Posicione a resistncia at ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta. Abaixo vemos o procedimento:

2 - Troca da ponta - Basta retirar o parafuso que prende a mesma e retir-la do tubo da resistncia. Na colocao da ponta nova, no deixe-a muito para fora seno ela esquentar pouco. A seguir vemos como deve ficar:

03

A SOLDA
Existem diversas marcas de solda para eletrnica. Uma marca de solda considerada de boa qualidade quando, ao se fazer uma soldagem com um ferro de solda limpo e estanhado, esta soldagem ficar brilhante. Se ficar opaca (cinza) a solda no de boa qualidade. As soldas de boa qualidade so "Best", "Cobix", "Cast", etc. Abaixo vemos um tubinho e uma cartela de solda. Ela tambm vendida em rolo de 500 g e 250 g como visto:

As soldas usadas em eletrnica possuem 30 % de chumbo e 70 % de estanho, alm de uma resina para a solda aderir ao circuito. Esta resina era substituda antigamente pela "pasta de solda" (breu). APLICAO DE SOLDA NOS CIRCUITOS ELETRNICOS 1 - Segue o ferro de solda da mesma forma que o lpis para escrever; 2 - Limpe e estanhe a ponta do ferro de solda; 3 - Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha e no terminal do componente. Mantenha o ferro imvel durante esta operao; 4 - Aplique solda na trilha at ela cobrir toda a ilha e o terminal do componente; 5 - Retire o ferro rapidamente. A operao da soldagem deve ser feita rapidamente para no danificar as trilhas da placa. A seguir vemos o procedimento:

04

SUGADORES DE SOLDA

Esta ferramenta usada para retirar a solda do circuito. formada por um tubo de metal ou plstico com um embolo impulsionado atravs de uma mola. Abaixo vemos diversos modelos de sugadores de solda:

Para o sugador durar o mximo de tempo possvel, de vez em quando temos que desmontlo para fazer uma limpeza interna e colocar grafite em p para melhorar o deslizamento do embolo. Tambm podemos usar uma "camisinha" para proteger o bico. A "camisinha" um bico de borracha resistente ao calor e adquirido nas lojas de ferramentas ou componentes eletrnicos.

05

USO CORRETO DO SUGADOR DE SOLDA Abaixo vemos a sequncia para aplicar o sugador de solda e retirar um componente de uma placa de circuito impresso:

1 - Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendvel aqui colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a dessoldagem; 2 - Derreta bem a solda no terminal do componente; 3 - Empurre o embolo (pisto) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posio vertical, sem retirar o ferro; 4 - Aperte o boto, o pisto volta para a posio inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador; 5 - Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente est com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operao. ACESSRIOS PARA SOLDAGEM Estes acessrios so basicamente uma esponja vegetal que deve ser umedecida para limpar a ponta do ferro, suportes para colocar o ferro aquecido e a pasta de solda (breu) usada quando vamos soldar numa superfcie onde difcil a aderncia da solda. Abaixo vemos os elementos citados:

06

PISTOLA DE SOLDA um tipo de ferro de solda que aquece a ponteira quase instantaneamente quando apertamos um boto que ele tem em forma de gatilho. Tambm tem uma pequena lmpada para iluminar o local onde est sendo feita a soldagem. Este ferro indicado para soldas mais pesadas, ou seja, componentes grandes com terminais mais grossos. Abaixo vemos um tipo de pistola:

PRINCIPAIS COMPONENTES USADOS EM ELETRNICA Na figura abaixo vemos o aspcto fsico dos principais componentes usados em eletrnica a seguir vamos estudar as caracteristicas de cada um, os simbolos usados para identificalos nos circuitos,assim como testalos;

07

O FUSIVL O fusvel um pedao de fio geralmente de cobre ou estanho que queima ou "funde" quando a corrente ultrapassa um determinado valor. So usados nos circuitos como elementos de proteo. Em eletrnica existem vrios tipos de fsivel, todos porm com a mesma finalidade.

PRINCIPAL CARACTERSTICA DOS FUSVEIS a mxima corrente que pode passar por ele sem queim-lo. Quando o seu limite mximo ultrapassado, ele queima e protege o circuito ao qual est ligado. Em eletrnica temos fusveis desde alguns miliampres (mA) at vrios ampres (A). TIPOS DE FUSVEIS Existem modelos dos mais variados para fusveis. Quanto ao encapsulamento temos os fusveis de cartucho de vidro ou de porcelana, fusveis com corpo de plstico, "epxi" e os de rosca. Quanto sua ao podemos classific-los em retardados (demoram alguns segundos para queimar) ou rpidos (queimam instantaneamente). Quanto ao tipo de proteo, temos os de corrente e os trmicos (queimam com a temperatura). Abaixo vemos vrios tipos de

fusveis:

08

TESTE DE FUSVEIS Este componente deve ser testados em X1 e o ponteiro deve ir at o zero.Se o ponteiro no deflexionar, o componente est com defeito.No caso do fusvel, queimado. Veja abaixo:

TENSO CORRENTE ELTRICA E RESITNCIA

TENSO. Quando existem dois materiais, um com carga positiva(falta de eltrons)e outro com carga negativa(excesso de eltrons), dizemos que existe entre eles uma diferena de potencial(D.D.P) ou tenso eltrica. Geralmente os tomos procuram ter o mesmo nmero de eltrons e prtons e neste materias vai existir uma fora atuando (tenso) para que esses tomos se equilibrem. Esta fora que vai produzir luz, calor, movimento, etc...A tenso medida em VOLTs (V). CORRENTE ELTRICA. Corrente (I) simplesmente o fluxo de eltrons. Essa corrente produzida pelo deslocamento de eltrons atravs de uma d.d.p em um condutor. A unidade fundamental de corrente o ampre (A). O fluxo real de eltrons do potencial negativo para o positivo. No entanto, conveno representar a corrente como indo do positivo para o negativo. RESISTNCIA ELTRICA. Resistncia a oposio passagem de corrente eltrica. medida em ohms ( ). (l se omos) Quanto maior a resistncia, menor a corrente que passa pelo circuito.

09

LEI DE OHM Esta lei relaciona a corrente eltrica que passa por um resistor com a tenso aplicada nos seus terminais. A corrente medida em Ampre (A), a tenso em Volt (V) e a resistncia em Ohm ( ). Basta dividir a tenso pelo valor do resistor e saberemos a corrente que passa por ele. Veja abaixo:

COMO MEDIR TENSO CONTNUA (DCV)

Esta funo pode ser usada para medir a tenso de pilhas, baterias ou em qualquer ponto de um circuito eletrnico como por exemplo nos terminais de um transstor ou CI.

1. Escolher a escala mais prxima acima da tenso a ser medida (DCV 2,5 - 10 2. 3. 4.
50 - 250 - 1000). Por exemplo para medir a tenso de uma pilha (1,5 V) usamos a escala de DCV 2,5; Colocar a ponta preta no terra do circuito ou no ponto de menor tenso (plo negativo das pilhas e baterias); Colocar a ponta vermelho no ponto de maior tenso no circuito; A leitura no painel feita da esquerda para a direita, usando como base o fundo de escala igual ou parecido com a escala que estiver a chave seletora. Veja abaixo.

10

COMO MEDIR TENSO ALTERNADA (ACV) O procedimento para a medida de tenso alternada muito parecido com a medida de tenso contnua. As escalas so parecidas, a leitura do painel feita da mesma forma que a funo DCV. S que posisionado em ACV. A diferena que a tenso alternada no tem polaridade, portanto a posio das pontas do multitester no alteram em nada a medida. Este teste feito na rede eltrica ou nos transformadores dos circuitos eletrnicos. Abaixo vemos como feita a medida de tenso num transformador e tambm na rede eltrica:

COMO MEDIR CORRENTE ELTRICA (DC mA OU DCA) Para este tipo de teste, devemos desligar uma parte do circuito e colocar a ponta vermelha no ponto mais prximo do +B e a preta mais prximo do terra, de tal modo que a corrente do circuito passe por dentro do multitester. Porm este teste no realizado em consertos de circuitos, devido dificuldade de colocao das pontas de prova no circuito e ao fato da corrente do circuito no vir indicada nos esquemas dos circuitos. Abaixo vemos como feito o teste:

ESTUDO DOS RESISTORES Resistores so componentes usados para dificultar a passagem da corrente eltrica e diminuir a tenso em vrios pontos de um circuito eletrnico.Nesta lio vamos estudar esse importante componente;

11

CDIGO DE CORES E LEITURA DE RESISTORES Os resistores so medidos em OHM ( ). Em alguns tipos este valor j vem indicado direto no corpo em forma de nmero. Porm a maioria usa um sistema de anis coloridos para indicar o valor, conforme visto abaixo:

Partindo desta tabela, o valor de um resistor dado por 3 ou 4 faixas coloridas que so lidas da ponta para o centro, conforme mostra a figura da tabela acima. Vamos supor que estejamos de posse de um resistor cujas cores na ordem so: amarelo, violeta, vermelho e dourado (figura abaixo). Qual ser o seu valor? A primeira e a segunda faixa fornecem os dois algarismos da resistncia, ou seja: Amarelo = 4 Violeta = 7 Formamos assim, a dezena 47. A terceira faixa nos d o fator de multiplicao, ou quantos zeros devemos acrescentar ao valor j lido. No caso temos: Vermelho = 00 ou x 100 Temos ento 47 + 00 = 4700 ohms ou 4k7.

Tolerncia significa quanto um resistor pode medir a mais ou a menos do valor real, por exemplo um resistor de 100 ohms com 5% de tolerncia pode medir 95 ou 105 no multmetro. 12

POTNCIA NOMINAL DO RESISTOR

o mximo calor que um resistor pode suportar sem queimar. A potncia nominal indicada em WATT ( W ) e depende do tamanho da pea. Os resistores de grafite e metalfilme tem potncia nominal variando de 1/16 a 3 W.

RESISTORES NOS CIRCUITOS ELETRNICOS Conforme vemos abaixo, eles so usados para diminuir ou dividir a tenso em vrios pontos do circuitos. Desempenham papel fundamental na polarizao dos transistores;

13

RESISTORES ESPECIAIS Podemos divid-los em duas categorias diferentes: Os de baixo valor (abaixo de 10 com a 3 faixa dourada ou prateada) e os de preciso (com 5 ou 6 faixas no corpo). Veja abaixo: 1- Resistores de baixo valor - Observe os exemplos abaixo como se a 3 faixa for dourada, colocamos "vrgula" entre os dois primeiros ou dividimos o valor por 10. Se for prata, dividimos o valor por 100 ou colocamos "0," antes:

2- Resistores de preciso - Observe abaixo como a leitura comea pela faixa mais fina. As trs primeiras so nmeros e a quarta so os zeros. A quinta a tolerncia (marrom - 1%, vermelho - 2%) e a sexta o coeficiente de temperatura (quando usada):

ASSOCIAES DE RESISTORES Os resistores podem ser ligados em srie, em paralelo ou de forma mista (srie-paralelo) para a obteno de um valor de resistncia: 1. Em srie - So ligados no mesmo fio, um aps o outro como visto abaixo:

2. Em paralelo - So ligados um ao lado do outro, nos mesmos pontos, como visto abaixo:

a) A corrente se divide entre eles; b) A tenso a mesma em todos; c) Se os valores forem iguais, divida o valor de um deles pela quantidade e se forem diferentes, multiplique os valores e divida pela soma dos mesmos.

14

RESISTORES SMD Os resistores SMD tm 1/3 do tamanho dos resistores convencionais. So soldados do lado de baixo da placa pelo lado das trilhas, ocupando muito menos espao. Tm o valor marcado no corpo atravs de 3 nmeros, sendo o 3 a lgarismo o nmero de zeros. Ex: 102 significa 1.000 = 1 K. Veja abaixo:

Potncimetros so resistores cuja resistncia pode ser alterada ao girarmos ou deslizarmos um eixo. Trimpots so potencimetros miniaturas ajustados atravs de uma fenda no seu corpo. Os trimpots so ajustados apenas uma vez ou outra e por isto ficam dentro dos aparelhos, no sendo acessveis aos usurios. Abaixo vemos alguns

POTENCIMETROS DESLIZANTES
Tem a pista reta, sendo usados no controle de volume em alguns modelos de televisores ou no controle de equalizao de som em vrios modelos de aparelhos de som. Abaixo vemos alguns tipos:

15

POTENCIMETROS CIRCULARES Possuem uma pista em forma de uma circunferncia. Tm 300 de giro do cursor metlico sobre a pista de grafite. Este tipo o mais usado nos aparelhos. Abaixo vemos alguns;

CURVAS DOS POTENCIMETROS


De acordo com a variao da resistncia ao girarmos o eixo de um potencimetro, podemos classific-los em "lineares" ou "logatitmicos", conforme vemos abaixo:

1. Potencimetro Linear - Tem a pista no mesmo dimetro em todo o percurso. Ao girarmos o eixo a resistncia dele varia uniformemente. 2. Potencimetro Logaritmico - Tem a pista mais grossa numa ponta e mais fina na outra. A variao da resistncia feita de forma desigual. Este tipo o usado no controle de volume de alguns aparelhos eletrnicos (rdios televisores, etc).

16

POTENCIMETRO MULTIVOLTA So potencimetros que variam sua resistncia bem devagar ao girarmos o seu eixo. Abaixo vemos dois destes componentes:

POTENCIMETROS ESTREOS

Estes tipos possuem 6 terminais. Cada 3 terminais formam um potencimetro, portanto, so dois potencimetros num s. Pode ter duas pistas de grafite (duas fileiras de 3 terminais cada) ou uma s pista (6 terminais numa nica fileira). So usados para controlar o volume dos dois canais amplificadores de um aparelho de som estreo. Abaixo vemos alguns destes tipos;

17

TESTE DE RESISTORES

Usar uma escala adequada ao valor da pea, zerar o multmetro e medir. A leitura deve estar prxima ao valor indicado no corpo dele. Abaixo temos duas regras para escolher a escala;

Valor do resistor - menor que 1K X1 ou X10 Entre 1K e 100K X100 ou X1K Acima de 100K X10K

3 LISTRA DO CORPO PRETA X1 MARROM X10 VERMELHA X100 LARANJA - X1K AMARELO X10K

18

TESTE DE RESISTORES COM MULTMETRO DIGITAL

Escolha uma escala do ohmmetro mais prxima acima do valor do resistor a ser medido (200, 2K, 20K, 200K, 2M, 20M se houver). Mea o componente e a leitura deve estar prxima do seu valor. Este teste pode ser feito com bobinas, fusveis, chaves, etc. Abaixo vemos o teste:

ESTUDO DOS CAPACITORES Capacitores - so componentes usados em eletrnica como reservatrios de cargas eltricas. So formados por duas placas condutoras separadas por um isolante chamado "dieltrico". o dieltrico que d nome ao capacitor. Por exemplo se o capacitor de cermica, na verdade o dieltrico que de ceramica. Abaixo vemos o principio de funcionamento do capacitor

CAPACITOR ELETROLTICO Estes tipos possuem alta capacitncia (valor) e so polarizados. Eles vm com o valor indicado em microfarad (F). So usados em filtros ou acoplamento em circuitos de baixa frequncia ou em circuitos temporizadores. De acordo com a posio dos terminais do capacitor eletroltico, podemos classific-lo em radial ou axial.Possuem uma faixa no corpo que na maioriadas vezes indica o plo negativo dele. Abaixo vemos esse componente.

19

CAPACITORES DE POLISTER formado internamente por uma tirinha de polister enrolada com duas tirinhas de papel metlico. Estes capacitores possuem valor mdio, geralmente entre 1 nanofaraf (nF ou kpF) a 2,2 microfarad (F). No tem polaridade e so usados nos circuitos que trabalham em frequncias mais altas. Antigamente estes capacitores possuiam anis coloridos no corpo sendo chamados de "zebrinha"hoje em dia esse tipo no mais usado. Abaixo vemos alguns modelos.

CAPACITORES DE CERMICA Possuem internamente um lmina de cermica. So usados em circuitos que trabalham com altas frequncias. A maioria dos capacitores de cermica usados nos aparelhos eletrnicos possuem baixa capacitncia (menos de 10 nF). Abaixo vemos alguns destes capacitores

OUTROS TIPOS DE CAPACITORES Entre os capacitores menos usados, podemos citar o capacitor a leo (foi muito usado antigamente em circuitos de alta tenso) e o capacitor de "poliestirol" ("styroflex"). A seguir vemos estes tipos:

20

CAPACITNCIA ( valor dos capacitores ) a propriedade do capacitor em armazenar cargas eltricas, quando aplicamos uma tenso nos seus terminais. medida em Farad (F). Porm esta unidade muito grande e na prtica apenas so usadas as sub-unidades abaixo: 1 - Microfarad (F) a maior unidade, sendo usada nos capacitores de alto valor (eletrolticos) 2 - Nanofarad (nF ) ou (KpF) mil vezes menor que o F, sendo usada nos capacitores comuns de mdio valor. 3 - Picofarad (pF) um milho de vezes menor que o F, sendo usada nos capacitores comuns de baixo valor. Como a relao entre elas mil, basta levar a vrgula trs casas para a esquerda ou para a direita: Ex: 0,033 F = 33 nF ; 1.500 pF = 1,5 nF ; 100 nF = 0,1 F Lembrando que para aumentar a unidade , a vrgula vai 3 casas para a esquerda e para diminuir a unidade, a vrgula vai 3 casas para a direita. TENSO DE TRABALHO a mxima tenso que o capacitor pode receber nos seus terminais sem estourar. No circuito o capacitor sempre trabalha com uma tenso menor que a indicada no corpo dele. Na troca de um capacitor, sempre o faa por outro com a mesma tenso ou com tenso superior. Veja abaixo:

21

LEITURA DOS CAPACITORES COMUNS Siga essa regra: O valor o nmero indicado no corpo da seguinte forma: menor que 1 = F; maior que 1 = pF. A letra a tolerncia: J = 5%; K = 10%; M = 20%: LEITURA DE CAPACITORES DE POLISTER

LEITURA DOS CAPACITORES DE CERMICA

22

LEITURA DE OUTROS CAPACITORES

LEITURA DOS CAPACITORES ZEBRINHA

FUNES DO CAPACITOR NO CIRCUITO ELETRNICO Os capacitores podem ser usados com filtro de fonte de alimentao, transformando corrente pulsante em contnua e tambm servem para bloquear C.C. e deixar passar apenas C.A. Quanto maior o valor do capacitor ou a frequncia da C.A., mais fcil para passar pelo capacitor. Tambm so usados para sintonizar determinados circuitos. A seguir vemos os circuitos usando capacitores para estas finalidades:

23

CAPACITOR VARIVEL Capacitor varivel um tipo especial cuja capacitncia em pF pode ser alterada ao girarmos um eixo. Este eixo movimenta vrias placas mveis encaixando-as em outras placas (fixas). Abaixo vemos dois tipos de capacitores variveis: antigos e modernos:

TIPOS DE VARIVEIS Os capacitores variveis podem ser classificados quanto sua construo (varivel com ncleo de ar ou com ncleo de pltico), quanto as sua seces (duplo ou qudruplo) e quanto ao seu eixo (comum ou trimmer). A seguir vemos alguns destes exemplos:

24

TRIMMERS um tipo de capacitor varivel que no possui eixo para ajuste. Portanto s pode ser ajustado com chave de fenda. Servem para calibrao dos rdios AM e FM. Geralmente devem ser ajustados com chave isolada (plstico ou madeira). Abaixo vemos alguns tipos:

APLICAES DO VARIVEL

So usados nos circuitos sintonizados dos rdios AM e FM (sintonia e oscilador local). Os trimmers so ligados em paralelo com os variveis para calibrar estes circuitos. O usurio do rdio s pode mexer no varivel para a troca das estaes. O trimmer ajustado na fbrica. Veja a seguir um circuito de um rdio, procure os componentes pelo seu simbolo, assim voc vai se acostumando com os esquemas eltricos, j que os reparos so feitos, bsicamente comparando as medidas dos aparelhos com as dos esquemas eltricos.

25

TESTE DE CAPACITORES

COMO TESTAR CAPACITORES ELETROLTICO Comear com a menor escala (X1) e medir nos dois sentidos. Aumente a escala at achar uma que o ponteiro deflexiona e volta. Quanto maior o capacitor, menor a escala necessria. Este teste apenas da carga e descarga do capacitor. Veja abaixo:

Se o ponteiro no deflexionar ou deflexionar s um pouco, o capacitor est aberto ou esgotado. Se o ponteiro deflexionar e no voltar, o capacitor est em curto. Veja abaixo:

26

COMO TESTAR CAPACITORES COMUM Em X10K, medir nos dois sentidos. No mximo o ponteiro dar um pequeno pulso se o capacitor tiver valor mdio. Se tiver valor baixo o ponteiro no mover. O melhor mtodo de testar capacitor medi-lo com o capacmetro ou troc-lo. Abaixo vemos como deve ser feito o teste nestes capacitores usando o ohmmetro.

Este teste vlido para qualquer tipo de capacitor no polarizado (cermicos, "styroflex", polister, papel, leo, etc). Apenas os capacitores com valores acima de 4,7 nF daro um pulso perceptvel no ponteiro do multmetro.

ESTUDO DOS DIODOS Componente formado por dois cristais semicondutores de silcio ou germnio. Durante a fabricao, os semicondutores recebem a mistura de outras substncias, formando assim um cristal P e um outro N. O terminal P recebe o nome de anodo e o N recebe o nome de catodo. Abaixo vemos o smbolo e aspecto fsico.

FUNCIONAMENTO DOS DIODOS O diodo s conduz corrente eltrica quando a tenso do anodo for maior que a do catodo, portanto eles podem funcionar como chave interruptora. Abaixo vemos o esquema de funcionamento:

27

FUNES DOS DIODOS No circuito, eles fazem basicamente o papel de chaves liga/desliga. Encontraremos em fontes de alimentao, estabilizadores, circuitos de proteo, etc. Abaixo vemos um exemplo de diodos funcionando como retificadores de fonte de alimentao (transformando a corrente alternada em corrente contnua).

DIODOS RETIFICADORES So projetados para trabalharem com altas correntes (1 A para cima). Possuem o encapsulamento de "epoxi" e so encontrados em fontes de alimentao, amplificadores de potncia e outros circuitos de altas correntes. Alguns representantes desta categoria so: 1N4007 (de 1 A), 1N5404 (para 3 A) e os da srie SKE. Nestes, o primeiro nmero indica a corrente mxima e o segundo, a tenso mxima. Ex: SKE1/08 para 1 A e 800 V. Abaixo vemos o aspcto fsico

DIODOS ZENERS Estes diodos podem conduzir corrente no sentido inverso. Para isto devemos aplicar tenso igual ou maior que a indicada no corpo dele. Quando um zener est conduzindo no sentido inverso, ele mantm a tenso constante nos seus terminais. Portanto ele pode ser usado como estabilizador de tenso ou em circuitos de proteo. A seguir vemos o funcionamento e alguns tipos de zener: Os zeners padronizados so: 2V4, 2V7, 3, 3V3, 3V9, 4V3, 4V7, 5V1, 5V6, 6V2, 6V8, 7V5, 8V2, 9V1, 10, 12, 13, 15, 16, 18, 20

28

DIODOS DE SINAL So projetados para funcionarem com baixas correntes (menos de 1 A). Possuem o encapsulamento de vidro, podem ser de silcio ou germnio e os encontraremos nos circuitos chaveadores ou retificadores de baixa corrente. Alguns representantes desta categoria so: 1N4148, 1N4151, BAW62 (silcio), 1N60, AA119, OA90 (germnio). Veja abaixo.

29

PONTE RETIFICADORA So 4 diodos interligados dentro de uma nica cpsula. usada para substituir os 4 diodos do circuito retificador de muitas fontes de alimentao. Sua principal vantagem ocupar menos espao que os diodos separados. Abaixo vemos a ponte e o seu simbolo..

COMO TESTAR OS DIODOS

Usar a maior escala (X10K ou X1K) e medir o diodo nos dois sentidos. O ponteiro s deve deflexionar num sentido. Como a ponta preta est ligada no positivo das pilhas, o ponteiro ir mexer com a preta no anodo. Se o ponteiro deflexionar nos dois sentidos, o diodo est em curto. Se o ponteiro no deflexionar em nenhum sentido, o diodo est aberto. Veja abaixo:

30

TESTE DA PONTE RETIFICADORA

Use a escala de X1, coloque a ponta preta no terminal + e a vermelha em cada terminal onde entra a alternada. O ponteiro no deve mexer em nenhum. Se mexer em algum, a ponte est em curto. A seguir coloque a vermelha no e a preta nos alternados. O ponteiro tambm no deve mexer. Se mexer a ponte esta em curto. Veja abaixo.

ESTUDO DOS TRANSSTORES

OTransstor o principal componente da eletrnica, sendo o sucessor da vlvula eletrnica. um componente formado por trs cristais de silcio, sendo dois N e um P ou dois P e um N. Abaixo vemos os tipos e smbolos dos transstores comuns usados em eletrnica (bipolares):

31

POLARIZAO DOS TRANSSTORES Polarizar um transstor significa aplicar uma tenso contnua em cada um dos seus terminais para que o mesmo possa desempenhar suas funes nos circuitos. por causa da polarizao que os equipamentos eletrnicos devem ser alimentados com pilhas, baterias ou a partir da tenso da rede eltrica. 1 - NPN - Funcionam com tenso maior no coletor, mdia na base e menor no emissor. A tenso da base s um pouco maior que a do emissor. 2 - PNP - Funcionam com tenso maior no emissor, mdia na base e menor no coletor. A tenso da base s um pouco menor que a do emissor. Abaixo vemos os exemplos:

POTNCIA DOS TRANSSTORES De acordo com a quantidade de calor que o transstor pode suportar classificamos em : 1 - Transstores de baixa potncia - Tem o corpo pequeno e so usados em circuitos de baixo consumo de energia eltrica. o tipo mais usado. 2 - Transstores de mdia potncia - Possuem o corpo um pouco maior (geralmente retangulares). Alguns tm uma aba metlica para parafus-lo num

dissipador de calor. 32

DISSIPADORES DE CALOR So chapas de alumnio ou ferro usadas para "espalhar" o calor gerado por um transstor ou um CI de mdia ou alta potncia. Na maioria dos casos colocado um pouco de pasta trmica entre o transstor e o dissipador para melhor transferncia do calor. Abaixo vemos alguns tipos de

CDIGOS DOS TRANSSTORES a maneira de identificar um transstor. Por trs deste cdigo esto uma srie de caractersticas da pea, tais como a mxima corrente que le aguenta, mxima tenso, ganho, etc. Abaixo temos alguns dos mais usados:

Baixa potncia -BC548, BC558, BC337, BC327, BF494, BF422, BF423, 2SC1815, 2SA1015, 2N2222, etc Mdia potncia -BD139, BD140, TIP41, TIP42, BUW84, BF459, 2SD401, 2SD1414, 2SB667, 2SB578,etc Alta potncia -2N3055, 2SC2365, 2SD1554, 2SD1877, 2SC4769, BU2508, BU208, etc.

Acompanhe a seguir os varios tipos de sistemas:

33

Sistema europeu Comea com letras. Se a 1 letra for A, a pea de germnio e se for B, de silcio. A 2 letra indica o tipo e a funo da pea da seguinte forma: A = diodo, B = diodo varicap, C = transstor de baixa frequncia e baixa potncia, D = transstor de baixa frequncia e mdia potncia, E = diodo tnel, F = transstor de alta frequncia e baixa potncia, L = transstor de alta frequncia e alta potncia, M = elemento hall (magntico), N = fotoacoplador, P = elemento sensvel a radiao, S = transstor de alta potencia para comutao, U = transstor de alta potncia para chaveamento, Y = diodo retificador, Z = diodo zener. exemplos: AC188 Transstor de germnio (antigo) para baixa frequncia e baixa potncia BD139 Transstor de silcio (moderno) para baixa frequncia e mdia potncia Sistema americano Pode comear com 1N se for diodo ou 2N se for transstor. exemplos: 1N4148 diodo 2N3055 transstor Sistema japons - Pode comear com 1S se for diodo ou 2S se for transstor. Geralmente este prefixo no vem no corpo. Apenas uma letra seguida de um nmero. Se vier as letras A ou B, ser PNP. Se for C ou D, ser NPN. Ex: 2SC1815 NPN.
Sistema Texas TIP Transstor de mdia ou alta potncia; TIS Transstor de baixa potncia; TIC Tiristor (SCR ou TRIAC). exemplo: TIP31 um transstor de mdia potncia

Sistema Motorola MJ Transstor de silcio para alta potncia; MP Transstor de germnio para alta potncia; MPS Transstor de silcio de baixa potncia; MPF Transstor FET.
exemplos: MPSA42 um transstor de baixa potncia; MJE13007 um transstor de alta potncia. TRANSSTOR DE EFEITO DE CAMPO (FET)

Possui os trs terminais com nomes diferentes dos transistores comuns: dreno, source e gate. O dreno trabalha com a tenso mais alta e o source com a mais baixa. Aplicando uma tenso mdia no gate, ele cria um campo eletrosttico dentro do transistor. Este campo aumenta ou diminui o fluxo de corrente dentro do componente. Como visto, ele muito parecido com um transistor comum, porm seu consumo menor e sua impedncia

34

TRANSSTOR DE EFEITO DE CAMPO SEMICONDUTOR DE XIDO METLICO (MOSFET) um FET com o terminal do gate isolado dos outros dois por uma fina camada de xido de silcio. Esta camada sensvel a esttica. Os MOSFETs de potncia so usado como chaveadores de fontes de alimentao devido ao seu consumo reduzido e alta impedncia de entrada.

COMO TESTAR TRANSSTORES Usar X1, e procurar um terminal que conduz igual com os outros dois. Este a base. Verificar com qual das pontas na base o ponteiro deflexiona. Se for com a ponta preta, o transistor NPN. Se for com a vermelha na base, o transistor PNP. Abaixo vemos como feito o teste:

Importante: O ponteiro s deve mexer com uma das pontas na base. Se mexer com
as duas pontas na base, o transistor est em curto. Se no mexer com nenhuma, o transistor est aberto.

35

Em X10K, coloque a ponta invertida na base e a outra ponta em cada terminal restante. Aquele terminal que o ponteiro mexer o emissor. Se o ponteiro mexer nos dois terminais, o transistor est com fuga ou curto. Abaixo temos o teste:

COMO TESTAR TRANSSTOR MOSFET

Coloque o multitester em X10K, e verifique se o gate (G) conduz com algum dos terminais restantes dreno (D) e source (S). Se o gate conduzir com algum dos outros terminais, o MOSFET est em curto. Veja abaixo:

Observe como aplicando a ponta preta no gate, o MOSFET dispara, ou seja, passa a conduzir nos dois sentidos entre dreno e source. Aplicando a ponta vermelha no gate, o MOSFET volta a sua condio inicial, ou seja, s conduz num sentido entre dreno e source (devido a um diodo interno).

36

O CIRCUITO INTEGRADO (CI)


O Circuito Integrado (ou CI) um circuito eletrnico (ou vrios circuitos) dentro de uma nica pastilha de silcio. o principal responsvel pela miniaturizao dos circuitos eletrnicos. Dentro de um CI tem normalmente transstores, diodos e resistores ou at outros componentes como filtro de ceramica.Abaixo temos alguns exemplos.

37

ESTRUTURA INTERNA DO CI Conforme j explicado um CI possui vrios componentes impressos em sua pastilha de silcio usando uma tcnica parecida com "silk screen". Os componentes so basicamente resistores, transstores e diodos. Porm se houver queima de algum deles, a pea ser trocada toda. A quantidade de peas depende do tipo do CI. Para dar uma idia abaixo vemos o esquema interno de um CI TBA120S (normalmente o esquema interno no aparece

CI DIGITAIS Estes tipos so encontrados em relgios, calculadoras, microcomputadores, balanas eletrnicas, ou seja em todos os equipamentos que manipulam dados digitais chamados "bits". Os transstores internos funcionam como "chavinhas" liga/desliga. Alguns tipos tem transstores bipolares dentro, sendo chamados de CIs TTL. Outros possuem transstores MOSFET, sendo chamados de CMOS. Estes ltimos so sensveis eletricidade esttica. Durante o transporte ele deve estar numa embalagem ou espuma antiesttica e nunca deve ser tocado diretamente nos seus terminais.

38

CIs ANALGICOS Estes tipos so usados em rdios, televisores, amplificadores, etc. Possuem internamente transstores (bipolares ou MOSFETs) funcionando como amplificadores, osciladores ou reguladores de tenso.

FUNES DOS Cis Atualmente os CIs so usados em praticamente todos os equipamentos eletrnicos. Isto se deve ao seu tamanho reduzido e um menor consumo de energia que componentes discretos (fora do CI). Basicamente eles podem funcionar como amplificadores, osciladores, chaveadores e reguladores de tenso. Abaixo vemos:

39

CIs DE POTNCIA So projetados para trabalharem com grande consumo de energia. Possuem uma aba metlica para dissipar o calor produzido pela pea. Podem ser usados como sadas de audo, reguladores de fonte de alimentao, saida vertical de tv. Veja abaixo alguns exemplos.

REGULADORES DE TENSO So usados para estabilizar o valor de uma tenso contnua (+B) para alimentar um determinado circuito eletrnico. Recebem uma tenso no estabilizada mais alta e fornece uma tenso mais baixa, porm constante. Temos os da srie 78 (reguladores positivos), os da srie 79 (reguladores negativos) e o LM 317 (regulador com tenso ajustvel). Exemplo: 7805 para 5 V, 7806 para 6 V e assim por diante, sempre os dois ltimos nmeros indicam a tenso de sada da pea. Abaixo vemos alguns.

40

TESTE DE CIRCUITOS INTEGRADOS


O teste dos circuitos integrados baseado em medidas de tenso e de sinal nos terminais de entrada e saidas do CI e comparando as medidas com o esquema do aparelho.Um pino de ci com medidas alteradas no significa que o ci est com defeito, antes de trocar um ci devemos medir todas as peas ligadas nesse pino resistores, capacitores. Use a seguinte regra, entrada boa, sada ruim. Comee medindo os CI sempre pelo pino de +B ( VCC ).

TRANSFORMADOR (TRAFO)
o componente formado por duas ou mais bobinas prximas, porm isoladas. Uma das bobinas recebe o nome de primrio e a outra o secundrio. Um trafo pode ter mais de um primrio ou mais de um secundrio. Aplicando tenso alternada no primrio, este produz um campo magntico alternado o qual induzir uma tenso tambm alternada no secundrio. A tenso induzida no secundrio pode ser maior, igual ou menor que a do primrio dependendo da quantidade de espiras. Abaixo vemos um tipo de transformador e o smbolo:

TRANSFORMADORES PARA 110 E 220 V


Nesta categoria temos os modelos com trs fios no primrio (um primrio s) ou quatro fios no primrio (na verdade so dois primrios). Abaixo vemos os dois modelos e a maneira correta de lig-los na chave 110/220 V do aparelho.

41

BOBINAS DE FI
Na realidade estes componentes so transformadores blindados com um capacitor comum ligado em paralelo com o primrio. Servem para deixar passar apenas o sinal de uma determinada faixa de frequncia. So usados nos rdios AM (trabalhando na frequncia de 455 KHz) e FM (trabalhando na frequncia de 10,7 MHz). Possuem um parafuso para a calibrao da frequncia exata. Abaixo vemos.

COMO MEDIR TRANSFORMADORES DE FORA Na escala de X1 ou X10, medir os terminais aos pares ou aos grupos. Nos transformadores usados nos rdios, o primrio tem muito maior resistncia que o secundrio. Abaixo vemos o teste:

42

Se o ponteiro no deflexionar no primrio ou no secundrio, o transformador est queimado. Veja abaixo:

FONTE DE ALIMENTAO Todo equipamento eletrnico possui transstores e/ou CIs. Dentro dos CIs h muitos transstores interligados. O transstor necessita de tenso contnua para funcionar. Alguns aparelhos portteis so alimentados com pilhas ou baterias. Mas os aparelhos maiores so alimentados a partir da tenso da rede (alternada). A fonte de alimentao transforma a tenso alternada da rede em contnua. Uma fonte formada basicamente por dois circuitos: retificador (diodos) e filtro (capacitor eletroltico). Veja o princpio de funcionamento:

Retificador - Transforma a tenso alternada em pulsante; Filtro - Transforma a tenso pulsante em contnua. Existem diversos tipos de fontes de alimentao.Vamos estudar cada tipo a seguir. FONTE DE MEIA ONDA Possui um nico diodo que aproveita metade dos ciclos da tenso alternada. Como a tenso da rede muda de polaridade 60 vezes por segundo (portanto sua frequncia 60 Hertz - Hz), o diodo conduz e corta 60 vezes por segundo. A tenso pulsante transformada em contnua atravs de um capacitor eletroltico de alto valor. Este circuito no muito utilizado na entrada de rede dos aparelhos devido corrente contnua (C.C.) no ser de muito boa qualidade. A seguir vemos este circuito: 43

FONTE DE ONDA COMPLETA Possui dois diodos ligados num transformador com tomada central (C.T.) no secundrio. Os diodos conduzem alternadamente e aproveitam todo o ciclo da tenso alternada, oferecendo uma pulsante mais fcil de filtrar. Abaixo temos o circuito:

Esta fonte tambm aproveita apenas a metade da tenso do secundrio do transformador. A desvantagem a necessidade de usar um transformador neste tipo de fonte, devido tomada central. FONTE COM RETIFICADOR EM PONTE Este tipo possui 4 diodos interligados em ponte. Em cada meio ciclo da tenso alternada, dois diodos conduzem e os outros dois ficam desligados. O +B sai entre os dois que esto com os catodos interligados. O terra vai ligado entre os dois que esto com os anodos interligados. Abaixo vemos este circuito:

Este circuito no necessita usar transformador na entrada. Por causa desta caracterstica este tipo de retificador o mais usado nos aparelhos eletrnicos.

44

FONTE NEGATIVA

Invertendo o diodo da fonte de meia onda ou os dois diodos da fonte de onda completa e o eletroltico de filtro, obtemos uma fonte negativa. A tenso fornecida por ela igual a da fonte positiva, bastando inverter os plos da alimentao. Abaixo vemos estes dois tipos:

FONTES ESTABILIZADAS COM CIs 78 E 79

Como podemos ver abaixo estes CIs fornecem uma tenso estabilizada positiva (os da srie 78) ou negativa ( srie 79). A tenso de sada indicada pelos dois ltimos nmeros no seu corpo.

No desenho abaixo vemos uma fonte simtrica, ou seja com +B, terra e -B usando os dois CIs ao mesmo tempo:

45

FONTE ESTABILIZADA COM CI LM317 E LM337 Como vemos abaixo, o LM317 um CI regulador, cuja tenso de sada pode ser ajustada entre 1,25 V at cerca de 37 V. O ajuste feito no terminal 1 dele. Tambm temos o LM337 para tenso negativa.

A tenso mnima de sada 1,25 V se o pino 1 do CI for ligado ao terra. O valor mximo da sada determinado pelo clculo: (R2/R1 + 1) x 1,25. Ou seja, divida R2 por R1, some 1 ao resultado e o que der multiplique por 1,25. Quanto maior o valor de R2, maior a tenso mxima da fonte at 35V. Este CI pode suportar at 1,5 A de corrente mxima.

OUTROS COMPONENTES USADOS EM ELETRNICA

ALTO FALANTES O alto falante o componente usado para transformar sinais eltricos em som. Encontraremos este componente em rdios, equipamentos de som em geral e televisores. A seguir podemos observar o princpio de funcionamento deste componente:
46

O sinal de udio uma corrente alternada com intervalo de frequncias entre 20 Hz (hertz) e 15 KHz. Esta corrente circula na bobina mvel e esta cria um campo magntico. O campo da bobina interage com o do im fixo e assim a bobina movimenta o cone para cima e para baixo produzindo o som. Nas prximas pginas vamos estudar esse componente detalhadamente. ALTO FALANTE WOOFER Possui um grande cone e armadura. Tambm tm o im pesado, sendo prprios para a reproduo dos sons de baixa frequncia (graves) que so os de mais alta potncia. Abaixo vemos alguns tipos de woofer. Estes modelos funcionam bem at 3 KHz.

ALTO FALANTE MID RANGE (OU SQUAWKER) Este o tipo mais usado em eletrnica. Funciona bem com frequncias mdias (100 Hz a 5 KHZ). Tambm funciona razoavelmente com graves e agudos. Este tipo encontrado em rdios, televisores, caixas acsticas, etc. A seguir vemos vrios modelos. Observe como o cone no muito grande nem muito pequeno: Obs: Os alto falantes usados em tv no tem im.
47

ALTO FALANTE TWEETER Possuem a armadura e o cone muito pequenos para a reproduo dos sons agudos (acima de 5 KHz). O cone pode ser de plstico ou de papelo. Alguns tweeters tm o formato de uma corneta e outros so do tipo piezoeltricos (a bobina substituda por duas lminas de cristal). Abaixo vemos alguns tipos de tweeters:

CARACTERSTICAS DOS ALTO FALANTES Abaixo vemos a foto de um tipo de alto falante com as suas principais caractersticas destacadas:

48

Impedncia - a resistncia oferecida por ele ao sinal de udio. Na sada de udio dos aparelhos de som tambm vem especificada uma impedncia. A do falante deve ser igual da sada do aparelho. Se a impedncia do falante for menor que a do aparelho, a sada de udio pode queimar pelo excesso de aquecimento. Se a do falante for maior, a potncia de som ficar reduzida, porm a sada de udio no queimar. Potncia - o mximo de som que o falante pode reproduzir sem queimar. O falante deve ter potncia mxima superior do aparelho para poder trabalhar com folga. CAIXAS ACSTICAS Tambm so chamadas de sonofletores e tem a funo de aumentar muito o rendimento sonoro de um falante. Ao ar livre, o som produzido por um falante sai tanto pela frente quanto por trs do mesmo. Assim, o som que sai por trs anula parte do som da frente, reduzindo o rendimento do falante. A caixa acstica um recipiente fechado, onde o som produzido atrs do falante sai por outra abertura e soma com o som da frente, aumentando muito o som total e melhorando sensivelmente a qualidade. Abaixo vemos o princpio da caixa acstica:

Dentro da caixa temos pelo menos um woofer e um tweeter. Algumas tem mais de dois alto falantes. Tambm h o divisor de frequncias (bobinas e capacitores) usados dentro das caixas para fornecer a cada falante a faixa de frequncias apropriada ao funcionamento dele. Abaixo vemos uma caixa e o princpio do divisor de frequncias:

49

As bobinas facilitam a passagem das frequncias baixas (graves) e dificultam a passagem das frequncias altas (agudos). Os capacitores funcionam de forma contrria s bobinas. O capacitor bipolar um eletroltico que no tem polaridade. ASSOCIAES DE ALTO FALANTES Assim como os resistores, os falantes podem ser ligados em srie, em paralelo ou de forma mista. A regra para calcular a impedncia equivalente a mesma dos resistores, como vemos abaixo:

TESTE DE ALTO FALANTES Usar a escala de X1 do multitester, colocar uma ponta fixa num terminal do falante e a outra ponta raspar no terminal restante. O ponteiro dever deflexionar e sair um rudo no cone. Se o ponteiro no mexer, o falante est aberto. Se o ponteiro for ao zero e no sair rudo, o falante est em curto. No mitter digital indicar a resistncia da bobina, mas no produzir rudo. Veja abaixo:

Este teste no 100% confivel. s vezes a bobina do falante est boa, mas ele est com outro tipo de defeito como por exemplo cone rasgado, sujeira no entreferro da bobina mvel, etc. Nesta situao ele funciona, mas produz som fanhoso ou de "taquara rachada".

50

CRISTAL DE QUARTZO Tm internamente duas lminas de cristal de quartzo que vibram com velocidade constante quando aplicamos uma tenso eltrica nos terminais. So usados em osciladores que devem trabalhar sempre numa freqncia constante. Abaixo vemos alguns exemplos:

Encontraremos este componentes nos microcontroladores, microprocessadores, televisores, videocassetes, DVD, aparelhos de CD, forno microondas, etc. FILTROS DE CERMICA usado nos rdios e televisores com a finalidade de deixar passar o sinal de uma determinada frequncia e impedir a passagem de outros sinais de interferncia. Portanto pode ser usado na substituio das bobinas de FI (frequncia intermediria). Abaixo vemos o aspecto de dois tipos de filtro: um para rdio FM e outro para rdio AM.

Abaixo vemos uma parte do esquema de um rdio AM/FM, onde observamos estes componentes:

51

FOTOACOPLADORES Fotoacoplador, tambm chamado de acoplador tico, optoacoplador ou optoisolador, um componente formado basicamente por um LED e um fototransstor dentro de um CI com a funo de transferir uma informao eltrica entre dois circuitos atravs de luz, ou seja, sem contato eltrico entre eles. Abaixo vemos o smbolo e alguns tipos de fotoacopladores:

Funcionamento - Aplicando uma tenso nos pinos do LED, este acende e a luz polariza a base do fototransstor interno. Desta forma, o fototransstor conduz e faz a corrente circular por outro circuito isolado eletricamente. Estes componentes so usados como sensores em alarmes, aparelhos de som, vdeocassetes, eletrnica industrial e em fontes chaveadas so usados para ajudar a regular as tenses de sada (+B). Existem vrios tipos de fotoacopladores, alguns com dois LEDs e dois fototransstores (duplo), outros ainda mais complexos, contendo muitos componentes no interior do CI. Abaixo vemos alguns tipos de fotoacopladores complexos:

COMO TESTAR UM FOTOACOPLADOR Os tipos mais simples (LED e fototransstor interno) podem ser testados usando dois multmetros na escala de X1, como podemos ver a seguir:

52

Mea com um dos multmetros o pino 1 e 2 nos dois sentidos. O ponteiro s deve deflexionar num sentido. Se deflexionar nos dois, o LED est em curto e o fotoacoplador no presta mais. Se o ponteiro no mexer em nenhum sentido, o LED est aberto. Medindo os pinos 3 e 4 (fotoacoplador de 4 pinos) ou os pinos 4 e 5 (fotoacoplador de 6 pinos) o ponteiro no deve deflexionar em nenhum sentido enquando no se polariza o LED. Se o ponteiro mexer, o fototransstor est com defeito e a pea est inutilizada. Agora usaremos os dois multmetros. Coloque a ponta preta de um deles no pino 3 (4 pinos) ou 5 (6 pinos) e a vermelha no pino 4 dos dois tipos. Com o outro multmetro mea os pinos 1 e 2 nos dois sentidos. Observe que quando o ponteiro mexe, o do outro multmetro acompanha. Se isto ocorrer, o fotoacoplador est bom. Se o ponteiro de um multmetro mexer e o do outro no, o fotoacoplador est com defeito. REL Rel um tipo de chave formada por lminas (duas ou mais) acionadas pelo campo magntico de uma bobina prxima. So usados para ligar ou desligar circuitos de potncia mais alta a partir de uma tenso e corrente baixa. Abaixo vemos alguns tipos de rels:

53

ESTRUTURA INTERNA DO REL Conforme j vimos o rel possui internamente uma bobina acionada por uma tenso baixa (6 a 24 V) e as lminas formando a chave. A chave acionada pelo campo magntico da bobina. Abaixo vemos a construo do rel e o smbolo:

REED SWITCH Este tipo de rel usado em alarmes. formado por duas lminas dentro de um tubinho de vidro. Aproximando um im do tubinho, as lminas encostam e ligam o circuito. Retirando o im as lminas desfazem o contato. Abaixo vemos um rel deste tipo:

54

APLICAES DO REL NUM CIRCUITO ELETRNICO Conforme j explicado, o rel uma chave magntica usada para ligar e desligar circuitos de consumo mais alto a partir de uma tenso ou corrente baixa. Abaixo vemos um rel usado para ligar um televisor. Observe como h um diodo ligado em paralelo com a bobina. Tem a funo de evitar a queima do transstor quando o rel desliga.

TIRISTORES So diodos especiais com um terminal para o disparo do componente. O SCR usado em corrente contnua e o TRIAC usado em corrente alternada. Abaixo vemos o smbolo e o aspecto fsico destes dois tipos de componentes:

Os tiristores mais usados tm o cdigo comeando com TIC. Assim o SCR mais usado o TIC106 e o TRIAC mais usado o TIC226. Os SCRs so usados em fontes de alimentao chaveadas, circuitos de proteo, "flashes" de mquinas fotogrficas, etc. J os TRIACs so usados para controlar a passagem da corrente alternada em lmpadas incandescentes, motores, resistncias de chuveiros, etc. Este tipo de circuito controlador recebe o nome de "dimer". A seguir vamos estudar cada um desses componentes separadamente.

55

RETIFICADOR CONTROLADO DE SILCIO (SCR) Como j explicado , o SCR um diodo com trs terminais: anodo, catodo e gate. Internamente ele possui 4 cristais de silcio interligados, formando uma estrutura PNPN. O SCR equivale a dois transstores interligados, sendo um do tipo PNP e outro do tipo NPN. Abaixo vemos o aspecto fsico do componente, a estrutura interna e o equivalente com transstores:

Funcionamento - Abaixo vemos um circuito simples com um SCR. Como podemos observar, primeiro aplicamos uma tenso maior no anodo e menor no catodo, como em qualquer diodo. Porm o SCR s conduzir quando for aplicado um pulso (pequena tenso) no gate. Quando for retirado o pulso do gate o SCR continuar conduzindo at a alimentao ser desligada.

TRIAC O TRIAC um componente formado basicamente por dois SCRs internos ligados em paralelo, um ao contrrio do outro. Ele possui trs terminais: MT1 (anodo 1), MT2 (anodo 2) e gate (G). Abaixo vemos o smbolo, o equivalente com dois SCRs e o aspecto fsico do TRIAC:

Funcionamento - O TRIAC usado para chavear corrente alternada. O gate pode ser disparado com tenso positiva ou negativa. Aps o disparo no gate, o TRIAC conduz at a corrente alternada mudar de sentido.
56

Quando isto ocorre, necessrio outro pulso no gate. Geralmente o gate do TRIAC disparado por um diodo chamado DIAC. Este diodo conduz quando a tenso passa de um certo nvel, geralmente 20 ou 30 V. Abaixo vemos o esquema de um "dimer" para controlar o brilho de uma lmpada incandescente ou motor eltrico at 200 W. Se o visitante quiser, pode montar este circuito, porm deve colocar o TRIAC num dissipador de calor:

Tanto o TRIAC quanto o DIAC so componentes prprios para tenso e corrente alternada. Quando o ponto "A" do circuito fica positivo e "B" negativo, P, R1 e R2 carregam C1 e C2 com tenso positiva. Quando C1 e C2 atingem +30 V nos terminais, o DIAC entra em conduo, dispara o gate do TRIAC e este acende a lmpada. Quando o ponto "A" fica negativo, o TRIAC pra de conduzir e apaga a lmpada. Porm C1 e C2 comeam a se carregar com tenso negativa e quando atingem -30 V, o DIAC conduz novamente, ativa o gate do TRIAC e este acende a lmpada outra vez. Este ciclo se repete 60 vezes por segundo. O resultado que a lmpada fica acendendo e apagando, porm a vemos acesa o tempo todo. Quando aumentamos a resistncia de P, os capacitores demoram mais para carregar, o DIAC demora mais para disparar o TRIAC e este mantm a lmpada mais tempo desligada. O brilho resultante que enxergamos mais fraco. Quando a resistncia de P menor, os capacitores carregam mais rpido, o DIAC aciona o TRIAC mais rpido e este mantm a lmpada mais tempo ligada. O brilho que enxergamos agora muito mais forte.

COMO TESTAR O SCR A FRIO Coloque o mitter na escala de X10K e mea: anodo e catodo nos dois sentidos: o ponteiro no deve mexer em nenhum. Se o ponteiro mexer, o SCR est em curto. A seguir, mea o catodo e o gate nos dois sentidos. O ponteiro s deve mexer num sentido. Se mexer nos dois, ele est em curto. Se no mexer em nenhum, ele est aberto. Agora faa o teste do disparo: Coloque a ponta preta no anodo e a vermelha no catodo e gate ao mesmo tempo. O ponteiro deve deflexionar. Agora mantenha a preta no anodo e retire a vermelha do gate sem retir-la do catodo. O ponteiro dever ficar onde est. Se o ponteiro voltar para o infinito, o SCR est com defeito (no se mantm disparado). Abaixo vemos como feito o teste:

57

O teste do TRIAC tambm feito na escala de X10K. Medindo entre o MT1 e MT2 nos dois sentidos, o ponteiro no deve mexer. Se mexer, o TRIAC est em curto. Entre MT1 e G o ponteiro s mexe num sentido, igual ao SCR. Porm o TRIAC precisao de uma tenso um pouco alta para o disparo. Portanto com o mitter no possvel fazer o teste do disparo neste componente. O teste do DIAC feito em X10K e o ponteiro no deve mexer em nehnhum sentido, caso contrrio ele estar em curto. COMO TESTAR E CONSERTAR UMA FONTE NO ESTABILIZADA Qualquer aparelho que vamos reparar sempre devemos iniciar a pesquiza do defeito pela fonte de alimentao. Veja abaixo como medir a tenso para verificar se a fonte est funcionando:

1 - Medir o +B que sai da fonte; 2 - No tem +B na sada da fonte - Se tiver tenso no secundrio do trafo, teste os diodos e o capacitor de filtro 3 - No sai tenso do trafo - Veja se chega 110 V no primrio. Se chegar, o trafo ou a chave 110/220 podem estar com defeito. Teste-os individualmente; 4 - No chega 110 V no primrio - Teste o cabo de alimentao e o fusvel de entrada (se o aparelho tiver).
58

COMO TESTAR E CONSERTAR UMA FONTE ESTABILIZADA Abaixo podemos ver os pontos para medir tenso numa fonte estabilizada:

1 - Medir o +B na sada da fonte. Deve estar prximo ao valor do esquema; 2 - No h +B - Verifique se chega +B at o transstor regulador; 3 - Chega +B no regulador - Teste o transstor (ou os demais, se tiver mais de um), resistores, diodo zener e o trimpot de ajuste do +B (se houver); 4 - No chega +B no regulador - Teste: transformador, diodos, capacitor de filtro, cabo de fora, chave e fusvel (se a fonte tiver). Importante - Se a fonte est com fusvel queimado e ao troc-lo o mesmo queima de imediato, teste os diodos retificadores, o filtro e veja se o trafo no est com o primrio em curto. Caso os componentes citados estejam bons, o defeito em outro circuito do aparelho e oportunamente falaremos sobre isto. ALGUNS CUIDADOS NA MANUTENO DE APARELHOS Na hora de abrir o aparelho para o reparo, necessrio muita calma e todo o cuidado. Verifique primeiro como se abre a "caixa", em alguns aparelhos existem travas plsticas que podem se quebrar com facilidade caso voc force para abrir. A escolha do ferro de solda tambm fundamental principalmente no que diz respeito a potncia. Um ferro muito quente pode causar estragos nas placas, principalmente quando no se utiliza um sugador de solda. O material para reparar uma trilha rompida caro e os remendos vo aparecendo, as vezes at de forma perigosa. Tenha muito cuidado ao dessoldar brindagens, dissapadores e a carcaa que envolve o flyback. Muitas vezes o tcnico recebe para o reparo um aparelho com a placa rompida em diversos pontos principalmente nas reas descritas acima, prejudicando o trabalho. A remoo de componentes indiscriminadamente para testes tambm pode ser muito prejudicial, por isso importante conhecer o funcionamento do circuito, ter o esquema eltrico e datasheet's dos CIs. Isolar o estgio defeituoso o primeiro passo para um reparo eficiente. Qualquer dvida entre em contato conosco, Para que possamos ajuda-lo. www.edtecsoft.com edtecsoft@uol.com.br
59

You might also like