You are on page 1of 5

Atividade de Autodesenvolvimento Aula-tema 02: Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais

Importante: Esta atividade dever ser entregue ao seu professor-orientador na unidade de ensino e ser avaliada para compor a nota do 1 bimestre. No perca o prazo de entrega estipulado em calendrio. Esta atividade importante para que voc possa discernir o carter coletivo ou individual dos Direitos Humanos declarados. Para realiz-la, execute os passos a seguir: Passo 1: Leia o texto extrado da Magna Carta de 1215: Magna Carta - 1215 (Magna Charta Libertatum) Redigida em Latim brbaro, a Magda Carta Libertatum seu Concordiam inter regem Johannen at barones pro concessione libertatum ecclesiae et regni angliae (Carta Magna das liberdades, ou Concrdia entre o Reti Joo e os Bares para a outorga das liberdades da Igreja e do rei ingls) foi a declarao solene que o rei Joo da Inglaterra, dito Joo Sem-Terra, assinou, em 15 de junho de 1215, perante o alto clero e os bares do reino. Outorgada por Joo sem Terra em 15 de Junho de 1215, e confirmada; seis vezes por Henrique III; trs vezes por Eduardo I; catorze vezes por Eduardo III; seis vezes por Ricardo II; seis vezes por Henrique IV; uma vez por Henrique V, e uma vez por Henrique VI. Inglaterra. Joo, pela graa de Deus rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e da Aquitnia e conde de Anjou, aos arcebispos, bispos, abades, bares, juzes, couteiros, xerifes, prebostes, ministros, bailios e a todos os seus fiis sditos. Sabei que, sob a inspirao de Deus, para a salvao da nossa alma e das almas dos nossos antecessores e dos nossos herdeiros, para a honra de Deus e exaltao da Santa Igreja e para o bem do reino, e a conselho dos venerveis padres Estevo, arcebispo de Canturia, primaz de Inglaterra e cardeal da Santa Igreja Romana... e dos nobres senhores Guilherme Marshall, conde de Pembroke..., oferecemos a Deus e confirmamos pela presente Carta, por ns e pelos nossos sucessores, para todo o
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

sempre, o seguinte:

A Igreja de Inglaterra ser livre e sero inviolveis todos os seus direitos e liberdades: e queremos que assim seja observado em tudo e, por isso, de novo asseguramos a liberdade de eleio, principal e indispensvel liberdade da Igreja de Inglaterra, a qual j tnhamos reconhecido antes da desavena entre ns e os nossos bares [...].

Concedemos tambm a todos os homens livres do reino, por ns e por nossos herdeiros, para todo o sempre, todas as liberdades abaixo remuneradas, para serem gozadas e usufrudas por eles e seus herdeiros, para todo o sempre [...]. No lanaremos taxas ou tributos sem o consentimento do conselho geral do reino (commue concilium regni), a no ser para resgate da nossa pessoa, para armar cavaleiro nosso filho mais velho e para celebrar, mas uma nica vez, o casamento da nossa filha mais velha; e esses tributos no excedero limites razoveis. De igual maneira se proceder quanto aos impostos da cidade de Londres. E a cidade de Londres conservar todas as suas antigas liberdades e usos prprios, tanto por terra como por gua; e tambm as outras cidades e burgos, vilas e portos conservaro todas as suas liberdades e usos prprios. E, quando o conselho geral do reino tiver de reunir para se ocupar do lanamento dos impostos, exceto nos trs casos indicados, e do lanamento de taxas, convocaremos por carta, individualmente, os arcebispos, abades, condes e os principais bares do reino; alm disso, convocaremos para dia e lugar determinados, com a antecedncia, pelo menos, de quarenta dias, por meio dos nossos xerifes e bailios, todas as outras pessoas que nos tm por suserano; e em todas as cartas de convocatria exporemos a causa da convocao; e proceder-se- deliberao do dia designado em conformidade com o conselho dos que no tenham comparecido todos os convocados. Ningum ser obrigado a prestar algum servio alm do que for devido pelo seu feudo
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

de cavaleiro ou pela sua terra livre. A multa a pagar por um homem livre, pela prtica de um pequeno delito, ser proporcionada gravidade do delito; e pela prtica de um crime ser proporcionada ao horror deste, sem, prejuzo do necessrio subsistncia e posio do infrator (contenementum); a mesma regra valer para as multas a aplicar a um comerciante e a um vilo, ressalvando-se para aquele a sua mercadoria e para este a sua lavoura; e, em todos os casos, as multas sero fixadas por um jri de vizinhos honestos. No sero aplicadas multas aos condes e bares seno pelos pares e de harmonia com a gravidade do delito. Nenhuma cidade e nenhum homem livre sero obrigados a construir pontes e diques, salvo se isso constar de um uso antigo e de direito. Os xerifes e bailios s podero adquirir colheitas e quaisquer outras coisas mediante pagamento imediato, exceto se o vendedor voluntariamente oferecer crdito. Nenhum xerife ou bailio poder servir-se dos cavalos ou dos carros de algum homem livre sem o seu consentimento., Nem ns nem os nossos bailios nos apoderaremos das bolsas de algum para servio dos nossos castelos, contra a vontade do respectivo dono. A ordem (Writ) de investigao da vida e dos membros ser, para futuro, concedida gratuitamente e, em caso algum, negada. Nenhum homem livre ser detido ou sujeito priso, ou privado dos seus bens, ou colocado fora da lei, ou exilado, ou de qualquer modo molestado, e ns no procederemos nem mandaremos proceder contra ele seno mediante um julgamento regular pelos seus pares ou de harmonia com a lei do pas. No venderemos, nem recusaremos, nem protelaremos o direito de qualquer pessoa a obter justia.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Os mercadores tero plena liberdade para sair e entrar em Inglaterra, e para nela residir e a percorrer tanto por terra como por mar, comparando e vendendo quaisquer coisas, de acordo com os costumes antigos e consagrados, e sem terem de pagar tributos injustos, exceto em tempo de guerra ou quando pertencerem a alguma nao em guerra contra ns. E, se no comeo da guerra, houver mercadores no nosso pas, eles ficaro presos, embora sem dano para os seus corpos e os seus bens, at ser conhecida por ns ou pelas nossas autoridades judiciais, como so tratados os nossos mercadores na nao em guerra conosco; e, se os nossos no correrem perigo, tambm os outros no correro perigo. Daqui para diante ser lcito a qualquer pessoa sair do reino e a ele voltar, em paz e segurana, por terra e por mar, sem prejuzo do dever de fidelidade para conosco; excetuam-se as situaes de tempo de guerra, em que tal direito poder ser restringido, por um curto perodo, para o bem geral do reino, e ainda prisioneiros e criminosos, face da lei do pas, e pessoas de pases em guerra conosco e mercadores, sendo estes tratados conforme acima prescrevemos. S sero nomeados juzes, oficiais de justia, xerifes ou bailios os que conheam a lei do reino e se disponham a observ-la fielmente.

Todos os direitos e liberdades, que concedemos e que reconhecemos enquanto for nosso o reino, sero igualmente reconhecidos por todos, clrigos e leigos, queles que deles dependerem. Considerando que foi para honra de Deus e bem do reino e para melhor aplanar o dissdio surgido entre ns e os nossos bares que outorgamos todas as coisas acabadas de referir; e querendo torn-las slidas e duradouras, concedemos e aceitamos, para sua garantia, que os bares elejam livremente um conselho de vinte e cinco bares do reino, incumbidos de defender e observar e mandar observar a paz e as liberdades por ns reconhecidas e confirmadas pela presente Carta; e se ns, a nossa justia, os nossos bailios ou algum dos nossos oficiais, em qualquer circunstncia, deixarmos de respeitar essas liberdades em relao a qualquer pessoa
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

ou violarmos alguma destas clusulas de paz e segurana, e da ofensa for dada notcia a quatro bares escolhidos de entre os vinte e cinco para de tais fatos conhecerem, estes apelaro para ns ou, se estivermos ausentes do reino, para a nossa justia, apontando as razes de queixa, e petio ser dada satisfao sem demora; e se por ns ou pela nossa justia, no caso de estarmos fora do reino, a petio no for satisfeita dentro de quarenta dias, a contar do tempo em que foi exposta a ofensa, os mesmos quatro bares apresentaro o pleito aos restantes bares; e os vinte e cinco bares, juntamente com a comunidade de todo o reino (comuna totiu terrae), podero embargar-nos e incomodar-nos, apoderando-se de nossos castelos, terras e propriedades e utilizando quaisquer outros meios ao seu alcance, at ser atendida a sua pretenso, mas sem ofenderem a nossa pessoa e as pessoa da nossa rainha e dos nossos filhos, e, logo que tenha havido reparao, eles obedecer-nos-o como antes. E qualquer pessoa neste reino poder jurar obedecer s ordens dos vinte e cinco bares e juntar-se a eles para nos atacar; e ns damos pblica e plena liberdade a quem quer que seja para assim agir, e no impediremos ningum de fazer idntico juramento. Fonte: Comparato, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. So Paulo, Ed. Saraiva, 1999. (http://www.direitoshumanos.usp.br)

Passo 2: Responda seguinte questo: A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no mximo, 15 linhas.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

You might also like