You are on page 1of 19

O Regime Militar procurou divulgar um discurso de exaltao e valorizao da educao, denominando-a como uma via direta para se atingir

o desenvolvimento de uma nao rica e forte. Porm, o Aparelho Educacional foi um instrumento utilizado pelos militares para atender a real finalidade de obteno de consenso numa estratgia de luta pela hegemonia.

Havia uma distncia entre o discurso e a prtica da poltica educacional brasileira deste perodo, entre a fala e a ao no mundo concreto. No primeiro momento, os militares primaram pela valorizao e pela necessidade de incentivos ao desenvolvimento educacional do pas, por outro lado, suas atitudes tornaram-se evidentes as contradies, pois o Estado destinou poucas verbas para rea da educao pblica, e, de certa forma, estimulou setores privados vinculados acumulao de capital facilitando e direcionando para uma poltica de privatizao do ensino.

A classe ditatorial tinha uma preocupao de manter o controle poltico e ideolgico, principalmente no ambiente das universidades que, apesar das duras represses, foram centros de desenvolvimento do saber e da reflexo crtica.

A represso foi fortemente exercida, vigiando professores e suas condutas, observando alunos e expulsando os subversivos, todos esses atos eram respaldados na ideologia de Segurana Nacional, na qual de certa maneira funcionava como um movimento antiintelectual em nome do comunismo, Outro elemento importante e determinante da poltica educacional do perodo militar brasileiro foi o de tentar vincular a educao liberal com a economia, desenvolvendo-se a Teoria do capital humano, fato que subordinava a educao s demandas da linha de produo, em outras palavras, s necessidades da indstria.

Segundo GERMANO , os elementos de restaurao e de renovao contidos nas reformas educacionais; a passagem da centralizao das decises e do planejamento, com base no saber da tecnocracia, aos apelos participativos das classes subalternas. O Estabelecimento de uma relao direta entre educao e produo capitalista e que aparece de forma mais

evidente na reforma do ensino do 2 grau, atravs da profissionalizao. O descomprometimento com o financiamento da educao pblica e gratuita, negando, na prtica, o discurso de valorizao da educao escolar e concorrendo para a corrupo e privatizao do ensino, transformando em negcio rendoso e subsidiado pelo Estado. Dessa forma, o Regime delega e incentiva a participao do setor privado na expanso do sistema educacional e desqualifica a escola pblica de 1 e 2 graus, sobretudo.

Germano explica os eixos do controle poltico e ideolgico da educao escolar, entendendo a poltica educacional como proveniente da correlao de foras sociais daquele contexto histrico permeado pela dominao burguesa do Poder Militar.

novidade o Brasil ter um plano que pense no desenvolvimento e na qualidade da Educao? DERMEVAL SAVIANI A Educao Bsica nunca foi objeto de planos nacionais quando estava sob a responsabilidade das provncias, durante o Imprio (1822-1889), e depois dos estados, na Primeira Repblica (1889-1930). O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, em 1932, foi um dos primeiros movimentos a chamar a ateno para a necessidade de planejar a Educao e organiz-la em todo o territrio. A Constituio de 1934 criou o primeiro Conselho Nacional de Educao e determinou que se formulasse um plano nacional, elaborado em 1937 durante a gesto do ministro Gustavo Capanema. O documento at era bem detalhado, mas, com o golpe do Estado Novo, que aconteceu naquele mesmo ano, ele no chegou a ser implantado. A ideia s foi retomada com a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que deu entrada no Congresso Nacional em outubro de 1948 e tramitou por 13 anos, mas nela a preocupao era mais econmica, de distribuio de recursos.

Nenhum documento se preocupava com a qualidade do ensino? SAVIANI Temos na histria da Educao vises diferentes do que deveria ser um plano nacional. O primeiro tinha uma orientao moderna e renovadora, mas no foi implantado. Durante o Estado Novo, regras autoritrias serviram mais como controle ideolgico-poltico, o que se repetiu durante a ditadura. E a preocupao da primeira LDB se restringia apenas ao financiamento.

Como o PDE se insere nesse processo histrico? SAVIANI A LDB de 1996, seguindo uma determinao da Constituio de 1988, estipulou um ano para a elaborao de um plano nacional, concebido com a juno de duas propostas: uma do governo federal e a outra de um grupo de educadores. Os dois textos foram unificados e o Plano Nacional de Educao (PNE) foi convertido em lei em 2001, com vigncia at janeiro de 2011. J o PDE, lanado em 2007, no um plano e no substitui o PNE. Ele uma poltica pblica, um conjunto de medidas e metas para o pas, estabelecido por decreto. , portanto, um ato do poder executivo, no uma lei, e est mais ligado ao Plano de Acelerao do Crescimento (PAC), que envolve aes em diferentes reas da economia para impulsionar o crescimento econmico do pas. Como o PAC previa que cada ministrio deveria ter um plano de atuao, o MEC reuniu um conjunto de aes que j desenvolvia, acrescentou algumas novas e assim nasceu o PDE.

O PDE prope aes eficientes para a Educao ter qualidade? SAVIANI O grande ponto positivo do PDE justamente ele se dispor a combater o ensino ruim que a Educao Bsica oferece. A partir da dcada de 1990, tivemos avanos na questo quantitativa. Porm no basta garantir o ingresso. preciso tambm assegurar a concluso. At 2007, as polticas desenhadas para garantir a permanncia das crianas deixaram a desejar do ponto de vista pedaggico, pois se preocupavam apenas em aumentar o nmero de alunos que chegavam ao 9 ano (8a srie), sem garantir a aprendizagem.

O que mudou com o Plano de Desenvolvimento da Educao? SAVIANI O PDE atrelou a permanncia na escola qualidade do ensino e para isso instituiu o Ideb. Ele uma composio do resultado dos alunos em avaliaes nacionais, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliao do Ensino Bsico (Saeb), com as taxas de aprovao e evaso de cada escola. Assim, ele no ficou apenas como um nmero nacional, mas est conseguindo refletir a realidade das unidades de ensino. Isso permite identificar os pontos de estrangulamento e tomar medidas para san-los. E o MEC tem feito isso, atuando nos municpios prioritrios (aqueles com pior desempenho no Ideb), reforando neles o apoio tcnico e financeiro que a Constituio determina que a Unio preste aos entes federativos.

Depois de dois anos, j possvel dizer que o PDE "pegou"?

SAVIANI Apesar de as metas do PDE serem nacionais e de carter geral, elas s tm expresso no trabalho efetivo que cada escola realiza. Vivemos em um contexto federativo, ou seja, fora de um sistema nacional. Por isso, imprescindvel a adeso de estados, municpios e escolas. Se os gestores no traduzirem os propsitos e as metas do PDE para as condies especficas de cada unidade, jamais os objetivos sero atingidos. claro que as dificuldades histricas da nossa Educao, como a infraestrutura, a dupla jornada dos docentes e tantas outras, limitam a ao de diretores, coordenadores e orientadores. Mas h aspectos que dependem diretamente da prpria gesto da escola. Um deles essencial: ter clareza sobre o sentido da Educao escolar para distinguir o que imprescindvel para o trabalho pedaggico do que secundrio. Sem isso, toda a ao da escola se dilui. Se tudo for importante, se tudo for currculo, a tendncia todas as aes da escola terem o mesmo peso. Assim, se abrem as portas para o espontanesmo, o que inviabiliza o alcance de metas.

O que imprescindvel para o trabalho pedaggico? SAVIANI O principal viabilizar o acesso cultura letrada. O saber espontneo no depende da escola. No precisamos dela para aprender a falar, andar e brincar. Mas necessria toda uma estrutura para aprender a ler e a escrever, j que a escrita no uma linguagem espontnea. Ela codificada e precisa de processos formais de aquisio. A escola foi criada com esse papel e at hoje, apesar das crticas, no se descobriu um mecanismo melhor. Os gestores precisam ter conscincia de que a aquisio desse conhecimento demanda tempo e uma ao pedaggica contnua e planejada.

No cotidiano do gestor, como as aes podem traduzir a preocupao com o pedaggico? SAVIANI As questes do dia a dia tm de ser trabalhadas constantemente para que as metas do PDE sejam atingidas. Por exemplo, antes de programar uma excurso, h de se perguntar: quantas horas de aula a atividade vai tomar? Ela compete com os objetivos da escola ou contribui para que eles sejam atingidos? Naquela oportunidade, o aluno vai desenvolver e aprofundar conhecimentos que as aulas propiciaram? Os gestores - ao organizar e dar forma escola - devem estar atentos a esse enfoque principal da aprendizagem, de tal modo que aquilo que favorece o alcance das metas deve ser incentivado e promovido, e o que entra em conflito, evitado. Quando um diretor acha que a principal funo da escola "que as crianas interajam" ou um orientador educacional fala que para ele "no importa se a criana est aprendendo porque isso deve ser uma preocupao dos professores", por exemplo, o sentido principal do trabalho pedaggico e da

prpria existncia da equipe de gesto j se perdeu e as dificuldades vo aparecer.

J possvel observar ganhos trazidos pelo PDE para a Educao do pas? SAVIANI Ainda cedo para avaliar resultados, mas penso que para avanar no ritmo desejado necessrio mais do que o PDE prev. O MEC se props a dar suporte tcnico, encaminhando consultores aos estados e municpios para ajudar a definir o Plano de Aes Articuladas (PAR), que seria o PDE local. Por meio dele, os gestores identificaram as prioridades para a Educao da sua cidade e estado e escolheram os programas apoiados pelo MEC que querem implantar. Isso no suficiente. Primeiro, porque os consultores enviados, em geral, desconhecem a realidade dos locais que visitam e tm limitaes de formao pedaggica. Em segundo, muitas escolas operam em condies to precrias que, por melhores que sejam as orientaes que recebam, no vo conseguir se enquadrar no plano. Seria necessrio, antes de tudo, investir substancialmente naqueles pontos que historicamente so deficientes, como a infraestrutura e a formao de professores que atendam s necessidades locais.

Em 2010, teremos eleies. H garantias de permanncia do PDE? SAVIANI Em abril de 2010, teremos a Conferncia Nacional de Educao. Ela ser decisiva para estabelecer mecanismos que no sejam facilmente desmontveis com a mudana no governo. Mesmo se o presidente Lula fizer o sucessor, pode haver rupturas. Poltica sempre uma correlao de foras que depende da situao. O plano em si se baseia em alguns aspectos da Educao que so consensuais e tambm por isso os estados e municpios aderiram. O problema o contedo com o qual voc recheia a ossatura do PDE.

Com a concluso do plano em 2022, a Educao brasileira estar melhor? SAVIANI O PDE no garante isso. Para que a qualidade da Educao seja assegurada, essa rea deveria ser tratada como uma questo de Estado e no de governo. Precisamos de uma estrutura com relativa autonomia e bastante distanciada daquilo que eu chamo de poltica mida, que envolve os embates entre partidos. Essa estrutura envolveria um Conselho Nacional de Educao que no fosse meramente homologatrio, mas deliberativo e autnomo em relao ao Executivo. Ele deveria funcionar quase como um rgo judicirio para normatizar e fiscalizar a Educao.

Como deveria funcionar um rgo regulador da Educao?

SAVIANI Seria um espao para que a sociedade civil avaliasse as polticas educacionais e propusesse alteraes de rumo, a exemplo do que sugeria a primeira LDB, na dcada de 1960, que previa a criao de um Frum Nacional de Educao nesses moldes. Enquanto a Educao ficar sujeita s disputas polticas, vo acontecer discrepncias, como o Governo Federal ter um indicador de qualidade, o Ideb, e So Paulo criar o ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo (Idesp). uma concorrncia que no favorece o desenvolvimento da Educao. A descontinuidade da poltica educacional uma realidade histrica no Brasil. A receita para solucionar isso composta de trs ingredientes: a Educao ser tratada como questo de Estado, a criao de um sistema nacional que garanta o mesmo padro de qualidade para todas as escolas e um plano nacional que fixe, com clareza, as metas e os recursos necessrios.

Em que pontos o PDE ainda precisa avanar? SAVIANI H duas questes conceituais. A primeira que, inevitavelmente, o ndice se expressa de forma numrica, o que traz certa confuso na interpretao e na divulgao. preciso ter ateno na hora de compreendlo e introduzi-lo nas redes e escolas. Os gestores tm de entender e saber demonstrar as aes que levaram a sua escola a ter um aumento na nota do Ideb. O crescimento de 3,8 para 4,2, por exemplo, reflete a melhora da qualidade da aprendizagem por que motivo? O que foi feito? O projeto poltico pedaggico estava consistente? A segunda questo est nas provas usadas no clculo do Ideb. Os exames nacionais desconsideram as especificidades da aprendizagem em diferentes locais. Com isso, possvel questionar at que ponto eles de fato medem a qualidade. H ainda outra questo: o PDE tem tantas aes que elas se justapem e o foco na qualidade se perde pela disperso de atenes e recursos. No h como atender informatizao das escolas, ao transporte e expanso do Ensino Superior e das escolas tcnicas simultaneamente com o mesmo grau de investimento e qualidade.

Novo PNE: muitas emendas podem piorar o soneto

Alm de enfrentar a morosidade do processo poltico, o novo Plano Nacional da Educao (PNE) depende da anlise e da aprovao de propostas H tempos no se via tamanha mobilizao em torno de um projeto de lei como a que est ocorrendo com o Plano Nacional de Educao (PNE), que tem 2.915 propostas de emendas. Mais exatamente 23 anos, quando a constituio de 1988 sensibilizou a sociedade, que desejava deixar para trs os anos de chumbo. Um sinal do interesse em fazer a Educao brasileira avanar, alm de tentar remendar buracos do PNE anterior, com suas metas que no tm critrios de avaliao claros e so amplas demais, como a nmero 17: "Valorizar o Magistrio pblico da Educao Bsica a fim de aproximar o rendimento mdio do profissional do Magistrio com mais de 11 anos de escolaridade do rendimento mdio dos demais profissionais com escolaridade equivalente".

Porm, como quantidade nem sempre sinnimo de qualidade, necessrio analisar as propostas e considerar que precisamos de um plano enxuto e factvel. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), a misso do PNE reunir metas para os dez anos seguintes mensurveis e em sintonia com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos. O plano tem data de validade e, no fim dele, preciso fazer um balano para saber o que deu certo e o que ficou para trs.

Se tivessem feito a lio de casa (ler a LDB, por exemplo), boa parte dos autores das emendas poderia ter pensado em outras propostas (ou, quem sabe, nem teria se manifestado). A emenda que defende a laicidade nas escolas, por exemplo, sugerida por 17 deputados, nada tem a ver com o PNE. Trata de uma questo curricular, tal como a que sugere incluir a disciplina de Educao para o Trnsito na Educao Bsica.

H inmeros outros casos de emendas sugeridas repetidamente. Mas, antes de mandar os congressistas para a diretoria por ter copiado o trabalho dos colegas, necessrio entender que muitas propostas se baseiam no documento final da Conferncia Nacional de Educao (Conae), realizada no ano passado. O material um resumo das demandas de muitas entidades ligadas Educao, como os sindicatos e as organizaes da sociedade civil, caso da Campanha Nacional pelo Direito Educao. Com emendas repetidas, os parlamentares sinalizam um consenso sobre as alteraes que julgam prioritrias.

2.915 o nmero de emendas propostas para o PNE 2011-2020

Fonte: Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime)

frequente a indicao na literatura, da complexificao gradual do papel do diretor escolar ao longo do tempo (Rosa, 2003; Hess, 2003; Alvarez, 2003; Department of Education and Early Childhood Development Victoria, AU, 2009) Esse fenmeno se d, dentre outros aspectos, em decorrncia: i) da constante e crescente dinmica e complexidade da realidade, com base na globalizao e no desenvolvimento tecnolgico; ii) da democratizao da Educao, que universalizou a Educao Bsica, trazendo para dentro da escola maior diversidade de pessoas; iii) da mudana de papel da escola, de promotora de instruo, para formadora e promotora do desenvolvimento humano; e iv) das mudanas sociais, que ao mesmo tempo criam novas demandas educacionais e promovem a transferncia para a escola de inmeras responsabilidades, antes assumidas pela famlia e pela sociedade.

8 questes essenciais sobre projeto poltico-pedaggico

papel do diretor gerir a equipe na conduo do famoso PPP. Veja aqui respostas para as dvidas frequentes nesse processo

Thais Gurgel (novaescola@atleitor.com.br) Desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto poltico pedaggico (o PPP, ou simplesmente projeto pedaggico). Esse documento deve explicitar as caractersticas que gestores, professores, funcionrios, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formao querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - que sua elaborao no signifique nada alm de um papel guardado na gaveta.

Se bem formatado, porm, o prprio processo de construo do documento gera mudanas no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual o foco de trabalho da instituio e participam de seu processo de determinao, viram verdadeiros parceiros da gesto. O processo de elaborao e implantao do projeto pedaggico complexo e dvidas sempre aparecem no caminho. A seguir, respondemos s oito perguntas mais comuns nesse percurso. Nos dois quadros, voc encontra exemplos de unidades em que seu desenvolvimento representou um salto de qualidade. Assim, fica mais fcil checar como andam seus conhecimentos sobre o assunto e rever o projeto pedaggico de sua escola.

PASSAPORTE DA VIRADA

At 1998, o CEMEJA Professor Doutor Andr Franco Montoro, em Jundia, na Grande So Paulo, seguia o padro do ensino "supletivo": o aluno tinha de fazer a prova de cada um dos mdulos de todas as disciplinas, no importando os conhecimentos j adquiridos. O resultado era o aumento constante dos ndices de evaso. Sob o comando da diretora Ktia Carletti, a equipe docente partiu para uma verdadeira revoluo em seus tempos e espaos de ensino e aprendizagem. A base foi um novo projeto pedaggico, feito aps uma pesquisa sobre as necessidades dos estudantes. "Se o aluno encontra barreiras, ele se desestimula e desiste de estudar", diz Ktia. O sistema de mdulos foi extinto e todo o material didtico utilizado passou a ter elaborao prpria. A bateria de provas foi trocada por outras formas de avaliao e criou-se o "passaporte" - em que os professores registram os avanos de cada estudante e sua frequncia nas diferentes atividades oferecidas. Os alunos passaram a receber atendimento individual para tirar dvidas de acordo com sua disponibilidade. Como uma das bandeiras da escola o incentivo leitura, ela est presente nos corredores, em jornais murais e nas salas de aula, em leituras feitas pelos professores.

1. Em que contexto histrico surgiu o projeto pedaggico? Na dcada de 1980, o mundo mergulhou numa crise de organizao institucional, quando se passou a questionar o modelo de Estado intervencionista - que determinava o funcionamento de todos os rgos pblicos, inclusive a escola. Nesse contexto internacional, o Brasil vivia o movimento de democratizao, aps um longo perodo de ditadura. A centralizao e a planificao tpicas do governo militar passaram a ser criticadas e, na elaborao da Constituio de 1988, o Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica (que congregava entidades sindicais, acadmicas e da sociedade civil) foi um dos grandes batalhadores pela "gesto democrtica do ensino pblico", um conceito que pretendia oferecer uma alternativa ao planejamento centralizador estatal. Outro aspecto importante que nessa mesma poca a escola brasileira passou a incluir em seus bancos populaes antes excludas do sistema pblico de ensino. Ela ficou, assim, mais diversa e teve de adequar suas prticas nova realidade. A instituio de um projeto pedaggico surgiu como um importante instrumento para fazer isso.

2. Qual a relao do global e do local com o plano? No modelo vigente durante a ditadura, o que era permitido aos professores ensinar (e aos alunos aprender) ao longo do processo de escolarizao era decidido quase exclusivamente pelo governo militar. A Educao era toda organizada com base em determinaes do poder central. Assim, os contedos eram tratados de maneira hegemnica e as instncias locais (ou seja, as prprias escolas) ficavam numa posio de "passividade" diante

dessas imposies. Com a instituio do projeto pedaggico, na Constituio de 1988, a realidade local passou a funcionar como "chave de entrada" para a abordagem de temas e contedos propostos no currculo - justamente por serem relevantes na atualidade. O plano, por outro lado, deve prever que a escola conecte seus alunos com as discusses globais, re-encontrando sua importncia cultural na comunidade.

3. O que o bom projeto pedaggico deve conter? Alguns aspectos bsicos devem estar presentes na elaborao do projeto pedaggico de qualquer escola. Antes de mais nada, preciso que todos conheam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenes - um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prtica, a comunidade escolar deve comear respondendo seguinte questo: por que e para que existe esse espao educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, preciso olhar para os outros trs braos do projeto. So eles:

- A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliao da aprendizagem, a organizao do tempo e o uso do espao na escola, entre outros pontos.

- A formao dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenes educativas.

- A gesto administrativa - Que tem como funo principal viabilizar o que for necessrio para que os demais pontos funcionem dentro da construo da "escola que se quer".

Assim, importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currculo e organizao, relacionando o que se prope na teoria com a forma de faz-lo na prtica - sem esquecer, claro, de prever os prazos para tal. Alm disso, um mecanismo de avaliao de processos tem de ser criado, revendo as estratgias estabelecidas para uma eventual re-elaborao de metas e ideais.

Indo alm, o projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade. Em vez de s atender s demandas da populao - sejam elas atitudinais ou conteudistas - e aos preceitos e s metas de aprendizagem

colocados pelo governo, ela passa a sugerir aos alunos uma maneira de "ler" o mundo.

4. Quem deve elabor-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaborao do projeto pedaggico deve ser pautada em estratgias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionrios, pais, professores e alunos. Essa mobilizao tarefa, por excelncia, do diretor. Mas no existe uma nica forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no mbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade esto representados, e tambm pode ser conduzido de outras maneiras - como a participao individual, grupal ou plenria. A finalizao do documento tambm pode ocorrer de forma democrtica - mas fundamental que um grupo especialista nas questes pedaggicas se responsabilize pela redao final para oferecer um padro de qualidade s propostas. importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabelea metas permanentes para mdio e longo prazos (esses itens devem ser decididos com muito cuidado, j que precisam ser vlidos por mais tempo).

5. O projeto pedaggico deve ser revisado? Em que momento? Sim, ele deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse perodo, se a comunidade escolar sentir tal necessidade. importante fazer uma avaliao peridica das metas e dos prazos para ajust-los conforme o resultado obtido pelos estudantes que pode ficar alm ou aqum do previsto. As estratgias utilizadas para promover a aprendizagem fracassaram? Os tempos foram curtos ou inadequados realidade local? possvel ser mais ambicioso no que diz respeito s metas de aprendizagem? A reviso importante tambm para fazer um diagnstico de como a instituio est avanando no processo de transformao da realidade. Alm disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formaes permanentes, revendo as concepes anteriores e, quando for o caso, modificando-as.

6. Como atuar ao longo de sua elaborao e prtica? O diretor deve garantir que o processo de criao do projeto pedaggico seja democrtico, da elaborao implementao, prevendo espao para seu questionamento por parte da comunidade escolar. O gestor a figura que articula os diferentes braos operacionais e conceituais em relao ao plano de intenes, a base conceitual do documento. quem deve antecipar os recursos a serem mobilizados para alcanar o objetivo comum. Para sua implantao, ele tambm cuida para que projetos institucionais que se estendam a toda a comunidade escolar - como incentivo leitura ou proteo ambiental - no se percam com a chegada de novos planos,

mantendo o foco nos objetivos mais amplos previstos anteriormente. Alm disso, ele quem garante que haja a homologia nos processos, ou seja, que os preceitos abordados no "plano de intenes" no se deem s na relao professor/aluno, mas se estendam a todas as reas. Por exemplo: se ficou combinado que a troca de informaes entre pares colabora para o processo de aprendizagem e positiva como um todo, a organizao dos espaos da escola deve propiciar as interaes, a relao com os pais tem de valorizar o encontro entre eles, as propostas pedaggicas precisam prever discusses em grupo etc.

7. O projeto pedaggico precisa conter questes atitudinais? Sim, h uma funo socializadora inerente escola e ela difusora de valores e atitudes, quer tenhamos conscincia disso, quer no. As instituies de ensino no so entidades alheias s dinmicas sociais e importante que tenham propostas em relao aos temas relevantes tambm do lado de fora de seus muros - j que eles se reproduzem, em maior ou menor escala, em seu interior. O que no se pode determinar no projeto pedaggico so respostas a essas perguntas, que a prpria sociedade se coloca. Como resolver a questo da violncia, da gravidez precoce, do consumismo, das drogas, do preconceito? Diferentemente do que propunha o modelo do Estado centralizador, no h uma s resposta para cada uma dessas perguntas. O maior valor a trabalhar nas escolas talvez seja o de desenvolver uma postura atenta e crtica.

8. Quais so as maiores dificuldades na montagem do projeto? muito comum que o plano de intenes - que deve ser o objetivo maior e o guia de todo o resto - no fique claro para os participantes e que isso s se perceba no decorrer de seu processo de implantao. Outro aspecto frequente que os meios e as estratgias para chegar aos objetivos do projeto pedaggico se confundam com ele mesmo - por exemplo, que a pontualidade nas reunies ganhe mais importncia e gere mais discusses do que o prprio andamento desses encontros. Um processo democrtico traz situaes de divergncia para dentro da escola: os atores tm diferentes compreenses sobre o que de interesse coletivo. Por isso, preciso estabelecer um ambiente de respeito para dialogar e chegar a pontos de acordo na comunidade. Outro ponto que gera problemas a confuso com o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) - documento que guia municpios e instituies a desenvolver objetivos e estratgias para melhorar o acesso, a permanncia e os ndices de aprendizagem das crianas.

PNE 2011-2020: uma nova chance para velhas necessidades

Decidir quem paga a conta e o que fazer com quem no cumprir as metas condio para tirar do papel o Plano Nacional de Educao (PNE)

Ivan Paganotti e Rodrigo Ratier (novaescola@atleitor.com.br)

A hiptese otimista promete impulsionar o pas rumo a outro patamar de desenvolvimento. Se cumprido integralmente, o novo Plano Nacional de Educao (PNE) pode, em dez anos, universalizar a Educao Bsica para crianas e jovens de 4 a 17 anos e alfabetizar todas as crianas at os 8 anos de idade (mais 17 milhes de jovens e adultos). A alternativa pessimista... Bem, essa velha conhecida. Se o plano no sair do papel, vai se somar aos inmeros projetos que enfeitam prateleiras com sonhos nunca concretizados.

No a primeira vez que o governo federal tenta formular um guia para as polticas pblicas em Educao. A primeira bssola sugerida foi a verso anterior do PNE, que vigorou de 2001 a 2010. Produzida no fim do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, apresentava 295 metas e um diagnstico complexo do setor. No deu certo por vrias razes. A quantidade de objetivos contou contra, diluindo as demandas e tirando o foco do essencial. Segundo, muitas da metas no eram mensurveis, o que dificultou seu acompanhamento. Tambm faltaram regras com punies para quem no cumprisse as determinaes. Finalmente - e, talvez, o mais importante: um dos artigos do plano foi vetado pela presidncia. Era a proposta de aumentar a parcela do Produto Interno Bruto (PIB) investida em Educao de 4 para 7%. Sem dizer de onde viria o dinheiro, o PNE de 2001 virou letra morta antes de nascer.

A nova edio parece ter ganho com os erros do passado. Centrado nas demandas da Conferncia Nacional de Educao (Conae) do ano passado, o Ministrio da Educao (MEC) preparou um plano que comea agora a ser debatido pelo Congresso, aguardando a aprovao dos parlamentares. Sucinto, o documento tem 20 metas, a grande maioria quantificvel por estatsticas. Alm das citadas no incio deste texto, outras seis dizem respeito Educao Infantil e ao Ensino Fundamental: universalizar o atendimento aos estudantes com deficincia, oferecer ensino em tempo integral em 50% da

rede pblica, atingir mdia 6 no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) nas sries iniciais e 5,5 nas finais, oferecer 25% das matrculas da Educao de Jovens e Adultos (EJA) integradas Educao profissional nas sries finais, atender 50% das crianas de at 3 anos e erradicar o analfabetismo - as duas ltimas, reedies do PNE de 2001, o que d uma medida do fracasso da antiga verso.

. Quem paga a conta da Educao pblica no Brasil? Entre 2000 e 2007, ltimo ano com dados disponveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), entidade responsvel pelo levantamento, a proporo de quem arca com os gastos tem se mantido mais ou menos inalterada: a Unio responde por cerca de 18% do total dos recursos da Educao, os estados e o Distrito Federal por 42% e os municpios pelos 40% restantes. O dinheiro que abastece a Educao deriva de duas fontes principais. A primeira, responsvel por cerca de 20% do total de verbas, o salrio-educao, uma contribuio social feita pelas empresas ao governo com valor correspondente a 2,5% da folha de pagamento anual. Os outros 80% vm dos impostos, que so convertidos em oramento municipal, estadual ou federal. O passo seguinte, o repasse s escolas, regulado pela Constituio brasileira por meio de uma regra pouco encontrada em outros pases. a chamada "vinculao de recursos", que determina um percentual mnimo do oramento a ser investido em Educao. Para estados e municpios, esse valor de 25%. Para a Unio, 18%. Mesmo com essa lei, de acordo com os dados do Sistema de Informaes sobre Oramentos Pblicos em Educao (Siope), cinco estados (Mato Grosso, Paraba, Rio Grande do Sul, Rondnia e Sergipe) e pelo menos 165 municpios, a maioria de pequeno porte, investiram em 2008 um percentual inferior ao piso.

2. Qual o destino dos recursos arrecadados? A resposta vai depender do critrio adotado. Confira as possibilidades:

Tipo de despesa Nesse caso, a maior parte dos recursos (cerca de 60% do total) consumida pelo pagamento de gestores, professores e funcionrios. Outros 27% so destinados manuteno e ao funcionamento das instituies de ensino, 6,6% para reformas e construes de novas escolas, 6% para os chamados encargos sociais (contribuies previdencirias e trabalhistas) e apenas 0,4% na rea de pesquisa e desenvolvimento.

Nvel de ensino A Educao Bsica abocanha a maior parte do bolo - 84,5%, sendo 64% para o Ensino Fundamental, 13% para o Ensino Mdio e 7,5% para a Educao Infantil. O Ensino Superior fica com uma fatia de 15,5%, mas o gasto do governo com cada aluno de faculdade , de longe, o mais elevado de todos os nveis de ensino: 12.322 reais anuais por cabea, quase seis vezes mais do que o valor mdio investido em um estudante das sries iniciais (2.166 reais). A diferena, que ainda grande, vem caindo: em 2000, um universitrio custava 11 vezes mais do que um aluno de 1 a 4 srie.

180 reais Custo mensal de um aluno das sries iniciais. 60% ndice dos recursos da Educao usados para pagar professores, gestores e funcionrios. 27% Parcela aplicada na manuteno das escolas. 6,6% Fatia destinada construo e aos reparos das instalaes. 0,4% Total investido na rea de pesquisa em Educao.

Fonte: Inep/MEC. Dados de 2007

3. O pas gasta o suficiente com o sistema de ensino? As opinies costumam se dividir. De um lado, ficam os que defendem que os recursos destinados rea so insuficientes - e que, se no houver incremento, ser impossvel vencer o desafio da qualidade do ensino. De outro, esto os que argumentam que o investimento j chegou a nveis suficientes - e o grande problema seria o gerenciamento adequado dessa verba. Na busca de pistas para a resposta, uma sada possvel comparar o investimento brasileiro com o de outros pases. Na maioria desses confrontos, o Brasil sai perdendo, independentemente do critrio adotado:

Gasto por aluno Para esse clculo, a base de comparao o ano de 2006, usado pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), grupo que rene as 30 naes mais desenvolvidas do mundo, em sua publicao Education at a Glance 2009 (algo como "Educao de Relance", sem edio no Brasil). Na pesquisa, o total anual gasto com cada estudante no Ensino Fundamental no Brasil foi o equivalente a apenas um quarto do valor dispendido pelos pases da OCDE (respectivamente, 1.566 e 6.437 dlares PPP, medida que torna comparvel o montante investido em cada pas). Mesmo se considerarmos apenas a realidade nacional, o gasto pblico em Educao pequeno. Em 2007, cada aluno do Ensino Fundamental de 1 a 4 srie custou 2.166 reais. "Isso d cerca de 180 reais por ms, um valor baixo em relao mensalidade mdia de uma escola privada, que oscila na casa dos 500 reais. Mesmo que descontemos os eventuais lucros das instituies particulares, a comparao mostra que, com o montante gasto pelo governo, no d para fazer milagre", diz Juca Gil, professor da Universidade de So Paulo (USP) e especialista em polticas educacionais.

Porcentagem do PIB Em 2006, 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foram destinados Educao Bsica, valor superior mdia da OCDE (3,7%). Aparentemente, levamos vantagem, mas h um ponto importante a considerar: a maioria das naes do bloco gasta apenas na manuteno dos sistemas, enquanto no Brasil ainda preciso ampliar a oferta e recuperar infraestrutura e salrios. "Se quisermos mudar de patamar, precisamos investir mais", afirma Juca Gil. Quanto? Novamente, as comparaes ajudam. Para sair de uma situao parecida com a nossa, a Coreia do Sul dedicou, durante uma dcada, 10% do PIB Educao.

Gasto pblico social Esse indicador considera os gastos governamentais no atendimento aos chamados direitos sociais: sade, saneamento, habitao, previdncia e, claro, Educao. Quanto maior o gasto da rea, maior a importncia relativa dela. No caso brasileiro, de cada 100 reais investidos em polticas sociais, 16 vo para a Educao. um ndice superior mdia da OCDE (13%), mas menor que o de pases latino-americanos, como o Mxico (22%).

4. O Fundeb e o fim da DRU podem ser a soluo? Tanto o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb) quanto o fim da Desvinculao de Recursos da Unio (DRU) injetam mais dinheiro no oramento da Educao e podem gerar melhorias, mas dificilmente traro condies suficientes para concretizar uma mudana radical em pouco tempo. Vamos explicar as duas iniciativas para avaliar seu impacto:

Fundeb Institudo em 2007, o Fundeb, que em 2009 deve alancar 81 bilhes de reais, abastecido por uma porcentagem de diversos impostos. Cada estado tem o seu Fundo. Depois de recolhida, a verba repartida com as redes municipais e estaduais conforme o nmero de matrculas, a etapa e a modalidade de ensino. O clculo feito com base em um valor por aluno, estabelecido segundo esses critrios. Como exemplo, em 2009, o valor mnimo anual para cada aluno das sries iniciais do Ensino Fundamental est previsto em 1.350 reais.

A maioria dos estados consegue atingir (e ultrapassar) esse patamar com sua prpria arrecadao. Quem no chega l, entretanto, recebe ajuda do governo Federal, que transfere um complemento para compor o piso. Em 2009, nove estados precisaram ser auxiliados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Cear, Maranho, Par, Paraba, Pernambuco e Piau.

A tentativa de atenuar as desigualdades regionais, a definio de um valor mnimo por aluno e o controle da aplicao dos recursos (algumas despesas, como a remunerao dos professores, tm percentuais mnimos obrigatrios, que no podem ser modificados por governadores e prefeitos) so os mritos do Fundeb. O que alguns especialistas argumentam que o tamanho da ajuda ainda no o suficiente. De fato, em 2007, primeiro ano de vigncia do Fundo, o percentual do PIB investido em Educao subiu apenas 0,2%, algo como 6 bilhes de reais. "Esses valores no permitem diminuir as disparidades nas condies de oferta educacional pelo pas", afirma a pesquisadora Rosana Evangelista da Cruz, da Universidade Federal do Piau (UFPI), autora de tese de doutorado sobre a participao federal no financiamento da Educao.

Fim da DRU Instituda em 1994, a DRU permite ao governo federal gastar livremente 20% dos recursos oramentrios de qualquer rea. Tradicionalmente, setores como a Educao acabam perdendo dinheiro. Se a prtica for de fato extinta, o Ministrio da Educao (MEC) prev que a pasta disponha de mais 9 bilhes de reais no oramento, que no ano que vem deve atingir 53 bilhes de reais (30% a mais que neste ano). A novidade, porm, depende da aprovao de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) - em tramitao no Congresso -, que prev uma reduo gradual dos recursos que podem ser retirados (12,5% em 2009, 5% em 2010 e zero em 2011). Ao longo do tempo as necessidades da educao nacional foram se modificando, porm o processo de ajustes sofrido pela LDB no acompanhou essa transformao, imputando assim, algumas deficincias e ambigidades na redao legislativa de cada reforma. Deste modo, a prtica da Lei deve ser

considerada uma das prioridades da educao, tendo em vista que o progresso do sistema educacional acontece a partir dos aperfeioamentos que so introduzidos ao longo do processo de transformao, acompanhando a realidade da educao.

You might also like