You are on page 1of 1

JORNAL DE SINTRA SEXTA-FEIRA 6 DE ABRIL DE 2012

SOCIEDADE

Reforma Administrativa

Sintra presente na manifestao nacional contra a extino de freguesias


Lus Galro

Pelo menos 14 das 20 freguesias de Sintra estiveram representadas na manifestao nacional contra a reforma administrativa realizada no ltimo sbado em Lisboa, uma das maiores desde o 25 de Abril, segundo a PSP. O desfile promovido pela Associao Nacional de Freguesias (ANAFRE) demorou mais de trs horas a ligar o Marqus de Pombal ao Rossio. Segundo contas da organizao, desceram a Avenida da Liberdade mais de 200 mil pessoas de todos os pontos do pas e de todas as cores partidrias, com uma palavra de ordem comum: no extino de freguesias.

maior delegao de Sintra foi a de Montelavar, com mais de 120 pessoas, seguida da representao de Monte Abrao, com algumas dezenas. Participaram tambm elementos da Plataforma Freguesias SIMtra, movimento cuja apresentao pblica ter lugar esta semana (ver caixa), e pelo menos um vereador socialista. Mas a maioria das freguesias teve uma presena menos expressiva, sendo representadas sobretudo pelos presidentes (Belas, Mira Sintra, Rio de Mouro, So Martinho e Terrugem), ou por outros autarcas dos executivos ou das assembleias de freguesia (Algueiro-Mem Martins, Casal de Cambra, Massam, Pro Pinheiro, Queluz, So Pedro de Penaferrim e So Marcos). Dada a enorme presena de freguesias e de associaes culturais, Montelavar foi uma das ltimas a chegar ao Rossio, j o palco estava a ser desmontado, mas deixou clara a mensagem. 500 anos de histria, s pode dar em vitria e freguesia de Montelavar, jamais pode acabar, foram dois dos lemas gritados ao longo da Avenida. As pessoas esto muito indignadas com a situao, desejam que a freguesia no seja prejudicada mais uma vez e esto todos dinamizados para que isso no acontea, explica a presidente Lina Andrs (PS). Uma das manifestantes, Teresa Pais, comprova a indignao. Vim porque sou natural

Montelavar levou a Lisboa a maior representao popular do concelho


da freguesia de Montelavar, fui l criada, e considero que absolutamente injusto criar freguesias a rgua e esquadro, ou atravs do Google Maps. Estou aqui por uma questo de justia porque a freguesia no pode acabar.

fotos: lus galro

Tem 500 anos de histria, j foi espoliada h 20 anos, tudo por questes polticas, e no pode ser. O povo vai conti-

nuar, porque esta injustia no pode continuar, diz esta professora e advogada. Monte Abrao tambm juntou alguns autarcas do executivo e da assembleia de freguesia, mais os funcionrios da junta, acompanhados pela Banda Filarmnica de Nossa Senhora da F, um dos muitos grupos que animaram a tarde. Estou c porque tambm estou contra o projecto de lei. As juntas so o poder mais prximo das populaes e no se devem extinguir, nem fundir, defende a presidente Ftima Campos (PS). Outro autarca presente foi Rui Pinto (PSD), presidente da Junta de Mira Sintra e membro do conselho directivo da ANAFRE. Estou aqui por dever cvico e institucional, em representao de Mira Sintra e dos interesses da fre-

guesia, lutando pela dignificao das freguesias portuguesas. O autarca estava satisfeito com a grandiosa manifestao e com a recente cedncia do Grupo Parlamentar do PSD (que aceitou alterar as percentagens de agregao propostas), mas deixou um alerta: o projecto de lei ainda est muito longe da vontade das freguesias. No caso de Sintra, Rui Pinto diz que a manterem-se os critrios, tero de ser agregadas sete freguesias: ainda no fiz contas, mas pelo menos sero sete as freguesias a ser eliminadas no concelho de Sintra, o que ainda um nmero significativo. Vamos ver se at deciso final da Assembleia da Repblica ainda h mais alteraes.

Plataforma Freguesias SIMtra lana abaixo-assinado


A primeira iniciativa pblica foi a participao na manifestao nacional de sbado, mas a Plataforma Freguesias SIMtra s ser oficialmente lanada na data do fecho desta edio. uma plataforma que visa contestar a extino de juntas de freguesia no concelho, explica Rui Monteiro, do PCP, salientando que a ideia juntar todos os cidados sintrenses que queiram manifestar de forma inequvoca a sua contestao a esta reforma. A Plataforma ir lanar um abaixo-assinado a exigir Assembleia da Republica a suspenso do processo de reorganizao administrativa do poder local, nos termos em que se encontra a ser desenvolvido, e que mais no do que uma tentativa de extinguir freguesias por mera aplicao de cegos critrios matemticos levando, indubitavelmente, reduo da representatividade das populaes locais e da qualidade dos servios hoje prestados, l-se no documento a que o Jornal de Sintra teve acesso.

Montelavar firme na defesa da freguesia com cinco sculos de histria

You might also like