You are on page 1of 9

Transtorno Obsessivo Compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distrbio obsessivo-compulsivo (DOC) um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a prpria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de sade, higiene, organizao, simetria, perfeio ou manias e "rituais" que so incontrolveis ou dificilmente controlveis. O transtorno obsessivo-compulsivo considerado o quarto diagnstico psiquitrico mais frequente na populao. De acordo com os dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), at o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estar entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doena.[2] Alm da interferncia nas atividades, os sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) causam incmodo e angstia aos pacientes e seus familiares. O tratamento deve ser individualizado, dependendo das caractersticas e da gravidade dos sintomas que o paciente apresenta. Em linhas gerais, contudo, utiliza-se a psicoterapia de orientao dinmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacolgico s vezes, em doses bem mais elevadas que as utilizadas no tratamento da depresso. Entre os frmacos preconizados, destacam-se os Inibidores da Recaptao de Serotonina (IRS), tanto os seletivos como os no seletivos. A Clomipramina a droga padro-ouro, e muitos Inibidores Seletivos da Recaptao da Serotonina (ISRS), como fluoxetina, sertralina e paroxetina, so utilizados com boa eficcia.

Transtorno Somatizao

As pessoas com essa perturbao tendem a ter perturbaes da personalidade caracterizadas por egocentrismo (personalidade narcisista) e por uma dependncia exagerada dos outros (personalidade dependente). Uma pessoa com somatizao apresenta muitas queixas difusas de carter fsico. Embora possa afetar qualquer parte do corpo, os sintomas exprimem-se mais frequentemente como dores de cabea, nuseas e vmitos, dor abdominal, menstruaes dolorosas, cansao, perdas de conscincia, relaes sexuais dolorosas e perda do desejo sexual. Embora os sintomas costumem ser primariamente fsicos, tambm podem referir ansiedade e depresso. As pessoas com somatizao descrevem seus sintomas de um modo dramtico e emotivo, referindo-se lhes frequentemente como insuportveis, indescritveis ou o pior imaginvel. Essas pessoas mostram uma extrema dependncia em suas relaes sociais. Pedem

cada vez mais ajuda e apoio emocional e podem enfurecer-se quando sentem que no lhes satisfazem suas necessidades. So muitas vezes descritos como exibicionistas e sedutores. Numa tentativa de manipular os outros, podem ameaar suicidarem-se ou inclusive tentarem-no. Esto frequentemente descontentes com a assistncia mdica que recebem e saltam de um mdico para outro. Encaminhar para consulta psiquitrica pode ser til para avaliar provveis comorbidades que tambm podem ser desencadeadas pelos eventos estressantes (como depresso ou algum transtorno ansioso) e para recomendaes relativas ao tratamento medicamentoso como antidepressivos. A terapia cognitivocomportamental pode ajudar o paciente a desenvolver estratgias mais eficazes e saudveis para lidar com os eventos estressantes e ajudar a superar os traumas causados por eventos anteriores. Cabem aos profissionais de sade validarem e compreenderem a gravidade do sofrimento psicolgico e fazerem exames fsicos regulares para analisar a progresso dos sintomas inclusive para se certificarem da ausncia de outras causas possveis. Remdios como suplementos vitamnicos, ansiolticos, analgsicos e pomadas cicatrizantes podem ser benficos dependendo dos sintomas. O tratamento pode ser considerado bem-sucedido quando melhora a qualidade de vidado paciente e reduz os custos com exames e internaes mesmo que os sintomas no desapaream.

INFARTO AGUD O DO MIOCRDIO

O que infarto agudo do miocrdio? Conceito: infarto agudo do miocrdio se refere morte de parte do msculo cardaco (miocrdio), que ocorre de forma rpida (ou aguda) devido obstruo do fluxo sanguneo das artrias coronrias para o corao. Causas do infarto agudo do miocrdio A principal causa est relacionada presena de uma Doena Arterial Coronariana (DAC). Trata-se de uma doena onde h a deposio de placas de gordura por dentro das paredes das artrias coronrias (as artrias coronrias so vasos sanguneos que irrigam o corao). Quando estas placas de gordura causam obstruo ao fluxo sanguneo das coronrias para o corao, o msculo cardaco sofre pela falta de sangue/oxignio e comea a morrer. Por isso, o tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobstruir as artrias coronrias e evitar a morte do msculo cardaco. Outra causa relacionada ao infarto agudo do miocrdio a ocorrncia de um severo espasmo coronariano. O espasmo coronariano se refere ao colabamento das paredes das artrias coronrias, impedindo o fluxo sanguneo ao corao. Embora no se saiba ao certo o que causa o espasmo das artrias coronrias, muitas vezes esta condio est relacionada a:

Uso de determinadas drogas, como a cocana. Dor intensa ou estresse emocional. Exposio ao frio extremo. Hbito de fumar cigarro.

Sintomas do infarto agudo do miocrdio Nem todas as pessoas tm dor no peito de forma intensa e aguda como mostra a TV e os Cinemas. Os sinais e sintomas do infarto podem variar de pessoa para pessoa. Dentre os sintomas mais comuns, podemos citar:

Dor no peito ou desconforto torcico: so os sintomas mais comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com caractersticas do tipo presso ou aperto, de grau moderado a intenso. Geralmente, a dor pode durar por vrios minutos ou parar e voltar novamente. Em alguns casos, a dor do infarto pode parecer com um tipo de indigesto, queimao no estmago ou azia. Outros sintomas observados durante um infarto so:

Sensao de desconforto nos ombros, braos, dorso (costas), pescoo, mandbula ou no estmago. Algumas pessoas podem ainda sentir uma sensao de dor tipo aperto nos braos e sensao de incmodo na lngua ou no queixo. Palidez da pele, suor frio pelo corpo, inquietao, palpitaes e respirao curta tambm podem ocorrer. Pode haver tambm nuseas, vmitos, tonturas, confuso mental e desmaios.

Preveno do infarto agudo do miocrdio A preveno baseia-se em um maior controle e tratamento dos fatores de risco listados anteriormente, bem como adotar hbitos de vida mais saudveis. Dentre as principais recomendaes, podemos citar:

Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras. Com baixa quantidade de gorduras e sal. Perder peso, em caso de obesidade ou sobrepeso. Parar de fumar. Praticar atividades fsicas regularmente, sob orientao mdica. Tratar adequadamente doenas como o colesterol alto, hipertenso arterial e diabetes mellitus.

Diagnstico do infarto agudo do miocrdio O diagnstico feito pela anlise dos sintomas, histrico de doenas pessoais e de familiares, e pelos resultados de exames solicitados. Abaixo segue uma lista de exames para diagnstico do infarto agudo do miocrdio:

Eletrocardiograma (ECG): na presena de um infarto, geralmente h alteraes no eletrocardiograma que o identifica. Este exame pode mostrar tambm a presena de arritmias cardacas causadas pelo prprio infarto. Dosagem de enzimas cardacas: quando as clulas do msculo cardaco comeam a morrer, h a liberao de uma grande quantidade de enzimas cardacas na circulao sangunea. Por isso faz-se a dosagem dessas enzimas para diagnosticar o infarto. Muitas fezes so feitas vrias dosagens no decorrer do dia para melhor avaliao e diagnstico. As enzimas mais pesquisadas so a Troponina, CK-Total, CK-MB, Mioglobina TGO e LDH.

Angiografia coronariana: consiste na passagem de um cateter atravs de um vaso sanguneo (cateterismo), que visa mapear e estudar a circulao coronariana do corao. Caso este procedimento identifique uma obstruo coronariana, pode se feita uma angioplastia no mesmo momento para desobstruir a coronria e restaurar o fluxo sanguneo normal para o corao. Algumas vezes, durante a angioplastia, pode ser necessria a colocao de um stent (um pequeno tubo em forma de mola) para manter a artria coronria aberta e desobstruda.

Tratamento do infarto agudo do miocrdio O tratamento precoce pode prevenir e limitar os danos causados ao msculo cardaco. O importante agir rpido diante dos primeiros sintomas de infarto agudo do miocrdio, procurando um atendimento mdico prontamente. Alguns tratamentos so iniciados pelo mdico diante da primeira suspeita de infarto do miocrdio, mesmo antes do diagnstico ser confirmado definitivamente. So eles:

Inalao de oxignio, para melhor oxigenao no msculo cardaco. Aspirina, para prevenir formao de trombos ou cogulos sanguneos. Nitroglicerina: trata-se de um medicamento utilizado para reduzir a sobrecarga de trabalho do corao e melhorar o fluxo de sangue pelas artrias coronarianas. Tratamento da dor torcica com analgsicos. A presena da dor pode piorar um quadro de infarto agudo do miocrdio. Uma vez feito o diagnstico de infarto do miocrdio (ou quando a suspeita muito forte) so iniciados tratamentos mais especficos para tentar restaurar fluxo sanguneo para o corao o mais rpido possvel. Os tratamentos incluem medicamentos e procedimentos mdicos. Os medicamentos mais utilizados pelos mdicos so:

Trombolticos: medicaes que dissolvem o trombo ou cogulo no interior das coronrias. Beta-bloqueadores: diminuem a sobrecarga do corao. Inibidores da enzima de converso da angiotensina (IECA): controlam a presso arterial e reduzem a tenso do msculo cardaco. Anticoagulantes: previnem a formao de trombos ou cogulos. Antiagregantes plaquetrios: tambm previnem a formao de trombos. Outras medicaes para reduzir a dor, ansiedade ou tratar arritmias. Quando as medicaes no conseguem parar o processo de infarto, so necessrios procedimentos mdicos para melhor tratamento. Os procedimentos mais utilizados para desobstruir as coronrias so a angioplastia e procedimentos do tipo ponte de safena (a safena uma veia da perna que transplantada para o corao no lugar da artria coronria obstruda). Este procedimento de transplante de vasos sanguneos para substituir a artria coronria, que est obstruda, pode ser feito tambm com artrias mamrias (do trax) e artrias radiais (dos antebraos). Diante do que foi exposto, todo tratamento deve ser prescrito e acompanhado por mdicos, de preferncia em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Complicaes do Infarto Agudo do Miocrdio O infarto um processo de necrose, morte celular. Imediatamente aps sua ocorrncia se inicia o processo de cicatrizao local e readaptao do miocrdio restante as necessidades do corpo. Se no surgirem complicaes, aps alguns meses o processo cicatricial estar completo.

Podem, no entretanto, ocorrer outras doenas decorrentes do infarto. So as chamadas complicaes ps infarto. Sua gravidade se encontra dentro de uma faixa bem ampla de possibilidades, desde a morte sbita ou incapacidade permanente, at a ausncia total de consequncias para a vida futura do infartado.

So complicaes possveis:

Arritmias cardacas Distrbios de conduo ou bloqueios Insuficincia cardaca Disfunes das vlvulas cardacas Aneurisma cardaco Ruptura cardaca, seja do septo interventricular, seja da parede externa do corao Pericardiopatias Tromboembolia pulmonar Tromboembolia sistmica Choque cardiognico

Cuidados de Enfermagem Manter o paciente em decbito elevado no leito; Manter o paciente monitorizado; Promover ambiente calmo e seguro para o paciente; Dar apoio emocional ao paciente; Assegurar a permeabilidade das vias venosas (puncionar 2 acessos venosos sendo um para administrao de drogas e outro para soro); Identificar o tipo de dor e comunicar ao enfermeiro (se ausente ao mdico); Aliviar a dor, administrando a medicao prescrita; Manter vigilncia contnua quanto as possveis complicaes: arritmias, choque cardiognico ...; Verificar SSVV; Observar resposta ao tratamento medicamentoso;

Administrar oxignio; Manter material de urgncia prximo ao leito; Observar e orientar quanto ao repouso absoluto; Orientar o paciente quanto aos hbitos de vida adequados.

BIBLIOGRAFIA http://www.bancodesaude.com.br/infarto-miocardio/infarto-agudo-miocardio http://pt.wikipedia.org/wiki/Infarto_agudo_do_mioc%C3%A1rdio http://www.pdamed.com.br/asspacgra/pdamed_0011_0022_00500.php

ESCOLA TCNICA INOVAR

- SADE MENTAL

Nome: Deiselena Mol Paiva Professora: Mrcia Bahia Turma R

ESCOLA TCNICA INOVAR

- Infarto Agudo do Miocrdio

Nome: Deiselena Mol Paiva Professora: Soraia Turma R

You might also like