You are on page 1of 5

A ORTHO GESSO, sempre pensando em voc, criou este espao para divulgar algumas dvidas e procedimentos do profissional da rea

odontolgica .Todos os mtodos aqui ensinados, so baseados em experincias realizadas anteriormente, porm devem ser adaptados e utilizados conforme as necessidades da clnica e da regio onde esta se encontra.

01 Quais os tipos de gesso existentes no mercado ? - Gesso comum: gesso com menor resistncia mecnica e maior absoro de gua, normalmente utilizado para fazer modelos de diagnsticos e antagonistas. - Gesso pedra: gesso que tem maior resistncia mecnica e usado para confeccionar modelos de prtese dentria. - Gesso Ortodntico: gesso com alta resistncia mecnica e granulometria fina , que facilita o acabamento. usado para confeccionar modelos ortodnticos. - Gesso Tipo IV: gesso com elevada resistncia a compresso e flexo, microgranulado. Utilizado especialmente para confeco de troquis e modelos que requerem alta preciso.

02 Por que devo usar somente o gesso ortodntico ? Por que um gesso super branco, com uma granulometria fina, de fcil acabamento, maior brilho e que supre todas as exigncias dos dentistas. 03 Quais as vantagens do gesso ortodntico da ORTHO GESSO ? O gesso ortodntico ORTHO GESSO passa por um processo especial no qual obtemos uma granulometria padro e estvel. Por isso a absoro da gua se torna uniforme , facilitando seu preparo, bem como o resultado final, pois deixa o modelo com maior brilho e colorao uniforme. Alm da qualidade, temos ainda algumas vantagens na prpria embalagem que, por ser a vcuo, elimina por completo o problema da umidade no transporte e armazenamento mantendo assim inalteradas as caractersticas do produto. Outra vantagem o peso de 10 kg que ideal para manuseio da (o ) prottica (o) evitando desperdcios sendo a nica no mercado com maior resistncia a ruptura .

04 Existe uma forma adequada para trabalhar o gesso ortodntico, facilitando o trabalho do profissional ? Sim, o gesso um minrio muito sensvel podendo ter suas propriedades alteradas com muita facilidade. Veja abaixo os principais cuidados a serem tomados e a forma adequada de trabalhar com o gesso . Armazenamento As caixas devero ser guardadas em um local seco e arejado. Nunca devem ser colocadas diretamente sobre o cho, sendo ideal o uso de pallets , para mant- las afastadas do piso e das paredes, evitando assim contato com lugares frios/midos. Aps aberta a embalagem ,

guardar sempre em recipiente fechado para que o gesso no entre em contato com o ar ,que pode estar mido, e/ou com qualquer outro produto que possa alterar as caractersticas do mesmo.

Preparo Atravs de pesquisas e testes chegou-se concluso que os melhores resultados no processo final so obtidos quando preparamos o gesso da seguinte forma : O material deve estar completamente LIMPO ,sem resduos de qualquer outro produto ou at mesmo de gesso de lotes anteriores . Coloque na cuba, j limpa, a quantidade exata de gua ( filtrada ) a se trabalhar lembrando que em mdia para cada 100 g de gesso utilizaremos 30 ml de gua. Recomendamos a utilizao do medidor de gesso ORTHO GESSO. O prximo passo ser polvilhar o gesso lentamente sobre a gua deixando que esta o absorva por completo. Apenas neste momento dever ser iniciado o processo de espatulao que deve ser de um minuto e de forma uniforme para que no ocorram bolhas. Aps essa etapa o gesso estar pronto para confeco do modelo .

05 Por que o modelo fica com bolhas e como fao para evitar as mesmas ? O gesso deve ser preparado adequadamente no devendo ser espatulado rapidamente, pois pode causar microbolhas. importante que a moldagem no contenha saliva ou sangue, devendo a mesma ser passada na gua gessada (gua preparada com pouco gesso) e ser seca com o bico de ar tendo cuidado para no deformar a moldagem (manter distncia, devido a presso) . Colocar uma pequena quantidade de gesso nos posteriores , fazer movimentos circulares e dar suaves batidas para que o gesso flua adequadamente.Repetir esse processo at que todas as cavidades da arcada estejam cobertas para depois completar. Nesse caso pode se usar o vibrador tambm.

06 - Como fao para obter uma presa mais rpida ? O correto pedir o gesso ortodntico da ORTHO GESSO, presa de 10 minutos. Outras atitudes que alteram a qualidade do produto - diminuir quantidade de gua, o mesmo ficar mais resistente - gua quente , gua gessada ou colocar uma pitada de sal, diminuir a resistncia - espatular por mais tempo, pode dar mais microbolhas 07 - Como fao para obter uma presa mais lenta ? O correto pedir o gesso ortodntico da ORTHO GESSO, presa de 20 minutos. Outras atitudes que alteram a qualidade do produto

- aumentar a quantidade de gua, diminuir a resistncia. - gua gelada, poder causar grumos, dificultando o acabamento 08 - Por que o modelo trinca ou esfarela ? O modelo pode trincar ou esfarelar devido a alguns fatores: - quando passa do tempo de secagem havendo ainda o risco de ficar amarelado. - temperatura alta, o ideal at 60C. - quando retirado do processo de secagem, sem que o mesmo esteja totalmente resfriado, devido ao choque trmico. - manusear o gesso na fase de presa - excesso de gua, o que deixa o modelo menos resistente.

09 - Por que o modelo mofa ou apresenta manchas acinzentadas ? - por no ser seco por completo , tempo insuficiente no processo de secagem. - pode ser excesso de gua, aumentando muito o tempo de secagem - forma inadequada de preparo do gesso, pois os gros de gesso no vo absorver a mesma quantidade de gua (verificar o processo correto na questo 4 ).

10 Como preparar o banho e qual a sua finalidade ? O banho tem a finalidade de impermeabilizar o gesso , dando assim maior resistncia, brilho e um fino acabamento no modelo. Existem vrias frmulas, porm na prtica verificamos que a mais eficiente :

Ingredientes: 1 litro de gua 1 pedra de sabo de coco UFE (200 gramas) que serve como impermeabilizante, formando ainda uma camada isolante, dando maior resistncia e brilho colher de caf de brax que serve para fixar o banho. Modo de preparo: Ralar o sabo e dissolver na gua morna, atingindo de 60C a 80C , desligar o fogo e acrescentar o brax. Misturar novamente. Usar a soluo j fria. 11 - Quais os mtodos de secar os modelos e quais os problemas que podem causar ? Lembramos que sempre existir uma variao no tempo de secagem decorrente do tamanho do modelo e da quantidade colocada para secar. Os mesmos devero ser colocados em p e com distncia entre cada um. importante deixar os modelos esfriarem por completo para que no trinquem. Todos os mtodos devem ser adaptados conforme as necessidades da clnica e de acordo com a regio.

Estufa de lmpadas, esse tipo de estufa normalmente feito de madeira ou chapa de alumnio. No caso da madeira, forrar com papel alumnio, porque seno esta pode queimar. A lmpada ideal a de 200 Watts e deve ter uma distncia mnima de 12cm da prateleira onde ficaram os modelos . O modelo dever estar seco em 1 hora e meia, porm verificar depois de uma hora, pois o mesmo pode trincar e ficar amarelado, se passar do tempo de secagem e se a temperatura elevar muito. Estufa eltrica, a temperatura no deve ultrapassar 60, o modelo normalmente demora em mdia quatro horas para secar, porm depende muito do tamanho do mesmo. aconselhado abrir a estufa aps esse tempo e verificar quais os modelos que j esto secos, pois os mesmos podero trincar e ficar amarelados se passar do tempo e da temperatura. Microondas , apesar de ser o mtodo mais rpido, depende muito da potncia do forno. Devese abrir o forno a cada 2 minutos para verificar se o modelo esta totalmente seco, pois o mesmo pode estourar, devido alta potncia. Secadora de roupa (enxuta) Todos os modelos devero ser colocados em prateleiras, dentro da secadora e secar por duas horas. Aps esse perodo abrir um pouco a secadora para sair o ar quente e somente depois disso, retir-los Sol - deixar os modelos em um local seguro, para tomar sol at ficarem secos por completo.

12 Por que as vezes a base e o molde dos dentes dos modelos ficam com tons diferentes ? O molde dos dentes e a base possuem massa e volume diferentes, dificultando a proporo gua/p, por isso a necessidade de serem medidos (usar o medidor ORTHO GESSO para se obter a mesma consistncia.

OUTRAS DICAS 1 medida do medidor ORTHO GESSO faz um modelo mdio 2 medidas do medidor ORTHO GESSO fazem um modelo mdio e um grande Nunca jogue o gesso que sobra dentro de uma pia, pois pode entupi-la. Assim, espere secar e jogue os pedaos de gesso no lixo. Se a temperatura da secagem no for bem controlada (no mximo at 60 ), pode-se eliminar a gua de cristalizao e enfraquecer o gesso. O gesso deve ser armazenado a 15cm de distncia do piso e das paredes e uma vez aberto o pacote, dever ser mantido em um recipiente com tampa, em local seco e arejado.

You might also like