You are on page 1of 4

E

ENFERMEIRO - PSF Concurso Pblico 2010 4. Assinale a alternativa em que as opes 1 e 2 so igualmente corretas quanto separao de slabas. 1. Assinale a nica alternativa que est (A) 1. pa-s ; 2. pais corretamente redigida, de acordo com a norma (B) 1. op-tar ; 2. pe-i-xe culta da lngua. (C) 1. co-ord-e-nar ; 2. hon-ra (A) Os cidados argentinos orgulham-se de sua (D) 1. car-ro ; 2. con-vi-co ascendncia europia, o que no os impede de vir s (E) 1. fi-lha ; 2. con-sci-n-cia praias catarinenses passar o vero. (B) Embora orgulhem-se de sua origem europia, 5. Escreva ( V ) para a afirmativa correta e ( F ), para muitos cidades argentinos vm as praias catarinenses a incorreta. durante o vero. (C) Apesar de se orgulharem de sua origem europia, ( ) igualmente correto dizer O diretor atendeu aos os argentinos passam o vero em praias catarinenses interessados ou O diretor atendeu os por causo que suas guas so tpidas. interessados. (D) Mesmo preferindo a Europa, muitos argentinos vem ( ) Ratificar e retificar so vocbulos parnimos e por no vero a Santa Catarina porque as praias isso podem ser usados um pelo outro catarinenses tm menas gente. sem que haja alterao de sentido. (E) Mesmo preferindo a Europa, muitos argentinos ( ) Na orao No me faas chorar!, observa-se o passam o vero no Brasil haja visto que fica mais uso correto da prclise. prximo e custa menos. ( ) Na orao O filho mais velho abraou-lhe com carinho., observa-se o uso correto do 2. Observe a frase: pronome oblquo, que exerce a funo de objeto direto. ( ) Para a pergunta Que horas so?, a resposta Buenos Aires, escolhida capital da Argentina em 1880, correta : uma hora. quando tinha 650 mil habitantes, a maioria imigrantes europeus, ainda mantm hbitos de quase provncia. Assinale agora a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. Coloque dentro dos parnteses (coluna 2) o nmero (A) V V V F V que corresponda classificao correta dos conjuntos (B) V F V F V destacados, de acordo com a coluna 1. (C) V F F F V (D) F V F V F Coluna 1 (E) F F V V F 1. hiato 2. ditongo decrescente 06. As verdades filosficas se contradizem...; o item 3. ditongo crescente abaixo em que o SE apresenta valor idntico quele 4. grupo consonantal que possui neste segmento destacado do texto acima 5. dgrafo :

P1 LNGUA PORTUGUESA

ENFERMEIRO - PSF Concurso Pblico 2010 08. O item em que a preposio sublinhada 13. Todos sabemos que a lngua no monoltica apresenta mais valor semntico (nocional) que e apresenta variaes; o que NO se pode afirmar gramatical (relacional) : quanto variao lingstica que:

(A) (B) (C) (D) (E)

Gostaramos de ter segurana...; ...para acreditar em coisas...; ...dignas da nossa confiana.; As verdades do crente...; ...dependem da histria..

(A) (B) (C) (D) (E)

h variaes mais dignas que outras; ocorrem variaes de carter regional; existem variaes de cunho social; h variaes entre pases de mesma lngua; ocorrem variaes derivadas do nvel cultural dos falantes. marca

09 A palavra sublinhada tem sua classe gramatical corretamente indicada em: (A) (B) (C) (D) (E) ...mais desconfiados do que no passado.pronome adjetivo indefinido; ...somos todos bastante divididos interiormente. pronome adjetivo indefinido; ...ningum pode assegurar que so inteiramente dignas...- pronome relativo; ...mais acirrada ser a controvrsia entre eles.- pronome pessoal reto; S acredite no que seus olhos vem...pronome demonstrativo.

14. Caracterstica abaixo que predominantemente os textos descritivos : (A) (B) (C) (D) (E)

a ateno s aes ou acontecimentos; a sucesso temporal; uso do pretrito perfeito do indicativo; a presena marcante de substantivos e adjetivos; pretende discutir, informar ou expor.

15. Observe a seguinte frase de caminho: Marido de mulher feia detesta feriado.; o item a seguir que mostra uma inferncia inadequada desse lema do caminhoneiro : (A) (B) (C) (D) (E) feriado dia em que no se trabalha; marido de mulher feia tem amante; viver com mulher feia no agradvel; algumas mulheres feias se casam; o marido de mulher feia gosta de ficar fora de casa.

10. O adjetivo desconfiados equivale semanticamente a sem confiana; a correspondncia correta entre o sentido do adjetivo e a expresso dada est em: (A) ... unidade monoltica... = de um s tipo; (B) ... dilogo mais desenvolto... = de desenvolvimento; (C) ... formas rgidas e dogmticas de pensar. = de credibilidade; (D) ... concluses peremptrias... = de rapidez; (E) ... valores mais comprometidos... = de compromisso. 11. Considerando flexo como o processo de variao na estrutura interna do vocbulo, a palavra abaixo que admite flexo de gnero : (A) (B) (C) (D) (E) pedinte; homem; aluno; caracol; artista. uma dos

P2 SADE PBLICA
16. As aes e servios pblicos e os servios privados controlados ou conveniados que integram o SUS (Sistema nico de Sade) so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal obedecendo os seguintes princpios, EXCETO:

Coluna 2 ( ) escolhida ( ) tinha ( ) europeus ( ) quase ( ) provncia ( ) maioria Assinale agora a resposta que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. (A) 1 5 3 2 4 2 (B) 4 4 2 3 5 1 (C) 4 5 3 2 1 5 (D) 5 5 2 3 4 1 (E) 5 5 3 2 3 1 3. Assinale a alternativa em que todos os vocbulos so acentuados devido mesma regra de acentuao grfica. (A) bomio ingls tm (B) Amrica hbitos at (C) poca caf europia (D) sculo perodo sade (E) influncia provncia conclio

(A) (B) (C) (D) (E)

Procura-se um meio de fazer o homem menos ctico; Os homens modernos esconderam-se da verdade; Pascal se declarou irracionalista; A cincia e a f se digladiam; As doutrinas filosficas queixam-se do ceticismo moderno.

07. Drasticamente, indefinidamente so advrbios que mostram a formao dos advrbios em mente, anexando este sufixo forma feminina do adjetivo. Tal processo de formao se explica: (A) (B) (C) (D) (E) porque historicamente o atual sufixo mente era um vocbulo feminino; por razes fonolgicas, j que se formariam sons desagradveis; em virtude de ser esse o processo de formao em latim; em funo de os sufixos serem femininos; por serem todos os advrbios em mente classificados como advrbios de modo.

(A) Universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis assistenciais. (B) Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. (C) Direito a informao, as pessoas assistidas, sobre sua sade. (D) Participao da comunidade. (E) No descentralizao poltico- administrativa, com direo nica em cada esfera de governo 17. Em relao aos princpios e diretrizes que integram o Sistema nico de Sade (SUS), marque V para os verdadeiros e F para os falsos: ( ) Universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia. ( ) Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. ( ) Direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade. A seqncia est correta em: (A) F, V, F (B) V, V, F (C) V, F, V (D) V, V, V (E) F, F, F
Pgina 2 de 7

12. O item abaixo que apresenta caracterstica dos adjetivos e no substantivos : (A) (B) (C) (D) (E) designao dos seres; papel sinttico de atributo; funo de ncleo de sujeito; invariabilidade mrfica; variabilidade em gnero e nmero.

Pgina 1 de 7 www.pciconcursos.com.br

ENFERMEIRO - PSF Concurso Pblico 2010 18. Marque V para as afirmativas verdadeiras e 22. A humanizao sugerida como uma das F para as falsas: estratgias para alcanar a qualificao da ateno e da gesto em sade no SUS. Considerando este ( ) a assistncia sade no livre iniciativa privada. aspecto INCORRETO afirmar: ( ) o servios pblicos que integram o Sistema nico (A) Construir uma poltica no sentido da ateno e de Sade(SUS) constituem campo de prtica para gesto impe ao SUS uma perspectiva de rede. ensino e pesquisa, mediante normas especficas, (B) Numa atitude humanizadora todas as polticas do elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. SUS devero se articular. ( ) a sade um direito fundamental do ser humano, (C) Deve-se destacar o aspecto subjetivo presente em devendo o Estado, prover as condies indispensveis qualquer ao humana e em qualquer prtica de ao seu pleno exerccio. sade. (D) O intercmbio entre os programas do SUS no se A seqncia est correta em: formalizam na construo das redes. (A) F, V, V (E) Gesto e qualificao humanizadas constituem uma (B) F, F, V rede de construo permanente de laos de cidadania (C) V, F, F (D) F, V, F 23. A carta publicada pelo Ministrio da Sade dos (E) V, F, V Direitos dos Usurios da Sade do SUS baseia-se em seis princpios bsicos de cidadania, tendo 19. Assinale a alternativa CORRETA sobre as como primeiro princpio: Assegurar ao cidado o conferncias de sade: acesso ordenado e organizado aos sistemas de sade, visando a um atendimento mais justo e (A) A Conferncia de Sade se rene a cada quatro eficaz. NO justifica este princpio: anos (A) Acesso a aes de proteo relativas a (B) A Conferncia de Sade tem representao paritria de vereadores, governo, usurios e polticos epidemiologia e em determinadas situaes aos em geral condicionantes coletivos. (C) A Conferncia de Sade organizada pelo poder (B) Nas situaes de urgncia/emergncia, o legislativo atendimento se dar de forma incondicional, em (D) A Conferncia de Sade formada pelos tcnicos e qualquer unidade do sistema. representantes do legislativo e judicirio (C) O acesso se dar prioritariamente pelos Servios (E) A Conferncia de Sade formada por de Sade da Ateno Bsica prximos ao local de trabalhadores de sade apenas moradia. (D) Em caso de risco de vida ou leso grave, dever 20. Leia com ateno as afirmativas seguintes e ser assegurada a remoo do usurio em condies assinale a seguir a alternativa CORRETA: seguras que no implique maiores danos para um I O Programa Sade da Famlia PSF deve ser estabelecimento de sade com capacidade para implantado nos municpios pelo Ministrio da Sade receb-lo. II O PSF trabalha com a lgica da populao (E) O encaminhamento Ateno Especializada e cadastrada e ligada equipe Hospitalar ser estabelecido em funo da III O PSF no necessita de aprovao do Conselho necessidade de sade e indicao clnica, levandode Sade para sua implantao se em conta critrios de vulnerabilidade e risco com (A) A afirmativa II est correta apoio de centrais de regulao que facilitem o (B) As afirmativas I, II e III esto corretas acesso a servios de retaguarda. (C) As afirmativas I, II e III esto erradas (D) As afirmativas I e III esto corretas 24. A estruturao da Rede Nacional de Ateno (E) As afirmativas II e III esto erradas Integral Sade do Trabalhador no SUS, designa aes de responsabilidade das Regies e dos 21. A Lei Orgnica da Sade, Lei N 8.080, incisiva municpios. Analise-as: nos seus princpios e diretrizes quando destaca: I. Implementao da notificao dos agravos 1- A universalidade de acesso aos servios de sade sade, na rede de ateno do SUS, e os riscos em todos os nveis de assistncia. 2- A igualdade de assistncia sade, sem relacionados com o trabalho, alimentando o sistema preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. de informaes dos rgos e servios de vigilncia, 3- A participao da comunidade. assim como a base de dados de interesse nacional. 4- A utilizao da epidemiologia na definio de II. Criao de mecanismos para o controle de prioridades e orientao no planejamento das aes qualidade das aes em sade do trabalhador dos servios de sade. desenvolvidas pelos municpios, conforme procedimentos de avaliao definidos em conjunto Esto CORRETAS as afirmativas: com os gestores do SUS. (A) 1, apenas III. Pactuao com os gestores regionais e (B) 1, 2, 3 e 4. municipais das aes de ateno integral Sade (C) 1, 2 e 3, apenas. do Trabalhador. (D) 1, 2 e 4, apenas. (E) 3 e 4, apenas

ENFERMEIRO - PSF Concurso Pblico 2010 e bactrias) e, portanto, do agente etiolgico, ou seja, Est(o) correta(s) a(s) alternativa(s): aquele que causa a doena. (A) I e II (C) Estudos e conhecimentos provindos principalmente (B) II e III da epidemiologia social nos meados do sculo XX (C) I, II e III esclarecem melhor a determinao e a ocorrncia das (D) II doenas em termos individual e coletivo. (E) III (D) O processo sade-doena, embora se concretize 25. Considerando o disposto na Lei Federal na sociedade, no se constitui como expresso 8080/1990, entende-se por Vigilncia particular do processo geral da vida social, pois se Epidemiolgica: realiza em estados estanques e isolados, de causa(A) Um conjunto de aes que proporcionam o ao aleatria e determinveis de modo objetivo. conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer (E) Processo sade-doena a determinao unvoca mudana nos fatores determinantes e dos conceitos do que ser ou estar doente e do que condicionantes de sade individual ou coletiva, com ser ou estar saudvel. a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. 29. A expanso e a qualificao da ateno bsica, (B) Um conjunto de atividades que se destina a organizadas pela estratgia Sade da Famlia, proteo da sade de um segmento determinado da compem parte de um conjunto de prioridades polticas apresentadas pelo Ministrio da Sade e sociedade, visando sua recuperao, mesmo aprovadas pelo Conselho Nacional de Sade. Essa quando advindos das condies de trabalho. concepo supera a antiga proposio de carter (C) Um conjunto de aes capaz de eliminar, reduzir exclusivamente centrado na doena e desenvolveou prevenir riscos sade e de intervir em se por meio de prticas gerenciais e sanitrias problemas decorrentes da circulao e de produo democrticas e participativas. de bens. Em relao ao texto acima, assinale a alternativa (D) As alternativas A e B esto corretas. correta. (E) As alternativas A, B e C esto corretas.

26. A visita domiciliar, adotada como metodologia em vrios programas de sade, tem como objetivo principal a: (A) ateno aos aspectos fsicos da comunidade. (B) ateno aos meios de comunicao das famlias. (C) ateno aos meios de mobilizao das famlias. (D) ateno s condies materiais da comunidade. (E) ateno s famlias e comunidade em geral. 27. Aes educativas e orientao a indivduos e comunidade, a fim de ampliar as possibilidade de realizar escolhas e assim diminuir os riscos de adoecimento geradas pelo estilo de vida, compem a: (A) Preveno de agravos. (B) Ateno terciria. (C) Promoo da sade. (D) Ateno Bsica seletiva. (E) Educao continuada.
28. Sade no um bem de troca, mas um bem comum e um direito social. Cada um e todos devem ter assegurados o exerccio e a prtica do direito sade, a partir da aplicao e utilizao de toda a riqueza disponvel, conhecimentos e tecnologia desenvolvidos pela sociedade nesse campo, adequados s necessidades comuns, que abrangem a promoo e proteo da sade, preveno, diagnstico, tratamento e reabilitao de doenas. Considerando o texto acima, sobre o processo sadedoena, INCORRETO afirmar:

(A) A Sade da Famlia operacionalizada mediante a implantao de equipe profissional nica em unidades bsicas de sade e, portanto, entendida como uma estratgia de reorientao do modelo assistencial. (B) As equipes do Programa Sade da Famlia so responsveis pelo acompanhamento de um nmero indefinido de famlias, localizadas em diversas reas geogrficas. (C) As equipes do Programa Sade da Famlia atuam com aes de promoo da sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e agravos mais freqentes e na manuteno da sade desta comunidade. (D) O Programa Sade da Famlia um projeto esttico do SUS e, por sua natureza local, no est condicionado evoluo histrica e organizao do sistema de sade no Brasil. (E) As equipes do Programa Sade da Famlia so compostas por um mdico de famlia, um auxiliar de enfermagem e dois agentes comunitrios de sade. Quando ampliada, conta ainda com um dentista e um tcnico em higiene dental.

(A) O processo sade-doena representa o conjunto de relaes e variveis que produz e condiciona o estado de sade e doena de uma populao, que se modifica nos diversos momentos histricos e do desenvolvimento cientfico da humanidade. (B) Os estudos sobre doena de Louis Pasteur na Frana, entre outros, determinam a teoria da unicausalidade, com a descoberta dos micrbios (vrus

30. De acordo com a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, a sade tem como fatores determinantes e condicionantes: (A) somente os vrus, bactrias e fungos existentes no meio ambiente. (B) as condies ambientais favorveis ao desenvolvimento industrial do Pas. (C) o acesso aos bens e servios essenciais de sade e o nvel de estresse ao qual o indivduo est submetido diariamente. (D) a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais. (E) a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 afirma que a sade um direito fundamental do ser humano, mas no explicita quais so os fatores determinantes e condicionantes da sade.

Pgina 3 de 7 www.pciconcursos.com.br

Pgina 4 de 7

E
P3 CONHECIMENTO ESPECFICOS

Concurso Pblico 2010

ENFERMEIRO - PSF

E
A seqncia correta : (A) F V F F (B) F F V V (C) V F F V (D) V V V F (E) V V F V

31. Podemos dizer que a dengue : (A) De etiologia viral com 4 diferentes sorotipos (I a IV) transmitidos pelo Aedes-aegypti (B) Doena de etiologia viral com 3 diferentes sorotipos (I a III) que torna-se infecciosa causando pneumonia (C) Doena de etiologia viral com 4 diferentes sorotipos (I a IV) transmitidos pelo falciparum (D) Doena de etiologia viral com 4 diferentes sorotipos (I a III) que torna-se infecciosa causando pneumonia (E) Doena de etiologia viral com 4 diferentes Sorotipos (I a IV) transmitidos pelo contato sanguneo 32. So atribuies do enfermeiro de PSF: (A) Documentas irregularidades frquentes ao administrador da UBS, observar se existe coerncia Mdica em suas hipteses diagnsticas. (B) Realizar consultas de enfermagem, sae , Delegar a equipe de enfermagem aes que promovam auxlio e preveno de possveis doenas. (C) Preencher guia de atendimento, e organizar as filas da farmcia, sala e imunizao e curativos. (D) observar se existe coerncia Mdica em suas hipteses diagnsticas. (E) assessorar o Prefeito em questes da administrao da sade pblica e participar, como membro efetivo, do CMS 33. O Programa de Sade da Famlia PSF foi concebido pelo Ministrio da Sade como propsito de superao do modelo assistencial vigente na poca. Para que isso ocorra na prtica, necessrio, EXCETO: (A) O reconhecimento dos servios de sade como espao pblico e como tal ser presidido por valores humanitrios de reconhecimento de direitos de cidadania. (B) A possibilidade de universalizar o acesso, a escuta qualificada do usurio e o compromisso com a resoluo de seu problema de sade, entendidos como acolhimento. (C) Reconhecer os micro espaos de trabalho e poder como ponto de partida de inaugurao de novas prticas. (D) Reconhecer o trabalho em sade como um trabalho vivo em ato, motivo pelo qual o gestor deve se responsabilizar apenas pelas questes estruturais da produo dos servios. (E) Alocao dos recursos necessrios e o planejamento oramentrio que garantam a execuo do Programa.

35. A vacina o imunobiolgico que contm um ou mais agentes imunizantes em diversas formas. Sobre a composio das vacinas, marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s) ( ) Pequenas quantidades de substncias antibiticas ou germicidas so includas na composio das vacinas para evitar o crescimento dos contaminantes. ( ) Os adjuvantes so compostos de alumnio utilizados para aumentar o poder imunognico de algumas vacinas. ( ) Os lquidos em suspenso so constitudos por solues alcolicas que compem as vacinas. ( ) O produto no qual a vacina apresentada contm, alm do agente imunizante, alguns outros componentes. A seqncia correta : (A) F V V F (B) F F V V (C) V F F V (D) V V V F (E) V V F V 36. Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s) ( ) Pessoas com aids no devem tomar a vacina inativada contra a poliomielite. ( ) Pessoas com infeco sintomtica pelo vrus HIV devem tomar a vacina BCG. ( ) Pessoas com infeco sintomtica pelo vrus HIV no precisam evitar as vacinas vivas. ( ) Pessoas com infeco assintomtica pelo vrus HIV, porm comprovada por testes sorolgicos, podem receber todas as vacinas includas no programa nacional de imunizao. A seqncia correta : (A) F V V F (B) F F F V (C) V F F V (D) V V V F (E) V V F V 37. Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s) Na vigncia do atendimento de emergncia de uma criana da sua comunidade durante visita domiciliar, o enfermeiro de sade da famlia deve saber sobre as emergncias respiratrias na criana que: ( ) o cuidado de enfermagem imediato deve ser procurar um acesso venoso. ( ) so a principal causa de parada cardaca, por levarem rapidamente hipxia. ( ) vias areas de crianas so anatomicamente diferentes das vias areas do adulto e demoram mais para obstruir. ( ) em crianas, o posicionamento adequado da cabea com auxlio de coxins no auxilia na permeabilizao das vias areas.

ENFERMEIRO - PSF Concurso Pblico 2010 (E) Prevalncia a soma de casos novos e antigos, em uma populao delimitada, em um determinado perodo de tempo.

38.Num posto de sade, onde faltou energia durante 2 horas, a conduta bsica realizada para preservar as vacinas foi: (A) Transferir as vacinas para outro local com energia eltrica (B) Colocar as vacinas numa caixa fria (isopor) (C) Vedar a geladeira (D) Colocar as vacinas no congelador da geladeira (E) Abrir a geladeira para que o ar do ambiente mantenha a temperatura 39.Todo profissional de sade deve prestar informaes claras e adequadas sobre os riscos do tabagismo sade, sendo correto afirmar que: (A) o alcatro do cigarro a substncia que causa dependncia, por seus efeitos psicoativos, e pela sensao de bem estar que provoca; (B) as mulheres fumam muito mais que os homens, tanto no Brasil como no mundo todo; (C) o tabagismo uma questo de escolha, e as campanhas so dirigidas prioritariamente para as pessoas adultas; (D) o tabagismo passivo controlado garantindo-se uma distncia de quatro metros entre o fumante e o no-fumante; (E) o cigarro considerado a maior causa de morte evitvel, em todo o mundo, pela Organizao Mundial da Sade. 40. As exigncias para a preveno de doenas ocupacionais, no incluem: (A) Cuidados de descontaminao e lavagem de equipamentos e uniformes. (B) Existncia de chuveiros nos vestirios dos empregados. (C) Uso sistemtico de equipamento para proteo individual (EPI). (D) Imunizao ativa em profissionais de sade que exercem atividades de risco. (E) Verificao do nmero de internaes, altas, nascimentos e bitos. 41. A respeito dos indicadores em pesquisa epidemiolgica, assinale a opo incorreta. (A) Coeficiente uma proporo que mede risco, cujo numerador no est contido no denominador nem um subconjunto dele. (B) Taxa, anloga idia de velocidade, um quociente com uma freqncia no numerador e uma medida de tempo no denominador. (C) ndice uma razo em que o numerador e o denominador no representam subconjuntos um do outro. (D) Incidncia o nmero de casos novos de um evento em uma populao delimitada, em um determinado perodo de tempo.

42. A gravidez e o parto em adolescentes esto associados a altas taxas de morbidade e de mortalidade. Os programas que visem sade reprodutiva deste segmento devem ser capazes de indicar os mtodos contraceptivos mais adequados. Os mtodos contraceptivos mais indicados para adolescentes so: preservativo masculino e contraceptivos orais. preservativo feminino e preservativo masculino. mtodo de Billings e mtodo da tabela. preservativo masculino e dispositivo intrauterino (D.I.U.). (E) preservativo feminino e diafragma. (A) (B) (C) (D) 43. O Cdigo de tica do Profissional de Enfermagem rene normas, princpios, direitos e deveres pertinentes conduta tica que dever ser assumida pelos profissionais dessa rea. A esse respeito, julgue os itens que se seguem e marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s) ( )O profissional de enfermagem deve exercer sua profisso com autonomia, respeitando os limites estabelecidos pelos preceitos legais da enfermagem. ( ) O profissional de enfermagem deve-se responsabilizar por falta cometida em atividades de sua profisso, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe. ( ) dever do profissional de enfermagem atualizar continuamente seus conhecimentos tcnico-cientficos e culturais. ( ) direito do profissional alertar o colega responsvel por falta cometida por impercia, imprudncia e negligncia. ( ) de competncia do Conselho Federal de Enfermagem a deciso relativa pena de cassao do direito ao exerccio profissional. A ordem seqencial correta : (A) (B) (C) (D) (E) V, F, F,F,V F,V, F,V,V F,V, F,V,F F,V, F, F,V V,V, F,F,V

34. No caso de substncia custica atingir o globo ocular, devemos ter de imediato, a seguinte conduta: (A) lubrificao das plpebras com leo mineral. (B) lavagem abundante dos olhos com gua corrente. (C) irrigao do globo com anestsico (D) aplicao de curativo ocular. (E) colocao de culos escuros

44. No caso de substncia custica atingir o globo ocular, devemos ter de imediato, a seguinte conduta: (A) (B) (C) (D) (E) . lubrificao das plpebras com leo mineral. lavagem abundante dos olhos com gua corrente. irrigao do globo com anestsico aplicao de curativo ocular. colocao de culos escuros.

Pgina 5 de 7 www.pciconcursos.com.br

Pgina 6 de 7

Concurso Pblico 2010 45. A verificao da ausculta dos batimentos cardiofetais (bcf), realizada com estetoscpio de Pinard, requer do profissional de sade procedimentos que viabilizem a execuo correta do exame. Analise os passos a seguir: 1- controlar o pulso da gestante; 2- descobrir o abdome; 3- posicionar a gestante em decbito dorsal; 4- identificar o dorso fetal pela palpao; 5- pressionar levemente, com a cabea o estetoscpio sobre o local correspondente ao dorso fetal; 6- procurar o ponto de melhor ausculta do BCF; 7- segurar o estetoscpio de Pinard pelo tubo; 8- contar o BCF; 9- registrar os dados obtidos. A ordem seqencial correta : (A) (B) (C) (D) (E) 1, 3, 2, 5, 4, 6, 7, 8 e 9. 2, 1, 3, 7, 5, 4, 6, 8 e 9. 3, 1, 9, 2, 6, 5, 4, 7 e 8. 3, 2, 4, 1, 7, 5, 6, 8 e 9. 3, 2, 4, 7, 5, 6, 1, 8 e 9.

ENFERMEIRO - PSF

Pgina 7 de 7 www.pciconcursos.com.br

You might also like