You are on page 1of 30

PROCESSO SELETIVO 2010 / II

BOLETIM DE QUESTES

INGLS

INSTRUES AO CANDIDATO
1. Este o BOLETIM DE QUESTES da Prova, o qual contm as Partes I e II, a saber: Parte I REDAO. Parte II 50 QUESTES OBJETIVAS das seguintes disciplinas: Lngua Portuguesa (06), Matemtica (06), Fsica (06), Biologia (06), Qumica (06), Histria (06), Geografia (06), Literatura (04) e Lngua Estrangeira (04). 2. Verifique se este BOLETIM est completo e se o mesmo corresponde LNGUA ESTRANGEIRA de sua opo. Em caso de divergncia, comunique imediatamente ao fiscal. 3. Alm deste BOLETIM, voc receber o CARTO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAO, os quais esto devidamente identificados com seu nome e nmero de inscrio. Confira, cuidadosamente, o material recebido e, em caso de divergncia, comunique imediatamente ao fiscal. 4. A FOLHA DE REDAO o espao destinado para o desenvolvimento da mesma. Utilize, se necessrio, outros espaos para rascunho. 5. No destaque qualquer folha do grampo. No identifique, quer com seu nome, quer com seu nmero de inscrio ou de outra forma, qualquer folha destinada s suas respostas.Escreva com letra bem legvel, evitando rasuras. Use caneta esferogrfica azul ou preta. 6. Para cada uma das QUESTES OBJETIVAS so apresentadas quatro alternativas, classificadas com as letras A, B, C e D. S uma corresponde ao quesito proposto. Marque uma alternativa somente. A marcao de mais de uma anula a questo. As instrues para preenchimento do CARTO-RESPOSTA esto indicadas no mesmo. Observe a nica maneira correta apresentada. Utilize caneta esferogrfica azul ou preta. 7. Ao final da prova, dirija-se ao fiscal para entregar todo o material recebido: o BOLETIM DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAO. A devoluo do material de sua inteira responsabilidade. Em seguida, assine a lista de freqncia na linha correspondente ao seu nome. 8. O tempo total de prova de 05 (cinco) horas. 9. Mantenha a calma e a tranquilidade.

BOA PROVA!

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 1

PARTE I - REDAO
Estamos lhe apresentando dois temas para redao. Escolha apenas um deles para desenvolver seu texto em prosa (textos em verso sero anulados). Lembre-se de que voc est participando de um concurso e a redao avalia seu desempenho no registro escrito da lngua, portanto procure ajustar-se modalidade adequada para a ocasio. Quanto forma de grafar e acentuar as palavras, sero aceitas tanto a vigente at 31/12/08 quanto a que entrou em vigor em 01/01/09. Seu texto dever ter no mnimo 12 e no mximo 30 linhas. Boa prova.
Proposta 1 Projeto que promove escola pblica alvo de rejeio Pura demagogia ou uma tentativa de democratizar a educao no pas? Na opinio da maioria dos deputados e senadores, a primeira opo a mais apropriada para classificar o projeto de lei que obriga os filhos dos polticos a estudar em escolas do governo. No Senado e na Cmara dos Deputados, parlamentares torcem o nariz quando o assunto uma proposta apresentada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em maio de 2007, e at hoje aguardando parecer da Comisso de Constituio e Justia do Senado. A proposio prev que, a partir de 2014, agentes pblicos eleitos para Executivo e Legislativo, nos Estados, Municpios e no Distrito Federal, devem matricular seus herdeiros em idade escolar nas instituies pblicas. A determinao recairia sobre 64,8 mil polticos com mandato no pas, entre os quais vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e at o presidente da Repblica e o seu vice. Como so os prprios interessados que vo interferir na votao do projeto, a aprovao ser bem difcil. O Liberal ouviu alguns parlamentares da bancada federal paraense no Congresso. A maioria teceu crticas ferozes proposta. Mas alguns aprovam a iniciativa de Buarque. O projeto busca, atravs dessa obrigatoriedade, o aperfeioamento do ensino pblico. um caminho radical, mas muito inteligente, que forar investimento bem mais robusto para o ensino pblico,, defende Zenaldo Coutinho. A sensibilidade do poltico em dar prioridade educao vai at o limite da urna. Depois do voto, ele esquece esse compromisso. Por isso, eu acho que uma das propostas mais inteligentes e oportunas., reforou Giovanni Queiroz. Sem p nem cabea, define Z Geraldo. Uma burrice, demagogia pura, segundo Zequinha Marinho.
( Thiago Vilarins, O Liberal, 11/04/2010 trecho)

Reflita sobre as informaes que o texto lhe oferece e forme uma opinio sobre a seguinte questo: o projeto de lei do senador Cristovam Buarque representa a soluo para, finalmente, termos uma educao pblica de qualidade no Brasil? Construa um texto em prosa que registre sua opinio sobre a questo formulada na proposta.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 2

Proposta 2 Heranas de valor mais sentimental do que financeiro so cultuadas por jovens que as recebem Ao contrrio do que acontece nos filmes, na vida real as heranas nem sempre envolvem milhes de dlares e uma viva gananciosa. Muita gente herda, em vez de dinheiro, objetos cujo valor sentimental maior que o de mercado. As heranas mais valiosas de Thas Almeida esto em uma caixa abarrotada de papis. Ela guarda um recorte de jornal que fala sobre a morte de seu pai, os poemas que ele fez para a me dela e a carta escrita por ele um dia antes de morrer, vtima de enfarte. Em vez de guardar, Nicholas Vallone, 17, preferiu expor sua herana logo na entrada de casa. Ele pendurou na parede o basto de madeira com um cavalo de prata na ponta que o av ganhou de Tancredo Neves, na poca (1985), recm eleito presidente da Repblica. Juliana Annes Erbolato, 17, pretende mostrar para os filhos a mquina de costura que pertenceu a sua av.No quero me desfazer dela. Ela linda e ficou muito tempo com a minha av, afirma. Quando eu era pequena, ia casa dela e ficava costurando mo, enquanto ela costurava nesta mquina, lembra Juliana, que ganhou a herana de aniversrio. Minha convivncia com Ayrton Senna no foi muito longa eu tinha 10 anos quando ele morreu, em 1994. Em compensao, foi bastante intensa. Minhas melhores recordaes do tio Beco era assim que eu o chamava so as frias de vero em Angra dos Reis e os finais de semana na fazenda do meu av, em Tatu (SP), onde a gente se divertia muito andando de kart. Ayrton gostava demais de nossa companhia e fazia questo da nossa presena. Ele deixou em mim essa forte ligao familiar. Bruno Senna.
(Helosa Negro, Folha de So Paulo, 26/04/10 trechos)

Construa um texto em prosa sobre o tema A melhor herana.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 3

RASCUNHO

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 4

PARTE II - QUESTES OBJETIVAS LNGUA PORTUGUESA


Texto para as questes de 1 a 5
As duas caixas Eu gostaria de publicar inteiros dois artigos que escrevi, faz muito tempo, sobre o que penso da educao. Eu os reli e gostei. Como no posso public-los inteiros, vou publicar o essencial. E foi isso que escrevi. O corpo carrega duas caixas. Na mo direita, mo da destreza e do poder, ele leva uma caixa de ferramentas. Na mo esquerda, mo do corao e do prazer, ele leva uma caixa de brinquedos. Os animais no precisam de ferramentas. Seus corpos so as ferramentas de que necessitam para viver. Diferentes dos animais, nossos corpos so fracos e incompetentes. Se fssemos depender deles para sobreviver, h muito teramos desaparecido da face da terra. A fraqueza e a incompetncia obrigaram o corpo a pensar e a criar. E foi assim que inventamos porretes, piles, facas, flechas, redes, barcos, casas, como extenses do corpo. A primeira tarefa de cada gerao, dos pais e das escolas, passar aos filhos, como herana, a caixa de ferramentas. Para que eles sobrevivam e no tenham de comear da estaca zero. Diante da caixa de ferramentas, a primeira pergunta que um professor tem de fazer : 'Isso ferramenta para qu? De que forma esse conhecimento aumenta a competncia dos meus alunos para viver a sua vida?' Mas h uma outra caixa, na mo esquerda, a mo do corao e do prazer. Essa caixa est cheia de coisas que no servem para nada. L esto um livro de poemas de Ceclia Meireles, a estria de Alice no Pas das Maravilhas, um p de jasmin, um quadro de Monet, uma sonata de Mozart, um banho de cachoeira, um beijo ... Coisas inteis. No entanto, elas so parte da vida e nos fazem sorrir. E no para isso que se educa? Para que saibamos, alm de viver, sorrir e ter prazer? Resumo da minha filosofia de educao: primeiro, aprender ferramentas, para ter poder. Segundo, aprender os brinquedos, para ter prazer.
(Rubem Alves, Folha de So Paulo, 27/04/10- trecho)

01) Analisando o primeiro e o ltimo pargrafos, percebe-se a predominncia da funo emotiva da linguagem.Essa constatao revela que o texto pretende A) influenciar o leitor, faz-lo aderir ao ponto de vista do autor. B) atravs de imagens, expressar de forma criativa e sensvel o sentimento do autor. C) descrever um referente: o ato de educar. D) traduzir a opinio do autor, seu conceito particular sobre o que educar. 02) Quanto tipologia, o texto predominantemente A) descritivo. B) dissertativo com elementos narrativos. C) dissertativo. D) narrativo. 03) No contexto em que ocorre (pargrafo 6), a expresso coisas inteis teria sua traduo mais adequada inscrita na alternativa A) conhecimento sem nenhum valor B) conhecimento sem utilidade prtica C) conhecimento superficial D) conhecimento descartvel

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 5

04) O perodo Se fssemos depender deles para sobreviver, h muito teramos desaparecido da terra. Registra, entre seus constituintes, relao de A) condio e finalidade B) restrio e explicao C) causa e consequncia D) concesso e condio 05) As palavras em negrito so responsveis pela progresso textual, funcionando como anafricos (retomam um antecedente) nos itens I - O corpo carrega duas caixas. Na mo direita, mo da destreza e do poder, ele leva uma caixa de ferramentas. II - Diante da caixa de ferramentas, a primeira pergunta que um professor deve fazer : Isso que estou ensinando ferramenta para qu? III - ...Essa caixa est cheia de coisas que no servem para nada. L esto um livro de poemas de Ceclia Meireles ... A) I e III B) II e III C) I, II e III D) I e II 06)

A) B) C) D)

Por desconhecimento ou distrao, o falante (e, s vezes, o escrevente) faz uso das expresses s quais a tirinha ironicamente se refere, ilustrando a (o) silepse paradoxo pleonasmo perfrase

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 6

MATEMTICA
07) Em uma calculadora, a tecla T transforma o nmero X (no nulo), que est no visor, em 1/X, e a tecla M encontra a metade do nmero que se encontra no visor. Se o nmero 2 estiver no visor e forem digitadas, alternadamente, as teclas M e T, iniciando-se por M, num total de 500 digitaes, ser obtido um nmero igual a A) 2500 B) 2 C) 1 D) 2(1/500) 08) Um arteso decidiu fabricar camisetas para vender no prximo veraneio em Salinas, ao preo de R$15,00 a unidade. Investiu no negcio R$300,00. Sabendo que o lucro (y) obtido funo da quantidade de unidades vendidas (x), o grfico que mais se aproxima da representao dessa funo

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 7

09) Sabemos que a cada quatro anos o calendrio civil apresenta o dia 29 de fevereiro, tornando o ano bissexto. Isso acontece quando o ano representado por um nmero mltiplo de 4. Uma pessoa que nasceu no ano de 1899 e faleceu no ano 2002, quantas vezes viveu o dia 29 de fevereiro? A) B) C) D) 26 25 24 23

10) No prottipo antigo de uma bicicleta, conforme figura abaixo, a roda maior tem 55cm de raio e a roda menor tem 35cm de raio. Quantas voltas a roda menor deve dar a mais que a maior, quando esta d 70 voltas?

A) B) C) D)

110 80 60 40

11) 5) Uma tenda tem a forma de um tetraedro regular, com 24 3 m2 de rea total. A altura da tenda , em metros, igual a A) B) C) D) 83 8 4 42

12) Um grande vale cortado por duas estradas retilneas, E1 e E 2, que se cruzam perpendicularmente, dividindo o vale em quatro quadrantes. Duas rvores esto, cada uma, em uma das laterais da estrada E2 e tm a seguinte localizao: a primeira dista 500 metros da estrada E1 e 200 metros da estrada E2, enquanto a segunda rvore se encontra a 200 metros de cada uma das estradas E1 e E2. A distncia entre as duas rvores , em metros, igual a A) B) C) D) 500 400 300 200

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 8

FSICA
13) A figura abaixo ilustra esquematicamente um modelo simplificado das balanas usadas pelos mdicos para aferir a massa de uma pessoa. O ponto de aplicao do peso da pessoa est indicado pela seta P, que est a uma distncia de 1cm do ponto de apoio da barra graduada. Na barra est colocado um contrapeso que a equilibra na ausncia de peso na balana, ou seja, podemos analisar o equilbrio sem levar em conta o peso da barra. Para efetuar a medida, a massa padro de 2kg deslizada sobre a escala, que graduada para indicar a massa da pessoa de acordo com a posio na qual o peso da massa padro equilibra o peso da pessoa. Se uma pessoa de 80kg subir nesta balana, em que distncia do ponto de apoio a massa padro dever ser colocada? A) B) C) D) 80 cm 60 cm 40 cm 20 cm

2kg P ?

14) Partculas ionizadas altamente energticas so continuamente emitidas pelo Sol e se espalham pelo espao. Este fenmeno chamado de vento solar. Ao entrar na influncia do campo magntico natural da Terra, estas partculas sofrem desvios e por isso a maioria no atinge a superfcie do planeta nas regies habitadas. Este um efeito importante do campo magntico da Terra para os seres vivos, pois a exposio prolongada quela radiao prejudicial sade e um fator altamente carcinognico e mutagnico. A interao de partculas carregadas com um campo magntico descrita pela lei de Lorentz. Sobre a interao das partculas do vento solar com o campo magntico da Terra, correto afirmar que A) partculas com cargas positivas so desviadas seguindo a direo e o mesmo sentido que as linhas do campo magntico, enquanto que partculas negativas seguem no sentido contrrio ao do campo. B) todas as partculas so desviadas para direes perpendiculares tanto direo de seu movimento quanto direo da linha de campo com que interagem. A diferena entre cargas positivas e negativas que o sentido do desvio de uma o contrrio da outra. C) apenas as partculas positivas, que so mais energticas por terem mais massa, so afetadas pelo campo magntico; as negativas passam inalteradas pela atmosfera, mas no prejudicam os seres vivos, pois suas massas so muito pequenas. D) ao cruzar com as linhas do campo magntico, todas as partculas tendem a ser repelidas radialmente no sentido de se afastarem da Terra.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 9

15) Um violinista faz vibrar a corda de seu instrumento ao deslizar o arco sobre ela. Ele gera a nota que deseja ao pressionar a corda contra o brao do instrumento e, com isso, alterar o comprimento da corda que vibra. Considere uma representao grfica do som emitido como um grfico que indica as variaes de presso, em um ponto no ar, propagadas pela onda sonora. Analise a situao na qual o msico faz vibrar a corda e desliza seu dedo continuamente pelo brao do violino, diminuindo o comprimento da corda vibrante. Neste caso, qual dos grficos abaixo pode representar o som emitido?

A)

B)

C)

D)

16) No recente desastre ambiental nos Estados Unidos, h um gigantesco vazamento de petrleo e gs natural ocorrendo a 1600 metros de profundidade, em alto mar, no Golfo do Mxico, em um poo danificado pertencente British Petroleum. Analise as seguintes afirmativas sobre este vazamento: I O petrleo escapa do poo devido presso no interior deste ser menor do que a externa, no fundo do mar. II O gs natural que vaza junto com o petrleo no se expande quando escapa para o mar. III O volume de petrleo que escapa atinge a superfcie do mar devido fora de empuxo que atua sobre ele. Assinale a alternativa que contm apenas a(s) afirmativa(s) correta(s): A) B) C) D) I I e II II e III III

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 10

17) Um balonista encontra-se a 450 m de altura, sendo levado pelo vento com velocidade horizontal constante de 4 m/s, quando avista, 120 m sua frente, o ponto de pouso do seu balo (figura abaixo). Imediatamente ele inicia a descida, regulando a chama de modo que passa a descer com acelerao uniforme igual a 1 m/s2. Quanto tempo ele levar para pousar o balo? A) B) C) D) 90 s 15 s 60 s 30 s

450 m

120 m

X ( ponto de pouso)

18) A unidade fsica de carga eltrica Coulomb (C), da maneira como foi definida, representa uma grande quantidade de carga. Para verificar isso, leia os seguintes dados onde valores mdios so fornecidos: uma descarga eltrica na atmosfera (raio) conduz uma corrente em torno de 50.000 A. Esta corrente unidirecional e tem uma durao total em torno de 2x10-4 s. Qual das alternativas corresponde carga total deslocada durante a descarga? A) B) C) D) 10 C 5C 25 C 1C

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 11

BIOLOGIA
19) A composio qumica da matria viva se mantm relativamente constante ao longo da vida em funo da existncia de estruturas denominadas envoltrios celulares, que isolam o meio interno da clula do meio exterior, ao mesmo tempo em que permitem trocas de substncias entre esses dois meios, garantindo a sobrevivncia da clula, ao possibilitar a entrada de nutrientes e a eliminao dos produtos residuais de seu metabolismo. Alm da funo reguladora, os envoltrios celulares tambm desempenham uma funo estrutural relacionada definio da forma celular. Sobre a estrutura e o funcionamento dos envoltrios celulares, CORRETO afirmar que: A) A membrana plasmtica considerada um envoltrio vivo e elstico, devido grande quantidade de celulose, hemicelulose e pectato de clcio presentes em sua composio qumica. B) A parede celular possui protenas conhecidas como permeases, responsveis pelo reconhecimento e o transporte de substncias para o interior da clula. Esse tipo de transporte demanda gasto de energia por parte da clula. C) O glicoclice um envoltrio externo membrana plasmtica, presente nas clulas eucariticas, composto por molculas de glicdios associadas aos fosfolipdios e s protenas da parede celular. D) Os lipdios que fazem parte da composio qumica da membrana plasmtica so os fosfolipdios. Estas substncias apresentam uma extremidade hidrofbica e outra hidroflica, responsveis, respectivamente, pela averso gua e afinidade com a gua. 20) A Clonagem um mecanismo comum de propagao da espcie em plantas ou bactrias. De

acordo com Webber (1903), um clone definido como uma populao de molculas, clulas ou organismos que se originaram de uma nica clula e que so idnticas clula original e entre elas. Em humanos, os clones naturais so os gmeos idnticos, que se originam da diviso de um vulo fertilizado. A grande revoluo da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstrao, pela primeira vez, de que era possvel clonar um mamfero, isto , produzir uma cpia geneticamente idntica, a partir de uma clula somtica diferenciada.
(ZATZ, Mayana. Clonagem e Clulas-tronco, In: Estudos Avanados, vol.18 no.51, 2004)

A partir deste fragmento do artigo da Dra. Mayana Zatz, possvel desenvolver diversas proposies envolvendo os conceitos e fenmenos biolgicos citados. Dentre as proposies apresentadas a seguir, CORRETO afirmar que : A) O processo responsvel pela produo de clulas ou organismos que se originaram de uma nica clula e que so idnticas clula original e entre elas a diviso celular do tipo meiose. B) O tipo de reproduo caracterizado pelo surgimento de organismos que se originaram de uma nica clula e que so idnticas clula original a reproduo sexuada. C) Uma clula somtica diferenciada pode ser caracterizada como o tipo de clula que se especializou para desempenhar uma funo especfica em determinado tecido, e que perdeu a capacidade de originar qualquer outro tipo de tecido. D) os gmeos idnticos originados pela diviso de um vulo fertilizado, apesar da semelhana fsica, apresentam patrimnio gentico diferenciado, em funo do vulo ter sido fecundado por dois espermatozides diferentes.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 12

21) Cientistas norte-americanos realizaram o primeiro sequenciamento gentico de uma famlia completa. O estudo, que teve como objetivo investigar as mutaes herdadas pelos filhos e o modo como aconteciam as combinaes gnicas, foi realizado entre os indivduos de uma famlia em que os pais eram saudveis, mas os dois filhos nasceram com problemas genticos raros, um deles com Discinesia Ciliar Primria (uma condio caracterizada pelo no funcionamento dos clios no interior dos pulmes que movem o muco para fora das vias areas) e o outro com sndrome de Mller (sndrome dismrfica associada a um atraso mental grave)
(Revista Science maro / 2010 - adaptado)

Analisando a situao acima, possvel supor que A) os genes que determinam as anomalias apresentadas pelas crianas so dominantes, ou seja, podem desaparecer em uma gerao para reaparecer em outra. B) as anomalias apresentadas pelas crianas so determinadas por genes recessivos, que s se manifestam quando presentes nos dois cromossomos homlogos. C) o carter normal dos pais determinado por genes recessivos que, em heterozigose, no conseguem se manifestar. D) pai e me seriam homozigotos dominantes, apesar de terem gerado crianas com anomalias determinadas por genes recessivos. 22) O Filo Chordata rene urocordados, anfioxos, peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos que possuem caractersticas comuns ocorrendo em pelo menos uma fase do seu ciclo de vida, ou mantendo-se por toda a vida, como nos anfioxos. Nos Chordata, as quatro caractersticas comuns a todos so: A) B) C) D) notocorda, tubo neural dorsal, fendas farngeas e cauda ps-anal. coluna vertebral, tubo neural dorsal, fendas farngeas e cauda ps-anal. notocorda, medula, fendas farngeas e nadadeira. coluna vertebral, medula, fendas farngeas e nadadeira.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 13

23) Reportagem sob o ttulo Dependente do inimigo no site Sun Net Notcias (www.sunnet.com. br, 2008) revela uma indita relao entre o tucano-toco (Ramphastos toco) e a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), no Pantanal Mato-Grossense. A sobrevivncia das ararasazuis depende, indiretamente, do principal predador de seus ninhos - o tucano-toco - um dos maiores dispersores das sementes de manduvi (Sterculia apetala), rvore que serve de abrigo para os ninhos das araras. Apesar de diversos pssaros comerem os frutos do manduvi, o nico que consegue abri-lo e engolir a semente o tucano-toco. O equilbrio entre os dois animais pode ser a chave para a conservao da arara-azul, espcie fortemente ameaada de extino no Brasil. As relaes interespecficas entre as duas aves e entre o tucano-toco e o manduvi so, respectivamente: A) B) C) D) mutualismo e comensalismo. mutualismo e predatismo. predatismo e comensalismo. predatismo e mutualismo.

24) A falta de ar e a tremedeira incontrolvel eram sinais do pnico se apossando da estudante paulista Brenda Mayer, 16 anos, ao se aproximar da escola. Durante trs meses seguidos Brenda foi alvo de humilhaes sistemticas encabeadas por um grupo de colegas do prprio colgio. O quadro acima tpico do bullying, o nome adotado no Brasil, em ingls mesmo, para descrever um fenmeno infantojuvenil to torturante quanto antigo. A novidade que, agora, ele tambm se d pela internet
(Veja, A Tecnologia a Servio dos Brutos, 05/maio/2010, pp. 98-102).

Nos seres humanos, o estado de estresse relatado no texto acima intensifica a produo de um hormnio na circulao sangunea que responsvel pelo aumento dos batimentos cardacos e da tenso arterial, dentre outros efeitos. O referido hormnio e a glndula onde o mesmo produzido so, respectivamente: A) B) C) D) Andrgenos e adrenais. Adrenalina e adrenais. Insulina e pncreas. Glucagon e pncreas.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 14

QUMICA
25) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contm apenas as afirmativas CORRETAS. I. Os nmeros de eltrons de valncia dos ons Mn4+ e P3+ so, respectivamente, iguais a 3 e 2. Dados: Nmeros Atmicos; P = 15; Mn = 25. II. Para a reao MnO4- + SnO22- + H2O MnO2 + SnO32- + HOtemos que o agente redutor a espcie SnO22-. III. Para preparar 500 mL de soluo 1,0 mol.L-1, a quantidade de matria do soluto necessria igual a 0,5 mol. IV. Reaes instantneas, como as reaes explosivas, so aquelas que ocorrem com velocidade e, portanto, com Energia de Ativao extremamente elevada. A) B) C) D) I, II e III. I, II e IV. II, III e IV. I, II, III e IV.

26) O valor de DH0298K , expresso em kJ, para o processo de refino de sulfetos metlicos, representado pela equao qumica abaixo, igual a ZnS(s) + 3/2 O2(g) ZnO(s) + SO2(g) A) + 439,30 B) - 439,30 C) + 851,30 D)

- 851,30
Espcie Qumica DH0f (kJ.mol-1) ZnS(s) ZnO(s) SO2(g)

Dados: Calores de formao ( DH0f ), medidos a 298oK

- 206,00

- 348,30

- 297,00

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 15

27) Considere uma pilha eletroqumica de cdmio e cobre que, aps certo tempo de funcionamento, apresenta concentraes de Cd2+ e Cu2+, respectivamente iguais a 1,8 mol.L-1 e 0,2 mol.L-1. Para essa pilha, a variao de potencial, expresso em Volts, aproximadamente igual a A) B) C) D) 1,50 1,00 0,75 0,71 E0 (Cd2+ / Cd) = _ 0,40 V. E0 (Cu2+ / Cu) = + 0,34 V. DE = DE0 _ (0,06/2).log Q Adote: log 9 = 0,95 28) O etanol (CH3CH2OH) um combustvel obtido de fonte renovvel (cana de acar) que, ao sofrer combusto completa, produz apenas gs carbnico e gua. O potencial energtico, ou seja, a quantidade de energia produzida por unidade de massa, do etanol e da gasolina so respectivamente: 29.636 J/g e 46.900 J/g. Assinale a alternativa CORRETA com relao ao etanol. A) A equao de queima de um mol de etanol, corretamente balanceada, CH3CH2OH(l) + O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(l) B) Na molcula do etanol ocorrem apenas ligaes covalentes polares C) Na queima de um mol de etanol so produzidos 1.363.256 J de energia D) Considerando apenas o potencial energtico observa-se que o etanol um combustvel mais eficiente que a gasolina. Dados: massas molares (g/mol) : H = 1; C = 12; O = 16 29) Analise a tabela abaixo e assinale a alternativa CORRETA

Dados:

A) O cido hidrogenossulfdrico tem a base conjugada mais forte. B) O cido mais ionizado em soluo aquosa o ciandrico. C) Se todos os cidos estiverem em soluo aquosa de concentrao 0,1 mol.L1, o cido hidrogenossulfrico o que apresentar maior pH. D) Se todos os cidos estiverem em soluo aquosa 0,1 mol.L1, o que apresentar maior condutividade eltrica ser o cido actico.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 16

30) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contm apenas as afirmativas CORRETAS I Dois tomos com iguais nmeros de massa so istopos. II O raio do tomo aumenta quando retirado um eltron do seu ltimo nvel energtico. III Os xidos de metais, ao se dissolverem apreciavelmente em gua, do origem chuva cida. IV Deve-se adicionar 180 mL de solvente a 90 mL de uma soluo 0,6 mol.L-1 para que se obtenha uma soluo 0,2 mol.L-1. V Aminas tercirias so formadas a partir de amnias que tiveram seus tomos de hidrognio totalmente substitudos por grupos alquilas ou arilas A) B) C) D) I, II e III I e IV II e IV IV e V

HISTRIA
31)
Depois de plasmar o homem e a mulher, Zeus ordenou a Hermes conduzi-los para a Terra e mostrar-lhes o lugar onde, escavando, conseguiriam o prprio sustento. Tendo ele cumprido a ordem, a Terra, a princpio, ops-se. Todavia, como Hermes insistisse, alegando tratar-se de uma ordem emanada de Zeus, ela replicou: Ento, que eles escavem quanto quiserem, mas pagaro tudo isso gemendo e chorando. Esta fbula oportuna para aqueles que, tomando emprestado facilmente, s com dificuldade reembolsam.
(SOUZA, Manuel Aveleza. As fbulas de Esopo. Rio de Janeiro: Thex, 1999. P. 137. In: QUINELATO, Eliane. Mito e trabalho na antigidade: um olhar sobre as fbulas de Esopo. Disponvel em http://www. fav.br/programasinst/Revistas/revistas2007/anuario/Mito_e_trabalho_na_antiguidade.pdf. Acesso em 24 mai 2009.)

Esopo: registra-se que foi um fabulista, escravo por algum tempo, que teria vivido no sculo VI a. C.

Considerando o trecho acima e os estudos histricos sobre mitologia grega, correto afirmar: A) O trabalho era desprovido de natureza divina e contrapunha-se ao cio, ento devia ser menosprezado. Tal sentimento possvel depreender do comentrio esopiano: aqueles que tomam emprestado facilmente, s com dificuldade reembolsam. B) Em um tempo mitolgico, os deuses interferiam nas aes humanas e de outros deuses tambm, sobretudo Zeus, o pai dos deuses. Ento, Hermes ordenou Terra que recebesse os humanos e ela, enganando a Zeus, sufocou-os em seu ventre em meio a choros e gemidos. C) A fbula adverte para o sentido atribudo ao trabalho pelos gregos na antiguidade: sacrifcio. Ou seja, uma vez criados por Zeus, homens e mulheres povoaram a Terra, retirando desta o sustento prprio, logo, o trabalho era, ao mesmo tempo, recompensa e desonra. D) Criados no plano divino, Zeus ordenou a Hermes que levasse os humanos Terra, na qual garantiriam o sustento. Mas a Terra, manifestando ressentimento, advertiu o quo rduo seria o trabalho, ou seja, o alimento seria recompensa, mas tambm sacrifcio.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 17

32)
Podemos ser algo simplistas e dizer que houve duas revolues na Inglaterra dos meados do sculo XVII. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de propriedade (...) conferiu poder poltico aos proprietrios (...) e removeu tudo que impedia o triunfo da ideologia dos homens com propriedades ou seja, da tica protestante. Houve, porm, outra revoluo, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos ameaasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituies legais e polticas; poderia, tambm, haver retirado da Igreja Anglicana o seu carter oficial e repudiado a tica protestante.
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabea: idias radicais durante a revoluo inglesa de 1640. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. P. 32.

As palavras escritas pelo historiador britnico, principalmente a frase em destaque no texto, referem-se A) ao fracasso do sistema parlamentarista de governo durante a repblica de Cromwell, posto que este dissolveu o Parlamento em 1653 e proclamou-se Lorde Protetor da Inglaterra. B) s lutas sociais que envolveram diggers, ranters, levellers, quacres, homens e mulheres, alguns dos quais pobres, que defendiam mudanas profundas na Inglaterra. C) crise poltica inaugurada aps a morte de Cromwell, em 1658, a qual culminou com o restabelecimento da monarquia, ou restaurao, sob o governo de Carlos II. D) s disputas polticas entre o parlamento e o rei Carlos I, das quais resultou a aprovao da Petio de Direitos, que restringia os poderes reais e passava para o parlamento o controle do exrcito e dos impostos. 33)
Pelos centros dos matos de ilha de Joanes muitos mucambos com muita e diferente gente acoitados por algumas pessoas graduadas destes mesmos distritos para se tirarem dos seus trabalhos e negociaes como acontecia a estes apreendidos, que se comunicavam com eles bastantes pessoas, utilizando-se do seu trabalho.
(APEP, Cdice 324 (1801), Ofcio de Joaquim Manoel Pereira Pinto enviado para o governador dom Francisco de Souza Coutinho, 9.8.1801. In GOMES, Flvio dos Santos. A hidra e os pntanos mocambos e comunidades de fugitivos no Brasil (sculos XVII XIX). So Paulo: UNESP - POLIS, 2005, p.68)

Considerando o texto acima e os estudos histricos sobre formas de trabalho na Amaznia portuguesa, correto afirmar: A) O documento expe as relaes plurais tecidas entre amocambados e diversos sujeitos do mundo colonial, por meio de extensa rede de comunicao, cooperao, alianas e cumplicidade entre eles. B) Os mocambos eram compostos exclusivamente de negros fugitivos, que contavam com a proteo de pessoas influentes, desejosas de explorarem sua fora de trabalho, burlando assim as normas ticas do mundo colonial. C) Havia um nmero definido de escravos negros necessrios para a formao de mocambos na Amaznia, por isso o senhor Joaquim Manoel Pereira enviou ofcio ao governador denunciando haver muita e diferente gente acoitados por pessoas graduadas. D) A utilizao do trabalho de amocambados por particulares era prtica corrente, aceita e defendida por outros proprietrios, o que se denota, do documento acima, segundo o qual algumas pessoas graduadas do distrito estavam dando cobertura aos mocambeiros.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 18

34)
Lei n 601 de 18 de setembro de 1850. Art. 1 Ficam prohibidas as acquisies de terras devolutas por outro titulo que no seja o de compra. [...] Art. 19. O produto dos direitos de Chancellaria e da venda das terras, [...] ser exclusivamente applicado: 1 ulterior medio das terras devolutas e 2, a importao de colonos livres [...]
Texto adaptado. APEP. Coleo de Leis. Coleo das Leis do Imprio do Brasil de 1850. Tomo XI Parte I. Rio de Janeiro. Typographia Nacional, 1851.

A Lei acima ficou conhecida como a Lei de Terras de 1850. Considerando os seus artigos em destaque, contexto histrico de sua produo e a historiografia sobre o assunto, correto afirmar: A) A importao de colonos livres visava morigerao da populao branca, aprimorando-a para o trabalho livre, mediante a crise da substituio do trabalho assalariado, devido abolio do trfico de africanos para o Brasil. B) Era necessria a regulamentao da situao fundiria no imprio, pois a presso de naes, como a Inglaterra, pela manuteno do trfico negreiro, impunha medidas polticas de facilitao de acesso terra aos colonos livres. C) A Lei de Terras e a poltica de importao de colonos livres eram projetos polticos conexos do governo imperial para solucionar o problema de substituio da mo-de-obra escrava pelo trabalho livre, devido ao processo de abolio do trfico negreiro. D) O estado imperial precisava mapear as terras que possua para poder disponibiliz-las aos colonos livres e aos libertos que chegavam ao pas e evitar o livre apossamento das terras pblicas. Para isso, era necessria a abolio do trfico negreiro. 35)

(Museu de Valores do Banco Central. Disponvel em http://www.bcb.gov.br/pre/Museu/cedulas/Cz86/100. asp?idpai=CZ86 Acessado em 26/05/2010)

A moeda acima (Cruzado) foi criada no Brasil pelo Plano Cruzado, em Fevereiro de 1986, e homenageou o presidente Juscelino Kubitschek. Observe a arte grfica da cdula e, considerando os estudos histricos sobre o governo do homenageado, correto afirmar:

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 19

A) Houve o incentivo de contratao de emprstimo ao capital internacional, diminuindo o endividamento do estado nacional brasileiro, desestimulando a produo e o consumo de bens durveis, como o automvel de passeio e a geladeira, por comprometer a ascenso social da classe mdia. B) A arte grfica da cdula ratifica a presena do capital nacional na indstria automobilstica, mediante a abertura de estradas, ao fundo, e a auto-suficincia de energia eltrica do pas, pois dispunha de tecnologia energtica doada pelo capital monopolista internacional. C) Foi marcado pela retrao das indstrias de base e do capital multinacional, pois cerceou a produo industrial de bens de consumo, estimulou a organizao poltica dos trabalhadores nos sindicatos, limitou a abertura de estradas e financiou a construo de usinas hidreltricas. D) A arte grfica enaltece a ideologia desenvolvimentista do governo JK, ao destacar a abertura de estradas (ao fundo) e a gerao de energia eltrica, representada pelas torres e cabos, em segundo plano. 36) OPA: Organizao de Pioneiros Angolanos (ou de Agostinho Neto) MPLA: Movimento Popular de Libertao de Angola HURK. George van den . A Guerra em Angola e ao Longo da Fronteira da Nambia, 1975-1988. Disponivel em http://www.filatelicamente.online. pt/r101/artigo_html/revista101_11. html. Acesso em 25 mai 2010.
Envelope comemorativo: dia do Pioneiro 1/12/1975

A respeito das informaes acima, correto afirmar: A) A imagem alusiva situao de Angola em relao s minas terrestres: o pas um dos mais minados do mundo, desde os anos setenta, o que mobilizou organizaes como a OPA a exigir medidas polticas que reassentem a populao local. B) Fundada em 1963, a OPA era aliada do MPLA. Aps a sada dos portugueses, nos anos setenta, a ideia de revoluo estava muito presente em movimentos e organizaes polticas do pas. O conflito armado que abalou o pas, emergiu nesse contexto. C) Com a independncia de Portugal, o MPLA aliou-se s foras pioneiras da OPA, bem como FNLA (Frente Nacional pela Libertao de Angola), buscando conter o avano das tropas cubanas e soviticas, aliadas da UNITA (Unio Nacional para a Independncia Total de Angola). D) Mesmo antes da independncia de Angola, a FNLA e a UNITA obtiveram apoio militar de foras sul-africanas. O objetivo era ratificar o controle poltico do MPLA, pois se receava o avano das guerrilhas no sudoeste africano.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 20

GEOGRAFIA
37)
De uma forma geral, o avano cientfico e tecnolgico trouxe muitos benefcios, mas tambm muitos desafios para a inteligncia humana. A tecnologia permite que o homem retire da natureza (...) matria prima e energia (...) realize intensas modificaes no espao geogrfico (...) proporcionando uma srie de impactos sobre o meio ambiente. (...) Construindo, dominando mas tambm destruindo(...) tudo ao mesmo tempo.
Adaptado.www.ibradi.org.br/.../Paulo_AdlerAescaladahumanaeosdesafiosambientais.acessado em 22/05/2010.

No contexto da citao acima, verdadeiro afirmar que: A) Um exemplo de domnio do homem sobre a natureza a apropriao dos cursos fluviais para obteno de energia, atravs das hidreltricas, que, embora considerada renovvel, provoca profundos impactos ambientais, o que faz com que suas instalaes sejam motivos de polmica , tal como ocorre atualmente com a provvel implantao da Usina de Belo Monte na Amaznia , em funo das discusses sobre desenvolvimento sustentvel. B) Um dos mais srios desequilbrios ambientais da atualidade consiste no efeito estufa , resultado da emisso de determinados gases, a exemplo do dixido de carbono, liberado exclusivamente pelas queimadas que ocorrem nas florestas tropicais, em especial as que ocorrem na Amaznia, apesar da intensa diminuio ocorrida nas ltimas dcadas. C) Nos dias atuais, o poder tcnico-cientfico-informacional das naes desenvolvidas possibilita s mesmas no s prever como tambm evitar a presena de fenmenos naturais considerados catastrficos, a exemplo das erupes vulcnicas, terremotos e tsunamis, dentre outros. D) O novo meio geogrfico que se desenvolve no atual perodo do capitalismo apresenta um espao geogrfico denso em objetos tecnolgicos voltados para a preservao ambiental, a exemplo dos satlites que fornecem preciosas informaes s estaes metereolgicas. A intensidade da concentrao destes objetos harmnica no que diz respeito distribuio geogrfica no mundo. 38) O processo de industrializao mundial, ao longo de sua histria, passou por vrias mudanas, como as representadas na imagem abaixo, que faz parte do famoso filme Tempos Modernos, do grande ator e produtor Charles Chaplin. Este filme satiriza as mudanas impostas pelo sistema Fordista ao setor industrial.

Imagem do filme Tempos Modernos.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 21

A anlise da imagem, associada aos seus conhecimentos geogrficos, possibilita afirmar que o sistema em questo A) estimulava a formao de operrios criativos, uma vez que utilizava uma linha de montagem que exigia mecanismos complexos .Tal sistema foi responsvel por profundas modificaes nas relaes de trabalho no setor industrial do incio do sculo XX. B) alm de exigir habilidades especiais dos operrios, primava pela presena de avanados centros de pesquisas tecnolgicas para a formao de mo de obra especializada, uma vez que tinha como preocupao central a alta qualidade da produo. C) tinha como caracterstica fundamental a presena de uma linha de montagem que treinava os operrios na utilizao de mecanismos simples e extremamente repetitivos, desprezando a exigncia de habilidades e capacitaes especiais, alm de centrar a produo na massificao (produo em larga escala). D) estimulava a diversificao da produo industrial e a no produo em srie, como forma de garantir maior competitividade no mercado internacional para os produtos industrializados.Tal sistema teve como ptria os Estados Unidos, com a implantao das indstrias automobilsticas Ford. 39) A Copa do Mundo de 2010 realiza-se pela primeira vez no continente africano e o pas sede escolhido pela FIFA a frica do Sul. Este pas destaca-se no contexto do continente porque A) em seu territrio esto os mais intensos e longos conflitos de natureza tnica do contexto continental, tal como acontece em vrios outros pases deste continente, resqucios de um perodo colonial marcado por imposies de fronteiras sem respeito s divergncias culturais e tnicas dos povos colonizados. B) o pas africano que apresenta a economia mais dinmica do continente e uma infra-estrutura de servios, capazes de oferecer condies de realizao de um evento de grande porte, como a Copa do Mundo. H alguns anos este pas tinha um srio problema social interno, que era a presena do Apartheid, hoje oficialmente abolido no pas. C) alm de apresentar uma crescente estabilidade econmica, no apresenta srios desnveis sociais, havendo significativa harmonia na distribuio de renda entre a populao. D) sua localizao geogrfica privilegiada, na costa mediterrnea, faz do pas um excelente espao de recepo turstica, graas grande beleza natural de seu territrio, alm de inexistirem em seu territrio quaisquer problemas de natureza discriminatria. 40) O domnio morfoclimtico das Pradarias ou Campanha Gacha, localizada na poro meridional do territrio brasileiro, apresenta uma apropriao antrpica marcada principalmente pelas A) extensas reservas extrativistas, implantadas recentemente, objetivando a preservao do ecossistema e manter como principal atividade deste domnio o extrativismo vegetal, centrado na explorao do erva-mate. B) prticas agrcolas com caractersticas preservacionistas, a exemplo do cultivo em reas de vrzeas dos rios que cortam as plancies gachas que apresentam um regime de forte temporalidade, destacando-se neste contexto a rizicultura. C) extensas reas de prtica da pecuria de corte , que tem se modernizado nos ltimos anos, realizada nas grandes manchas de campos limpos naturais que cobrem as leves ondulaes ( coxilhas) que constituem a principal formao vegetal deste domnio.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 22

D) prticas agrcolas modernas, que ocupam reas desmatadas da floresta original( mata de araucrias), com extensos cultivos comerciais, especialmente gros,a exemplo do caf, que atualmente o principal produto agrcola da exportao do pas. 41) Explorada em pequena escala desde o incio do sculo XIX, a extrao da borracha intensificou-se na Amaznia a partir de 1850. A comercializao do produto em nvel internacional se deu principalmente entre os anos de 1905 e 1912, poca de seu apogeu, quando a economia brasileira, e em particular a da Amaznia, tinha forte dependncia da extrao do ltex. Essa poca foi denominada de Ciclo da Borracha e propiciou Amaznia brasileira grandes transformaes, tais como A) significativo aumento da populao, uma vez que esta atividade atraiu muitos migrantes para a regio, oriundos principalmente da Regio Nordeste, que passaram a constituir a principal fora de trabalho dos seringais. Estes migrantes fixaram-se principalmente na poro ocidental da regio, onde concentravam-se os principais seringais nativos amaznicos. B) instalao de indstrias do setor siderrgico, que foram responsveis pelo impulso desenvolvimentista que atingiu a cidade de Manaus neste perodo, que se transformou urbanisticamente, passando a ser conhecida com a Paris dos trpicos. C) perda da importncia das atividades produtivas tradicionais do contexto regional amaznico, a exemplo dos pequenos roados, a coleta florestal e/ou extrativismo vegetal e a pesca artesanal, dentre outras. D) construo de estradas, principalmente ferrovias, a exemplo da Estrada de Ferro MadeiraMamor, criadas para facilitar o escoamento da produo gomfera. Essas vias de transporte transformaram o padro de circulao regional, que passou a ser principalmente ferrovirio, tendo os rios perdido a importncia enquanto vias de circulao. 42)
Amaznidas. Somos todos filhos da floresta Seringueiros, ribeirinhos, ndios, castanheiros ou ainda quilombolas Nosso cho nossa ptria Nossos rios, nossos eternos caminhos Nossos saberes e tradies, riqueza infinita Nossos lugares, o nosso jeito de ser Enfim somos amaznidas, nortistas de f e de coragem.
Autor desconhecido ( declamado no 1 encontro de seringueiros de Coari, em 2009 )

A)

B)

C)

D)

Na Amaznia, so diversas as formas de produo e organizao do espao geogrfico com forte influncia cultural, como os espaos de vivncia dos chamados povos da floresta", cantados nos versos acima. Dentre estes espaos, destaca-se o dos (as): seringueiros e castanheiros, considerados como os mais autnticos representantes dessas populaes e com uma apropriao do espao voltada para a terra-firme, devido as suas prticas extrativistas serem exclusivas desse espao,uma vez que s nessa poro da floresta ainda h presena de seringueiras e castanheiras. comunidades quilombolas, cuja populao de marcada descendncia indgena, esto concentradas principalmente nas ilhas do arquiplago do Maraj e definem formas de apropriao bastante tradicionais e voltadas especialmente para a vrzea. Estas comunidades vivem basicamente de atividades voltadas para o uso da terra. ribeirinhos, que vivem em espaos onde ocorre uma apropriao voltada para o rio, a vrzea e a floresta e uma forma de ordenamento do territrio que antecede as intensas modificaes espaciais que ocorreram / ocorrem com a expanso das fronteiras econmicas na regio, vivenciadas nas ltimas dcadas. comunidades indgenas, cuja apropriao do territrio marcada por caractersticas nicas, mantidas ao longo dos sculos, sendo suas organizaes espaciais iguais s do perodo prcolonial. Estas comunidades realizam cotidianamente uma utilizao mnima dos recursos naturais dos rios e da floresta.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 23

LITERATURA
43)
Mil anos h que busco a minha estrela E os Fados dizem que ma tm guardada; Levantei-me de noite e madrugada, Por mais que madruguei, no pude v-la. J no espero haver alcance dela Seno depois da vida rematada, Que deve estar nos cus to remontada Que s l poderei goz-la e t-la. Pensamentos, desejos, esperana, No vos canseis em vo, no movais guerra, Faamos entre os mais a mudana: Para me procurar vida segura Deixemos tudo aquilo que h na terra, Vamos para onde temos a ventura.
(Francisco Rodrigues Lobo)

Sobre o poema acima, correto afirmar que: A) Revela a segurana no futuro e a certeza da felicidade do presente ao lado da amada; B) Deixa clara a anlise objetiva, racional, da vida, que nos remete, graas forma, literatura parnasiana; C) A instabilidade emocional do eu que procura no cu, o que no encontra na terra; D) Demonstra desprezo total s coisas do ps-vida rematada, que identificado em: Que deve estar nos cus to remontada/ que s l poderei goz-la e t-la.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 24

44)

Quis gravar "amor" No tronco de um velho freixo "Marlia", escrevi.


(Manuel Bandeira)

A homenagem que Manuel Bandeira faz a Toms Antnio Gonzaga nos remete de imediato ao poema Marlia de Dirceu. O poema de Bandeira, associado ao iderio do texto de Gonzaga, nos remete a que caractersticas do poema do escritor rcade luso-brasileiro? A) B) C) D) O lirismo e o bucolismo rcades; O Ridendo Castigat Mores (princpio latino do rindo corrigem-se os costumes); O culto natureza ufanista, de cor-local; O menosprezo ao culto potico-egocntrico de Dirceu.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 25

45)

A Carta, de Pero Vaz de Caminha, registro de achamento do Brasil, tem importncia literria, na medida em que lana, entre outras caractersticas, sugestes temticas que sero exploradas por escritores brasileiros de diversos momentos histrico-literrios posteriores aos sc. XVI. O quadrinho acima, de Lailson Cavalcanti, deixa claro ............................... como caracterstica, que pode ser evidenciada no excerto dA Carta, destacado posteriormente: A) o propsito de alastrar a f crist no Novo Mundo: Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e ns todos lanados por essa areia. E pregou uma solene e proveitosa pregao da histria do Evangelho, ao fim da qual tratou da nossa vinda e do achamento desta terra, conformando-se com o sinal da Cruz, sob cuja obedincia viemos, o que foi muito a propsito e fez muita devoo B) o estranhamento de costumes entre os dois povos que se ignoravam: ... Mostraram-lhes um carneiro; no fizeram caso dele. Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e no lhe queriam pr a mo. Depois lhe pegaram, mas como espantados. Deram-lhes ali de comer: po e peixe cozido, confeitos, fartis, mel, figos passados. No quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lanavam fora"; C) o interesse de explorao comercial da terra: ...Viu um deles umas contas de rosrio, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lanou-as ao pescoo; e depois tirou-as e meteu-as em volta do brao, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capito, como se dariam ouro por aquilo; D) o carter descritivo: "(...) Ali andavam entre eles trs ou quatro moas bem novinhas e gentis, com cabelo mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas to altas e to saradinhas e to limpas das cabeleiras que de as ns muito bem olharmos no tnhamos nenhuma vergonha.";

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 26

46)

... Entra Jos com cala e jaqueta branca. Jos Adeus, minha Aninha! (Quer abra-la .) Aninha Fique quieto. No gosto destes brinquedos. Eu quero casar-me com o senhor, mas no quero que me abrace antes de nos casarmos. Esta gente quando vai Corte, vem perdida. Ora diga-me, concluiu a venda do bananal que seu pai lhe deixou? Jos Conclu. Aninha Se o senhor agora tem dinheiro, por que no me pede a meu pai? Jos Dinheiro? Nem vintm! Aninha Nem vintm! Ento o que fez do dinheiro? assim que me ama? (Chora.) Jos Minha Aninha, no chores. Oh, se tu soubesses como bonita a Corte! Tenho um projeto que te quero dizer. Aninha Qual ? Jos Voc sabe que eu agora estou pobre como J, e ento tenho pensado em uma cousa. Ns nos casaremos na freguesia, sem que teu pai o saiba; depois partiremos para a Corte e l viveremos. Aninha Mas como? Sem dinheiro? Jos No te d isso cuidado: assentarei praa nos Permanentes. Aninha E minha me? Jos Que fique raspando mandioca, que ofcio leve. Vamos para a Corte, que voc ver o que bom. Aninha Mas ento o que que h l to bonito?...
(Martins Pena)

Aps a leitura atenta do excerto acima, inserido na pea escrita por Pena, assinale a alternativa correta: A) Graas ao tom irreverente, bem como a fixao dos costumes do povo, o texto pertence ao Modernismo brasileiro; B) Trata-se de uma comdia de costumes, o texto marcado pela crtica social, de acordo com o sc. XIX brasileiro; C) Se contextualizado, o trecho destacado deixa evidenciar o teatro doutrinrio de influncia jesutica; D) Ignora a stira aos costumes do povo brasileiro.

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 27

INGLS Popcorns Dark Secret


By KAREN BARROW

Sitting in a dark movie theater with your friends and a tub of buttery popcorn sounds like a perfect way to spend a Saturday night and it can be, if you are willing to share your popcorn with the entire row of moviegoers around you.

A review of the nutritional contents of New York movie-theaters popcorn reveals an alarming amount of fat, salt and calories in even the smallest sizes. The findings may surprise those who choose popcorn at the concession stand because they believe it is a relatively healthy snack. In fact, plain air-popped popcorn is low in calories and free of saturated fat. Movie theater popcorn, however, is popped in oil with high percentage of saturated fat. Add salt to the enormous portions, and your once-healthy snack turns into a health offender. The issue here is quantity, said Marion Nestle, a professor of nutrition at New York University. One of those large tubs, about 20 cups, is three-fourths of a days calories. A cup or two would be enough. The best way to make your movie snack healthier, however, would be to skip the popcorn and the concession stand altogether. You could share a tub of popcorn with 10 friends, Dr. Nestle said. Or, what a concept, watch the movie without eating anything.
Adapted from http://well.blogs.nytimes.com/2009/11/19/popcorn/

Vocabulary tub bacia, recipiente grande buttery - amanteigado row - fila moviegoers freqentadores de cinemas findings - resultados at a concession stand em um momento de concesso snack - lanche plain air popped popcorn pipoca estourada ao natural (s calor, sem gordura) skip pular, omitir share dividir, compartilhar what a concept que idia!

CESUPA Processo Seletivo 2010 / II Boletim de Questes Pgina 28

CHOOSE DE CORRECT ALTERNATIVE ACCORDING TO THE TEXT: 47) The expression dark secret from the title refers to popcorns A) B) C) D) type, darker than others unhealthy condition secret ingredients huge portions

48) Eating popcorn when watching to movies could be healthier if A) B) C) D) we had a tub to ourselves the amount was 3/4 a tub we ate only 2 cups of it it was butter popped

49) The review results showed alarming amounts of unhealthy contents A) B) C) D) in all popcorn sizes only in the smallest sizes except in the biggest sizes in sizes bigger than 20 cups

50) According to doctor Nestle, when you are in the movies, the best choice concerning snacks is A) B) C) D) having small popcorn tubs sharing them with friends looking for healthy food eating nothing at all

You might also like