You are on page 1of 5

Concurso da Petrobrs Anlise de prova

by Gustavo Henn on 29/03/2010


fonte: www.biblioteconomiaparaconcursos.com

Recebi vrios e-mails com a prova da Petrobrs realizada no domingo ltimo. Obrigado a todos. Irei comentar na medida do possvel. Foram 70 questes somente de especficas. Uma verdadeira maratona. Era preciso estar preparado tambm fisicamente. Isso reafirma a importncia de se fazer simulados antes da prova. Pois ajuda a manter a concentrao por mais tempo. Vi mais de 10 questes de catalogao. Outras 4 de inteligncia competitiva. A maioria dos assuntos estavam representados nessa mdia de questes, 3 ou 4. Teve questes de preservao digital, at de bibliometria! Acho que l pro final eles j no sabiam o que colocar e enfiaram engenharia social e Balanced Scorecard. Enfim, 70 questes bem utilizadas para abranger o programa. A prova ficou ainda mais difcil por conta do tipo de questes. Algumas bem cansativas, com enunciados longos e muitas assertivas para analisar. Foi preciso estar em forma. Quanto ao contedo, numa escala de dificuldade de 1 a 5, eu colocaria um 4. Acho que poucos, bem poucos, chegaram perto de fechar a prova. A Cesgranrio pondera o valor das questes. Mas eu nunca entendi com base em que se faz isso, pois tem questes bem fceis que valem muito e outras difceis que valem pouco. Enfim, essa prova tambm est assim. Selecionei algumas questes interessantes. 9 Segundo a Declarao dos Princpios Internacionais de Catalogao (2009) os quais direcionam a construo de cdigos de catalogao, o catlogo de uma biblioteca deve ser um instrumento que permita ao usurio (A) confirmar que a entidade descrita nem sempre corresponde entidade desejada, permitindo a distino entre duas ou mais entidades similares. (B) selecionar um recurso bibliogrfico apropriado, conforme a norma prevista, independente de suas necessidades pessoais, referentes ao meio, contedo e suporte. (C) encontrar recursos bibliogrficos em uma coleo, como o resultado de uma busca, sem usar atributos e relaes entre recursos. (D) localizar conjuntos de recursos que representem todos os recursos sobre determinado assunto. (E) recuperar todos os recursos que incorporam todas as expresses e que exemplificam quaisquer manifestaes.

Eu comentei essa declarao aqui no blog ano passado. Achei legal ter sido exigida, pois pede que o candidato esteja atualizado com as tendncias da catalogao. A resposta pede apenas bom senso e entendimento da funo de um catlogo. O catlogo no vai confirmar nada, o que vai confirmar a prpria obra, quando se estiver com ela em mos. A B est errada por conta das normas. A C est errada pois o catlogo deve relacionar os itens da coleo. A D a correta, pois o catlogo serve para o usurio localizar todos os recursos sobre um assunto prximos uns dos outros. Resposta: D. 13 Na elaborao de esquemas de classificao, os classificacionistas distribuem os assuntos em classes obedecendo ao princpio da (A) multidimensionalidade. (B) hospitalidade. (C) mtua exclusividade. (D) flexibilidade. (E) sequncia til. Questo difcil. A gente estuda muito CDU e CDD, mas peca na parte terica sobre classificao. Este artigo explica bem o que vem a ser sequncia til, que a resposta da questo. Resposta E 17 O modelo de relaes conceituais que aparecem em vocabulrios controlados e tesauros um modelo didico que revela apenas as categorias s quais os conceitos pertencem, por exemplo, coisa-propriedade, material-produto, processoresultado. Nas ontologias as relaes precisam ser explicitadas, pois integram uma (A) proposio. (B) hierarquia. (C) categoria. (D) abstrao. (E) representao. Deu saudade do tempo que estudava ontologias. Basicamente, uma relao entre conceitos numa ontologia vai alm de uma relao direta. Onto no apenas uma palavra, um termo. um ser, digamos assim. Resposta: A 19 Uma ontologia constitui um documento ou arquivo que define formalmente as relaes entre termos, sendo normalmente especificada por

(A) softwares com o cdigo fonte aberto. (B) uma taxonomia e um conjunto de regras de inferncia. (C) termos utilizados na codificao de uma pgina web. (D) conjunto de ns interconectados. (E) notaes, como nos esquemas de classificao. Basta ler com ateno para encontrar a resposta. A nica que faz sentido opo B. As outras so totalmente descartveis. 23 A informao tecnolgica e a informao para negcios compem a informao industrial, o insumo que possibilita ao setor produtivo do pas melhorar a produtividade industrial e tomar decises estratgicas. Nesse contexto, so exemplos de informao tecnolgica e de informao para negcios, respectivamente, (A) cadastros de consultores e consultorias. (B) balanos financeiros e patentes. (C) normas e catlogos de ferramentas. (D) catlogos de matrias-primas e catlogo de empresas. (E) indicadores econmicos e produo cientfica. Gostei dessa questo. preciso ter bom discernimento na rea para responder corretamente. E pensar claro. No entanto, a resposta que deixou a desejar. Catlogo no o melhor tipo de informao, mas acabou facilitando. Resposta: D. 25 Na avaliao de fontes de Referncia na Internet, um bibliotecrio decidiu considerar o nmero de cliques necessrios para navegar da pgina inicial do stio informao demandada, utilizando um modelo de avaliao amplamente divulgado. Esse procedimento considera um critrio bastante valorizado pelos usurios, identificado como (A) atualizao de links. (B) adequao da fonte. (C) facilidade de uso. (D) coerncia entre mdias. (E) padronizao de leiaute. Questo interessante e fcil. Vale o destaque por tratar de usabilidade. Usabilidade estudada por ns desde os tempos de Ranganathan, vide a primeira lei. Ora, avaliar algo pela quantidade de cliques para se chegar em algum lugar, avaliar o uso. Resposta: C. 31 Dentre as fontes de informao especializada, em formato impresso, aquelas que listam instituies e indivduos que atuam na rea, fornecendo endereos e formas de acesso s suas informaes, so os(as) (A) glossrios. (B) diretrios.

(C) biografias. (D) desideratas. (E) bioblibliografias. Glossrio para termos. Biografia somente para pessoas. Desideratas so listas de desejos. Biobibliografia vida e obra de pessoas. S sobre diretrios. Muitas vezes no preciso saber a resposta certa, basta saber o que significam as erradas. Resposta: B 32 Dentre as fontes de informao exclusivas do meio eletrnico, quais as que se caracterizam pelo agrupamento de links, sistematicamente, em categorias ou classes pr-selecionadas, com o objetivo de agilizar a localizao da informao na Web? (A) Vortais. (B) Repositrios. (C) Portais. (D) Websites. (E) Apontadores. Questo interessante. Vortal Portal direcionado para um pblico especfico, que oferece uma srie de servios online, visando atender amplamente as necessidades desse pblico. Pode servir como elemento catalisador, ensejando a formao e desenvolvimento de nova comunidade virtual, com interesses bem definidos e comuns, atravs de realimentaes que propiciam a criao de novos servios ou reinveno de outros. J Apontadores so o que diz o enunciado. So, de forma simples, links organizados. Resposta: E. 35 Dentre os softwares para automao de servios de bibliotecas disponveis, aqueles que no oferecem seus manuais on line so: (A) Polibook e Sbio. (B) Caribe e Zeus. (C) Aleph e Lightbase. (D) Mscara e Multiacervo. (E) Bib Virtua e Informa. Esse o tipo de questo que no avalia nada. Como saber quais desses softwares no oferecem manual? Acho que no entraria se fosse menos questes, mas como tinham que chegar em 70, acabou entrando. 39 Os sistemas de organizao, rotulagem, navegao e busca so elementos da arquitetura da informao, utilizados no desenvolvimento de websites e que podem ser aplicados em bibliotecas digitais. Considerando que esses elementos, descritos por Rosenfeld e Morville (1998), guardam identidade com aqueles consagrados nas bibliotecas clssicas, relacione cada um deles, indicados na primeira coluna, com sua respectiva definio, na segunda. As relaes corretas so:

I Sistema de organizao II Sistema de rotulagem III Sistema de navegao IV Sistema de busca P Sistema que possibilita ao usurio a formulao das expresses de busca para a recuperao dos documentos que correspondem informao desejada. Q Formas de agrupamento dos contedos informacionais sistema responsvel pela estruturao dos contedos no qual so definidos os critrios de disposio dos itens informacionais, observando os equemas e/ou estruturas que melhor satisfaam a necessidade do usurio, sem comprometer a navegabilidade do website. R Anlise sistmica do design do website, verificando a possibilidade de pleno funcionamento, identificando e solucionando possveis erros, tornando-os fceis de usar em prol do usurio. S Forma de interao do usurio com o ambiente e com o contedo informacional disponvel, permitindo ao usurio ir de um ponto ao outro pelo caminho desejado, possibilitando melhor aproveitamento do tempo de uso ou de acesso. T Denominao do contedo do grupo informacional forma de representar um conjunto de informaes, utilizando uma palavra ou um cone, de modo a facilitar a recuperao da informao e a navegabilidade do website. (A) I P, II S, III R, IV Q. (B) I S, II Q, III P, IV R. (C) I Q, II T, III S, IV P. (D) I R, II P, III Q,IV T. (E) I T, II R, III P, IV S. Esse foi o assunto sobre o qual mais li nos ltimos dois anos. S por isso vale o comentrio. Mas a temtica interessante, e os bibliotecrios esto aos poucos ganhando espao na arquitetura da informao. Mas para encontrar a resposta basta saber que busca possibilita ao usurio a formulao das expresses de busca para a recuperao dos documentos que correspondem informao desejada. A nica alternativa IV-P a C. Alis, em nenhuma alternativa eles repetiram as combinaes, o que poderia confundir um pouco os candidatos. Questes desse tipo so pssimas para quem estudou, pois nivela por baixo. Resposta: C.

You might also like