You are on page 1of 20

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR CURSO: ENGENHARIA DE MATERIAIS DISCIPLINA: ORGANIZAO INDUSTRIAL

TOMANHO DO PROJETO

Professor: Daniel Moutinho Alunos: Alan Amaral 2007302030 Christie Franco Ribeiro- 2007302011 Turma: C3029TE

INTRODUO
O tamanho do projeto definido por sua capacidade de produo durante um perodo de trabalho considerado normal. Este estudo tem por finalidade levantar os parmetros do empreendimento industrial que conduzem a alternativa tima que sempre se abrangeu:

Estudo de mercado, visando definir produtos, faixa de mercado e condies de comercializao; Estudo de localizao, visando definir onde produzir; Estudo de engenharia, visando definir a tecnologia e caracterizar o processo produtivo; Estudo do tamanho, visando definir escala e nvel econmico; Estudo econmico-financeiro, visando definir investimento e recursos financeiros; Tamanho = capacidade de produo.

Definio do Tamanho
Tamanho da fbrica a capacidade de produo que pode ser atingida pela mesma quando em operao durante um perodo de tempo normal, do ponto de vista tcnico e econmico.

Conceito de capacidade de produo do ponto de vista tcnico ou de engenharia


A capacidade de produo que define o tamanho do processo a mxima produo que pode ser obtida com determinado processo (ou equipamento) durante dado intervalo de tempo. Neste sentido o tcnico separa o conceito de capacidade nominal do conceito de capacidade efetiva.

Capacidade Nominal
a capacidade terica que seria obtida caso todos os equipamentos funcionassem de modo eficiente, porm existem interrupes e/ou perdas de eficincia devidas mo-deobra destreinada, paradas obrigatrias para fazer reparos e manutenes dos equipamentos.

Capacidade Efetiva
o resultado do processo tendo em conta as interrupes e perdas de eficincia. Em geral a capacidade efetiva menor que a nominal.

Conceito de capacidade de produo do ponto de vista econmico


A capacidade de produo que define o tamanho do processo o nvel de produo, que corresponde ao custo unitrio mdio de produo que seja mnimo. evidente que este nvel de produo de custo mnimo pode ser considerado sob o critrio de custos de produo de curto ou de longo prazo.

Medidas alternativas de tamanho :


Nmero de fusos (setor txtil); Volume de faturamento; Total do capital empregado e/ou valor do patrimnio lquido; Valor total adicionado pela empresa; Volume ou peso da matria-prima consumida etc.

Custos de Curto e de longo Prazo


No curto prazo a fbrica apresenta: Custos fixos : no variam em funo do volume de produo Custos variveis : dependem do volume de produo Os custos totais correspondem a soma dos custos fixos com os variveis para cada volume de produo.

O custo total mdio de curto prazo obtido atravs da diviso do custo total pelo volume de produo.

No longo prazo, todos os custos so variveis, uma vez que podem ser instaladas fbricas de diferentes tamanhos.

Tamanho e Mercado
O mercado a ser atendido pela mesma empresa outro fator de relevncia na escolha do tamanho. Podemos ter trs hipteses, relativas ao mercado a ser atendido: igual ao tamanho mnimo do processo; muito pequeno, de modo que no econmico instalar um processo de tamanho mnimo; suficientemente grande para justificar a instalao de um processo de tamanho mnimo ou maior.

Tamanho e Localizao
Os problemas de tamanho e localizao esto inter-relacionados, a localizao ser dependente da distribuio geogrfica do mercado e, por outro lado, da existncia de economias de escala. Estes fatores influem nos custos de aquisio de fatores de produo e de distribuio do produto, podendo inclusive comprometer a capacidade de competio da empresa a longo prazo.

Tamanho e Recursos
A empresa deve verificar se tem recursos necessrios (prprios e de terceiros) para atender implementao de uma fbrica com tamanho mnimo, pois o custo de entrada pode ser muito elevado, e ela poder ter dificuldades para saldar seus compromissos e/ou apresentar rentabilidade adequada. Se houver recursos abundantes disponveis a empresa dever procurar construir o maior processo possvel, considerando um nvel de risco adequado para a empresa.

Tamanho e Aspectos Tcnicos


Os aspectos tcnicos podem ser responsveis por economias de escala em termos de custo menor para equipamentos com maiores capacidades, rendimentos, etc. Em virtude desses fatores e dependendo da oferta preexistente, certos processos s podem ser instalados a partir de determinados tamanhos mnimos, pois abaixo de certos nveis de produo, os custos podem ser to elevados que a produo se torna antieconmica.

Tamanho mnimo e tamanho Maximo


Do ponto de vista econmico, o tamanho mnimo depende dos preos de mercado do produto considerado, ou seja, s sero consideradas alternativas de tamanho cujo custos mdios sejam iguais ou inferiores a esses preos. Em uma economia aberta o tamanho mnimo fixado pelo preo do produto importado.

Do posto vista tecnolgico ou de engenharia, o tamanho mnimo depende da disponibilidade de equipamentos e conjuntos industriais no mercado de bens de capital.
O tamanho Maximo definido de acordo com a demanda de mercado, pois se no for adquirido este conhecimento atravs da pesquisa de mercado, a empresa corre risco de grandes prejuzos e ate mesmo de abrir falncia.

A Escolha do Tamanho timo em Termos de Projeto.


A seleo do tamanho depender , basicamente, dos custos. Considerando os seguintes: Custos de construo do processo; Custo de oportunidade do capital investido na capacidade instalada; Custo associado ao tamanho; Custo de oportunidade associado ao tempo de construo de uma fbrica nova ou de ampliao da existente; Os custos de oportunidade associados falta de capacidade para atender demanda; Os custos associados estrutura fiscal e tributria.

concluso
O tamanho mximo definido unicamente pelo mercado, visto que, invivel a produo em escala maior que a capacidade de absoro do mercado. E finalmente o tamanho timo ser aquele mais adequado possvel para minimizar os custos e conseqentemente obter maior lucratividade. No existe o tamanho timo, e sim uma busca constante dos empreendedores pelo tamanho mais prximo do ideal.

BIBLIOGRAFIA
1 - HOLANDA, Antnio Nilson Craveiro. Planejamento e Projetos (Uma introduo as tcnicas de planejamento e elaborao de projetos). 12 edio. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Cear. 1983.
2 - FILHO, Nelson Casarotto. In: Estratgia e Estudo de Viabilidade: Projeto de Negcios. Atlas; So Paulo, 2002. 3 - CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Cientifica. So Paulo: Afiliada, 2002.

You might also like