You are on page 1of 4

Campo Magntico da Terra

FIS01182 Fsica II-C Departamento de Fsica Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo. Experincia realizada em laboratrio com o objetivo de medir a componente horizontal do campo magntico terrestre no local, utilizando uma bobina de Helmholtz, uma fonte de corrente contnua, uma multmetro operando como ampermetro e uma bssola. Palavras chave: experincia, bobina de Helmholtz, campo magntico.

Introduo
O campo magntico terrestre assemelha-se a um dipolo magntico com seus plos prximos aos plos geogrficos da Terra. Sabemos que uma bssola orientase no campo magntico terrestre. Esta orientao pode ser modificada se algum campo magntico externo adicional for aplicado sobre ela. Neste caso a bssola procurar ficar orientada no campo magntico resultante da soma vetorial destes dois campos. A componente horizontal do campo magntico da Terra pode ser medido observando-se a mudana na orientao da bssola quando sobre ela for aplicado um campo magntico externo perpendicular ao campo magntico terrestre. Para produzir este campo magntico externo utilizaremos uma bobina de Helmholtz, que consiste de um par de bobinas comuns de mesmo raio R, alinhadas paralelamente uma a outra ao longo do eixo, e afastadas entre si de uma distncia igual ao raio R. Com estas bobinas podemos produzir um campo magntico conhecido. O eixo da bobina dever estar na posio horizontal e paralelo direo leste-oeste, isto , perpendicular ao eixo norte-sul. O valor do mdulo do campo magntico B ao longo do eixo de uma espira de raio R :

A deduo do mdulo do campo magntico B no centro geomtrico, ou seja, entre as duas espirras que compe a bobina de Helmholtz a seguinte: o campo magntico produzido por uma espira circular percorrida por uma corrente i pode ser calculado a partir da Lei de Biot-Savart:

Onde a permeabilidade magntica do vcuo, o vetor do elemento condutor dl ao ponto de medida do campo B, e dB perpendicular a ambos os vetores e dl. Como o vetor dl perpendicular aos vetores e dB, e ainda perpendicular ao plano da figura enquanto que os outros dois vetores esto no plano, a equao pode ser reescrita como:

Sendo z a distncia do centro da espira ao ponto onde estamos calculando o campo. Para qualquer elemento dl que escolhermos na espira a componente dBz do campo ter sempre a mesma direo, podendo, portanto serem somadas. J as componentes de dBr se anulam aos pares. Sendo assim, o campo na direo radial nulo: Br = 0

onde = 4 x 10 Tm/A, e i a corrente eltrica e x a distncia medida a partir do centro de uma das bobinas e ao longo do eixo. O mdulo do campo magntico B no centro geomtrico, ou seja, entre as duas espiras que compe a bobina de Helmholtz dado por:

-7

E o campo na direo z (axial) dado por:

onde N o nmero de espiras que compe cada bobina.

O campo magntico de uma bobina circular de N espiras ento obtido multiplicandose o nmero de espiras na equao. Assim o campo

ao longo do eixo das duas bobinas idnticas a uma distncia a do centro das bobinas :

Sendo

. Quando z =

0, o campo magntico tem um valor mximo para a < R e mnimo para R > a. A dependncia de B com a posio ao longo do eixo axial das bobinas uniforme para o intervalo R/2 <z < R/2, quando a = R. O campo B no ponto mdio entre as bobinas quando a separao a entre elas for igual ao raio R :

ou

A intensidade do campo magntico produzido pelas bobinas, B , funo da corrente que circular nas espiras. Se no houver corrente, a bssola colocada no interior da bobina de Helmholtz indicar a direo norte. Se a corrente aumentar, aparecer uma componente de campo magntico perpendicular ao campo BHT da Terra, esta componente far a agulha da bssola girar de um certo ngulo. Quando a agulha estiver apontando a direo noroeste ou nordeste, isto , estiver a 45 em relao direo norte-sul, o campo da bobina ser igual ao da componente horizontal do campo magntico da Terra. Na realidade, possvel determinar o valor do campo BHT da Terra para qualquer que seja o ngulo de orientao da bssola.

Procedimento Experimental
Dispondo de uma fonte de corrente contnua, uma bobina de Helmholtz, um multmetro operando como ampermetro e uma bssola, montamos o experimento como mostra a figura abaixo:

necessrio alinhar o eixo da bobina em relao aos eixos cardeais da Terra, para isso contamos com o auxlio de uma rgua sobre o eixo Leste-Oeste (o mesmo da bobina) e utilizando uma bssola colocada a meia distncia das duas bobinas e a meia altura do dimetro das mesmas, alinhamos o eixo da bobina com o eixo Norte-Sul da bssola formando exatamente um ngulo de 90 entre os dois eixos, ou seja, perpendiculares. O raio de cada espira era de 10,75cm, o mesmo valor que a distncia entre as mesmas, o nmero de espiras em cada bobina era de 180. Da ento foi-se realizadas nove medidas de valores da corrente eltrica na bobina para as quais fizemos a agulha assumiu ngulos entre 10 e 80 em relao ao eixo Norte-Sul. Os valores das medies podem observadas na tabela abaixo: ngulo (graus) Corrente (mA) 10 2.1 20 4.4 30 6.7 40 9.8 45 11.9 50 14.0 60 19.1 70 27.9 80 49.9 Tabela 1 ngulo X Corrente Eltrica.

Resultados e Discusso
Com essas informaes podemos calcular o campo magntico da bobina gerado pela corrente eltrica correspondente com a frmula:

Onde N a o nmero de espiras que compe cada bobina, R a distncia entre as bobinas (metros) e i corrente eltrica (ampres). Depois de calculado o campo magntico da bobina para os diferentes valores da corrente eltrica, calculamos o campo magntico da

componente horizontal da Terra com a seguinte relao:

A mdia dos valores de BHT nos fornece a melhor aproximao do valor experimental da componente horizontal do campo magntico terrestre. Os valores calculados esto na tabela abaixo: ngulo Campo Campo magntico/bobina magntico/Terra (graus) 10 3.16 x 10-6 T 1.79 x 10-5 T -6 20 6.62 x 10 T 1.82 x 10-5 T -5 30 1.01 x 10 T 1.75 x 10-5 T -5 40 1.47 x 10 T 1.75 x 10-5 T -5 45 1.79 x 10 T 1.79 x 10-5 T -5 50 2.10 x 10 T 1.76 x 10-5 T -5 60 2.87 x 10 T 1.66 x 10-5 T -5 70 4.20 x 10 T 1.53 x 10-5 T -5 80 7.51 x 10 T 1.32 x 10-5 T Tabela 2 Valores de BB e BHT obtidos. A mdia desses valores nos fornece o valor experimental de 1.68 x 10-5 T para a componente horizontal do campo magntico da Terra no local onde foi realizada a experincia (laboratrio de fsica, Campus do Vale, UFRGS). Fazendo-se uma anlise terica da variao de B entre as bobinas e para pontos eqidistantes s bobinas, isto , no intervalo R/2 a +R/2 pode-se traar um grfico como o observado na figura abaixo:

mdulo dos dois campos magnticos tem igual valor. Quando a agulha estiver entre os ngulos de 0 45 o mdulo do campo da Terra est maior que o mdulo do campo gerado pelas bobinas e entre os ngulos de 45 90 o campo de gerado pelas bobinas est maior que o campo da Terra. O campo magntico da Terra gera um torque no sentido contrrio ao torque gerado pelo campo magntico da bobina, a agulha sempre ir procurar o ponto de equilbrio para posicionarse, ou seja, o ponto de menor energia potencial. Quando isso ocorre, o torque resultante sobre a agulha zero.

Referncias
Anotaes de aula. R. Resnick, D. Halliday, e J. Walker, Fundamentos de Fsica, vol. 3 Eletromagnetismo, 7a ed., LTC (2006).

Figura 1 grfico de B versus x. Algumas observaes so interessantes de serem comentadas, por exemplo a relao entre os dois campos (componente horizontal do campo magntico da Terra, e o campo magntico produzido pela bobina) e o ngulo da agulha da bssola com a direo Norte-Sul. A agulha da bssola mostra o valor resultante entre o campo magntico da Terra e o campo magntico da bobina, na posio de 45, o

You might also like