You are on page 1of 19

1.

O PRISIONEIRO E SEU CRCERE

Poder

Eis-nos chegados aos confins do mundo,


na terra Cita a solido sem fim. Cumpre-te, Hefstios, relembrar, assim, quanto ordenou teu pai. Ali, ao fundo, no cimo dessa rocha abrupta, ingente, com duros ferros, prende esse bandido. Teu dom divino o fogo resplendente, das artes foco tendo subtrado, aos homens o doou. E crimes tais dos deuses clamam forte punio. Adira a Zeus, com plena sujeio. Dome a paixo de proteger mortais.1

A proposta deste captulo expor duas imagens que sero assumidas ao longo deste estudo. A primeira a de Marx como um homem do sculo XIX, o que impe considerar sua produo terica circunscrita pela realidade social da poca. A segunda se refere sua obra no como um edifcio terico de arquitetura monumental, uma obra acabada e fechada, mas sim como um canteiro de obras, ou seja, que deixa questes em aberto e problemas no resolvidos. Essas duas imagens so expostas e assumidas como pontos de apoio para o questionamento de outra imagem frequentemente atribuda Marx: a de um pensador aprisionado na ideologia do progresso do sculo XIX.

1.1. Karl Marx: um homem do sculo XIX


Imagine Rousseau, Voltaire, Holbach, Lessing, Heine e Hegel, fundidos numa mesma pessoa fundidos, no justapostos -, e ter a imagem do doutor Marx. Moses Hess

A primeira imagem que se assume aqui, inevitvel, segundo o alerta de Wallerstein (2001), a de Marx como um homem do sculo XIX. Assim, no teria sentido estud-lo, deslocando-o da realidade social de sua poca. Mas esta tarefa no assim to fcil e nem to inevitvel, visto que muito j se falou
1

squilo. Prometeu agrilhoado. 3 ed. Lisboa: Frenesi, 1995.

e se produziu sobre Marx e muitos so os desdobramentos de seu pensamento, tanto em variadas vises tericas, dentro do chamado marxismo ou marxismos, quanto em regimes polticos e respectivas realidades socioeconmicas que os acompanham, como no chamado socialismo real sovitico. Sobre a existncia de marxismos, Bensad (2005) afirma que ela se inscreve na dificuldade de tomar decises quanto a um texto que liga, de modo indissolvel, decifrao crtica dos hierglifos sociais e a subverso prtica da ordem estabelecida (BENSAD, 2005, p.12). J sobre o segundo aspecto destacado, Oliveira (1997) localiza um preconceito gestado no interior da luta poltica do sculo XX. A partir dele, ter-se-ia gerado dois tipos de leitores de Marx, ou defensores-por-princpio ou opositores-por-princpio sem que, na maioria das vezes, o confronto partisse de, ou conduzisse a leitura mais sistemtica e unitria da obra marxiana (OLIVEIRA, 1997, p.14). Neste sentido, so importantes algumas questes apresentadas por Francisco Fernndez Buey, ao propor um Marx sem ismos:
Mas isto possvel? E no seria desvirtuar a inteno ltima da obra de Marx? Pode-se separar Marx daquilo que foram o marxismo e comunismo modernos? Acaso se pode escrever sobre Marx sem levar em conta o que foram os marxismos neste sculo2? No foi precisamente a inteno de Marx fundar um ismo, esse movimento que chamamos de comunismo? E no seria precisamente esta inteno, to explicitamente declarada, o que diferenciou Marx de outros cientistas sociais do sculo XIX? (BUEY, 2004, p.23).

Todas essas perguntas so concentradas pelo autor em duas respostas. A primeira delas se concentra em uma frase que teria sido proferida pelo prprio Marx: Eu no sou marxista3. Wallerstein (2001) tambm faz referncia a esta frase:
(...) permitam-me uma palavra sobre Karl Marx. Ele foi uma figura monumental na histria intelectual e poltica moderna. Deixou um enorme legado, rico do ponto de vista conceitual e inspirador do ponto de vista moral. Contudo, devemos levar a srio o fato de ele ter dito que no era marxista, e no descartar sua frase como um bom mot (WALLERSTEIN, 2001, p.10).
2 3

O autor se refere ao sculo XX. Marx teria dito esta frase para Engels algumas vezes entre 1880 e 1881 (BUEY, 2004). Contudo, segundo o prprio Engels, em uma carta a Schimdt datada de 1890, Marx j dizia esta frase em fins da dcada de 1870 (MARX; ENGELS, s/d).

Em paralelo a este no descartar, Buey (2004) fala em restaurar o sentido original daquela frase - l-la em seu contexto - que de tantas vezes citada teria perdido seu significado. Para ele, Marx ao dizer eu no sou marxista, estava protestando contra a leitura e o aproveitamento de sua obra poltica e econmica por possibilistas e guesdistas franceses 4, intelectuais e estudantes do partido operrio alemo e amigos russos que interpretavam de forma mecnica O Capital, como atestam as palavras de Engels, tambm ao se referir quela frase:
A concepo materialista da histria tem tambm, atualmente, muitos amigos desse tipo, para os quais ela no passa de um pretexto para no estudarem a histria. Marx, em fins da dcada de 1870, j dizia, referindo-se aos marxistas franceses, que tudo que eu sei que no sou marxista (MARX; ENGELS, s/d, p.283).

A segunda resposta dada por Buey (2004), concentra-se sobretudo na pergunta e na possibilidade de se escrever sobre Marx sem entrar no tema de sua herana poltica, ou seja, na histria do comunismo no sculo XX. Quanto a isso ele responde da seguinte forma: Deve-se distinguir entre o que Marx fez e disse como comunista e o que outros disseram e fizeram, ao longo do tempo, no seu nome (BUEY, 2004, p.24). Dito isso, apresentam-se outras dificuldades, por exemplo, como estudar uma realidade social to distante no tempo, afinal mais de um sculo se passou? Inevitavelmente, o estudo e a viso sobre tal realidade social sero limitados e marcados pelo que nos chega atravs dos tempos, nos estudos e vises de historiadores, cientistas sociais, e por que no, de poetas e

Ambas denominaes referem-se a correntes revolucionrias do movimento socialista francs de orientao marxista. Aps a ciso no Partido Operrio Francs, fundado em 1880, houve a separao entre os possibilistas e os guesdistas. Os primeiros eram liderados por Paul Brousse (1844-1912) por isso tambm so chamados de Broussistas e por Benoit Malon (1841-1893) j a designao de possibilistas vem da sua tendncia reformista, de sua proposta de estender a luta operria aos limites do possvel. Os guesdistas eram liderados por Jules Guesde (1847-1922) (da a denominao do grupo) e por Paul Lafargue (1842-1911) (genro de Marx). Posteriormente, ambas as correntes aderiram ao Partido Socialista Francs de tendncia reformista, sob a direo de Jean Jaurs (1859-1914) (Dicionrio Poltico, Marxists Internet Archive).

romancistas5. Dessas leituras emerge a dificuldade de se escolher o que se disse, e se diz, sobre o sculo XIX. Contudo, uma escolha j feita, a de estudar a concepo de progresso presente na obra de Marx, pode servir de guia para as outras escolhas. Disto se apresenta uma outra dificuldade: encarar seus prprios escritos e teorizaes. Tarefa nada fcil, no s pela dificuldade terica, vastido de sua obra, e talvez pela dificuldade de encerr-lo em um compartimento especfico da cincia, mas tambm por algumas dificuldades de ordem prtica, como por exemplo, a qualidade das tradues e at mesmo a inexistncia de algumas, ou, nas palavras de Oliveira (1997), o acesso a apenas parte de sua obra6. No entanto, a necessidade de encarar essas dificuldades e abstrair outros tantos aspectos no impede que este estudo seja levado a cabo, j que a tarefa de revisitar o pensamento de Marx to complexa quanto necessria (OLIVEIRA, 1997). E, at porque, empreender um estudo de Marx, considerando sua produo terica circunscrita realidade social de sua poca, j demonstra um engajamento terico especfico, adequado ao que Lwy (2000b) denomina de marxismo crtico. No se trata de deixar as coisas ruins de lado e escolher somente as coisas boas. Trata-se antes de encarar um Marx cheio de coisas ruins e boas, ou seja, um Marx permeado por tenses. No se tem a pretenso tambm da busca pelo verdadeiro Marx, at porque isto perigoso e desnecessrio, como destaca muito bem Lander (2006):
A busca do verdadeiro Marx converte-se assim no somente em um exerccio escolstico intil, seno, na medida em que pretende negar alguns aspectos, para destacar outros, o que faz unilaterizar o pensamento de Marx, distorcendo-o. O pensamento de Marx incorpora estas tenses e esta complexidade, no h outro verdadeiro Marx (LANDER, 2006, p.228).

At mesmo um contemporneo do sculo XIX podia encontrar dificuldades. Ao falar sobre Paris, Balzac evoca a imagem de um oceano: Atire a sonda e jamais conhecer sua profundidade. Percorra-a, descreva-a! Por mais cuidado que tenha ao percorr-la, ao descrev-la, por mais numerosos e interessados que sejam os exploradores desse mar, sempre se encontrar um lugar virgem, um antro desconhecido, flores, prolas, monstros, algo extraordinrio, esquecido pelos mergulhadores literrios (Balzac. O pai Goriot. Porto Alegre: L&PM, 2006). 6 H ainda que se levar em considerao que muito do que escreveu nunca foi publicado. Portanto, a existncia, em Marx, de certo carter de inconclusividade, sobretudo em relao ao que se propunha escrever sobre questes filosficas da tradio acadmica (BUEY, 2004).

Ao encontro disso vai o que fala Bensad (2005) quando prope, em sua leitura de Marx sacudir o pesado sono das ortodoxias 7. Para ele isto no quer dizer opor um Marx original e autntico s suas confrontaes, nem restabelecer uma verdade h muito confiscada. Igualmente Russel (1969), ao falar sobre a dificuldade de classificar Marx diante de tantos aspectos de sua obra, lembra que destacar qualquer um destes aspectos em detrimento de outros pode oferecer uma ideia falsa e distorcida (RUSSEL, 1969). Assim, a complexidade do pensamento de Marx, assim como a sua verdade, est justamente na sua no homogeneidade. O verdadeiro Marx atravessado por contradies no resolvidas, e nem por isso ele menos verdadeiro, pois como afirmava o filsofo Pascal: Nem a contradio sinal de falsidade nem a falta dela sinal de verdade8. Por isso, essa existncia de contradies no implica incoerncia ou inconsistncia, como tambm no implica o abandono de Marx, j que, parafraseando Netto (1985), sua obra to insuficiente quanto necessria. Ainda sobre aquela complexidade, Russel (1969) afirma que ela pode ser explicada, em parte, pelos prprios acontecimentos da vida de Marx. Para tanto, o autor lembra desde o clima cosmopolita da cidade onde Marx nasceu e cresceu uma Trier (Trves) marcada pela influncia da era revolucionria e napolenica francesa -; passando pela influncia do hegelianismo recebida na universidade de Berlim9; suas atividades jornalsticas10; sua estada na Frana, onde conheceu Engels; at sua participao nas revolues francesas de 1848 e seu refgio na Inglaterra (RUSSEL, 1969). Todos esses acontecimentos na vida de Marx so importantes, pois, de alguma forma, relacionam-se com aspectos de sua obra, desenvolvidos a partir dos dilogos com vrias correntes de pensamento e com movimentos sociais e polticos da poca. Por exemplo, a citada influncia hegeliana no se dar de
7

Esta assuno de um Marx com coisas boas e com coisas ruins tambm pode ser percebida no subttulo do livro de Bensad (Marx, o intempestivo): Grandezas e misrias de uma aventura crtica. 8 Blaise Pascal. Pensamentos. Abril Cultural (Coleo Os Pensadores) 9 Marx iniciou seus estudos de direito na universidade de Bonn, de onde se transferiu para a universidade de Berlim, em 1836 (FLICKINGER, 1985). Na poca a Faculdade de Direito de Berlim era dominada pela lembrana de Hegel, que havia morrido h cinco anos (BUEY, 2004). 10 Estas atividades se daro em duas frentes, a partir de 1842. Primeiro na redao de um jornal da Rennia (Gazeta Renana), e posteriormente em Paris, quando Marx passar a colaborar nos Anais Franco-Alemes. Este ltimo pode ser considerado uma continuidade da Gazeta que havia sido fechada pelo Estado prussiano, sendo que ambos eram projetos jornalsticos de Arnold Ruge (1802-1880) e Moses Hess (1812-1875) (Ibid.).

forma natural, mas a partir de uma simpatia ambgua por aquele sistema filosfico (FLICKINGER, 1986), o que levar Marx aos debates com os jovens hegelianos do Doktorclub11 e, posteriormente, com o materialismo de Feuerbach. Quanto s atividades jornalsticas, principalmente os artigos publicados na Gazeta Renana, apesar de marcarem um novo perodo e contexto no s na vida de Marx, mas tambm na daqueles jovens hegelianos refletem ainda uma continuidade dos debates travados entre os mesmos. De forma geral esse projeto jornalstico era um projeto poltico de questionamento do Estado confessional prussiano que, estranhamente, aliava absolutismo com liberalismo e romantismo (BUEY, 2004). Para Marx, alm de uma oportunidade de emprego, depois da frustrada tentativa de seguir carreira universitria, o jornalismo era tambm uma oportunidade de continuar seu trabalho terico de cunho poltico-prtico12 (FLICKINGER, 1985). Porm esse jornalismo no poderia ser considerado como sendo composto por crnicas ou notcias, nem classificado como jornalismo investigativo. Tratava-se, antes, de ensaios com ponto de partida na crnica sociopoltica e que se desdobrava em reflexo poltico-filosfica; o que se poderia chamar hoje de crtica da cultura. E na continuidade de seus debates com os jovens hegelianos, Marx propunha e praticava, por meio da atividade jornalstica, uma filosofia secularizada, ou seja, que passava de sistema especulativo para o contato e interveno nos problemas do mundo e do cotidiano (BUEY, 2004). Marx continuar esse projeto na Frana a partir da colaborao nos Anais Franco-Alemes. Entretanto, sua estada nesse pas deve ser destacada por outros dois aspectos. Em Paris, ele conhecer Engels, cujas palavras
11

Grupo de estudantes que discutia as questes mais candentes da filosofia hegeliana. Nele Marx conhecer os principais expoentes jovens da cultura berlinense: J.F. Kppen, Bruno Bauer (que ser seu orientador) e Adolf Rutenberg (Ibid.). 12 Em 1840, quando Frederico Guilherme IV subiu ao trono da Prssia, havia uma esperana de abertura s convices liberais, no entanto sua poltica foi orientada para a restaurao do Estado cristo (confessional) nos moldes medievais (romantismo coroado). Uma das medidas do governo prussiano foi a eliminao da influncia hegeliana no ensino superior, resultando entre outras coisas na expulso de Bruno Bauer da universidade de Berlim. A partir deste momento, Marx teve sua expectativa de assumir uma ctedra frustrada e, juntamente com os jovens hegelianos, passaram a questionar o liberalismo do Estado prussiano, assumindo uma posio mais radical em relao a este, a de defesa da democracia radical e at do rebublicanismo. Neste contexto, a Gazeta Renana tornou-se um canal de manifestao destas ideias, j que a universidade tinha sido tomada pelo governo (OLIVEIRA, 1997; BUEY, 2004).

podem testemunhar o referido encontro: Quando, no vero de 1844, visitei Marx em Paris, ficou patente nosso acordo completo em todos os terrenos tericos, e data dessa poca nossa colaborao13. Mais do que isso, o que se desenvolveu entre eles foi uma intensa amizade e, alm disso, no s uma colaborao terica, mas tambm prtica14 , estendida at os ltimos anos de Marx em Londres. Ainda em Paris, Marx tambm entrar em contato com o cenrio poltico, ento dominado pelos socialistas utpicos da Frana, Charles Fourier, PierreJosef Proudhon e economistas como Jean-Baptiste Say e Adam Smith. Contatos que possibilitaro a Marx um maior conhecimento das teorias econmicas, levando, por sua vez, a um melhor entendimento dos trabalhos do prprio Engels15 e ao contato com a realidade dos trabalhadores de Londres16 (FLICKINGER, 1985). Pode-se dizer que todas essas lembranas mostram uma relao do texto de Marx seu pensamento - com o seu contexto o sculo XIX e suas influncias marcantes. Permitem tambm, como j se disse, localizar sua complexidade na existncia de um pensamento que incorpora as tenses daquele sculo no com respostas taxativas, mas com novas questes, tenses e contradies. Isso permite afirmar, e assumir como mtodo de trabalho, que o pensamento de Marx no uma doutrina, e sim uma teoria sobre a prtica suscetvel de vrias leituras. Mesmo assim, segundo Bensad (2005), no de qualquer leitura, pois aquele mesmo texto e contexto definem restries, delimitando um campo de variantes compatveis com seus prprios erros. Falando em erros, deve-se afirmar mais uma vez que Marx era apenas um homem do sculo XIX, nas palavras de Engels, o mais odiado e caluniado de seu tempo. Um simples mortal aprisionado s amarras da vida. E sua vida, cheia de influncias culturais e de acontecimentos polticos, era permeada

13

Contribuio histria da liga dos comunistas (1885), texto de Engels. (MARX; ENGELS, s/d, p.157). 14 So conhecidas as ajudas financeiras dadas por Engels Marx (Franois Giroud. Jenny Marx: ou a mulher do diabo. So Paulo: Record, 1992). 15 A situao da classe trabalhadora na Inglaterra (1845) e Esboo de uma crtica da economia poltica (1844), ambos publicados nos Anais Franco-Alemes. 16 Em 1863 Marx teria participado, inclusive, de um curso prtico para operrios (ROMERO, 2005).

tambm por coisas menores como a pobreza, enfermidade e morte de seus filhos (RUSSEL, 1969). Assim, um Marx preso s suas prprias armadilhas lacunas em seu pensamento teria passado seu tempo aplicando-se a resolver coisas menores, indaga ironicamente Bensad (2005); respondendo tambm ironicamente de que modo ele passava seu tempo:
Cuidando dos seus eternos furnculos, compartilhando as dificuldades familiares, despachando os credores, escalonando o pagamento de suas dvidas, maltratando o tio Philips, mantendo uma volumosa correspondncia, conspirando e organizando o movimento operrio. E, sobretudo, escrevendo e reescrevendo O Capital (BENSAD, 2005, p.145).

Portanto, ocupado entre coisas menores e coisas maiores, entre seus problemas particulares e os problemas da humanidade tericos e prticos , Marx se movimentava no rduo terreno da luta e da necessidade da libertao como uma possibilidade realmente existente. Sendo assim, ele se debate aprisionado em seu contexto cheio de tenses e contradies chave de uma teoria em ato (BENSAD, 2005) de onde emerge no um edifcio monumental, mas um simples e complexo canteiro de obras (LWY, 2000b) igualmente cheio de tenses e contradies.

1.2. O canteiro de obras de Marx


De modo geral, a palavra materialista, na Alemanha, constitui para muitos escritores jovens apenas uma frase que ajuda a classificar, sem necessidade de maior estudo, tudo o que houve e tudo o que est por acontecer; cola-se este rtulo e acredita-se que se pode dar o assunto por encerrado. No entanto, nossa concepo da histria , antes de tudo, um guia para o estudo e no uma alavanca destinada a erguer construes maneira hegeliana. Friedrich Engels

A segunda imagem de Marx assumida neste trabalho pressupe um tipo de leitura adequada ao que Michael Lwy denomina de marxismo crtico. Tratase de considerar a obra de Marx como um canteiro de obras, e no como um edifcio monumental, de arquitetura impressionante, cujas estruturas se

articulam, dos alicerces at o telhado (LWY, 2000b). Assumir esta imagem do canteiro de obras e abandonar a imagem acabada da obra de Marx no quer dizer abandon-la em sua totalidade. Pelo contrrio, significa recorrer ao seu pensamento, questionando alguns de seus aspectos. Significa assumir a tenso no pensamento de Marx. Para Lwy (2000b), o marxismo no tem sentido se ele no for crtico, tanto em relao realidade, quanto em relao a ele prprio, face suas prprias anlises, constantemente questionadas e reformuladas. Pois, segundo Buey (2004), Marx adotava como uma de suas mximas a expresso preciso duvidar de tudo e apresentava a crtica como forma de chamar razo os dogmticos. Fazer isso, tambm no significa deslocar Marx de seu contexto histrico e da realidade social que o circunscreve, j que a imagem de um canteiro de obras (LWY, 2000b) sugeriria um Marx extemporneo (BENSAD, 2005). E desta forma, estabelecer-se-ia uma aparente incoerncia em relao primeira imagem aqui assumida, de Marx como um homem do sculo XIX (WALLERSTEIN, 2001). No entanto, assumir que existem questes em aberto e problemas no resolvidos significa levar em considerao exatamente os problemas filosficos, tericos e polticos da tradio cultural da qual a obra de Marx forma parte (LANDER, 2006). preciso levar em considerao que o prprio pensamento de Marx, de acordo com Bensad (2005):
inscreve-se no ponto de encontro em que a herana metafsica do atomismo grego, da fsica aristotlica, da lgica hegeliana submetida prova do modelo epistemolgico newtoniano, do impulso das disciplinas histricas, dos desenvolvimentos impetuosos do conhecimento do ser vivo (BENSAD, 2005, p.15).

neste sentido que Marx, um homem do sculo XIX, torna-se tambm um pouco extemporneo, solicitado entre presente, passado e porvir, nas palavras de Bensad (2005). Ao se referir a Marx dessa maneira, o citado autor busca afirmar, - e eis que aparece a no-incoerncia em relao primeira imagem aqui assumida - que aquele pensador do sculo XIX est

profundamente ancorado em seu presente, mas que o excede e ultrapassa na direo do passado e do futuro17. Ademais,
Uma coisa referir-se a um conjunto de problemas que foram deixados abertos na obra de Marx, ou em torno das quais formulou exploraes alternativas, e outra a codificao dogmtica do marxismo no que terminou sendo o chamado materialismo histrico nos manuais soviticos (LANDER, 2006, p.208).

Sendo assim, tambm a imagem desse Marx extemporneo se apresenta como necessria. No que j foi afirmado aqui, estud-lo impe atravessar a paisagem contrastante de um sculo e meio de leituras e comentrios (Bensad, 2005), da complexidade da tradio marxista (LANDER, 2006), caracterizando assim um movimento na direo do futuro. J o movimento na direo do passado diz respeito s correntes tericas, no contemporneas de Marx, com as quais ele estabelecia um debate, e em relao s quais sua prpria obra representa uma superao dialtica. Ao utilizar esse termo, faz-se referncia ao sentido que ele carrega a partir da sua traduo da palavra alem Aufhebung. De acordo com Lwy (1995) essa palavra foi utilizada por Hegel para explicar a superao dialtica, devido ao seu triplo significado: a destruio dos termos da contradio, a conservao dos elementos racionais contidos em cada um desses termos e, ainda, a elevao do problema a um nvel superior, a uma soluo superior (LWY, 1995, p.25). Palavra e triplo significado, por meio das quais Marx teria assimilado a obra do prprio Hegel. De presena e influncia marcante no pensamento de Marx, a filosofia hegeliana o acompanharia desde sua tese de doutoramento Diferena entre as filosofias da natureza de Demcrito e Epicuro (1839-1841) 18 at a redao dO Capital (1867). Segundo Flickinger (1986), Marx jamais conseguiria abandonar sua fascinao e respeito pela fora sistemtica da

17

Lembra-se tambm a afirmao do prprio Bensad (2005) trazida na primeira parte deste captulo de que o texto e o contexto definem restries quanto leitura de Marx. 18 Nesta tese Marx teria realizado seu primeiro experimento em relao filosofia hegeliana. Ao ligar a atomstica idia de autonomia e autoconscincia em Hegel, seu experimento concentrava-se na tentativa de verificao da capacidade construtiva do pensamento autnomo em relao ao mundo exterior (OLIVEIRA, 1997, p.17).

filosofia de Hegel, apesar de seu distanciamento em relao a ele, quanto sua filosofia poltica19. preciso lembrar tambm, que nem s de Hegel se fez um Marx, ele sofreu influncias igualmente marcantes desde as sugestes literrias de seu sogro20 Dante, Homero, Shakespeare e Cervantes passando pelos poetas alemes Goethe e Heine, at os escritos de jovens hegelianos, como os de Bruno Bauer (BUEY, 2004). Marx ainda entraria em contanto com o trabalho de Feuerbach, A essncia do cristianismo (1841), a partir do qual, alis, encontraria as bases concretas do materialismo, em contraponto ao idealismo de Hegel21 (FLICKINGER, 1985). E essas seriam apenas as primeiras influncias recebidas por Marx, no perodo em que permaneceu na Alemanha, compondo, portanto, o que se considera uma das fontes de Marx, a filosofia clssica alem. Posteriormente, Marx ainda entraria em contato, a partir de sua ida para a Frana e, depois para a Inglaterra, com outras duas fontes: o socialismo utpico francs e a economia clssica inglesa22. Contatos estes, estabelecidos, segundo Romero (2005), sobretudo a partir do encontro com Engels na Frana e com seus escritos sobre o processo que ficou conhecido como Revoluo Industrial e sobre a realidade dos trabalhadores na Inglaterra. A partir da, Marx tambm se interessar e formular anlises sobre aquele processo, baseando-se nos estudos do pensamento econmico de Adam Smith e David Ricardo, da questo tecnolgica em Charles Babbage e

19

Aqui se faz referncia a j citada simpatia ambgua de Marx pela filosofia de Hegel, um amor-dio conflitivo (FLICKINGER, 1986). 20 Ludwig von Westphalen, pai de Jenny von Westphalen (BUEY, 2004). 21 Nesta obra Marx descobriria a necessidade de reconduzir suas interpretaes da realidade social s ideologias produzidas pelo prprio homem a partir de sua situao material-concreta. Na sua tese de doutoramento havia confirmado a capacidade atraente da filosofia de Hegel, com Feuerbach, a base material concreta passa a ser motivo de ateno. Marx passaria a ficar preso entre o idealismo da liberdade intelectual, de Hegel, e o materialismo positivo, de Feuerbach (FLICKNGER, 1985). Priso da qual Marx tenta escapar ao escrever os Manuscritos econmicofilosficos (1844). Neste texto ele busca esclarecer o problema material-econmico (os fatos econmicos da sociedade nas suas relaes internas encobertas), expondo-o luz do instrumental conceitual-filosfico proporcionado pela dialtica hegeliana (OLIVEIRA, op.cit.). 22 Lnin. As trs fontes do marxismo. So Paulo: Expresso Popular. Cabe ressaltar que no mesmo texto Lnin expe a obra de Marx como uma doutrina harmoniosa e completa, portanto que se aproxima do que se vem questionando, a obra de Marx como um edifcio monumental.

Andrew Ure23, e do pensamento crtico contemporneo de Proudhon24 e do prprio Engels (ROMERO, 2005). Com este ltimo, Marx iniciar uma decisiva colaborao terica para seu canteiro de obras: primeiro escrevendo A Sagrada Famlia (1845) e A Ideologia Alem (1846), que se enquadram no que Bensad (2005) denomina de acerto de contas com sua herana filosfica25; e depois no Manifesto Comunista (1848), texto j de importante alcance polticoprtico. Retomar todas essas influncias e fontes, presentes no canteiro de obras de Marx, significa ressaltar a importncia de cada uma delas em separado, e de todas em conjunto, na totalidade de tal canteiro. Significa a opo de no se destacar apenas alguns aspectos em detrimento de outros (RUSSEL, 1969), e de no se atrelar discusso de quem foi mais ou menos marcante (BUEY, 2004). Para Buey (2004), o mais interessante destacar a forma como Marx procedia em relao a estas influncias marcantes, demonstrando sua capacidade de levar at o limite a tendncia holstica, globalizadora, to alem, de relacionar tudo com tudo (BUEY, 2004, p.59). E deste relacionar tudo com tudo emerge a diversidade de posturas e fontes epistemolgicas presentes no pensamento de Marx, que por sua vez estabelece profundas e frutferas tenses a partir dos problemas tericos e prticos colocados no sculo XIX. Problemas em relao aos quais sua obra no se colocava como resposta taxativa, mas sim representava, em grande medida, a sua incorporao (LANDER, 2006). Incorporao com superao: dos problemas, das posturas, das influncias, das fontes26.

23

Como resultado destes estudos podem ser citados os Cadernos de Londres ou Caderno tecnolgico-histrico (1851), os Grundrisse (1857-1858), e os Manuscritos de 1861-1863 e de 1863-1865 (ROMERO, 2005). 24 Marx estabelecer, por meio do seu texto Misria da filosofia (1847), um debate com Proudhon, que havia escrito Filosofia da misria (1846). 25 O prprio Marx relata este acerto de contas no prlogo da Contribuio crtica da economia poltica (1859), o que lembrado por Engels em seu Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clssica alem (1888) (MARX; ENGELS, s/d). 26 Como exemplo cita-se a contradio entre o materialismo mecnico (ou vulgar) e o neohegelianismo colocada de outra forma, a contradio entre o materialismo francs e o idealismo alemo , que vinha percorrendo os sculos XVIII e XIX; contradio a qual, segundo Lwy (1995), a obra de Marx representa uma superao dialtica. Escrita juntamente com Engels, A ideologia alem (1846) possui uma passagem que exemplifica este aspecto: a histria deixa de ser uma coleo de fatos mortos, como para os empiristas ainda abstratos, ou uma ao imaginria de sujeitos imaginrios, como para os idealistas (MARX; ENGELS, 2007, p.9496).

Ao ser influenciado, Marx nunca se sentia satisfeito. De Hegel havia tomado a concepo dialtica do processo histrico, mas discordado de sua filosofia do direito e do Estado27; de Bauer, concordava com sua reviso crtica da mitologia crist, mas discordava no tema da relao do cristianismo e judasmo; havia se identificado com a inverso materialista operada por Feuerbach, mas questionava a importncia dada por este natureza em detrimento da poltica; e por fim, identificou-se com Ruge e seu projeto poltico na Gazeta Renana e nos Anais Franco-Alemes, mas questionou seu tom elegaco, nostlgico, pessimista e sua orientao filosfico-poltica (BUEY, 2004). E mesmo quando Marx apela para uma de suas trs fontes nas vrias etapas de amadurecimento de seu pensamento e de acordo com os acontecimentos histricos que o foram impactando (LANDER, 2006), o faz no de uma forma passiva, e sim de uma forma crtica, ou seja, por meio da j referida superao dialtica. Afirma-se isso segundo a posio defendida por Bensad (2005) de que Marx estabelece trs crticas: a da razo histrica, a da razo sociolgica e a da positividade cientfica. Assim o autor rebate a posio, ou as posies, que definem utilizando o mesmo argumento das trs fontes a teoria de Marx ora como uma filosofia da histria, ora como uma sociologia emprica das classes, ou ainda como cincia positiva da economia. Sobre isso interessante tambm o posicionamento tomado por Avelino da Rosa Oliveira, ao estudar o tema da liberdade, que pode ser transposto, de forma mais geral, para o enfrentamento obra de Marx. Para este autor no haveria uma virada economicista a partir dos escritos da chamada maturidade de Marx, e sim um refinamento metodolgico (OLIVEIRA, 1997). Retomando Bensad (2005), a teoria de Marx, no sendo algo que ficaria restrito a uma daquelas suas trs fontes, pode ser definida como uma teoria crtica da luta social e da mudana do mundo. Contudo a importncia dessas fontes, e tambm da tradio cultural ocidental inegvel, e fica claro que Marx se beneficiou e foi um continuador dela, como afirma Netto (1985). Para este autor, Marx tambm foi um pensador que tentou fundir o patrimnio cultural a cultura como conhecimento e

27

Uma das expresses disto o seu texto Crtica da filosofia do direito de Hegel (1843).

projeo da sociedade com a interveno poltica do proletariado os representantes do trabalho como agentes revolucionrios. Ao levar em considerao todo este ambiente cultural europeu, destacam-se tambm os processos sociais em curso: todo um mundo burgus que se plasmava nas primeiras dcadas do sculo XIX. Colocam-se a as transformaes na forma de explorar os recursos naturais e de produzir os bens, no que se convencionou chamar de Revoluo Industrial; e as transformaes no controle dos sistemas de poder, o que pode ser designado como a revoluo burguesa, sob mltiplas formas (NETTO, 1985). Todas estas questes se colocam como pressupostos da construo terica de Marx e de seu engajamento poltico, ambos fundamentais quando se considera seu canteiro de obras como uma totalidade. Assim, o enfrentamento obra de Marx, a partir destes acontecimentos e ideias que atravessavam o ambiente cultural, social e poltico europeu do sculo XIX, parece mais frutfero do que condenar e abandonar Marx em virtude de desdobramentos polticos do sculo XX. No entanto a chamada crise do marxismo no s associada ao colapso do socialismo real, tambm uma consequncia da crise do imaginrio de futuro que se consolidou como hegemnico no pensamento ocidental do sculo XIX. Assim, o questionamento de muitas das idiasfora, as mais apaixonantes do sculo XIX, como progresso, cincia, industrialismo, representariam tambm o questionamento da construo terica de Marx (LANDER, 2006). Quanto a esse aspecto concorda-se em parte, pois, por um lado, assume-se a influncia e a presena dessas ideias no canteiro de obras de Marx. No entanto, por outro lado, discorda-se que esta influncia acontea de maneira simples e mecnica. Portanto, no que se refere ao estudo da concepo de progresso em Marx, objeto deste trabalho, coloca-se aqui mais uma imagem, no para ser assumida, mas para ser questionada: a de Marx como um pensador aprisionado na ideologia do progresso do sculo XIX.

1.3. O pensador aprisionado

Prometeu o santo e mrtir mais ilustre do calendrio filosfico. Karl Marx

No prefcio de sua tese de doutoramento sobre Demcrito e Epicuro, Marx exalta a imagem de Prometeu, o rebelde que no apenas concedeu aos homens o fogo da libertao como preferiu para si qualquer m fortuna servido (OLIVEIRA, 1997, p.28). E a m fortuna de Prometeu, o seu castigo, foi permanecer aprisionado no cimo de uma rocha abrupta, onde os corvos pousavam para se alimentar de seu fgado. imagem e semelhana de seu heri cultural favorito (BERMAN, 2008), Marx tambm aparece aprisionado: sua rocha o sculo XIX; suas amarras so as revolues burguesas e a ideologia do progresso. No entanto, para Lwy (2000a), tal imagem, de um pensador aprisionado, colocada assim de maneira simples, torna-se problemtica e questionvel. Segundo este autor, o que existe em Marx uma concepo dialtica do progresso, diferente das vises ingnuas de Condorcet ou apologticas de Spencer, que s enfatizam a melhoria da vida social graas civilizao moderna, no considerando seu lado sinistro. Ainda segundo esse mesmo autor, a dialtica do progresso presente em Marx incompleta e permeada por tenses. Nesse sentido, seu pensamento seria atravessado por duas concepes diferentes da dialtica do progresso: uma dialtica hegeliana, teleolgica e fechada, tendencialmente eurocntrica; e outra crtica, no teleolgica e fundamentalmente aberta (LWY, 2000a). Contudo, concorda-se em parte com o que expe Lwy. Em primeiro lugar, concorda-se com o seu questionamento a respeito daquela imagem de um Marx aprisionado na ideologia do progresso do sculo XIX. Em segundo lugar, concorda-se tambm com sua afirmao da existncia de uma dialtica do progresso em Marx. Por outro lado, questiona-se, baseado no que expem outros autores - Lander (2006) e Bensad (2005) a diviso que estabelece, da existncia de duas concepes diferentes desta dialtica do progresso. Em verdade, seguindo o que j foi exposto at aqui, o que se adota neste trabalho o ponto de vista da existncia, sim, de lacunas no pensamento

de Marx, mas, e mais importante, o ponto de vista da existncia de tenses neste mesmo pensamento. Assim, conserva-se e concorda-se com a ideia da existncia de uma concepo de progresso diferenciada em Marx, qual seja de uma concepo dialtica do progresso. No entanto esta concepo no pode ser separada. Ela uma s e que, justamente por ser dialtica, incorpora uma ou mais tenses advindas da carga de heranas culturais e de experincias prticas de Marx. Assim, no teria sentido afirmar a existncia de uma concepo que ora hegeliana e teleolgica, ora se faz mais crtica e no teleolgica. Como j se exps aqui, a filosofia de Hegel est sim presente de forma marcante em Marx, oferecendo instrumentais tericos com os quais ele se choca, ora os adotando, ora os desprezando. Porm essa adoo e desprezo no podem ser tomadas como duas coisas em separado, mas sim como partes da mesma forma a partir da qual Marx apreende, no s o pensamento de Hegel, mas todas as suas outras influncias tericas e prticas. neste sentido que a obra de Marx, seja ela apenas um canteiro de obras, incorpora tenses e contradies com superao, ou seja, destruindo, conservando e elevando o problema a uma nova soluo. O mesmo deve ser levado em considerao no que se refere mais especificamente concepo de progresso presente em Marx, considerando tambm que tal concepo mais complexa e vai alm da relao de Marx somente com a filosofia hegeliana. Assim, no teria sentido somente perguntar, por exemplo, qual a concepo hegeliana de progresso em Marx? ou ainda, como Marx concebia o progresso quando era um jovem hegeliano?. Antes, deve-se levar em conta a totalidade do canteiro de obras de Marx, seguindo a hiptese da existncia de um refinamento metodolgico que o perpassa (OLIVEIRA, 1997). Isso quer dizer que obra de Marx, mesmo no sendo um edifcio monumental e articulado, no pode ser tomada como uma justaposio de momentos separados, pois cada texto possui uma ligao com outros textos e outros contextos, s vezes diferenciados e, que, no entanto, levam a um mesmo caminho. Seguindo aquela hiptese, os textos devem ser ligados por um fio: o fio do refinamento metodolgico, que Marx desenvolve ao longo de

sua produo terica. E nesta mesma sequncia deve-se situar e buscar tambm a concepo dialtica do progresso que Marx desenvolve no s dialogando com Hegel, mas tambm com Darwin28, Smith, Ricardo, Stuart Mill, Proudhon, entre outros. Lembrando mais uma vez que tal dilogo se d custa da crtica mordaz de Marx e de sua, sempre presente, insatisfao em relao s coisas com as quais tomava contato (BUEY, 2004), daquilo que Flickenger (1986) chamou de simpatia ambgua ou de amor-dio conflitivo29. Desta maneira, para questionar aquela imagem de um pensador aprisionado e estudar a concepo de progresso em Marx, parte-se de uma hiptese nica: a da tenso existente neste pensador entre crtica e elogio no s do capitalismo, mas tambm dos processos colocados em curso com o advento da moderna sociedade burguesa. Aparentemente, de carter generalizado, esta hiptese se desdobra em outras duas mais especficas e adequadas ao estudo da concepo de progresso em Marx. A primeira a que considera a existncia de certa admirao de Marx pelo desenvolvimento das foras produtivas sob a produo capitalista, convivendo juntamente com suas crticas sobre o carter desumano e destrutivo dessas mesmas foras produtivas. J a segunda se refere ao campo das transformaes polticas operadas e sedimentadas tendo como marco a Revoluo Francesa, porm sendo questionadas em seu verdadeiro alcance em termos de transformaes sociais. Essas duas hipteses consideram ento a existncia de duas tenses. Uma entre o desenvolvimento das foras produtivas como fator de progresso (econmico, tecnolgico) e como fator de destruio (da natureza e do prprio homem), instaurando-se o conflito Progresso Material X Progresso Humano. E outra que se instaura no centro das revolues polticas e sociais, questionando seu verdadeiro alcance em termos de transformaes da estrutura social e de onde emerge o conflito Emancipao Poltica X Emancipao Humana.

28 29

Marx teria lido A origem das espcies de Charles Darwin em 1860 (ROMERO, 2005). Lembra-se tambm que Flicknger (1986) utiliza estas expresses para designar a relao de Marx com a filosofia hegeliana. Mas aqui tais expresses so utilizadas para designar a relao de Marx, de uma forma geral, com todas as influncias que recebe.

do ponto de vista dessas tenses e conflitos que Marx desenvolver sua concepo de progresso. Uma concepo solicitada na interseco de pistas no contemporneas, onde um Marx dividido entre o canto sedutor do progresso e a recusa de seus parasos artificiais ir se desentender com sua prpria sombra e com seus prprios espectros, confrontando-se com Hegel e a filosofia clssica alem, com Proudhon e o socialismo utpico francs, com Smith e Ricardo e a economia poltica inglesa (BENSAD, 2005). Um Marx que se desentende at com aquele seu heri cultural favorito (BERMAN, 2008). Isto porque, alm do questionamento daquela imagem de um pensador aprisionado, Lwy (2000b) tambm prope que se abandone o carter prometico presente no pensamento de Marx. Carter este, que exaltaria as potencialidades ilimitadas do homem e seu crescente domnio sobre as foras da natureza. Nesse sentido Berman (2008) tambm cita a crtica de Marcuse30 dirigida no diretamente Marx, mas a Prometeu. Este seria, segundo esta crtica, o heri do trabalho penoso, da produtividade e do progresso. Assim, a viso marxista-prometica omitiria as alegrias da quietude e da passividade, o langor sensual, o enlevo mstico e a sensao de unidade com a natureza (luxe, calme et volupt). Portanto, existiriam outras figuras mitolgicas mais dignas de idealizao como, por exemplo, Orfeu31. Contudo, apesar destas negatividades associadas ao mito prometico, ele tambm encerra em seu aprisionamento algumas positividades que devem ser destacadas e que impedem seu total abandono companhia dos corvos. Primeiramente, preciso considerar que quando Marx exalta Prometeu, naquele prefcio, o faz segundo seus objetivos naquele momento: o de demonstrar o carter prometico da filosofia que, arrancando o homem da servido a outros deuses que no sua prpria autoconscincia, pode conduzi-lo liberdade almejada (OLIVEIRA, 1997, p.29). E falando em autoconscincia e liberdade, Buey (2004) lembra a relao que Marx estabelece na sua tese entre aquele mito e a filosofia epicurista. Em
30

Presente em Eros e civilizao (BERMAN, 2008). Retratado ao longo da histria literria e mitolgica em verso e prosa, Orfeu aparece com variadas imagens: como arquiteto, como mgico, como msico, como poeta, como bomio. No entanto, uma verso decisiva do mito de Orfeu a que aparece no Livro IV das Gergicas de Virglio. Nela, Orfeu, tendo perdido sua esposa, a ninfa Eurdice, desce aos infernos disposto a encantar as divindades subterrneas, para que assim pudesse recuper-la (BRUNEL, 2003).
31

Epicuro, Marx destaca o conceito de clinmen (inclinao dos tomos) segundo o qual, a condio de possibilidade de desvio dos tomos em sua trajetria , ao mesmo tempo, condio de possibilidade da liberdade e, enquanto tal, possibilidade de superao da necessidade. E se apega a uma frase do filsofo grego, que solapa o determinismo da necessidade: a necessidade um mal, mas no h nenhuma necessidade de se viver na necessidade. H, portanto, naquela exaltao de Prometeu, um humanismo positivo e, sobretudo, uma exaltao possibilidade de libertao. Possibilidade remetida aqui ao prprio Marx aprisionado entre heranas culturais e entre heris mitolgicos que se vestem e se revestem da totalidade de seu crcere: a ideologia do progresso do sculo XIX. Porm, antes do vislumbre do que poder libert-lo, a sua concepo dialtica do progresso convm uma incurso sobre o terreno das amarras que o aprisionam, nunca esquecendo dos corvos e dos fantasmas do passado que o atormentam, conforme suas prprias palavras:
Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado. A tradio de todas as geraes mortas oprime como um pesadelo o crebro dos vivos32.

32

O 18 brumrio de Luis Bonaparte (MARX; ENGELS, s/d, p.203).

You might also like