You are on page 1of 23

COACHING E A ABORDAGEM CLNICA ALGUNS APONTAMENTOS EPISTEMOLGICOS Edson Marques Oliveira, Dr.

Coach/assistente social 1

RESUMO O coaching tem crescido espantosamente nos ltimos anos, e se apresenta atualmente como uma ferramenta muito eficiente e eficaz nos processos de desenvolvimento humano e organizacional. Decorrente de sua aplicao e expanso, cresce proporcionalmente o interesse no aprofundamento em seus fundamentos, metodologia e abordagens. Neste sentido, e nesta busca por dar uma maior cientificidade ao coaching, os seus proponentes, procuram diferenciar suas respectivas propostas em vrios aspectos. Um desses aspectos, quase que unnime entre as vrias propostas, diferenciar o coaching da abordagem teraputica e, conseqentemente, clnica. No entanto, temos observado que em muitos aspectos, a abordagem clnica, apesar de ser mais aplicada ao campo da sade, de forma geral, no se restringe a este campo, e se configura do ponto de vista epistemolgico como sendo um mtodo, que pode ser aplicado em vrias situaes, que no sejam necessariamente de ordem teraputica ou mdica, mas tambm e principalmente no sentido de ordenao na soluo de situaes-problemas, tanto de ordem pessoal, familiar, liderana ou social. Neste sentido, e considerando estes aspectos, pouco explorados na literatura corrente sobre coaching, apresentamos neste artigo, uma discusso e aproximao sobre o coaching contendo muitas similitudes em sua aplicao em relao abordagem do mtodo clnico. Com isso, pretendemos contribuir para uma melhor clareza da abordagem clnica como um mtodo cientfico que pode ser utilizado no s na perspectiva teraputica/mdica de forma geral, mas tambm de forma especfica no atendimento individual e destacar o quanto existe deste mtodo no processo de coaching como estratgia para o desenvolvimento humano e organizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Mtodo clinico, coaching, epistemologia

Coaching executivo, vida e organizacional da Lambent do Brasil e certificado pela ICC, doutor em Servio Social pela Unesp-Franca-SP, Mestre em Servio Social pela PUC-SP, e Assistente Social pela Faculdade Paulista de Servio Social de SP, consultor, palestrante nas reas de RH, Gesto Social, Empreendedorismo e responsabilidade Social , coaching e liderana., e-mail: emocoaching@yahoo.com.br, (45) 99350951

SUMRIO 1. INTRODUO 2. ASPECTOS EPISTEMOLGICOS 3. PARMETRO DE CIENTIFICIDADE 4. COACHING: ELEMENTOS BSICOS DE SUA HISTRIA E CONSTITUIO TERICA, METODOLOGICA E FILOSOFICA ATUAL. 5. A ABORDAGEM CLNICA 6. COACHING E A ABORDAGEM CLNICA - UMA ANLISE COMPARATIVA 7. ASPECTOS DIVERGENTES E CONVERGENTES DA ABORDAGEM CLNICA NO COACHING 8. COACHING CLNICO VIVENCIAL POR UMA ABORDAGEM NO PSICOANLITICA 9. ALGUMAS CONSIDERAES FINAIS 10. BIBLIOGRAFIA

INTRODUO

ASPECTOS EPISTEMOLGICOS A palavra epistemologia tem origem no grego, epistme, que significa cincia, e lgica que significa estudo. Em sentido amplo, epistemologia tem o significado de Estudo crtico dos princpios, hipteses, e resultados das cincias j constitudas, e que visa a determinar os fundamentos lgicos, o valor e o alcance objetivo delas; teoria da cincia. (Dicionrio Aurlio) Neste sentido, epistemologia tem como objetivo estudar a validade da cientificidade, ou ainda, se h ou no cientificidade nos processos de anlise, tratamento e encaminhamentos no campo e forma de estudo de determinadas abordagens. Logo, e para fins aqui propostos, aspectos epistemolgicos so entendidos como elementos que tenham uma fundamentao lgica explicativa, o que ocorre por um processo sistematizado e de fcil replicao por outras pessoas, bem como, produz informaes, conhecimento e aes concretas, objetivas e efetivas de fcil mensurao e clareza. No pretendemos aqui expor a atual discusso sobre os aspectos de cientificidade, que ao longo das ltimas dcadas passam por um processo profcuo, onde o que cientifico, no se limita no sentido positivista do termo, s o que pode ser provado, mas num sentido mais amplo, o que pode ser discutido com clareza, objetividade e profundidade. PARMETRO DE CIENTIFICIDADE No campo acadmico, este tema polmico. No queremos aqui aprofundar esse debate, mas to somente sinalizar nossa posio quanto ao assunto, em especfico, o que pode ser considerado cientfico. No campo da pesquisa, tradicionalmente a perspectiva positivista predominou por muito tempo. No entanto, sua formatao no vem dando conta de explicar os processos complexos da sociedade do sculo XXI. No campo da epistemologia se discute no mais o fator positivista de que s cientifico o que pode ser provado, na pretenso de lidar s com elementos empricos, onde os fatores subjetivos, o acaso e o imprevisto, no eram considerados elementos de estudo. Para melhor explicitar esta idia, podemos subdividila em cincia clssica e cincia moderna.

4 Cincia Clssica Por cincia clssica, entendemos a compreenso de cincia como coisa formal, sisuda, restritiva e legalista. Um tipo de cincia que at pouco tempo permeou (e tem permeado) a vida cientfica, cultural, educacional e social de nosso mundo. Um tipo de cincia que s considera o provvel, o testado e o experimentado. Numa brilhante anlise, CARVALHO (1995:7), define bem as principais crticas a respeito deste tipo de cincia, destacando os seguintes pontos: pretenso de padronizao; restrio ao domnio cognitivo, excluindo a emoo, paixo, imaginao e a inteno; restrio lgica do universal, negando como cientfico o particular, o acaso, fragmentado e o indito, perspectiva determinstica sobre a operacionalizao de leis, regularidades, onde o improvvel, o acaso e o imprevisvel no tinham vez, pretenso de prever acontecimentos e controle. Nesta perspectiva, GALLIANO (1979:23), aponta as seguintes caractersticas do conhecimento cientfico, e portanto do fazer cincia, neste modelo clssico: Transcende os fatos; analtico; requer exatido e clareza; comunicvel; verificvel; depende de investigao metdica; sistemtico; busca aplicar leis; explicativo; pode fazer predies; aberto; til. Esta descrio, aponta para o que inicialmente destacamos como cincia clssica, a que em si contm elementos positivos (comunicvel, aberta, til, etc.) mas tambm restritiva (requer exatido, busca e aplica leis, pode fazer predies e estabelecer controle). A limitao deste tipo de cincia, frente complexidade do mundo atual fortemente criticada por diversos segmentos. A este respeito, DEMO (1997:45), salienta o seguinte:
Parece cada vez mais consolidada a percepo de que a realidade apresenta- se como algo marcado pela impreciso, no como defeito, mas como modo de ser. A idia j anteriormente reconhecida de que o real complexo foi consideravelmente ampliada para a idia de que o real no somente complexo, mas impreciso. A diferena est em que, antes, pensvamos que a complexidade servia mais da ordem da aparncia, como quis, por exemplo, o estruturalismo francs (Levi- Strauss). Agora achamos que, por mais que possamos aprofundar a anlise, decompondo a complexidade em seus componentes mnimos, o que encontramos no algo simples, mas ao mesmo tempo complexo e impreciso.

5 Ainda segundo MORIN (1996:16), chama isto de patologia do saber e inteligncia cega. Patologia, pois a persistncia numa postura clssica, numa realidade complexa, torna-se cega e portanto, sem condio de realmente ler e intervir na realidade. A inteligncia cega (destru) destri os conjuntos e as totalidades, isola todos os objetos sua volta. No pode conceber o elo inseparvel entre o observador e a coisa observada. As realidades chaves so desintegradas" (idem) Decorrente (a esta) desta distino da cincia clssica, vemos que falar em cincia, hoje, requer a superao de um grande desafio, conforme aponta DEMO (idem p.51), Temos, assim, diante de ns um desafio metodolgico: combinar a pretenso formalizante da cincia com a impreciso da realidade. (grifo nosso) Para esta superao, preciso termos um entendimento contextualizado de cincia, o que procuramos sinalizar a seguir. Cincia Moderna Se a cincia clssica? se fecha e restringe em vrios aspectos particulares da realidade, e que so parte da realidade, a cincia que estamos entendendo como moderna, aberta, principalmente a estes aspectos. A este respeito, afirma PRIGOGINE (1994: 14).
Durante muito tempo, o carter absoluto dos enunciados cientficos foi considerado como um sinal de racionalidade universal; neste caso, a universalidade seria negao e superao de toda particularidade cultural. Pensamos que a nossa cincia se abrir ao universal, logo que cesse de negar, de se pretender ..... s preocupaes e interrogaes das sociedades no seio das quais se desenvolve, no momento em que for, finalmente, capaz de um dilogo com a natureza, da qual saber apreciar os mltiplos encantos, e, com os homens de todas as culturas, cujas questes ela saber no futuro respeitar.

6 O autor d vrias pistas do que entendemos como cincia moderna, ou seja, uma cincia que de fato se abra, que respeite, que seja sensvel, que supere as diferenas no como erro, mas como parte de um todo e que enfim, dialogue com a vida. A cincia moderna deve trabalhar esta perspectiva, da realidade complexa, a partir desta compreenso, de que deve-se valorizar o particular, o uno, o fragmento. Pois por mais que nos esforcemos para entender a totalidade da realidade atual, ainda assim, patente o fato de no darmos conta desta tarefa por completo. Esta necessidade de abordagem cientfica reforada por CARVALHO (op.cit. p. 28): O modelo epistemolgico indicirio/ semitico, funda-se no saber venatrio que se caracteriza pela capacidade de, a partir de dados, aparentemente negligenciveis, remontar a uma realidade complexa no (experimentveis) experimentvel diretamente. Neste sentido, podemos elencar alguns elementos bsicos, do que entendemos por cincia e conhecimento moderno, que se contrape cincia clssica: organizada e sistemtica, mas no restritiva e dogmtica, flexvel, sensvel e atenta ao improvvel, ao indito, uno e mltiplo da realidade, v o complexo a partir de uma perspectiva integrada e articulada com o todo, procura desta forma, desconstruir para simplificar e compreender, plural e interdisciplinar, comporta o dilogo e o pensar com outros olhares, permite o conhecer contnuo, cria acessibilidade, produz e possibilita o planejamento e interveno da realidade, inovador e transformador na realidade, pois aplicvel, inteligvel e operacional, de importncia vital vida humano-social, respeita a vida e a relao com a natureza e tudo que nela h, produz liberdade, democracia, cidadania e qualidade de vida. Desta forma, comparando as caractersticas da cincia clssica e a moderna, podemos aqui concluir, que cincia e conhecimento moderno, na atualidade, um conjunto de atitudes, aes, procedimentos, que visam estabelecer o entendimento da complexidade do real, a partir da captao dos fragmentos, signos, imagens, representaes, que apontem o conhecimento integral da realidade e que possibilitem intervir e transform-la com tica, justia, dignidade e respeito ao homem , seu meio e a vida. Logo concordamos com OLIVEIRA (1997: 18), que considera: ... qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem, pela utilizao do mtodo cientfico e de outras regras especiais de pensamento pode ser chamado cincia. (grifo nosso), e para tal necessrio conter: objetivo ou finalidade, funo e objeto. Neste sentido, esta ltima afirmao nos leva a compreender que o mtodo cientfico a grande referncia de cientificidade, no sendo mais como em seus primrdios, fechado, e positivista em sua essncia, mas servindo como um guia organizador de idias, como defendido pelos pesquisadores LAVINI e DIONI ( 1999), como veremos no prximo item.

O mtodo cientfico como referncia de cientificidade.

Esses autores consideram que na atualidade e decorrente das mudanas dos processos de paradigmas e superao das formas positivistas de se fazer cincia, em especifico, nas cincias sociais, e analisando as vrias propostas de superao da influncia inicial desta perspectiva conclui-se que todo o processo investigativo surge de um problema, o que conduz construo de hipteses, como respostas provisrias e que possibilita o delineamento de aes de verificao para comprovao ou no das mesmas, ou seja, desse modo, cada um poder julgar os saberes produzidos e sua credibilidade. Essa operao de objetivao, como a concentrao em um problema, est hoje no centro do mtodo cientfico (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 46) [grifo nosso] Este mtodo permite uma ao e uma abordagem objetiva, e que no trabalha com um olhar j determinado, ou seja, procura levantar dados da realidade e escutar, compreender, decifrar o que estes tm a dizer. No entramos na investigao com um olhar j enviesado, colocando e entendendo o fenmeno estudo j com um pr-conceito; mas, ao contrrio, procura considerar as mltiplas variveis e os elementos levantados. Com isso no estamos afirmando a neutralidade, fator esse positivista e colocado em cheque, pois todo o olhar, e todo o observar j traz em si um modo e uma forma de ver e entender, no h neutralidade, mas todo pesquisador precisa se posicionar de forma mais profissional e adequada quando est investigando, caso contrrio toda a pesquisa ser contaminada, ou seja, ao invs de neutralidade acreditamos que o mtodo cientfico propicia e possibilita uma disciplina mental onde o pensamento se ordene mais adequadamente. Os autores, na obra referida, apresentam um esquema operacional do mtodo cientfico que, de forma resumida, apresentamos a seguir. Figura 1: Esquema grfico do mtodo cientfico A) Propor e definir um problema

B) Elaborar uma hiptese

C) Verificar a hiptese

Fonte: elaborado pelo autor a partir de Lavine e Dionne (1999, p. 47).

D) Concluir

Cada etapa tem uma srie de procedimentos. Vejamos quais so as suas respectivas operaes. a) Propor e definir um problema: o propsito desta etapa ter clareza de que se est realmente investigando algo, que merea de fato o esforo de uma investigao cientfica. Desta forma, a formulao do problema deve apresentar as seguintes caractersticas: 1) conscientizao de um problema; 2) tornar este problema significativo e delimit-lo; 3) formular este problema delimitado em forma de uma pergunta. b) Elaborar uma hiptese: para os autores, hiptese a passagem da formulao de um problema percebido pessoal e sensivelmente em relao ao contexto vivido pelo pesquisador e que, a partir de aproximaes atravs da leitura e comparaes iniciais do problema, chega-se a uma pergunta mais madura e efetiva, racional quanto possvel soluo do problema delimitado. O mesmo provisrio, mais como um fator orientador do que pr-resposta ou conhecimento a priori. Para tanto, preciso que este processo apresente as seguintes aes: 1) analisar os dados disponveis; 2) formular a hiptese tendo conscincia de sua natureza provisria; 3) prever suas implicaes lgicas. Neste ltimo item, prever no tem a conotao de prever conforme no modelo clssico de cincia, mas no sentido de exercitar a imaginao como fator construtivo de proposio provisria de construo da soluo possvel ao problema apresentado. c) Verificar a hiptese: aps estabelecer a hiptese em forma de pergunta, fato que surge a partir da delimitao do problema, da aproximao do objetivo que vem da reviso da literatura e dos dados preliminares, passamos para a etapa da verificao, da confirmao ou no da hiptese. Tal procedimento pertinente e permite um caminhar investigativo ordenado, onde a formulao das concluses tem apoio e referncia, no s terica, mas lgica. Ao elaborar uma resposta provisria, ao verificar, olhar, escutar e interpretar o que os dados da realidade tm a dizer, poderemos fazer o exerccio de confirmar ou no a hiptese estabelecida. Apresentar os elementos constitutivos deste processo investigativo de forma objetiva, direta, clara, aprofundada e fundamentada. Para tanto, esta etapa requer: 1) decidir sobre novos dados necessrios; 2) recolh-los; analisar, avaliar e interpretar os dados em relao hiptese estabelecida. d) Concluir: por fim, a verificao possibilitar a inferncia de vrios dados que permitiram proceder com as seguintes aes: 1) invalidar, confirmar ou modificar a hiptese; 2) traar um esquema de explicao significativo; 3) quando possvel, generalizar e concluir e acrescentamos outro elemento de vital importncia nesta etapa; 4) possibilita elaborar proposies de melhor aplicao das informaes e conhecimentos construdos no processo investigativo, possibilitando elucidar aes que podero servir para interveno e transformao da realidade. Este mtodo tambm permite perceber o processo de transformao de dados em informao e de informao em conhecimento, o que favorece a tomada de decises. O

9 mesmo parte sempre de uma fonte, (problema/problematizao) dela extrai os dados, (estes) os quais por sua vez sofreram um tratamento organizativo, que dar a eles forma e sentido, gerando uma certa quantidade de informaes que, devidamente tratadas, possibilitaro a construo de um determinado conhecimento. Dessa forma, possvel elaborar um processo de transformao de dados em informao, informao em conhecimento, o qual poder permitir a tomada de deciso quanto ao (que fazer com tal conhecimento.) uso que se possa fazer dele. Isso dialeticamente ir gerar novos dados, novas informaes e novos conhecimentos e novas aes. Estes processos buscam, nas fases de tratamento e transformao de dados para informao e informao para conhecimento, estabelecer a compreenso dos mesmos face a um contexto mais amplo, o que permite ler e compreender a realidade de forma multifacetada e, portanto, em suas mltiplas determinaes, internas e externas do fenmeno estudado, abraando tanto elementos objetivos como subjetivos, unos e mltiplos, simples e complexos. A partir desta compreenso quanto caracterizao do que seja cientfico na atualidade, podemos ter um parmetro e referencial quanto ao que possa ser considerado cientfico, no caso em foco o processo de abordagem do coaching, e a aplicao do mtodo clnico no coaching. COACHING - ELEMENTOS BSICOS DE SUA HISTRIA E CONSTITUIO TERICA, METODOLGICA E FILOSFICA ATUAL. A palavra Coaching de origem inglesa que significa treinamento. No entanto, atualmente, Coaching entendido como um processo de orientao voltado para a ao, ( excluir) um processo que ajuda a pessoa a mudar, da maneira que ela quer e a caminhar na direo que desejar. Neste sentido, Coaching o processo de desenvolvimento de competncias. Competncia entendida como a capacidade de agir, de realizar aes em direo a um objetivo, metas e desejos. um processo de investigao e reflexo, de descoberta pessoal de fraquezas e qualidades, de aumento da conscincia de si e da capacidade de responsabilizar-se pela prpria vida com estrutura e foco. Outro termo muito utilizado nesta rea o Coach, que literalmente significa "tcnico" em ingls, e o profissional especializado no processo de desenvolvimento do coaching. o coach que conduz e facilita o processo, levando o cliente a refletir, chegar a concluses, definir aes e, principalmente, agir em direo a seus objetivos, metas e desejos. Curiosamente, a palavra coach, em ingls medieval significa tambm um veculo utilizado para transportar pessoas de um lugar a outro, o que em certa medida o que o Coach faz na relao com seu cliente, ou seja, transporta seu cliente de um estado presente para um estado desejado. Cliente a pessoa ou organizao que solicita os servios de coaching. O cliente tambm recebe a denominao de coachee.

10

Coaching principais aspectos tericos, metodolgicos e tcnicos. Historicamente, grande parte dos estudiosos apontam que o coaching surge em meados dos anos de 1970 no meio esportivo, em especfico no Tnis, e posteriormente esta lgica foi adaptada para o campo corporativo, dando as bases para outras abordagens. Segundo a Federao Internacional de Coaching (ICF-International Coach Federation), que uma referncia mundial no assunto, define coaching da seguinte forma: O Coaching Profissional um relacionamento continuado de alto nvel que auxilia as pessoas a produzirem resultados extraordinrios em suas vidas, carreiras, negcios ou organizaes. Atravs dele, os clientes aprofundam seus conhecimentos, aumentam sua performance e aprimoram sua qualidade de vida. A cada reunio o cliente escolhe o foco da conversa, enquanto o coach escuta e contribui com observaes e perguntas. (Cf. www.coachingfederation.org). Existem vrios tipos de coaching, os mais divulgados na atualidade so: 1) Coaching Executivo, que trabalha os aspectos de liderana e motivao de equipes para executivos e chefias intermedirias; 2) Coaching Empresarial, que foca as aes de desenvolvimento de equipes na busca de resultados e metas objetivas de desempenho profissional e produtividade; 3) Coaching Pessoal ou de vida, que procura focar o problema e insatisfao presente, clarear as possveis alternativas de interveno e estabelecer metas precisas e os meios para alcanar essas metas e resultados efetivos, melhorando a qualidade de vida e satisfao pessoal, 4) Coaching de carreira, que ajuda a planejar a mudana de atividade, novos rumos da carreira ou na escolha de uma nova ou da primeira carreira. O principal papel do coaching : 1) ajudar a mostrar as condies da atual estrada (vida) em que o cliente est andando; 2) aponta opes e ajuda a tomar uma nova estrada que seja de seu desejo e interesse; 3) auxilia e apia o cliente a persistir na busca de mudana e alcanar suas metas. Ainda segundo a (FIC), a responsabilidade do coach consiste em: 1)Descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente deseja atingir; 2) Encorajar o autoconhecimento e as descobertas do cliente sobre si mesmo e suas capacidades; 2) Extrair as estratgias e solues desenvolvidas pelo prprio cliente; 3) Manter a responsabilidade do cliente pelo processo e acompanh-lo com seriedade. O coaching, no deve ser confundido com outras abordagens, principalmente com terapia. Essa, por sua vez, procura entender o problema do paciente buscando no passado as razes de seus conflitos e dilemas. J o coaching, foca o presente e estabelece estratgia para o futuro, e d nfase em clarear objetivamente as metas e os meios de mudana. Logo, a terapia enfatiza a busca do por qu, o coaching, enfatiza o qu, o cliente quer, como ele pode chagar l, e quando ele quer alcanar esta meta. O coach (treinador) deve ser um profissional preparado principalmente quanto s habilidades de observar, ouvir e orientar, pois as respostas no so dadas por ele, mas pelo cliente. O coach somente um facilitador, e para tanto utiliza vrias ferramentas e estratgias para

11 dar (feedbacks) feedbacks (retornos) significativos e auxilia seu cliente rumo ao sucesso, o que significa alcanar seu desejo e realizar seu sonho para ter uma melhor qualidade de vida. O que se pode constatar que, metodologicamente, o coaching apresenta uma estrutura bsica, mas no (se fecha) fechada, permitindo a partir desta estrutura hbrida adaptar vrias formas de abordagens, tanto para pessoas como para grupos e organizaes. Por isso se verifica uma gama considervel de tipos e abordagens tericas de coaching, entre os quais destacamos, coaching com PNL (LANGES, OCONNOR, 2004), coaching como orientao e treinamento (PORCH, NIEDERER, 2002); coaching integral (SHERVINGTON, 2005), coaching e liderana (DI STFANO, 2005; GOLDSMITH, LYONS e FREAS, 2003). Todas essas abordagens apresentam uma estrutura e uma base metodolgica que pode ser expressa e resumida da seguinte forma: 1. Atender o cliente em suas necessidades, explicar e esclarecer o processo de coaching e estabelecer um vnculo de confiana entre coach e cliente; 2. Administrar as expectativas, ser objetivo quando ao processo; 3. Avaliar o cliente, obter informaes sobre ele; 4. Descobrir a preocupao imediata do cliente, seu estado atual; 5. Desenhar a aliana e comprometimento de trabalho entre cliente e coach; 6. Objetivar os aspectos prticos do processo de coaching, modo de trabalho (sesses, honorrios, tempo, prazo, etc.); 7. Estabelecer metas exeqveis, estado desejado e sonho a ser realizado; 8. Elaborar um plano de ao a partir das metas e objetivos claros; 9. Elencar as tarefas que devero ser realizadas durante as sesses at alcanar as metas e objetivos delineados; 10. Monitorar, avaliar, corrigir e realizar a passagem e consolidao entre estado atual, incio do coaching, e estado desejado/sonhado/alcanado e com isso realizar o trmino do processo. Em cada fase desse processo, so usadas vrias tcnicas que visam principalmente: a) clarear as reais necessidades e problemas do cliente: b) identificar se a situao apresentada para ser tratada no coaching ou em outra modalidade, tipo terapia; c) saber fazer escolhas, estabelecer prioridades, tomar decises; d) avaliar posies atuais, pontos fortes e fracos, e impacto das decises; e) estabelecer aes que sejam pertinentes e elaborar metas e estratgias adequadas a cada problema delimitado. Uma das obras mais significativas e com uma ampla gama de tcnicas o trabalho de LANGE E OCONNOR,(2004) que atravs da teoria da PNL, (Programao Neurolinguistica), uma teoria da comunicao no verbal, que usa os conhecimentos da rea da neurologia, que estuda o como a nossa mente produz o pensamento, da lingstica, que estuda a forma como usamos a linguagem e como ela nos afeta, e a programao, que estuda o como organizamos nossas aes para alcanar nossas metas. Com isso, a PNL procura efetuar uma interpretao da comunicao no convencional do ser humano em suas vrias interaes no sistema humano. Neste processo so exigidas

12 algumas habilidades fundamentais, entre elas: saber ouvir, saber observar, correlacionar, saber perguntar, dar feedback, viso estratgica, capacidade de organizao, e principalmente saber estabelecer uma relao de confiana entre o coach e seu cliente, o que denomina de rapport. A atividade de coaching est pautada em alguns pressupostos, dos quais destacamos os principais: a) todas as pessoas tm os recursos que precisam ou podem adquiri-los; b) as pessoas optam pela melhor opo possvel naquele instante; c) o comportamento humano premeditado; d) a mudana s ocorre pela ao; e) o coach um facilitador, quem de fato produz resultado o cliente; f) a mudana pressupe trabalhar trs grandes reas: metas objetivas, ou seja, focar o que o cliente quer e como alcanar; valores, saber o que mais importante e valioso para o cliente; crenas, eliminar opinies limitantes e fornecer novas crenas de crescimento atravs de feedback positivo; g) as mudanas e resultados de desenvolvimento ocorrem por processos de aprendizado; h) o processo de coaching relacionado aos processos de interao, comunicao e relacionamentos humanos; i) o cliente tem um modo de ler a realidade e esse modo definidor da amplitude ou no das aes de mudana; j) O cliente um ser complexo que est inserido num contexto paradoxal, logo a viso do mesmo deve ser abrangente e holstica. Esta exigncia faz com que a recorrncia ao paradigma e pensamento sistmico, seja uma constante, pois essa perspectiva se apresenta como uma lgica que altera o modo binrio de raciocnio linear de causa e efeito, que se caracteriza por uma relao de antagonismos. A perspectiva sistmica, favorece um novo olhar e abre novas frentes de leitura da realidade. Segundo KOURILSKY-BELLIARD ( 2004, p.76) , O modelo sistmico centra-se nas interaes dos elementos de um sistema, ao invs de em seus elementos isolados [...] dedica-se leitura de suas interaes e de suas conexes mltiplas. Trata-se de uma lgica conectiva que privilegia a multiplicao, incluso e a combinao de variveis que fazem parte de um mesmo sistema. Neste sentido, essa perspectiva adequada ao processo de coaching principalmente por sua preocupao no analtica disjuntiva, mas por sua preocupao inclusiva e conectiva, o que permite dar maior nfase no aqui e agora, e no no passado, tem a viso no presente com interesse em mudar o futuro, ou seja, ... o futuro tambm orienta o presente que, por sua vez, prepara o futuro e modifica nossa viso do passado (idem, p. 92). No Brasil existem vrios cursos, destaque para o curso oferecido pela Lambent do Brasil, que parceira da ICC, Comunidade Internacional de Coaching e ligado Associao Brasileira de Coaching e que segue os princpios e diretrizes da Federao Internacional de Coaching (Cf. www.lambent.com.br). Decorrente da complexidade da prpria vida, e seus inmeros desafios, esse servio e modalidade est em pleno crescimento, (se) apresentando-se na atualidade como uma ferramenta e um processo alternativo e rico para melhoria da qualidade de vida das pessoas que procuram esse tipo de servio e do maior desempenho das organizaes.

13 Segundo dados do site olacoach (Cf. www.olacoach.com/noticias), uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2001 junto Fortune 500 , lista das empresas mais bem sucedidas dos E.U.A que utilizaram o coaching, revelam alguns dados e resultados interessantes, vejamos alguns. Incremento em 53% em sua produtividade; Melhora no atendimento ao cliente em 39%; Reduo de custos em 23%; Alm de melhorar o trabalho em equipe, gerenciamento dos lideres, reduo de conflitos e no relacionamento com os clientes.

Outro levantamento sobre o perfil mundial dos coachees realizado pela Federao Internacional de Coaching em 2004 (Cf. www.coachfederation.org) apresenta um mapa e caracterizao dos profissionais e de suas atividades, ressaltamos as seguintes: 65% so profissionais norte-americanos, principalmente das regies de Califrnia, New York, Washinton, Virginia e Texas; De outros paises em proporo menor, temos: 26% Canad, 26% Reino Unido, 15% Austrlia, 4% Frana, 3% Alemanha e Espanha com 1,6%. uma profisso jovem, 72% atuam na rea h 5 anos ou menos; A origem dos profissionais: 41% consultores, 30% executivos, 31% diretores, 16% professores, 13% conselheiros, 14% vendedores; A durao das sesses de coaching de 30 minutos a 1 hora, para 85% e mais de uma hora para 11%; Mtodo principal de atendimento: 63% telefone e 34% pessoalmente; A forma de divulgar os servios de coaching varia entre: 39% seminrios e palestras cobradas; 30% pgina na web; 30% apresentaes gratuitas; 25% seminrios e palestras gratuitas, 25% apresentaes pagas; 22% publicaes de artigos; 16% publicidade; A cobrana dos servios diversificada, em US$/hora: 27% cobram de 100 a 149 , 19% de 150 a 199; 16% de 200 a 299 e 14% de 75 a 99; Perfil de clientes: 88% adultos em geral; 74% mulheres; 47% diretores, 46% executivos.

Tais dados mostram o poder de influncia e impacto do coaching, que se apresenta na atualidade como uma das ferramentas de desenvolvimento humano e organizacional mais efetivos, pois apresenta resultados imediatos e permanentes, por trabalhar na perspectiva do aprendizado contnuo e do empedramento dos sujeitos, fazendo com que em cada sesso, seja individual ou grupal, sejam absorvidas novas habilidades e competncias que so aplicadas no cotidiano das pessoas e das organizaes. A seguir, veremos alguns elementos da abordagem clnica para, com isso, criar um quadro de referncia para o nosso propsito maior, que de verificar a cientificidade do processo de coaching e a presena do mtodo clinico e sua aplicabilidade no processo de coaching.

14

A ABORDAGEM CLNICA A palavra clnica vem do grego klin que significa leito, ou o procedimento junto ao leito da historicamente este termo estar sempre associado rea mdica de forma geral e rea teraputica de forma especifica. Mas VIEIRA (1985, p. 54), afirma que a abordagem clnica no se restringe rea mdica e teraputica, (a mesma afirma) sendo que muitos autores, consideram-na uma atitude metodolgica, e no somente um conjunto de procedimentos. E ainda afirma que um mtodo cientifico, ... porque parte da observao dos fenmenos ou eventos, emite hipteses e, com base em teorias, determina os procedimentos subseqentes. (idem) E como mtodo o mesmo apresenta trs fases, a saber: 1) anamnese = estudo do fenmeno 2) diagnstico = formulao de hipteses e conhecimento 3) tratamento = interveno, aes, encaminhamentos Ressalta a autora que um mtodo das cincias sociais que parte do processo de observao dos fatos como se apresentam, e no de experimentao, sendo aplicado no somente em casos de doena ou molstias, mas tambm de situaes-problemas, ou seja ...dificuldade em relao ao funcionamento social (motivaes, afetividade, etc.) (idem, p. 55), e portanto de aplicao mais ampla. Um outro aspecto do mtodo clnico ressaltado por TORRES (2001:76), No mtodo clnico de investigao, muitas tcnicas tm sido utilizadas, mas o essencial a comunicao que se estabelece entre o investigador e o investigado. A autora ainda ressalta que a aplicao do mtodo clinico possa ser efetuada em vrias situaes, onde fatores subjetivos so privilegiados, como afirma citando BOHOSLALAVSK (1993), ...esta estratgia (mtodo clnico) em relao a uma situao humana, quaisquer que sejam sua modificao, sua compreenso e sua explicao, ou ainda, a preveno de dificuldades. A abordagem clnica pode ser aplicada, segundo estes autores, tanto individualmente como em grupo. A predominncia a abordagem individual, logo, plausvel a confuso que se faz entre a abordagem teraputica e o coaching, principal o coaching de vida que priviligia a abordagem individual centrando esforos na relao coach e cliente, como mostra uma pesquisa realizada na Espanha, onde um dos principais problemas a confuso entre coaching e as psicoterapias (Cf.www.olacoaching.com).

Neste sentido, a abordagem clnica tem sido aplicada ao longo do tempo em vrias reas, sendo que em alguns pontos se aproxima mais de uma perspectiva teraputica, ora de uma perspectiva de investigao, podendo ser aplicada em vrias reas e objetivos. Ressaltamos aqui o campo social, atravs do Servio Social e da Orientao Profissional,

15 como apresentamos no quadro comparativo, o que se apresenta com uma abragncia vital para os dias atuais, principalmente na perspectiva do que estamos chamando de cincia moderna, onde o indivduo e suas peculiaridades e subjetividade so fatores preponderantes de investigao para uma viso mais holstica, sistmica e transformadora.

COACHING E A ABORDAGEM CLNICA - UMA ANLISE COMPARATIVA A fim de facilitar nossa anlise, elaboramos um quadro analtico-comparativo entre o referencial cientfico, o mtodo cientifico e o mtodo clnico, sua aplicao em duas reas, Servio Social de Casos e Orientao Profissional e algumas abordagens do coaching, a fim de identificar o processo de cientificidade do coaching e da presena do mtodo clnico no mesmo. Para a anlise, fizemos uma decodificao nos elementos do mtodo cientfico, onde problema seria A, hiptese seria B, verificao C e concluso D. No mtodo clnico, teramos a seqncia dessa decodificao, onde anamenese seria E, diagnstico seria F e tratamento seria G. Assim, procuramos identificar esses elementos ns demais itens dos elementos comparativos. Poderamos ampliar consideravelmente os aspectos epistemolgicos, como elementos ontolgicos, teleolgicos, teorias, etc. Mas optamos, para melhor objetivao, nos centrarmos nos aspectos operacionais metodolgicos de cada abordagem, a fim de detectar os elementos de cientificidade dos mesmos. Tal recorte se deve nossa hiptese inicial deste estudo, ou seja, o coaching apresenta aspectos metodolgicos da abordagem clnica, sem contudo enfatizar os aspectos psicanalticos e teraputicos tradicionais deste mtodo. E esta hiptese surge de uma problematizao e indagao que temos feito desde que aprofundamos o estudo e a prtica do coaching, qual seja: Grande parte da literatura e profissionais de coaching, procuram distinguir coaching de terapia. A abordagem clnica, por sua aproximao desta rea, tida como no adequada ao coaching por sua aproximao ao campo da sade e da terapia no campo psicolgico e psicoanalitico. No entanto, ao estudar e praticar o coaching, e a partir de nossa prtica profissional como assistente social, temos observado muitos pontos de similitude entre a abordagem do coaching e do mtodo clnico. Como poderemos melhor observar a partir do quadro analtico-comparativo e dos demais itens apresentados at o momento, podemos fazer vrias inferncias, das quais ressaltamos as seguintes.

16

Quadro analtico-comparativo
1 Mtodo Cientfico 2 Mtodo Clnico 3 Servio Social de Caso
Definio Problema Diagnstico Programao

4 Orientao Profissional Clnica


Explorao Estudo possibilidades Escolha/alternativa

5 Coaching Com PNL

6 Coaching 101 Bob Lopen


Relacionar Refletir Reenfocar

7 Coaching de Performance John Whitmore


Objetivo/Meta Realidade

Problema Hiptese Verificao

Anamnese estudo Diagnstico Tratamento

Rapport Questo imediata Objetivos, valores, crenas Descobrindo recursos Reavaliando hbitos Tarefas Suporte atual

Alternativas Reconhecer Recuar Revisar

Concluso

Avaliao

Instrumentalidade Escolha Integrao

Realizao

Fonte: Elaborado pelo autor em dezembro de 2006

COACHING COMO ARTE E CINCIA Apresentando a diferena entre arte e cincia, o jornalista Schwartz, num artigo intitulado Bach, Einstein e o novo trabalho (Cf. www.aprendiz.org.br), apresenta as seguintes distines, que nos auxiliam a compreender a nossa afirmao sobre o coaching ser uma arte e ser uma cincia. Segundo esse autor, Einstein representaria a cincia, pois descobriu uma das mais brilhantes e importantes teorias, a da relatividade. No entanto, se Einstein no tivesse feito esta descoberta, com certeza outros cientistas a teriam descoberto, pois os avanos cientficos e tecnolgicos estavam levando para esta direo. Bach foi um dos maiores msicos e compositores da msica clssica, representa a arte, e segundo Schwartz, se Bach no tivesse existido, sua obra tambm no teria sido conhecida, pois a obra o talento de Bach so nicos. Todas as definies centram seu entendimento no fator humano, na habilidade e competncia do agir criativo, inovador, fator esse da prpria natureza humana, que diferentemente dos outros animais que tm em seus corpos a determinao de um cdigo gentico determinado ao nascer, viver e morrer, pelo contrrio o ser humano o nico capaz de dizer no sua proporia trajetria. Esta capacidade o torna ao mesmo tempo o artista de sua prpria vida, onde e a partir de suas qualidades, criatividade e inovao pode dar um toque todo especial ao que faz.

17 O mais fascinante que uma mesma atividade e processo podem ser repetidos por vrias pessoas, mas cada um dar o seu toque, a sua marca, a sua assinatura neste ato de fazer, processar, construir. Essa dimenso e caracterstica so encontradas no coaching, pois as atividades podem ser feitas por qualquer pessoa que se prope a estudar, se qualificar, mas nada ser igual, idntico, pois cada homem e mulher tm o seu jeito de ser, de fazer.Como procuramos mostrar, o coaching apresenta uma estrutura bsica flexvel que permite esse toque humano que s a arte, que tpica caracterstica do ser humano, possibilita surgir e fazer diferena. A dimenso da cincia aqui entendida em seu sentido estrito, forma de conhecer, de saber, de racionalizar o ato de apropriao do real e no necessariamente no sentido amplo, cincia como um conjunto de mtodos e tcnicas prprias e que compem as reas do saber humano, em outras palavras e como j apresentamos, um fazer cientfico moderno, aberto, plural, flexvel, fundamentado, mas que pode ser replicado por outras pessoas, na medida em que h disposio para o estudo e aprimoramento intelectual e tcnico. Isto fica mais claro quando observamos em nosso quadro os seguintes pontos de maior evidncia. a) Os itens 5,6 e 7 apresentam os componentes essenciais do mtodo cientfico, mesmo apresentando nomenclaturas diferentes; b) O incio do processo de cada proposta, sempre com uma problemtica ou questo de maior importncia, o que equivale problematizao ou problema do mtodo cientifico; c) O propsito sempre clarear os fatos e objetivar as aes, o que faz parte da natureza do mtodo e da abordagem cientifica; d) Apresentam-se como um processo constante de aferio, indagao, e profunda reflexo sobre a realidade como fator base de trabalho para elaborao de aes efetivas de interveno e mudana; e) A verificao est nitidamente explicitada nos processos, e o uso de vrias tcnicas para sua realizao, fator esse de maior importncia para a clareza de decises que sero tomadas, o que s pode ocorrer quando se opera o processamento e gerao de dados em informao, e informao em conhecimento, tpico do mtodo cientifico; f) Em linhas gerais, podemos constatar a presena da cientificidade e dos quatro momentos do mtodo cientifico, atravs do principal instrumento do coaching que so as perguntas poderosas, em especfico as seguintes: O que, como e quando. Neste sentido o coaching se caracteriza como sendo uma cincia e uma arte, pois para dar vida e materialidade a uma idia, preciso dominar conhecimentos especficos e ter um arcabouo de conhecimentos e tcnicas, tpicos da abordagem cientifica, que no s viabilizem, mas tambm faam isso sem cair no tecnicismo e na frieza do fazer pelo fazer, mas sentir, com clareza do que se alcanar, impactar e para isso cabe bem a paixo, o amor, a intuio, a inspirao, coisa que s encontramos na arte.

18

O MTODO CLNICO SE ENCONTRA IMPLCITO NO PROCESSO DE COACHING Outra concluso a que chegamos em nosso estudo, que nossa hiptese e indagao principal se comprovaram, ou seja, no processo de coaching o mtodo clnico se encontra explcito, mesmo que no seja mencionado. Tais elementos comprobatrios podem ser observados quando comparamos os itens 3 e 4 com os demais, o que pode ser reforado pelos seguintes pontos de maior importncia: a) A abordagem clnica privilegia a relao cliente orientado, e d grande importncia relao, capacidade de comunicao e qualidade da confiana entre ambos; b) H uma grande preocupao em conhecer o cliente de forma abrangente; valoriza todas as dimenses da vida do mesmo, e considera todos os dados de vital importncia para a qualidade do trabalho; c) Tem como principal objetivo um conhecer sistematizado, estruturado, fundamentado, ressaltando assim elementos subjetivos, tais como: valores, crenas, medos, viso de mundo, funcionamento do sistema social, etc.; d) Procura refletir sobre a realidade, e numa abordagem que d importncia ao psicolgico, mas no necessria e predominantemente psicanaltica e portanto teraputica, mas de resoluo de situaes-problemas ou simplesmente de melhorar a performance de pessoas e organizaes; e) O centro do processo o cliente, h sempre a preocupao em auxiliar, e no dirigir ou conduzir o mesmo, mas apoiar, incentiv-lo a ser autor de sua prpria construo de vida e resoluo de situaes de maior importncia, onde se perceber o esforo em empoderar o cliente e permitir que o mesmo caminhe na direo que melhor quiser;

f) H uma grande preocupao em clarear as aes e, conseqentemente, ter indicadores concretos, aes concretas que sejam factveis e gerem mudana na vida das pessoas.

Estes elementos, nos mostram que, independente da abordagem, a estrutura e essncia metodolgica do coaching, contm elementos do mtodo clnico, mesmo que ainda de forma implcita. Logo, podemos concluir que o mtodo clnico se apresenta/aplica ao processo de coaching e, portanto, podemos encontrar elementos de similitudes e de ambivalncias entre ambos. Como procuramos mostrar a seguir.

19

ASPECTOS DE SIMILITUDE E DE AMBIVALNCIA DA ABORDAGEM CLNICA E DO COACHING Por similitude podemos entender como aspectos semelhantes, no necessariamente iguais, ou idnticos, mas similares, como j apresentamos no item anterior. E por ambivalncia, podemos entender, caminhos diferentes. Em outros termos, o coaching pode apresentar similitudes com o mtodo clnico, mas tambm apresenta elementos ambivalentes, sendo os principais os que apresentamos a seguir. a) A origem do mtodo clnico na rea da sade e de cunho teraputico, tendo forte influncia terica da psicanlise de fonte freudiana e atualmente da Psicologia Social, sendo aplicado em outras reas no s como abordagem teraputica; j o coaching de origem esportiva, e aplicado posteriormente no campo do desenvolvimento humano e organizacional, e considera fatores psicolgicos, dando nfase ao desenvolvimento em mltiplas reas; b) O mtodo clnico em sua verso psicanaltica d nfase a perguntas teraputicas, do tipo, por qu; o coaching, centra esforos no presente pensando no futuro, utiliza perguntas do tipo, o qu, como e quando; c) O processo clnico psicanaltico mais demorado, pois trabalha com categorias analticas de interpretao dos dados coletados, com resultados mais lentos. J o coaching auxilia a explicitar o que o prprio cliente tem dentro de si, para propiciar a ele uma auto-compreenso, com resultados imediatos; (na primeira os resultados so mais lentos, na segunda so - excluir) d) No processo clnico psicanaltico, pode-se gerar uma certa dependncia entre o terapeuta e o paciente; no coaching, ao contrrio, o objetivo maior gerar um(a) senso de auto-responsabilidade do cliente por sua prpria vida e sucesso.

Quanto s similitudes, alm das que explicitamos no item anterior, podemos fazer uma sntese agrupando um conjunto de elementos que se apresentam como comuns s duas abordagens, a saber: a) Observao. um dos elementos de maior importncia tanto no coaching como no mtodo clnico, atravs do observar que o profissional pode captar os dados necessrios para a elaborao de um melhor entendimento do estudo e das possibilidades de ao. atravs do mesmo que se pode perceber o problema ou questo de maior importncia a ser tratado no processo; b) Ouvir. Fator decisivo que, junto com a observao, o momento e a habilidade de maior grandeza quanto ao processo de compreenso dos meandros e das entrelinhas calcadas pelo cliente, e que possibilitar o desenvolvimento de qualidade do trabalho proposto. O ouvir e ouvir com conscincia a chave de um bom diagnstico, visando

20 captar as pistas necessrias para melhor compreenso do processo de ajuda e apoio ao cliente; c) Avaliar. Outro elemento importante? o momento de avaliar, que, no coaching, tem como principio que o prprio cliente chegue condio efetiva de avaliar as aes que melhor se apliquem aos seus planos, o que de fundamental importncia para o clareamento e entendimento do momento atual e do caminho rumo ao futuro; d) Falar. o momento em que ferramentas como o feedback, so vitais para o processo de auto-conscincia e responsabilidade do cliente quanto aos vrios fatores e elementos levantados ao longo do processo. O cuidado que sejam passadas informaes que permitam o empoderamento do cliente, que o estimulem, motivem e incentivem a perseverar em sua busca por sua felicidade e sucesso. Saber falar, parte do processo de interao entre cliente e profissional, atravs do falar que se cria o vnculo de confiana (rapport) e que se estabelece a comunicao necessrio para o bom andamento do trabalho; e) Agir. Tambm encontramos em ambas as abordagens a preocupao com o agir, com uma ao em busca de resultados, em busca de mudana. Um agir pensado, um agir refletido, que filosoficamente pode ser chamado de prxis, pois no se preocupar em simplesmente agir, mas com qual razo, qual motivo, enfim, um agir com sentido e significado, com valores, com crenas e firmeza de propsito, que conduz efetiva transformao; f) Monitorar, que tem um sentido, junto com os demais elementos, de aferir, balizar, sondar, perceber se o que foi refletido, pensado, planejado e executado, realmente (alcanaram) alcanou os seus devidos propsitos, e se no, quais foram as razes, o que precisa ser melhorado, o que precisa ser preservado ou abandonado, enfim, saber se o caminho proposto, realmente foi trilhado e quais os resultados efetivos; (?????????) g) Retroalimentao, apesar de no estar explcito este elemento, o mesmo factvel e presente em ambas as abordagens, na medida em que existe uma preocupao quanto resoluo de questes de maior importncia, bem como, considerar o ser humano de forma holstica, o que remete ao entendimento sistmico de que a cada momento gera-se um novo momento, ou em outros termos, e como dizem LANGE e OCONNOR, atrs de uma sonho, sempre tem um outro sonho. Neste sentido o processo no tem um fim, ou um momento de alta, como na relao teraputica, mas de passagem, de transio, de um momento trabalhado para um outro a ser trabalhado. Logo, ao estudar estes elementos tanto similares como ambivalentes do coaching e da abordagem clnica, percebemos que alm de comprovar na ntegra nossa hiptese inicial de trabalho, podemos perceber o desenho de uma abordagem especfica e delimitada, o qual chamaremos preliminarmente de Coaching Clnico Vivencial.

21

COACHING E O MTODO CLNICO: POR UMA ABORDAGEM NO PSICOANLITICA O propsito deste trabalho no era inicialmente propor uma nova abordagem, mas o caminho da investigao apontou para esta direo e entendimento, propondo de forma mais fundamentada, que o coaching pode se aproximar da abordagem clnica, pelas razes e fatos j apresentados. H, porm, uma condio bsica.: a de que o coaching seja desenvolvido de forma no psicanaltica, ou seja, que no ignore os aspectos comportamentais, psicolgicos, mas que considere a forma confluente de sua prtica como apresentado no item anterior. A isso chamaremos de Coaching Clnico Vivencial, que deve apresentar os seguintes elementos balizadores, a) coaching, no sentido de ser um processo estruturado que auxilia o cliente a refletir sobre sua realidade presente e futura, bem como a ter clareza das estratgias e dos recursos, habilidades e competncias necessrias para concretizar seus sonhos, utilizando-se, para isso, de meio cientfico e humano que considere os mltiplos aspectos objetivos e subjetivos de sua vida cotidiana e do seus sistema vivencial humano. b) clnico, pois efetua um processo sistematizado para coletar dados, gerar informaes e conhecimentos precisos, teis e confiveis para a reflexo e tomada de decises, e isso considerando o foco no individuo e na valorizao de sua participao no processo, bem como, as mltiplas faces do seu existir. c) Vivencial, pois tem como base e principal matria-prima a vida, e a vida em sua totalidade, abrangendo valores, crenas, medos, sonhos, famlia, espiritualidade, trabalho, enfim, o viver cotidiano. Neste sentido, este seria um ensaio inicial que requer sem dvidas um maior aprofundamento, apresentando desta forma a metodologia de trabalho e os fundamentos balizadores, que na verdade j se encontram disponveis, requerendo dos profissionais um melhor conhecimento e melhor sistematizao do uso dos mtodos e das tcnicas, como o caso do mtodo clnico, isso fica para um prximo trabalho.

ALGUMAS CONSIDERAES FINAIS

Como o trabalho no conclusivo, cabem neste momento somente algumas consideraes finais no sentido de tentar consolidar? o que foi apresentado at o momento. Inicialmente colocamos alguns questionamentos e indagaes sobre o coaching e a abordagem clnica, estabelecendo como hiptese de trabalho que o coaching apresenta muitos elementos do mtodo clnico. Destacamos ao longo do trabalho, alguns elementos

22 de maior importncia sobre coaching e a abordagem clnica, bem como, sugerimos um referencial de cientificidade, pois o nosso foco e propsito foi apresentar alguns apontamentos epistemolgicos Em seguida, elaboramos um quadro comparativo desses elementos, que permitiu intuir vrios (fatores). Entre eles, destaca-se: a) A hiptese inicial foi comprovada, pois de forma implcita o processo de coaching apresenta muitos elementos da abordagem clnica; b) Pontuamos vrios elementos que foram considerados similares e ambivalentes entre as duas abordagens; c) Ao comparar as similitu(da)des, percebemos que havia uma maior confluncia dos elementos processuais, o que sinalizou uma possvel aplicao fluida e coerente entre ambas; d) Esta confluncia tem como marco de ligao a necessria clareza de no ser uma abordagem psicanaltica, embora considere os aspectos psicolgicos do comportamento humano, mas fundamentalmente, se apresenta como uma ao de? estrutura de desenvolvimento humano e organizacional, com foco no presente e visando o futuro, dentro de uma lgica que privilegie a participao integral e o comprometimento do cliente; e) A esta confluncia metodolgica estamos chamando preliminarmente de Coaching Clnico Vivencial, pois traz em si a marca de dar nfase ao fator humano, em sua participao e potencializao do seu ser, bem como, valorizar sistemicamente o seu viver e existir. Tal proposio no foi um dos objetivos, mas surgiu em decorrncia da explicitao dos dados e da aproximao sucessiva e despretensiosa do objeto de investigao, que alm de permitir um melhor e maior aprofundamento do tema coaching e clnica, abriu novas possibilidades de uma afluncia mais adequada, fundamentada e com limites mais claros e efetivos. Com isso, esperamos ter contribudo com este debate, certos de que o presente trabalho apresenta suas lacunas, mas que suscitam de forma profcua, o interesse e curiosidade em debater e avanar nesta caminhada. Assim, esperamos que sejam proveitosas as idias aqui apresentadas, tendo em vista que so provisrias e esto abertas para serem questionadas e melhor aprofundadas.

BIBLIOGRAFIA ANDER-EGG, Ezequiel Introduo ao trabalho social Petrpolis-RJ: Vozes, 1995 DI STFANO, Rhandy. O lder-coaching: lderes criando lderes Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005; GOLDSMITH, Marshall; LYONS, Laurence e FREAS, Alyssa. Coaching: o exerccio da liderana Rio de Janeiro: Elsevier:DBM, 2003.

23 HAMILTON, Gordan Teoria e prtica do Servio Social de casos Rio de Janeiro: Agir, 1982 KOURILSKY-BELLIARD, Franoise Do desejo ao prazer de mudar: compreender e provocar a mudana So Paulo: Manole, 2004 LANGES, Andria; OCONNOR, Joseph Coaching com PNL Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004 MARTINELLI, Maria Lcia Servio Social: identidade e alienao So Paulo: Cortez, 1989 NORTHEN, Helen Servio Social Clnico: um modelo de prtica Rio de Janerio: Agir, 1984 PORCH, Germane; NIEDERER, Jed. Coaching: o apoio que faz as pessoas brilharem Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 SHERVINGTON, Martin Coaching Integral: alm do desenvolvimento pessoal Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005 VASCONCELLOS, Maria Jos Pensamento sistmico: o novo paradigma da cincia So Paulo: Papirus, 2002

You might also like