You are on page 1of 8

CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM SINDROME DE GUILLAINBARR: UMA REVISO DE LITERATURA NURSING CARE OF PATIENTS OF GUILLAIN-BARRE SYNDROME: A REVIEW

OF LITERATURE MARINK, Werley Santana1 LOPES, Geraldo Newton Junior2 PACELLI, Eugnio3 Resumo: A sndrome de Guillain-Barr urna polineuropatia desmielinizante aguda, caracterizada por paresia ou paralisia, que afeta mais de um membro, associada perda de reflexos tendinosos e aumento de protena liqurica. Esta pesquisa bibliogrfica tem como objetivo discutir os cuidados do profissional enfermeiro aos pacientes portadores da Sndrome de Guillain Barre. No esquecendo, no entanto, de especificar as possveis intervenes de enfermagem a estes clientes. Palavras chaves: Sndrome de Guillain Barre, Sistematizao da Assistncia, Cuidados de Enfermagem. Abstract: The Guillain-Barre syndrome is acute demyelinating polyneuropathy urn,

characterized by paresis or paralysis, which affects more than one member, coupled with loss of reflexes and tendons increase of protein liquor. This literature search aims to discuss the care of professional nurses to patients of Guillain Barre Syndrome. Do not forget, however, to specify the possible intervention of nursing to these Nursing.
1

customers.

Key words: Guillain Barre Syndrome, Systematization of Assistance, Care of

Acadmicos do 7 perodo do Curso de Graduao em Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas FUNORTE de Montes Claros MG.
2 3

1 INTRODUO
Segundo Goldman (2001), a sndrome de Guillain Barr uma neuropatia perifrica progressiva autoimune, que afeta os msculos do organismo humano. Brunner e Studarth (2002), afirmam que sndrome de Guillain Barr uma sndrome clnica rapidamente progressiva, de etiologia desconhecida, envolvendo os nervos cranianos, espinhais e perifricos. De acordo com literaturas analisadas, vrios investigadores se interessaram pela sndrome, colhendo informaes adicionais sobre o distrbio, e demonstrando que outros msculos, alm do grupo muscular dos membros e da respirao, poderiam ser afetados, como os da deglutio, os do trato urinrio, do prprio corao e dos olhos, sendo, a grande maioria destas pesquisas, voltados para a medicina. Tal observao instigou este estudo de reviso bibliogrfica sobre os cuidados de Enfermagem a pacientes com Sndrome de Guillain Barr com o objetivo de abordar algumas caractersticas da SGB; apresentar planos de cuidado tendo como base possveis necessidades do paciente e como a enfermagem pode contribuir para a recuperao dos mesmos.

2 REVISO DE LITERATURA
De acordo Steinberg (apud Monteiro et al, 2003), em 1916, trs mdicos parisienses: Geoges Guillain, Jean Alexander Barr e Andr Strohl demonstraram a anormalidade caracterstica do aumento das protenas com celularidade normal, que ocorria no lquor dos pacientes acometidos pela doena. Hoje, o quadro conhecido no meio mdico, como Sndrome de Guillain-Barr (SGB) ou Polirradiculoneurite (PRN) aguda. Para Souza e Souza (2007) a sndrome de Guillain Barr uma neuropatia perifrica progressiva auto-imune, que afeta os msculos do organismo humano. Esta patologia habitualmente caracterizada por fraqueza ou paralisia que acomete mais de um membro; em geral, simtrica e associada perda dos reflexos tendinosos e aumento da concentrao de protena no lquido cefalorraquidiano.

Segundo Goldman (2001), a doena ocorre em todas as partes do mundo, em qualquer poca do ano, afetando adultos e crianas, independente da classe social e dos hbitos de vida. Souza e Souza (2007) afirmam, ainda, que a incidncia anual de 2-4 casos por 100.000 habitantes, sendo a etiologia desconhecida. Lewis et al (1986) esclarece que, ao contrrio do que se observa na maioria das neuropatias de outra etiologia, os msculos proximais costumam estar s vezes mais seriamente afetados que a musculatura distal, na fase inicial da sndrome. Afirma tambm que em alguns casos, a doena se inicia pelo comprometimento dos msculos faciais, orofarngeos ou da musculatura extrnseca dos olhos. Para Lewis (1986), a sndrome de Guillain-Barr muitas vezes precedida por um quadro de infeco a vrus, porm no foi possvel comprovar a invaso dos nervos perifricos ou das razes nervosas por vrus. Em relao aos exames complementares, as protenas do lquor esto aumentadas na grande maioria dos casos, uma vez que os nveis proticos possam estar normais durante os primeiros dias de doena. A contagem de clulas do lquor costuma fornecer resultados normais, mas alguns pacientes com sndrome de SGB tpica apresentam entre 10 e 100 clulas mononucleares por mm de lquor (LEWIS, 1986). Nascimento (2006) explica que o principal aspecto patolgico da sndrome de Guillain Barr a desmielinizao segmentar dos nervos perifricos, o que impede a transmisso normal dos impulsos eltricos ao longo das razes nervosas sensoriomotoras. A SGB causa inflamao e alteraes degenerativas nas razes nervosas posteriores (sensoriais) e anteriores (motoras). Por isso que os sinais de perdas sensoriais e motoras ocorrem de modo simultneo. Alm disso, a transmisso nervosa autnoma pode ser prejudicada. Souza e Souza (2007) apresentam que o tratamento basicamente o que chamamos imunossupresso. Aproximadamente, 95% dos indivduos com esta doena sobrevivem e cerca de 75% se recuperam completamente mas para alguns, a doena continuar para o resto da vida. A partir desses dados Souza e Souza (2007) informam que no incio da doena, provavelmente o cliente necessitar acompanhamento mdico intrahospitalar, principalmente se houver dificuldade respiratria e de deglutio

envolvida no quadro agudo, entretanto, uma vez diminudos os sintomas, a doena pode ser monitorizada em casa, com o auxlio de um enfermeiro especializado, e visitas peridicas ao mdico. O Diagnstico deve ser baseado no conjunto de vrios achados clnicos e laboratoriais, visto que nenhuma observao isolada patognomnica e nenhum exame laboratorial especfico para a doena. (SOUZA E SOUZA, 2007)

3 METODOLOGIA
O estudo descrito trata-se de uma reviso bibliogrfica sistematizado em pesquisas nos arquivos da Biblioteca Professor Antnio Jorge da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES e da Biblioteca Raimundo Avelar das Faculdades Unidas do Norte de Minas FUNORTE, materiais cientficos como artigos publicados em revistas como: Revista Meio Ambiente e Sade, e em sites de busca como Google acerca do tema em questo, no perodo de 27/08/2008 a 15/09/2008 nos quais os seguintes descritores foram utilizados: Sndrome de Guiller Barre, cuidados de enfermagem.

4. RESULTADOS E DISCUSSO
Segundo pesquisas realizadas no estudo, os autores citam que a sndrome de Guillain-Barr apresenta formas e tipos variados, fator que revela incapacidade na execuo dos movimentos, uma vez que a leso tem foco nos stios das razes nervosas, impedindo assim, que as informaes sejam transmitidas aos efetores de forma adequada, gerando comprometimento funcional considervel. Levando em considerao que as necessidades bsicas de todo ser humano so os cuidados de si mesmo, o trabalho e a distrao, os autores apresentados mostram que a finalidade dos cuidados de Enfermagem dar suporte a todas as funes orgnicas at que o doente possa fazer por si s. Assim, Souza e Souza (2007), embasados nos Diagnsticos de Enfermagem disponveis em NANDA, elaboraram um quadro sobre a Sistematizao da Assistncia em Enfermagem, relacionado histrico do cliente, suas queixas e complicaes.

Problemas 1. Insuficincia respiratria

Diagnstico de NANDA Padro respiratrio ineficaz devido disfuno neuromuscular/Fadiga muscular.

2. Dificuldade Deglutio prejudicada de deglutio relacionada leso neuromuscular (ex: fora ou contrao diminuda dos msculos envolvidos na mastigao, prejuzo perceptivo, paralisia facial), envolvimento de nervos cranianos e distrbios respiratrios.

3. Paralisia dos Mobilidade fsica msculos prejudicada relacionada a prejuzos sensrioperceptivos,

Cuidados de Enfermagem 1.1. Manter cabeceira do leito do cliente elevada. Finalidade: evitar pneumonia por aspirao de corpo estranho ou fludos para os pulmes; 1.2. Posicionar o cliente de forma a promover o conforto, segurana e expanso pulmonar; 1.3. Examinar a respirao do cliente e avaliar quanto dificuldade; 1.4. Cuidar para que a fisioterapia respiratria e em membros esteja sendo realizada constantemente. Finalidade: evitar atelectasias, acmulos de secrees e obstruo dos brnquios; 1.5. Solicitar e avaliar gasometria; 1.6. Observar cianose perifrica e de extremidades. Se o cliente necessitar do uso de prtese respiratria: 1.6.1. Avaliar o Cuff para intubao respiratria; 1.6.2. Avaliar permeabilidade do tubo; 1.6.3. Acoplar o tubo ao respirador; 1.6.4. Aspirar secrees regularmente; 1.7. Avaliar distenso abdominal. 2.1. Supervisionar o suporte nutricional, avaliando as dietas prescritas; 2.2. Manter a cabeceira elevada durante as refeies para evitar broncoaspirao; 2.3. Monitorizar as refeies para avaliar o nvel de dificuldade do cliente em deglutir; 2.4. Avaliar ressecamento da mucosa oral; 2.5. Atentar para adaptao do cliente dieta prescrita. 3.1. Massagear panturrilhas, com movimentao do cliente no leito; 3.2. Dar apoio psicolgico ao cliente e seus familiares, e fornecer

e informaes sobre a doena e suas perspectivas de cura; 3.3. Providenciar apoio para os ps e raquetes para as mos, para preveno de queda dos ps e das mos; 3.4. Evitar neuropatias compressivas por posturas viciosas (ex: nervo ulnar e fibular); 3.5. Evitar lceras de decbito com a mudana do cliente no leito de 2/2 horas; 3.6. Oferecer proteo aos olhos do cliente se houver paralisia facial; 3.7. Prevenir Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar com a administrao de medicamentos anticoagulantes de acordo com a prescrio mdica; 3.8. Promover alvio da dor com a administrao de frmacos como a prescrio mdica. 4. Dificuldade Eliminao urinria 4.1. Realizar balano Hdrico para urinar prejudicada ligada ao rigoroso; dano sensrio-motor. 4.2. Implementar sonda vesical de demora; 4.3. Administrar lquidos com segurana, conforme prescrio mdica; 4.4. Atentar para a administrao de medicamentos e seus efeitos; 4.5.Notificar ao mdico sobre o dbito urinrio diminudo; 4.6.Compreender e aceitar as ansiedades bsicas do cliente agudamente traumatizado. 5. Inquietao Ansiedade ligada 5.1.Providenciar tratamento rpido angstia respiratria e e confivel. situao de risco de vida. 5.2.Manter a famlia informada sobre a condio do cliente e o tratamento que est sendo administrado. 5.3.Fornecer explicao simples e franca sobre a SGB e o tratamento que foi realizado. 5.4. Incentivar a participao ativa e apoiar os esforos para aderir ao plano de tratamento.

musculoesquelticos neuromusculares.

Rev. Meio Amb. Sade, 2007 No caso da SGB, as intervenes de Enfermagem centram-se imobilidade, cuidados pulmonares, suporte nutricional, gesto da dor o e suporte emocional. Assim, com base em outros estudos encontrados durante a pesquisa, outros cuidados merecem ser ressaltados, como: Cuidados Pulmonares: Avaliar e vigiar o grau de disfuno pulmonar e atuar de acordo dados Promover a reeducao funcional respiratria, executando os exerccios obtidos; respiratrios, promovendo uma tosse eficaz e drenagem postural de modo a obter uma boa higiene brnquica; Prevenir complicaes pulmonares; Fazer o desmame do ventilador. Promoo de exerccios; Estimular a automobilizao; Transferncia de leito para cadeira.

Imobilidade:

Todos os dados reforam a necessidade de mais pesquisas sobre a doena, por parte da rea da sade, principalmente, a rea da Enfermagem, a abordagem destes pacientes. Estes profissionais devem se interagir sobre a doena para obter uma viso geral, com o intuito de oferecer a este paciente uma melhor qualidade de vida.

5 CONCLUSO
Este estudo possibilitou a ampliao da viso em relao aos vrios fatores que podem influenciar as aes de Enfermagem e, ainda, a compreenso de algumas das dificuldades e limitaes vivenciadas pelos portadores da Sndrome de Guillain Barr. Devido escassez da literatura relacionada atuao da enfermagem nos pacientes acometidos pela Sndrome de Guillain-Barr, conclumos a necessidade

de uma Sistematizao da Assistncia direcionada a doena para que o profissional da Enfermagem possa desempenhar o seu papel em prevenir e/ou minimizar o aparecimento de possveis complicaes, garantindo ento a qualidade dos cuidados e um melhor tratamento possvel.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRUNNER, S.C.S. STUDARTH, B.B. Tratado de Enfermagem, 10. ed. vol. 4. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. GOLDMAN, B. Tratado de Medicina Interna, 21. ed. vol. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. LEWIS, Merril. Tratado de Neurologia. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1986. NASCIMENTO, M.T.F. Enfermagem em cuidados crticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. MONTEIRO, Janice Gomes Barbosa. FERNANDES, Luiza Cristina. MACHADO, Odete. Atuao Fisioteraputica no Comprometimento Cardiorrespiratrio na Sndrome de Guillain-Barr: relato de caso. So Paulo, 2003. Disponvel em: <http://www.capscursos.com.br>. Acesso em 13/09/2008. SOUZA, Adriana Verli de. SOUZA, Michelle A. Ferreira de. Sndrome de Guillain Barr sob os Cuidados de Enfermagem: artigo de reviso. Rio de Janeiro, 2007. Sitio: <http://www.profissionaldasaude.com>. Acesso em: 14/09/2008

You might also like