You are on page 1of 8

Estudando o Workflow Plone 2.

5
Por Marcello Bax (adaptado de http://www.leonardomiranda.com.br/artigos/estudando-o-plone-workflow)

Plone Workflow
Todos os objetos do Plone esto dentro de um sistema de Workflow, que nada mais que um sistema de fluxo de informaes, onde a informao vai sendo direcionada de acordo com certas regras. Essas regras so representadas por um grafo, formado por estados e transies entre estados. O Plone trata o Workflow de uma maneira simples, onde os usurios so organizados em papis (User Roles). Estes papis tm determinadas permisses que os permitem alterar os estados dos objetos atravs de transies entre estados. Estados dos Objetos Na configurao padro do Plone, todos os objetos de um site possuem estados em comum. Estes estados so: esboro pblico, pendente, publicado e privado. Desenvolvedores podem criar novos estados, porm esse assunto no ser tratado aqui. Vamos detalhar os estados agora: Esboo pblico: Este o estado padro dos objetos no Plone. Objetos definidos como esboo pblico podem ser acessados atravs da URL ou atravs do sistema de busca do Plone. Porm no aparecem na rvore de navegao. Estes Objetos s podem ser editados por seus donos ou por administradores do portal Plone.

Pendente: Um objeto vai para o estado Pendente geralmente por uma ao do dono do documento, membro do site, que envia o documento para publicao. Quando um documento enviado para publicao, ele se torna pendente, permitindo que os revisores possam publicar ou rejeitar a publicao do documento. Quando um objeto definido como pendente ele somente pode ser editado por usurios no papel manager (administradores do site).

Publicado: Um objeto publicado fica visvel para todos os visitantes do site. Quando um item de news (notcia) publicado ele aparece no menu news (notcias) do Portal Plone. Quando uma pasta publicada, ele tambm aparece no Portlet de Navegao. Quando um item publicado, ele somente pode ser editado pelo manager do site ou pode ser retrado e

voltar novamente ao estado esboo pblico para ser editado, ai sim, novamente enviado para aprovao e ser publicado.

Privado: Objetos em estado privado s podem ser visualizados e editados por seus donos e por managers que tenham acesso a pasta em questo. Eles no aparecem na lista de buscas e na lista do Porltet de Navegao.

Roles / Local Roles (papis / papis locais)


Dentro de um site Plone, existem diversos papis (roles) que permitem dizer o que cada usurio dentro do Plone pode fazer. Quando o Plone instalado, por padro existem os papeis: annimos, membros, dono, revisor e gerente (anonymous, member, owner, reviewer e manager). Annimo (anonymous) Todo visitante de um site plone e no tenha feito o login, automaticamente recebe o papel de annimo. Membros (members) Membros so os usurios que fizeram o login em um site Plone. Usurios com papis de membro podem adicionar contedos e mudar as suas prprias preferncias. Revisores (reviewer) So usurios que alm de serem membros, so revisores. Este papel permite que o usurio publique ou rejeite o pedido de publicao de contedos de outros usurios. Quando um usurio no papel revisor loga no site e existem documentos pendentes aguardando aprovao, uma lista de reviso aparece, como abaixo:

Dono (owner) Todo membro que cria um contedo dentro do Plone, se torna dono de seu

contedo, podendo modificar a vontade o seu contedo. Gerente (manager) Podem visualizar todos os tipos de contedos em todos os seus estados, podendo publicar diretamente documentos, ou rejeit-los. Podem tambm incluir, remover e adicionar papis a outros usurios.

Papis Locais
Papis Locais (local roles) Servem para determinar que somente em algumas reas do site, um determinado usurio tem um papel especfico. Cria um papel local e atribui-se ao usurio a permisso desejada naquele local e nas pastas filhas. Vamos atribuir o papel de manager para um outro membro dentro da pasta Minha Pasta:

Para tal, clica-se em compartilhamento:

Uma tela semelhante a essa vai aparecer:

Vejamos as opes por partes. Papis herdados: Baseado no sistema de aquisio do Zope (no tratado neste documento), todas as permisses de nvel superior (na hierarquia de pastas do site), so automaticamente herdadas para seus objetos filhos. Um objeto pai passa a herena a seus objetos filhos. Papis locais: So papis atribudos pasta local pelo dono da pasta ou por um manager (gerente). Para adicionar outro usurio com algum papel local especfico, basta clicar em executar a busca pelo usurio desejado.

Baseado em seus papis voc pode adicionar determinados papis. Vamos atribuir o papel de dono da pasta Minha Pasta do usurio leo para o frank. Selecione o usurio Frank, o papel Dono e clique em atribuir papel. Perceba que mais um papel apareceu no quadro de permisses:

Pode-se realizar essa operao com grupos tambm.

Revisando e Publicando Objetos


Como foi falado anteriormente, o Plone possui um mecanismo para revisar e publicar objetos. Vejamos tal procedimento, passo a passo. Utilizando um usurio membro, sem o papel de revisor, foi criado um documento. Clicando em sua lista de estados, clique em enviar. O usurio leo est sendo usado.

Agora o nosso estado do documento foi mudado para Pendente:

Agora, vamos logar no Plone com o usurio admin (o administrador do Plone), e vamos dar permisso de revisor de todo site a um outro usurio. Para tal acesse o link configurao do site, no topo a direita do site e depois acesse a opo Administrao de usurios e grupos:

Digite o nome do usurio que deseja configurar como revisor do site. Selecione o checkbox revisor para o usurio e clique na opo aplicar alteraes:

Agora, saia do usurio admin, e faa o logon com o usurio frank. Veja que do lado direito apareceu uma janela de lista de reviso.

Clicando no item, podemos optar por aprovar ou rejeitar a solicitao:

Clicando em publicar aprova-se a solicitao e clicando em rejeitar, cancela-se a solicitao. FIM

You might also like