You are on page 1of 10

INFLUNCIA DO PROCESSO DE ARREFECIMENTO E DO CARREGAMENTO NA RESISTNCIA RESIDUAL COMPRESSO DE BETES NORMAIS APS INCNDIO

Cristina Calmeiro dos Santos


Equiparada a Profa. adjunto Instituto Politcnico de Castelo Branco, Portugal. ccalmeiro@ipcb.pt

Joo Paulo Correia Rodrigues


Professor Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal. jpaulocr@dec.uc.pt

Antnio Lea Coelho


Investigador Principal Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, Portugal. alcoelho@lnec.pt

SUMRIO
O beto apresenta em geral um bom comportamento ao fogo, no entanto em incndios de grande severidade e longa durao, os elementos de beto podem perder parcial ou totalmente a sua capacidade de carga. Por outro lado, as condies de extino do incndio tm uma influncia significativa nas propriedades mecnicas do beto sendo a sua degradao tanto maior quanto mais brusco for o processo de arrefecimento. Com o objectivo de conhecer a resistncia residual compresso dos betes normais aps incndio realizaram-se um conjunto de ensaios em que se testou a influncia do nvel de carregamento e do processo de arrefecimento nesta propriedade. Palavras-chave: beto; incndio; resistncia; compresso; residual.

1. INTRODUO
As estruturas de beto apresentam um bom comportamento ao fogo devido baixa condutibilidade trmica do beto. No entanto, essas estruturas podem ser afectadas, de forma mais ou menos significativa, dependendo os danos da severidade do incndio. O aumento da temperatura causa uma reduo na resistncia mecnica dos elementos por degradao das propriedades mecnicas do beto e do ao [1, 2]. As propriedades mecnicas e trmicas do beto quando submetido a elevadas temperaturas sofrem alteraes resultantes de factores ambientais e factores inerentes aos materiais constituintes do beto. Entre os factores ambientais destacam-se a taxa de aquecimento e a 1

temperatura mxima atingida. Relativamente aos factores inerentes aos materiais constituintes do beto de sublinhar as mudanas fsico-qumicas na pasta de cimento e nos agregados e alguma incompatibilidade trmica entre os agregados e a pasta de cimento [3 - 5]. Com efeito as transformaes fsico-qumicas que ocorrem no beto quando submetido a altas temperaturas so difceis de caracterizar em virtude do beto ser um material composto por diversos materiais com caractersticas trmicas muito especificas, sem descurar as propriedades que dependem de factores como a humidade e porosidade do beto. Embora o conhecimento das propriedades mecnicas e trmicas do beto quando submetido a altas temperaturas seja consistente [6 - 8], continua insuficiente o conhecimento das propriedades mecnicas residuais aps o incndio. Vrios autores realizaram estudos experimentais para verificar a influncia do carregamento na resistncia residual compresso do beto quando submetido a elevadas temperaturas. Constataram que o nvel de carregamento apresentava um efeito positivo relativamente resistncia residual compresso, uma vez que os provetes sujeitos a uma determinada carga apresentavam uma reduo da resistncia residual compresso menor que os provetes no carregados [7]. Tal facto deve-se a uma densificao da matriz cimentcia do beto e a uma limitao da fissurao [11]. Ensaios efectuados por alguns investigadores permitiram concluir que o beto tem pequenas perdas na resistncia compresso para temperaturas entre os 1000C e os 4000C o que no se verifica para temperaturas acima dos 4000C onde estas perdas aumentam drasticamente com o aumento de temperatura a que o beto esteve sujeito [12]. O tipo de agregado que faz parte da composio do beto tambm um factor que interfere na resistncia residual compresso do beto sujeito a altas temperaturas. O beto constitudo por agregados siliciosos perde maior resistncia compresso do que o beto constitudo por agregados calcrios ou agregados leves, no entanto essa diferena desaparece quando a temperatura atinge cerca de 800C [2]. Sabe-se que o processo de extino do incndio relevante para a determinao da capacidade de carga residual das estruturas de beto [1], uma vez que a perda da resistncia do beto arrefecido mediante jacto de gua maior do que para o arrefecido ao ar. Esta degradao comea logo a partir dos 100C sendo a resistncia muito baixo ou nula para temperaturas superiores a 600C, dependendo da composio do beto [13]. Com o objectivo de contribuir para um conhecimento mais preciso da influncia do processo de extino do incndio na capacidade resistente residual das estruturas de beto, desenvolveu-se um programa experimental, no Laboratrio de Ensaio de Materiais e Estruturas da Universidade de Coimbra, para o conhecimento do comportamento de betes normais aps incndio. Nesta comunicao apresentam-se os resultados obtidos relativamente avaliao da influncia da temperatura, do carregamento e do tipo de arrefecimento na resistncia residual compresso do beto.

2. PROGRAMA EXPERIMENTAL
Nos ensaios realizados dois processos de arrefecimento foram testados, arrefecimento ao ar (que pretendia simular um incndio extinto de uma forma natural) e arrefecimento por jacto de gua (que pretendia simular a aco dos bombeiros no combate ao incndio). Os provetes foram submetidos a um ciclo de aquecimento/arrefecimento sob carregamento constante e igual a uma percentagem do valor de clculo da tenso de rotura compresso do beto temperatura ambiente (0,3 e 0,7 fcd), sendo depois ensaiados compresso.

2.1 Composio do beto


Aps a realizao de um estudo de mercado para conhecer as composies de beto mais representativas das usadas em obras de construo civil em Portugal, foi escolhida a seguinte composio de beto. A composio do beto era composta por cimento Portland (CEM) tipo II/A-L 42,5R (composio qumica: SO3 4% e Cl 0.10%; resistncia compresso: 2 dias - 20MPa e 28 dias - 42.5MPa), superplastificante (SP) SIKA (Sikament195R) e quatro tipos de agregados: areia fina (A1), areia grossa (A2), Brita 1 (B1) com a dimenso mxima de 12,7mm e Brita 2 (B2) com a dimenso mxima de 19,1mm.
Quadro1. Composio do beto por m CEM [Kg] 300 gua 3 [dm ] 166 SP 3 [dm ] 3,30 A1 [Kg] 364 A2 [Kg] 495
3

B1 [Kg] 505

B2 [Kg] 377

A/C 0,56

O quadro 2 apresenta os resultados dos ensaios de compresso realizados para determinar a classe do beto de acordo com a NP EN 2006-1 [9].
Quadro 2. Resultados dos ensaios de compresso do beto fc (MPa) 57,9 56,2 57,3 fcm (MPa) 57,1 fck (MPa) 56,1 Classe de Resistncia C45/55 1,0 fcd (MPa) 30,2 0,7 fcd (MPa) 21,14 0,3 fcd (MPa) 9,06

2.2 Provetes
Os provetes usados eram cilndricos de 75mm de dimetro e 225mm de altura, com uma relao de altura/dimetro de 3:1. Os provetes foram providos com cinco termopares tipo K com a finalidade de controlar a evoluo da temperatura no seu interior. A localizao dos termopares nos provetes foi definida tendo por base as recomendaes do RILEM TC 200 HTC [10] (Fig. 1).

2.3 Metodologia de ensaio


Para simular os processos de arrefecimento comummente utilizados, foram utilizados dois sistemas de ensaio diferentes. O arrefecimento ao ar (com o intuito de simular a extino

natural do fogo) e o arrefecimento por jacto de gua (com a inteno de simular a aco dos bombeiros no combate ao incndio).

Figura 1. Provetes e localizao dos termopares.

2.3.1 Arrefecimento ao ar Do sistema de ensaio fizeram parte uma mquina universal de traco / compresso Servosis com capacidade de carga at 600kN, um forno cilndrico com uma cmara de aquecimento de 90 mm de dimetro e 300 mm de altura (temperatura mxima de 1200oC) e um sistema de aquisio de dados TML TDS-530. Nos ensaios foram registadas as foras, deslocamentos e as temperaturas nos provetes e no forno (Fig. 2).

Figura 2. Sistema de ensaio arrefecimento ao ar.

O procedimento de ensaio adoptado respeitou as recomendaes do RILEM TC 200 HTC [10]. O provete foi submetido a um nvel de carregamento de 0.3fcd ou 0.7fcd que foi mantido constante durante o processo de aquecimento/arrefecimento. Aps ser atingido o nvel de carregamento, o provete era aquecido a uma taxa de 3oC/min, at ser atingido o nvel de temperatura desejado. Vrios nveis de temperatura mxima foram testados (300, 500 e 700oC). Foram tambm testados provetes temperatura ambiente para controle do beto. O nvel de temperatura era atingido quando a temperatura mdia nos trs termopares superficiais do provete em estudo igualava a temperatura do forno. A mxima diferena da temperatura axial entre cada uma das trs leituras da 4

temperatura superficial no podia exceder 1 a 20 C, 5 a 100 e 20 C a 700 O C C C C. provete era mantido a esta temperatura durante uma hora para estabilizao. Aps a estabilizao da temperatura, o forno era aberto lentamente e o provete arrefecia ao ar. Quando o provete atingia a temperatura ambiente (cerca de 20oC), o ensaio de compresso era realizado. A carga era incrementada a uma taxa de 0.25kN/s at atingir a rotura do provete. 2.3.2 Arrefecimento por jacto de gua O sistema e procedimento de ensaio utilizado, era semelhante ao descrito anteriormente para os ensaios com arrefecimento ao ar, mas com algumas diferenas decorrentes do processo de arrefecimento (Fig. 3).

Figura 3. Sistema de ensaio arrefecimento por jacto de gua.

Depois do provete ter atingido o nvel de temperatura desejado, o forno era aberto, deslocado para trs, e procedia-se ao arrefecimento do provete atravs de jactos de gua (Fig. 3). Com este mtodo o provete arrefecia rapidamente. O fluxo de gua aplicado era de cerca de 3,9x10-4 m3/s e a presso de 3,5x105 Pa.

2.4 Resultados
2.4.1 Evoluo da temperatura nos provetes A Figura 4 apresenta a ttulo de exemplo a evoluo da temperatura nos termopares do provete para o nvel de temperatura de 500oC, com arrefecimento ao ar.
600 500 Temperatura (C) 400 300 200 100 0 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550 Tempo (min)
o
Termopares superficiais Termopares interiores

Figura 4. Evoluo da temperatura no provete srie de 500 C arrefecimento ao ar.

A fase de aquecimento demorou cerca de 2,8 horas e o arrefecimento cerca de 4 horas. Durante o aquecimento, como se pode observar, os termopares no apresentaram grandes diferenas de temperatura. No perodo de estabilizao as temperaturas foram muito prximas. Na fase de arrefecimento os termopares superficiais do provete registaram uma maior queda que os termopares interiores, tal como era de esperar (fig. 4). A Figura 5 mostra a evoluo das temperaturas registadas pelos termopares do provete para a srie dos 500oC, com arrefecimento por jacto de gua. A fase de arrefecimento foi muito rpida, cerca de 10 minutos (aproximadamente 50oC/min). Na fase de aquecimento os termopares interiores registaram menores temperaturas que os exteriores enquanto na fase de arrefecimento passou-se precisamente o contrrio.
600 500 Temperatura (C) 400 300 200 100 0 0 50 100 150 Tempo (min) 200 250 300
Termopares interiores Termopares superficiais

Figura 5. Evoluo da temperatura no provete srie de 500 C arrefecimento por jacto de gua.

2.4.2 Resistncia residual compresso A variao da resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima atingida, caso de arrefecimento ao ar, pode ser observada na figura 6.
Loading 0.3fc 0,3fcd Carregamento 1.2 1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 0 100 200 300 400 500 600 700 Temperatura (C)
Carregamento Loading 0.7fc 0,7fcd

Figura 6. Resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima atingida arrefecimento ao ar.

Da anlise da figura observa-se uma diminuio da resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima a que esteve sujeito. Esta diminuio 6

semelhante para os nveis de carga considerados at 300oC. Para nveis superiores de temperatura, os provetes submetidos a um nvel de carregamento de 0,3fcd apresentaram uma maior reduo da resistncia residual compresso. Conclui-se que o nvel de carga de 0,7fcd mais favorvel uma vez que permite reduzir a perda de resistncia residual compresso em funo da temperatura mxima a que o beto esteve sujeito. Para o nvel de temperatura de 300oC, a resistncia residual compresso sofre um decrscimo na ordem dos 15% para ambos os nveis de carregamento. Na gama dos 500oC a reduo foi de 45% para 0,3fcd e 30% para o nvel de carga de 0,7fcd. Todos os provetes submetidos a temperaturas de 600oC sofreram rotura durante a fase de estabilizao da temperatura, logo a resistncia residual compresso foi considerada nula. Alguns autores indicam valores de resistncia para o nvel de temperatura de 600oC situao que no aconteceu com este beto. Este facto julga-se ter a ver com os inertes usados na composio deste beto. A Figura 7 apresenta a variao da resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima em situao de arrefecimento por jacto de gua. A leitura dos dados apresentados na figura permite concluir que a reduo da resistncia residual compresso do beto por arrefecimento com jacto de gua maior que no caso do arrefecimento ao ar. Todos os provetes submetidos a um nvel de carregamento de 0,7fcd sofreram rotura durante o processo de arrefecimento no tendo sido possvel ensaiar os mesmos compresso. Para 0,3fcd, a reduo da resistncia compresso residual cerca de 40% para 300oC, 70% para 500oC e apresenta um valor nulo para 600oC. Deste modo, no caso de arrefecimento por jacto de gua, a resistncia residual compresso sofre um decrscimo maior quanto maior o nvel de carregamento.
Carregamento Loading 0.7fc 0,7fcd Carregamento Loading 0.3fc 0,3fcd

1.2 1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 0 100 200 300 400 500 600 700 Temperatura (C)

Figura 7. Resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima atingida arrefecimento por jacto de gua.

A influncia do processo de arrefecimento na resistncia compresso residual em provetes de beto submetidos a 0,3fcd pode ser observada na figura 8. Nesta figura pode-se 7

observar que o arrefecimento por jacto de gua mais prejudicial para o beto que o arrefecimento ao ar. Constata-se que o beto em estudo apresenta valores de resistncia residual compresso para 500oC, atingindo o valor zero para 600oC em ambos os processos de arrefecimento.
Cooling air Arrefecimento ao ar 1.20 1.00 0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 0 100 200 300 400 500 600 700 Temperatura (C) Cooling by water jet de gua Arrefecimento por jacto

Figura 8. Resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima atingida nvel de carregamento 0,3fcd comparao dos processos de arrefecimento.

A comparao da influncia dos processos de arrefecimento na resistncia residual compresso do beto para o nvel de carregamento de 0,7fcd pode ser observada na Fig. 9. A resistncia residual compresso do beto adversamente afectada pelo arrefecimento com jacto de gua.
Cooling air ao ar Arrefecimento 1.20 1.00 0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 0 100 200 300 400 500 600 700 Temperatura (C) Cooling by water jet Arrefecimento por jacto de gua

Figura 9. Resistncia residual compresso do beto em funo da temperatura mxima atingida nvel de carregamento 0,7fcd comparao dos processos de arrefecimento.

Os ensaios experimentais permitiram concluir que quanto maior o nvel de carregamento maior a influncia do processo de arrefecimento na reduo da resistncia compresso residual do beto aps incndio.

3. CONCLUSES
Os ensaios efectuados permitem concluir que o processo de arrefecimento apresenta uma influncia determinante na reduo da resistncia compresso do beto corrente. Constatou-se que o arrefecimento por meio de jacto de gua provoca grandes redues na resistncia residual compresso do beto mesmo para temperaturas relativamente baixas menores que 300C. Aquando da interveno dos bombeiros para extino do incndio, a quantidade de gua utilizada afecta a resistncia do beto podendo comprometer a capacidade de suporte dos elementos estruturais. A fissurao do beto aumenta consideravelmente em virtude do arrefecimento brusco originado pela aco da gua. O nvel de carregamento, se no for muito excessivo, interfere positivamente na resistncia residual compresso do beto, diminuindo as suas perdas com a temperatura a que esteve sujeito em caso de incndio, pois contraria o aparecimento de fissurao interna quando o beto sujeito ao processo de aquecimento/arrefecimento. No entanto, estes ensaios experimentais permitiram tambm verificar que o nvel de carregamento tem um efeito benfico no caso de arrefecimento lento ao ar e um efeito prejudicial quando se procede ao arrefecimento brusco por meio de jacto de gua. Os resultados deste programa de ensaios sero teis para a determinao da resistncia residual dos elementos de beto armado aps incndio. Mostraram que a resistncia dos elementos de beto diminuir medida que a temperatura aumenta e o processo de arrefecimento seja mais brusco. Estes dados so importantes na tomada de deciso sobre o mtodo de reparao mais apropriado para os elementos de beto aps incndio.

AGRADECIMENTOS
Os autores expressam o seu agradecimento empresa Sika Portugal, S.A. pela oferta de adjuvantes.

REFERNCIAS
[1] [2] [3] [4] Schneider, U.; Ngele, E. Repairability of Fire Damaged Structures, CIB W14 Report, 1989, 90 p. Abrams, M. S.- Fire Safety of Concrete Structures, ACI Publication SP-80, Vol. 80, 1983, 308 p. Georgali, B.; Tsakiridis, P.E.- Microstructure of Fire-Damaged Concrete. A Case Study, Cement and Concrete Composites, Vol. 27, 2005, p. 255-259. Ghan, Y. N. et al. Residual strength and pore structure of high-strength concrete and normal strength concrete after exposure to high temperatures, Cement and Concrete Composites, Vol. 21, 1999, p. 23-27.

[5] [6] [7]

Schneider, U.- Behaviour of Concrete at High Temperatures, RILEM - Report to committee n 44 - PHT, Paris, 1982, 72 p. Harmathy, T. Z. - Thermal properties of concrete at elevated temperatures, Journal of Materials, Vol. 5, 1970, p. 47-74. Hager, I. - Comportement haute temprature des btons haute performance volution des principales proprits mcaniques, Tese de Doutoramento, Ecole Nationale des Ponts et Chausses, France, 2004, 183 p. Husem, M. - The effects of high temperature on compressive and flexural strengths of ordinary and high-performance concrete, Fire Safety Journal, Vol. 41, 2006, p.155-163. NP EN 206-1:2007 - Concrete Part 1: Specification, performance, production and conformity, 2007, 84 p. Recommendations of RILEM TC 200-HTC - Mechanical concrete properties at high temperature Modeling and applications, Materials and Structures, Vol.38, 2005, p. 913-919. Kodur et al. - A overview of a fire protection in buildings, World Trade Center Building Performance Study, 2002, 28 p. Phan, L. T.; e Carino, N. J. - Fire performance of High Strength Concrete; ASCE/SEI structures congress, Philadelphia, 2000, 9 p. Santos, C. C. et al. Influence of the cooling process on the residual mechanical properties of ordinary concretes; 1st International workshop on concrete spalling due to fire exposure, MFPA Institute Leipzig, Germany, 2009, 10 p.

[8]

[9] [10]

[11] [12] [13]

10

You might also like