You are on page 1of 13

IFES INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO

TCNICO MECNICA

Diego Orton Turma: N - 25

Lubrificao Classificao dos Lubrificantes para Motores

VITRIA/ES 2012

IFES INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO


TCNICO MECNICA

Substncias Lubrificantes

Trabalho avaliativo da disciplina de Lubrificao do curso de tcnico em mecnica, turma N25, IFES.

_________________________________________________ Diego Pereira Laurindo Orton

VITRIA/ES 2012

SUMRIO

Introduo............................................................ pag. 04 Objetivo ................................................................ pag. 05 O leo Lubrificante para Motores ...................... pag. 06 Classificao dos Lubrificantes ......................... pag. 07 1. Quanto a origem................................ pag.07 2. Quanto a viscosidade ....................... pag.08 3. Quanto ao tipo de utilizao............. pag.10 Concluso ........................................................... pag. 12 Bibliografia .......................................................... pag.13

INTRODUO
Com o desenvolvimento, o custo de reposio de equipamentos e peas e a manuteno necessria para manter os mesmos dentro de nveis aceitveis de funcionamento e qualidade esta muito elevado, portanto, cada vez mais, o cuidado com a lubrificao vem se tornando fator de extrema importncia.Para se obter um bom resultado em lubrificao, muitos fatores devem ser levados em considerao,desde a substncia usada, a qualidade, a quantidade, o perodo de re-lubrificao, o mtodo de aplicao e muitos outros. Para melhor diferenci-los existem sistemas de classificao que levam em conta diversas caractersticas do lubrificante, vejamos nesse trabalho um pouco sobre isso.

OBJETIVO

Este trabalho objetiva um aprofundamento no aprendizado relativo aos tipos de lubrificantes e a sua classificao de acordo com suas caractersticas. de grande importncia o bom entendimento quanto classificao para evitar o uso indevido. Para evitar dano excessivo a peas e componentes mecnicos nos motores, a utilizao de lubrificantes altamente estudada e desenvolvida, veremos a seguir um pouco sobre as classificaes de lubrificantes existentes no mercado bem como um pouco de suas caractersticas de utilizao.

O LEO LUBRIFICANTE PARA MOTORES

Os leos lubrificantes so fundamentais ao bom funcionamento e vida til do motor de seu carro, onde cumprem as seguintes funes bsicas:

- lubrificar as partes mveis do motor para reduzir desgaste; - reduzir atrito entre as partes mveis; - manter a limpeza do motor; - proteger as partes internas de corroso; - refrigerar o motor; - selar gases da combusto; - permitir partida do motor mais fcil; - prolongar a vida do motor;.

Por estes motivos, fundamental observar o perodo de troca e o tipo do lubrificante recomendado pelo fabricante

CLASSIFICAO DOS LUBRIFICANTES

Os leos lubrificantes podem ser classificados segundo os seguintes aspectos:

1. Quanto a origem; 2. Quanto viscosidade; 3. Quanto ao tipo de utilizao

1. Quanto origem
leo lubrificante mineral
Lubrificante cujo leo bsico originado da destilao fracionada do Petrleo.

leo lubrificante de base sinttica


Provenientes da mistura entre os leos minerais e leos sintticos, apresentando as

vantagens do sinttico em menor grau.

leo lubrificante sinttico


Lubrificante cujo leo bsico produzido quimicamente. Apresenta como vantagens

grande pureza, maior estabilidade a temperaturas elevadas, menor perda de leo pelo motor, devido a maior uniformidade de dimenso das molculas, e maior ndice de viscosidade.

2. Quanto viscosidade:

Os leos lubrificantes para motor podem ser classificados em dois tipos bsicos, a saber, que se diferenciam na aplicao, basicamente em funo das temperaturas de trabalho:

Monoviscoso

Estes leos so aplicveis basicamente em situaes onde a temperatura de trabalho do leo mantida sob razovel uniformidade. Quanto mais alta a temperatura maior dever ser a viscosidade do leo. (Ex.Motor leo SAE 40).

Multiviscoso

Estes leos so aplicveis em situaes onde as temperaturas de trabalho dos leos so variveis, isto , s vezes alta e as vezes baixa. Em geral a faixa de viscosidade so escolhidas em funo das temperaturas ambientes mdia do local onde se esta utilizando o leo. Estes leos na condio a frio assumem a viscosidade menor da faixa (na partida do motor frio por exemplo) e na condio a quente assumem o comportamento da viscosidade mais alta da faixa. ( Ex: Shell Helix SAE 20w40)

Para medir a viscosidade a SAE (Society of Automotive Engineers) desenvolveu um sistema de classificao que estabelece os graus de viscosidade do leo de motor. O W (winter - inverno em ingls) indica que um leo adequado para uso em temperaturas mais baixas. As classificaes SAE que no incluem o W definem graduaes de leo para uso em temperaturas mais altas. Verifique na tabela abaixo as classificaes para diferentes temperaturas:

3. Quanto ao tipo de utilizao:


Os lubrificantes so classificados quanto aos requisitos do tipo de utilizao a que se destinam. Tais requisitos de utilizao so indicados pelos fabricantes dos motores e so classificados pela norma API. O sistema de classificao de leos da API (American Petroleum Institute) permite que os leos sejam definidos com base nas suas caractersticas de desempenho e no tipo de servio ao qual se destina. A evoluo das letras do alfabeto significam leos de melhor qualidade/desempenho. Os lubrificantes so classificados de acordo com o tipo de utilizao a que se destinam, bem como pela sua viscosidade.

Motores a gasolina:
A classificao para motores a gasolina que leva a letra S (que de Service Station - ou posto de gasolina em ingls) seguida de outra letra que determina a evoluo dos leos. Esta classificao de fcil entendimento j que a evoluo das letras significa a evoluo da qualidade dos leos. Os leos so classificados ento como SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM. Para melhor entender podemos verificar a tabela abaixo:

A classificao mais recente a API SM logo, quando recomendado um leo com classificao SL poder ser usado um leo SM, porm o contrrio no permitido.

10

Motores a diesel:
J a classificao para motores diesel j bem mais complexa. A classificao tem a letra C (de comercial) seguida da letra (ou letra e nmero) que determina a evoluo dos leos. Esta classificao simples somente at a classificao CD, pois segue a evoluo das letras do alfabeto: CA, CB, CC e CD. A partir da, h uma separao da categoria em trs grandes ramos. Os leos atualmente produzidos podem atender a especificao de cada ramo de uma forma independente. Veja na tabela abaixo:

O ramo dos leos para motores diesel dois tempos tem a partir da categoria CD duas evolues: a categoria CD-II e outra mais recente CF-2. O ramo dos leos para motores quatro tempos para veculos operando com diesel de teor de enxofre maior que 0.5 % que s teve uma evoluo. A categoria CF que sucede a CD para esta aplicao especfica. O ramo dos leos para motores quatro tempos para veculos operando com diesel com teor de enxofre menor que 0.5% j teve quatro evolues: CE, CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4.

11

CONCLUSO

Considerando que a classificao de cada leo lubrificante determinada por suas caractersticas fsico-quimicas, podemos determinar com preciso o leo ideal para a utilizao no motor desejado. importante lembrar que cada lubrificante tem caractersticas nicas que o qualificam, podendo ajudar ou at mesmo prejudicar o funcionamento ideal do motor a ser lubrificado, devemos evitar tambm gastos desnecessrios com leos que tem caractersticas de que no necessitamos, cabe ao comprador avaliar se o leo vivel ou no.

12

BIBLIOGRAFIA

Internet, nos seguintes links:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZSoAI/classificacao-dos-lubrificantes http://edsolique.com/2011/12/22/entenda-o-que-significa-as-siglas-sae-e-apiimpressas-nos-rotulos-das-embalagens-de-oleo-lubrificantes/ http://www.dslubrificantes.com.br/interna.php http://www.sakamotolubrificantes.com.br/

13

You might also like