You are on page 1of 7

Introduo

Os jogos so exemplos de micromundos e neles as questes e as dinmicas de complexas situaes de negcios podem ser exploradas, ao se experimentarem novas estratgias e polticas para verificar o que poderia acontecer. Os jogos de empresas surgem como um mtodo de ensino que integra a teoria prtica por oportunizar ao aluno vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula o mais prximo do real. Para alguns autores, a utilizao deste recurso didtico na formao de administradores promove a preparao de profissionais mais completos e maduros para enfrentar o mercado de trabalho. Os jogos apresentam alguns aspectos importantes como o seu carter dinmico; a relevncia de sua abrangncia como um mtodo eficaz de treinamento e desenvolvimento em relao as habilidades, potencialidades e atitudes; e do seu direcionamento para a realidade empresarial e se postulam na condio de instrumentos de extrema relevncia para o treinamento e desenvolvimento, uma vez que possibilitam ao treinando jogador exercitar habilidades e potencialidades necessrias para o seu autodesenvolvimento mediante a facilitao didtico-metodolgica do aprimoramento do conhecimento, autodisciplina, valores morais, socializao, esprito de cooperao/ participao, afetividade e respeito. Assim compreende-se que os jogos de empresa apresentam como principal finalidade propiciar aos participantes da aplicao do jogo, um ambiente empresarial hipottico, configurado pelas tcnicas de simulao da realidade, propcio para o aprendizado ou aprimoramento das habilidades e potencialidades do treinando-jogador em relao a uma atividade empresarial.

Caractersticas dos Jogos Empresariais

Os jogos de empresa se caracterizam pela sua natureza prospectiva, uma vez que propiciam uma situao virtual concernente atividade empresarial. Busca-se atravs do ambiente virtual criar situaes que reflitam com o mximo de fidelidade possvel a realidade cotidiana vivenciada em uma empresa durante as simulaes produzidas no ambiente da empresa virtual. Dentro deste entendimento Elgood [1987], afirma que para se desenvolver um jogo de empresas necessrio se observar as quatro condies bsicas: . O jogo deve apresentar o seu ambiente virtual estruturado; . Propiciar ao treinando-jogador interagir com o ambiente empresarial de suas decises; . Apresentar um parmetro/ objetivo a ser alcanado, de modo a facilitar a comparao com os resultados obtidos; . Apresentar em sua modelagem uma sustentao terica, que permita a simulao de situaes inerentes ao cotidiano.

As caractersticas dos jogos de empresa sero sempre bastante particulares e prprias cada jogo. Este fato evidencia-se atravs da existncia de regras claras e determinantes que servem para fundamentar a estrutura da modelagem, e que orientam a aplicao a nveis prticos, dentro de um raciocnio lgico e organizado para o aprendizado/ aprimoramento das habilidades e potencialidades do treinando-jogador.

Classificao dos Jogos de Empresas

A classificao dos jogos de empresa bastante diversificada. So classificados normalmente em sua forma, contedo e configurao de acordo com a complexidade ou simplicidade, rapidez ou flexibilidade da estrutura operacional; na condio bsica, segundo Elgood [1987] encontram-se os jogos considerados como: funcionais, de empresas; e de negcios. Visando classificar de forma mais estruturada os jogos de empresa parte-se para o suporte conceitual segundo o qual considera-se aquele utilizado por Motomura [1980], que estabelece trs grandes grupos nos quais a maioria dos jogos deve estar inserida. Estes grupos encerram em si caractersticas mpares, a saber: Jogos Sistmicos

Os jogos que enfatizam esta abordagem apresentam a sua estruturao metodolgica voltada tanto para as variveis ambientais internas quanto para as variveis externas. Como exemplo deste tipo de jogo se pode citar o jogo GI-EPS desenvolvido no Programa de Ps-Graduao de Engenharia de Produo na Universidade Federal de Santa Catarina, e o Jogo da Deciso desenvolvido pela empresa de consultoria e treinamento. Deciso - Jogos Empresariais sediada em Belo Horizonte-MG. Jogos Humanos

Este tipo de jogo apresenta como foco central de sua abordagem o treinamento e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades comportamentais em relao a atividade gerencial do treinando-jogador. O objetivo principal destes jogos comportamentais destacar atravs da simulao os aspectos humanos presentes no cotidiano das atividades empresariais. dentro desta abordagem de desenvolvimento de recursos humanos, que se encontra inserido o Jogo Lder, que o objeto deste estudo.

Jogos Mistos

Os jogos configurados na abrangncia desta abordagem apresentam-se constitudos de componentes estruturais, sistmicos e humanos, inseridos em um nico ambiente que busca refletir o dia a dia das atividades desenvolvidas em uma empresa.

Os Jogos de Empresa como Instrumento de Aprendizagem

Os jogos de empresa apresentam um ciclo de deciso-resultado, onde os participantes deparam-se com situaes que so estruturadas de modo a criar oportunidades de aprendizagem; todavia, a natureza do aprendizado adquirido pode variar bastante entre os participantes, em decorrncia de seu grau de conhecimento e experincias vivenciais. Este tipo de jogo pode abranger, dependendo da estrutura e da forma como sero utilizados, vrias reas do conhecimento buscando o aprendizado do treinandojogador relacionado a situaes gerenciais; tomada de decises; e atitudes comportamentais. Os jogos de empresa propiciam aos participantes da simulao, a aplicao de vrias habilidades diferentes ao mesmo tempo, ao invs de limitar a atuao dos participantes em apenas uma habilidade trabalhada. Este fato evidenciado no momento em que a simulao cria condies adversas, onde o treinando-jogador precisa realizar um diagnstico da situao atual para posteriori tomar a deciso quanto solues referentes aos problemas detectados , metas a serem atingidas, etc. Alm destes fatos, os jogos de empresa propiciam aos jogadores-treinandos momentos que favorecem ao crescimento e amadurecimento profissional, visto que a metodologia de aplicao enfatiza um processo de aprendizagem em grupo. Desta forma cria oportunidades para que cada membro da equipe contribua com as suas experincias e possa tambm contar com a ajuda dos participantes da simulao para auxilia-lo a resolver sua dvidas, conflitos e questionamentos em relao as situaes vivenciadas. Devido as caractersticas inerentes aos jogos de empresa, estes so altamente envolventes. Da serem apropriados para auxiliarem no treinamento e desenvolvimento de profissionais qualificados, cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho. Uma grande vantagem dos jogos de empresa em relao as formas tradicionais de treinamento, o fato de se constiturem em instrumentos didticos capazes de propiciarem ao treinamento um aspecto de extrema importncia no meio empresarial. Outra, a possibilidade atravs da simulao de se adquirir em poucos dias e talvez em horas; experincias relevantes, sem se preocupar com as sanes ,prejuzos morais ou materiais existentes na realidade, que as formas tradicionais de treinamento no so capazes de propiciar, at porque a

experincia na maioria das vezes s pode ser adquirida mediante vrios anos de atuao em uma atividade. A possibilidade de resolver problemas semelhantes aos que ocorrem no dia-a-dia do desenvolvimento das atividades empresarias, propiciam ao jogador-treinando a realizao de um processo de auto avaliao das suas decises em relao aos reflexos da sua tomada de decises para o seu sucesso ou insucesso na execuo de uma atividade gerencial. Para alguns autores, a utilizao deste recurso didtico na formao de administradores promove a preparao de profissionais mais completos e maduros para enfrentar o mercado de trabalho.

Etapas de Aplicao dos Jogos

De Acordo com TANABE (1977) , a operacionalidade de um jogo de empresa , de forma geral , pode ser sintetizada em sete fases. 1 - Apresentao do cenrio simulado: circunstncia em que o animador esclarece os jogadores sobre o ambiente em que o jogo est contextualizado; 2- Esclarecimento das regras : refere-se apresentao do que permitido/ proibido e do ciclo do jogo, enfim, a todas as regras e a sistemtica dos jogos de empresa. 3- Planejamento das equipes para as decises a serem tomadas: nesta fase, as equipes se renem por um perodo predeterminado para tomar as decises concernentes ao jogo, com base em suas vivncias passadas, conhecimentos tcnicos e relatrios gerados pelo prprio jogo. 4- Revelao das decises tomadas pelas equipes ao animador: nesta ocasio, as decises tomadas por cada equipe de jogadores so reveladas exclusivamente ao animador. 5- Processamento das decises tomadas: as decises so processadas por meio de modelagens que reproduzam uma realidade possvel do ambiente em que as empresas dirigidas pelas equipes esto inseridas, e se clculo pode ser realizado pelo computador ou pelo professor. Aps o processamento das decises, so gerados relatrios, que servem de feedback sobre o mercado para as empresas e de parmetro para as prximas decises, apontando em que condio cada empresa se encontra.

6- Definio da equipe vencedora: pelos critrios estabelecidos na fase 2 apresentada a equipe vencedora. 7- Debriefing ou aftermath: momento de troca de experincias- em que jogadores e animador renem-se para discutir suas impresses sobre o jogo de empresas, por que tomaram esta ou aquela deciso e de correo de distores no entendimento surgidas por qualquer razo.

Estrutura de um exerccio de administrao simulada

Vale esclarecer que as fases elencadas no so fechadas, sem pontos de interligao, ou inflexveis. Deve-se ter em mente que os jogos de empresas no so um fim em si mesmos, mas um instrumento que auxilia no processo de aprendizagem.

CONCLUSO

Atualmente em plena era da informao, os jogos de empresa esto cada vez mais sendo utilizados como mecanismos de treinamento em programas de desenvolvimento pessoal. Este fato deve-se oportunidade que este mtodo capaz de propiciar atravs da simulao, ao treinando-jogador, a possibilidade de vivenciar um ambiente semelhante realidade empresarial, e assim poder compreender e aprender a melhor maneira de lidar com as situaes que ir se deparar na execuo de sua atividade no dia a dia da organizao. Os jogos de empresa sejam estes sistmicos, humanos ou mistos, so abordagens no-convencionais de treinamento, capazes de possibilitar aos participantes da simulao empresarial, a aprendizagem a partir de um mtodo ativo, dinmico e interativo. Esta abordagem deve ajudar os participantes envolvidos em um ambiente virtual a formarem ideias e assumirem um posicionamento, uma postura, resolutivos do seu ser e estar no mundo, por meio da percepo, amadurecimento e internalizao de suas capacidades; e habilidades/ potencialidades de lidar com situaes adversas que ocorrem com certa frequncia durante o desempenho de suas atividades em uma organizao.

You might also like