You are on page 1of 6

Introduo

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renovveis ou esgotveis. Por exemplo, a energia solar e a elica (obtida atravs dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotveis. Por outro lado, os combustveis fsseis (derivados do petrleo e do carvo mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso no haja um consumo racional. Principais fontes de energia Energia hidrulica a mais utilizada no Brasil em funo da grande quantidade de rios em nosso pas. A gua possui um potencial energtico e quando represada ele aumenta. Numa usina hidreltrica existem turbinas que, na queda d`gua, fazem funcionar um gerador eltrico, produzindo energia. Embora a implantao de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construo da represa, esta uma fonte considerada limpa. A energia hidreltrica a energia que vem do movimento das guas, usando o potencial hidrulico de um rio de nveis naturais,queda d'gua naturais ou artificiais. Essa energia a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da gua, fazendo com que ela se acumule em um reservatrio denominado barragem. Toda a energia eltrica gerada dessa maneira levada por cabos, dos terminais do gerador eltrico at os transformadores eltricos e ento ao usurio final. A energia hidreltrica apresenta certos problemas, como consequncias socioambientais de alagamentos de grandes reas, alterao do clima, fauna e flora locais, dentre outros. Entretanto ainda , se comparado a outras, uma forma limpa de se gerar energia para o consumo humano. Energia hidreltrica no Brasil: devido sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia eltrica disponvel proveniente de grandes usinas hidreltricas. A energia primria de uma hidreltrica a energia potencial gravitacional da gua contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia eltrica, a energia primria deve ser convertida em energia cintica de translao da gua e posteriormente em energia cintica de rotao no gerador eltrico. O dispositivo que realiza esta ltima transformao a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de ps, que posta em rpida rotao ao receber o impulso da massa de gua. O ltimo elemento dessa cadeia de transformaes o gerador, que converte o movimento rotatrio da turbina em energia potencial eltrica. Energia solar ainda pouco explorada no mundo, em funo do custo elevado de implantao, uma fonte limpa, ou seja, no gera poluio nem impactos ambientais. A radiao solar captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

Energia solar aquela proveniente do Sol (energia trmica e luminosa). Esta energia captada por painis solares, formados por clulas fotovoltaicas, e transformada em energia eltrica ou mecnica. A energia solar tambm utilizada, principalmente em residncias, para o aquecimento da gua. A energia solar considerada uma fonte de energia limpa e renovvel, pois no polui o meio ambiente e no acaba. A energia solar ainda pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricao e instalao dos painis solares ainda muito elevado. Outro problema a dificuldade de armazenamento da energia solar.Os pases que mais produzem energia solar so: Japo, Estados Unidos e Alemanha.

Energia de biomassa a energia gerada a partir da decomposio, em curto prazo, de materiais orgnicos (esterco, restos de alimentos, resduos agrcolas). O gs metano produzido usado para gerar energia. A biomassa (massa biolgica) a quantidade de matria orgnica produzida numa determinada rea de um terreno.Este termo tem sito muito utilizado nos ltimos anos, em funo das preocupaes relacionadas s fontes de energia. A biomassa capaz de gerar gases que so transformados, em usinas especficas, em energia.Esta energia resultado da decomposio de materiais orgnicos como, por exemplo, esterco, madeira, resduos agrcolas, restos de alimentos entre outros. A biomassa pode ser uma boa opo energtica, pois renovvel e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de lcool, por exemplo, os resduos de cana-de-acar (bagao) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A gerao de energia atravs da biomassa pode contribuir para a diminuio do efeito estufa e do aquecimento global. Energia elica gerada a partir do vento. Grandes hlices so instaladas em reas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia eltrica. uma fonte limpa e inesgotvel, porm, ainda pouco utilizada. Energia elica aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia utilizado pelo homem, principalmente nas embarcaes e moinhos. Atualmente, a energia elica, mbora pouco utilizada, considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (no gera poluio e no agride o meio ambiente). Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, so colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Atravs de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eltrica. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provm deste tipo de fonte. Porm, o potencial para explorao grande. Atualmente, a capacidade elica mundial de 238,4 GW (Gigawatts). Energia nuclear o urnio um elemento qumico que possui muita energia. Quando o ncleo desintegrado, uma enorme quantidade de

energia liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora no produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo. A energia nuclear aquela liberada atravs do ncleo dos tomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta so constitudos por minsculas partes conhecidas como molculas. Estas molculas, por sua vez, so formadas por tomos. Entendento a Energia Nuclear Os tomos so formados por ncleo e eltrons, que so orbitais, ou seja, gravitam em torno do ncleo. As partculas que formam o ncleo so unidas por uma fora de atrao. Quando uma energia externa aplicada, o ncleo do tomo desintegrado, liberando calor e radiao. O urnio, em funo de suas caractersticas qumicas, o elemento utilizado para a gerao de energia nuclear nas usinas atmicas. Atualmente, vrios pases possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia considerada limpa, pois no polui o meio ambiente, porm o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rgidas de segurana. O Brasil, por exemplo, possui trs usinas nucleares (uma est inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares que devem ser tomadas diversas medidas de segurana, pois em caso de acidente, as conseqncias para o homem e meio ambiente so trgicas e extremas. A energia nuclear tambm utilizada para a fabricao de bombas nucleares. Vrios pases do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rssia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastao destas bombas enorme. Alm de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruio material, provocam diversos tipos de doenas nos sobreviventes, entre elas o cncer. No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lanaram bombas deste tipo nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando grande destruio e milhares de mortes. Energia geotrmica nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nvel de calor. Em algumas regies, a temperatura pode superar 5.000C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas eltricas e gerar energia. Ainda pouco utilizada. Energia geotrmica, tambm conhecida como geotermal, aquela gerada atravs do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor transformado, na usina geotrmica, em eletricidade. A energia geotrmica considerada uma fonte renovvel e limpa, pois gera baixos ndices de poluio no meio ambiente. Pode ser obtida atravs das rochas secas quentes, rochas midas quentes e vapor quente.

Este tipo de energia deve ser aproveitado atravs de medidas cuidadosas com relao ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geolgica caso seja feita de forma inadequada. Outra providncia o tratamento de gua proveniente das camadas subterrneas, pois pode conter grande quantidade de minrios que prejudicam a sade. Energia gravitacional gerada a partir do movimento das guas ocenicas nas mars. Possui um custo elevado de implantao e, por isso, pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, ser uma das principais fontes de energia do planeta. Energia fssil formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. A gerao de energia a partir destas fontes costuma provocar poluio, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petrleo (diesel e gasolina) e do carvo mineral. J no caso do gs natural, o nvel de poluentes bem menor. Os combustveis fsseis resultam de um processo muito lento de decomposio das plantas e dos animais, ou seja, da matria orgnica. Este processo de transformao durou milhes de anos e originou o carvo, o petrleo e o gs natural. devido a este longo perodo de tempo necessrio sua formao que dizemos que os combustveis fsseis no so renovveis: uma vez gastos, a humanidade no dispor deles to cedo. O impacto dos combustveis fsseis no ambiente prejudicial. A sua queima origina produtos de combusto, que poluem o ar a nvel local e regional, entre os quais o dixido de carbono, que contribui para o efeito de estufa a nvel global, o qual est na origem das alteraes climticas. A sua prospeco e transporte tm tambm impactes negativos no ambiente. Gs Natural O gs natural um combustvel de origem fssil. O gs natural mais leve que o ar (o que vantajoso para as condies de segurana), sendo constitudo maioritariamente por metano. O metano um composto qumico simples constitudo por tomos de carbono e hidrognio. A sua frmula qumica o CH 4. Este gs altamente inflamvel e encontra-se em reservatrios subterrneos. Portugal no possui, no seu territrio, nenhuma reserva conhecida de Gs Natural, pelo que todo o gs distribudo, armazenado e comercializado em Portugal provm de importaes. Para ser aproveitado, necessrio ser bombeado e transportado. O seu transporte pode ser feito atravs de gasodutos (tubagens de gs enterradas debaixo do solo) ou em navios, chamados metaneiros. O transporte em metaneiro exige o aumento ou no da presso do gs natural, at este atingir a fase lquida, para assim ocupar menos volume. O seu armazenamento feito em tanques ou em outras instalaes subterrneas. O gs depois distribudo atravs de tubos at aos locais de consumo (casas, fbricas e centrais elctricas) servindo nestas ltimas de combustvel para

produzir electricidade. O gs natural , entre os combustveis fsseis, aquele cuja queima menor impacto tem no ambiente: produz cerca de 40% menos dixido de carbono do que o petrleo, para igual contedo energtico, quase nenhum xido de enxofre e nenhumas cinzas.

Carvo O carvo um combustvel de origem fssil, consistindo numa substncia preta e rgida, parecida com uma pedra. Na sua composio entram o carbono, o hidrognio, o oxignio, o azoto e diversas quantidades de enxofre. Entre os vrios tipos de carvo refira-se a antracite, a hulha e a lenhite, obtidos atravs da explorao mineira. O carvo o recurso energtico de origem fssil mais abundante mas tambm o mais poluente: produz 1,37 vezes mais de dixido de carbono do que o petrleo, para igual contedo energtico, emitindo tambm quantidades significativas doutros poluentes do ar, em particular os xidos de azoto (NOx), os xidos de enxofre (SOx) e cinzas. Do carvo podem ainda obter-se outras fontes energticas, nomeadamente o coque, o gs de carvo e o gs de cidade. Como j foi anteriormente referido, um dos problemas que se deparam na utilizao dos combustveis fsseis reside na sua escassez. O ritmo do consumo superior ao ritmo do descobrimento de novas reservas. O petrleo o combustvel fssil cujas reservas podero escassear em primeiro lugar. Petrleo O petrleo um combustvel de origem fssil, sendo formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Encontra-se impregnado em rochas porosas, associado ao gs natural e gua, designando-se estes locais por jazidas de petrleo. As reservas mundiais de petrleo localizam-se em apenas alguns pases (pases produtores de petrleo), maioritariamente situados no Hemisfrio Sul, enquanto a maior parte do consumo se concentra nos pases do Hemisfrio Norte. A taxa (ou velocidade) do consumo de petrleo muito superior da sua formao, pelo que actualmente se caminha na direco do seu esgotamento. A refinao um conjunto de processos industriais destinados a transformar o petrleo bruto em produtos adaptados s necessidades dos consumidores (carburantes, combustveis, solventes, lubrificantes, betumes, etc.) ou em matrias- primas para outras indstrias, ditas de segunda gerao (por exemplo indstria petroqumica). O gs propano e o gs butano obtidos pela destilao fraccionada do petrleo so tambm conhecidos por Gases de Petrleo Liquefeito (GPL). So assim chamados porque nas condies normais de presso e temperatura o seu estado fsico gasoso. Para efeitos de distribuio ao consumidor, estes gases so armazenados sob presso em botijas de 13 kg (caso do butano) e em garrafas de 45 kg ou em reservatrios de maior dimenso, quer de

superfcie, quer enterrados (caso do propano), encontrando-se deste modo na fase lquida. Os Gases de Petrleo Liquefeito so obtidos atravs da refinao do petrleo ou do gs natural, sendo assim tambm considerados combustveis fsseis. O GPL pode ser utilizado para aquecimento ambiente de edifcios, para aquecimento de guas quentes sanitrias, para a confeco de alimentos (foges e fornos) e como combustvel para viaturas (GPL Auto). Por vezes, utiliza-se GPL para a produo de frio (frigorficos de campismo, por exemplo). Quanto s condies de segurana, o GPL tem odor mas incolor. Porm, ao contrrio do gs natural, o GPL mais pesado do que o ar, permanecendo junto ao pavimento em caso de fuga de gs. Os riscos de acidente por incndio ou exploso so assim grandes, devendo sempre cumprir-se todas as normas de segurana. Por essa razo, no se devem instalar equipamentos de armazenamento ou queima de GPL a um nvel inferior ao do solo, precisamente para evitar a sua acumulao e conseqente risco de acidente. Em situaes em que o parqueamento colectivo pblico fechado ou subterrneo, a legislao em vigor permite aos seus proprietrios proibirem o estacionamento de viaturas a GPL.

You might also like