You are on page 1of 4

REORGANIZAO ADMINISTRATIVA TERRITORIAL AUTRQUICA

O Processo Legislativo a que o XIX Governo Constitucional Portugus deu impulso, visando a extino de Freguesias, terminou com a aprovao da Lei XXX/2012, em sesso do Plenrio da Assembleia da Repblica, ocorrida em 13 de abril de 2012. Visando, tout court, a extino de Freguesias, as vrias iniciativas legislativas maquilharam-se de inmeras denominaes: Reforma do Estado: a fazer crer que a Reforma seria transversal, atravessando os vrios patamares da Administrao Pblica Central e Local; Reforma do Poder Local: mais restritivamente, a denunciar que a Reforma haveria de contemplar Municpios e Freguesias Reorganizao Administrativa Territorial Autrquica: a final, virada apenas para as Freguesias mas denominando-a apenas de territorial, denunciando a sua principal preocupao: rasgar fronteiras, fundir Freguesias. Fechado o ciclo de anlise e debates, construo e desconstruo, propostas e pareceres, reunies, encontros, consultas, sondagens, colheita de opinies, Congresso e Manifestao popular, cumpre ANAFRE, nesta hora do desfecho, em jeito de balano e para memria futura, organizar, cronologicamente, os factos, atos, contributos, intervenes e pareceres com que procurou, responsavelmente, contribuir para aquele Processo. 2005 Em junho deste ano, pela primeira vez, a ANAFRE ouviu falar de extino de Freguesias. O Partido Socialista reunia no Porto e Antnio Costa, ao tempo Ministro de Estado e da Administrao Interna, afeioava a primeira pedra deste edifcio. A 10 de junho do mesmo ano, em Guimares, em reunio informal com o Sr. Ministro da Administrao Interna, Armando Vieira, Presidente da ANAFRE, chama o assunto colao, denunciando, responsavelmente, as consequncias da eliminao de Freguesias, com um nico critrio de aplicao generalizada de modo especial para as populaes do interior, sem que, da, adviesse alguma vantagem para a organizao administrativa do territrio e para o errio pblico. Em 2 de junho, por iniciativa conjunta da SEAL e da ANAFRE, criado um Grupo de Trabalho com representantes destas instituies, com o fim de congregar ideias para um novo paradigma das Autarquias Locais, designadamente, para a descentralizao de competncias e ganhos de escala para as Freguesias.

Era, ao tempo, Secretrio de Estado da Administrao Local, Eduardo Cabrita. A ANAFRE, responsavelmente, marcou presena em todas as reunies agendadas. 2011 Em maro deste ano, antecipando-se, responsavelmente, a qualquer outra iniciativa, a ANAFRE organiza Encontros distritais e regionais, iniciando um debate nacional que envolve autarcas, partidos polticos, deputados da Assembleia de Repblica, representantes do Poder Central, meio acadmico e a sociedade civil. Em outubro e novembro do mesmo, depois de elaborado um relatrio que espelhava os resultados daqueles debates nacionais, o Conselho Diretivo e Geral da ANAFRE aprovam, por unanimidade, as Concluses deste Relatrio. Este documento foi enviado, em cpia, a todos os rgos de Soberania. Em 30 de abril, a ANAFRE rene com a Troika a quem entrega documento circunstanciado sobre o papel das Freguesias: a sua organizao, as suas competncias, a sua interveno social e a exiguidade das receitas que gerem. Em maio, assinado o memorando da Troika e anunciado que, desse entendimento, faz parte um compromisso que visa reorganizar a administrao do governo local - (in: ponto 3 43, do 3. Quadro de gesto das Finanas Pblicas). Referindo a existncia de 308 Municpios e 4259 Freguesias, deixou consignado um plano de consolidao para reorganizar significativamente o nmero de tais entidades. Em 21 de junho ocorre a tomada de posse do XIX Governo Constitucional. Em setembro, a ANAFRE apresenta cumprimentos ao novo Governo e, na figura do Secretrio de Estado da Administrao Local e Reforma Administrativa, Paulo Jlio, faz a entrega oficial de um projeto de transferncia de novas competncias, negociado com o anterior Governo. Faz, ainda, entrega de um exemplar do relatrio acima mencionado, contendo as posies da ANAFRE e das Freguesias Portuguesas, quanto anunciada reforma do Poder Local. Nessa circunstncia, foi recomendada ANAFRE a apresentao de sugestes para a reforma. A ANAFRE entendeu - e transmitiu - dever aguardar a proposta do Governo. Em julho deste ano, aps o Congresso da ANMP, o Sr. Ministro da Tutela, Miguel Relvas, anuncia que a extino de autarquias se circunscreveria s Freguesias. Em setembro, vem a lume o Documento Verde da reforma do Poder Local, apresentado pelo prprio Primeiro Ministro.
2

A ANAFRE reage de imediato, dando voz ao descontentamento das Freguesias porque nele se estimava que, cerca de 2800 Freguesias, perderiam a sua identidade e a sua autonomia. A ANAFRE, perante aquele documento, foi severamente crtica, transmitindo que aquela proposta no era nem exequvel, nem aceitvel. Em outubro, o Ministro da Tutela, Miguel Relvas, protagoniza um debate televisivo para o qual a ANAFRE foi convidada em posio de subalternidade mas onde, apesar disso, marcou presena. O Presidente da ANAFRE deixado de fora, sendo certo que, objeto fulcral deste era, j, a temtica das Freguesias, razo e condio da sua extino. A 3 e 4 de dezembro: perante tanta e ostensiva hostilidade, a ANAFRE, desejando ouvir as suas associadas, antecipa o seu Congresso Nacional que se realiza em Portimo. As Concluses do Congresso, que contou com 1700 participantes congressistas e observadores - foram aprovadas por largussima maioria, com duas abstenes. Concluso do Congresso que: A ANAFRE e as Freguesias entendem que o modelo de Reforma do Poder Local deve obedecer ao princpio democrtico da consulta popular e auscultar as populaes. Seguem-se debates em todo o territrio nacional, promovidos pelas mais diversas entidades. A ANAFRE marca presena em todos os eventos afirmando, categrica e responsavelmente que a Reorganizao Administrativa deve ser a expresso das populaes livre e localmente manifestada. 2012 O Governo compreende as dificuldades em implementar a proposta preconizada no Documento Verde e, reformulando-a, constri a Proposta de Lei n 44/XII. Mantm critrios quantitativos, apesar da ANAFRE ter referido, em todas as circunstncias, que deveriam imperar, apenas, critrios qualitativos. Em 16 de fevereiro, a ANAFRE apresenta um documento crtico Parecer manifestando o seu desacordo e reafirmando que a nica soluo aceitvel dispor no sentido de que cada Municpio e Freguesias respetivas, faam a reforma que melhor se adeqe aos circunstancialismos geogrficos, sociais, demogrficos e patrimoniais do seu territrio. Em 10 de maro, realiza-se o grande Encontro Nacional de Freguesias, organizado pela ANAFRE, que congregou cerca de 2000 participantes, eleitos de Freguesia. Nesta magna reunio, as posies da ANAFRE, criticamente construtivas, foram ratificadas, por largussima maioria, consolidando-se numa das suas Concluses
3

que Uma Reforma Administrativa, qualquer que ela seja, deve auscultar as populaes, ser protagonizada pelos Autarcas e vincular os seus pareceres e sugestes. Perante a demonstrao de inflexibilidade do legislador e no cumprimento do mandato outorgado ao Conselho Diretivo da ANAFRE no seu Congresso Nacional, a ANAFRE, deu voz indignao popular local, organizando uma MANIFESTAO de cariz cultural, etnogrfica, demonstrativa das razes, da riqueza e da representatividade das Freguesias. 27 e 30 de maro: O Grupo Parlamentar do PSD, convoca a ANAFRE para uma reunio, anunciando-lhe a sua inteno de introduzir um dado de flexibilizao na Proposta de Lei 44/XII. A MANIFESTAO realizou-se em Lisboa, no dia 31 de maro p.p. e, na sua evidncia, juntou cerca de 200.000 pessoas. A ANAFRE tem conscincia de ter desenvolvido todos os esforos para que este processo fosse acompanhado da maior tranquilidade, cooperao e paz social. Em reunies por si solicitadas, levou esta mensagem: Presidncia de Repblica; Sra. Presidente da Assembleia de Repblica; aos Grupos Parlamentares; Direo dos Partidos Polticos com assento Parlamentar. A Lei que, enquanto Proposta, recebeu a numerao 44/XII, acaba de ser aprovada por maioria dos deputados da Assembleia da Repblica. Deixou consagrados critrios quantitativos que a ANAFRE e as FREGUESIAS rejeitaram ab initio. No acolheu a questo nuclear persistentemente proposta pelos rgos Sociais da ANAFRE: a de que a Reorganizao Administrativa Territorial Autrquica deveria ser livremente decidida no local, por Municpios e Freguesias, seus verdadeiros destinatrios. A ANAFRE antev grandes dificuldades na implementao da Lei acabada de aprovar quer no seu modus faciendi quer na sua aplicao generalizada ao todo territorial nacional, temendo tenses sociais que se no deseja, muito especialmente, na conjuntura nacional atual.

Lisboa, 13 de abril de 2012

You might also like