You are on page 1of 6

Metalurgia & Materiais

Avaliao tcnica de minrios de ferro para sinterizao nas siderrgicas e mineraes brasileiras: uma anlise crtica
Cludio Batista Vieira
Dr.Sc., Prof. da REDEMAT (UFOP/UEMG/CETEC) e do Departamento de Eng. Metalrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP E-mail: ufop@terra.com.br .

Carlos Alberto Rosire


Dr. rer. nat., Prof. do Departamento de Geologia do IGC da UFMG. E-mail: crosiere@dedalus.lcc.ufmg.br

Eloisio Queiroz Pena


M.Sc., Prof. do Departamento de Eng. Metalrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP . E-mail: eloisio@em.ufop.br

Varadarajan Seshadri
Dr. Ing., Prof. do Departamento de Eng. Metalrgica e de Materiais da UFMG. E-mail: seshadri@demet.ufmg.br

Paulo Santos Assis


Dr. Ing, Prof. da REDEMAT (UFOP/UEMG/CETEC) e do Departamento de Eng. Metalrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP E-mail: assis@em.ufop.br .

Resumo
Esse artigo apresenta uma anlise crtica da metodologia empregada para avaliao tcnica rotineira de finos de minrios de ferro para sinterizao, tanto por parte das siderrgicas, quanto pelas mineraes brasileiras, com base apenas no controle granulomtrico e qumico. Sugere-se a realizao da caracterizao mineralgica das partculas nucleantes, intermedirias e aderentes do sinter feed, visando otimizao do processo e melhoria da qualidade intrnseca do produto, destacando os principais atributos que devem constituir a sua identidade microestrutural. Vislumbra-se, para os prximos anos, uma verdadeira revoluo nos critrios que norteiam a anlise tcnica de minrios para os processos industriais de aglomerao. Palavras-chave: processo de sinterizao, minrio de ferro, caracterizao mineralgica.

Abstract
This paper provides a critical analysis of the methodology used in Brazil for routine technical evaluation of iron ore fines used in the sintering process based uniquely on chemical and granulometric parameters. The mineralogical characterization of adherents, intermediates and nucleantes particles of sinter feed and the main attributes that should constitute its microstrutural identity have been highlighted. It should contribute a great deal to optimize the process parameters during the various stages of the sintering process as well as promote better intrinsic sinter quality. Based on these concepts, it is expected that in future years, significant criterias will be developed for technical analysis of iron ores fines used in agglomeration industry. Keywords: sintering process, iron ore, mineralogical characterization.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

97

1. Introduo
A produo de snteres com qualidade qumica, mecnica e metalrgica elevada, associada a uma alta taxa de produtividade e baixo consumo de energia, est relacionada, entre outros fatores, com a qualidade intrnseca dos minrios de ferro empregados na mistura a sinterizar. Na maior parte das usinas siderrgicas brasileiras, o snter produzido a partir de uma mistura composta por vrios minrios, sendo que em alguns casos so empregadas dezenas de tipos diferentes. Critrios tcnicos e econmicos so sempre usados para se estabelecer uma situao ideal. Um dos pontos-chave do processo de sinterizao o emprego de uma metodologia consistente para avaliao da qualidade intrnseca dos minrios e otimizao dessa mistura de modo a se obter uma melhor performance desse processo nas etapas de aglomerao a quente e a frio, alm de se buscar uma maior adequao do comportamento do snter no interior do alto-forno. Os minrios brasileiros apresentam estruturas internas muito variadas, devido s diferentes condies de metamorfismo, tectonismo e intemperismo a que foram sujeitas, ou, mesmo, em virtude de sua gnese. Dessa forma, originaram-se minrios com diferentes constituintes mineralgicos, trama, tamanho e morfologia dos cristais, tamanho e morfologia dos poros, porosidade, forma e superfcies das partculas, etc. (Rosire, 1996; Vieira,1996; Rosire et alii, 1997). Apesar disso, as caractersticas estruturais tm sido negligenciadas no controle do processo de sinterizao. A avaliao tcnica de finos de minrios de ferro brasileiros, tanto por parte das mineraes, quanto das siderrgicas, tem sido rotineiramente baseada apenas na caracterizao granulomtrica e qumica dos componentes da mistura. Em funo dessa lacuna existente, apresenta-se, nesse trabalho, uma anlise crtica a respeito do tema em questo.

ser divididos em diferentes categorias tipolgicas apresentadas na Tabela 1 (Rosire et alii, 1997; Vieira et alii, 1999). Em sua maioria so anidros e possuem alto teor de ferro e, quando comparados com os minrios australianos, apresentam baixo teor de alumina. Os valores de perda ao fogo e de Fe2+ so geralmente baixos (Caporali et alii, 1998). Diferentes tipos de cristais de hematita (especular, martita, granular, microgranular, etc.), com tamanhos de cristais variando de 1m at 1000 m, so encontrados nos tipos de sinter feed existentes. Alm disso, existem diferentes tipos de trama dos cristais, tais como granoblstica, lepidoblstica, granolepidoblstica, etc. (Rosire, 1996; Rosire et alii, 1997). Ademais, os minrios podem conter diferentes constituintes mineralgicos acessrios, tais como quartzo, caulinita, gibbsita, etc., contendo, ainda, diferentes valores de porosidades e de dimetro dos poros (micro, meso e macro), que tm forte influncia nas etapas de aglomerao a frio e a quente de finos minrios de ferro.

so preferencialmente de partculas grossas de minrios ou de sinter retorno, cobertas por uma camada aderente de partculas finas de minrios, combustveis e fundentes. Em funo da eficincia dessa etapa de microaglomerao, as partculas da mistura de minrios podem ser classificadas em nucleantes, intermedirias e aderentes. Na Tabela 1, apresentada uma ilustrao da classificao adotada pela Nippon Steel (Ishikawa et alii, 1982) que estabelece que as partculas do sinter feed com tamanho acima de 0,7mm so consideradas como nucleantes, abaixo de 0,7mm e acima de 0,2mm, como intermedirias e abaixo de 0,2mm, como aderentes. De acordo com esse trabalho e de diversos outros da literatura, que propem outras classificaes diferentes, a mistura deve conter a menor quantidade possvel de partculas intermedirias e uma relao nucleantes/aderentes adequada de modo a propiciar uma boa permeabilidade de carga durante a sinterizao (Arajo Filho et alii, 1986; Nogueira, 1987; Caporali et alii, 1998).

3. Classificao das partculas de minrios quanto capacidade de microaglomerao


A mistura de sinterizao, constituda por diversas matrias-primas e combustvel, apresenta uma ampla faixa granulomtrica, desde partculas mais finas at as mais grosseiras. Essas partculas, antes de serem carregadas na mquina de sinterizar, so submetidas a uma etapa industrial muito importante, denominada de etapa de microaglomerao, onde so misturadas em um tambor em condies controladas de velocidade de rotao, tipos de revestimento, adio de gua e fator de ocupao da mistura. O ajuste dessas variveis permite controlar o movimento das partculas (regime cascata), de modo que, aps um determinado tempo de residncia, tem-se a produo de microaglomerados, que iro constituir o leito da mquina de sinterizar. Esses microaglomerados so formados por um ncleo, que

4. Qualidade de minrios de ferro para sinterizao


A composio qumica da mistura de minrios de ferro para o processo de sinterizao estabelecida em funo das especificaes da composio qumica do snter para uso nos altos-fornos. Ademais, existem outras exigncias quanto aos teores de certos constituintes que prejudicam a qualidade metalrgica e/ou mecnica do snter e dos produtos subseqentes, tais como o ferrogusa e ao. De um modo geral, tem-se o controle dos teores de FeTotal, SiO2, Al2O3, P, Mn, K2O, Na2O e PPC dos minrios da mistura, cujos limites de especificao variam para cada empresa. Nos processos siderrgicos, objetiva-se o emprego de finos de minrios com altos teores de ferro e baixos teores de ganga e de impurezas. Sabe-se que a distribuio granulomtrica dos minrios afeta, de forma

2. Minrios de ferro brasileiros


Os minrios brasileiros so praticamente todos do tipo hemattico e podem
98

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

Tabela 1 - Descrio geral dos tipos e das caractersticas intrnsicas de partculas do sinter feed de minrios de ferro brasileiros e da estrutura ideal do microaglomerado produzido na etapa de aglomerao a frio (Ishikawa et alii, 1982; Arajo Filho et alii, 1986; Rosire, 1996; Vieira et alii, 1999).

Partculas do sinter feed


Supergrossas
No apresentam a capacidade de aderir as partculas mais finas ao seu redor e no contribuem para o fenmeno de microaglomerao a frio. Devem ser minimizadas na composio da mistura a sinterizar

Estrutura ideal do microaglomerado (a frio)

6,3 mm

Nucleantes
Apresentam a capacidade de aderir as partculas mais finas ao seu redor e constituem-se nos ncleos dos aglomerados. So partculas policristalinas anidras ou hidradatas e no devem participar efetivamente no fenmeno de formao de lquido durante a queima. Deve-se controlar a quantidade de partculas nucleantes goethticas (altos valores de PPC e de P) de modo a evitar alta contrao e formao de grandes trincas no bolo de sinterizao e aumento do teor de fsforo no snter e no gusa.

Nucleantes 2

Tramas das Partculas Nucleantes


Granoblstica: Cristais xenomorfos de hematita complexamente intercrescidos (Ex. Minas de Mutuca, C. Feijo, Carajs, etc.) Lepidoblstica: Cristais orientados de hematita ao longo do plano basal (Ex. Minas de Andrade, Cau, Morro Agudo, etc.) Mosaico: Cristais de bordas retas sem orientao preferencial. (Ex. Minas de Casa de Pedra, Cau, Andrade, etc.). Microgranular: Hematita microcristalina disposta em uma trama granoblstica (Ex. Minas de Carajs e Corumb). Trelia: Cristais alongados sem orientao preferencial (Ex. Minas de Carajs) .

3,0 mm

Podem apresentar diferentes tipos de tramas,constituintes mineralgicos, tamanhos de cristais, graus de Nucleantes 1 porosidade e tipos de superfcies. Essas caractersticas influenciam os parmetros de redutibilidade, So os nucleantes degradao durante reduo e ideais, pois so de amolecimento e fuso mais efetivos do snter. com relao a capacidade de No devem conter slica formar a camada oclusa na sua estrutura ou mesmo aderente na forma liberada.

1,0 mm ou 0,7 mm

Intermedirias
Essas partculas no se comportam nem como nucleantes e nem como aderentes. Devem ser minimizadas na composio da mistura a sinterizar.

Tipologia das Partculas Aderentes e Nucleantes:


Especularticas (Ex. Minas de Cau, Andrade, etc.). Martticas ( Ex. Minas da Mutuca, C. Feijo, etc.). Granulares (Ex. Mina do Pico, etc.). Microgranulares (Ex. Minas de Carajs). Magnetticas (Ex. Mina de C. de Feijo, etc.). Goethticas (Ex. Minas de Alegria, Capanema, etc.).

0,3 mm ou 0,2 mm

Aderentes
So partculas que formam a camada aderente ao redor do ncleo no microaglomerado. Podem apresentar diferentes caractersticas mineralgicas de modo a influenciar fortemente os fenmenos de aglomerao a frio e de formao da fase lquida durante a queima e na qualidade intrnseca do snter formado .

0,105mm

Superfinas
So partculas de pellet feed. Sua participao no sinter feed deve ser minimizada. Contribuem fortemente para diminuir a permeabilidade do leito a sinterizar. A alumina nessa frao aumenta o RDI (Reduction Degradation Index) do snter.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

99

acentuada, as etapas de aglomerao a frio e a quente do processo de sinterizao. Por isso, torna-se importante controlar as porcentagens das partculas supergrossas, nucleantes, aderentes, intermedirias e superfinas da mistura a sinterizar. A moderna tecnologia de sinterizao, visando a otimizar produtividade e baixo consumo de energia no processo, tem como diretriz a produo de snteres constitudos por uma parte fundida e outra no fundida. Em contraste com os snteres produzidos em dcadas passadas, chamados de snteres homogneos, onde se tinha praticamente todo material fundido, tem-se atualmente explorado a produo de snteres heterog-

neos, onde a parte no fundida aumentou significativamente, atingindo patamares de 30% a 40%, ou mais, da rea da seo do aglomerado (Nogueira, 1987). Nesse sentido, procura-se preservar os ncleos dos microaglomerados durante o processamento trmico na mquina de sinterizar e permitir a fuso somente das partculas aderentes com o menor aporte trmico possvel. Os fundentes devem ser empregados como partculas aderentes, para que, aps a queima da mistura, venha compor a parte fundida do snter com caractersticas mais homogneas possveis. Um ciclo trmico apropriado deve ser empregado, a fim de obter-se um snter com uma microestrutura ideal, mos-

trada na Figura 1, capaz de garantir um excelente comportamento no interior do alto-forno, devido s suas excepcionais propriedades mecnicas, qumicas e metalrgicas. Deve-se controlar a temperatura mxima de sinterizao de modo a evitar que o snter produzido tenha uma microestrutura rica em hematita secundria rombodrica esqueletiforme e ferritos de clcio colunar (Ishikawa et alii, 1982; Ishikawa et alii, 1983; Dawson, 1993; Pimenta e Seshadri, 2002 a). A concepo de produzir snteres com microestrutura desejada para os altos-fornos aliada a uma alta produtividade e baixo consumo de energia na mquina de sinterizar fortemente dependente de diversas variveis de pro-

Maior redutibilidade do snter com: mais ferrito de clcio acicular (em lugar de ferrito de clcio colunar); mais hematita granular em matriz de silicatos vtreos; ncleo no fundido policristalino (com baixo grau de anisotropia cristalina) poroso constitudo de cristais de tamanho pequeno; pouca quantidade dos constituintes faialita (2FeO.SiO2) e hematitas secundrias; controle do teor mximo de magnetita; controle do volume e da composio qumica da parte fundida; controle do volume, da estrutura e do tamanho dos poros. Menor RDI do snter com: trama granoblstica do minrio residual (partculas nucleantes), ou seja, do ncleo no fundido do snter; menor quantidade de hematita secundria rombodrica esqueletiforme na matriz fundida; menor quantidade de Al2O3 e TiO2 na rede cristalina das hematitas secundrias; controle do volume e da composio qumica da parte fundida. Maior resistncia mecnica do snter com: controle do volume e da composio qumica da parte fundida; controle do volume, da estrutura e do tamanho dos poros (micro, meso e macro); poucas trincas.

Snter Heterogneo Constitudo por uma parte fundida (devido fuso das partculas aderentes da mistura a sinterizar) e por uma parte no fundida (partculas do minrio residual, isto , das partculas nucleantes).

Figura 1 - Microestrutura ideal do snter de minrio de ferro (modificada de Ishikawa et alli, 1982; Ishikawa et alli, 1983; Dawson,1993; Pimenta e Seshadri, 2002 a, b).

100

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

cesso, assim como do conhecimento dos atributos microestruturais dos minrios de ferro em conjugao com suas caractersticas granuloqumicas. Diversos estudos na literatura tm discutido a importncia e a relao existente entre as caractersticas microestruturais dos finos de minrios e a eficincia das etapas de aglomerao a frio e a quente no processo de sinterizao e na qualidade final dos snteres. A seguir, so apresentadas algumas concluses apresentadas nesses estudos. A presena de finos de minrios limonticos influencia a temperatura de fuso das partculas aderentes (Sato et alii, 1986). O tamanho, a forma e a distribuio dos cristais e poros das partculas nucleantes do sinter feed, entre outros fatores, influenciam a redutibilidade dos snteres (Goldring & Fray, 1989). O uso de minrios hidratados afeta a reao entre a fase lquida e o ncleo durante o processo de sinterizao (Pereira, 1992). Os fatores de tamanho de cristal e proporo de minrios hidratados, junta-

mente com minrios hematticos compactos na mistura de sinterizao, contribuem para melhorar a redutibilidade do snter (Pacheco et alii, 1997). Minrios goethticos tm um efeito marcante na estrutura da parte fundida do snter, influenciando na formao de ferritos de clcio, escria vtrea e porosidade, fatores que, por sua vez, controlam os parmetros metalrgicos e mecnicos do snter, tais como redutibilidade, resistncia, RDI (Reduction Degradation Index), etc. (Hsieh & Whiteman, 1993). A intensidade de degradao granulomtrica dos snteres, durante reduo em baixas temperaturas, fortemente influenciada pelos seus tipos de constituintes microestruturais e pela presena de Al2O3 e TiO2 na rede cristalina das hematitas secundrias (Pimenta & Seshadri, 2002 a,b). Dentro desse contexto, a Tabela 2 apresenta um roteiro dos principais parmetros mineralgicos, microestruturais e granulomtricos que devem constituir a identidade estrutural do sinter feed. Esses atributos devem ser avaliados jun-

tamente com as suas caractersticas qumicas. O desconhecimento desses atributos, assim como os da mistura a sinterizar, dificulta substancialmente a otimizao dos fatores produtividade, qualidade e custo, que constituem o alicerce da sobrevivncia desse processo de aglomerao.

5. Cenrios futuros da comercializao de minrios de ferro


So previstas mudanas significativas nas relaes entre fornecedores e consumidores de finos de minrios para sinterizao no mercado brasileiro e internacional. Numa primeira fase, as mineraes estaro fornecendo aos seus clientes, alm da anlise granuloqumica, a constituio mineralgica dos minrios. Nesse sentido, muitas empresas investiro ou j esto investindo na elaborao de modelos tridimensionais geolgicos-tipolgicos de suas jazidas, permitindo ao planejamento de lavra incorporar critrios mineralgicos na composio dos blends de minrios. De

Tabela 2 - Principais atributos que devero constituir a identidade estrutural de finos de minrio de ferro para uso em sinterizao (Vieira et alli, 1999).

Parmetro de Controle

Descrio

Influncia no snter

Influncia na sinterizao

Microestrutura, porosidade, Afeta fortemente a eficincia da etapa de Constituintes mineralgicos das Caracterizao mineralgica quantitativa das redutibilidade, RDI, resistncia, microaglomerao, rendimento da partculas aderentes, fases presentes por meio de microscopia tica parmetros de amolecimento, fuso e mistura, consumo de energia e intermedirias e nucleantes. de luz refletida. gotejamento. produtividade do processo. Tamanho dos cristais das partculas nucleantes. Tamanhos extremos e moda dos valores por meio de microscopia tica de luz refletida. Avaliao qualitativa por meio de microscopia tica. Avaliao da forma via lupa binocular e microscopia tica de luz refletida. Redutibilidade.

Trama das partculas nucleantes. Forma e tipos de superfcies das partculas nucleantes, intermedirias e aderentes.

RDI e redutibilidade. Afeta a qualidade metalrgica e mecnica do snter. RDI e resistncia.

Porosidade total, forma e Grau de porosidade e tamanho dos poros via tamanho dos poros de partculas microscopia tica de luz refletida e nucleantes. porosmetro de mercrio. Relao % nucleantes / %aderentes, % de partculas intermedirias, e % de partculas acima de 1,0 mm (Parmetro granulomtrico).

Resistncia e redutibilidade.

Avaliao por meio de anlise granulomtrica.

Redutibilidade, resistncia e RDI.

Afeta a eficincia da etapa de microaglomerao a frio, permeabilidade do leito a sinterizar e produtividade do processo.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

101

forma ilustrativa, pode-se citar que essa situao j uma realidade na empresa Samarco Minerao S.A., onde o concentrado produzido na usina de beneficiamento (Unidade de Germano, municpio de Mariana/MG) fornecido para a unidade de pelotizao (Unidade de Ponta Ubu, municpio de Anchieta/ES), obedecendo a critrios rigorosos de controle de qualidade sob o aspecto de composio mineralgica (Costa et alii, 1998). Numa segunda fase, informaes complementares a respeito da estrutura desses blends tambm sero fornecidas aos consumidores, tais como ordem de grandeza do tamanho do cristal (moda), tipo de trama, etc. Entretanto, necessrio que os envolvidos na sinterizao tenham um maior domnio de conhecimento a respeito dos atributos estruturais do minrio, e da mistura a sinterizar, que realmente interferem no trinmio produtividade, qualidade e custo. Muitos estudos de modelagem matemtica e trabalhos de pesquisa ainda precisam de ser efetuados nessa rea para consolidao de uma moderna tecnologia de produo de snter.

Referncias bibliogrficas
ARAJO FILHO, G.M., TORRES, B., SESHADRI, V. Caracterizao de misturas para sinterizao. Metalurgia - ABM, v.42, n.338, p.19-23, 1986. CAPORALI, L. et alii. Relao microestrutura - propriedades - desempenho de minrios de ferro na sinterizao. In: SEMINRIO DE REDUO DE MINRIO DE FERRO, 29, 1998. Belo Horizonte. Anais... So Paulo: ABM, 1998, p. 701-717. COSTA, A.G.D. et alii. A importncia do modelamento geolgico-tipolgico no controle de qualidade dos concentrados e pelotas de minrios de ferro da Samarco Minerao S.A. In: SEMINRIO DE REDUO DE MINRIO DE FERRO, 29, 1998. Belo Horizonte. Anais... So Paulo: ABM, 1998, p. 545-554. DAWSON, P. R. Part 2 - Research studies on sintering and sinter quality. Ironmaking and Steelmaking, v. 20, n.2, p. 137-143, 1993. GOLDRING, D. C., FRAY, T. A. T. The characterization of iron ores for production of high quality sinter. Ironmaking and Steelmaking, v. 16, n. 2, p. 83-89, 1989. HSIEH, L., WHITEMAN, J.A. Effect of raw materials composition on the mineral phases in lime-fluxed iron ore sinter. ISIJ International, v. 33, n.4, p. 462-473, 1993. ISHIKAWA, Y. et alii. Improvement of sinter quality based on mineralogical properties of ores. Ironmaking Conference Proceedings, AIME. v.42, p. 17-29, 1983. ISHIKAWA, Y. et alii. Recent progress in the sintering technology - high reducibility and improvement of fuel consumption. Ironmaking Conference Proceedings, AIME, v. 41, p. 80-89, 1982. NOGUEIRA, P.R.S.M. Relao entre caractersticas das fraes grossas do minrio e produtividade e qualidade do snter. Belo Horizonte: CPGEM/ EEUFMG, 1987. 190 p. (Dissertao de Mestrado) PACHECO, T.A., ROCHA, G.T., NAJAR, F.J. Adequao de mistura de minrios de ferro para produo de snter de alta redutibilidade. In: SEMINRIO DE REDUO DE MINRIO DE FERRO, 28, 1997. Vitria. Anais... So Paulo: ABM, 1997, p. 387-404.

6. Consideraes finais
Em funo da operacionalidade de gerao e da capacidade de interpretao dessas diversas informaes inerentes ao minrio, empregando recursos mais avanados (como, por exemplo, o analisador de imagem acoplado ao microscpio tico de luz refletida e o desenvolvimento de softwares aplicativos para minrios de ferro), possvel vislumbrar, para os prximos anos, uma verdadeira revoluo nos critrios que norteiam a anlise tcnica de minrios para os processos de aglomerao no mercado nacional e internacional.

PEREIRA, E. A. C. Reaes entre fase lquida e ncleos em sinterizao de minrios de ferro. In: SEMINRIO INOVAES TECNOLGICAS NA REA DE REDUO DE MINRIO DE FERRO, 1992, Santos. Anais... So Paulo:ABM, 1992, p.347-371. PIMENTA, H., SESHADRI, V. Characterization of structure of iron ore sinter and its behaviour during reduction at low temperatures. Ironmaking and Steelmaking, v. 29, n.3, p. 169-174, 2002. PIMENTA, H., SESHADRI, V. Influence of Al 2O3 and TiO2 on reduction degradation behaviour of sinter and hematite at low temperatures. Ironmaking and Steelmaking, v. 29, n.3, p.175-179, 2002. ROSIRE, C. A. Um modelo para evoluo microestrutural de minrios de ferro do Quadriltero Ferrfero. Parte II Trama, textura e anisotropia de susceptibilidade magntica. Geonomos, v.4 , n.1, p.61-75, 1996. ROSIRE, C.A. et alii. Classificao gentica de minrios de ferro problemas e vcios - Proposta de uma classificao tipolgica para indstria. In: SEMINRIO DE REDUO DE MINRIO DE FERRO, 28, 1997. Vitria. Anais ... So Paulo: ABM, 1997, p. 295-302. SATO, S. et alii. Melting model for iron ore sintering. Transaction ISIJ, v. 26, p. 282-290, 1986. VIEIRA. C.B. Avaliao da qualidade intrnseca de minrios de ferro para uso em altos-fornos. Belo Horizonte: CPGEM-EEUFMG, 1996. 248p. (Tese de doutorado). VIEIRA, C. B. et alii. Geometallurgical approach for quality control of iron ores for agglomeration in iron and steel industry. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON BENEFICIATION, AGGLOMERATION AND ENVIRONMENT- ISBAN, 1999, Bhuvaneswar, ndia. Proceedings... Bhuvaneswar, p. 3-10. 1999.

Artigo recebido em 19/12/2002 e aprovado em 13/05/2003.

REM - Revista Escola de Minas www.rem.com.br E-mail: remjorio@ouropreto.feop.com.br


102 REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 97-102, abr. jun. 2003

You might also like