You are on page 1of 13

As migraes humanas e seus impactos scio-poltico-econmicohistrico e estratgicos: Modelo de Matriz Decisria de Avaliao da Implantao de Empreendimentos

Eng Antonio Fernando Navarro1

ABSTRACT
Os movimentos migratrios ocorrem desde o incio da existncia dos seres humanos, pela sua prpria natureza. Nessas pocas passadas, e ainda hoje, as migraes se do em funo das oportunidades que aparecem. Como oportunidades podemos entender todas as facilidades ofertadas, como por exemplo, a ocupao de terras (situao essa ocorrida no Brasil, na poca do Imprio, quando Dom Pedro II incentivou a vinda de imigrantes para que ocupassem as terras do sul do Brasil), gua (ocorrendo em reas com pouca gua, inclusive para a agricultura, como na frica, nordeste do Brasil e em uma srie de pases que no contam com esse recurso natural em abundncia), petrleo (principalmente pela necessidade de mo de obra especializada para a explorao, refino e utilizao de seus subprodutos nas indstrias qumicas), trabalho (aqui a mo de obra disponvel para qualquer atividade. No Brasil, por exemplo, como em uma srie de outros pases, os governantes nas pocas mais crticas, seja em funo de eventos naturais catastrficos, seja por razes estratgicas, oferecem empregos em atividades onde sejam empregadas maciamente mo de obra, como na construo civil, como um todo, na construo de barragens ou estradas. Dizem que os faras do Egito se utilizavam dessa estratgia empregando quase 100.000 pessoas na construo de uma grande pirmide), incentivos fiscais (quando ento as empresas somente passam a pagar os impostos municipais e estaduais depois de um determinado intervalo de tempo, quase sempre aps 10 anos de produo, quando at ento pagam uma pequena frao ou nada), desregulamentao econmico-fiscais (os estados ou pases oferecem uma srie de regalias ou benefcios que terminam por atrair as empresas), entre vrias outras.

Mestre em Sade Pblica e Meio Ambiente, Professor do Curso de Cincias Atuariais da Universidade Federal Fluminense navarro@vm.uff.br.

1 de 13

Assim, associam-se migraes a oportunidades. A partir do momento em que as regies passaram a ser demarcadas por fronteiras, as migraes tambm passaram a se tornar pontos de discrdia e mesmo de guerras. O exemplo dos povos ciganos talvez um dos melhores, com as populaes sendo rejeitadas nos pases para onde estavam sendo assentados. Ainda hoje essa situao muito sria, principalmente em muitos dos pases asiticos e no oriente mdio, com os Curdos, povo dividido entre naes, Ir, Iraque, Sria, Turquia, Armnia e Georgia. Tem-se tambm o exemplo do Povo Basco, dividido entre a Espanha e a Frana. No se pode esquecer o Povo Guaran disperso entre os pases do sul da Amrica do Sul, e numerosas tribos africanas, que sobrevivem em fronteiras, e passados milnios ainda continuam sendo povos nmades. Essa situao de povo nmade gera um infindvel nmero de conflitos entre os pases, vez que os novos migrantes passam a contar com os recursos existentes, principalmente gua e comida, nos pases mais pobres, causando atritos que culminam em guerras. As divises de fronteiras ocorridas nos ltimos quinhentos anos de existncia da civilizao no obedeceu a critrios tnicos, mas sim a critrios econmicos. Etnias foram divididas pelo traado de rios ou cordilheiras de montanhas, ou mesmo vales. Assim, passou-se a ter as minorias tnicas. Destaca-se nesse Abstrat essa questo, vez que quando se trata de migraes est se referindo a uma srie de problemas relacionados a reas econmico-financeiras, demogrficas, sociolgicas, entre outras. As migraes talvez sejam um dos grandes problemas hoje existentes que fogem ao controle dos dirigentes. Um exemplo claro o da eterna disputa de migrantes mexicanos, sem oportunidades de empregos para entrar nos Estados Unidos. Tm-se tambm migrantes brasileiros que foram se estabelecer na fronteira do Paraguai, para ali trabalharem a terra e produzirem cereais. As geraes que os sucederam passaram a receber a alcunha de brasilguios.

Introduo
So inmeros os casos de migraes populacionais motivadas pelas guerras, pelos fenmenos naturais, como terremotos e tsunamis, implantao de empreendimentos industriais de grande porte, alm de uma srie de outras razes. O migrante, ou seja, aquele que migra de um local para outro, podendo ser de um bairro a outro, de uma cidade a outra, de um 2 de 13

estado a outro ou de um pas a outro, termina causando uma srie de transtornos, scioeconmico-culturais nos locais para onde vo. Com a implantao de novas tecnologias e a globalizao, que muitas vezes busca estabelecer empresas onde o custo da mo de obra ou de insumos seja mais baixo, como se percebe na Europa nos dias de hoje, os administradores locais devem ter todo um planejamento estratgico que antecede a concesso das autorizaes para a implantao, vez que a vinda de novas empresas ao invs de ser um excelente negcio a mdio e longo prazo passam a ser uma dor de cabea, deixando atrs de s grandes problemas, principalmente sociais. Ressaltam-se os problemas envolvendo a sade pblica, o aumento da criminalidade e da prostituio, o aumento dos custos gerais produzidos pela crescente demanda, e que quando essa cessa a reduo dos custos no ocorre com a mesma velocidade e proporcionalidade. As empresas esto em contnua busca de mo de obra cada vez mais especializada. Os clientes cobram redues de custos cada vez maiores e os administradores locais, prefeitos, governadores ou presidentes, buscam auferir divisas dessas atividades. Ocorre muitas vezes que no local especfico para a implantao do empreendimento no h a mo de obra necessria e com a capacitao que se requer. As empresas, por outro lado, no podem dispender tempo de capacitao de pessoal e nem de preparo dos ambientes, em funo dos oramentos e cronogramas fixados que determinam uma data para o incio da produo. Retardar-se a produo o mesmo que retirar-se os resultados econmicofinanceiros. Na linguagem econmica tem-se o custo das oportunidades. Em razo disso, percebe-se que na maioria das vezes passa a ser atribudo aos moradores locais o exerccio das funes menos nobres, sendo as demais repassadas a trabalhadores migrantes, principalmente as funes gerenciais e operacionais, ou seja, aquelas com maior remunerao. Alm disso, os empreendimentos terminam trazendo srios problemas sociais, com o encarecimento dos custos locais, carncia de moradias, alteraes nas caractersticas urbanas das cidades ao redor, enfim, passam a existir vrias questes que, na maioria das vezes fogem ao controle dos legisladores locais. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma Matriz de Gesto onde so avaliados os principais aspectos negativos e positivos para a liberao dos empreendimentos, passando a ser um agente facilitador da Gesto das Cidades, podendo ser incorporado a uma Diretiva da Cidade ou a um Planejamento Urbano. Planos como este servem para ampliar os processos de transparncia dos legisladores para com seus cidados.

3 de 13

Periodicamente ocorrem movimentos dito migratrios onde a migrao se d dentro de uma mesma cidade, estado ou pas. Esses movimentos terminam por no representar aumentos populacionais aos pases. Ms h tambm aqueles onde as migraes so entre pases, como correu com a Nova Zelndia, Austrlia, Canad, entre outros, pases com baixo ndice populacional e que precisavam de mo de obra para poder crescer. Tanto em um quanto em outro caso as movimentaes de pessoas no se do em um mesmo tempo, ocorrem lentamente. O que preocupa os dirigentes locais o que se denomina de infraestrutura. Quando um local no possui a estrutura necessria capaz de absorver essas levas de mo de obra passa a ter um desequilbrio, pois, alm de ter a obrigao de cuidar das populaes existentes passa a ter a responsabilidade de atender a novas demandas populacionais. Outra questo que deve ser levada em considerao a que diz respeito riqueza do Pas. H migrantes que se estabelecem nos pases ricos com o nico objetivo de conseguir qualquer emprego para poder enviar dinheiro para suas famlias que residem em pases mais pobres. Essa transferncia de divisas boa para os pases mais endividados.

As migraes modernas2
Foi o desenvolvimento capitalista que colocou em circulao e remexeu populaes que com exceo das ligaes e dos comrcios limitados que caracterizaram de qualquer forma a economia pr-capitalista viviam essencialmente separadas e independentes umas das outras. Ian Goldin, em seu recente trabalho sobre migraes mundiais, remonta a essa poca o incio das grandes exploraes (Colombo, Cortz, Vasco da Gama) e fala de uma era das exploraes que liga entre elas as comunidades humanas em todo o mundo. Daqui vieram o mercantilismo, o capitalismo e as migraes modernas. Hania Zlotnik resumiu e comentou as teorias sobre as migraes internacionais comeando por Adam Smith, que era contra as limitaes dos deslocamentos de homens em vigor na Inglaterra do sculo XVIII. Esquematicamente: Zlotnik faz uma distino entre teorias macro (que so baseadas em fatores econmicos de push, ou seja, que empurram a populao e a fora de trabalho de um pas para outro, e de pull, que as atraem de um pas para outro) e teorias micro, que procuram explicar os fenmenos partir das escolhas econmicas individuais do migrante e de sua famlia. O propsito dessas teorias, que surgiram em grande nmero ao

Traduzido de Lotta Comunista, n 492, jul/ago 2011

4 de 13

longo dos ltimos trinta anos, seria o de prever quantidades e fluxos das migraes para poder administr-los mais facilmente. Podemos resumir como principais fatores atratores ou repulsores: Qualidade de Vida; Segurana Familiar; Oportunidades de Trabalho; Facilidades de Moradia; Lazer; Saneamento bsico, escolas, etc..

O caso do COMPERJ
O Complexo Petroqumico da Petrobras, em implantao no Estado do Rio de Janeiro um dos grandes e modernos exemplos de migraes internas e externas, pela magnitude do empreendimento de bilhes de dlares. Por ser um mega empreendimento, com a construo de duas refinarias e interesse de vrias empresas na construo de unidades de segunda gerao, criou-se um polo envolvendo onze municpios. Imediatamente aps a notcia do lanamento do empreendimento e da quantidade de pessoas que seria envolvida, da ordem de 200.000 pessoas, o custo dos imveis para alugar ou vender no entorno do local subiu exponencialmente. As reas livres existentes passaram a no mais ser negociadas, na expectativa de maiores lucros futuros. Foram criados inmeros cursos de capacitao, principalmente nas reas de montagem industrial e de soldas. Esse enorme fluxo populacional no ser o mesmo que ficar, no futuro, para operar as unidades, em torno de 20.000 pessoas, em todas as unidades. Assim, haver um supervit populacional muito grande. Afora isso, esses municpios tero muito pouco tempo para se estruturarem, em termos urbansticos e de saneamento bsico, afora as questes de sade, segurana e meio ambiente. Outra questo interessante que nesses empreendimentos os ganhos dos contratados so muitas vezes maiores do que os praticados nos municpios. Da passa a ocorrer um xodo de profissionais, se deslocando de seus empregos atuais para o novo empreendimento. Como resultado, tem-se o retardo das atividades que ocorriam antes do lanamento do novo empreendimento. Na cidade de Niteri, com aproximadamente 500.000 habitantes, junto cidade do Rio de Janeiro, somente nos anos de 2010/2011, havia mais de 80 empreendimentos habitacionais novos, com falta de mo de obra qualificada, de insumos, como concreto, por 5 de 13

exemplo, at de saneamento. Nessa poca se um empreendedor quisesse lanar um novo empreendimento compromissado com prazos curtos teria dificuldade de cumprir o cronograma de obras, j que o impacto do excesso de empreendimentos simultneos alterou todo o sistema de ofertas e procuras e de logstica, j que as fbricas de insumos no estavam preparadas para esse impacto. Nessa mesma poca, ocorreu a falta de estacas pr-moldadas de concreto centrifugado, de at 400mm de dimetro. Quando essas cidades foram planejadas no se previa que em algumas poderia ocorrer a duplicao do nmero de seus habitantes em meses apenas. O que pior, que no planejamento urbano, no se levava em considerao crescimentos dessa magnitude, capazes de provocar a paralizao dos servios pblicos pelo excesso de demanda, como o fornecimento de gua, o tratamento e descarte de efluentes slidos, lquidos e gasosos, o planejamento virio, a estrutura da segurana pblica, entre tantos fatores. O resultado final a de uma cidade com graves problemas do fluxo de veculos, problemas no abastecimento de gua e energia eltrica e no tratamento dos efluentes domsticos. Mais uma vez percebe-se que a velocidade de liberao e edificao de novos prdios sempre maior do que a preparao da infraestrutura urbana. Para os administradores essa uma questo crucial, pois que, de um lado h a necessidade da cidade crescer em termos de vigor financeiro, por outro lado, h a necessidade de se preparar a cidade para isso. As velocidades entre o crescimento populacional e o planejamento urbano das cidades so diferentes e assim no se tem o resultado esperado, com o surgimento de inmeros problemas, inclusive o da favelizao.

Reconhece-se que os investimentos so fruto de oportunidades que aparecem em um mercado competitivo. Todavia, o bom administrador deve estar atento para vrias questes. H investimentos: transitrios ou momentneos, deixando atrs de s a misria ou a pobreza; de empresas altamente poluidoras; de empresas exploradoras de recursos minerais, enfim, h investimentos que agregam valor cidade e outros que no. Nessa agregao de valor tem-se o crescimento dos nveis de escolaridade, qualidade de vida, lazer, entre tantos outros. At

6 de 13

mesmo por isso, cidades com essas caractersticas passam a ser atratoras de migrantes somente pelo fato de serem boas para morar. Retornando Lotta Comunista: Um fenmeno complexo como o da migrao, que consiste em bilhes de atos aparentemente apenas individuais, que tem enormes reflexos sociais e polticos em praticamente todos os pases do mundo, aqui reduzido s suas origens econmicas essenciais. A quantificao das migraes, tanto internas quanto externas s fronteiras nacionais e internacionais particularmente difcil. preciso, acima de tudo, fazer uma distino entre o estoque de imigrantes, ou seja, a fotografia da quantidade acumulada em um determinado ano, em um determinado pas ou regio, e os fluxos que constituem o filme dos movimentos reais, que so bidirecionais, circulares, transfronteirios, com uma taxa de retorno que pode chegar a 50%, se for avaliada a mdio e longo prazo e levando em conta a durao de vida dos migrantes individuais. Olhando o caso Comperj j citado, haver um balano dos migrantes. Uma parcela desses continuar no empreendimento fazendo vrias outras coisas distintas daquelas que os motivaram a viajar. O restante, ou estoque, consegue empregos na regio, podendo ganhar mais ou menos do que antes. Se o profissional no encontrar emprego no prprio empreendimento o buscar em outros locais. Se vier a ganhar menos seu padro de vida cair, obrigando-o a se adequar mudando para bairros menos caros. Quanto aos demais, a maioria prefere continuar e tentar algo a retornar. Para esses, o retorno uma derrota. Assim, passam a ter uma vida na marginalidade do processo, podendo ir morar em favelas que passam a ficar cada vez maiores. Destaca-se que, em empreendimentos de longa durao de implantao, acima de trs a quatro anos, famlias so constitudas ou ampliadas, fazendo com que o nmero daqueles que migraram para o local aumente. Um dos melhores exemplos do que cita-se aqui o crescimento que a cidade de So Paulo teve a partir da dcada de 20. A cidade passou a ser o eldorado de todos aqueles que queriam ter uma vida melhor. Desta maneira, houve um enorme fluxo migratrio do norte e do nordeste brasileiro para a cidade. O resultado foi no s a expanso territorial da cidade como tambm a sua desurbanizao, passando a ser uma metrpoles onde h imensos congestionamentos dirios, pois que a populao, de modo geral, termina por residir em local oposto ao do trabalho. Esse apenas um dos problemas levantados. Os urbanistas de hoje confirmam o crescimento descontrolado, filho do acaso, das cidades modernas. Marc Antrop reitera que a urbanizao est intimamente relacionada com a industrializao e o crescimento econmico. Clemens Zimmermann observa que nas novas aglomeraes urbanas, como o Lancashire [...] comeou a se delinear j em 1850 um fenmeno 7 de 13

comparvel ao das atuais megalpoles do Terceiro Mundo. Bernardo Secchi admite: Crescimento, desenvolvimento e transformao da cidade seriam [...] largamente independentes da reflexo e acima de tudo da ao de arquitetos, de urbanistas e das administraes. De acordo com Leonardo Benevolo, o conflito desastroso entre vida humana e ambiente construdo ainda no foi identificado e nem corrigido.3

Matriz Decisria
Uma matriz passa a ser decisria quando, alimentando-a com as informaes requeridas consegue-se obter os resultados desejados, que passam a ser decisrios nas escolhas e aprovao da implantao de projetos. Para que a Matriz possa ser aplicada torna-se necessrio que em seu preenchimento haja uma total clareza de objetivos e que esses no sejam interpretados por seus gestores, ou seja, sejam de respostas onde no exista a opo se. Desta maneira, as respostas passam a ser fechadas assinalando-se apenas um sim ou um no. Uma Matriz Decisria para a avaliao da implantao de um empreendimento industrial em uma cidade deve ser a mais transparente possvel, ou, como dito, que possibilite uma clara governana. Quando se trata de implantao de empreendimentos h sempre uma enorme corrente poltica, conduzida por aqueles que buscam se beneficiar, no momento presente ou futuro, dos resultados da implantao. No so raros os casos de gestores administrativos que, sabedores com antecedncia que haveria na localidade a implantao de um grande empreendimento, buscaram adquirir todos os terrenos venda nas proximidades. Assim, nesses momentos polticos onde o que mandatrio o ganho econmico-poltico dos governantes, a populao fica merc desses e sequer pode discutir as questes por no haver Foro especfico. Durante pocas de regimes polticos mais duros, reas imensas de muitos pases foram inundadas para a construo de hidreltricas, ou foram desmatadas para a implantao de empreendimentos, ou foram escavadas para a extrao dos recursos minerais, ou foram poludas por fbricas cujas matrias primas ou produtos finais eram poluentes txicos. Ainda hoje se questiona o assentamento de Usinas Nucleares como usinas limpas e no poluentes, notadamente em regies onde h terremotos e maremotos. O amadurecimento das populaes j possibilita que se faam anlises pblicas da implantao desses empreendimentos. Na rea de Meio Ambiente (Ambiente Natural), muitos

Traduzido de Lotta Comunista, n 493, setembro 2011

8 de 13

pases exigem a elaborao de estudos de impacto desses empreendimentos. Contudo, h desastres que no respeitam fronteiras e atingem os pases limtrofes da mesma maneira como atingem o local onde so instaladas. Quando ocorreu a exploso da Usina Nuclear de Chernobil em 26 de abri de 1986, quase que todos os pases da Europa foram atingidos, uns mais outros menos. Pelo efeito das exploses e pelo deslocamento dos ventos a radiao alastrou-se. Em 1976 uma exploso atingiu uma fbrica de pesticidas em Sveso, na Itlia, passando a ser esse um dos maiores acidentes ambientais, at ento, tendo motivado a primeira Diretiva Europeia sobre o assunto. Isso quer dizer que mesmo com todas as garantias que possam ser oferecidas e ao alcance do conhecimento humano, h sempre questes que possam passar despercebidas dos cientistas ou especialistas e que so capazes de causar problemas mltiplos em outros estados ou pases. Onde fica ainda hoje a Usina de Chernobil (Chernobyl) as ruas da cidade so desertas e os prdios abandonados. Em 3 de dezembro de 1984, a migrao de uma tecnologia ultrapassada, com as benesses dos administradores locais e a falta de investimentos em equipamentos de segurana conduziram a um dos maiores acidentes industriais que se tem em conta, com o vazamento de isocianato de metila, produto extremamente perigoso utilizado na produo de fertilizantes. Na ocasio, o municpio de Bhopal, com milhes de pessoas desempregadas e apenas uma indstria local, empregando pouco menos de 2.000 pessoas, permitiu a instalao de uma nova indstria que iria gerar um incremento de mais 700 pessoas empregadas. A indstria da Union Carbide j tinha estabelecido um plano de desativao de sua unidade nos EUA para transferi-la para a ndia. A fbrica existente foi totalmente desmontada e remontada. No dia do acidente, ocorrido de madrugada, uma grande nuvem de gs espalhou-se pela regio e produzindo vtimas, que mesmo aps quase 40 anos ainda no se tem como precisar exatamente. Os ltimos nmeros davam conta de cerca de 2 mil mortos, envenenando, segundo as autoridades, cerca de 320 mil pessoas. A cidade de 700 mil habitantes, capital do Estado de Madhya Pradesh, continua traumatizada. Em 2009 150 mil pessoas ainda sofriam com os efeitos do acidente e 50 mil pessoas estavam incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de sade. Apesar deste quadro a fbrica permanece abandonada desde a exploso txica enquanto que resduos perigosos e materiais contaminados ainda esto espalhados pela rea, contaminando solo e guas subterrneas, dentro e no entorno da antiga fbrica. interessante apresentar-se a questo sob essa tica porque alm das questes polticas e econmicas tambm h as questes tcnicas do empreendimento que devem ser observadas. Nos exemplos citados, disponveis em qualquer site de pesquisa, ocorreram falhas de equipamentos, humanas e de materiais, alm de falhas de processo. Isso demonstra o

9 de 13

quo importante para um municpio a correta avaliao e aceitao de instalao de um empreendimento. Na Matriz Decisria proposta no se debate a questo da tecnologia ou dos riscos envolvendo a operao da unidade, pois que esses devem ser fruto de anlise tcnica preliminar, ou seja, no se pode supor que uma empresa apresente uma proposta de implantao de um empreendimento que no tenha sido objeto de exaustiva anlise tcnica. Contudo, na concluso, apresenta-se um caso de uma indstria que transferiu suas obsoletas instalaes para uma cidade subdesenvolvida e, como resultado, ocorreu uma exploso, por falhas de operao, com milhares de mortos. O processo de indenizao arrasta-se at hoje passados quase 40 anos. Os pontos abordados so: a) Aspectos relativos ao Empreendimento Necessidade de investimentos para a implantao Necessidade de espaos fsicos para a implantao Prazo de incio de produo Auto sustentabilidade do empreendimento

b) Aspectos relativos ao Empreendedor Qualificao do Empreendedor Preocupao com questes de responsabilidade socioambientais Nveis de Certificao Parcerias Estratgicas

c) Aspectos relativos atividade de produo Caractersticas dos produtos Gerao de resduos Insumos Transporte de insumos e produtos

d) Aspectos Socioeconmicos Gerao de impostos e taxas Gerao de mo de obra Capacitao da mo de obra Nveis de terceirizao Na Matriz proposta, foram segmentados os itens e subitens e atribudos pontos variando de um a trs. Como o preenchimento feito pelo Municpio, a anlise sob sua tica. Assim, tomando como exemplo na prpria matriz o item (I) Aspectos relativos ao empreendimento, principalmente no que diz respeito necessidade de investimentos para a implantao do mesmo, verifica-se que o maior risco atribudo ao quesito onde informado que os recursos necessrios

10 de 13

para essa implantao so locais, ou seja, o municpio ter que se envolver nas negociaes com os scios locais, enquanto que o menor risco quando a empresa banca 100% seu empreendimento. O resultado final ser decidido pelo menor grau de risco para o Municpio.

Matriz Decisria
I) Aspectos relativos ao empreendimento I.1 Necessidade de investimentos para a implantao Recursos com a participao acionria local Recursos com participao acionria nacional 100% de recursos do empreendedor I.2 Necessidade de espaos fsicos para a implantao rea fornecida pelo governo municipal rea fornecida pelo Governo Federal rea adquirida pelo empreendedor I.3 Prazo de incio de produo Elevado prazo para o incio da produo Mdio prazo para o incio da produo Incio da produo quase que de imediato (em at seis meses) I.4 Auto sustentabilidade do empreendimento Empreendimento em fase de desenvolvimento de sistemas sustentveis Empreendimento com processos de sustentabilidade Empreendimento que aproveita ao mximo os recursos excedentes Total da avaliao do item II) Aspectos relativos ao Empreendedor II.1 Qualificao do Empreendedor Empreendedor em incio de atividades nesse segmento Empreendedor com razovel experincia nesse segmento Empreendedor com elevada experincia nesse segmento II.2 Preocupao com questes de responsabilidade socioambientais Empreendedor em fase de implantao de programas de sustentabilidade Empreendedor com experincia em sustentabilidade Empreendedor que pratica aes de sustentabilidade II.3 Nveis de Certificao Empreendedor em processo de certificao Empreendedor com certificao especfica Empreendedor com ampla certificao II.4 Parcerias Estratgicas Empreendimento sem parceiros estratgicos Empreendimento com parceiros estratgicos exclusivos Empreendimento com parceiros estratgicos locais Total da avaliao do item III) Aspectos relativos atividade de produo III.1 Caractersticas dos produtos Fabricao de componentes operacionais Fabricao de parte relevante do produto final Fabricao do produto final III.2 Gerao de resduos Resduo gerado para descarte local, txico Resduos gerados para descarte local, no incuo Resduo gerado, tratado e transportado para outro local III.3 Insumos Compra de insumos fora do local Compra de insumos parte no local Compra de insumos s no local Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

11 de 13

III.4 Transporte de insumos e produtos Prtica habitual de uso de diversos meios de transporte Empreendimento preocupado com meios de transporte Empreendimento que seleciona e controla meios de transporte Total da avaliao do item IV) Aspectos Socioeconmicos IV.1 Gerao de impostos e taxas Investimento com iseno de impostos Investimento com iseno parcial de impostos Investimento sem iseno de impostos IV.2 Gerao de mo de obra Mo de obra de migrantes Mo de obra de migrantes e local Mo de obra local e capacitada localmente IV.3 Capacitao da mo de obra Mo de obra capacitada fora do local Mo de obra capacitada parte no local Mo de obra capacitada localmente IV.4 Nveis de Terceirizao Elevado nvel de terceirizao extra gerencial Terceirizao de mo de obra operacional Baixo nvel de terceirizao Total da avaliao do item

Risco

Risco

Risco

Risco

Risco

Resumo
A implantao e a implementao de uma Matriz Decisria para avaliar o grau de atendimento aos anseios do municpio no uma das tarefas mais fceis, principalmente se entre os municpios existem acirradas contendas para oferecer-se a maior quantidade possvel de benefcios econmico fiscais, inclusive de terrenos e de gua, luz e fora e saneamento. Muitas vezes essas aes se mostram positivas j que os empresrios tm o objetivo de se fixar na regio. Contudo, h empresrios inescrupulosos que se aproveitam de todos os benefcios oferecidos para se enriquecer ainda mais, aproveitando-se de contratos mal formulados e sem clusulas de exigncias contratuais mais rigorosas. Assim, tambm pode se perceber empreendimentos que receberam elevadas somas de benefcios e sequer produziram. Em um primeiro momento os muncipes se beneficiam, pois passam a ter empregos e os recursos dai resultantes movem a economia local. Quando isso no ocorre, no segundo caso, os habitantes da regio so os maiores prejudicados, j que foi com os recursos de seus impostos que os empresrios inescrupulosos se beneficiaram. Essa questo econmico financeira, que no tem a devida publicidade para os muncipes, termina por prejudicar o processo de transparncia dos legisladores. fcil identificar que o contnuo trnsito de veculos pesados pode danificar a pavimentao das ruas. Da mesma maneira que tambm fcil verificar que o transporte contnuo de produtos perigosos pode um dia gerar um acidente. Um dos casos mais apropriados dessa falta de transparncia redundando em 12 de 13

prejuzos de toda a sorte para a populao local foi o episdio que culminou no acidente de Bhopal, na ndia, com milhares de mortos. Para a composio da Matriz empregaram-se quatro fatores, a ttulo de exemplificao de uma metodologia. Para tanto foram escolhidos os aspectos relativos a: ao empreendimento, ao empreendedor, atividade de produo e alguns aspectos socioeconmicos. Durante o preenchimento obter-se-o vrias notas que representaro os graus de riscos. Para o municpio a melhor escolha a que contempla o menor risco. Pode-se incrementar o processo de anlise ponderando-se os aspectos mais relevantes. Cada Municpio tm suas vocaes j estabelecidas e seus planejamentos urbanos. Assim, os melhores resultados dessas parcerias de implantao de empresas, que fatalmente causam processos migratrios, ou so fatores atratores para os processos migratrios, depender muito dessa relao Empreendimento versus Municpio, aqui denominado como um todo. Se ambos, Empreendimento e Municpio, no se preparam adequadamente, os resultados podem no ser os melhores, com maiores impactos aos residentes dos Municpios. A utilizao de meios de avaliao precoce dos riscos sejam esses devidos aos processos de produo ou do mau uso dos seus insumos pode causar graves consequncias aos habitantes das cidades. Assim, atravs de mecanismos ou meios simples de anlise dos riscos podem ser ampliados os nveis de segurana quanto implantao de empreendimentos em um municpio. O bom administrador deve buscar, antes de tudo, a transparncia total de suas aes.

13 de 13

You might also like