You are on page 1of 31

MANUAL DE BOAS PRTICAS PARA

Mod.015.01

PARTICIPAO EM PROCEDIMENTOS DE CONTRATAO PBLICA

Identificao do Documento 001 09 CA

Controlo de Verses
Verso 01 02 Autor DCP Ana Nair Ataz Aprovado por CA DCP Data 17-12-2009 14-02-2011 Criao Alterao dos AQ em vigor e atualizao das normas que alteraram o CCP Entrada em Vigor de CI e PECI, e concursos a decorrer (VE e VA) Entrada em vigor de EI Acordo ortogrfico Alterao

03 04 05
Mod.015.01

DCP Ana Nair Ataz Ana Nair Ataz Direco Direco Direco Direco

DCP DCP DCP Direco Direco Direco Direco

31-03-2011 02-08-2011 13-10-2011 Data Data Data Data Cdigo PGA:

06 07 08 09 Intranet:

ndice

1 2 3 4 5 6 7 8 9
Mod.015.01

Nota introdutria ......................................................................................... 4 Declarao relativa inexistncia de responsabilidade ................................ 5 O Sistema Nacional de Compras Pblicas ..................................................... 5 Os acordos quadro ....................................................................................... 6 Aspetos gerais dos procedimentos ............................................................... 8 Concurso limitado por prvia qualificao .................................................. 12 Concurso pblico ........................................................................................ 21 Os procedimentos de aquisio ao abrigo dos acordos quadro (call-offs) .. 28 Principais causas de excluso das candidaturas e das propostas em todas as

fases dos procedimentos .................................................................................. 29 10 Aes de formao para utilizao das plataformas eletrnicas ................. 30 11 Principal legislao e regulamentao nacional ......................................... 30

Nota introdutria
A criao da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E. (ANCP), traduziu a consagrao de uma soluo de natureza empresarial com vista organizao e modernizao das compras pblicas, assente nos objetivos de racionalizao e reduo da despesa pblica, obteno de economias de escala e poupanas, modernizao da administrao pblica e melhoria da competitividade entre os fornecedores do Estado. Para que os objetivos acima enunciados possam ser atingidos, essencial que os fornecedores de bens e os prestadores de servios compreendam o modelo de gesto das compras pblicas e a forma de dar cabal resposta s necessidades da Administrao Pblica. No quadro do Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP), que integra a ANCP, as Unidades Ministeriais de Compras (UMC), as entidades compradoras vinculadas e as entidades compradoras voluntrias, a contratao de bens e servios efetuada preferencialmente de forma centralizada, pela ANCP ou pelas UMC, atravs da celebrao de acordos quadro e da
Mod.015.01

contratao centralizada ao seu abrigo. A ANCP pretende, com o presente Manual, contribuir para a reduo do nmero de propostas que so excludas em concursos devido a falhas, essencialmente formais, dos concorrentes. A melhoria de qualidade das propostas traduzir-se- num benefcio para todos os intervenientes nos processos de formao dos contratos pblicos, contribuindo para promover uma concorrncia s, mais alargada entre os agentes econmicos interessados em fornecer bens ou em prestar servios Administrao Pblica. A metodologia adotada no presente Manual, para alm do enquadramento da figura do acordo quadro no contexto das compras pblicas, consistiu, com base na experincia adquirida pela ANCP de diversos concursos pblicos e concursos limitados por prvia qualificao, na enunciao de questes relativas s diferentes etapas dos procedimentos de formao dos acordos quadro ou surgidas na apresentao das candidaturas e propostas por parte dos interessados, privilegiando-se os tpicos e questes que maioritariamente determinaram o respetivo insucesso na participao nos procedimentos. Trata-se, em suma, de disponibilizar um guia prtico de contratao pblica, prioritariamente destinado aos fornecedores de bens e prestadores de servios interessados na celebrao de contratos pblicos, habilitando-os com uma ferramenta que permita dar uma melhor resposta na preparao das candidaturas e propostas no mbito de procedimentos de contratao pblica.
ANCP- Manual Concursos Pgina 4 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Declarao relativa inexistncia de responsabilidade


A ANCP preparou este Manual com o objetivo de contribuir para uma melhoria na apresentao, por parte das entidades interessadas, das candidaturas e propostas aos procedimentos de formao dos acordos quadro por si promovidos. Sem prejuzo do referido, a ANCP no assume qualquer responsabilidade relativamente informao disponibilizada neste Manual, uma vez que o mesmo constitudo por informao de carcter geral, necessariamente no exaustiva e completa, no assumindo, em caso algum, a natureza de um aconselhamento. A informao constante deste Manual no dispensa o conhecimento e cumprimento, por parte dos candidatos e concorrentes a qualquer concurso promovido pela prpria ANCP ou por qualquer das entidades que integram o Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP), das regras jurdicas aplicveis aos procedimentos de contratao pblica, no podendo qualquer informao, ou omisso, do presente Manual, servir para justificar a falta de cumprimento ou o incorreto cumprimento das normas jurdicas aplicveis.
Mod.015.01

O Sistema Nacional de Compras Pblicas

O Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP) tem por objetivo promover a aquisio, de forma centralizada, de bens mveis e de servios pelas entidades compradoras, mediante a interveno da ANCP e das UMC, sendo a figura do acordo quadro aquela que seguida para efeitos de seleccionar as entidades que, durante determinado perodo de tempo, ficam habilitadas a fornecer ao Estado os bens e servios de que este necessita.
ANCP- Manual Concursos Pgina 5 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

A ANCP, as UMC e as entidades compradoras so, assim, responsveis pela aquisio de bens e servios destinados a satisfazer necessidades transversais da Administrao Pblica, numa fatia que corresponde a cerca de 88% do total das aquisies de bens e servios do Estado, e esto subordinadas aos quatro grandes princpios comunitrios em sede de contratao pblica: igualdade, transparncia, proporcionalidade e reconhecimento mtuo.
Igualdade

Na formao dos contratos pblicos, devem proporcionar-se iguais condies de acesso e de participao dos interessados, concedendo-lhes as mesmas oportunidades e no fazendo quaisquer discriminaes entre eles.
Transparncia

O critrio de adjudicao e as condies essenciais do contrato que se pretende celebrar, devem estar definidos previamente abertura do procedimento de contratao e ser dados a conhecer a todos os interessados a partir da data daquela abertura.
Mod.015.01

Proporcionalidade

Na escolha do procedimento mais adequado ao interesse pblico, devem ser ponderados os custos e os benefcios decorrentes da sua utilizao, devendo, ainda, na tramitao procedimental, serem efetuadas as diligncias e praticados os atos que se revelem indispensveis prossecuo dos fins que se visam alcanar.
Reconhecimento mtuo

O princpio do reconhecimento mtuo, traduz o direito dos operadores econmicos de transacionar livremente os seus bens ou servios no mercado de qualquer outro Estado-membro da Unio Europeia, se aqueles tiverem sido produzidos, comercializados ou fornecidos legalmente no Estado-membro de origem, o que tem particular relevncia no domnio das regras e normas tcnicas, certificados e diplomas.

Os acordos quadro
Acordo quadro um contrato escrito a celebrar entre a ANCP ou as UMC e as entidades fornecedoras ou prestadoras de servios adjudicatrias, com vista a disciplinar, antecipadamente, as condies jurdicas, tcnicas e econmicas de aquisio futura de bens ou servios, ao longo de um determinado perodo de tempo.
ANCP- Manual Concursos Pgina 6 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Os acordos quadro pr-qualificam os fornecedores para realizarem vendas de bens e prestao de servios Administrao Pblica e estabelecem, atravs de um contrato pblico de aprovisionamento, as condies e requisitos que aqueles so obrigados a cumprir, em termos de preos, prazos, nveis de servio e qualidade do servio, entre outros aspetos. Mediante este instrumento, os fornecedores ficam qualificados para fornecer todos os organismos do Estado de acordo com as regras definidas no respetivo acordo quadro. Os novos acordos quadro orientam-se por princpios de racionalizao e reduo da despesa pblica, eficincia operacional, gerao de poupanas, promoo da competitividade e gerao de informao de gesto. Em conformidade com estes princpios, enquadram-se medidas que passam pelo estabelecimento de requisitos tcnicos, funcionais e de nveis de servios exigentes, capazes de aumentar a qualidade das aquisies da Administrao Pblica, assim como a incluso, nos cadernos de encargos, dos critrios de adjudicao para as aquisies a realizar ao abrigo dos acordos quadro celebrados pela ANCP. Ser depois ao abrigo destes acordos quadro que Ministrios, Direces-Gerais e Institutos
Mod.015.01

Pblicos, compraro os bens e servios de que necessitam, nos termos definidos nesses acordos quadro, sendo que, nessa altura, as condies de fornecimento podero ser ainda melhoradas, elevando o nvel de competitividade entre fornecedores, por um lado, e o potencial de poupanas a obter pelo Estado, por outro. A ANCP, como entidade gestora do Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP), vem promovendo a realizao de procedimentos de formao de acordos quadro nas categorias de bens e servios que satisfazem necessidades transversais da Administrao Pblica e que constam da Portaria n. 772/2008, de 6 de Agosto, com as alteraes introduzidas pela Portaria n. 420/2009, de 20 de Abril, a saber: Acordos quadro em vigor: Servio mvel terrestre Combustveis rodovirios Energia Plataformas eletrnicas de contratao Veculos automveis e motociclos

ANCP- Manual Concursos

Pgina 7 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Licenciamento de software Higiene e limpeza Mobilirio de escritrio Vigilncia e segurana Servio de voz e dados em local fixo Refeies confecionadas Seguro automvel Papel, Economato e Consumveis de Impresso Cpia e Impresso Equipamento informtico
Mod.015.01

Concursos a decorrer: Viagens, Transportes Areos e Alojamentos Veculos Eltricos

Aspetos gerais dos procedimentos


Para formao dos acordos quadro, pode ser adotado qualquer um dos tipos de procedimentos de contratao previstos no Cdigo dos Contratos Pblicos, sendo que, considerando objetivamente o valor estimado dos contratos a celebrar ao seu abrigo, no mbito do Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP), teria de ser sempre adotado o procedimento de concurso pblico ou de concurso limitado por prvia qualificao. No essencial, a principal distino entre os procedimentos de concurso pblico e de concurso limitado por prvia qualificao, a existncia, neste segundo, de uma primeira fase de apresentao de candidaturas e qualificao de candidatos, sendo que, apenas os candidatos qualificados sero convidados a apresentar, numa segunda fase, as suas propostas. O procedimento de contratao para formao de um acordo quadro inicia-se com a publicao do anncio, que se destina a dar publicidade ao concurso.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 8 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Como so conhecidos os concursos? Os anncios de abertura dos concursos so publicados: No Dirio da Repblica, em www.dre.pt; No Jornal Oficial da Unio Europeia, em www.publications.europa.eu; No Portal dos Contratos Pblicos, em www.base.gov.pt; No Site da ANCP, em www.ancp.gov.pt.

Devem, deste modo, ser consultados quaisquer dos stios da internet acima indicados, de modo a conhecer-se a publicao de anncios para formao de acordos quadro (bem como para a celebrao de outros contratos pblicos). Que informao contm os anncios? Os anncios contm, alm da definio do objeto do acordo quadro para ulterior fornecimento de
Mod.015.01

bens ou prestao de servios, os principais aspetos procedimentais, bem como as condies de participao, isto : - Requisitos que os interessados tm de preencher; - Capacidade econmica e financeira necessria; - Capacidade tcnica necessria. Tal informao habilita, ainda que preliminarmente, os interessados a avaliarem se possuem um objeto social, atividade principal ou complementar adequada ao fornecimento de bens ou prestao de servios em causa, bem como se tm a capacidade econmica, financeira e tcnica necessria para satisfao das condies de participao fixadas no concurso. Como se pode obter mais informao? A ANCP disponibiliza no seu site, em www.ancp.gov.pt, o programa de concurso e o caderno de encargos, os quais podem ser consultados por todos os interessados, com exceo dos anexos, que apenas so fornecidos aps inscrio no procedimento concursal na plataforma eletrnica de contratao pblica em que o mesmo se desenrole. O que consta do programa de concurso?

ANCP- Manual Concursos

Pgina 9 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

O programa de concurso fixa os aspetos procedimentais do concurso, definindo claramente o seu objeto, os prazos e toda a tramitao procedimental a que o mesmo deve obedecer. O programa de concurso indica, tambm, os requisitos a preencher pelos interessados para participarem no procedimento, bem como toda a documentao necessria. As normas do programa do concurso prevalecem sobre quaisquer indicaes constantes do anncio que sejam com elas desconformes. O que consta do caderno de encargos? O caderno de encargos a pea do procedimento que fixa as clusulas jurdicas e tcnicas a incluir no contrato pblico a celebrar. Este documento contm as especificaes tcnicas dos produtos ou servios a adquirir, bem como os nveis de servio exigidos, pelo que importa que sejam cautelosamente analisadas todas as exigncias que a so feitas.
Mod.015.01

Como deve um interessado decidir sobre a respetiva participao no procedimento? Aps a anlise das peas procedimentais, deve o interessado determinar e decidir se rene, ou no, as condies para participar no procedimento Nesta fase, o interessado deve assegurar que preenche todos os requisitos necessrios para participar no procedimento, uma vez que no pode omitir o cumprimento de qualquer deles ou estabelecer condies divergentes das fixadas para a sua observncia, sob pena de excluso. Assim, deve o interessado verificar se: - Satisfaz as condies de participao, tendo em conta os requisitos necessrios para apresentao de candidaturas e propostas, atravs de plataformas eletrnicas de contratao; - Possui capacidade para satisfazer os requisitos de capacidade tcnica e financeira exigidos nas peas do procedimento; - Pode apresentar todos os documentos solicitados, incluindo os documentos de habilitao; - Preenche os requisitos tcnicos e nveis de servio constantes do caderno de encargos; - Possui capacidade para cumprir os prazos, quer os relativos ao procedimento, quer os relativos execuo do contrato.
ANCP- Manual Concursos Pgina 10 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Dentro de princpios de boas prticas, s devem apresentar-se a concurso os interessados que concluam ser-lhes possvel o cumprimento integral dos requisitos fixados no programa de concurso e no caderno de encargos. Como pode o interessado inscrever-se no procedimento? A consulta online das peas procedimentais no habilita um interessado a participar nos concursos, o que ter de ser feito nas condies constantes nos respetivos anncios, atravs da inscrio em plataforma eletrnica, preenchimento das condies de participao e pagamento do custo das peas concursais e respetivos anexos, caso exigvel. Se, aps a anlise do programa de concurso e do caderno de encargos, o interessado considerar estarem reunidas as condies para participar no procedimento, e tiver interesse em o fazer, deve, ento, inscrever-se no mesmo, no portal definido pela ANCP no programa de concurso, seguindo as instrues constantes do anncio do concurso. Na sequncia da inscrio obtm, no referido portal, o modelo da minuta de Declarao de
Mod.015.01

Representao de Poderes, a qual, depois de preenchida, deve ser apresentada nas instalaes da ANCP, juntamente com o comprovativo do pagamento do preo fixado para as peas concursais indicado no programa de concurso, a ser efetuado mediante transferncia bancria. Aps esta apresentao, facultado o acesso aos documentos do concurso constantes da plataforma eletrnica, que permitem ao interessado apresentar a sua candidatura ou proposta. Quais os primeiros cuidados a ter aps a deciso de participar no procedimento? Aps a deciso de participar no procedimento, o interessado deve, desde logo, programar todas as atividades inerentes a essa participao. Como deve o interessado apresentar a candidatura e a proposta? As candidaturas e as propostas, bem como os documentos que as acompanham, devem ser apresentadas, atravs da plataforma eletrnica disponvel no portal definido pela ANCP at data e hora definidas no programa de concurso. Antes da introduo da candidatura e da proposta na plataforma eletrnica, o interessado deve fazer uma ltima verificao da conformidade da candidatura ou da proposta com todos os requisitos constantes das peas do procedimento.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 11 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Os documentos que constituem as candidaturas e as propostas so assinados eletronicamente, mediante a utilizao de certificado de assinatura eletrnica qualificada. O certificado de assinatura eletrnica qualificada emitido por entidades certificadoras integradas no Sistema de Certificao Eletrnica do Estado, e pode ser obtido a partir da prpria plataforma eletrnica. Deve ter-se presente que o programa de concurso e o caderno de encargos incluem anexos, os quais tm de ser preenchidos na sua totalidade, salvo indicao em contrrio no prprio anexo, sob pena de excluso da candidatura ou da proposta apresentadas. Os interessados devem prever o tempo necessrio para apresentar a candidatura ou a proposta e inserir os documentos que as acompanham na plataforma eletrnica, bem como para a sua assinatura eletrnica qualificada, em funo do tipo de acesso Internet de que dispe, uma vez que todo esse processo s permitido at data e hora limite referida no programa de concurso, sob pena de rejeio, por extemporaneidade.
Mod.015.01

de boa prtica comear a introduzir a candidatura ou a proposta na plataforma eletrnica, o mais tardar no dia anterior ao fim do prazo e, preferencialmente, at ao penltimo dia do prazo para a apresentao, por forma a prevenir eventuais transtornos causados por um aumento de fluxo da plataforma no ltimo dia do prazo, prevenindo, assim, quaisquer problemas de natureza tcnica que possam surgir no momento da apresentao da candidatura ou da proposta. Apenas nos casos em que ocorram problemas tcnicos na rede pblica, que impossibilitem a entrega tempestiva da candidatura ou da proposta na plataforma eletrnica, pode o interessado solicitar a prorrogao do respetivo prazo de entrega, o que sempre ter que ser justificado com prova adequada.

Concurso limitado por prvia qualificao

Como se desenvolve o procedimento de concurso limitado por prvia qualificao? O concurso limitado por prvia qualificao integra duas fases: (i) apresentao das candidaturas e qualificao dos candidatos; (ii) apresentao e anlise das propostas e adjudicao, devendo as entidades fornecedoras de bens / prestadoras de servios organizar as suas candidaturas / propostas tendo em ateno a metodologia e os princpios que melhor se adequam aos objectivos prosseguidos pelo procedimento concursal.
ANCP- Manual Concursos Pgina 12 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Como devem ser preparadas as candidaturas? Na preparao da apresentao das candidaturas na fase de qualificao, na qual os interessados tm de preencher os requisitos de capacidade tcnica e financeira fixados no programa de concurso, devem analisar-se com ateno todos os documentos que constituem as peas concursais, identificando os seus pontos-chave, designadamente: - Prazos; - Documentos requeridos para comprovao da capacidade tcnica e financeira; - Requisitos de qualificao. Aps leitura cuidadosa das peas concursais e da identificao dos seus elementos principais relativamente fase de qualificao, de toda a convenincia que seja elaborada pelos candidatos uma check-list, que acompanhar toda esta fase, s devendo esta considerar-se finalizada quando todos os seus itens se encontrarem corretamente preenchidos.
Mod.015.01

Apresenta-se de seguida um exemplo, meramente indicativo, de uma check-list, a ser adaptada relativamente a cada concurso: Procedimento Apresentao candidaturas Pedidos esclarecimento resposta das Data e Descrio hora limite para Responsabilidade Finalizao

apresentao da candidatura de Data e hora dos limite pedidos para de

e apresentao esclarecimento Data e hora

limite

para

as de

respostas

aos

pedidos

esclarecimento Requisitos qualificao de Requisitos tcnicos e financeiros constantes concurso Empresa Informao sobre a organizao e a direo Participaes sociais Nmero mdio de trabalhadores do programa de

ANCP- Manual Concursos

Pgina 13 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Informao financeira

Declaraes IES referentes aos 3 ltimos exerccios Peas contabilsticas fundamentais relativas aos 3 ltimos exerccios Outros (de acordo com o programa de concurso)

Informao tcnica

Declaraes de clientes Outros (de acordo com o programa de concurso)

Documentos

Documentos que acompanham a candidatura

Assinaturas

No

esquecer

que

todos

os

documentos devem ser assinados por pessoa com poderes para representar
Mod.015.01

candidato,

com

recurso a assinatura eletrnica qualificada

recomendvel que seja designado um nico responsvel pela coordenao da preparao da candidatura, sem prejuzo de aspetos pontuais deverem ser assegurados por departamentos especficos da empresa (departamento financeiro para preparao dos requisitos financeiros, etc.). Convm ainda assegurar sempre que o coordenador responsvel vai estar na empresa no momento da concluso e submisso da candidatura. Como podem ser pedidos os esclarecimentos? Nos termos fixados no programa de concurso, previsto o perodo para que os interessados apresentem pedidos de esclarecimentos relativamente s peas do procedimento: o primeiro tero do prazo para apresentao das candidaturas e das propostas (os quais tero que ser respondidos pelo Jri do Concurso at ao final do segundo tero daquele prazo). O programa de concurso fixa, de forma clara, as datas correspondentes a cada um daqueles prazos, sendo que, os esclarecimentos so pedidos atravs da plataforma eletrnica designada no programa de concurso.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 14 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Esta fase de particular importncia, uma vez que o sentido que vier a ser fixado pelo Jri do Concurso para os diversos artigos das peas concursais, vincula-o nas deliberaes a tomar no decurso do procedimento. Podem ser apresentados pedidos de esclarecimento nas duas fases do procedimento fase de qualificao e fase de apresentao das propostas havendo, por conseguinte, dois perodos para a sua apresentao. Nos esclarecimentos a solicitar, deve ter-se em ateno o seguinte: - Nesta fase, visa-se to s esclarecer aspetos relativos interpretao das peas concursais, no sendo destinada a responder a questes que extravasem aquele mbito como, por exemplo, questes relativas prpria ANCP ou opinies respeitantes aos critrios estabelecidos no concurso; - Os pedidos de esclarecimento devem ser colocados de forma objetiva e cuidada, de modo a permitir respostas o mais diretas possvel que, efetivamente, sirvam para fixar o sentido das peas
Mod.015.01

do concurso, beneficiando, assim, todas as partes envolvidas no procedimento. Como decidida a qualificao dos candidatos? Aps o termo do prazo fixado para a receo das candidaturas, o Jri do Concurso procede sua anlise para efeitos de qualificao dos candidatos, de acordo com os requisitos fixados no programa de concurso. Finda esta anlise, elaborado um Relatrio Preliminar propondo, fundamentadamente, a qualificao dos candidatos todos os que preencherem, na totalidade, os requisitos de capacidade tcnica e financeira fixados no programa de concurso - e as eventuais excluses a que haja lugar. Apenas neste momento, o Jri propor a excluso das candidaturas em relao s quais se verifique qualquer causa de excluso prevista na lei ou nos documentos do procedimento, mesmo aquelas em relao s quais, logo no momento da sua abertura, tenha sido evidente que as mesmas no poderiam ser objeto de anlise (ex: terem sido apresentadas depois do termo fixado para a sua apresentao). O Relatrio Preliminar enviado pelo Jri a todos os candidatos. Os candidatos podem pronunciar-se sobre o seu teor, no prazo que lhes for fixado, o qual no poder ser inferior a cinco dias.
ANCP- Manual Concursos Pgina 15 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

A que se destina esta fase? Esta fase designada por audincia prvia destina-se a possibilitar que os candidatos se pronunciem sobre o teor do Relatrio Preliminar. Durante esta fase, os candidatos podem aceder a quaisquer elementos das candidaturas apresentadas pelos outros candidatos, desde que esses elementos no tenham sido classificados como confidenciais. A pronncia deve cingir-se matria constante do Relatrio Preliminar e das deliberaes tomadas no seu mbito, por ser essa a nica matria a ponderar pelo Jri, devendo os candidatos abster-se de referir aspetos que no se contenham neste mbito.

Como emitida a deciso final sobre as candidaturas? Analisadas as pronncias dos candidatos em sede de audincia prvia, o Jri do Concurso
Mod.015.01

elabora um Relatrio Final, no qual tem que, obrigatoriamente, ponderar as observaes dos concorrentes, na medida em que estas versem sobre matria constante do Relatrio Preliminar. No Relatrio Final, o Jri do Concurso pode manter ou alterar as concluses do Relatrio Preliminar, tal se traduzindo, se for o caso e no essencial, na alterao da lista de candidatos qualificados, bem como pode ainda excluir candidaturas se, no decurso desta fase, verificar ter ocorrido alguma das causas de excluso previstas na lei e/ou nos documentos do procedimento. No caso de se verificar, nesta fase, qualquer alterao na lista de candidatos qualificados ou a excluso de qualquer candidatura, haver lugar a nova audincia prvia, no entanto restringida aos candidatos interessados, ou seja, aqueles que sejam afetados pelas alteraes ao Relatrio Preliminar. O Relatrio Final emitido pelo Jri do concurso, aps aprovao pela entidade adjudicante, constitui um anexo deliberao final desta sobre a qualificao dos candidatos. A deliberao da entidade adjudicante, com o Relatrio Final anexo, notificada a todos os candidatos. Como so os candidatos qualificados convidados a apresentar proposta? Com a notificao da deciso de qualificao, enviado aos candidatos qualificados um convite para a apresentao de propostas.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 16 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

No convite, que constitui uma pea do procedimento, incluem-se a indicao dos documentos que constituem a proposta, o prazo para a sua apresentao, a admissibilidade ou no da apresentao de propostas variantes e o modo de prestao da cauo, se esta for devida. Como pode um interessado reagir perante erros e omisses? At ao termo do quinto sexto do prazo fixado para apresentao das propostas, podem os interessados apresentar a lista de erros e omisses que identifiquem, apontando, de forma clara, expressa e inequvoca, os elementos do caderno de encargos que considerem estarem omissos, desconformes com o objeto do fornecimento de bens/prestao de servios ou que estabeleam condies inexequveis. Tal indicao deve ser precisa e clara, de modo a habilitar a uma deciso que sirva os interesses do concurso. Como se prepara a apresentao de uma proposta? O concorrente deve, na preparao da proposta, ter presente que todos os documentos que
Mod.015.01

constituem as peas concursais devem ser analisados com ateno, voltando a ler o programa de concurso e o caderno de encargos e identificando os seus pontos-chave, designadamente: - Prazo; - Documentos que acompanham a proposta; - Critrio de adjudicao; - Requisitos financeiros, tcnicos e nveis de servio constantes do caderno de encargos; - Documentos de habilitao; - Modo de prestao da cauo, se a ela houver lugar. Aps a leitura cuidadosa das peas concursais e da identificao dos seus elementos principais, de boa prtica elaborar uma check-list, que deve acompanhar toda a fase de elaborao da proposta, s devendo esta considerar-se finalizada quando todos os itens da check-list se encontrarem corretamente preenchidos. Apresentamos de seguida um exemplo, meramente indicativo, de uma check-list: Procedimento
ANCP- Manual Concursos

Descrio

Responsabilidade

Finalizao
Pgina 17 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Apresentao das Data propostas Pedidos esclarecimento resposta

hora

limite

para

apresentao da proposta de Data e hora de limite pedidos para de

e apresentao esclarecimento

Data e hora limite para resposta aos pedidos de esclarecimento Lista de erros e Data omisses e hora limite para

apresentao da lista de erros e omisses

Critrio adjudicao

de Preo mais baixo ou proposta economicamente mais vantajosa No segundo caso, fatores a ponderar

Documentos
Mod.015.01

Documentos que acompanham a proposta Documentos de habilitao

Cauo

Modo de prestao da cauo Valor

Preo

Estrutura do preo Preenchimento do anexo preo

Assinaturas

No esquecer documentos assinados poderes por para

que todos os devem pessoa ser com o a

representar recurso

concorrente,

com

assinatura eletrnica qualificada

tambm de boa prtica que o responsvel designado para a coordenao da fase de qualificao se mantenha como coordenador na fase de preparao da proposta. Como so analisadas e avaliadas as propostas? Aps o termo do prazo fixado para a receo das propostas, o Jri do Concurso procede sua anlise e avaliao de acordo com os critrios fixados no programa de concurso.
ANCP- Manual Concursos Pgina 18 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Finda a avaliao, elaborado um Relatrio Preliminar, propondo, fundamentadamente, a adjudicao e a ordenao das propostas apresentadas, com base nos critrios fixados no programa de concurso, e as eventuais excluses a que haja lugar. Apenas neste momento o Jri propor a excluso das propostas em relao s quais se verifique a existncia de qualquer causa de excluso, legal ou prevista nos documentos do procedimento, mesmo aquelas em relao s quais, logo no momento da sua abertura, tenha sido evidente que as mesmas no poderiam ser objeto de anlise e avaliao (por exemplo, por terem sido apresentadas depois do termo do prazo fixado para a sua apresentao). O Relatrio Preliminar enviado pelo Jri a todos os concorrentes para, querendo, sobre o mesmo se pronunciarem, em prazo nunca inferior a cinco dias, abrindo-se, assim, a chamada fase de Audincia Prvia. A que se destina esta fase? Esta fase destina-se a possibilitar que os concorrentes se pronunciem sobre o teor do Relatrio
Mod.015.01

Preliminar. Durante esta fase, qualquer concorrente pode aceder a quaisquer elementos das propostas apresentadas pelos outros concorrentes, desde que esses elementos no tenham sido classificados como confidenciais. A pronncia deve cingir-se matria constante do Relatrio Preliminar e das deliberaes tomadas no seu mbito, por ser essa a nica matria a ponderar pelo Jri, devendo o concorrente abster-se de referir aspetos que no se contenham neste mbito. Como emitida a deciso de adjudicao? Analisadas as pronncias dos concorrentes em sede de audincia prvia, o Jri do Concurso elabora um Relatrio Final, mantendo ou modificando o teor e as concluses do Relatrio Preliminar. Essas alteraes podem respeitar classificao atribuda aos concorrentes ou ordenao das suas propostas, sendo ainda permitido ao Jri propor a admisso de novas propostas em funo da anlise das pronncias ou a excluso de propostas, nos casos em que se verifique, no decurso desta fase, existir alguma das causas de excluso previstas na lei e/ou nos documentos do procedimento.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 19 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

No caso de se verificar, nesta fase, qualquer alterao da ordenao das propostas ou a excluso de quaisquer propostas, haver lugar a nova audincia prvia, no entanto restrita ao(s) concorrentes interessados, ou seja, aqueles que sejam afetados por eventuais alteraes ao Relatrio Preliminar. O Relatrio Final emitido pelo Jri do concurso, aps aprovao pela entidade adjudicante, constitui um anexo deliberao final desta sobre a adjudicao e ordenao das propostas. A deliberao da entidade adjudicante, com o Relatrio Final anexo, notificada a todos os concorrentes. Juntamente com a notificao da deliberao de adjudicao e ordenao das propostas, ser fixado um prazo aos adjudicatrios para apresentao dos documentos de habilitao fixados no programa de concurso e para a prestao da cauo, se a ela houver lugar, no modo e valor definidos no convite apresentao de propostas. Que devem os adjudicatrios fazer aps serem notificados da deciso de adjudicao?
Mod.015.01

Devem, no prazo fixado, proceder apresentao dos documentos de habilitao e prestar cauo, se esta tiver lugar. Deve notar-se, porm, que de boa prtica que os concorrentes adjudicatrios no comecem a tratar da obteno dos documentos de habilitao, ou da cauo, s aps terem sido notificados para tal, mas, pelo menos, desde a notificao do Relatrio Preliminar, se este apontar no sentido de seleo das propostas dos concorrentes em causa. Com efeito, podendo ocorrer demoras na emisso dos documentos de habilitao solicitados ou na obteno da cauo, aconselha-se que o cumprimento desta obrigao seja objeto de tratamento atempado, evitando assim a existncia de documentos em falta ou emitidos de forma incorreta, ou atrasos na obteno de garantia bancria ou outra forma de cauo. Como prestada a cauo? A cauo prestada por depsito em dinheiro ou em ttulos emitidos ou garantidos pelo Estado, ou mediante garantia bancria ou seguro-cauo. Quais as consequncias da no apresentao dos documentos de habilitao, da sua apresentao incorreta ou da no prestao de cauo, no prazo fixado?

ANCP- Manual Concursos

Pgina 20 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

A exigncia de rigor em todas as fases do concurso tem aqui uma particular relevncia, devendo ter-se em especial ateno quais os documentos que so solicitados no programa do procedimento e a sua forma, bem como o modo de prestao da cauo. Quaisquer dvidas devem ser, desde logo, objeto de pedido de esclarecimento na respetiva fase. De resto, a especial ateno que esta fase requer prende-se, essencialmente, com trs fatores: - A cominao para a falta de apresentao de documentos de habilitao ou a sua apresentao incorreta, ou falta de prestao de cauo: caducidade da adjudicao relativamente ao concorrente faltoso; - A menos que tenha sido expressamente previsto pela entidade adjudicante, no programa do procedimento, um prazo adicional para suprimento de irregularidades destetadas nos documentos de habilitao entregues, no existe nenhuma fase que permita a admisso condicional de candidatos ou concorrentes, pelo que a falta de um documento de habilitao ou a sua apresentao de forma incorreta, tm como consequncia, inevitvel, a caducidade da adjudicao em relao ao concorrente faltoso;
Mod.015.01

- A no apresentao de quaisquer documentos de habilitao pelo adjudicatrio, ou a sua apresentao incorreta, constituir contraordenao muito grave, punvel com coima de 2.000 a 3.700 ou de 7.500 a 44.800, consoante seja aplicada a pessoa singular ou coletiva, qual pode ser acumulada a sano acessria de privao do direito de participar, como candidato, como concorrente ou como membro de agrupamento, em qualquer procedimento adotado para a formao de contratos pblicos.

Concurso pblico
Concursos pblicos so procedimentos em que qualquer operador econmico interessado pode apresentar uma proposta. Como se desenvolve o procedimento de concurso pblico? O concurso pblico comporta apenas a fase de apresentao das propostas, sem prejuzo de poderem ser fixadas regras especficas relativas capacidade tcnica e financeira exigida aos concorrentes. Como se podem pedir esclarecimentos?

ANCP- Manual Concursos

Pgina 21 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Nos termos fixados no programa de concurso, vem previsto um perodo para que os concorrentes apresentem pedidos de esclarecimentos ao Jri do Concurso, relativamente s peas do procedimento: o primeiro tero do prazo para apresentao das propostas. Os esclarecimentos tero de ser respondidos at ao final do segundo tero daquele prazo. O programa de concurso fixa, de forma clara, as datas correspondentes a cada um daqueles prazos. Esta fase de particular importncia, uma vez que o sentido que vier a ser fixado pelo Jri do Concurso para os diversos artigos das peas concursais vincula-o nas deliberaes a tomar no decurso do procedimento. Nos esclarecimentos a solicitar deve ter-se em ateno o seguinte: - Nesta fase, visa-se to s esclarecer aspetos relativos interpretao das peas concursais, no sendo destinada a responder a questes que extravasem aquele mbito como, por exemplo, questes relativas prpria ANCP ou opinies respeitantes aos critrios estabelecidos no
Mod.015.01

concurso; - Os pedidos de esclarecimento devem ser colocados de forma objetiva e cuidada, de modo a permitir respostas o mais diretas possvel que, efetivamente, sirvam para fixar o sentido das peas do concurso, beneficiando, assim, todas as partes envolvidas no procedimento. Como pode um interessado reagir perante erros e omisses? At ao termo do quinto sexto do prazo fixado para apresentao das propostas, podem os interessados apresentar a lista de erros e omisses que identifiquem, apontando, de forma clara, expressa e inequvoca, os elementos do caderno de encargos que considerem estarem omissos, desconformes com o objeto do fornecimento de bens / prestao de servios ou que estabeleam condies inexequveis. Tal indicao deve ser precisa e clara, de modo a habilitar a uma deciso que sirva os interesses do concurso. Como preparar a apresentao de uma proposta? Na preparao da proposta deve o concorrente, desde logo, ter presente que todos os documentos que constituem as peas concursais devem ser analisados com ateno, e ser identificados os seus pontos-chave, designadamente:
ANCP- Manual Concursos Pgina 22 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

- Prazos; - Documentos que acompanham as propostas; - Critrio de adjudicao; - Requisitos financeiros, tcnicos e nveis de servio constantes do caderno de encargos; - Documentos requeridos para comprovao da capacidade tcnica e/ou financeira, se tais critrios forem exigidos no programa de concurso; - Documentos de habilitao; - Modo de prestao da cauo, se a ela houver lugar. Aps a leitura cuidadosa das peas concursais e da identificao dos seus elementos principais, de boa prtica elaborar uma check-list, que deve acompanhar toda a fase de elaborao da proposta, s devendo esta considerar-se finalizada quando todos os itens da check-list se encontrarem corretamente preenchidos.
Mod.015.01

Apresentamos de seguida um exemplo, meramente indicativo, de uma check-list:

Procedimento Apresentao da Data proposta Pedidos e

Descrio hora limite para

Responsabilidade

Finalizao

apresentao da proposta de Data e hora limite para

esclarecimento e apresentao dos pedidos de resposta esclarecimento Data e hora limite para a resposta aos pedidos de

esclarecimento Lista de erros e Data omisses e hora limite para

apresentao da lista de erros e omisses

Critrio adjudicao

de Preo mais baixo ou proposta economicamente vantajosa mais

ANCP- Manual Concursos

Pgina 23 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

No segundo caso, fatores a ponderar Documentos Documentos acompanham as propostas Documentos comprovao cumprimento de para dos requisitos que

tcnicos e/ou financeiros Documentos de habilitao Cauo Modo de prestao da cauo Valor Preo Estrutura do preo Preenchimento preo Assinaturas
Mod.015.01

do

anexo

No esquecer que todos os documentos devem ser

assinados por pessoa com poderes para representar o concorrente, com recurso a assinatura qualificada eletrnica

Como so analisadas e avaliadas as propostas? Aps o termo do prazo fixado para a receo das propostas, o Jri do Concurso procede sua anlise e avaliao de acordo com os critrios fixados no programa de concurso. Finda a avaliao, elaborado um Relatrio Preliminar propondo, fundamentadamente, a ordenao das propostas apresentadas, com base nos critrios fixados no programa de concurso e as eventuais excluses a que haja lugar. Apenas neste momento o Jri propor a excluso das propostas em relao s quais se verifique a existncia de qualquer causa de excluso, legal ou prevista nos documentos do procedimento, mesmo aquelas em relao s quais, logo no momento da sua abertura, tenha sido evidente que

ANCP- Manual Concursos

Pgina 24 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

as mesmas no poderiam ser objeto de anlise e avaliao (por exemplo, por terem sido apresentadas depois do termo do prazo fixado para a sua apresentao). O Relatrio Preliminar enviado pelo Jri a todos os concorrentes para sobre o mesmo se pronunciarem, em prazo nunca inferior a cinco dias, abrindo-se, assim, a chamada fase de Audincia Prvia. A que se destina esta fase? Esta fase destina-se a possibilitar que os concorrentes se pronunciem sobre o teor do Relatrio Preliminar. Durante esta fase, os concorrentes podem aceder a quaisquer elementos das propostas apresentadas pelos outros concorrentes, desde que esses elementos no tenham sido classificados como confidenciais. A pronncia deve cingir-se matria constante do Relatrio Preliminar e das deliberaes tomadas no seu mbito, por ser essa a nica matria a ponderar pelo Jri, devendo o concorrente
Mod.015.01

abster-se de referir aspetos que no se contenham neste mbito. Como emitida a deciso de adjudicao? Analisadas as pronncias dos concorrentes em sede de audincia prvia, o Jri do Concurso elabora um Relatrio Final, mantendo ou modificando o teor e as concluses do Relatrio Preliminar. Essas alteraes podem respeitar classificao atribuda aos concorrentes ou ordenao das suas propostas, sendo ainda permitido ao Jri propor a admisso de novas propostas em funo da anlise das pronncias ou a excluso de propostas, nos casos em que se verifique, no decurso desta fase, existir alguma das causas de excluso previstas na lei e/ou nos documentos do procedimento. No caso de se verificar, nesta fase, qualquer alterao da ordenao das propostas ou a excluso de quaisquer propostas, haver lugar a nova audincia prvia, no entanto restringida aos concorrentes interessados, ou seja, aqueles que sejam afetados por eventuais alteraes ao Relatrio Preliminar. O Relatrio Final emitido pelo Jri do concurso, aps a sua aprovao pela entidade adjudicante, constituir um anexo deliberao final desta sobre a adjudicao e ordenao das propostas. A
ANCP- Manual Concursos Pgina 25 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

deliberao da entidade adjudicante, com o Relatrio Final anexo, notificada a todos os concorrentes. Juntamente com a notificao da deliberao de adjudicao e ordenao das propostas, ser fixado um prazo aos adjudicatrios para apresentao dos documentos de habilitao fixados no programa de concurso e para a prestao da cauo, se a ela houver lugar, no modo e valor definidos nos documentos do procedimento. Que deve um adjudicatrio fazer aps ser notificado da adjudicao? Os adjudicatrios devem, no prazo fixado, proceder apresentao dos documentos de habilitao e prestar cauo, se esta tiver lugar. Note-se, porm, que boa prtica que os concorrentes adjudicatrios no comecem a tratar da obteno dos documentos de habilitao, ou da cauo, s aps terem sido notificados para tal, mas, pelo menos, desde a notificao do Relatrio Preliminar, se este apontar no sentido da seleo das propostas dos concorrentes em causa.
Mod.015.01

Com efeito, podendo ocorrer demoras na emisso dos documentos de habilitao solicitados ou na obteno da cauo, aconselha-se que o cumprimento desta obrigao seja objeto de tratamento atempado, evitando assim a existncia de documentos em falta ou emitidos de forma incorreta, ou atrasos na obteno da garantia bancria ou de outro tipo de cauo. Documentos de habilitao: Documentos comprovativos, ou disponibilizao de acesso para a sua consulta online, de que se encontra nas seguintes situaes: i) Situao regularizada relativamente a contribuies para a segurana social em Portugal ou, se for o caso, no Estado em que sejam nacionais ou no qual se situe o seu estabelecimento principal, nos termos da alnea d) do artigo 55. do CCP; ii) Situao regularizada relativamente a impostos devidos em Portugal ou, se for o caso, no Estado em que sejam nacionais ou no qual se situe o seu estabelecimento principal, nos termos da alnea e) do artigo 55. do CCP; Certificado de registo criminal, para efeitos de celebrao de contratos pblicos, de todos os titulares dos rgos sociais da administrao, direo ou gerncia que se encontrem

ANCP- Manual Concursos

Pgina 26 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

em efetividade de funes, destinado a comprovar que no se encontram em nenhuma das situaes previstas nas alneas b) e i) do artigo 55. do CCP; Certificado de inscrio em lista oficial de fornecedores que revele a titularidade das habilitaes adequadas e necessrias execuo das prestaes objeto do contrato / acordo quadro a celebrar ou, no caso de no estar inscrito, certificado de inscrio no Registo Nacional de Pessoas Coletivas, com todas as inscries em vigor; Certido do registo comercial, com todas as inscries em vigor, ou disponibilizao do cdigo de acesso para a sua consulta online, nos termos previstos no n. 2 do artigo 83. do CCP, no n. 5 do artigo 75. do Cdigo do Registo Comercial e no artigo 17. da Portaria n. 1416-A/2006, de 19 de Dezembro, para identificao dos titulares dos rgos sociais de administrao, direo ou gerncia que se encontrem em efetividade de funes; Outros documentos especficos de cada procedimento de formao de contratos pblicos ou de acordos quadro e constantes do respetivo programa de concurso. Como prestada a cauo?
Mod.015.01

A cauo prestada por depsito em dinheiro ou em ttulos emitidos ou garantidos pelo Estado, ou mediante garantia bancria ou seguro-cauo. Quais as consequncias da no apresentao dos documentos de habilitao, da sua apresentao incorreta ou da no prestao de cauo, no prazo fixado? A exigncia de rigor em todas as fases do concurso tem aqui uma particular relevncia, devendo ter-se em especial ateno quais os documentos que so solicitados no programa de procedimento e a sua forma, bem como o modo de prestao da cauo. Quaisquer dvidas devem ser, desde logo, objeto de pedido de esclarecimento na respetiva fase. De resto, a especial ateno que esta fase requer prende-se, essencialmente, com trs fatores: - A cominao para a falta de apresentao de documentos de habilitao ou a sua apresentao incorreta, ou falta de prestao de cauo: caducidade da adjudicao relativamente ao concorrente faltoso; - A menos que tenha sido expressamente previsto pela entidade adjudicante, no programa de procedimento, um prazo adicional para suprimento de irregularidades detestada nos documentos de habilitao entregues, no existe nenhuma fase que permita a admisso condicional de candidatos ou concorrentes, pelo que a falta de um documento de habilitao ou a sua
ANCP- Manual Concursos Pgina 27 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

apresentao de forma incorreta, tm como consequncia, inevitvel, a caducidade da adjudicao em relao ao concorrente faltoso; - A no apresentao de quaisquer documentos de habilitao pelo adjudicatrio, ou a sua apresentao incorreta, constituir contraordenao muito grave, punvel com coima de 2.000 a 3.700 ou de 7.500 a 44.800, consoante seja aplicada a pessoa singular ou coletiva, qual poder ser acumulada a sano acessria de privao do direito de participar, como candidato, como concorrente ou como membro de agrupamento, em qualquer procedimento adotado para a formao de contratos pblicos.

Os procedimentos de aquisio ao abrigo dos acordos quadro (calloffs)


Uma vez celebrado o acordo quadro, as entidades compradoras medida que caream de fazer aquisies iro enviar, a todos os cocontratantes do acordo quadro que renam as condies necessrias para a execuo das prestaes objeto dessas aquisies, um convite para
Mod.015.01

apresentao de propostas. importante notar que os aspetos principais da execuo destes contratos j se encontram previamente definidos no caderno de encargos de formao do prprio acordo quadro, incluindo o critrio de adjudicao, pelo que os convites especificaro apenas alguns aspetos particulares do fornecimento de bens ou da prestao de servios em causa, de acordo com as regras definidas no Caderno de Encargos do acordo quadro. Importa, por conseguinte, na preparao da proposta, que tenha tambm presente, para alm do convite em causa, o que sobre esta matria vem disposto no caderno de encargos de formao do acordo quadro. Enquanto cocontratante no acordo quadro, o fornecedor de bens ou o prestador de servios est obrigado a responder aos convites efetuados pelas entidades compradoras e no pode apresentar condies mais onerosas do que as que constam daquele acordo. Em contrapartida, as entidades adjudicantes no so obrigadas a celebrar contratos ao abrigo dos acordos quadro, pois podem no ter necessidades aquisitivas a satisfazer durante o perodo de vigncia daqueles.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 28 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

As propostas a apresentar nesta sede, no essencial, tm de respeitar os preos mximos, produtos, requisitos tcnicos e nveis de servio constantes do acordo quadro, no podendo ser apresentadas alteraes, sob pena de excluso da proposta. Quando expressamente previsto no caderno de encargos relativo ao acordo quadro, a entidade adjudicante, nesta caso a ANCP, pode solicitar aos cocontratantes a atualizao das caractersticas dos bens ou dos servios a adquirir ao abrigo do acordo quadro, permitindo que as mesmas possam ser modificadas ou substitudas por outras, desde que se mantenha o tipo de prestao e os objetivos das especificaes fixadas no procedimento de formao do acordo quadro e desde que tal se justifique em funo da ocorrncia de inovaes tecnolgicas. Note-se, ainda, que o incumprimento do acordo quadro, quer por no apresentao de proposta na sequncia dos convites dirigidos pelas entidades compradoras, quer por apresentao de condies mais onerosas do que as previstas no acordo quadro, pode justificar a resoluo do acordo quadro relativamente ao cocontratante que assim proceda.

Mod.015.01

Principais causas de excluso das candidaturas e das propostas em todas as fases dos procedimentos
A experincia da ANCP na realizao de procedimentos para formao de acordos quadro permite identificar as principais causas que tm conduzido excluso de candidaturas e propostas ou caducidade da adjudicao e que so, sumariamente, as seguintes: a) Entrega das candidaturas ou de propostas fora de prazo; b) No preenchimento integral, excetuando casos em que, expressamente, tal preenchimento possa ser optativo, dos anexos ao programa de concurso e ao caderno de encargos; c) Estabelecer condies nos anexos ao programa de concurso e ao caderno de encargos, na parte em que se fixam requisitos de verificao obrigatria. O interessado tem que assumir o seu integral cumprimento, no podendo, por isso, estabelecer quaisquer condies; d) Falta de documentos ou apresentao de documentos que no correspondem ao solicitado (sobretudo na fase de habilitao); e) Nos call-offs procedimentos de aquisio ao abrigo dos acordos quadro, a apresentao de produtos ou servios diferentes ou com um preo superior aos constantes do acordo quadro.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 29 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Todas estas situaes tm como cominao a excluso das candidaturas e das propostas, ou a caducidade da adjudicao, deciso vinculada porque resultante da prpria lei e/ou dos documentos do procedimento concursal, sendo vedado ANCP adotar quaisquer outras medidas. Por conseguinte, deve dispensar-se uma especial ateno a estes pontos, de modo a evitar a excluso de propostas ou candidaturas.

Aes de formao para utilizao das plataformas eletrnicas


Para uma correta apreenso das exigncias que decorrem do recurso s plataformas eletrnicas para efeitos de apresentao das candidaturas e propostas, os concorrentes podem participar nas aes de formao de utilizao das plataformas eletrnicas promovidas pela ANCP e divulgadas no seu site: www.ancp.gov.pt

Principal legislao e regulamentao nacional


Mod.015.01

O novo paradigma em que passaram a assentar as compras pblicas em Portugal decorre de, nos ltimos anos, terem sido publicados diversos diplomas, alguns deles em transposio de Diretivas Comunitrias, dos quais se destacam os seguintes: Cdigo dos Contratos Pblicos (aprovado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de Janeiro, alterado pela Lei n. 59/2008, de 11 de Setembro, pelo Decreto-Lei n. 223/2009, de 11 de Setembro, pelo Decreto-Lei n. 278/2009, de 2 de Outubro e pelo Decreto-Lei n. 131/2010, de 14 de Dezembro) Regula, entre outras matrias, a formao dos contratos pblicos, definindo os procedimentos que decorrem desde o momento em que tomada a deciso de contratar at celebrao do contrato. Decreto-Lei n. 143-A/2008, de 25 de Julho - Estabelece os termos a que deve obedecer a apresentao e receo de propostas, candidaturas e solues, atravs de plataformas eletrnicas, no mbito do Cdigo dos Contratos Pblicos. Portaria n. 701-A/2008, de 29 de Julho Aprova os modelos de anncio de procedimentos prcontratuais previstos no Cdigo dos Contratos Pblicos a publicitar no Dirio da Repblica. Portaria n. 701-F/2008, de 29 de Julho Regula a constituio, funcionamento e gesto do portal nico da Internet dedicado aos contratos pblicos (Portal dos Contratos Pblicos).

ANCP- Manual Concursos

Pgina 30 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

Portaria n. 701-G/2008, de 29 de Julho Define os requisitos e condies a que deve obedecer a utilizao de plataformas eletrnicas de contratao pelas entidades adjudicantes na fase de formao dos contratos pblicos e estabelece as regras de funcionamento das mesmas. Decreto-Lei n. 37/2007, de 19 de Fevereiro - Procede definio do Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP) e cria a Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E. (ANCP), com as funes de entidade gestora do SNCP e gestora do Parque de Veculos do Estado (PVE). Portaria n. 772/2008, de 6 de Agosto (alterada pela Portaria n. 420/2009, de 20 de Abril) - Define as categorias de bens e servios cujos acordos quadro e procedimentos de aquisio so celebrados e conduzidos pela ANCP. Regulamento n. 330/2009, de 30 de Julho - Estabelece a disciplina aplicvel ao Sistema Nacional de Compras Pblicas (SNCP), definindo o modo de funcionamento em rede, a organizao dos processos de trabalho e a articulao das relaes funcionais entre a Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E. (ANCP), as unidades ministeriais de compras (UMC) e as entidades compradoras, designadamente o controlo interno do sistema.
Mod.015.01

Uma relao mais exaustiva dos diplomas, nacionais e comunitrios, aplicveis contratao pblica, bem como a legislao relacionada com as unidades ministeriais de compras, designadamente os despachos de centralizao das aquisies, pode ser encontrada no site da ANCP, em www.ancp.gov.pt.

ANCP- Manual Concursos

Pgina 31 de 31

Esta informao Restrita ou Confidencial, no podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prvio consentimento da Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E.

You might also like