You are on page 1of 48

Academia do Concurso Pblico

Curso Preparatrio para o Concurso IBAMA - 2009

Conceitos Bsicos sobre Recursos Hdricos

Prof. Dr. Eduardo Prata Vilanova

Conceitos Bsicos
A gua um mineral presente em toda a Natureza, nos estados slido, lquido e gasoso. Cerca de 70% da superfcie da terra e coberta por gua

Recursos Hdricos

um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos fsicos do ciclo hidrolgico

Recursos Hdricos

A gua recebe, dilui e transporta esgotos domsticos, efluentes industriais e resduos das atividades rurais e urbanas. Na maioria das vezes consegue assimilar esses despejos, regenerando-se pelo emprego de processos fsicos, qumicos e biolgicos. No entanto, e com muita freqncia, verifica-se a concentrao de populaes humanas, de indstrias, de atividades agrcolas e socioeconmicas fazendo uso excessivo da capacidade hdrica das bacias, de regies hidrogrficas e dos aqferos subterrneos.

Recursos Hdricos

Sob essas condies, a gua passa a ser escassa, o que leva gerao de conflitos entre seus diversos tipos de usos e usurios. Nas regies semi-ridas a escassez resulta das baixas disponibilidades hdricas e das irregularidades climticas.

As secas trazem enormes problemas imensa populao brasileira das regies semiridas, causam pobreza, desnutrio e xodo para as grandes cidades.
Recursos Hdricos

Nas regies midas, devido sua contaminao, a gua se torna indisponvel para os usos mais exigentes quanto aos padres de qualidade, dando origem tambm escassez.

As enchentes, agravadas pelo desmatamento e pela impermeabilizao do solo urbano, so responsveis por prejuzos econmicos e sociais incalculveis e pelos riscos sade e qualidade de vida dos habitantes das reas assoladas.

Recursos Hdricos

A poluio e a contaminao da gua so as principais causas da incidncia de enfermidades, em especial nas populaes de baixa renda no atendidas pelos sistemas de abastecimento de gua potvel e de coleta e disposio de esgotos sanitrios. As doenas de veiculao hdrica causam o maior nmero de internaes hospitalares e nomeiam grande parte dos ndices de mortalidade infantil.

Recursos Hdricos

A utilizao econmica fez com que a gua passasse a ser reconhecida como um recurso hdrico, semelhante aos recursos minerais quando utilizados economicamente.

Por outro lado, a escassez da gua est fazendo com que se torne no mais um bem livre, abundante e disponvel a todos, mas um recurso parco, cuja utilizao deve ser objeto de pagamento pelos usurios.

Recursos Hdricos

A DECLARAO DE DUBLIN SOBRE RECURSOS HDRICOS E DESENVOLVIMENTO, 1992

A escassez e o desperdcio da gua doce representam sria e crescente ameaa ao desenvolvimento sustentvel e proteo do meio ambiente. A sade e o bem-estar do homem, a garantia de alimentos, o desenvolvimento industrial e o equilbrio dos ecossistemas estaro sob risco se a gesto da gua e do solo no se tornar realidade, na presente dcada, de forma bem mais efetiva do que tem sido no passado.

Recursos Hdricos

Qualidade de gua

Hidrologia
Hidrologia a cincia que trata da gua na Terra, sua ocorrncia, circulao e distribuio, suas propriedades fsico-qumicas e sua relao com o meio ambiente, incluindo sua relao com a vida

Recursos Hdricos

Qualidade de gua
A qualidade da gua mensurada atravs de uma srie de parmetros fsicos, qumicos e biolgicos Estes parmetros so obtidos atravs do uso de aparelhos especficos ou testes de laboratrio Os parmetros analisados sero escolhidos de acordo com a finalidade do estudo a ser realizado e das caractersticas ambientais do corpo dgua A obteno de informaes integradas sobre um reservatrio depende basicamente do estudo das interaes que ocorrem entre os fatores biticos e abiticos que regem o funcionamento desse ecossistema Estas interaes esto vinculadas a uma escala temporal, refletindo um comportamento dinmico e as vezes imprevisvel, intrnseco a cada ambiente

Recursos Hdricos

Parmetros Fsico Qumicos


Variveis Climatolgicas:
Os aspectos climatolgicos de uma regio influencia diretamente o corpo dgua,

provocando sensveis alteraes no seu metabolismo. Ex. Chuvas podem aumentar a turbidez, ventos podem ressuspender os nutrientes do fundo.

Precipitao: Aporte de guas da chuva no corpo dgua. Medida com pluvimetro.

Temperatura: Temperatura da atmosfrica junto a massa dgua. Medida com termmetro.

Radiao Solar: Quantidade de luz solar que incide sobre massa dgua. Medica com luxmetro

Recursos Hdricos

Variveis Hidrolgicas: Radiao solar sub-aqutica: Quantidade de luz absorvida pela massa dgua. Mediada com Quanta meter

Turbidez: Profundidade em que a luz penetra na massa dgua. Medida com disco de Secchi

Temperatura: Temperatura nas diferentes profundidades da massa dgua. Medida com termmetros ou termostors

Recursos Hdricos

xignio dissolvido OD: A determinao do oxignio dissolvido de fundamental importncia para avaliar as condies naturais da gua e detectar impactos ambientais como eutrofizao e poluio orgnica. A determinao do oxignio dissolvido na gua pode ser feita atravs do mtodo "Winkler" ou eletromtrico

Recursos Hdricos

pH e Alcalinidade: pH (potencial hidrogeninico) usado universalmente para expressar o grau de acidez ou basicidade de uma soluo s guas superficiais possuem um pH entre 4 e 9 Geralmente um pH muito cido ou muito alcalino est associado presena de despejos industriais A determinao do pH feita utilizando-se peagmetro digital.

A alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem de neutralizar (tamponar) cidos a ele adicionados A alcalinidade determinada atravs da titulao.
Recursos Hdricos

Condutividade eltrica: A condutividade eltrica a capacidade que a gua possui de conduzir corrente eltrica, este parmetro est relacionado com a presena de ons dissolvidos na gua A condutividade eltrica pode contribuir para possveis reconhecimentos de impactos ambientais que ocorram na bacia de drenagem ocasionados por lanamentos de resduos industriais, minerao, esgotos, etc A determinao da condutividade pode feita utilizando-se um condutivmetro digital

Recursos Hdricos

Demanda Biolgica do Oxignio (DBO) e Demanda Qumica do Oxignio (DQO): A Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), corresponde quantidade de oxignio consumida na oxidao biolgica utilizada para exprimir o valor da poluio produzida por matria orgnica oxidvel biologicamente Essa demanda pode ser suficientemente grande, para consumir todo o oxignio dissolvido da gua, o que condiciona a morte de todos os organismos aerbios de respirao subaqutica. O teste de Demanda Qumica de Oxignio (DQO) corresponde quantidade de oxignio consumida na oxidao orgnica (biolgica) e inrgnica (oxidao de metais) A vantagem sobre a DBO o tempo de teste, realizado em poucas horas, enquanto o teste de DBO requer no mnimo 5 dias (perodo de incubao). Ambos os testes so realizados atravs de analise de depleo de oxignio utilizando o mtodo Winkler
Recursos Hdricos

Material em Suspenso: Material em suspenso o material particulado no dissolvido, encontrado suspenso no corpo dgua, composto por substncias inorgnicas e orgnicas Sua principal influncia na diminuio na transparncia da gua, impedindo a penetrao da luz Os valores para o material em suspenso podem ser obtidos atravs da filtragem da gua com a utilizao de filtros especiais e posterior anlise espectrofotomtrica.

Recursos Hdricos

Compostos Nitrognio e Fsfatados As guas naturais, em geral, contm nitratos em soluo guas poludas podem conter quantidades variveis de compostos mais complexos, ou menos oxidados, tais como: compostos orgnicos quaternrios, amnia e nitritos. Em geral, a presena destes denuncia a existncia de poluio recente, uma vez que essas substncias so oxidadas rapidamente na gua. Os compostos de fsforo so um dos mais importantes fatores limitantes vida dos organismos aquticos Despejos orgnicos, especialmente esgotos domsticos, bem como alguns tipos de despejos industriais, podem enriquecer as guas com esse elemento Os compostos nitrogenados e principalmente os fosfatados so os principais responsveis pela eutrofizao de uma massa dgua A presena de compostos nitrogenados e fosfatados so realizados atravs de testes colorimtricos especficos ou atravs de espectrometria de massa

Recursos Hdricos

Recursos Hdricos

Parmetros Biolgicas
Coliformes As massas dgua so, normalmente, habitadas por vrios tipos de bactrias As bactrias tem um papel fundamental na decomposio e ciclagem de nutrientes guas poludas possuem tipos de bactrias no nativas que podem ou no causar doenas s humanos e animais que as consumirem Um grupo importante, dentre elas, o grupo das bactrias coliformes. As bactrias coliformes no causam doenas, elas colonizam do interior do intestino auxiliando a nossa digesto. Cerca de 200 bilhes de coliformes so eliminados por dia por pessoa em media

Recursos Hdricos

So importantssimos na avaliao da qualidade da gua: se guas recebem esgotos, fatalmente recebero coliformes (bioindicador) As fezes de pessoas doentes podem transportar para gua e para o solo organismos patognicos A quantidade de coliformes (fecais e totais) avaliada atravs de culturas de bactrias e mensurada atravs de contagem de unidades formadoras de colnias (UFC)

Recursos Hdricos

Clorofila: A quantidade de clorofila em uma massa dgua expressa indiretamente a quantidade de fitoplncton na mesma Uma alta taxa de clorofila representa uma grande biomassa fitoplanctnica, indicando que possivelmente a massa dgua analisada esteja com algum nvel de eutrofizao A clorofila e quantificada atravs de espectrofotometria.

Recursos Hdricos

Bioindicadores: Vrias espcies de animais, plantas e microorganismos podem atuar como bioindicadores de qualidade da gua A anlise da qualidade da gua atravs de bioindicadores e feita atravs da anlise da abundncia e/ou biomassa da espcie bioindicadora, ou atravs de acumulao de poluentes nos seus tecidos (espcies bioacumuladoras) Atravs da utilizao de bioindicadores possvel avaliar vrios tipos de poluio aqutica (orgnica, leos e graxas, qumica, trmica, metais pesados, etc.)

Recursos Hdricos

http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf

Recursos Hdricos

Poluio da gua

Principais fontes de poluio da gua:

Esgoto domstico: Matria orgnica, leos, saponceos e detergentes.

Efluentes industriais: Matria orgnica, produtos qumicos e aquecimento

Agricultura: Matria orgnica, fertilizantes e defensivos agrcolas

Lixo: Matria orgnica, Resduos slidos e chorume

Recursos Hdricos

Principais medidas/sistemas de controle de efluentes liquidos:

A medida mais eficaz de controle da poluio da gua a implantao de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domsticos e industriais. Na falta de sistemas coletivos de esgotamento, tm sido usadas solues tipo fossa / sumidouro, podem se tornar fontes de poluio de mananciais subterrneos e superficiais. Na implantao de sistemas de coleta e tratamento de esgotos, deve-se escolher criteriosamente os corpos receptores para os efluentes tratados. O grau de tratamento a ser aplicado aos esgotos depender das capacidades de depurao dos corpos d'gua receptores.

Recursos Hdricos

Os processos de tratamento de esgoto podem ser agrupados nos seguintes nveis: Tratamento preliminar: Remoo de slidos grosseiros (grade) Remoo de areia (caixa de areia) Tratamento primrio: Decantao de slidos Remoo de lodo (decantador primrio) Digesto do lodo (digestor) Secagem do lodo (leitos de secagem, adensamento, desidratao). Tratamento secundrio: Remoo da matria orgnica (tratamento biolgico) Decantao do lodo (decantador secundrio) Eliminao de microrganismos patognicos (desinfeco). Tratamento tercirio: Remoo de: nutrientes, microrganismos patognicos

metais

pesados,

compostos

no

biodegradveis,

Recursos Hdricos

Coleta e Destino Adequado do lixo: As prticas corretas de coleta e tratamento e/ou disposio final do lixo constitui medida de controle da poluio da gua. Chorume: lquido resultante da decomposio dos resduos mais a gua infiltrada a partir de precipitaes, o qual tem alta demanda de oxignio. Em aterros sanitrios, devem ser executados drenos para o chorume, o qual deve ser tratado antes do lanamento em recursos hdricos. Controle da utilizao de fertilizantes e agrotxicos: Deve-se evitar a utilizao desses produtos qumicos em reas prximas aos recursos hdricos Disciplinamento do uso e da ocupao do solo: A qualidade da gua de um manancial depende dos usos e atividades que se desenvolvem em sua bacia hidrogrfica.c
Recursos Hdricos

Controle da Eroso do Solo A eroso do solo resulta no carreamento de partculas do mesmo para os corpos d'gua, alterando a sua qualidade (turbidez, principalmente) e provocando o assoreamento Reuso da gua A reutilizao de guas residuais pode ser considerada como uma medida de controle da poluio, pois, com a adoo de tal prtica, evita-se o lanamento de esgotos nos corpos d'gua. Afastamento das Fontes de Poluio Algumas fontes de poluio devem situar-se a distncias adequadas de mananciais superficiais e subterrneos, como medida preventiva de controle da poluio. Modificaes no Processamento Industrial Uma forma de reduzir a carga poluidora de indstrias promover alteraes no processamento, de modo a diminuir a produo de despejos e eliminar ou minimizar a quantidade de poluentes.
Recursos Hdricos

Bacias Hidrogrficas
Bacias hidrogrficas: Bacia hidrogrfica a rea definida topograficamente, delimitada pelos divisores de guas (linhas que unem os pontos de cotas mais elevadas), drenada por um curso dgua ou por um sistema conectado de cursos dgua, tal que toda vazo efluente seja descarregada por uma simples sada.

Recursos Hdricos

As bacias hidrogrficas so as unidades bsicas de qualquer trabalho/estudo sobre recursos hdricos

Recursos Hdricos

Recursos Hdricos

Grandes bacias hidrogrficas e regies hidrogrficas brasileiras

Recursos Hdricos

Usos dos Recursos Hdricos


Os setores usurios das guas so os mais diversos, com aplicao para inmeros fins (usos mltiplos). Uso consuntivo: quando a gua captada do manancial superficial ou subterrneo e somente parte dela retorna ao reservatrio natural Abastecimento domstico Abastecimento industrial Irrigao

Recursos Hdricos

Uso no consuntivo: Onde toda a gua captada retorna ao manancial de origem. Gerao de energia eltrica Navegao fluvial Recreao Harmonia paisagstica Aqicultura Assimilao e transporte de esgoto e resduos lquidos Preservao da biota aqutica Melhorias climticas.

Recursos Hdricos

Gesto e manejo de bacias hidrogrficas

Manejo de bacias hidrogrficas a administrao dos recursos naturais de uma rea de drenagem, primariamente voltado para a produo e proteo da gua, incluindo o controle de eroso, enchentes e a proteo dos aspectos estticos associados com a presena da gua.

O manejo de bacias tem como objetivos bsicos: Tornar compatvel a produo com a preservao ambiental Concentrar esforos das diversas instituies presentes nas vrias reas de conhecimento, a fim de que todas as atividades econmicas desenvolvidas dentro da bacia sejam realizadas de forma sustentvel e trabalhadas integradamente

Recursos Hdricos

O manejo correto de bacias hidrogrficas envolve a elaborao de diversos diagnsticos: Diagnstico fsico-conservacionista Diagnstico scio-econmico Diagnstico ambiental Diagnstico da vegetao Diagnstico da gua Diagnstico da fauna Diagnstico do solo

Recursos Hdricos

A partir destes diagnsticos elaborado um plano de manejo integrado visando o uso sustentvel dos recursos da bacia hidrogrfica.
Zoneamento de usos Medidas corretivas Planejamento para utilizaes futuras

Recursos Hdricos

Lei no 9.433/97 Poltica Nacional de Recursos Hdricos


Fundamentos: A Conferencia Internacional sobre gua e Meio Ambiente (Dublin 92) lanou as bases para as discusses sobre preservao e uso dos recursos hdricos. Foi tema importante da Rio 92 Mas recentemente foi matria da Conferncia de Bonn (Dublin +10) A lei 9433/97 instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos tendo como base os seguintes fundamentos: A gua um bem de domnio pblico: A gua um bem ambiental difuso, bem jurdico indisponvel e fundamental de uso comum do povo, nem de domnio pblico (governamental) e nem sucetvel de qualquer tipo de apropriao privada

Recursos Hdricos

A gua um recurso natural llimitado, dotado de valor econmico: A lei dispe sobre o valor econmico que a gua passa a ter, sendo, portanto, uma mercadoria, com regime jurdico especfico. ... em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais: Aqui deve-se entender a priorizao do uso da gua para consumo humano ... a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar usos multiplos das guas: preciso considerar o conjunto das necessidades e distribuir a gua em funo dos diversos usos ... a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao do Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) e atuao do Sistema Nacional de Gesto dos Recursos Hdricos (SHGRH) ... a gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do poder pblico, dos usurios e da comunidade: Incluir no plano de gesto todas as esferas do poder pblico (federal, estadual e municpios) assim como os usurios da gua e a populao como um todo
Recursos Hdricos

Objetivos: ... assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos ... a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel ... a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais

Recursos Hdricos

Diretrizes: A gesto sistemtica dos recursos hdricos, sem dissociao dos aspectos de qualidade e quantidade Adequao da gesto dos recursos hdricos s diversidades fsicas, biticas, demogrficas, econmicas, sociais e culturais das diversas regies do pas A integrao da gesto dos recursos hdricos com a gesto ambiental A articulao do planejamento de recursos hdricos com o dos setores usurios e com o planejamento regional, estadual e nacional A articulao da gesto dos recursos hdricos com o uso do solo A integrao da gesto das bacias hidrogrficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras

Recursos Hdricos

Instrumentos: Os planos de recursos hdricos: Os planos de recursos hdricos so planos diretores que visam a fundamentar e orientar a implementao da PNRH e o gerenciamento dos recursos hdricos. Diagnstico da situao atual dos recursos hdricos Anlise de alternativas de crescimento demogrfico, de evoluo de atividade produtivas e de modificaes dos padres de ocupao do solo Balano entre disponibilidades e demandas futuras dos recursos hdricos, em quantidade e qualidade, com identificao de conflitos potenciais Metas de racionalizao de uso, aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos recursos hdricos disponveis Prioridades para a outorga de direitos de uso dos recursos hdricos Diretrizes e critrios para a cobrana pelo uso dos recursos hdricos Propostas para a criao de reas sujeitas a restrio de uso, com vistas proteo dos recursos hdricos c
Recursos Hdricos

Enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo usos preponderantes da gua: Visa assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinados e diminuir os custos de combate poluio das guas, mediante aes preventivas permanentes

Recursos Hdricos

A outorga do direitos de uso dos recursos hdricos: Assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direito de acesso gua Cobrana pelo uso de recursos hdricos: Reconhecer a gua como bem econmico, incentivar a racionalizao do uso da gua e obter recursos financeiros para os planos de recursos hdricos Compensaes a municpios Sistema de informaes dobre recursos hdricos

Recursos Hdricos

Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hdricos Coordenara a gesto integrada das guas Arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hdricos Implementar a PNRH Planejar, regular e controlar o uso, a preveno e a recuperao dos recursos hdricos Promover a cobrana pelo uso dos recursos hdricos

Recursos Hdricos

Recursos Hdricos

You might also like