You are on page 1of 17

CHARLES SANDERS PEIRCE

Dont wish your life was easier, wish you were better. Dont wish for less problems, wish for more skills. Dont wish for less challenges, wish for more wisdom.
Jim Rohn

PEIRCE
Charles Sandres Peirce (1839-1914)
Pragmatismo Faneroscopia Categorias Signo

o pragmatismo

Peirce uma das principais referncias do pragmatismo norte-americano, um movimento do pensamento que responde necessidade de encontrar respostas novas para os novo problemas do jovem continente. Mas em Peirce, o pragmatismo assume uma dimenso cientfica e lgica. Este pragmatismo ficaria associado ao nome de William James, amigo de Peirce que seguiria de perto as suas ideias, para ambos da sucesso de experincias que as ideias tiram a sua significao e no de qualquer substncia intrnseca s coisas. Na gnese do pensamento cientifico, encontra-se a ideia peirciana de que a verdade provisria: uma proposio s verdadeira na medida que funciona e enquanto funcionar. A verdade para Peirce uma crena, provisria, at que uma melhor explicao seja fornecida. Ento para Peirce, a pragmtica a disciplina destinada a dar conta dos processos de validao das nossas crenas, fundadas na indagao de experincia fenomenal (dos fenmenos, a que chama antes fanerons), realidade de tudo o que presente ao esprito.

a faneroscopia

Preocupado em fundar em terreno slido as nossas certezas, Peirce adopta uma fenomenologia realista. A noo de fenmeno central. Mas para destinguir a sua teorizao da fenomenologia de Husserl, prope antes o termo grego phaneron, e assim a phaneroscopia. A phaneroscopia a descrio do phaneron. Por phaneron, entendo a totalidade colectiva de tudo aquilo que, de qualquer maneira e em qualquer sentido que seja, est presente ao esprito, sem considerar de nenhuma maneira se isso corresponde a algo de real ou no. Se me perguntarem: presente quando e ao esprito de quem, respondo que deixo estas questes sem resposta, nunca tendo tido a menor dvida de que estes traos do phaneron que encontrei no meu esprito estejam presentes desde sempre e a todos os espri-tos. A cincia da phaneroscopia tal como eu a desenvolvi at aqui ocupa-se dos elementos formais do phaneron (Collected Papers - 1.284).

as categorias

Os fanerons aparecem-nos segundo trs modos de ser: so o ser da possibilidade quali-tativa positiva, o ser do facto actual e o ser da lei que governar os factos no futuro (Collected Papers 1.23). A estes trs modos de ser d Peirce o nome respectivamente de firstness, secondness e thirdness, o que hbito traduzir por primeiridade, segundidade e terceiridade.

as categorias

A Primeiridade o modo de ser do que tal como , positiva-mente e sem referncia ao que quer que seja de diferente. A Segundidade o modo de ser do que tal como em relao a um segundo, mas sem considerao de um terceiro qualquer que ele seja.

A Terceiridade o modo de ser do que tal como , pondo em relao reciproca um segundo e um terceiro (Collected Papers 8.32S).
Estas trs categorias so os quadros puros, meramente formais, lgicos, do pensamento, dotados de uma existncia prvia, independentes de qualquer vivncia do sujeito, imunes a qualquer interferncia psicolgica.

semitica

A semitica de Peirce abrange a totalidade do conhecimento e confunde-se com a lgica, enquanto doutrina formal dos signos. A semitica extravasa o tradicional campo lingustico e assume-se como uma pansemitica. A preocupao ao definir esta disciplina era fundamentalmente a determinao das categorias lgicas do pensamento, e daqui que se parte para uma teorizao do signo, ligada compreenso da sua natureza relacional, explcita nesta definio:

signo

Um signo, ou representamen, uma coisa qualquer que est para algum em lugar de outra coisa qualquer sob um aspecto ou a um ttulo qualquer. Dirige-se a algum, isto , cria no esprito desta pessoa um signo equivalente ou talvez um signo mais desenvolvido. A este signo que ele cria dou o nome de interpretante do primeiro signo.

Este signo est em lugar de qualquer coisa: do seu objecto. Est em lugar deste objecto, no sob todos os aspectos, mas em refe-rncia a uma espcie de ideia a que por vezes tenho dado o nome de fundamento do representamen
(Coltected Papers, 2.228).

signo
Esta concepo tridica do signo original: a relao entre um representamen ou veculo do signo, o objecto para que este remete e o interpretante que concebemos por esta relao. Graficamente, podemos representar assim estas trs dimenses do signo:
OBJECTO

REPRESENTAMEN

INTERPRETANTE

sintctica, semntica, pragmtica

Esta trplice relao acaba por criar trs dimenses e subdisciplinas da semitica a que Charles Morris viria a chamar Sintctica (dos representamen), Semntica (dos objectos) e Pragmtica (dos interpretantes). Temos ento uma filosofia continuista, realista e pragmatista. Continuista por considerar a realidade como um processo criativo e contextualista. Realista pois considera reais as coisas presentes no esprito (independentemente de serem fantasiosas ou palpveis), opondo-se ao nominalismo: Pragmatista, uma vez que procedemos identificao das coisas devido aos efeitos que elas produzem.

tipos de signo

Combinao das 3 categorias com os 3 elementos do signo

1 st ness
Representamen Qualisgno

2 nd ness
Sinsigno

3 th ness
Legisigno

Objecto
Interpretante

cone
Rema

ndice
Dicisigno

Smbolo
Argumento

tipos de signo
Representamen

Qualissigno uma qualidade que um signo; s signo quando fiscalizado (embodied), mas no a fiscalizao que o caracteriza como signo. Sinsigno (Sin= aquilo que uma vez s, como em singular) coisa ou evento realmente existente que um signo; envolve um ou mais qualissignos. Legissigno uma lei que um signo. um tipo geral, e no um objeto singular. um prottipo, diramos em termos de design que se manifesta e se significa por corporificaes concretas, chamadas rplicas. Mas a rplica um sinsigno, pois toda rplica um objeto singular, tal como acontece com as palavras ou com os produtos fabricados em srie.
Pignatari, Semitica & literatura

tipos de signo
Objecto cone (escala de correspondncia: primeiridade, sintaxe, qualissigno, possibilidade) um representame que, em virtude de qualidades prprias, se qualifica em relao a um objeto, representando-o por traos de semelhana ou analogia, e de tal modo que novos aspectos, verdades ou propriedades relativos ao objeto podem ser descobertos ou revelados. H cones degenerados, representames icnicos, que Peirce denomina hipocones, classificando-os em trs tipos: Imagens, Diagramas e Metforas. ndice (escala de correspondncia: secundidade, semntica, sinsigno, existente) signo que se refere ao Objeto designado em virtude de ser realmente afetado por ele. Tendo alguma qualidade em comum com o objeto, envolve tambm uma espcie de cone, mas o fato de sua ligao direta com o objeto que o caracteriza como ndice, e no os traos de semelhana. H cones degenerados, j convencionalizados: um nome prprio, um pronome pessoal. Smbolo (escala de correspondncia: terceiridade, nvel pragmtico, legissigno, lei ou pensamento) signo que se refere ao Objeto em virtude de uma conveno, lei ou associao geral de idias. Atua por meio de rplicas. Implica idia geral. Envolve um ndice, embora de natureza peculiar, como foi observado acima a respeito do sinsigno. A palavra o smbolo por excelncia.
Pignatari, Semitica & literatura)

tipos de signo
Representamen

Rema (escala de correspondncia: primeiridade, sintaxe, qualissigno, cone, possibilidade) signo, para o seu interpretante, de uma possibilidade qualitativa; termo ou funo proposicional que representa tal ou qual espcie de objeto possvel, destituda da pretenso de ser realmente afetada pelo objeto ou lei qual se refere. Dicissigno ou Signo Dicente (escala de correspondncia: secundidade, semntica, sinsigno, ndice, existente) signo, para seu interpretante de existncia real. uma proposio ou quaseproposio envolvendo um Rema. Argumento (escala de correspondncia: terceiridade, nvel pragmtico, legissigno, smbolo, lei) Signo para seu interpretante de uma lei, de um enunciado,de uma proposio-enquantosigno. Ou seja, o objeto de um Argumento, para o seu interpretante, representado em seu carter de signo; esse objeto uma lei geral ou tipo. Envolve um Dicissigno.
Pignatari, Semitica & literatura)

Textos de Peirce
The Fixation of Belief (ingls) http://ubista.ubi.pt/~comum/peirce-charles-fixation-belief.html http://www.peirce.org/writings/p107.html

A fixao da crena (portugus) http://ubista.ubi.pt/~comum/peirce-charles-fixacao-crenca.html

How to Make Our Ideas Clear (ingls) http://www.peirce.org/writings/p119.html

Como tornar as nossas ideias claras (portugus) http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-peirce-how-to-make.html

On a New List of Categories (ingls) http://www.peirce.org/writings/p32.html

Sobre uma Nova Lista de Categorias (portugus) http://bocc.ubi.pt/pag/peirce-charles-lista-categorias.html

textos sobre Peirce


Peirce - Pragmatismo, Semitica y Realismo - Guido Vallejos (em Espanhol) http://rehue.csociales.uchile.cl/publicaciones/moebio/05/frames08.htm La semiotica de C. S. Peirce y la tradicin lgica - Wenceslao Castaares (em Espanhol) http://arje.hotusa.org/lenguaje3.htm La creatividad en Charles Sandres Peirce - Sara F. Barrena (em Espanhol) http://www.unav.es/gep/Articulos/SRotacion1.html Clarles Peirce y sus signos - Floyd Merrell (em Espanhol) http://www.unav.es/gep/Articulos/SRotacion3.html Semitica: a lgica da comunicao Antnio Fidalgo (em portugus) http://www.ubi.pt/~fidalgo/fid_semiotica.html The Redbook - The Beginning of Postmodern Times, or Charles Sanders Peirce and the Recovery of the Signum John Deely (em ingls) http://www.helsinki.fi/science/commens/papers/redbook.pdf Is Peirce a Phenomenologist? - Joseph Ransdell (em ingls) http://www.door.net/arisbe/menu/LIBRARY/ABOUTCSP/ransdell/phenom.htm

sites e grupos de discusso


Charles Sanders Peirce (em ingls) http://www.peirce.org

The Peirce Edition Project (em ingls) http://www.iupui.edu/~peirce/

Arisbe: The Peirce Gateway (em ingls) http://members.door.net/arisbe/

Arisbe en castellno (em espanhol) http://www.comunicarte.com.ar/peirce/

Semitica peirciana (em espanhol) http://www.univ-perp.fr/see/rch/lts/marty/indexroj.htm

Abc da Semitica Charles Sanders Peirce (em portugus) http://www.geocities.com/abcdasemiotica/peirce.htm

You might also like