You are on page 1of 66

Fabiana Moura Coelho

A INFLUNCIA DO TRATO VOCAL NA QUALIDADE SONORA DA FLAUTA

Escola de Msica Universidade Federal de Minas Gerais Maro de 2006

Fabiana Moura Coelho

A INFLUNCIA DO TRATO VOCAL NA QUALIDADE SONORA DA FLAUTA

Artigo apresentado ao Programa de Ps-Graduao da Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Mestre em Msica. Linha de Pesquisa: Performance Musical Instrumento: Flauta Transversal Orientador: Professor Dr. Maurcio Freire Garcia Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Msica Universidade Federal de Minas Gerais Maro de 2006

AGRADECIMENTOS

Esta a concluso de apenas mais um passo numa caminhada que se iniciou h muitos anos e que no se encerra aqui. Deste modo, a de a lista de agradecimentos se torna praticamente infindvel.

A Deus, fazendo minhas as belas e inspiradoras palavras de Joo Paulo II em sua carta aos artistas: quanto mais consciente est o artista do dom que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criao inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. S assim que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e sua vocao e misso.

Meus pais, Evandro de Almeida Coelho e Maria do Carmo Moura Coelho, ouvintes assduos desde o primeiro Parabns a voc, h mais de quinze anos. Com seu interesse me deram a oportunidade de conhecer a msica to cedo. Pela confiana e pelo apoio a minha deciso em seguir to difcil profisso.

Meus irmos, extensa lista, que me hospedaram em suas casas ou que, mesmo distantes, acompanham com confiana esta caminhada. Elisabeth, exemplo de pesquisadora, amiga de valiosos conselhos. Edilson, meu ouvinte mais apaixonado, leitor interessado, acreditando em mim sempre mais que eu mesma.

Meu orientador, Professor Doutor Maurcio Freire Garcia, grande artista e pesquisador. Flautista de expressividade mpar, modelo de orientador e pessoa realmente douta. Pela confiana desde o incio e ainda na dolorosa mudana de

tema. Pela incomparvel colaborao na preparao do recital e valorosa contribuio aos textos da pesquisa.

Ao Professor Doutor Maurlio Nunes Vieira, que com dedicao, competncia e pacincia me ensinou muito sobre acstica e sobre como realizar uma boa pesquisa. Suas aulas de Acstica da Voz Cantada me conquistaram a ponto de mudar o rumo da minha pesquisa.

Ao amigo Lino Augusto Sander de Carvalho, pelas horas de trabalho junto ao experimento, pelo interesse, seriedade e aplicao no seu desenvolvimento.

Ao artista Gianfranco Fiorini, habilidoso luthier, pela dedicao na confeco do modelo de embocadura em fibra de vidro. Ao talentoso pianista e colega Ricardo Castelo Branco, pela dedicao com que acolheu meu repertrio e pelas horas de ensaio.

A todos os demais professores, amigos e parentes que tambm acompanharam a realizao deste trabalho.

A Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais, em especial ao Programa de Ps-Graduao desta instituio.

Que a vossa arte contribua para a consolidao de uma beleza autntica que, como reverberao do Esprito de Deus, transfigure a matria, abrindo os nimos ao sentido do eterno! Joo Paulo II

RESUMO

A utilizao de imagens mentais acerca da ressonncia do trato vocal como ferramenta nas mudanas de carter e cor sugeridas nas partituras um instrumento muito comum dentre os flautistas. Devido complexidade e ao grande nmero de variveis envolvidas, a cincia ainda no conseguiu demonstrar completamente a existncia de influncia na qualidade sonora da flauta decorrente desse mecanismo.

Anlises da fala ressaltam que a configurao do trato vocal determina a inteligibilidade das vogais emitidas. Notamos que seria possvel estabelecer um paralelo entre essas anlises e o mecanismo utilizado pelos flautistas. Embora a bibliografia consultada aponte para a existncia da influncia da configurao do trato vocal na qualidade sonora da flauta, a literatura apresentou-se como insuficiente para que se pudesse afirmar a veracidade da mesma.

Foi realizado um experimento no qual se procurou eliminar as variantes dos movimentos de mandbula e lbios. Para tanto, foi elaborado um modelo de embocadura em fibra de vidro, acoplado um trato vocal artificial, ligados a um sistema de ar comprimido. Este aparato nos permitiu gerar sons na flauta com diferentes configuraes do trato vocal artificial.

A anlise dos resultados do experimento nos permitiu concluir que h elementos para se afirmar que existe influncia da posio do trato vocal na qualidade sonora da flauta. Entretanto, muito trabalho ainda necessrio para se entender esse processo de um ponto de vista cientfico. Palavras chave: flauta, qualidade sonora, ressonncia, trato vocal.

ABSTRACT

The use of the vocal tract resonance as a tool for changing the sound character and color suggested in the scores is thoroughly used by flutists. Due to the complexity and the large number of involved variables, it was not possible yet to scientifically demonstrate the existence of the influence in the flute sound caused by this mechanism.

Speech analyses emphasize that the configuration of the vocal tract defines the intelligibility of the emitted vowels. We noticed that it would be possible to establish a parallel between those analyses and the mechanism used by flutists. Although the bibliography consulted points towards the existence of the influence of the configuration of the vocal tract in the sound quality of the flute, the studies were insufficient to affirm the truthfulness of the influence.

An experiment was accomplished in which we tried to eliminate the variants of the jaw and lip movements. A mouth model was elaborated in fiberglass and coupled to an artificial vocal tract, which was linked to a compressed air system. This apparatus allowed us to generate sounds in the flute with different configurations of the artificial vocal tract.

The analysis of the results of the experiment allowed us to conclude that there are elements to affirm that the configuration of the vocal influences the sound quality of the flute. However, a lot of work is still needed to understand the process from a scientific point of view. Key words: flute, sound quality, resonance, vocal tract.

LISTA DE FIGURAS

1. Modelo fonte-filtro.........................................................................................11 2. Regio de caracterizao das vogais de acordo com os dois primeiros formantes......................................................................................................13 3. Forma do trato vocal e vogais correspondentes...........................................15 4. Esquema de utilizao das vogais em determinadas regies e intensidades sugerido por Mather......................................................................................21 5. Garrafas plsticas utilizadas para simular o efeito dos lbios e do trato vocal .............................................................................................................25 6. Posio dos lbios para diferentes registros na flauta transversal ...............26 7. Modelo de embocadura em fibra de vidro ....................................................27 8. Corte transversal do modelo de trato vocal .................................................28 9. Viso lateral do modelo de trato vocal..........................................................29 10. Fluxmetro utilizado no experimento ............................................................30 11. Posicionamento do microfone ......................................................................31 12. Medio saturada do fluxmetro para as amostras de bocal livre................32 13. Varredura completa do tubo do trato vocal com o bocal livre .......................33 14. Ponto dentro da primeira seo com o bocal livre ........................................34 15. Espectro sonoro do ponto da primeira seo com o bocal livre ...................35 16. Ponto dentro da segunda seo com o bocal livre .......................................36 17. Espectro sonoro do ponto da segunda seo com o bocal livre...................37 18. Ponto dentro da terceira seo com o bocal livre.........................................38 19. Espectro sonoro do ponto da terceira seo com o bocal livre ....................39 20. Varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si ......................................................40 21. Ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si .......................................................................................41 22. Espectro sonoro do ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si ......................................................42

23. Ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si .......................................................................................43 24. Espectro sonoro do ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si ......................................................44 25. Ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si .......................................................................................45 26. Espectro sonoro do ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si ......................................................46 27. Varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L .....................................................47 28. Ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L ......................................................................................49 29. Espectro sonoro do ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L .....................................................50 30. Ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L ......................................................................................51 31. Espectro sonoro do ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L .....................................................52 32. Ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L ......................................................................................53 33. Espectro sonoro do ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L .....................................................54

SUMRIO

1. INTRODUO ....................................................................................................10 2. PRODUO VOCAL ..........................................................................................10 3. A PRODUO DO SOM E O TRATO VOCAL: FUNDAMENTAO TERICA..........................................................................................................15 4. EXPERIMENTO ..................................................................................................23 4.1. Experincia preliminar..................................................................................24 4.2. Experimento final .........................................................................................27 4.3. Resultados ...................................................................................................30 4.4. Anlise dos resultados .................................................................................54 5. CONCLUSO......................................................................................................57 REFERNCIAS.......................................................................................................60 ANEXO A AMOSTRAS OBTIDAS NO EXPERIMENTO ......................................62 ANEXO B GRAVAO DO RECITAL..................................................................64

1. Introduo
A utilizao de imagens mentais acerca da ressonncia do trato vocal como ferramenta nas mudanas de carter e cor sugeridas nas partituras um instrumento muito comum dentre os flautistas. Devido complexidade e ao grande nmero de variveis envolvidas, a cincia ainda no conseguiu demonstrar completamente a existncia de influncia na qualidade sonora da flauta decorrente desse mecanismo.

Do contato com flautistas que utilizam imagens mentais acerca da ressonncia do trato vocal como ferramenta nas mudanas de carter e cor sugeridas nas partituras e do estudo dos mecanismos de ressonncia utilizados durante a emisso da voz, bem como da sua importncia na inteligibilidade da fala, especialmente das vogais, surgiu a motivao para a realizao deste trabalho.

Trata-se, portanto, de uma busca de explicao cientfica para algo que a arte e a sensibilidade j tornaram ferramenta cotidiana dos profissionais da flauta transversal, visando compreenso e consolidao desse conhecimento.

2. Produo vocal
Os rgos de produo vocal, segundo Sundberg (1979), o sistema respiratrio, as pregas vocais e o trato vocal1, podem se vistos como um modelo fonte-filtro, no qual o resultado acstico da vibrao das pregas vocais (fonte) modificado pelo trato

O trato vocal compreende toda a estrutura delimitada posteriormente pelas pregas vocais e anteriormente pelos lbios e narinas. um tubo contnuo com, em mdia, 3 cm de dimetro e 17 cm de comprimento, formado pela cavidade nasal, regio de rinofaringe (nasofaringe ou cavum), cavidade oral, regio de orofaringe e laringe. (PINHO, 1998)

11

vocal (filtro), que pode amplificar certas regies do som e amortecer outras, o que modifica sua forma espectral e concede a cada som determinado timbre caracterstico.

FIGURA 1 Modelo fonte-filtro. Fonte: VIEIRA, 2004, p.71

O trato vocal modifica a configurao espectral som produzido pelas pregas vocais, independentemente da freqncia fundamental de emisso. De acordo com a posio da lngua, palato e lbios, so acrescentadas regies de ressonncia ao sinal inicial, o que faz com que a onda sonora modificada pelo filtro (trato vocal) seja bem mais complexa que a produzida na fonte (pregas vocais). Essas regies de ressonncia acstica do trato vocal so denominadas formantes, que se mostram como picos de freqncia no espectro do som irradiado pelos lbios (SUNDBERG, 1979).

12

As diferenas espectrais entre sons vocais variados surgem quando o som da fonte vocal transmitido atravs do trato vocal, isto , das pregas vocais abertura labial. A razo disso que a habilidade do trato vocal em transmitir som altamente dependente da freqncia do som transmitido. Essa habilidade culmina em certas freqncias, chamadas freqncias de formantes. (SUNDBERG, 1979)

As vogais so identificadas pela posio de seus formantes2 (BEHLAU, 2001). A posio dos dois primeiros formantes suficiente para a definio da maior parte das vogais (SUNDBERG, 1979; BEHLAU, 2001).
Os valores dos formantes representam as freqncias naturais de ressonncia do trato vocal na posio articulatria especfica da vogal falada (...). A descrio das vogais quase nunca ultrapassa a identificao dos trs primeiros formantes, sendo que so as freqncias dos dois primeiros formantes que determinam a qualidade vocal, em termos acsticos, e sua identidade, em termos auditivos. (BEHLAU, 2001)

A produo das vogais depende essencialmente dos mecanismos articulatrios, como lbios, lngua, vu palatino, mandbula e laringe. O grau de abaixamento da mandbula e da lngua, ou grau de abertura de uma vogal, est relacionado diretamente com o primeiro formante. O grau de anteriorizao da vogal e deslocamento antero-posterior da lngua tm relao com o segundo formante (BEHLAU, 2001).

De modo geral, o grau de abertura de uma vogal, ou seja, o abaixamento da mandbula e, conseqentemente, da lngua, tem relao direta com o primeiro formante, que to mais agudo quanto maior for a abertura de boca; o grau de anteriorizao da vogal, ou seja, o quanto a faringe est livre ou no, pelo deslocamento da lngua, tem relao direta com o segundo formante, que mais alto quanto maior o espao larngeo. (BEHLAU, 2001)

A posio (freqncia) dos formantes pode variar, dentro de certos limites, sem comprometer a inteligibilidade da vogal emitida. A regio de caracterizao das

Formantes so definidos como bandas de freqncia que sofrem ganho quando alteradas pelo trato vocal. Em um espectrograma, podem ser vistos como picos de intensidade em determinadas freqncias. Os formantes amplificam seletivamente os harmnicos gerados pela vibrao larngea. (VIEIRA, 2004)

13

vogais de acordo com os dois primeiros formantes pode ser descrita pelo seguinte grfico:

FIGURA 2 regio de caracterizao das vogais de acordo com os dois primeiros formantes. A escala de freqncia de F2 logartmica. Fonte: SUNDBERG, 1979.

A FIG. 2 apresenta as principais vogais da lngua inglesa, sendo justificada sua utilizao neste trabalho por conter algumas das principais vogais da lngua portuguesa, como o [u], [], [a], [] e [i]3.

Para a caracterizao da vogal [u], temos o primeiro formante (simbolizado por F1) entre 0,19 e 0,4 kHz e o segundo formante (simbolizado por F2) entre 0,3 e 1,25 kHz. H, assim, no somente um ponto de caracterizao da vogal, mas toda uma
3

Para melhor compreenso dos smbolos fonticos, alguns exemplos de como so pronunciados em palavras do cotidiano: urso, bola, casa, meu e ilha, respectivamente.

14

regio em que esta se torna inteligvel. Os valores de freqncia dos formantes das vogais podem ser associados regio de constrio do trato vocal (F1) e ao avano da lngua em direo ao lbio (F2). A vogal [u] e tambm a vogal [] so classificadas como posteriores, devido ao arredondamento dos lbios e o recuo da lngua, o que alonga o trato vocal e abaixa a freqncia do primeiro e do segundo formantes, respectivamente.

A vogal [i] apresenta o primeiro formante entre 0,19 e 0,44 kHz e o segundo formante entre 2,0 e 3,8 kHz. Nota-se que a lngua se mantm em posio anloga da vogal [u], quando se considera a dimenso antero-posterior, o que explica a posio de F1. A constrio do trato vocal anteriorizada, passando dos lbios base da lngua, o que reduz o comprimento do trato vocal. Esta alterao faz com que os valores de freqncia de F2 se elevem e classifica a vogal [i], assim como a vogal [], em anterior.

A vogal [a] exibe valores intermedirios para os dois primeiros formantes: entre 0,7 e 1,3 kHz para F1 e entre 0,7 e 1,75 kHz para F2. Isto demonstra a posio mediana da lngua em relao aos lbios e abertura igualmente distribuda do trato vocal.

Assim, as vogais podem ser dispostas em trs grupos distintos, de acordo com a regio de constrio do trato vocal. As vogais posteriores, [u] e [], anteriores, [i] e [] e uma vogal mdia, [a]; como exposto pela FIG. 3.

15

FIGURA 3 forma do trato vocal e vogais correspondentes. Fonte: KENT e READ, 2001, p. 17, com adaptaes.

3. A produo do som e o trato vocal: fundamentao terica


Alguns trabalhos j relacionaram a qualidade sonora de instrumentos de sopro configurao do trato vocal. Mike Macmahon [s.d.] descreve a influncia da fontica na produo do som na flauta transversal. Em seu artigo, intitulado Throat ressonance, vowel sounds, ressalta que os sons voclicos no so apenas as vogais outrora aprendidas na escola, mas sons produzidos com pouca ou nenhuma obstruo da coluna de ar, havendo, assim, centenas de possibilidades de sons voclicos. Isso abre a perspectiva de realizao de inmeras modificaes no som

16

da flauta, estando este associado posio do trato vocal na produo das vogais, chamando ateno para um papel mais abrangente da lngua.

Quase tudo que dito (nos livros, pelo menos) sobre a lngua enquanto tocamos flauta, parece ter a ver com t e k (ou d e g). Eu pensei por muito tempo e particularmente ao ouvir o Jimmy [James Galway] que ns temos que conscientemente considerar o papel da lngua na discusso sobre as diferentes espcies de som da flauta: isso no deveria ser apenas ignorado como uma questo de menor importncia. (MACMAHON, [s.d.])

Macmahon [s.d.] explica que atravs de pequenas mudanas na posio da lngua, diferentes sons voclicos podem ser produzidos, o que significa que ajustes na lngua afetam a coluna de ar e a forma como ela atinge os lbios e a flauta. Esse tipo de ajuste pode ser usado para se obter diferentes cores no som da flauta. Para tornar possveis esses ajustes na lngua sem que isso afete a posio da mandbula, como acontece na fala, e conseqentemente, prejudique a embocadura na flauta, o autor sugere que os flautistas faam como os ventrloquos, posicionando a boca em uma forma esttica.

Em seguida, o autor esclarece que essas mudanas de ressonncia no trato vocal, para a fala, so mudanas nos formantes e estes podem ser analisados em programas de computador especficos. Embora a forma, ou contorno dos formantes mantenha-se praticamente o mesmo, a freqncia em Hz de seus picos depende da forma e do tamanho do trato vocal, ou seja, difere entre homens, mulheres e crianas. Porm, o autor no demonstra como os ajustes da lngua e da laringe, ou seja, ajustes nas cavidades do trato vocal, alterariam a qualidade do som produzido na flauta transversal. Faz consideraes apenas sobre a importncia das vogais, com enfoque somente na velocidade e ngulo, evitando enfocar a pertinncia ou no da influncia ressonante.

17

No artigo The relation between the vocal tract and the recorder sound quality, Dan Laurin (1998) prope que o tamanho e a forma do trato vocal influenciam o timbre da flauta doce. Para investigar tal influncia, so realizados alguns testes de medio de transferncia acstica, inicialmente desenvolvidos para pesquisas em fala. Nos testes, o bocal do instrumento foi acoplado a um tubo, e este conectado a um gerador acstico. O som foi captado por um microfone, que tinha a funo de enviar os sinais para o computador no qual um software, especialmente desenvolvido para este trabalho, mostrava os resultados.

Depois de escolhidas as notas que seriam analisadas, cada uma delas foi gravada trs vezes, e os resultados apreciados.
A primeira tarefa foi descobrir onde e para o que olhar. Ns decidimos quais notas investigar, uma vez que as alteraes de registro e posies algo irregulares da flauta doce tornam necessrias diferentes presses de ar. Eu busquei, ento, produzir dois timbres opostos em cada nota, uma vez que a polarizao extremada possivelmente se mostraria mais claramente na tela. Cada nota e timbre foram gravados trs vezes e o resultado mostrado na tela foi salvo. (LAURIN, 1988)

Os dois tipos de timbre escolhidos pelo autor foram denominados thick, para uma posio de palato relaxada e, de acordo com o mesmo, um som de flauta doce bonito e musical, e thin, com o palato o mais elevado possvel. Essa medio tornase, assim, um tanto subjetiva. Qual seria a definio para um som belo e musical? No h um parmetro de medida, j que Laurin ressalta ainda que essa posio do palato para um som thick varivel, sendo que o instrumentista elevaria o palato quanto mais aguda fosse a nota tocada.

18

O timbre thick no foi produzido com o palato na mesma posio para todas as notas. Pelo contrrio, eu me esforcei em produzir um som musicalmente vivel, e me deixei guiar por meu gosto musical e pelo que eu considero ser um bom e musical som de flauta doce. Em termos simples, eu elevei o palato um pouco mais medida que a nota que eu estava tocando fosse mais aguda. (LAURIN, 1988)

O autor descreve que foi feita uma adaptao na configurao da leitura do espectro, que a princpio estava configurado para freqncias que caracterizam as vogais durante a fala, em torno de 300 Hz a 3,5 kHz. Nessa regio, segundo o autor, no haveria influncia de reproduo no espectro do som resultante na flauta.

A preparao do experimento, pelo exame da amplitude da freqncia que caracteriza diferentes vogais, isto , de 300 Hz a 3,5 kHz, demonstrou que enquanto as diferentes configuraes do trato vocal produzem grandes alteraes na resposta do trato vocal [sic], h pouca diferena de reproduo no espectro do som resultante nessa faixa de freqncia. Em sntese, ns estvamos procurando no lugar errado. (LAURIN, 1988)

A partir de ento, os espectrogramas foram gerados com medies at 10 kHz, cujos grficos so abordados no artigo. O primeiro desses grficos representa a nota C6 (considerando-se C4 ou d 4 como d central) com som thick e a posio do trato vocal como se produzisse a vogal [a], e o seguinte, com o palato mais elevado possvel, a mesma nota C6. O autor acredita que somente alteraes em torno de 10 kHz teriam influncia no timbre da flauta. Com isso, afirma que, na flauta doce contralto, que possui fundamentais a partir de 349 Hz (F4), alteraes nas fundamentais e nos primeiros harmnicos de toda sua extenso no teriam influncia sobre o timbre.

O autor descreve as diferenas entre os dois grficos e conclui que as principais mudanas de timbre ocorrem em torno de 5 kHz, e que o som denominado thin possui parciais mais fortes entre 6 8 kHz. feito ainda um experimento semelhante com a escala cromtica, com resultados, segundo o autor, similares.

19

A partir desses resultados, Laurin conclui que a produo de diferentes timbres na flauta doce no estaria associada s diferentes posies assumidas pelo trato vocal na produo das vogais. Ele justifica que as alteraes nos sons voclicos esto associadas a freqncias em torno de 3,5 kHz e que o som da flauta doce dependeria de freqncias mais altas, descartando, dessa forma, qualquer alterao nas fundamentais e nos primeiros harmnicos. Entretanto, ressalta o autor, os sons voclicos podem ser utilizados na produo de diferentes efeitos no som da flauta doce. Este sugere, ainda, que as mudanas de timbre detectadas estariam ligadas a alteraes na presso e na turbulncia do ar utilizado.

A posio do trato vocal para o som thick causa turbulncia na passagem do ar. Isso significa que mais presso requerida para a mesma quantidade de ar fluir. muito provvel, embora no seja certo, que o executante precise manter o fluxo de ar razoavelmente constante para controlar a afinao. Em razo dos msicos possurem um grau de preparao que os leva a intuitivamente tocar afinado, suprem essa presso extra sem sequer notar que o esto fazendo (afinal, a variao no grande). A turbulncia gera um rudo de ar que gera o sinal no grfico. Pode ser que essa turbulncia obscurea a freqncia do grfico entre 6 e 8 kHz, ou pode ser o resultado de uma interao entre o segundo harmnico da passagem do ar e o trato vocal ao qual ela est conectada. (LAURIN, 1988)

Todavia, temos que o resultado do experimento realizado por Laurin poderia ter sido explorado levando-se em considerao que mudanas na ressonncia alterariam toda a forma do espectro, inclusive as fundamentais e seus primeiros harmnicos, afetando o timbre da flauta em razo da amplificao e amortecimento de determinadas regies de freqncia, independentemente da altura dos sons. Roger Mather (1998) escreve sobre a utilizao da ressonncia da garganta, nariz e boca para a produo do som na flauta em seu artigo Your Throat, sinus and Mouth Resonances: Friends or Foes?. O autor afirma que o ar contido nessas cavidades ressoa. Refora ainda que o trabalho que se pode aplicar o de se ajustar o

20

tamanho da cavidade para que a altura que ressoa seja a mesma que tocada, concedendo assim, mais fora, foco e, segundo o autor, expressividade ao som.
O ar nessas cavidades ressoa queira voc ou no. Sua funo ajustar o tamanho das cavidades de maneira que a altura que ressoa esteja to prxima quanto possvel da altura que voc est tocando. Isso fortalece e foca o som. Melhora a qualidade, a pureza (para mais atratividade) e a intensidade (para melhor expresso e projeo). A flauta responde mais rapidamente. Voc se sente mais comprometido, mais pessoalmente envolvido e voc realmente est! uma vez que sua execuo mais expressiva. A platia sente que est ouvindo um ser humano e no um tubo de metal. (MATHER, 1998)

Mather defende que muitos flautistas experientes utilizam essas ressonncias com diferentes mtodos, conscientes ou inconscientes. A flauta o instrumento que, segundo o autor, melhor aproveita a ressonncia das cavidades oral e nasal, a qual pode ser utilizada por todos os instrumentos da famlia das madeiras e metais, porque possui, dentre todos estes, o som mais menos potente.

O autor ressalta ainda que as ressonncias atuam independentemente entre si e d a entender que h diferentes tcnicas para se utilizar os diferentes tipos de ressonncia, podendo ou no o flautista ser ajudado por um tipo de tcnica ou por um tipo de ressonncia. Todavia, neste ponto do texto os conceitos se confundem, no restando claro se o fato de determinada tcnica no favorecer determinado flautista decorreria do fato deste no realiza-la de forma correta, ou daquela no ser adequada ao tamanho e forma das partes do seu corpo.

Em seguida, o autor apresenta cada tcnica e cada atividade ressonadora aplicada s diferentes partes das cavidades oral e nasal, seguindo sua exposio de forma a enfatizar o carter didtico, em detrimento de aspectos cientficos.

21

Mather faz ainda consideraes sobre a aplicao da forma das vogais na boca com o objetivo de adequar seu formato para a realizao de determinado nvel de dinmica e afinao. O texto sugere vogais determinadas para o que considera um melhor aproveitamento sonoro de determinados nveis de intensidade e altura.

Dessa forma, apresenta uma srie de vogais que se adequariam a dinmicas e intervalos especficos, dentro da extenso da flauta. Por exemplo, entre o B3 e o F#4, o autor sugere que seja utilizada a vogal [] para dinmicas entre mp e p, e a vogal [a] para dinmicas entre pp e ppp. Afirma:

Notas graves requerem fundamentais fortes e por isso so melhor produzidas pelas vogais do incio da srie (u - o). As fundamentais de notas acima da oitava mais grave so harmnicos e assim so produzidas melhor pelas vogais finais (a e). Notas intensas geralmente tm parciais suficientes, de maneira que as vogais iniciais lhes so adequadas. Para projeo de notas fracas preciso um aumento de parciais atravs das vogais finais. (MATHER, 1998)

FIGURA 4 esquema de utilizao das vogais em determinadas regies e intensidades sugerido por Mather. Fonte: MATHER, 1998.

22

possvel estabelecer um paralelo entre a FIG. 4 acima, que demonstra o esquema de utilizao das vogais sugerido por Mather (1998) e a FIG. 2, na qual Sundberg (1979) descreve a regio de caracterizao das vogais de acordo com os dois primeiros formantes.

Notamos que, na regio mais grave da flauta (de Si 3 a F # 4, ou 247 a 370 Hz), com dinmicas de fff a ff e de f a mf, o autor prope a utilizao da vogal [u] ou oo [sic]. De acordo com a FIG. 2 percebemos que a vogal [u] apresenta os mais baixos valores de F1 e F2 dentre as demais, o que favoreceria a emisso das freqncias mais graves, exatamente aquelas escolhidas por Mather (1998). O mesmo ocorre nas demais vogais sugeridas.

Na seo dedicada boca e garganta, o autor afirma que a boca funciona, em termos de ressonncia, como uma garrafa vazia e que, ao contrrio da flauta e dos outros instrumentos de sopro, possui uma cavidade bastante ampla em relao ao seu comprimento. Esclarece ainda que a abertura bucal que conta para os flautistas aquela que leva garganta, pois a abertura dos lbios seria muito pequena para ter algum efeito na ressonncia.

Sugere posies de lngua para determinadas alturas e conclui que o volume da cavidade oral determinado pela posio da lngua em relao ao palato duro, a posio do palato mole e das bochechas.

O artigo concludo com algumas consideraes sobre como realizar as mudanas sugeridas no decorrer do texto para a utilizao da ressonncia das cavidades oral e nasal, de forma bastante didtica.

23

Sugere, ainda, como a utilizao da ressonncia do corpo aplicada atividade musical na flauta contribui para melhorar a afinao e o controle de dinmica, entretanto, sem mencionar as alteraes de qualidade e cor do som. Termina com consideraes sobre a melhoria do som na flauta em decorrncia da aplicao das tcnicas apresentadas. Tais consideraes traduzem-se em simples conselhos aos flautistas sobre como aplicar a tcnica exposta, sem esclarecer seus fundamentos.

A forma de iniciar a execuo de uma nota decorre muito de suas caractersticas. Assim, para um intervalo grande, seja com ataque de lngua ou ligado, comece mudando sua ressonncia (assim como sua embocadura) um pouco antes do final da primeira nota. Desse modo, voc comear a segunda nota com afinao adequada, intensidade e qualidade sonora, tudo perfeitamente no lugar. Se voc esperar que a primeira nota esteja totalmente terminada a tendncia natural, lamentavelmente o incio da segunda nota ser desafinado, fraco ou sujo.

Observa-se, afinal, que, apesar de o autor tentar abordar de forma objetiva o problema da utilizao das ressonncias na alterao do carter sonoro da flauta, limitando-se a uma abordagem mais subjetiva do tema.

4. Experimento
A fundamentao terica exposta acima demonstrou a existncia de indcios de que, verdadeiramente, haveria uma influncia da posio do trato vocal na qualidade da flauta. Demonstrou, ainda, a existncia de uma preocupao em explicar cientificamente a ocorrncia dessa relao. Contudo, apresentou-se como insuficiente para que se pudesse afirmar, de pronto, a veracidade da mesma, seja por no abordar diretamente a questo (Macmahon), por limitaes dos paradigmas utilizados para o experimento (Laurin) ou por ausncia de rigor cientfico (Mather).

24

Assim, iniciou-se a preparao de um experimento que pudesse denotar, com maior grau de certeza, a existncia ou inexistncia de influncia do trato vocal sobre a qualidade sonora da flauta transversal.

Considerando-se a dificuldade em se separar os movimentos de lbio e mandbula quando o flautista realiza as modificaes em seu trato vocal, e que estes movimentos tm forte efeito sobre a qualidade sonora da flauta, foi proposta a construo de um soprador acoplado a um trato vocal artificial, que eliminaria esse tipo de influncia, ajudando tambm na determinao da forma do jato de ar, que pode modificar a afinao do som produzido na flauta transversal.

Desse modo, se torna possvel isolar e mensurar exclusivamente as alteraes do trato vocal, uma vez que so mantidas constantes a posio dos lbios e da mandbula, bem como o fluxo de ar.

4.1. Experincia preliminar


Realizou-se uma experincia preliminar na qual garrafas plsticas de 500 ml foram acopladas a pequenas mangueiras maleveis de 1 cm de dimetro. As mangueiras simulavam o efeito dos lbios sendo colocadas sobre o bocal da flauta. Insuflou-se ar, ento, pelo orifcio oposto da garrafa, de forma que incidisse na parede frontal do orifcio em que foi acoplada a mangueira, gerando som. O primeiro dispositivo construdo teve a mangueira acoplada poro central do fundo da garrafa plstica, como mostra a FIG. 5b. Foi construdo ainda um segundo dispositivo que contava com a mangueira na poro mais lateral do fundo da garrafa. Posteriormente, pdese verificar que, apesar das mangueiras acopladas em posies diferentes do fundo

25

das garrafas plsticas, as duas apresentavam os mesmos resultados, qual seja, a produo de som.

FIGURA 5 garrafas plsticas utilizadas para simular o efeito dos lbios e do trato vocal quando da inciso do ar na flauta transversal: a) aspecto geral, b) detalhe

26

Parte do orifcio do bocal da flauta teve que ser coberto para melhor simular a poro externa dos lbios, em consonncia com a exposio de Quantz (1752), que trata do avano dos lbios sobre o orifcio da embocadura. O autor sugere quatro linhas horizontais que representam a posio dos lbios sobre o orifcio da embocadura.

A segunda linha inferior indica o meio e o quanto da embocadura deve ser coberto com os lbios para o R[sic]. A linha inferior mostra quo distante ambos os lbios devem recuar para produzir o R [sic]. A terceira linha indica o quanto os lbios devem avanar para o R[sic]. E a quarta linha (...) mostra quo mais adiante os lbios devem avanar para o Sol[sic]. (QUANTZ, 1752)

FIGURA 6 posio dos lbios para diferentes registros na flauta transversal. Fonte: QUANTZ, 1752, p. 53.

Portanto, parte da abertura do bocal foi coberta com fita adesiva, de acordo com a nota esperada, como sugerido por Coltman (1966): Para simular a cobertura dos lbios, uma fita plstica curva de 3 mm de espessura foi fixada ao porta lbios como uma forma de reproduzir o modelo humano.

Desta forma, mostrou-se possvel e vivel simular um trato vocal como o representado pela garrafa plstica que, modificado, poderia gerar alteraes na qualidade sonora da flauta desvinculadas de alteraes na mandbula e no fluxo de

27

ar, uma vez que foi possvel produzir som na flauta de maneira desvinculada de tais influncias.

4.2. Experimento final


A etapa seguinte do experimento consistiu em acoplar flauta um equipamento que melhor simulasse as alteraes do trato vocal, eliminando-se as variantes dos movimentos de mandbula, lbios e fluxo de ar.

Foi elaborado um modelo de embocadura em fibra de vidro com ngulo e abertura medianos utilizados na flauta transversal. O modelo em fibra de vidro foi feito a partir de moldes em atadura gessada colocados diretamente sobre os lbios. Estes moldes, que permitem grande preciso em relao ao modelo original, foram ento recobertos com fibra de vidro. Depois de seca, a fibra de vidro se desprende do molde original e forma um modelo bastante semelhante ao natural, como evidenciado pela FIG. 7.

FIGURA 7 modelo de embocadura em fibra de vidro: a) viso frontal, b) viso lateral

28

Este modelo de embocadura foi ento colado ao bocal da flauta, do que decorreu a necessidade da utilizao de um bocal de fibra de carbono4, menos suscetvel a sofrer danos em decorrncia desse processo.

Posteriormente ao modelo de embocadura de fibra de vidro, foi acoplado um trato vocal artificial feito em PVC. Para simular a constrio do trato vocal, que naturalmente praticada com a lngua, foi construdo um anel em metal. Este anel movimenta-se dentro do modelo de trato vocal estimulado por um im colocado na parte externa do tubo. Estes detalhes podem ser mais bem visualizados por meio das FIG. 8 e 9.

FIGURA 8 corte transversal do modelo de trato vocal.

Embora no seja um material comumente empregado na confeco de bocais de flauta transversal, a fibra de carbono vem sendo utilizada com bons resultados por Leonardo Fuks, que produziu o bocal aqui utilizado.

29

FIGURA 9 viso lateral do modelo de trato vocal.

Este modelo de trato vocal amplamente utilizado em pesquisas sobre a fala. Kent e Read (2001) afirmam sua validade:

Para introduzir a teoria acstica de produo da fala, utilizaremos um aparato que no se parece muito com um trato vocal humano. (...) Para tornar esse exemplo relevante ao estudo da produo da fala humana, precisamos notar duas coisas: (1) um trato vocal mdio de um homem tem 17,5 cm da glote aos lbios e (2) o trato vocal tem, aproximadamente, a mesma freqncia de ressonncia de um tubo reto do mesmo comprimento e dimetro. Isto , o simples aparato em forma de cano mostrado na FIGURA 2-25 um modelo satisfatrio para uma vogal em particular da fala humana. (...) Para que este modelo possa representar outras vogais, a rea de constrio deve ser variada no sentido do comprimento do tubo, de modo a aproximar a configurao do trato vocal da vogal desejada. (...) Todas as vogais em Ingls podem ser moldadas, ainda que rudimentarmente, pela modificao apropriada da configurao do tubo reto.

A FIG. 2.2 referida pelo autor mostra um tubo reto, exatamente como na FIG. 9.

30

O trato vocal artificial est ligado a um sistema de ar comprimido. O fluxo, ajustado manualmente, foi monitorado com um fluxmetro para ar comprimido, 0/15l/min, bilha longa, mantendo o fluxo de ar constante durante as medies, eliminando tambm esta varivel. O experimento foi realizado no Laboratrio de Fsica Experimental do Departamento de Fsica, Instituto de Cincias Exatas (ICEX), Universidade Federal de Minas Gerais.

FIGURA 10 fluxmetro utilizado no experimento.

4.3. Resultados
Os resultados obtidos neste experimento foram gravados com um microfone AKG D60S posicionado a cerca de 20 cm do bocal e apontado para a regio entre o porta lbios e as chaves, como comprova a FIG. 11. Todas as amostras obtidas no experimento encontram-se em CD, conforme o ANEXO A.

31

Figura 11 posicionamento do microfone.

Foram gravadas amostras em trs situaes distintas: a primeira, utilizando apenas o bocal da flauta, gerou uma fundamental em 1000 Hz6; a segunda, utilizando toda a flauta, com as chaves posicionadas para a emisso da nota Si, gerou uma fundamental em 480 Hz e, finalmente, a terceira, tambm utilizando toda a flauta, com as chaves posicionadas para a emisso da nota L, gerou uma fundamental em 430 Hz.

Utilizando apenas o bocal da flauta, foram gravadas quatro amostras. Em todas elas, o fluxo no qual se obteve resposta sonora do instrumento foi maior que a capacidade de medio do fluxmetro utilizado. Assim, as amostras de bocal livre foram realizadas com a medio do fluxmetro saturada. Devido impreciso do aparelho

O valor dessa freqncia se justifica pelo fato de que foi utilizado no experimento um bocal de fibra de carbono um pouco mais curto que os bocais tradicionais de flauta, que geralmente apresentam freqncia em torno de 880 Hz.

32

e dificuldade em se estabelecer rigidamente um fluxo no qual o instrumento apresentasse resposta sonora, as medies de fluxo apresentadas neste trabalho so apenas aproximadas.

Figura 12 medio saturada do fluxmetro para as amostras de bocal livre.

A primeira amostra foi gravada fazendo-se uma varredura do modelo de trato vocal com o elemento constritor. Assim, o im foi movimentado entre (1,0 0,5) cm e (15,0 0,5) cm a partir da poro anterior, ou seja, mais prxima ao bocal da flauta7.

A partir do espectrograma obtido nesta gravao, podem-se verificar as marcantes alteraes ocorridas. Notam-se trs sees distintas, como apontado na FIG. 13.

0,5 cm indica a margem de erro da medio da posio do elemento constritor (anel metlico).

33

Figura 13 varredura completa do tubo do trato vocal com bocal livre.

A primeira seo, com o elemento constritor do modelo de trato vocal deslocando-se a partir da poro mais prxima do bocal da flauta, expe o primeiro parcial (1000 Hz), segundo (2000 Hz), bastante acentuado, o terceiro (3000 Hz) e o quarto parcial (4000 Hz).

Na segunda seo, com o anel metlico um pouco mais afastado do bocal da flauta, notamos que o primeiro parcial acentuou-se, como tambm o terceiro. O segundo e o quarto parciais foram atenuados, sendo que este quase desapareceu.

A terceira seo, com o elemento constritor atingindo a poro do modelo de trato vocal mais afastada do bocal da flauta, expe o primeiro parcial bastante atenuado,

34

o segundo parcial muito acentuado, o terceiro parcial quarto parcial consideravelmente acentuado.

levemente atenuado e o

Detectada a existncia de trs sees distintas bastante definidas, decidiu-se gravar separadamente um ponto dentro de cada uma destas sees, ainda utilizando apenas o bocal livre.

O primeiro ponto foi estabelecido em (3,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido indicado na FIG. 14.

Figura 14 ponto dentro da primeira seo com o bocal livre.

35

Observamos que foi mantida forte semelhana com o visualizado na primeira seo da varredura: quatro parciais, sendo que o segundo parcial manteve-se como o mais acentuado. Pode-se melhor verificar tal acentuao do segundo parcial a partir da FIG. 15.

Figura 15 espectro sonoro do ponto da primeira seo com o bocal livre.

Observa-se claramente a acentuao do segundo parcial (2000 Hz) em relao aos demais.

O segundo ponto foi estabelecido em (7,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido indicado na FIG. 16.

36

Figura 16 ponto dentro da segunda seo com o bocal livre.

O resultado, mais uma vez, foi coerente com o exibido na varredura completa do modelo de trato vocal: o primeiro parcial acentuou-se, assim como o terceiro parcial. O segundo e quarto parciais foram atenuados, sendo que este quase desapareceu.

Notamos, ainda, que houve uma pequena queda na afinao em relao primeira seo com o bocal livre. Esta constatao pode ser mais bem verificada na FIG. 17.

37

Figura 17 espectro sonoro do ponto dentro da segunda seo com o bocal livre.

O terceiro ponto foi estabelecido em (12,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido indicado na FIG. 18.

38

Figura 18 ponto dentro da terceira seo com o bocal livre.

O resultado apresentou-se coeso ao da varredura: atenuao do primeiro e terceiro parciais e acentuao do segundo e quarto parciais. A mesma concluso obtida atravs da anlise do espectro reproduzido na FIG. 19. Observa-se tambm que a afinao eleva-se um pouco em relao segunda seo, retomando os valores da primeira seo.

39

Figura 19 - espectro sonoro do ponto dentro da terceira seo com o bocal livre.

As amostras seguintes foram gravadas utilizando toda a flauta, com as chaves posicionadas para a emisso da nota Si 4. Com esta posio das chaves, obteve-se uma fundamental em 480 Hz. Novamente, foram gravadas quatro amostras. O fluxo no qual se obteve resposta sonora adequada8 do instrumento foi 13l/min.

A primeira dessas amostras foi gravada fazendo-se uma varredura do modelo de trato vocal com o elemento constritor. Portanto, o m foi movimentado entre (1,0 0,5) cm e (15,0 0,5) cm a partir da poro mais prxima ao bocal da flauta.

Foi considerada adequada a resposta sonora do instrumento mais prxima freqncia equivalente nota representada pela posio das chaves.

40

FIGURA 20 varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

Novamente, foram marcantes as alteraes, podendo-se perceber trs sees distintas, como demonstrado na FIG. 20. A primeira seo expe o primeiro parcial (480 Hz), o segundo parcial (960 Hz) e o terceiro parcial (1920 Hz). Na segunda seo o segundo parcial desaparece, o primeiro parcial mostra-se bastante atenuado e acentua-se a presena do quarto parcial. Evidencia-se, alm disso, a presena de outros trs parciais: o terceiro (1440 Hz), o quinto (2400 Hz) e o oitavo (3740 Hz). Na terceira seo notamos a presena acentuada do primeiro parcial (480 Hz), o reaparecimento do segundo parcial (960 Hz), a presena do terceiro (1440 Hz) e quinto parciais (2400 Hz).

41

Um ponto em cada uma dessas sees foi gravado separadamente, ainda com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si. O primeiro ponto foi estabelecido em (1,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido apontado na FIG. 21.

FIGURA 21 ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

clara a semelhana mantida com a primeira seo da varredura: primeiro (480 Hz), segundo (960 Hz) e quarto (1920 Hz) parciais; destes, os que se mostram mais acentuados so o primeiro e o quarto parciais. Notamos ainda a presena, bastante atenuada, do oitavo parcial (3740 Hz), como se pode perceber a partir da FIG 22.

42

FIGURA 22 - espectro sonoro do ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

O segundo ponto foi estabelecido em (7,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. A FIG. 23 indica os resultados obtidos.

43

FIGURA 23 ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

Os resultados obtidos nesta ocasio apresentaram-se um tanto diferentes do que foi mostrado na segunda seo da varredura completa do tubo do modelo de trato vocal. Notamos aqui a presena do primeiro parcial (480 Hz), segundo parcial (960 Hz), terceiro parcial (1440 Hz) e quarto parcial (1920 Hz). O primeiro parcial mostrase bem definido, com os demais atenuando-se gradativamente. Verifica-se que, tambm neste caso, a afinao sofre uma leve queda, como mostrado pela FIG. 24.

44

FIGURA 24 - espectro sonoro do ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

O terceiro ponto foi estabelecido em (10,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido sugerido pela FIG. 25.

45

FIGURA 25 ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

O resultado desta amostra foi coerente com o exibido na varredura completa do tubo do modelo de trato vocal: vemos o primeiro parcial acentuado, o segundo parcial levemente atenuado, o terceiro, quarto e quinto parciais atenuando-se

gradativamente, como explicitado pela FIG.26.

46

FIGURA 26 - espectro sonoro do ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si

Finalmente, foram gravadas quatro amostras com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L. Com esta posio, obteve-se o primeiro parcial em 430 Hz. O fluxo no qual se obteve resposta sonora adequada do instrumento foi 10l/min.

A primeira dessas amostras foi gravada fazendo-se uma varredura do tudo do modelo de trato vocal. Assim, o im foi, mais uma vez, movimentado entre (1,0 0,5) cm e (15,0 0,5) cm a partir da poro mais prxima ao bocal da flauta. O resultado obtido apontado pela FIG. 27.

47

FIGURA 27 varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

Nota-se aqui um grande nmero de alteraes ocorridas durante a varredura completa do tubo, podendo se, ainda, distinguir trs grandes sees, como mostrado na FIG. 27.

A primeira seo exibe o primeiro parcial (430 Hz), embora com intensidade flutuante; o segundo parcial (860 Hz); o segundo harmnico (1290 Hz), que aparece apenas em alguns pontos; o quarto parcial (1720 Hz), nitidamente, oscilando em freqncia algumas vezes; o quinto parcial (2150 Hz), pontualmente, assim como o oitavo parcial (3440 Hz).

48

A segunda seo expe o primeiro parcial (430 Hz) mais definido e acentuado, o segundo parcial (860 Hz) tambm mais acentuado e o quarto parcial (1720 Hz) algo atenuado.

A terceira seo tem o primeiro parcial (430 Hz) bastante atenuado. O segundo parcial (860 Hz) desaparece completamente. So exibidos ainda o terceiro parcial (1290 Hz), o quarto parcial (1720 Hz), o quinto parcial (2150 Hz) e o oitavo parcial (3440 Hz), este bastante ressaltado.

Um ponto em cada uma dessas sees foi gravado separadamente, ainda com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L.

O primeiro ponto foi estabelecido em (1,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. O resultado obtido apontado na FIG. 28.

49

FIGURA 28 ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

Notamos que h semelhana com a primeira seo da varredura: o primeiro parcial (430 Hz) aparece ntido; o segundo parcial (860 Hz), bastante atenuado; o quarto parcial (1720 Hz) aparece nitidamente e o quinto parcial (2150 Hz), muito atenuado, como mostra a FIG. 29.

50

FIGURA 29 - espectro sonoro do ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

O segundo ponto foi estabelecido em (6,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. A FIG. 30 indica os resultados obtidos.

51

FIGURA 30 ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

Os resultados condizem com o apresentado na segunda seo da varredura: o primeiro parcial (430 Hz) mais definido e acentuado, o segundo (860 Hz) e o quarto (1720 Hz) parciais um pouco acentuados e o terceiro (1290 Hz) e quinto (2150 Hz) parciais atenuados. A afinao sofre uma ligeira queda, como se pode perceber a partir da FIG. 31.

52

FIGURA 31 - espectro sonoro do ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

O terceiro ponto foi estabelecido em (12,0 0,5) cm a partir do incio da poro do modelo de trato vocal mais prxima ao bocal. A FIG. 32 indica os resultados obtidos.

53

FIGURA 32 ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

Novamente, fica evidenciada a semelhana com os resultados obtidos na varredura do tubo do modelo de trato vocal: primeiro parcial (430 Hz) bastante atenuado e o desaparecimento completo do segundo parcial (860 Hz). So exibidos ainda o terceiro parcial (1290 Hz), o quarto parcial (1720 Hz), o quinto parcial (2150 Hz) e o oitavo parcial (3440 Hz), como indicado na FIG. 33.

54

FIGURA 33 - espectro sonoro do ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

4.4 Anlise dos resultados


Uma anlise geral dos resultados do experimento denota que as alteraes ocorridas a partir da mudana de posio do elemento constritor no modelo de trato vocal foram muito vastas, havendo elementos para se afirmar que existe influncia da posio do trato vocal na qualidade sonora da flauta.

Essa influncia pode ser percebida tanto auditivamente como atravs de mudanas na configurao espectral do som. Houve alteraes sensveis na fundamental e nos harmnicos correspondentes, de acordo com a posio do elemento constritor no tubo do modelo de trato vocal nas trs situaes pesquisadas.

55

Notamos que, na prtica, a interferncia do trato vocal na qualidade sonora de um flautista menor que a demonstrada no experimento. Isto ocorre devido ao grande nmero de variveis a que o flautista submete sua execuo, como por exemplo, a posio dos lbios e mandbula, e variaes de presso e fluxo. A funo do modelo, isolando variveis, justamente ressaltar as alteraes decorrentes da posio do trato vocal.

Observa-se que existe forte semelhana entre as trs situaes em que as amostras foram gravadas. Percebe-se que em todas as situaes existem trs sees distintas, como apontado nas FIG. 13, 20 e 27. Tal fato poderia nos remeter ainda a classificao geral das vogais em trs grupos, como apontado na FIG. 3.

A primeira seo de cada uma das situaes representa o elemento constritor anteriorizado, ou seja, prximo regio dos lbios, o que poderia nos remeter s vogais [i] e [], de acordo com o que foi demonstrado na FIG. 3.

A segunda seo, por sua vez, representa o elemento constritor em posio mdia, o que poderia nos remeter vogal [a], tambm de acordo com a FIG. 3. A terceira seo representa o elemento constritor em posio posteriorizada, ou seja, afastado dos lbios, o que, ainda de acordo com a FIG. 3, poderia nos remeter s vogais [u] e [].

No foi possvel estabelecer uma relao segura entre os resultados apresentados em cada grfico gerado pelo experimento. Por exemplo, os pontos gravados na primeira seo das posies de chaves da flauta para as notas Si e L, so muito semelhantes entre si, como demonstrado pelas FIG. 21 e 28. Contudo, no

56

apresentam semelhana marcante com o ponto gravado na primeira seo com o bocal livre, conforme apontado na FIG. 14. Isto pode ser atribudo a no correo do ngulo da embocadura para diferentes freqncias, fator largamente empregado pelos flautistas.

Observamos que, nas trs situaes em que as amostras foram gravadas, ou seja, bocal livre, chaves posicionadas para a nota Si e para a nota L, a segunda seo, que representa uma posio mdia do elemento constritor, apresentou uma leve queda na afinao, sem que fossem alterados ngulo, posio de lbios, mandbula ou fluxo de ar.

Embora seja possvel perceber outras semelhanas e diferenas entre as amostras apresentadas, no foi este o objetivo final do presente trabalho, que se focou apenas na verificao da existncia ou no da influncia do trato vocal na qualidade sonora da flauta. A mensurao dessa influncia ser, qui, elemento de trabalhos futuros.

Apenas como anlise geral, pode-se dizer que, na maior parte das amostras, verifica-se que a posio que melhor favoreceu a qualidade da fundamental foi a equivalente a vogal [a], ou seja, posio mdia. Tal constatao pode favorecer a didtica da flauta, especialmente para iniciantes, que no tm domnio sobre a tcnica de realizar alteraes no trato vocal. O uso da posio equivalente a vogal [a] poder ajudar o iniciante a alcanar com maior facilidade uma boa resposta sonora do instrumento.

57

5. Concluso
Em concluso ao presente trabalho, possvel formular algumas afirmaes, a fim de sintetizar os principais aspectos debatidos:

I. O trato vocal modifica a configurao espectral do som produzido pelas pregas vocais, acrescentando regies de ressonncia, os formantes, ao sinal inicial e fazendo com que a onda sonora irradiada pelos lbios seja bem mais complexa que aquela produzida nas pregas vocais. Estes formantes, em especial os dois primeiros, so responsveis pela caracterizao das vogais, sendo que sua posio pode variar, dentro de certos limites, sem comprometer a inteligibilidade da vogal emitida.

II. A bibliografia sobre o tema extremamente restrita, tanto nacional quanto internacionalmente, o que acentuou a dificuldade na elaborao deste trabalho. Alm disso, a pouca bibliografia existente no suficiente para se estabelecer uma relao entre a posio do trato vocal e a qualidade sonora da flauta. Mather (1998) aborda o assunto apenas com especulaes sem comprometimento cientfico; Macmahon [s.d.] faz consideraes sobre a importncia da fontica na produo do som na flauta com enfoque somente na velocidade e ngulo, evitando tratar da pertinncia ou no da influncia do trato vocal sobre a qualidade sonora da flauta; Laurin (1998) realiza testes de medio de transferncia acstica para provar que o tamanho e a forma do trato vocal influenciariam o som da flauta doce, porm limita as concluses decorrentes de seus resultados.

58

III. A experincia preliminar realizada com garrafas plsticas demonstrou que seria possvel e vivel simular um trato vocal artificial que, modificado, poderia gerar alteraes na qualidade sonora da flauta, com a conseqente eliminao das demais variveis, tais como alteraes no ngulo do jato de ar, no fluxo de ar e na posio da mandbula.

IV. O experimento final foi elaborado com um modelo de embocadura em fibra de vidro acoplado a um trato vocal artificial feito em PVC, o qual simula a constrio do trato vocal atravs de um anel metlico colocado em seu interior e movimentado por um im na parte externa do tubo. O modelo de trato vocal est ligado a um sistema de ar comprimido ligado a um fluxmetro para manter o fluxo de ar constante.

V. Os resultados do experimento final foram gravados em trs situaes distintas: a primeira, utilizando apenas o bocal da flauta, a segunda, utilizando toda a flauta, com as chaves posicionadas para a emisso da nota Si 4 , e a terceira, tambm utilizando toda a flauta, com as chaves posicionadas para a emisso da nota L 4.

VI. Em cada uma das situaes nas quais foram gerados os resultados do experimento final, foram gravadas quatro amostras: a primeira, uma varredura completa do tubo do modelo de trato vocal; a segunda, um ponto demonstrando a constrio posteriorizada do modelo de trato vocal; a terceira, um ponto demonstrando a constrio mdia; e a quarta, demonstrando a constrio anteriorizada do modelo. Ao todo, foram

59

gravadas doze amostras diferentes dos resultados obtidos no experimento final.

VII. A anlise dos resultados do experimento final apontou que h elementos para se afirmar que existe influncia da posio do trato vocal na qualidade sonora da flauta em razo das grandes diferenas verificadas entre as amostras, embora no se possa, ainda, mensurar essa influncia.

VIII. O trabalho realizado abre um leque de possibilidades a serem exploradas. Dentre elas, a diferena de atuao do trato vocal na qualidade sonora da flauta e na caracterizao da fala. Nesta, o trato vocal atua posteriormente produo sonora, enquanto naquela, sua atuao anterior. Ocorre que, na caracterizao da fala, a produo do som acontece nas pregas vocais e este, ento, modificado pelo trato vocal. Na qualidade sonora da flauta, o trato vocal atua anteriormente produo do som, que acontece no contato do jato de ar com a borda da embocadura.

IX. Outra possibilidade a ser estudada a turbulncia do fluxo que atinge a flauta. A posio do trato vocal poderia, por exemplo, influenciar a quantidade de turbulncia, acentuando-a ou atenuando-a, atravs do aumento ou da reduo de espao na cavidade oral.

X. Por fim, a mensurao da influncia do trato vocal na qualidade sonora da flauta tema de grande interesse para estudos posteriores, partindo-se do pressuposto que tal influncia existe, de acordo com o que foi demonstrado neste trabalho.

60

REFERNCIAS

BEHLAU, M. Voz: o livro do especialista. Vol. 1. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

COLTMAN, J. W. Resonance and Sounding Frequencies of the Flute. Journal Acoustic Soc. American 40, 1966, p. 99 107.

KENT, Ray D; READ, Charles. The Acoustic Analysis of Speech. 2 ed. Madison: Singular, 2001. p. 13 40.

LAURIN, Dan. The relation between the vocal tract and recorder sound quality. Disponvel em: http://www.danlaurin.com/. Acesso em: 21 nov. 2004.

MACMAHON,

Mike.

Throat

resonance,

vowel

sounds.

Disponvel

em:

http://www.larrykrants. com/Mike.htm. Acesso em: 20 nov. 2004.

MATHER, Roger. Your Throat, Sinus and Mouth Resonances: Friends or Foes? In: The Flutists Handbook: A Pedagogy Anthology. Santa Clarita: National Flute Association, 1998. p. 75 79.

PINHO, Slvia M. Rebelo. Fundamentos em Fonoaudiologia: tratando os distrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute: the Classic of Barroque Music Instruction. Traduo de Edward R. Reilly. 2 ed. Boston: Northeastern University Press, 2001. p. 49 59. Ttulo original: Versuch einer Anweisung, die Flte traversire zu spielen, 1752.

SUNDBERG, Johan. Perception of Singing. In: Musical Acoustics, 1979. p. 1 17.

61

VIEIRA, Maurlio Nunes. Automated Measures of Dysfonias and the Phonatory Effects of Asymmetries in the Posterior Larynx. PhD Thesis. University of Edinburgh, Edinburgh, 1997.

VIEIRA, Maurlio Nunes. Uma introduo acstica da voz cantada. In: I Seminrio Msica, Cincia e Tecnologia: Acstica Musical. So Paulo, 2004.

62

ANEXO A - AMOSTRAS OBTIDAS NO EXPERIMENTO

Faixas relacionadas no CD:

1. Varredura completa do tubo do trato vocal com o bocal livre 2. Ponto dentro da primeira seo com o bocal livre 3. Ponto dentro da segunda seo com o bocal livre 4. Ponto dentro da terceira seo com o bocal livre 5. Varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si 6. Ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si 7. Ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si 8. Ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota Si 9. Varredura completa do tubo do trato vocal com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L 10. Ponto dentro da primeira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L 11. Ponto dentro da segunda seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L 12. Ponto dentro da terceira seo com as chaves da flauta posicionadas para a emisso da nota L

63

ANEXO

64

ANEXO B RECITAL APRESENTADO NO AUDITRIO FERNANDO MELLO VIANNA ESCOLA DE MSICA DA UFMG

Programa

Sergei Prokofiev

Sonate fur Flte und Klavier I Moderato II Scherzo III Andante IV Allegro con brio

Edgard Varse Frank Martin Radams Gnattali

Density 21.5 Ballade pour Flte et Piano Sonatina em R Maior I Allegro Moderato II Expressivo III Lembrando Pixinguinha

65

ANEXO

You might also like