You are on page 1of 5

ESPANHOL

A professora de espanhol a professora Patrcia, que est nos ensinando desde o primeiro ano. Uma aula cheia de gramtica e escrita muito legal, principalmente quando a professora nos passa msicas. Uma atividade de espanhol desta etapa ser a produo escrita: Quien soy yo? onde temos que escrever sobre ns e nossa famlia usando principalmente os verbos no pretrito imperfeito. A professora j nos mostrou duas msicas desde o comeo do ano: Jueves (La oreja de Van Gogh) e Dmelo (Enrique Iglesias).

LNGUA PORTUGUESA
A professora de portugus a professora Cssia e na minha opinio, uma das melhores professoras da escola. As aulas de portugus so bem descontradas e a professora faz com que a matria fique cada vez mais interessante. As aulas no seguem um padro, sendo divididas certinho em gramtica e literatura, e at o momento j estudamos gramtica (termos essenciais da orao, predicao verbal e vozes verbais) e na parte de literatura j estudamos sobre o quinhentismo e fizemos diversas anlises de contos e poemas como O mito, O importado vermelho de No e No sei danar. Nesta etapa, vamos fazer um trabalho de literatura e psicanlise. A sala foi separada em grupos de 5 pessoas e cada grupo pegou um poema, conto ou livro da etapa para ler, analisar o texto e teremos que fazer uma relao com textos de Freud. O meu grupo ficou encarregado de fazer anlise do livro Vidas Secas.

PRODUO DE TEXTO
A professora de produo de texto a professora Priscila Namiuti. Ela uma professora legal e que nos d muitas dicas para fazermos uma boa redao nos vestibulares. Ela tambm canta e fez uma msica sobre crase para nos ajudar. Ao longo do ano, j fizemos uma prova de redao e diversas em sala de aula, como propostas de vestibular e o texto introdutrio para o almanaque de Dcadas. Pessoalmente, gosto muito quando ela nos d exemplo de redaes acima e abaixo da

mdia nos vestibulares, porque nos d um parmetro sobre o que devemos ou no fazer nesta etapa que elimina muitas pessoas nas provas.

INFORMTICA
Na disciplina de informtica aprendemos a mexer em diversas ferramentas do computador o que amplia nosso conhecimento tecnolgico e que muito importante nos dias atuais. Nas aulas desta disciplina j fizemos trabalhos no Excel (Grfico de Gantt) e no Word (Relatrio do Alternativas Sustentveis). Tambm esta em andamento o portflio de atividades, que este ano o aluno pode escolher em que formato ir fazer (Tumblr, Twitter ou no site j desenvolvido no ano passado). Eu escolhi fazer pelo twitter. Toda etapa antes da prova, o professor faz um simulado para nos auxiliar na matria e um modo de estudar tambm! O reading uma atividade de ingls e informtica e bem legal de se fazer, pois nos faz ter um maior conhecimento sobre msica de outras dcadas.

HISTRIA
A professora Vera uma das melhores professoras e pessoas daquela escola. Ela que nos deu aula o ano passado, pegou 3 salas do segundo ano e entre elas a minha sala. Esse ano estamos estudando o perodo imperial do nosso pas, a economia, as crises e guerras (como a guerra do Paraguai). J assistimos um filme na sala Mau, o imperador e o rei para que consigamos entender um pouco melhor o ambiente da poca e possamos saber um pouco sobre um dos revolucionrios do nosso pas que fez muitos empreendimentos na parte da indstria. A professora tambm d diversas listas de atividades, com questes de vestibular para que a gente aprimore e teste um pouco sobre o que aprendemos em sala de aula.

GEOGRAFIA
O professor Murilo outro professor que nos deu aula o ano passado e continua nos acompanhando este ano. um professor bem descontrado e engraado. Este ano j aprendemos sobre geologia e geomorfologia (terremotos, tsunamis e vulces, foras internas e externas, tectnica de placas) e minerao (minerais metlicos e no metlicos, impactos sociais e ambientais, quadriltero ferrfero, Vale) O professor de geografia tambm sempre nos d uma lista de exerccios para testar o que aprendemos, sendo este um jeito tambm de estarmos estudando para a prova.

FILOSOFIA
O professor Camilo tambm um professor que nos d aula desde o ano passado. Nesta etapa estamos aprendendo sobre Empirismo e Racionalismo e Revoluo Cientfica. Ele nos passa muitos slides e vdeo para que a matria fique mais interessante. Nesta etapa, uma das atividades ser um debate. Este ano temos uma aula por semana.

SOCIOLOGIA
O professor de sociologia o Ricardo, comumente chamado por ns de Ricardo. um professor que me agrada, pois nos faz pensar melhor no meio em que vivemos e da forma como vivemos. A aula de sociologia um momento de reflexo, pois pensamos e debatemos muito sobre a organizao da nossa sociedade. Nesta etapa estamos estudando sobre Sociologia e Sociedade, Individo, Identidade, Socializao e tica. J tivemos uma prova interdisciplinar com filosofia e qumica e tambm j fizemos um debate sobre o lado bom de ser homem e mulher e como a sociedade faz a taxao de gneros.

FSICA
O professor de Fsica do 2 ano o professor Thiago. Ele um professor bem atencioso e tem pacincia para explicar a matria quando no se est entendendo! Este ano gostei muito do mtodo que ele usa na sala, pois trabalhamos com muitos exerccios, o que particularmente ajuda muito, pois melhora a fixao da matria. Nesta etapa j aprendemos sobre mecnica (que era um pouco da matria estudada no primeiro ano energia potencial elstica, energia gravitacional, energia cintica. ) e tambm sobre termodinmica, como calor e temperatura, as escalas termomtricas, transferncia de calor e dilatao trmica. Tambm fomo para o laboratrio fazer prticas sobre o contedo estudado, tendo que anotar e fazer um relatrio para entregar para o professor. Outros tipos de atividades, so as listas extras que o professor nos passa para auxiliar na aplicao da matria.

BIOLOGIA
Como no primeiro ano, a professora de Biologia a Paula. Ela bem dinmica com os alunos, apesar de particularmente achar a explicao um pouco confusa. Porm tenho um bom relacionamento com ela. Nesta etapa aprendemos sobre desenvolvimento embrionrio ( continuao da matria do primeiro ano), categorias taxonmicas, vrus e estamos comeando a estudar o reino Monera. Este ano a professora Paula est utilizando um mecanismo de avaliao diferente, que so as provas especficas de cada matria. uma pequena prova feita ao final de cada matria dada, ajudando assim posteriormente no estudo para as provas formais. Uma das atividades feitas nesta etapa foi o modelando o embrio. Pegamos a massinha e tivemos que modelar as fases de um embrio, a fim de tentar fixar todos os estgios de uma maneira mais simples e prtica. O problema foi que ns que tivemos que fazer a massinha, fazendo com que houvesse perda de tempo e muitos trabalhos no deram certo. Outra atividade foi a atividade no laboratrio que foi o cultivo de bactrias. A sala foi dividida em grupo e cada grupo ficou responsvel pelo cultivo diferente, a fim de ns analisarmos os resultados.

MATEMTICA
Este ano quem nos d aula o professor Douglas. um professor bem atencioso e paciente, que tem um bom convvio com os alunos pela minha percepo. Nesta etapa em matemtica j aprendemos sobre P.A. e P.G. e tambm sobre Matrizes e Determinantes. Essas duas matrias me agradaram muito pelo nvel de dificuldade. J fizemos diversas atividades do livro para treinarmos a matria, o que eu acho que ajuda muito na hora da prova. Tambm falando de prova, o professor antes de cada prova passa uma lista de objetivos especficos da matria, que uma lista de cerca de 20 exerccios parecidos com os da prova e isso nos ajuda muito. Tambm em matemtica temos um trabalho chamado Aplicaes da Matemtica. A sala se separou em grupos e cada grupo ficou responsvel por uma matria que iremos aprender ao longo do ano, mostrando aplicaes dela no nosso cotidiano. A nota deste trabalho vai para a terceira etapa, independentemente de quando este foi apresentado. O meu grupo ficou responsvel pela parte de matrizes e j apresentamos.

QUMICA
O professor este ano de qumica o professor Wander, um professor que tambm muito paciente na hora da explicao da matria e nos d muitos exemplos. Nesta etapa aprendemos sobre as Funes Inorgnicas, que uma matria do primeiro ano, porm que no deu para estud-la o ano passado. Sobre a matria, o professor passou uma lista de exerccios sobre o assunto e tambm fizemos os exerccios do livro. J fomos ao laboratrio tambm fazer experimentos com algumas substncias e verificar se o pH destas substncias so cidas, bsicas ou neutras. Foram experimentos simples, porm interessante pois nos propiciou contato com substncias que no teramos contato, como cido clordrico e outros materiais perigosos.

You might also like