You are on page 1of 5

Posicionamentos no leito

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP CURSO DE FISIOTERAPIA 8 PERODO ACADMICA: ARACELI OLIVEIRA

Posicionamentos no Leito
A falta de movimento do paciente no leito por um tempo prolongado pode trazer inmeros riscos, dentre eles: Reduo da sensibilidade; lceras de presso (escaras); Edemas (inchao); Acmulo de secrees nos pulmes; Risco de trombose; Diminuio de fora.

O procedimento realizado da seguinte forma: Retirar travesseiros e coxins que possam estar com o paciente; Movimentar o paciente pelo lenol, em bloco, coordenando o movimento do esforo, como ilustrado na figura abaixo:

lceras de Presso (escaras) A lcera por presso uma leso na pele, causada por irrigao sangunea deficiente, ocasionada por presso demorada e conseqente falta de nutrio dos tecidos. caracterizada por uma crosta enegrecida, formada por tecido mortificado. mais comum em pacientes que no conseguem movimentar-se no leito e tende a aumentar de tamanho se a regio no for protegida e principalmente, se no for diminuda a presso sobre o corpo pela mudana de posio. As mudanas de posio devem ser realizadas no mnimo a cada 2 horas; As reas sujeitas maior presso devem ser protegidas para evitar o aparecimento de escaras; Para pacientes no leito, materiais de posicionamento como travesseiros ou almofadas de espuma devem ser usadas para manter as proeminncias sseas (como joelhos e calcanhares), longe do contato direto de um com o outro ou com a superfcie da cama:

As mudanas de decbito consistem em variar a posio do paciente no leito, com o objetivo de proporcionar maior conforto e evitar complicaes (escaras e contraturas), devido a imobilidade prolongada.

Importante! O paciente nunca deve ser arrastado durante a movimentao, para evitar leses ocasionadas por frico da pele na superfcie da cama; Evitar a formao de dobras nos lenis da cama que podem contribuir para o aumento da presso do local; Coberturas plsticas ou protetores de cama no devem ter seu uso aceito, protegem a cama, porm podem causar suor excessivo, levando a macerao da pele do paciente; Devem ser utilizados leos que promovem a hidratao da pele ou amido de milho que reduz a frico; Avaliar diariamente o estado da pele do pacientes acamados ou restritos a cadeira de rodas, principalmente em regies de proeminncias sseas (figura abaixo) que so mais sensveis para o surgimento de lceras:

Edemas (inchao) Outro problema comum em pacientes acamados so os edemas, que ocorre principalmente em membros inferiores (inchao nas pernas). Isso ocorre devido a falta de movimentao que dificulta o retorno venoso e linftico, fazendo com que ocorra um acmulo de liquido no interstcio (espao entre as clulas dos tecidos). Alguns posicionamentos e exerccios podem ajudar nessa situao: Elevao das pernas que pode ser feita com o auxilio de travesseiros, durante alguns momentos do dia;

Exerccios metablicos, pedindo que o paciente faa movimentos rotatrios com a perna suspensa no ar:

Podem ser realizados exerccios passivos de trplice flexo (elevao da perna dobrando o joelho) em membros inferiores; Exerccios ativos-livres de flexo plantar e dorsiflexo:

contrao dos msculos no se faz de modo normal e foge ao controlo da pessoa atingida pelo AVE, dificultando os movimentos. Deitado sobre o lado sadio: Deve-se ter o cuidado para que o brao diretamente envolvido fique estendido, o joelho um pouco dobrado e a cabea no deve ficar para trs.

Ateno! Sentar o paciente fora do leito, com freqncia, sempre que seu estado permitir; Caminhar com o paciente por pequenas distncias, se o seu estado de sade permitir; Manter cama limpa, seca, com lenis bem esticados; Zelar pela higiene pessoal do paciente; Realizar massagem com leo ou creme hidratante; Incentivar dietas ricas em protenas se no houver restrio.

Deitado sobre o lado afetado (doente): Nessa posio o brao diretamente envolvido, dever ficar estendido e a perna correspondente em ligeira flexo.

Pacientes com Acidente Vascular Enceflico- AVE (Derrame) Pacientes que sofreram AVE apresentam comumente algumas caractersticas que no sendo tratadas de forma adequada pode comprometer a realizao de tarefas comuns do dia a dia. Quando os msculos nestes pacientes ficam "presos" e os movimentos no so bem controlados, isso pode ser devido espasticidade. Na espasticidade h uma dificuldade em movimentar o membro afetado. A

Deitado sobre as costas: Nessa posio deve-se ter o cuidado para que a cabea fique em leve flexo, brao diretamente envolvido posicionado em um travesseiro de forma que a mo fique um pouco levantada.

tambm abriro. Essa maneira alonga a musculatura do brao e mo o que facilita o uso desse membro durante as atividades do cotidiano.

Passando para a posio sentada: O cuidador estimula para dobrar as pernas do paciente e cuida para que o ombro diretamente envolvido receba o peso do corpo sem cair para frente. No esquecer de colocar a mo na axila com o objetivo de proteger o ombro.

Passando para a posio em p: Pode-se oferecer apoio na frente com o objetivo de proporcionar maior segurana e, tambm para facilitar a flexo do corpo e transferncia de peso para a perna.

Andando: Com apoio ao brao e tronco o cuidador protege e proporciona suporte ao tronco para que o paciente ande reto. importante segurar o antebrao rodando-o para fora e abrindo o polegar, assim os demais dedos

You might also like