You are on page 1of 21

CONCEITO DE DIREITO Vulgarmente costuma-se dizer que o direito no passa de um sentimento, algo assim como o amor, que nasce

e no corao dos homens (MAX & EDIS, 2004, p. 32). De certo modo todos j sabem o que o direito. Se voc compra algo com defeito, porque voc volta at a loja para pedir a sua troca? Conceito: Direito um complexo de normas reguladoras da conduta humana com fora coativa (A. CORREIA, 5 ED., apud MAX & DIS, 2004, p.32)

2.2 Origem e finalidade possvel imaginar uma sociedade sem a fora coativa do Estado? claro que invivel uma sociedade estruturada ser administrada sem leis com suas conseqentes punies. Talvez como exceo regra, sociedades com o nmero absurdamente pequeno de sua populao, sendo que os costumes nesses casos, so regras e s vezes mais respeitados do que a prpria lei.

2.3 DIREITO OBJETIVO E SUBJETIVO 2.3.1 Direito Objetivo: trata-se de conjunto de determinaes legais ordinrias em vigncia em determinado perodo de tempo e sociedade, direcionador ao alcance do bem comum, com fora coativa obedincia legal (Exemplo: C. Penal, Civil, etc.). 2.3.2 Direito Subjetivo: Seguindo as idias de MAX & DIS (2004), temos que a faculdade ou prerrogativa do indivduo de invocar a lei, invocar o direito objetivo, na defesa de seu interesse. Ex.: Direito de propriedade. A pessoa sabe que tem o direito (objetivo), faz uso desta prerrogativa ou no, s depende dela (subjetivo).

2.4 DIREITO POSITIVO E DIREITO NATURAL 2.4.1 Direito Positivo: o direito que para sua aplicao, depende da vontade humana, ou seja, ser aplicado a todos atravs de seus textos escritos (leis, decretos, regulamentos, etc.). 2.4.2 Direito Natural: o que independe de ato de vontade, por refletir exigncias sociais da natureza humana, comuns a todos os homens (MAX & EDIS, 2004, p. 38). o direito preexistente que se converte em direito positivo ou serve para modific-lo e aperfeio-lo (BRANCATO, 2003, p. 13). Princpios supremos: reproduzir, direito de viver,etc.

2.5 DIREITO PBLICO E PRIVADO 2.5.1 Direito Pblico: trata de assuntos comuns ao grupo social, com conseqente imposio de suas regras, sendo que os particulares no podero, jamais, afasta-las por qualquer tipo de pacto. ...direito pblico o direito que tem por finalidade regular as relaes do Estado, dos Estados entre si, do Estado com relao aos seus sditos, quando procede com seu poder de soberania, isto , poder de imprio (VENOSA, 2002, p. 90). Direito Privado: j neste caso, temos o tratamento de matrias cuja previso legal d a possibilidade de pactuar, convencionar entre as partes assuntos de interesses particulares desde que no contrariem as regras vigentes.

DIREITO INTERNACIONAL E DIREITO NACIONAL Direito Internacional: denominao dada ao tratamento de relaes entre pases, com base legal, que temos esses pases assinantes de tratados internacionais ou assuntos diplomticos. Direito Nacional: trata de matrias aplicveis apenas na territorialidade, ou seja, dentro das linhas demarcatrias de determinado pas.

FONTES DO DIREITO Fonte: local de onde vem ou onde se produz algo; procedncia, origem, provenincia; nascente de gua; olho de gua; mina, minadouro (Dicionrio Houaiss). No sentido do direito quer dizer, de onde nasce o direito. No se sabe de onde vem, de onde nasce, de onde brota aquela gua daquele morro. Precisa-se de um estudo mais aprofundado. No direito temos a mesma problemtica. Como surgiram as regras? Quais foram os primeiros impulsos para suas criaes? H certa subjetividade por de trs de tudo isso. Que um dia se tornou objetivo

FONTES IMEDIATAS E FONTES MEDIATAS Fontes diretas ou imediatas: so aquelas que diretamente moldam a sociedade para o alcance do bem comum, da harmonia da sociedade. Possuem fora prpria. So as leis e os costumes.

Fontes indiretas e mediatas: so aquelas que indiretamente contribuem para a criao de moldes normativos para aplicao do justo. So as doutrinas e as jurisprudncias.

FONTE DE INTEGRAO Analogia: a aplicao, na prtica, de norma semelhante ao fato ocorrido, por este novo fato no estar esclarecido em lei. Fazendo-se justia mesmo nestas hipteses.

Lei Pode ser definido como padro de comportamento da conduta humana prestabelecido por rgo competente do Estado, de carter obrigatrio, geral, com previso de punio ao responsvel quando do seu descumprimento. Emana, no Brasil, via de regra pelo Poder Legislativo. Como figura atpica temos, tambm, a possibilidade de ser emanada em caso especfico pelo Poder Executivo (CF, arts. 62 e 68).

Formao de uma lei: 1. Disposio: o texto que revela o assunto a ser tratado na casa legislativa para possvel transformao em lei. 2. Sano: manifestao dada pelo executivo como concordncia na criao da lei. 3. Promulgao: ato pelo qual se declara a existncia da lei. 4. Publicao: ato que torna a lei conhecida saciedade em geral por meio do Dirio Oficial. Aps este ato nenhuma pessoa pode alegar ignorncia da lei.

A Constituio Federal a Carta Me, Carta Maior, Carta Magna, portanto, tudo o que est abaixo dela deve respeito aos seus princpios, neste sentido pode ser dito que existe uma hierarquia. Vigncia da Lei publicada em Dirio Oficial. No se pode alegar que no a conhece. Sua fora obrigatria est ligada a sua vigncia. Vigncia o dia em que ela comea a vigorar, entra em vigor. O perodo compreendido entre a publicao em Dirio Oficial e o incio da vigncia chamado de vacatio legis.

A lei pode dizer quando entrar em vigor, ou no, quando no disser entrar em vigor dentro do prazo de 45 dias aps a publicao (art. 1 do C.C.). A lei pode ter carter temporrio, ou seja, dizer quando comear a valer e quando cessar sua vigncia.

Cessao da obrigatoriedade da lei A lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue Revogar torn-la sem efeito A revogao pode ser expressa ou tcita: Expressa: quando a lei nova declara de forma taxativa que est revogada a lei anterior. Tcita: quando uma nova lei incompatvel com uma outra anterior existente. Retroatividade e irretroatividade da lei (art. 5, XXXVI um princpio fundamental, porque sem ele no h estabilidade jurdica.) A lei a princpio irretroativa. A lei ditada para regular situao futura. A retroatividade s possvel quando houver disposio legislativa expressa que determine que legal. A exceo se d no Direito Penal onde se tendo uma norma mais benigna, ela retroage. Portanto a lei respeita o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

Interpretao da Lei Nada mais do que se tentar alcanar o sentido lgico exposto pelo legislador A interpretao tem que ser a mais prxima da relao existente entre a norma e o momento em que vive a sociedade

Ttulo : MDULO II - TEORIA GERAL DO ESTADO Contedo :

ESTADO

Origem Conforme trata Dalmo de Abreu Dallari, o Estado tem sua origem, a partir do momento em que a coletividade estatal se organiza e possui rgos que querem e agem por ela.

Conceito Trata-se de pessoa jurdica de direito pblico, com personalidade jurdica, para que exista o efetivo respeito ao princpio do fazer justia, ou seja, coloca-se o Estado em uma situao de igualdade, permitindo ao mesmo tempo ordenar, administrar, e, tambm, ser fiscalizado, fazer parte de um processo como pessoa de direitos e obrigaes.

Na Teoria Geral do Estado, existem trs elementos essenciais para a formao de um Estado: POVO, TERRITRIO E PODER SOBERANO.

Povo: o conjunto dos nacionais, nativos da terra. Territrio: a delimitao territorial que inclui a superfcie terrestre, subsolo, espao areo e o mar, que de 12 a 24 milhas a partir da nossa costa para efeitos de defesa do territrio nacional, e 200 milhas para efeitos de explorao martima. Tambm so considerados extenses territoriais: avies, navios e as embaixadas. Todos ficam sob efeito da aplicao da ordem jurdica nacional. No caso de avies e embarcaes vale uma ressalva: os avies e embarcaes oficiais, sempre, em qualquer lugar que se encontrem tero soberania para aplicao das leis de seus pases de origem dentro destes estabelecimentos. Poder soberano: o poder, a governabilidade de um Estado, delegado s mos de alguns que tero como incumbncia administrar a mquina, sem qualquer subordinao outra ordem.

FORMAS DE ESTADO a) Estado simples: O Estado soberano no apresenta subdivises internas em pores que sejam denominadas como Estados. b) Estado composto: casos em que h a composio do Estado por mais de um Estado. Podem ser:

Federao O Estado soberano apresenta subdivises internamente para sua organizao, denominando estas reas como Estados, que compem o Estado maior. Confederao h a formao por Estados soberanos, que fixam Tratados Internacionais entre si. O Brasil uma Federao: o Pas repartido em trs esferas territoriais: Unio, Estados, e Municpios. As respectivas competncias de cada uma dessas esferas ficam estabelecidas no artigo 21 e seguintes da Constituio Federal.

DEMOCRACIA CONCEITO Vem do grego Demos (povo) + Kratos (governo), que tem como significado a governabilidade de todos, da sociedade. o governo do povo, pelo povo, e para o povo. Abraham Lincoln

O Brasil um Estado Democrtico de Direito, e podemos perceber isso em seu art. 1 nico.

Constituem objetivos fundamentais da Repblica federativa: artigos 3 e 4 da Constituio Federal.

DOIS VALORES FUNDAMENTAIS PARA O CONCEITO:

LIBERDADE SOCIAL o direito cada um tem, de fazer tudo o que quiser desde que no invada o direito de outrem, no prejudique a liberdade de outrem; IGUALDADE Todos so iguais perante a lei.

FORMAS DE DEMOCRACIA

DIRETA As decises so tomadas diretamente pelos cidados em assemblia, no h representatividade. interessante dizer, que a democracia direta somente possvel em sociedades que apresentam um nmero

populacional baixo, e consequentemente sua rea territorial no das maiores. Em sociedades com ndices populacional muito alto no possvel.

INDIRETA O povo governa por intermdio de representantes.

SEMIDIRETA O povo no governa diretamente, mas possui instrumentos jurdicos e polticos para interferir nas diretrizes do Estado. Podem intervir por meio de uma iniciativa popular (a sociedade cria uma disposio interessante para o momento da vida em sociedade e encaminham aos seus representantes para que coloquem em pauta de votao para possvel aprovao), veto popular (a lei j foi elaborada e reprovada, posteriormente, pela sociedade para que seja revogada), e o referendum (a lei posteriormente a sua elaborao, apresentada sociedade para que estes, por convocao, aprovem ou a reprovem).

A diviso dos poderes Em sua obra LEspirit des Lois, Montesquieu mostra que a razo da diviso dos trs poderes para que o governo no seja autoritrio, ditador, exercido por uma nica pessoa, que pode vir a governar de forma tirana. Montesquieu entendia que o homem tende a ser corrompido, e neste caso nada melhor do que ter um poder que fiscaliza o outro poder. Assim: O que est encarregado de faz-las (Legislativo), no deve estar encarregado de apliclas, nem de execut-las; O poder que est encarregado de execut-las, no deve ser encarregado de faz-las e nem de julg-las; O que est encarregado de julg-las no deve ser encarregado de faz-las e nem de execut-las.

Vale salientar que se trata de funo tpica de cada poder, e que so independentes. No h hierarquia entre eles, mas sim campos diferentes de atuao. Como funo atpica h a invaso, a interferncia de um poder na esfera do outro. Neste caso temos: executivo elabora leis delegadas e medidas provisrias (CF, art. 68, e 62); legislativo susta atos normativos do executivo (CF art. 49, V); judicirio quando o chefe do executivo conceder indulto (CF art. 84, XII). Ttulo : MDULO III - DIREITO CONSTITUCIONAL Contedo :

DIREITO CONSTITUCIONAL (Ramo do Direito Pblico)

CONCEITO o ramo do Direito Pblico Interno que disciplina a organizao do Estado, define e limita a competncia de seus poderes, suas atividades e suas relaes com os indivduos, aos quais atribui e assegura direitos fundamentais de ordem pessoal e social (MAX LIMONAD, 1952, p. 253 e 254).

Por estabelecer, aos demais ramos do direito, as diretrizes gerais a serem seguidas, o Direito Constitucional acaba tendo uma posio de superioridade com relao aos outros ramos do direito.

CONCEITO DE CONSTITUIO Um dos conceitos mais usados por grande parte da doutrina de que se trata de um conjunto de normas escritas ou costumeiras, que regem a organizao poltica de um pas. Espcies de Constituio

Quanto origem :

promulgada ou outorgada

Quanto consistncia:

rgidas ou flexveis

Quanto forma:

escritas ou costumeiras

Escritas As constituies escritas geralmente apresentam seus dispositivos reunidos em um instrumento j quando da sua promulgao (Constituio Brasileira) Costumeiras Espcie de constituio que apresenta como caracterstica sua formao diria, ou seja, com base nos costumes da sociedade. Vai se formando aos poucos, diferentemente da Constituio do Brasil (C. Inglaterra) Rgidas Constituio que se altera por processo especial (C. Brasileira) Flexveis So alteradas mais facilmente, semelhante alterao das leis ordinrias. Praticamente inexiste hierarquia entre a Constituio e a Lei Ordinria (C. do Reino da Itlia) Promulgadas H a constituio de um Poder Constituinte. Este poder constitudo por representantes da sociedade, quando finalizada promulgada por estes que fizeram parte de sua elaborao e posteriormente aplicada aos administrados. Outorgadas Geralmente so impostas por uma pessoa ou grupo de pessoas (por um rei, ditador, etc.).

PODER CONSTITUINTE Tem como efeito a formao de um grupo de representantes eleitos pela sociedade com um nico intuito de elaborar, editar, votar e promulgar esta nova Carta Magna aos cidados de determinado Estado. Depois deve ser extinto com seus integrantes voltando para suas atividades anteriores.

O PODER CONSTITUINTE PODE SER:

Originrio: quando h a edio de uma nova Constituio. Derivado: trata-se da utilizao, derivao de uma Constituio j existente,

modificando parte dela.

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS A princpio todos os preceitos da Constituio devem ser seguidos Se a lei for contrria Constituio, diz-se que a lei inconstitucional. O efeito da inconstitucionalidade a no aplicao da lei ao caso concreto.

Processo Legislativo: vem a ser o conjunto de regras que informa a elaborao da lei (MAX & DIS, 2004, p. 46). Art. 59 o processo legislativo compreende a elaborao de:
I. II. III. IV. V. VI. VII.

Emendas Constituio; Leis Complementares; Leis Ordinrias; Leis Delegadas; Medidas Provisrias; Decretos Legislativos; Resolues.
I - Emendas Constituio: so instrumentos legais, constitucionais, que servem para modificar a Constituio Federal parcialmente. Trata o artigo 60 da Constituio Federal: Art. 60. A constituio poder ser emendada mediante proposta: I de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal: II do Presidente da Repblica; III de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. (...) 4 No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir:

I a forma federativa de Estado; II o voto direto, secreto, universal e peridico; III a separao dos Poderes; IV os direito e garantias individuais.

Sendo assim, a Constituio Federal somente poder ser emendada por iniciativa de acordo com o previsto no artigo 60. O artigo 60, 4 trata-se da chamada Clusula Ptrea, ou seja, da imutabilidade da constituio no tocante aos princpios ali previstos. Jamais podero ser afastados por emenda a constituio tendente a abolir tais preceitos.

II - Leis Complementares: como o seu prprio nome faz perceber, trata de assuntos que necessitam de complementao posterior, que esto previstos na Constituio Federal.

III - Leis Ordinrias: leis ordinrias so aquelas que servem para regular a vida dos administrados, impondo obrigaes por meio da administrao, ou de determinar o que ou no permitido (C. Penal, Civil, etc).

IV - Leis Delegadas: nada mais do que a admissibilidade pelo Legislativo de delegar ao Presidente da Repblica, poderes para elaborar leis em casos expressos.

V - Medidas Provisrias: so matrias emanadas pelo Executivo, que disciplinam casos denominados urgentes e relevantes. Tem fora de lei. Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Vale lembrar que as caractersticas da urgncia e relevncia so subjetivas, mas que, podemos entender que sendo relevante mas no urgente, ento esta deve ser tratada por lei ordinria. Caso contrrio estar diante de uma inconstitucionalidade.

VI - Decretos Legislativos e as Resolues: As resolues so normas que tratam de assuntos administrativos e polticos de ordem interna do Legislativo. J os decretos

legislativo so atos normativos administrativos de competncia exclusiva do Poder Legislativo, destinados a regular matrias que tenham efeitos externos segundo MAX & DIS (2004).

Hierarquia Legislativa
Constituio Federal e suas emendas Leis complementares Constituio Leis Federais (Leis ordinrias e delegadas, M. Provisria) Constituies estaduais e suas emendas Leis complementares Constituio Estadual Leis Estaduais(Leis ordinrias, Decretos) Leis municipais (Leis ordinrias, Decretos)

A Constituio Federal a Carta Me, Carta Maior, Carta Magna, portanto, tudo o que est abaixo dela deve respeito aos seus princpios, neste sentido pode ser dito que existe uma hierarquia.

Ttulo : MDULO IV - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS ARTIGO 5 da CF Contedo :

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Embora a Constituio Federal em seu Ttulo II trate do artigo 5 ao 17, Direitos e Garantias Fundamentais ( Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos direitos sociais; Da nacionalidade; Dos direitos polticos; Dos partidos polticos), trataremos, agora, especialmente do artigo 5 da Constituio Federal, ou seja, dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos.

Antes de outros comentrios, importante fazer uma breve distino entre Direitos e Garantias. Pode ser dito que Direitos so todas as ponderaes possveis e imaginveis do homem natural em sua vida em sociedade de acordo com suas necessidades comuns ao grupo, que em determinadas situaes se depara com a

necessidade de Garantias atribudas pelo Estado como forma de assegurar sua liberdade destas prerrogativas. Se assim no fosse, teramos uma vida em sociedade em que imperaria a lei do mais forte. Em se tratando de uma sociedade estruturada politicamente e socialmente no poderia ser de outra forma seno com o liame entre estas duas idias apresentadas pela Carta Magna.

Podemos perceber, logo abaixo, no corpo do texto constitucional a preocupao em garantir a igualdade entre as pessoas, e, ainda, resguardando cinco princpios constitucionais que regem toda a extenso do artigo 5 da Constituio Federal vinculando-os todos os incisos que o compe. Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

azendo uma cuidadosa leitura de todos os incisos que esto apresentados logo abaixo podemos perceber a preocupao dada a esta Constituio Federal promulgada em 1988, partindo de problemticas que persistiam ao tempo e aos fatos histricos quanto ao aspecto da macheza em que consideravam as mulheres submissas aos homens, passando por aspectos que preocupavam a todos em um perodo ps-ditadura, tais como: mortes, torturas, coaes morais, privaes, abusos, etc. Tais aspectos foram cuidadosamente lembrados em nossa constituio com o intuito de garantir a liberdade de uso e gozo dos direitos dos cidados, criando, tambm, direitos e deveres individuais e coletivos como forma de organizao social e poltica da sociedade. Sendo assim, importante que se faa uma leitura por todos os incisos do artigo 5 que seguem logo abaixo.

I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio; XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais,

propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; XXX - garantido o direito de herana; XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus ; XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor; XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos poderes pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais;

XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrtico; XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao; LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;

LXVIII - conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data , quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico; LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; LXXII - conceder-se- habeas data : a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito;

LXXVII - so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data , e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Inciso acrescido pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 1 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. 2 Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Pargrafo acrescido pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. (Pargrafo acrescido pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Exerccio Resolvido:

O governador Srgio Cabral afirmou nesta segunda-feira (14) que no vai acatar a sugesto legislativa que prev a criao da Polcia Comunitria. O documento elaborado pelo deputado Natalino (DEM) e aprovado na Assemblia Legislativa do Rio (Alerj) foi encaminhado ao Palcio Guanabara na ltima quinta-feira (10). Segundo a sugesto, a Polcia Comunitria seria formada por policiais civis e militares aposentados, que atuariam nas comunidades onde residem. O mesmo contingente que forma as milcias grupos paramilitares armados que cobram taxas para manter suposta segurana em comunidades do Rio. J mandei uma mensagem para a Alerj pedindo para que esses policiais aposentados sejam utilizados em atividades nos batalhes. Fora isso, o projeto que vier eu veto, enfatizou Cabral. A sugesto legislativa tem carter indicativo. Ela apenas uma proposta para que o Executivo elabore um projeto de lei sobre a matria. Normalmente, ela sugere temas que no caberiam ao legislativo e que correm o risco de serem vetados por inconstitucionalidade. (Matria de Alba Valria Mendona, Rio, 14/04/08 16h15, extrada do site http://g1.globo.com/Noticias)

Conforme determina nossa constituio Federal, a medida proposta pode ser considerada inconstitucional por ferir o dispositivo que prev: a) plena a liberdade de associao para fins ilcitos; b) plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; c) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; d) ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; e) ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Resposta Correta: B

Neste mdulo o aluno dever tomar conhecimento sobre o que dispe o artigo 5 da Constituio Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais e sobre os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos em nosso Pas. Propomos a leitura do artigo 5 e seus incisos na integra, atravs do link abaixo: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.ht

You might also like