You are on page 1of 5

O NOVO NASCIMENTO

O que o novo nascimento no : (Jo 1:12-13) No um processo natural - Novo nascimento no de gerao natural ou hereditrio No do sangue. O fato de uma pessoa ser filha de pais cristos no a torna crist. Novo nascimento tambm no um processo evolutivo. Os pecadores, como a Bblia nos ensina, esto espiritualmente mortos. A vida no se pode desenvolver onde no existe (Ef. 2:1,2). Um produto de um esforo de vontade - Nem da vontade da carne. Assim como uma criana no pode impor a sua vontade e nascer fisicamente, assim tambm ningum pode alcanar o novo nascimento sem a ao do Esprito Santo. Assim podemos dizer que o novo nascimento um aperfeioamento, produzido pelo Esprito Santo, mediante o qual se abandona os maus hbitos. O resultado da mediao humana - Nem da vontade do homem, mas de Deus. Nenhum ser humano, por eminente que seja a sua posio eclesistica, pode transmitir a outrem o novo nascimento. Todos os ritos e cerimnias de quaisquer ou de todas as religies organizadas so impotentes para reproduzir o novo nascimento. Nascer de novo no a traduo exata do original grego, que diz nascer de cima. Isto indica a origem do novo nascimento. O nascimento fsico do homem e da terra; o nascimento espiritual tem a sua origem em Deus e do cu.

O que novo nascimento? Novo nascimento arrependimento (Jo. 3:5) - Nascer da gua. A gua se refere nfase de Joo Batista dada ao arrependimento e purificao do pecado como antecedente necessrio do novo nascimento. gua, neste contexto, denota a purificao, a mudana de mente e opinio com relao ao pecado (Ez. 36:25-27). Novo nascimento uma mudana espiritual (Tt. 3:4-6) Nascer do Esprito. Novo nascimento uma obra regeneradora do Esprito Santo. Novo nascimento regenerao. a injeo da nova vida criadora pelo poder regenerador do Esprito Santo. Atravs desse processo nossos pensamentos so alterados, nosso corao muda, bem como os valores e convices tambm se modificam. Como acontece o novo nascimento? Pela regenerao produzida pela Palavra de Deus (Tg. 1:18I; Pd. 1:23-25) - Assim como a gua, quando aplicada, remove dos nossos olhos a sujeira, que de outro modo obscureceria a nossa viso, tambm a Palavra de Deus, quando lida e aceita, lava a mente do pecador as suas idias errneas acerca de Deus e Sua salvao. Pela recepo do Esprito de Deus (Jo. 16:7-15; Ef. 1:13) - O Esprito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, foi enviado por Cristo aps Sua ascenso para, mediante a Palavra de Deus, convencer os homens do seu pecado, lev-los a depositar a sua confiana em Cristo, para habitar em cada novo crente, comunicando-lhe uma natureza Divina, ou seja, capacidade para as coisas espirituais (II Pd. 1:3-4).

Pela f no sacrifcio substitutivo de Cristo (Jo. 3:14-16) Nesta passagem, Cristo d um perfeito esclarecimento sobre como esta nova vida pode ser conferida a um pecador. Cristo serviu-se de um incidente registrado no Antigo Testamento para ilustrar como que o novo nascimento se efetua (Nm. 21:4-9). Moiss identificou o pecado do povo fazendo uma serpente de bronze, a qual era a prpria expresso do pecado. Semelhantemente Cristo, sem pecado, se fez pecado por ns, levando sobre si todos os nossos pecados (Is. 53:4-6; II Co. 5:21; Gl. 3:13; I Pd. 2:24). Por que h necessidade de nascer de novo? Por causa da natureza espiritual que falta ao homem (Jo. 3:6) - Aqui a palavra carne refere-se natureza pecaminosa que recebemos quando nascemos. Carne quer dizer o eu. Pelo seu pecado, Ado adquiriu uma natureza pecaminosa, natureza que foi transmitida a todos os seus descendentes (Rm. 5:12,18,19). O carter desta natureza pecaminosa chamada a carne vem descrito em Romanos 8:5-8. Consiste na inimizade contra Deus e na desobedincia Sua lei, com conseqente incapacidade de Lhe agradar. Em outras palavras, o homem natural no possui capacidade espiritual que lhe permita desejar, compreender ou gozar as coisas de Deus (I Co. 2:14). Por causa do reino espiritual que o homem natural no pode ver e no qual no pode entrar (Jo. 3:3) - que significa aqui o reino de Deus? Ele descrito como uma experincia espiritual (Rm. 14:7). Todo ser humano ingressa no reino dos homens por um nascimento fsico o qual lhe comunica uma natureza fsica. Para que ele possa ver o valor e desejar entrar no reino de Deus tem que nascer de novo, ou seja, passar por um nascimento espiritual que o

levar dentro deste novo domnio. Mediante o novo nascimento, ele passar a possuir uma natureza espiritual que o preparar para gozar as realidades que caracterizam o reino de Deus. Por causa da vida espiritual que o homem natural no possui (Ef. 2:1-6) - Por natureza, o homem encontra-se morto em delitos e pecados, separado da vida de Deus, destitudo da vida (Ef. 4:18; I Jo. 5:11,12). Assim como um corpo sem vida fsica est fisicamente morto, tambm uma pessoa sem vida espiritual est espiritualmente morta (I Tm. 5:6; Lc. 15:24). Como se pode transmitir esta vida espiritual a pessoas espiritualmente mortas? O problema solucionado em Joo 5:25. Todo aquele que ouve a voz do Filho de Deus, que recebe a Sua Palavra e confia nele como seu Salvador recebe a vida espiritual, ou seja, nasce de novo. Quais so as bnos do novo nascimento? A salvao (Jo. 3:15-17) - A salvao a primeira beno do novo nascimento, sendo que esta est intimamente ligada mesma. Novo nascimento no salvao, mas impossvel algum estar salvo sem ter antes nascido de novo. atravs do novo nascimento que temos a certeza da vida eterna e de que estamos salvos em Cristo Jesus. A absolvio do julgamento (Jo. 3:18; Rm. 8:1,2) - O juzo no distribudo arbitrariamente por Deus, na vida futura, mas claramente determinado pelos homens na vida presente, com base em sua resposta ao unignito de Deus (Jesus). Uma vez que a libertao vem por meio de Jesus Cristo no existe nenhuma condenao para os que j nasceram de novo. Aqueles que esto em Cristo no so condenados porque:

Agora, pois, j nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus. Porque a lei do Esprito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8:1-2).

You might also like