You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA CTEC DISCIPLINA: INSTALAOES HIDRO-SANITARIA CODIGO: CCT-138

SANEAMENTO BSICO E SADE


O verbo sanear quer dizer tornar so, habitvel, sanar, remediar, restituir ao estado normal. A expresso SANEAMENTO BSICO trata dos problemas relativos ao abastecimento dgua, coleta e disposio dos esgotos sanitrios, ao controle da poluio causada por esses esgotos, drenagem urbana (guas pluviais) e ao acondicionamento, coleta, transporte e destino final dos resduos slidos. Saneamento bsico fator de proteo qualidade de vida, sua inexistncia compromete a sade pblica, o bem estar social e degrada o meio ambiente. Qualidade de vida e meio ambiente esto intrinsecamente relacionados. preciso preservar o meio ambiente fazendo-o permanecer salutar. A Constituio da Organizao Mundial da Sade estabelece que o gozo do melhor estado de sade um direito fundamental de todos os seres humanos, sejam quais forem suas raas, religies, opinies polticas, condies econmicas e sociais, e que sade o estado de completo bem estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doenas. Vrios so os fatores diretos ou indiretos, que influenciam na sade das pessoas, tais como iluminao e ventilao adequadas, habitao, fadiga, alimentao, ignorncia, Educao, analfabetismo, promiscuidade, alcoolismo, drogas, etc. Sade Pblica a arte de promover e recuperar a sade, orientando no apenas a pessoa doente mais tambm o homem so, alm de investigar as causas que existem no meio que o rodeiam. Sade pblica acima de tudo uma medicina preventiva e tem como aliado principal o saneamento bsico, o qual envolve a educao sanitria. As doenas oriundas da falta de saneamento bsico so decorrentes tanto da quantidade como da qualidade das guas de abastecimento, do afastamento e destinao adequada dos esgotos sanitrios, do afastamento e destinao adequada dos resduos slidos, da ausncia de uma drenagem adequada para as gua pluviais e principalmente pela falta de uma educao sanitria. Para o engenheiro sanitarista conveniente classificar as doenas infecciosas em Categorias relacionando-as com o ambiente em que so transmitidas, desse modo: Doenas infecciosas relacionadas com a gua, Doenas infecciosas relacionadas com excretas ( esgostos), Doenas infecciosas relacionadas com o lixo, Doenas infecciosas relacionadas com a habitao.

1. DOENAS INFECCIOSAS RELACIONADAS COM A GUA:

Dos muitos usos que a gua pode ter alguns esto relacionados, direta ou indiretamente, com a sade humana como gua para beber, para asseio corporal, para a higiene do ambiente, preparo dos alimentos, para a rega, etc. Na relao gua/sade influenciam tanto a qualidade quanto a quantidade da gua. As doenas infecciosas relacionadas com a gua podem ser causadas por agentes microbianos e agentes qumicos e de acordo com o mecanismo de transmisso destas doenas podem ser classificadas em quatro grupos: 1o. GRUPO: Doenas cujos agentes infecciosos so transportados pela gua e que so adquiridos pela injesto de gua ou alimento contaminados por organismos patognicos, como por exemplo: Clera ( agente etmolgico: Vibrio Choleras) Febre tifide (agente etmolgico: Salmonella Typhi) Disenteria bacilar (agente etmolgico: Shigella Spp) Hepatite infecciosa (agente etmolgico: Vrus), etc.

MEDIDAS DE CONTROLE: - Tratamento adequado das guas de abastecimento (medida de engenharia ETA) - Desinfeco caseira de gua: Fervura: ferver durante 15 minutos e depois aerar. Iodo : 2 gotas de soluo iodo (7%) em 1 litro dgua. Cloro: 1 gota de gua sanitria (2%) em 1 litro dgua. - Evitar ingesto de gua de fonte desconhecida. 2o. GRUPO: Doenas adquiridas pela escassez de gua para a higiene. Estudos realizados em vrias comunidades comprovaram que a quantidade de gua mais importante que a qualidade. Quando se aumentou o volume de gua utilizado pela comunidade verificou-se uma diminuio na incidncia de certas doenas do trato intestinal porm a diminuio no foi significativa quando se melhorou a qualidade. A falta de gua afeta diretamente a higiene pessoal e domstica propiciando principalmente a disseminao de doenas tais como: etc. Diarrias, responsveis por grande parte da mortalidade infantil, Infeces de pele e olhos: sarnas, fungos de pele, tracoma (infeco nos olhos), Infeces causadas por piolhos, como a febre tifo.

MEDIDAS DE CONTROLE: - Fornecer gua a populao em quantidade suficiente para uma adequada higiene pessoal. Caso no haja sistema pblico de abastecimento, como no caso de zonas rurais, deve-se utilizar gua subterrneas ou guas metericas. - guas subterrneas: Poos profundos ou artesianos Poos rasos ou freticos Fontes - guas metericas: Cisternas aproveitando as guas que caem sobre os telhados.

3 GRUPO: Doenas adquiridas pelo contato com a gua que contm hospedeiros aquticos. So aqueles em que o patognico passa parte do seu ciclo de vida na gua, em um hospedeiro aqutico (caramujo, crustceo, etc.) Um exemplo clssico a ESQUISTOSSOMOSE, em que, a gua poluda com excretas e que contm caramujos aquticos, proporciona o desenvolvimento dos vermes de SHISTOSOMA no interior dos caramujos. Depois os vermes so liberados na gua na forma infectiva (cercarias). O homem infectado atravs da pele, quando entra em contato com a gua contaminada. Outras doenas deste grupo so contradas pela ingesto de peixe mal cozidos e crustceos contaminados. MEDIDAS DE CONTROLE: - Evitar o contato com gua contaminada, - Controlar a populao de caramujos, - Evitar a contaminao das guas superficiais atravs do tratamento adequado das exCretas bem com sua disposio final, 4 GRUPO: Doenas transmitidas por insetos vetores relacionados com gua. So aquelas adquiridas atravs de picadas de insetos infectados que se reproduzem na gua ou vivem prximos a reservatrios de gua (mananciais, gua estagnadas, crregos, etc.), como por exemplo: - Malria (vrus) transmitida por mosquitos do gnero Anopheles, - Febre amarela e dengue (vrus) transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduzem em gua limpa como, por exemplo, latas dgua, pneus com gua, etc. - Doenas do sono (causa sono mortal) que transmitida pela mosca tsetse (Glossino longipennis) que se reproduz e vive nas vegetaes das margens de crregos, picando as pessoas que vivem em reas prximas. - Oncocercose (causa cegueira), transmitida pela mosca (Simulium) que pe seus ovos em crregos de fluxos rpidos e bem aerados. MEDIDAS DE CONTROLE: Eliminao dos locais de reproduo dos insentos atravs de drenagem, Proteo das habitaes atravs de telas contra insetos, Fornecimento de gua a populao para evitar visitas a crregos,

2. DOENAS INFECCIOSAS RELACIONADAS COM EXCRETAS (ESGOTOS) So aquelas causadas por patognicos (vrus, bactrias, protozorios e helmintos) existentes em excretas humanas, normalmente nas fezes. Muitas doenas relacionadas com as excretas tambm esto relacionadas a gua. Podem ser transmitidas de vrias formas como, por exemplo: - Contato de pessoa a pessoa. Ex.: poliomielite, hepatite A; - Ingesto de alimento e gua contaminada com material fecal. Ex.: salmonelose, cleRa, febre tifoide, etc. - Penetrao de alimentos existentes no solo atravs da sola dos ps. Ex.: scaris lumbricoides, ancislotomase (amarelo), etc.

- Ingesto de carne de boi e porco contaminada. Ex.: Taenase. - Transmisso atravs de insetos vetores que se reproduzem em locais onde h fezes expostas ou guas altamente poludas (tanques spticos, latrinas, etc.) Ex.: filariose, causada por vermes nematides do gnero Filria que se desenvolvem no organismo dos mosquitos transmissores que pertencem ao gnero Culex. Estes mosquitos se reproduzem em guas poludas, lagos e mangues. A presena desses mosquitos est associada a falta de sistemas de drenagem e a carncia de disposio adequada dos esgotos. MEDIDAS DE CONTROLE: - Escolhas de mtodos adequados para coleta, tratamento, disposio final e reutilizao (irrigao) dos efluentes, Disposio de sanitrios nas habitaes Identificao e controle dos locais de multiplicao de insetos vetores relacionados com excretas, Fornecimento de gua em quantidades e qualidade adequada para a populao, Inspeo dos alimentos. 3. DOENAS INFECCIOSAS RELACIONADAS COM O LIXO: Os resduos slidos (lixo) quando mal dispostos. Proporcionam a proliferao de moscas, as quais so responsveis pela transmisso de uma infinidade de doenas infecciosas (amebase, salmonelose, etc.) O lixo serve ainda com o criadouro e esconderijo de ratos que tambm so transmissores de doenas como: peste bubnica, leptospirose (transmitidas pela urina do rato) e febres (devido a mordida do rato). O lixo tambm favorece a proliferao de mosquitos que se desenvolvem em gua acumulada em latas e outros recipientes abertos comumente encontrados nos monturos. O homem pode ainda contaminar-se pelo contato direto ou indireto atravs da gua por ele contaminada (Chorume). MEDIDAS DE CONTROLE: - Acondicionamento adequado na fonte de produo, o qual deve ser mantido tampado para evitar ratos e insetos, - Sistema de coleta de lixo eficiente, - Adequada disposio final de lixo (aterros sanitrios, compostagem, incinerao, etc.) 4. DOENAS INFECCIOSAS RELACIONADAS COM HABITAO: As interaes entre habitao e sade humana so numerosas, destacando-se alguns aspectos: - Localizao das habitaes: pode Ter grande efeito sobre a sade de seus moradores. As habitaes devem ser localizadas longe dos focos de vetores de doenas tais como: depsitos de lixo, guas estagnadas, etc. Assim doenas como malria e dengue podem ser controladas.

- Instalaes hidro-sanitrias: o projeto das habitaes deve prever a existncia de instalaes hidro-sanitrias de modo que se tenha suprimento de gua e afastamento dos esgotos satisfatoriamente. As instalaes hidro-sanitrias devem proporcionar adequada higiene pessoal e domstica. Deste modo doenas como giardiases, desinterias, diarrias, etc. podem ser evitadas. - Proteo contra doenas infecciosas transmitidas atravs do ar: As habitaes devem ser projetadas de maneira tal que proporcionem adequada ventilao, temperatura e umidade do ar. Pode-se, desta forma, evitar a transmisso de doenas cujos agentes de doenas so transportados pelo ar como por exemplo: menigite, sarampo, difteria, doenas respiratrias,etc. - Proteo contra a instalao de vetores de doenas: neste caso esto as doenas transmitidas pelos ratos, moscas, baratos, barbeiros,etc. Um exemplo clssico a doena de chagas transmitidas pelo barbeiro. Este insento procura se alojar nas fendas das paredes das habitaes de taipa e a noite, ao alimentar-se do sangue humano, defeca infectando a pessoa. A doena de Chagas tem maior incidncia em populaes rurais de baixa renda, onde so comuns habitaes de taipa mal conservadas. PARALELAMENTE A TODAS AS MEDIDAS DE CONTROLE DAS DOENAS INFECCIOSAS, INDISPENSVEL A EDUCAO SANITRIA DA POPULAO.

You might also like