You are on page 1of 11

SPED E SEUS REFLEXOS NA PROFISSO CONTBIL

Alexandra Sasso Aluna do Curso de Cincias Contbeis Fecilcam-PR Ivana Carla da Rosa Aluna do Curso de Cincias Contbeis Fecilcam-PR Alberto Barbosa Professor Msc. Orientador

RESUMO O presente estudo analisou as influncias do impacto da implantao do SPED (Sistema Publico de Escriturao Digital) e enfatiza a evoluo do profissional da contabilidade em funo do progresso tecnolgico. Os objetivos do estudo foram: apresentar as normas legais que fundamentam o SPED, expor as caractersticas, a sistemtica do SPED e evidenciar os reflexos da implantao do SPED para os profissionais da contabilidade. Este estudo justificou-se por ser de fundamental importncia que o contador tenha conscincia de seu papel de protagonista neste novo momento de transformao e mais ainda, tenha a capacidade de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanas que esto acontecendo bem como as que viro. A metodologia teve uma abordagem de natureza qualitativa se enquadrando como exploratria. Foi realizado um estudo bibliogrfico, utilizando o estudo sistematizado de dados tericos de materiais disponveis como livros, artigos cientficos, legislaes e internet. Aps o estudo, conclui-se que o SPED trouxe impacto no somente na Contabilidade como nas diversas reas tecnolgicas das atividades contbeis envolvidas. Entre os benefcios destacam-se as demonstraes contbeis reais e integras, reduo dos custos com a emisso e o armazenamento dos documentos em papel, e o aperfeioamento dos servios de Escriturao. Palavras-chave: SPED. Tecnologia Contbil. Profissional Contbil.

1 INTRODUO

"O que vale na vida no o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim ters o que colher." Cora Coralina

1 INTRODUO A Era do Conhecimento conceitua o momento atual na gesto de negcios, onde toda informao tem um valor imensurvel e considervel tanto para as empresas quanto para todas as esferas do fisco. As inovaes tecnolgicas, as mudanas aceleradas do mundo globalizado, e o advento do SPED - Sistema Pblico de Escriturao Digital, uma iniciativa do Poder Pblico em parceria com a sociedade civil e autarquias, nos remete a um novo cenrio: A informao em tempo real, onde o contador possui um papel fundamental tanto como intermedirio entre o fisco e o contribuinte quanto na contnua gerao de informaes para a empresa. Essa constante inovao das tecnologias de informao altera continuamente a forma de se fazer contabilidade, considera-se assim fundamental que o contador tenha conscincia de seu papel de protagonista neste novo momento de transformao e mais ainda, tenha a capacidade de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanas que esto acontecendo bem como as que viro. Este artigo tem como objetivos fundamentar o que o SPED Sistema Pblico de Escriturao Digital e seus objetivos atravs da reviso de conceitos, e tambm analisar como as informaes a respeito da evoluo de sua implantao vem sendo oferecidas provocando a adaptao tecnolgica do profissional contbil. Por se tratar de um tema novo, de grande importncia para toda a sociedade e desafiador para todos os envolvidos, sabe-se que no ser em apenas uma discusso que sero extintas todas as dvidas e com certeza sempre surgiro novas perspectivas a serem analisadas, novas nfases a ser dadas, mas este trabalho pode ser mais um exemplo de difuso de conhecimento, essencial para estudantes e demais interessados.

2 EVOLUO TECNOLGICA NA CONTABILIDADE

Nas ltimas dcadas ocorreram mudanas significativas nos procedimentos contbeis, passando da escriturao manual para a mecnica e atualmente eletrnica.

Evoluiu-se da escrita manual para a utilizao de mquina de escrever (datilografia) e hoje so utilizados os computadores, que comearam a ser difundidos por volta de 1980, juntamente com sistemas informatizados que unem as diversas reas de uma empresa, bem como geram os mais diversos relatrios, a internet influenciou de tal maneira as pessoas e as empresas que criou um novo mercado de atuao para os profissionais das mais diversas reas incluindo a contbil. Os softwares oferecidos facilitam os trabalhos contbeis proporcionando rapidez e segurana nos processos, evitando falhas e gerando maior eficcia das informaes. Para Oliveira (2003, p.17), as empresas que informatizaram a contabilidade obtiveram bons resultados e procuraram melhorar esse processo. Essa evoluo atingiu as empresas em todos os seus segmentos, o que trouxe muitas mudanas que impactam na forma como estas so estruturadas, operam, comercializam e inter-relacionam com outras.

3 VALOR DA INFORMAO NA PROFISSO CONTBIL

A informao, formada pelo conjunto de dados formatados e de utilidade, extremamente importante para empresa e para consegui-la deve-se dispor de um mtodo que possibilite a coleta, a produo, o armazenamento, a distribuio e finalmente o uso desta. De acordo com Marion (2002, p.128), o objetivo principal da Contabilidade o de permitir a cada grupo principal de usurios a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobres suas tendncias futuras. O bom profissional usa a informao para criar oportunidades e possibilitar a tomada de decises por parte de seus usurios externos e internos, para Duarte (2009, p.16) a informao pura no conclusiva, no transforma a empresa, no toma decises nem cria oportunidades. Para que ela tenha valor preciso utilizar as habilidades humanas de anlise e sntese. Ainda de acordo com Duarte (2009, p.124) ... com a contabilizao de todas as operaes empresariais para saciar a fome das entidades fiscais, no h motivos

para no se aproveitar a riqueza de informaes gerenciais que podem ser extradas dos registros contbeis. O progresso provocado pelo SPED nos processos de elaborao e entrega das declaraes fiscais, contbeis e econmico-financeiras, gera informaes sobre o patrimnio da empresa e essas so importantssimas para o processo de gesto das empresas.

4 CONTROLE DE ARRECADAO NO BRASIL

O modelo de diviso geogrfica utilizado pelo Estado at ento, tornou necessria a criao de diversas obrigaes acessrias e, atualmente so mais de 60 tributos em vigor no pas divididos em impostos, contribuies e taxas de melhorias e milhares de leis para regulament-los, este cenrio propicia falhas. As excessivas obrigaes so dispendiosas para o empresrio e ainda acarretam para o profissional contbil, o exerccio de sua atividade em funo dessas declaraes, minimizando sua atuao em outras reas. Para que o contador possa prestar seus servios, alm de obedecer s normas estabelecidas pelo Cdigo de tica do Contador, segundo Oliveira et.al, (2010), ele deve conhecer a legislao tributria concernente correta apurao, registro, divulgao e arrecadao dos diversos tributos que incidem nas diversas fases de atividade das empresas e, principalmente, sobre a obteno de renda e lucro em determinado perodo. Tributo, segundo o Art. 3 do Cdigo Tributrio Nacional, CTN, toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada (BRASIL, 2011), e este o elemento base que fundamenta a criao do Sistema Pblico de Escriturao Digital SPED. Tributo no se confunde com tarifa ou preo pblico, como o caso da conta de luz residencial, de telefone, de gs, passagem de nibus, metr, barcas e outros preos pblicos. (Borba, 2007, p.11)

Em sua palestra Nota Fiscal Eletrnica e SPED Fiscal no Brasil, Pinto (2009) acredita que, de posse de informaes mais completas o fisco poder realizar cruzamentos dessas das mais variadas formas o que pode gerar leis especficas para uma mudana na tributao, o que possvel para o Estado em virtude da permisso mencionada no artigo 144 do CTN, vislumbra-se inmeras possibilidades no novo contexto como um direcionamento das aes fiscais para os maiores contribuintes, melhoria na gesto da fiscalizao para no sacrificar o contribuinte regular, racionalizao dos procedimentos, preveno de concorrncia desleal, e outras. Essa mudana de cenrio na fiscalizao, passa pelo SPED, e segundo Roberto Duarte (2008, p.63), quando o Estado se utiliza de tecnologia de informao e conhecimento cientfico para criar uma inteligncia fiscal capaz de realizar operaes em larga escala, pode, assim minimizar os custos acessrios.

5 SISTEMA PBLICO DE ESCRITURAO DIGITAL (SPED)

As inovaes tecnolgicas, as mudanas aceleradas do mundo globalizado, e a competitividade mercadolgica exigem grande capacidade de adequao por parte do profissional contbil, e com o aumento do nmero de empresas obrigadas a aderir ao Sistema Pblico de Escriturao Digital SPED aumenta tambm a preocupao em torno do assunto. Para Nasajon e Santos (2010, p.5) O SPED um avano tecnolgico que pouco a pouco atingir quase todas as empresas do pas e cujas exigncias e procedimentos afetam significativamente a operao dessas organizaes. Basicamente o SPED uma soluo tecnolgica fornecida pela Receita Federal que oficializa os arquivos digitais gerados pelas escrituraes fiscais e contbeis dentro de um formato especfico e padronizado. O SPED formado pelos seguintes subprojetos:

a) Escriturao Contbil Digital ECD: visa substituir a impresso dos Livros Razo e Dirio por arquivos e registros digitais; b) Escriturao Fiscal Digital EFD: visa substituir a impresso de livros fiscais, Registros de Entradas, Sadas, Apurao do ICMS, Apurao do IPI e Inventrio por arquivos e registros digitais; c) Nota Fiscal Eletrnica NF-e: substitui a emisso de documentos fiscais por documentos eletrnicos; d) Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e: substitui a emisso de documentos fiscais por documentos eletrnicos; e) Conhecimento de Transporte Eletrnico CT-e: visa substituir os documentos fiscais, Nota Fiscal de Servio de Transporte e Transporte Ferrovirio de Cargas, Conhecimento de Transporte Rodovirio, Aquavirio e Ferrovirio de Cargas, Conhecimento Areo; f) E-Lalur: visa eliminar a redundncia de informaes existentes na escriturao contbil, no LALUR e na DIPJ; g) Central de Balanos: pretende reunir os demonstrativos contbeis e informaes econmico-financeiras pblicas e disponibiliz-los em meio magntico; Segundo Nasajon e Santos (2010, p.21) Nos ltimos 18 anos, a nossa legislao tributria mudou 220.000 vezes mais de 50 alteraes por dia til e essas mudanas foram seguidas por aes contbeis seqenciais, porque os mtodos continuaram inalterados. Em seu blog, Alexandra S, (2008) afirma que no Brasil, existem mais de 170 obrigaes acessrias que variam conforme o ramo de atividade da empresa, os tributos que ela recolhe e o estado onde ela se situa. Neste contexto, o projeto SPED altera a forma de cumprimento das obrigaes acessrias realizadas pelos contribuintes, substituindo a emisso de livros e documentos contbeis e fiscais em papel por documentos eletrnicos, cuja autoria, integridade e validade jurdica so reconhecidas pelo uso da certificao digital; essa iniciativa governamental em conjunto com a sociedade visando reduzir essas obrigaes muito importante para aumentar a eficincia e eficcia de todo o sistema.

A implantao do SPED busca integrar os fiscos atravs da padronizao e compartilhamento das informaes contbeis e fiscais, uniformizar as obrigaes acessrias ao estabelecer a transmisso nica destas obrigaes de diferentes rgos fiscalizadores e tambm com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso s informaes e a fiscalizao mais efetiva das operaes com o cruzamento de dados e com isso identificar com mais agilidade e presteza os ilcitos tributrios. Espera-se, segundo Azevedo e Mariano (2011), com a implantao do SPED, que as informaes estejam disponveis em um leiaute estruturado para o fisco realizar cruzamentos que apontam inconsistncias e o contribuinte ter a diminuio da quantidade de declaraes a ser entregues. Ainda de acordo com os autores (2011, p. 87) o Projeto SPED trar mudanas significativas no processo de emisso e gesto das informaes fiscais, trazendo benefcios para os contribuintes e as administraes tributrias. Para que as empresas possam realmente desfrutar dos benefcios esperados sero necessrios tempo e investimento, e a partir da real implantao do sistema, Duarte (2008) acredita que com a contabilizao de todas as operaes, as informaes gerenciais extradas dos registros contbeis podem ser realmente aproveitadas.

5.1 Nota Fiscal Eletrnica NF-e

Entende-se que a Nota Fiscal Eletrnica - NF-e um documento eletrnico, de existncia apenas digital, que documenta, para fins fiscais, operaes de circulao de mercadorias ou de prestao de servios. Sua implantao, em setembro de 2006, foi o primeiro passo do Fisco para integrar as informaes tributrias e desde o incio proporcionou ao contribuinte uma reduo nos custos de impresso e armazenagem destes documentos. Ao emitir uma NF-e o contribuinte est assinando o documento digitalmente e informando as unidades fiscais envolvidas sobre a transao realizada, isso pode ocasionar maior rigor no cumprimento das obrigaes acessrias por parte dos contribuintes, tambm emite

em papel comum o DANFE Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica para acobertar o trnsito da mercadoria e cuja validade est vinculada existncia da NF-e que deve ser verificada atravs de consulta da chave de acesso, por parte do destinatrio e outros interessados, no site da Secretaria de Fazenda do estado emissor e/ou no Portal da Nota Fiscal Eletrnica.

5.2 Sped Contbil

A Escriturao Contbil Digital ECD visa substituir a emisso dos Livros Contbeis, Dirio e Razo, por um arquivo digital nico que devero ser enviados anualmente dentro das opes oferecidas pelo fisco, este processo se inicia no sistema contbil utilizado pela empresa gerando o arquivo no formato especificado no anexo nico Instruo Normativa RFB n 787/07 que submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo SPED. Primeiramente esto obrigados ECD os contribuintes optantes pelo regime tributrio lucro real e o acesso as informaes fornecidas pelo contribuinte so restritas s administraes tributrias municipais, estaduais e aos rgos e entidades federais que direta ou indiretamente tenham atribuio legal de regular, normatizar e fiscalizar os empresrios e suas empresas.

5.3 Sped Fiscal

Subprojeto aplicado diretamente na escriturao fiscal, busca substituir os livros impressos em papel por arquivos eletrnicos, assinados digitalmente. (Azevedo; Mariano, 2011, p.261). A Escriturao Fiscal Digital EFD um arquivo digital gerado a partir de informaes de interesse do fisco, e de registros de apurao de impostos referentes s operaes realizadas pelos contribuintes do ICMS e IPI com o objetivo de melhorar a fiscalizao, permitindo uma anlise

tributria sem a fiscalizao in loco a menos que seja apontada alguma irregularidade. Abrange os Livros Registro de Entradas, Sadas, Inventrio, Apurao do IPI e ICMS e ainda o documento de Controle de Crdito de ICMS do Ativo Permanente CIAP. Esto obrigados a EFD os contribuintes definidos no Protocolo ICMS n 77/2008 e alteraes posteriores.

6 ADEQUAO AO SPED

A adequao ao SPED apresenta muitas oportunidades para as empresas, atravs do uso das novas informaes geradas pelo sistema implantado para o cumprimento das normas estabelecidas, mas, segundo Duarte (2009, p.169) comprar um bom sistema e configur-lo apenas parte do processo, necessrio ainda executar diversas tarefas como: selecionar o fornecedor, compreender a organizao da empresa, treinar as pessoas, preparar os processos, pois cada operao real da empresa deve ser representada por um lanamento contbil. Como todo processo de implantao de novas tecnologias o SPED traz problemas de todo tipo, desde operacionais a falta de informao e para Nasajon e Santos (2010, p.21) o SPED apresenta uma nova metodologia, imposta e talvez no da forma gradual que gostaramos, mas uma realidade.

7 CONSIDERAES FINAIS

O SPED j est unificando as informaes perante a Receita Federal e Estadual, com isso a Contabilidade entra definitivamente na Era Digital e para os profissionais contbeis surge uma nova forma de trabalho, baseada em arquivos eletrnicos e amparada em tecnologias que permitem acesso imediato s informaes por parte de todos os envolvidos na transao. Como j mencionado, a implantao do SPED poder trazer muitos benefcios, mas no se pode deixar de

evidenciar que para as grandes empresas, que j possuem um departamento de TI (Tecnologia de Informao) estruturado, as mudanas sero menos problemticas, enquanto para micro, pequenas e mdias empresas as transformaes sero enormes, pois apesar de ainda no estarem obrigadas, num futuro prximo tero que estruturar-se para cumprir com as obrigaes demandadas pelo SPED. A adequao por parte da empresa implica em diversos fatores, entre eles: mo-deobra qualificada e estrutura tecnolgica, logo, so necessrio o aperfeioamento permanente do profissional e de sua equipe, por meio de constantes estudos e investimento em treinamento. Alm dos Conselhos Regionais de Contabilidade, empresas privadas, fornecedoras de softwares oferecem cursos de capacitao, sendo que as ltimas proporcionam treinamento para os profissionais que atuam diretamente nas escrituraes e estes ao deparar-se com qualquer conflito na gerao dos arquivos, costumeiramente buscam o suporte fornecido pela empresa. CONFIRMA SE AQUI NO EST UM POUCO SEM BASE TERICA, PQ EST MAIS PARECENDO CONHECIMENTO IMPIRICO SO AUTOR Mas a atualizao do profissional contbil em funo do SPED no se trata de apenas observar os parmetros e cumprir os prazos para entrega dos arquivos, pois a qualidade das informaes prestadas o mais importante, e o grande desafio sobreviver ao Sistema Tributrio Nacional, inconstante e no padronizadoIDEM OBS ACIMA. Enfim, o SPED mostra vantagens para empresrios, contabilistas e principalmente para o Estado, pois ao produzir informaes contbeis reais e ntegras, o sistema fornece embasamento para uma diminuio da sonegao e conseqente aumento na arrecadao o que pode propiciar a sociedade brasileira maiores recursos a serem aplicados em educao, sade, infra-estrutura, segurana, transportes, entre outros.

REFERNCIAS AZEVEDO, Osmar Reis; MARIANO, Paulo Antonio. SPED Sistema Pblico de Escriturao Digital. So Paulo: IOB, 2011. BORBA, Claudio. Direito Tributrio: teoria e 1000 questes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BRASIL. Ministrio da Fazenda. Portal Nacional da nota fiscal eletrnica. Disponvel em: < http://www1.receita.fazenda.gov.br/> Acesso em: 03 abr. 2011 DUARTE, Roberto Dias. Big Brother na Era do Conhecimento. Como a Certificao Digital, SPED e NF-e esto transformando a Gesto Empresarial no Brasil. So Paulo: Quanta, 2008. DUARTE, Roberto Dias. Big Brother Fiscal III: o Brasil na Era do Conhecimento. So Paulo: Ideas@work, 2009. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. So Paulo: Atlas, 2009. NASAJON, Cludio; SANTOS, Eunice. SPED e NF-e: Vem c, que a gente explica. Disponvel em: < http://www.spedconsulta.com.br/> Acesso em: 13 mai 2011. OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada. So Paulo: Atlas, 2003. PINTO, Fabiana Lopes. Nota Fiscal Eletrnica e SPED Fiscal no Brasil. Disponvel em: <http://www.comercioelectronico.pt/semanace2007/images/AAD_conf_sp1_02_FLPi nto.pdf> Acesso em: 05 mai 2011. S, Alexandra. Tsunami Fiscal e o Choque de Gesto. Disponvel em: <http://www.spedbrasil.net/profiles/blogs/2159846:BlogPost:4227.Acesso em: 05 mai 2011.

You might also like