You are on page 1of 20

3 Avaliao do Projeto de Revegetao de rea Degradada na margem do Rio Paraba do Sul: avaliao dos primeiros resultados

Brcio Marcelino da Silva*

O Rio Paraba do Sul teve sua mata ciliar suprimida em grandes extenses, comprometendo a manuteno da quantidade e da qualidade da gua disponvel para seus diversos usos. Uma medida possvel, para a soluo desse problema, a revegetao da zona ribeirinha com espcies nativas. O CEFET Campos, por meio da sua Unidade de Pesquisa e Extenso Agro-ambiental (UPEA), criou uma rea de implantao de mata ciliar s margens do rio, que funciona como rea de pesquisa e como laboratrio didtico. Este trabalho tem como objetivo avaliar os instrumentos utilizados neste projeto, suas externalidades (efeitos) positivas e contribuies ambientais e sociais. Palavras-chave: Mata ciliar. Revegetao. Rio Paraba do Sul.

Introduo A importncia da qualidade da gua tal que est expressa na Poltica Nacional de Recursos Hdricos, que define, dentre seus objetivos, assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos (BRASIL, ANA, 1997) e, para a manuteno dessa qualidade, a presena da mata ciliar fundamental, tanto que essas reas so protegidas por Lei desde 1965. Porm, segundo o Comit para Integrao da Bacia Hidrogrfica do Rio Paraba do Sul (CEIVAP) essas florestas esto quase totalmente destrudas pelas ocupaes com lavouras, minerao, cidades, estradas e indstrias (ANA, 2004). Essa reduo da mata ciliar1 reflete o grande desconhecimento da importncia dessa formao arbrea para a manuteno dos ecossistemas
* Aluno do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental do CEFET Campos.
1

Mata ciliar a formao vegetal localizada nas margens dos rios, crregos, lagos, represas e nascentes. Tambm conhecida como mata de galeria, mata de vrzea, vegetao ou floresta ripria, considerada pelo Cdigo Florestal Federal como rea de preservao permanente, com diversas funes ambientais, devendo respeitar uma extenso especfica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. Fonte: disponvel em: http://www3. pr.gov.br/mataciliar/p. php. Acesso em: 17 jul. 2008.

Campos dos Goytacazes/RJ

59

caractersticos das margens e reas adjacentes, em especial, de rios, lagos, lagoas, represas, crregos, nascentes e vrzeas2 (KAGEYAMA, 2001). Para Scartazzini, esse processo de eliminao das florestas riprias resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extino de vrias espcies da fauna e da flora, mudanas climticas locais, eroso dos solos, eutrofizao e assoreamento dos cursos dgua.
A eutrofizao dos sistemas aquticos O excessivo enriquecimento em nutrientes das massas de gua e a conseqente degradao dos sistemas aquticos um fenmeno cada vez mais comum, majoritariamente induzido, direta ou indiretamente, por atividades humanas. A eutrofizao um fenmeno que afeta inmeros lagos, rios e mesmo zonas marinhas costeiras de todo o mundo, alterando o equilbrio do ecossistema e deteriorando a qualidade da gua o que limita a sua utilizao. A eutrofizao pode ser definida como um aumento da quantidade de nutrientes e/ou matria orgnica num ecossistema aqutico, resultando numa maior produtividade primria e, geralmente, na diminuio do volume total do ecossistema. Devido a um aumento de nutrientes disponveis, originam-se blooms (aumentos de grande magnitude) de algas verdes e de cianobactrias (algas azuis) que podem ter efeitos nocivos. Estes blooms acabam por provocar o aumento da produtividade primria. As plantas aquticas necessitam de uma grande variedade de constituintes qumicos para crescerem, mas geralmente apenas o fsforo e/ou o azoto esto em deficincia nos sistemas aquticos, sendo por isso os fatores que limitam o seu crescimento. A eutrofizao resulta, na maioria das vezes, do aumento destes nutrientes (sobretudo do fsforo) que permite a multiplicao descontrolada das algas. A eutrofizao pode ser natural ou conseqncia de atividades humanas. Quando a origem natural, o sistema aqutico torna-se eutrfico muito lentamente e o ecossistema mantm-se em equilbrio. Geralmente a gua mantm-se com boa qualidade para o consumo humano e a comunidade biolgica continua a ser saudvel e diversa. Quando, pelo contrrio, a eutrofizao resulta de atividades humanas, h um aceleramento do processo, os ciclos biolgicos e qumicos podem ser interrompidos e, muitas vezes, o sistema progride para a um estado essencialmente morto. A eutrofizao induzida pelo Homem desenvolve-se rapidamente devido a fontes de nutrientes geradas pelas atividades humanas. As fontes mais comuns so
Continua
2

Vrzea: a campina plana s margens de um rio que, em poca de enchente, inundada pelas guas fluviais. Fonte: disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1rzea. Acesso em: 17 jul. 2008.

60

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Continuao

as escorrncias dos campos agrcolas (que so muito ricas em nutrientes devido utilizao de fertilizantes), os efluentes industriais, os esgotos das reas urbanas e a desflorestao. Todas elas provocam a libertao para os ecossistemas aquticos, de grandes quantidades de nutrientes que ficam disponveis para o crescimento do fitoplncton (conjunto de algas microscpicas com pouco ou nenhum poder de locomoo, deslocando-se segundo o movimento da gua, que inclui as algas verdes e as cianobactrias). Pode tambm ocorrer uma grande acumulao de toxinas (produzidas pelas cianobactrias) e de parasitas, o que pode produzir fortes impactos em nvel da sade pblica. A comunidade cientfica tem tentado encontrar solues para o problema da crescente eutrofizao que se tem verificado em inmeros corpos de gua de todo o mundo. Uma das solues que se tem demonstrado altamente funcional a biomanipulao. Esta consiste em controlar os organismos que vivem nos corpos de gua, assim como dos seus habitats, e na utilizao das suas relaes trficas para reduzir a biomassa de algas. A biomanipulao pode ser feita de dois modos distintos: ou se procede a alteraes na base da cadeia alimentar (em nvel dos nutrientes), ou se altera um nvel trfico superior (nvel dos consumidores). Sendo a eutrofizao um fenmeno que afeta cada vez mais corpos de gua, o seu controle no pode ser realizado com o nico objetivo de restaurar os lagos j afetados. Pelo contrrio, preciso preservar aqueles que ainda se encontram em boas condies.
Fonte: disponvel em: http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2499&iLingua=1. Acesso em: 17 jul. 2008.

Por isso, tanto no meio cientfico quanto entre a populao em geral, crescente a idia de conservao desses ecossistemas, na forma natural, e de recuperao das reas j degradadas. Esta nova conscincia das inter-relaes entre os impactos produzidos pelo homem e o meio ambiente permite, hoje, que sejam consideradas novas estratgias dirigidas renaturalizao de rios e crregos, valorizando as condies naturais dos cursos hdricos e das baixadas inundveis (BINDER, 1998, p. 5). O incremento da demanda de gua refora a idia de que medidas de recuperao e conservao do Rio Paraba do Sul so extremamente necessrias para que se consiga suprir essa demanda e deveriam representar uma preocupao para o desenvolvimento da regio norte fluminense, principalmente, da rea agrcola.

Campos dos Goytacazes/RJ

61

Este trabalho tem como objetivo avaliar os instrumentos utilizados no projeto de implantao de uma floresta ciliar nas margens do Rio Paraba do Sul, suas externalidades positivas e contribuies ambientais e sociais.

Metodologia Martins (2001) observa que, alm do processo de urbanizao, as matas ciliares conhecidas, tambm, como mata de galeria, mata de vrzea, vegetao ou floresta ripria, sofrem presso antrpica oriundas de outras atividades. So reas propcias a serem afetadas, diretamente, pela construo de hidreltricas, abertura de estradas em regies com topografia acidentada e, principalmente, pela implantao de culturas agrcolas e de pastagem. A interveno nessas reas proibida por lei desde 1965 (Lei 4.771). De acordo com o Cdigo Florestal, temos a seguinte definio para as reas de Preservao Permanente (APP):
. . rea protegida nos termos dos arts. 2 e 3 desta Lei, coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.

A legislao brasileira considera, ainda, como rea de Preservao Permanente as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: ao longo de rios e outros cursos dgua; ao redor de lagoas, lagos ou reservatrios naturais ou artificiais; ao redor de nascentes ou olho dgua; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45; nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais; e em altitudes superiores a 1.800 metros.
62
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

No caso das matas ciliares, estas podem ser encontradas em trs situaes: ao longo dos cursos dgua; ao redor das nascentes e ao redor de lagos e reservatrios, cujos limites esto no quadro a seguir:
Situao Cursos de gua com at 10m Cursos dgua de 10 a 50m de largura Cursos dgua de 50 a 200m de largura Cursos dgua de 200 a 600m de largura Cursos dgua com mais de 600m de largura Lagos ou reservatrio em zona urbana Lagos ou reservatrios em zona rural (com menos de 20ha) Lagos ou reservatrios em zona rural (a partir de 20ha) Represas de hidroeltricas Largura mnima da faixa Observaes A largura do curso dgua medida a partir do seu ponto mais alto, ou seja, naquela cota que o curso dgua atinge todos os anos. No devem ser consideradas as cheias excepcionais Idem Idem Idem Idem Qualquer que seja a situao topogrfica Qualquer que seja a situao topogrfica Qualquer que seja a situao topogrfica Estes valores esto sendo revistos pelo CONAMA

30m em cada margem

50m em cada margem 100m em cada margem 200m em cada margem 500m em cada margem 30m ao redor do espelho dgua 50m ao redor do espelho dgua 100m ao redor do espelho dgua 100m ao redor do espelho dgua

Nascentes (mesmo intermitentes) e olhos dgua

Raio de 50 m

Estes valores esto sendo revistos pelo CONAMA

Lei 4.771/65 alterada pela Lei 7.803/89

SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente Criao do CONAMA: Lei 6938/81 . Regimento Interno do CONAMA, Portaria n 168/2005 O que o CONAMA? O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA. Foi institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.
Continua
Campos dos Goytacazes/RJ

63

Continuao

O CONAMA composto por Plenrio, CIPAM, Grupos Assessores, Cmaras Tcnicas e Grupos de Trabalho. O Conselho presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva exercida pelo Secretrio-Executivo do MMA. O Conselho um colegiado representativo de cinco setores, a saber: rgos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. Compem o Plenrio: o Ministro de Estado do Meio Ambiente, que o presidir; o Secretrio-Executivo do Ministrio do Meio Ambiente, que ser o seu Secretrio-Executivo; um representante do IBAMA; um representante da Agncia Nacional de guas-ANA; um representante de cada um dos Ministrios, das Secretarias da Presidncia da Repblica e dos Comandos Militares do Ministrio da Defesa, indicados pelos respectivos titulares; um representante de cada um dos Governos Estaduais e do Distrito Federal, indicados pelos respectivos governadores; oito representantes dos Governos Municipais que possuam rgo ambiental ambiental estruturado e Conselho de Meio Ambiente com carter deliberativo, sendo: - um representante de cada regio geogrfica do Pas; - um representante da Associao Nacional de Municpios e Meio Ambiente-ANAMMA; - dois representantes de entidades municipalistas de mbito nacional; vinte e um representantes de entidades de trabalhadores e da sociedade civil, sendo: - dois representantes de entidades ambientalistas de cada uma das Regies Geogrficas do Pas; - um representante de entidade ambientalista de mbito nacional; - trs representantes de associaes legalmente constitudas para a defesa dos recursos naturais e do combate poluio, de livre escolha do Presidente da Repblica; - um representante de entidades profissionais, de mbito nacional, com atuao na rea ambiental e de saneamento, indicado pela Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental-ABES; - um representante de trabalhadores indicado pelas centrais sindicais e confederaes de trabalhadores da rea urbana (Central nica
Continua

64

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Continuao

dos Trabalhadores-CUT, Fora Sindical, Confederao Geral dos Trabalhadores-CGT, Confederao Nacional dos Trabalhadores na Indstria-CNTI e Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio-CNTC), escolhido em processo coordenado pela CNTI e CNTC; - um representante de trabalhadores da rea rural, indicado pela Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG; - um representante de populaes tradicionais, escolhido em processo coordenado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentvel das Populaes Tradicionais-CNPT/IBAMA; - um representante da comunidade indgena indicado pelo Conselho de Articulao dos Povos e Organizaes Indgenas do Brasil-CAPOIB; - um representante da comunidade cientfica, indicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia-SBPC; - um representante do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares-CNCG; - um representante da Fundao Brasileira para a Conservao da Natureza-FBCN; oito representantes de entidades empresariais; e um membro honorrio indicado pelo Plenrio; integram tambm o Plenrio do CONAMA, na condio de Conselheiros Convidados, sem direito a voto: - um representante do Ministrio Pblico Federal; - um representante dos Ministrios Pblicos Estaduais, indicado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justia; e - um representante da Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Cmara dos Deputados. - um representante da Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Cmara dos Deputados. As Cmaras Tcnicas so instncias encarregadas de desenvolver, examinar e relatar ao Plenrio as matrias de sua competncia. O Regimento prev a existncia de 11 Cmaras Tcnicas, compostas por 7 Conselheiros, que elegem um Presidente, um Vice-presidente e um Relator. Os Grupos de Trabalho so criados, por tempo determinado, para analisar, estudar e apresentar propostas sobre matrias de sua competncia. O CONAMA rene-se, ordinariamente, a cada 3 meses no Distrito Federal, podendo realizar Reunies Extraordinrias fora do Distrito Federal,
Continua
Campos dos Goytacazes/RJ

65

Continuao

sempre que convocadas pelo seu Presidente, por iniciativa prpria ou a requerimento de, pelo menos, 2/3 dos seus membros. da competncia do CONAMA: estabelecer, mediante proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis-IBAMA, dos demais rgos integrantes do SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e Municpios e supervisionado pelo referido Instituto; determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem como s entidades privadas, informaes, notadamente as indispensveis apreciao de Estudos Prvios de Impacto Ambiental e respectivos Relatrios, no caso de obras ou atividades de Impacto Ambiental e respectivos Relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, em especial nas reas consideradas patrimnio nacional; decidir, aps o parecer do Comit de Integrao de Polticas Ambientais, em ltima instncia administrativa, em grau de recurso, mediante depsito prvio, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio causada por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes; estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos; estabelecer os critrios tcnicos para a declarao de reas crticas, saturadas ou em vias de saturao; acompanhar a implementao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza-SNUC, conforme disposto no inciso I do art. . 6 da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000; estabelecer sistemtica de monitoramento, avaliao e cumprimento das normas ambientais;
Continua

66

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Continuao

incentivar a criao, a estruturao e o fortalecimento institucional dos Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente e gesto de recursos ambientais e dos Comits de Bacia Hidrogrfica; avaliar, regularmente, a implementao e a execuo da poltica e normas ambientais do Pas, estabelecendo sistemas de indicadores; recomendar ao rgo ambiental competente a elaborao do Relatrio de . Qualidade Ambiental, previsto no inciso X do art. 9 da Lei 6.938, de 1981; estabelecer sistema de divulgao de seus trabalhos; promover a integrao dos rgos colegiados de meio ambiente; elaborar, aprovar e acompanhar a implementao da Agenda Nacional do Meio Ambiente, a ser proposta aos rgos e s entidades do SISNAMA, sob a forma de recomendao; deliberar, sob a forma de resolues, proposies, recomendaes e moes, visando o cumprimento dos objetivos da Poltica Nacional de Meio Ambiente; elaborar o seu Regimento. So atos do CONAMA: Resolues, quando se tratar de deliberao vinculada a diretrizes e normas tcnicas, critrios e padres relativos proteo ambiental e ao uso sustentvel dos recursos ambientais; Moes, quando se tratar de manifestao, de qualquer natureza, relacionada temtica ambiental; Recomendaes, quando se tratar de manifestao acerca da implementao de polticas, programas pblicos e normas com repercusso na rea . ambiental, inclusive, sobre os termos de parceria de que trata a Lei n 9.790, de 23 de maro de 1999; Proposies, quando se tratar de matria ambiental a ser encaminhada ao Conselho de Governo ou s Comisses do Senado Federal e da Cmara dos Deputados; Decises, quando se tratar de multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA, em ltima instncia administrativa e grau de recurso, ouvido previamente o CIPAM. As reunies do CONAMA so pblicas e abertas a toda a sociedade.
Fonte: MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. O que o CONAMA? Disponvel em: http://www. mma.gov.br/port/conama/estr.cfm. Acessado em: 14 ago. 2008.

Campos dos Goytacazes/RJ

67

Os mais diversos pesquisadores enumeram as funes das matas ciliares, porm, utilizaremos as definies de Kageyama, que considera que dentre as inmeras funes atribudas a essa formao, esto a de habitat, refgio e alimento para a fauna; a atuao como corredor ecolgico; a manuteno do microclima e da qualidade da gua e a conteno de processos erosivos. Ainda segundo esse pesquisador, tal formao exerce grande influncia na manuteno da biodiversidade, pois funciona como um excelente habitat para a fauna terrestre e aqutica, oferece ninhos para muitas espcies de aves, possibilita alta produo de alimentos para herbvoros e estabilidade para comunidades invertebradas aquticas e terrestres. Fornece alimento, cobertura e proteo trmica para peixes e outros organismos aquticos, alm de gua e alimentos para a fauna terrestre (de insetos a mamferos). Em virtude dessas caractersticas, a vegetao ciliar um elemento essencial na paisagem, possibilitando, ainda, o fluxo de animais e sementes ao longo de sua extenso, interligando importantes fragmentos florestais. Reduz o impacto de fontes de poluio de reas a montante (acima, antes), por meio de mecanismos de filtragem, barreira fsica e processos qumicos; minimiza processos de assoreamento dos corpos dgua e a contaminao por lixiviao ou escoamento superficial de defensivos agrcolas e fertilizantes. Alm disso, mantm a estabilidade dos solos marginais, minimizando os processos erosivos e o solapamento (escavao) das margens. A vegetao ciliar pode, ainda, reduzir a entrada de radiao solar e, desta forma, minimizar flutuaes na temperatura da gua dos rios (KAGEYAMA, 2001). Porm, a implantao ou a restaurao dessas reas nos rios e lagos da regio deve envolver o entendimento da estrutura e dinmica desses ecossistemas procurando conservar a sua diversidade. A revegetao de reas degradadas uma forma de recuperao ambiental, e consiste no plantio de espcies com caractersticas prprias para suportar as adversidades ambientais do local degradado (LIMA FILHO, 2007). Como grande o nmero de variveis ambientais que podem interferir no comportamento das espcies utilizadas, a escolha de um modelo adequado essencial para o sucesso da recuperao da rea de mata ciliar. Alm dos critrios silviculturais, os critrios econmicos e paisagsticos devem ser considerados. A simulao de clareiras de diferentes tamanhos e a situao de noclareiras devem fornecer condies apropriadas, principalmente, de luz,
68
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

s exigncias dos diferentes grupos ecolgicos sucessionais. Parte-se do princpio de que espcies de incio de sucesso, intolerantes sombra e de crescimento rpido, devem fornecer condies ecolgicas, principalmente sombreamento, favorveis ao desenvolvimento de espcies finais de sucesso, ou seja, aquelas que necessitam de sombra, pelo menos, na fase inicial do crescimento (KAGEYAMA, 2001). Para determinar a rea a ser revegetada utilizaram-se os parmetros . . . da Lei n 4.771, de 15/09/65 Cdigo Florestal, em seus artigos 1, 2 e . , que tratam das florestas e demais formas de vegetao de preservao 3 permanente.

Resultados e discusso De acordo com o pesquisador Vicente de Paulo Santos de Oliveira (Engenheiro Agrimensor e professor do CEFET Campos), o projeto tem como objetivo geral a revegetao de uma rea de Preservao Permanente, margem do Rio Paraba do Sul, utilizando, predominantemente, espcies arbreas nativas adaptadas s condies ciliares visando reduzir a eroso, a perda de solo e o assoreamento e servir como laboratrio didtico para as aes educacionais. A rea em estudo fica na Unidade de Pesquisa e Extenso AgroAmbiental (UPEA) situada margem direita do Rio Paraba do Sul, no municpio de Campos dos Goytacazes, podendo ser localizada a partir das coordenadas geogrficas de latitude de 214422.0 Sul e longitude de . 411226.2 Oeste, na BR-356, prximo a Barcelos, 6 distrito do Municpio de So Joo da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro (Figura 1).

Campos dos Goytacazes/RJ

69

Figura 1: Localizao do experimento Fonte: Google Earth

O terreno pertencente UPEA utilizado para a revegetao tem, aproximadamente, 1.500m, correspondendo a uma faixa com 50m de comprimento ao longo do rio e 30m de largura entre o rio e a rodovia BR-356. A rea entremeada por um dique formado por aterro com cerca de 3,0m de altura. A vegetao constituda, predominantemente, de gramneas. Alguns jameloeiros e ingazeiros desenvolvidos tambm ocorrem na rea, bem como, alguns exemplares de mudas de espcies ciliares nativas. Ao longo do dique, no topo, existe ainda uma cerca viva constituda de gaiolinha.

Figura 2: Margem do Rio Paraba do Sul com cana-de-acar nas margens


70
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Os objetivos especficos pretendidos so: utilizar a APP, para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extenso associadas com o Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental do CEFET Campos; desenvolver atividades de Educao Ambiental; realizar o reflorestamento da APP com espcies nativas; instruir alunos matriculados na Educao Infantil e no Ensino Fundamental, de escolas estaduais e municipais, assentamentos e pequenos e mdios agricultores com tecnologia para a produo de mudas nativas da mata ciliar, bem como, a produo destas em estufa; realizar um trabalho de Educao Ambiental junto s comunidades-alvo formando e resgatando idias e valores de preservao do meio ambiente; distribuir, aps sensibilizao e conhecimento das tcnicas necessrias para a produo de mudas, as mudas de espcies nativas da mata ciliar (reconstituio do Rio Paraba do Sul) para as comunidades envolvidas diretamente com o projeto; e construir uma rampa em terra e um pequeno ancoradouro (art. 11 da Resoluo CONAMA 369/96) em madeira para pequenas embarcaes a serem utilizadas em atividades de educao ambiental. O mtodo utilizado na recuperao foi desenvolvido pelo pesquisador Mauri Lima Filho, Engenheiro Agrnomo, que considera as condies de clima, vegetao e solo da regio norte fluminense e prope o uso da sucesso ecolgica na implantao de florestas mistas como uma tentativa de dar, regenerao artificial, um modelo, seguindo as condies em que ela ocorre naturalmente na floresta.
Sucesso ecolgica As transformaes nos ecossistemas Desde a Antigidade que o homem se apercebe de alteraes nas paisagens naturais sua volta. A sucesso ecolgica uma dessas transformaes e conduz as comunidades a estdios de equilbrio dinmico com o ambiente. Podem ser
Continua
Campos dos Goytacazes/RJ

71

Continuao

agrupadas de acordo com o tipo de alterao verificado e com o intervalo de tempo em que acontecem. A sucesso ecolgica ocorre porque, para cada espcie, a probabilidade de colonizao muda ao longo do tempo, tal como mudam os fatores abiticos (ex. luz e caractersticas do solo) e biticos do meio (ex. abundncia de inimigos naturais e capacidade competitiva de outras espcies). Se a paisagem fosse observada em vrios momentos, ao longo do tempo, constatar-se-ia que o processo de colonizao de um dado local possvel porque organismos invasores espcies pioneiras conseguem instalar-se e, medida que se desenvolvem, favorecer a fixao de outras espcies. A este estdio segue-se ento um estdio intermdio, em que as espcies presentes no local so mais exigentes em relao aos fatores ambientais. Esta nova comunidade pode, mais tarde, ser substituda por outra e assim sucessivamente, at que se estabelece uma comunidade mais complexa subclmax que precede o estdio final da sucesso, altura em que se atinge o clmax, ou seja, o equilbrio dinmico entre as espcies e o ambiente. So os atributos das espcies que determinam o seu lugar na sucesso e o seu tempo de permanncia no local. Este , portanto, um processo imprevisvel e dinmico no espao e no tempo, que pode terminar de formas diferentes, condicionadas por vrios fatores. Sucesso primria numa rea de dunas recm-formadas A sucesso ecolgica que ocorre numa rea onde no existia vida, como o caso das dunas recm-formadas, designa-se por sucesso primria. As gramneas constituem a comunidade pioneira em superfcies inspitas, como a areia de dunas, visto que os seus caules rasteiros e razes profundas possibilitam a colonizao deste tipo de substrato. H espcies que permitem a deposio gradual de partculas de areia transportadas pelo vento, junto raiz, e caules areos, o que conduz modificao do habitat. A consolidao e enriquecimento do solo permitem a invaso de outras espcies, como o pinheiro, que consegue colonizar o substrato arenoso da duna estabilizada. Este, posteriormente, pode ser substitudo em zonas elevadas ou expostas por carvalhos. Estas espcies so referidas apenas a ttulo de exemplo, uma vez que vrias seqncias de colonizao so possveis, dependendo do acaso e das circunstncias locais.

Continua

72

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Continuao

Sucesso secundria aps um incndio A sucesso secundria ocorre quando h destruio da comunidade instalada num dado local, quer por catstrofes naturais, quer por perturbaes causadas pelo homem. Esta sucesso , normalmente, mais rpida que a primria, uma vez que, no solo, permanecem alguns microorganismos e um razovel banco de sementes e propgulos vegetativos que tornam o substrato, previamente ocupado, mais favorvel recolonizao. Independentemente da sua origem, o fogo peridico desencadeia, nas reas que assola, adaptaes nas comunidades biticas que a existem, e que assim evoluem no sentido de suportarem, cada vez melhor, a recorrncia desta perturbao. Tal como na generalidade das sucesses, ao longo do tempo aumentam os recursos existentes no solo e diminui a luz disponvel sua superfcie um dos recursos limitantes para as espcies at ento estabelecidas. Podem, assim, invadir o local espcies arbreas, como os carvalhos (ex. azinheiras ou sobreiros) que, numa fase inicial, podem coexistir com os matos, mas que, posteriormente, acabam por substitu-los e dominar a paisagem. Sucesso cclica numa ilha com vulces no extintos Neste caso, verificam-se transformaes cclicas, visto que se retrocede etapa inicial de colonizao, aps um intervalo de tempo mais ou menos longo. Inicialmente, o solo nu colonizado por lquens, que formam a comunidade pioneira, de crescimento lento, e que interage com os fatores abiticos, modificando o habitat. medida que se forem estabelecendo fraturas no substrato rochoso, causadas pelos organismos e pelos fatores ambientais, este poder ento ser invadido por organismos mais exigentes. Nestas fendas forma-se solo de espessura favorvel instalao de fetos e arbustos que, no final deste processo, podero dar lugar a uma comunidade florestal. Uma nova erupo pode interromper este processo a qualquer momento e deixar o solo novamente nu. A ateno dos investigadores centra-se, atualmente, nos diferentes processos pelos quais a sucesso ocorre. possvel estabelecer bases racionais para a conservao e gesto do patrimnio ambiental e minimizar os efeitos das perturbaes causadas pelo homem nos ecossistemas.
Fonte: disponvel em: http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2499&iLingua=1. Acesso em: 17 jul. 2008.

Campos dos Goytacazes/RJ

73

A rea foi revegetada utilizando-se, predominantemente, espcies arbreas nativas na proporo de 30% pioneiras (P), 50% secundrias (S) e 20% clmax (C). A proporo adotada leva em considerao a existncia na rea de ingazeiros e jameloeiros em grande porte, cujas copas frondosas promovem sombreamento favorvel ao desenvolvimento das secundrias, em parte do terreno. Diante do levantamento da rea e levando em conta os fatores que influenciam a revegetao, foi escolhido o modelo representado no Quadro 1. Quadro 1 Modelo de plantio para revegetao da APP

P= pioneiras; S= secundrias; C= clmax.

Foi adotado um espaamento de dois metros entre as plantas e entre as linhas, proporcionando uma floresta bastante adensada, com aproximadamente 2500 mudas por ha. As espcies escolhidas para o plantio e o respectivo grupo ecofisiolgico de cada uma esto relacionados na Tabela 1.

74

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

Tabela 1 Espcies arbreas ciliares utilizadas no plantio em rea degradada, pertencente UPEA/CEFET Campos, margem do Rio Paraba do Sul, em Campos dos Goytacazes, RJ Nome comum Aroeira-vermelha Caj-mirim Cajueiro Cambu Canafstula Carrapeta Copaba Crindiuva Embaba-do-brejo So-joo Fruta-de-papagaio Goiabeira Guarana Guapuvuru Ing-da-praia Ing-do-brejo Ing-feijo Jamelo Jenipapo Molol Monjolo Pata-de-vaca (nativa) Pau-ferro Quixabeira Sangra-dgua Sapucaia Nome cientfico Schinus terebinthipholius Spondias lutea Anacardium occidentale Myrciaria tenella Peltophorum dubium Guarea guidonea Copaifera langsdorffii Trema micrantha Cecropia pachystachya Senna sp. Maytenus sp. Psidium guajava Peschiera fuchsiaefolia Schizolobium perahyha Inga laurina Inga uruguensis Inga marginata Syzygium jambolanum Genipa americana Anonna glabra Piptadenia gonoacantha Bauhinia sp. Caesalpinia ferrea Sideroxylon obtusifolium Croton urucurana Lecythis pisonis Grupo ecofisiolgico P S P S P C C P P P S P P P S S S S S S P P S C P C

P= pioneiras; S= secundrias; C= clmax.


75

Campos dos Goytacazes/RJ

Resultados Uma das medidas de recuperao do Rio Paraba do Sul a revegetao da zona ribeirinha com espcies nativas. O rio teve sua mata ciliar suprimida em grandes extenses comprometendo a manuteno da quantidade e da qualidade da gua disponvel para seus diversos usos. A implantao de uma mata ciliar que funciona como rea de pesquisa e como laboratrio didtico foi fundamental na divulgao dos cursos de capacitao de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade durante o I Seminrio de Recursos Hdricos. O grande nmero de participantes no I Encontro Agro-Ambiental envolvendo as comunidades rurais de Campos dos Goytacazes e So Joo da Barra mostra que os trabalhos de envolvimento da comunidade local comeam a trazer os resultados ambientais esperados. Os produtores rurais que tm suas propriedades prximas ao projeto j manifestaram o interesse em se adequar legislao, solicitando apoio tcnico para implantao das matas ciliares em suas terras, o que aumentaria a visibilidade do mesmo. As cermicas, causadoras de grandes impactos, tambm comeam a se interessar pelo projeto, solicitando apoio tcnico para implantao de mata ciliar, alm de apoio tcnico para revegetao das cavas (valas) de argila.

Referncias BRASIL. AGNCIA NACIONAL DE GUAS. Panorama da qualidade das guas superficiais no Brasil / Agncia Nacional de guas, Superintendncia de Planejamento de Recursos Hdricos. Braslia: ANA, SPR, 2005. ______. Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Lei n. 9.433/97. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9433.htm>. Acesso em: 27 jun. 08. BINDER, W. Rios e crregos, preservar - conservar renaturalizar a recuperao de rios, possibilidades e limites da engenharia ambiental. Rio de Janeiro: SEMADS, 1998. Disponvel em: http://www.serla.rj.gov.br/util/ downloads.asp. Acesso em: 25 jun. 2008.
76
Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS IEF. Matas ciliares: proteo de solo e gua. Belo Horizonte, 1994b. KAGEYAMA, Paulo Yoshio. Restaurao da mata ciliar: manual para recuperao de reas ciliares e microbacias. Rio de Janeiro: Semads 2001. Disponvel em: http://www.serla.rj.gov.br/util/downloads.asp. Acessado em: 25 jun. 2008. LIMA FILHO, M; OLIVEIRA, V. P. S. Projeto de revegetao de rea degradada margem do Rio Paraba do Sul. UPEA/CEFET Campos, 2007. MARTINS, S. V. Recuperao de Matas Ciliares. Viosa, MG: Aprenda Fcil, 2001. MMA. Dirio Oficial da Unio. Resoluo CONAMA 302/02. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30202.html>. Acessado em: 27 jun. 2008. MMA. Dirio Oficial da Unio. Resoluo CONAMA 369/06. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res06/res36906.xml>. Acessado em: 27 jun. 2008. Presidncia da Repblica. Cdigo Florestal Lei n. 4.771/65. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771.htm>. Acessado em: 27 jun. 2008. WEBER, W. Ambiente das guas no Estado do Rio de Janeiro / Coordenador William Weber. Rio de Janeiro: SEMADS, 2001. Disponvel em: http://www. serla.rj.gov.br/util/downloads.asp. Acessado em: 25 jun. 2008.

Campos dos Goytacazes/RJ

77

78

Boletim do Observatrio Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 2 n. 1, jan./jun. 2008

You might also like