You are on page 1of 5

Pentecostais Anti-pentecostalismo?

Pentecostais, principalmente os assembleianos, criticando na TV, na rdio, em artigos ou mesmo nos plpitos, bizarrices como os famigerados "cair no esprito" e "uno do riso", dizendo que estas "manifestaes" so coisas de neopentecostais, ridculo e at cmico. No vou aqui me ater s refutaes bblicas destes fenmenos demonacos, pois quero apenas mostrar a insensatez que um pentecostal criticar tudo isto. Alguns querem dividir o movimento pentecostal no Brasil em trs ondas. Estas divises em "ondas" so usadas por alguns para separar, como dizem eles, o "joio" do "trigo", mas na verdade so todos farinha do mesmo saco. 1 onda - Pentecostalismo Clssico: O Pentecostalismo chegou ao Brasil em 1910, com a vinda de Louis Francescon, que atuou em colnias italianas no Sul e Sudeste do Brasil (originando a "congregao crist no brasil" em Santo Antnio da Platina - Paran). Em 1911 Daniel Berg e Gunnar Vingren que atuaram no Par e Nordeste (dando origem a "assembleia de deus"). Ambos disseram ter recebido uma "revelao" para irem at o Brasil e fundar uma nova "igreja", detalhe comum em todas as seitas, como as testemunhas de jeov e os mrmons, por exemplo. Estas denominaes so as mes dos pentecostais. Fato interessante que uma acusa a outra de ser uma seita, porm ambas possuem uma doutrina hertica bem parecida, diferindo mais nos usos e costumes pois tiveram a mesma origem e matriz pentecostal ao receberem as "novas doutrinas" na "misso de f apostlica" conduzida por William H. Durham (dissidente de Charles Fox Parham por questes tnicas). A diviso [palavra normal no meio pentecostal] entre Franscescon e Berg se deu devido ao costume dos elementos da "santa ceia", pois o primeiro queria celebra-la com vinho puro (fermentado) e o outro no. A nfase em lnguas, curas, usos e costumes e "manifestaes" do "esprito". 2 onda - Duteropentecostalismo: A segunda onda pentecostal ocorre nos anos 50 e incio de 60, com aquilo que normal no pentecostalismo: divises. Trs grandes igrejas (em meio a dezenas de menores) surgem ao se separarem das duas principais: "igreja do evangelho quadrangular", fundada por Aimee Semple McPherson (tambm pupila de William H. Durham) e trazida para o Brasil por Harold Williams (1953); o "brasil para cristo", fundada por Manoel de Melo (1955); e "deus amor", fundada por Davi Miranda (1962). O incio se deu em So Paulo. A nfase em curas e no radicalismo, proibindo televiso, rdio, uso de certas roupas e comidas, e as famigeradas "manifestaes" do "esprito".

3 onda - Neopentecostalismo: A terceira onda comea no final dos anos 70 e ganha fora nos anos 80 e tambm uma grande diviso [agora entre as igrejas da "2 onda". Seus principais representantes so a "igreja universal do reino de deus" (1977) e a "igreja internacional da graa de deus" (1980). O incio se deu no Rio de Janeiro. So liberais nas vestimentas e comidas. Podem e devem assistir TV e ouvir rdio, pois estas seitas se propagam atravs destes meios de comunicao. A nfase so as curas, prosperidades, misticismos, sincretismos e "manifestaes" do "esprito". Tem aqueles que defendem [inclusive entre os "batistas"] que os pentecostais [1 e at a 2 onda] so salvos, e assim, nossos irmos e que o problema est na "3 onda" [neopentecostalismo], onde comearam a aparecer [segundo os defensores desta teoria] as bizarrices como "uno do riso", "cair no poder", "uno do garimpo", entre outras manifestaes demonacas. Porm, as doutrinas herticas e as tais manifestaes bizarras so iguais nas trs ondas, e estas ocorrem desde o incio do movimento. Vejamos: a) Frank Bartleman (autor do livro "A Histria do Avivamento Azusa") testemunha ocular dos primeiros dias do avivamento pentecostal - que teve o racista [membro da Ku Klux Klan] Charles Fox Parham e posteriormente W. J. Seymour como lderes e fundadores da "assemblies of god" (Parham pregava a sua doutrina hertica para auditrios de pessoas brancas e colocava Seymour para pregar para auditrios de pessoas negras) -, relata em seu livro algumas passagens interessantes que todo penteca deveria ler antes de sair falando o que no conhece [alm de analfabetos bblicos, desconhecem a sua prpria origem histrica] e criticando prticas que dizem pertencer ao grupo da "3 onda" - os neopentecostais - mas que sempre foram comuns entre eles desde a sua origem. b) Uma reportagem da poca fornece um retrato fidedigno de como eram os primeiros cultos pentecostais na Rua Azusa em 1906, leiamos: "() eles clamavam e faziam grande barulho o dia inteiro e noite adentro. Corriam, pulava, tremiam todo o corpo, e gritavam com toda a sua voz, faziam rodas, tombavam sobre o assoalho coberto de serragem, sacudindo-se, esperneando e rolando no cho () Eles afirmam estar cheios do Esprito. Ele tm um caolho, analfabeto e negro como seu pregador que fica de joelho a maior parte do tempo () No fala muito, mas s vezes, pode ser ouvido gritando 'Arrependei-vos!'. Ento, permanece na mesma atitude de orao () Eles cantam repetidamente a mesma cano, "O Consolador Chegou"." (Azusa History". International Center for Spiritual Renewal. Retrieved on 2007-05-17).

c) Uma outra testemunha ocular, Emma Cotton, narrou: "eles clamaram durante trs dias e trs noites. As pessoas vinham de todas as partes. Perto da manh seguinte, no havia como entrar na casa. Conta-se que algumas pessoas que conseguiam entrar em casa 'caiam sob o poder de deus' sem que houvesse algum que as sugestionasse a isso, e toda a cidade ficou agitada. Clamaram ali at o cho da casa ceder, mas ningum ficou ferido. Durante aqueles trs dias, muitas pessoas que tinham vindo s para ver o que estava a acontecer receberam o 'batismo no esprito santo'". (Synan, Vinson (2001), The Century of the Holy Spirit: 100 years of Pentecostal and Charismatic Renewal, 1901-2001, Thomas Nelson Publishers, pp. 42-45, ISBN 0-7852-4550-2). d) Uma testemunha das reunies na Rua Bonnie Brae disse: "Eles gritaram durante trs dias e trs noites. Era Pscoa. As pessoas vieram de todos os lugares. No dia seguinte foi impossvel chegar perto da casa. Quando as pessoas entraram, elas "caram debaixo do poder de Deus"; e a cidade inteira foi tocada. Eles gritaram l at as fundaes da casa cederam, mas ningum foi ferido". (Fire on the Earth por Eddie Hyatt). Vejam s quantas bizarrices aconteciam em Azusa! E hoje os pentecostais querem chamar tudo isto de neopentecostalismo. Isso uma falta de memria histrica e um contra-senso incrvel. e) No livro "Dirio do Pioneiro Gunnar Vingren" o mesmo relata diversas bizarrices praticada por ele e sua igreja ("assembleia de deus"), e que hoje querem dizer que so coisas de neopentecostais. Leiamos: Pgina 26: "O Esprito Santo veio de maneira poderosa, como presso... Camos no cho...clamvamos com voz elevada..."; Pgina 27: "Um irmo foi arrebatado em esprito"; Pgina 63: "Riam debaixo do poder"; Pgina 67: "Na casa da irm Celina, comeamos todos a rir"; Pgina 72: " 1915, duas meninas tomadas pelo Poder de Deus riam tanto que tive medo delas no aguentarem"; Pgina 73 "eu ri tanto debaixo do poder de Senhor, que quase perdi as foras..."; Pgina 75: "Enquanto eu estava orando...um homem foi levantado bem alto do cho..."; Pgina 77: "...o Poder de Deus veio sobre Vingren to poderosamente que ele teve que se sentar um pouco para rir, e depois continuar a pregao"; Pgina 78: "O poder de Deus veio sobre mim... Eu nem podia me levantar..."; Pgina 79: "eu tive de rir sob o Poder de Deus e depois chorar muito..."; Pgina 80: "cantamos no Esprito..."; Pgina 84: " A uno de Deus caiu to forte que muitos irmos ficaram tremendo debaixo do poder de Deus";

Pgina 86: "eu tive que me deitar no cho..."; Pgina 88: "Saltei e pulei sob o Poder de Deus..."; Pgina 95: "Tive de deitar um pouco no sof, pois o Poder de Deus estava muito forte sobre mim"; Pgina 95: "vrios irmos foram lanados no cho pelo Poder de Deus"; Pgina 131 "Uma moa no crente, sentiu o Poder de Deus, caiu de costas no cho clamando perdo a Deus, Jesus a Batizou com o Esprito Santo e ela falou e cantou em lnguas"; Pgina 199 "Uma irm comeou a falar em novas lnguas enquanto outros louvavam e riam muito debaixo do poder de Deus". Nestes relatos vemos que as bizarrices tidas como prticas exclusivas dos neopentecostais ("uno do riso", "cair no poder (fanerose)", "tremer", "flutuar", "sapatinho de fogo", "gemer", "cantar e falar em lnguas estranhas", "louvor extravagante", etc.) esto presentes desde o comeo no movimento pentecostal. O pentecostalismo uma seita perigosa que tem envergonhado e escarnecido o Evangelho atravs de suas bizarrices e escndalos pblicos. O movimento pentecostal a apostasia prevista na Bblia para o final dos tempos, pregando um outro evangelho [mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema - Paulo aos Glatas 1.8]. Os sinais e prodgios apregoados por eles so a preparao do mundo para a vinda e a aceitao do anti-cristo, conforme nos foi ensinado pelo prprio Senhor Jesus Cristo [porque surgiro falsos cristos e falsos profetas e faro to grandes sinais e prodgios, que, se possvel fora, enganariam at os escolhidos - Mt 24.24] e pelo apstolo Paulo [mas o Esprito expressamente diz que, nos ltimos tempos, apostataro alguns da f, dando ouvidos a espritos enganadores e a doutrinas de demnios - I Tm 4.1].
Estou cansado de "pastores" ludibriadores e oportunistas, de sensacionalismo, de "pai de santo gospel", de "unes" do tipo "dentes de ouro", "uno da bicharada" "uno do riso", de "paletos voadores", de "galinhas falando em lnguas", de "pastores de lentes e chapinha", de "apstolos mijes", de "pregadores do aborto", de "deterministas", de "rosas vermelhas", de "leo ungido", de "oraes no monte", de "fogueira santa", de "leno com suor", de "g12", de "caadores de deus", de "bispas" e "pastoras", de "maldies hereditrias", de "marchas para jesus", e de todas as demais sandices pentecostais.

No importa qual a "onda" que faam parte, os pentecostais so todos farinha do mesmo saco.
J. D. Berean (compilado)

www.oberano.blogspot.com

You might also like