You are on page 1of 14

Tutorial de Instalao do Eclipse com vrios plugins (Aptana, PDT, DBViewer, Subversive e RegexUtil) no Ubuntu

por Alexandre Gomes Gaigalas, do Acorda pra Web!

Nesse Tutorial voc vai aprender...


Baixar e instalar uma verso do Eclipse no Ubuntu Usar o gerenciador de atualizaes do Eclipse Instalar Plugins no Eclipse Instalar o Aptana, uma IDE para desenvolvimento de sistemas web em HTML, JavaScript, CSS e AJAX Instalar o PDT, uma IDE para desenvolvimento web em PHP Instalar o DBViewer, um plugin para acesso e administrao de bancos de dados Instalar o Subversive, para trabalhar com repositrios SVN no Eclipse Instalar o RegexUtil, plugin para construir e testar Expresses Regulares no Eclipse

Como Baixar o Eclipse


Embora o Ubuntu possua em seus repositrios um pacote para o Eclipse, a ltima verso disponvel a 3.2, que antiga demais para utilizarmos todas essas ferramentas. Isso torna necessrio baixar o Eclipse diretamente do site oficial e instalar manualmente, o que um processo extremamente simples. Todas as verses do Eclipse recebem nomes de luas. A ltima verso, 3.4, chama-se Ganymede. Nesse tutorial utilizaremos a verso 3.3, chamada Europa. No instalaremos a verso mais atual porque alguns plugins ainda no funcionam com ela, mas assim que houver uma alternativa para instal-las, esse tutorial ser atualizado Primeiro, baixe o Eclipse 3.3.2 Classic, conforme a imagem abaixo

Escolha o mirror, geralmente o primeiro da lista:

Instalao do Eclipse
Aps terminar o download, voc ter um arquivo .tar.gz. basta extrairmos esse arquivo que a pasta eclipse ser gerada. Se voc no sabe extrair o arquivo, clique em cima do cone do mesmo com o boto direito e selecione a opo "Extrair Aqui".

Para uma melhor organizao, eu resolvi mover a pasta eclipse para o diretrio do meu usurio dentro da pasta home do sistema. partir de l, abri pela primeira vez o executvel eclipse dentro da pasta:

Criao do Primeiro Workspace


No Eclipse existe o conceito de workspaces, que so diretrios nos quais todas as suas configuraes e preferncias ficam armazenados. Na primeira execuo do Eclipse, ele solicitar que voc informe o local de criao de um primeiro workspace. Eu geralmente crio um diretrio chamado workspace dentro da pasta do meu usurio dentro do diretrio home.

A Interface do Eclipse
Nesse tutorial, que cobre apenas a instalao, no explicarei como funciona o Eclipse e todos os recursos presentes em sua interface. Utilizaremos, por enquanto, apenas o menu "Help" e o submenu "Software Updates", que abrir a seguinte janela.

Marcaremos a opo "Search for new features to install", que significa que o atualizador buscar novos plugins para instalar no seu sistema. Ao avanarmos veremos a seguinte interface:

O processo de atualizao e adio de novos plugins no Eclipse feito por sites que contm informaes sobre os arquivos a serem baixados e atualizados. Esses sites, chamados de Update Sites aparecem em uma lista nessa janela. Para adicionar um novo site partir de uma URL, utilizamos o boto "New Remote Site...". Adicionaremos os Update Sites dos plugins que desejamos adicionar:

Aptana, usando endereo http://update.aptana.com/install/studio/3.2/

DBViewer, usando endereo http://www.ne.jp/asahi/zigen/home/plugin/dbviewer/

Subversive, usando endereo http://www.polarion.org/projects/subversive/download/1.1/update-site/

PDT, usando endereo http://download.eclipse.org/tools/pdt/updates/

RegexUtil, usando endereo http://regex-util.sourceforge.net/update/ Marcaremos o Eclipse para buscar novos plugins em todos os Update Sites, sem esquecer de marcar a opo de selecionar automaticamente or mirrors.

Possivelmente uma mensagem de erro de dependncia aparecer no topo, ao lado de um "X" vermelho. Note o nome do pacote org.eclipse.wst. Para corrigir esse problema, vamos at a raiz do Europa Discovery Site e selecionaremos o requisito dentro da rvore "Web and JEE Development". O pacote que devemos adicionar o Web Standard Tools.

Novas dependncias surgiro, mas como se trata de um pacote desenvolvido pela equipe do Eclipse, poderemos usar um recurso interessante do instalador, o "Select Required", que resolver as dependncias por ns. Aps clicar nesse boto, todos os erros devem desaparecer.

Devido a alguns problemas de compatibilidade, nesse tutorial eu recomendo a remoo dos plugins de integrao do subversive, no tem "Subversive" da rvore:

Com todas as instalaes devidamente marcadas, devemos ver uma tela similar a essa, e poderemos avanar:

Ao avanar, o Eclipse perguntar sobre a validao digital dos plugins. Basta confirmar a instalao conforme a imagem:

Depois de algum tempo baixando os pacotes ele concluir a instalao, basta reiniciar o Eclipse e todos os plugins j estaro disponveis para utilizao!

You might also like