You are on page 1of 28

SERVIO DE NOTCIAS REGIONAIS______________________________________

MADEIRA EMIGRANTE
__________________________________________DE 10 A 13 DE ABRIL DE 2012 ATUALIDADES

Negociao reaberta

O Governo da Repblica informou os deputados do PSD Madeira na Assembleia da Repblica o retomar das negociaes com a Comisso Europeia sobre o Centro Internacional de Negcios da Madeira (CINM) /Zona Franca da Madeira. Neste momento, segundo a mesma informao, a CE pediu informaes adicionais sobre o regime da Zona Franca da Madeira estando a resposta em fase de preparao. Esta posio do Governo da Repblica surge na sequncia de um requerimento enviado pelos deputados do PSD/Madeira Guilherme Silva, Hugo Velosa, Correia de Jesus e Cludia Monteiro de Aguiar ao Ministro de Estado e das Finanas, no qual estes parlamentares solicitaram informao sobre se, no mbito da soluo global de consolidao da divida regional e inerente programa de saneamento financeiro, o Governo, esclarecida a questo junto das instncias internacionais envolvidas na ajuda externa, est a adotar as necessrias providncias para reabrir as negociaes relativas ao CINM (Zona Franca da Madeira), de modo a evitar que a Regio Autnoma da Madeira e o Estado percam uma aprecivel receita fiscal, assegurando ao mesmo tempo a manuteno de largas centenas de postos de trabalho, em especial de quadros qualificados, que o CINM atualmente garante. Ao abandono das negociaes, por parte do anterior governo socialista de Jos Scrates, que visavam assegurar melhores condies de competitividade do Centro Internacional de Negcios da Madeira, aditou ainda o anterior Governo, no memorando celebrado com a troika, compromisso no sentido de vincular o Estado portugus a: uma regra de congelamento em todos os benefcios fiscais, no

permitindo a introduo de novos benefcios fiscais ou o alargamento dos existentes. Esta regra aplicarse- a todos os tipos de benefcios fiscais, temporrios ou permanentes, seja a nvel das administraes central, regional ou local. Neste contexto, constando do Programa Eleitoral do PSD, popularmente sufragado, o compromisso de reabrir as negociaes com a Comisso Europeia com vista a assegurar maior competitividade Zona Franca da Madeira, face a praas similares concorrentes, entendemos que o acordado com a troika, que visa impedir a perda de receita do Estado portugus, no incompatvel com a reabertura das negociaes referidas. Segundo os deputados devem ser ponderados os objetivos prosseguidos pelo compromisso assumido com a troika, os quais devem ser aferidos em funo das duas preocupaes fundamentais que, em nosso entender, norteiam e justificam o referido Memorando: a da indispensvel consolidao oramental e a dos concomitantes imperativos de estabilidade e crescimento econmicos. O deputado Guilherme Silva considerou este um passo importante por parte do Governo da Repblica, mas alertou para a necessidade do processo ser articulado com o Governo Regional, atravs da secretaria regional do Plano e Finanas, e com a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, no sentido de serem encontradas as melhores solues.

Deputados unidos pela RAM

Todos os deputados da Madeira na Assembleia da Repblica subscrevem as trs propostas do PSD/M de alterao ao Oramento Rectificativo, que dizem respeito ao Centro Internacional de Negcios (CINM) e s transferncias de Estado para assuno de compromissos da Regio. OCDS j tinha aceitado subscrever o documento e agora foi Jacinto Serro, do PS/M, que aceitou faz-lo. A informao foi avanada na passada quinta-feira, dia 12 de abril, por Guilherme Silva, deputado pelo PSD/M na Assembleia da Repblica, o qual manifestou a sua satisfao por ter sido possvel chegar-se a um consenso entre todos os deputados madeirenses no parlamento nacional. Entendemos que no devemos fazer disto uma guerra partidria, pelo contrrio, devemos convergir na defesa da Regio e por isso apelmos aos deputados dos outros partidos, designadamente do CDS e ao deputado do PS, Jacinto Serro, para subscreverem juntamente connosco estas trs propostas, disse. Na sua opinio, estas matrias no devem ser objeto de aproveitamentos poltico-partidrios, mas sim de um empenho convergente na defesa da Regio, muito mais importante do que qualquer

aproveitamento poltico-partidrio individual, deste ou daquele deputado, na medida em que a Regio deve estar acima do interesse partidrio. No que respeita ao CINM, Guilherme Silva explicou que uma das propostas visa repor a iseno dos dividendos e a outra visa assegurar a continuidade da iseno das contas de no residentes, em particular dos emigrantes. Quanto terceira proposta, que incide sobre a Lei de Compromissos, a alterao proposta visa agilizar os pagamentos e as transferncias necessrias para a Madeira, no mbito do emprstimo (nacional), para permitir uma maior prontido na regularizao de compromissos da Regio para com terceiros, particularmente na parte da dvida comercial, respeitante a prestadores de servios e a fornecedores, disse Guilherme Silva.

Reunio de diplomatas no Funchal

Est a ser estudada a possibilidade de realizar no Funchal uma reunio mais alargada com os cnsules e embaixadores acreditados em Portugal, no segundo semestre deste ano. O anncio foi feito pelo cnsul da Frana no Funchal, e um dos trs representantes do Corpo Consular que mantiveram na passada tera-feira uma audincia na Quinta Vigia, com Alberto Joo Jardim. Segundo Eduardo Silva, a realizar-se este encontro de diplomatas, ter o patrocnio da Presidncia do GR. A Associao do Corpo Consular na Madeira quis ainda convidar Jardim para o almoo desta instituio, que se realizar ainda este ms. Os trs representantes da Associao do Corpo Consular na Madeira e Alberto Joo Jardim conversaram a respeito da actual conjuntura econmica do pas e da Madeira em particular, sem esquecer a europeia. O corpo consular v a situao regional luz do que se est a passar a nvel geral, com uma conjuntura europeia e mundial muito complicada. Eduardo Silva salientou, a propsito, que vrios embaixadores esto atentos ao que se passa na Madeira, recebendo com agrado esta boa evoluo que a Regio tem tido.

PSP competente e eficaz

O responsvel pelo Comando Regional da Polcia de Segurana Pblica na Madeira, Miguel Mendes, afirmou, no passado dia 11 de abril, que a PSP na Madeira uma polcia competente, capaz e eficaz, como em outras zonas do continente. O novo comandante da PSP que falava sada de uma audincia com o presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, na Quinta Vigia, salientou que as problemticas da Regio Autnoma, como arquiplago que , sero ligeiramente diferentes de contedo e de forma. A este propsito e sobre o papel da PSP numa Regio com caractersticas morfolgicas diferentes do resto do pas, Miguel Mendes minimizou eventuais dificuldades, preferindo realar as qualidades das pessoas. Conhecer a realidade da Madeira na perspetiva policial e tentar naquilo que estiver ao meu alcance fazer melhor, a prioridade apontada pelo novo comandante da PSP, que passou pelo comando de Braga. Todas as realidades so diferentes, tm as suas especificidades e acho que temos aqui um bom territrio, salientou, quando confrontado com os desafios da polcia em cidades ou regies com maior nmero de jovens e de um grande fluxo de turistas, como o caso da Madeira. Questionado sobre uma eventual falta de meios no Comando Regional, Miguel Mendes esclareceu que no tem a ideia de haver menos equipamentos, comparativamente a outros comandos do pas. No tenho essa ideia. A Madeira, s em viaturas tem cerca de 190 e, penso que um comando como o de Braga teria mais ou menos a mesma coisa, exemplificou, acrescentando que os carros no andam sozinhos. O responsvel pela PSP na Madeira negou que existem viaturas da polcia paradas devido falta de manuteno.

CMF aprova novo projecto da ciclovia

O projecto inicial, recentemente chumbado pelo Tribunal de Contas, previa um investimento na ordem dos 3,8 milhes de euros, mas no passado dia 12 de abril a Cmara Municipal do Funchal aprovou a nova empreitada orada em 995 mil euros. Na habitual reunio semanal, a autarquia analisou e aprovou o projecto da Requalificao Urbanstica da Estrada Monumental, que inclui a construo de uma ciclovia, entre o Hotel Baa Azul e a rotunda do Gorgulho. No final da reunio, Bruno Pereira revelou que a alterao implicou uma reduo no investimento, passando para um quarto do valor inicialmente previsto, mas que implica menos infraestruturas na obra, nomeadamente a nvel do saneamento bsico. No seremos to abrangentes com as infraestruturas de esgotos e eletricidade, nem sero feitos os alinhamentos a norte da Estrada Monumental, explicou o porta-voz da reunio. Alm disso, o vice-presidente da Cmara Municipal do Funchal revelou que a empreitada inclui a concluso da Rua Simplcio Passos Gouveia que liga atualmente a rotunda do Gorgulho ao Enotel. Bruno Pereira lembrou que o projecto de Requalificao da Estrada Monumental, remonta aos anos 70, sendo na altura aprovado um plano de pormenor da frente mar que tinha uma lgica de distribuio rodoviria pelos diferentes arruamentos ento construdos. Com a construo da Cota 200 e da Rua Joo Paulo II, foi retirado muito trfego Estrada Monumental, razo pela qual, segundo o vice-presidente da autarquia, a ideia no incentivar a componente rodoviria, mas promover o lazer e o usufruto da populao. Segundo Bruno Pereira, se no houver impedimentos, as obras devero ter incio no vero do corrente ano, prolongando-se por 12 meses.

Servio de txi aumenta

A Associao dos Industriais de Txi da Madeira (AITRAM), anunciou no incio desta semana o aumento da bandeirada e do novo preo do quilmetro que entrar em vigor, nos prximos dias, conforme os taxmetros forem sendo aferidos. Antnio Loreto fala em subida insignificante, de 50 cntimos na bandeirada que passa a dois euros e meio, para fazer face aos tempos de espera nas praas, que acompanhada pelo aumento dos metros a percorrer, de 77 para 105 metros. Na zona urbana haver um aumento de dois cntimos por quilmetro, passando de 45 para 47 cntimos. Na zona interurbana o aumento do quilmetro percorrido ser de um cntimo, passando de 65 para 66. Antnio Loreto diz que esta subida de preos vai suportar as despesas de aferio no Laboratrio de Metrologia, com as alteraes dos programas nos taxmetros, obrigatrias todos os anos no ms de Janeiro. Em 2012 por via dos feriados que desaparecem, esta operao foi adiada para Abril. Da lista de despesas que pendem sobre os profissionais de txi soma-se ainda o aumento semestral do Pagamento Especial por Conta (PEC) que em Maro ltimo subiu de 400 para 500 euros, alm dos aumentos do IVA, IRC, IRS, combustveis e da manuteno das viaturas.

Santana cria Carta Social

A Cmara Municipal de Santana tem, desde o incio deste ms, no terreno, tcnicos a fazer o levantamento das condies de famlias com pessoas desempregadas e ainda de idosos. Em ambos os casos o inventrio, que dever estar concludo no Vero, incidir sobre pessoas carenciadas e, no ltimo caso, sozinhas. O objetivo, explica o presidente da Cmara Municipal de Santana, saber quantos so e como vivem. O propsito passa pela elaborao de uma Carta Social Ativa, com trs vertentes: contrato de voluntariado com os desempregados, aumento das refeies junto dos idosos e criao de uma bolsa tcnica, que possa acudir junto de idosos e doentes de longa durao, no sentido de lhes melhorar as condies de vida (adaptar casas de banho ou cozinha, instalar uma cama articulada, etc.). No caso dos desempregados, o objetivo avaliar como que a Cmara poder ajudar: Quase toda a gente tem terrenos. S que na sua maioria esses terrenos foram deixados ao abandono. As pessoas precisam, agora, de fazer a sua limpeza e escav-los e, noutros casos, os acessos aos mesmos so difceis. Como a Cmara de Santana, semelhana dos outros departamentos pblicos, no tem dinheiro, a nica hiptese de os ajudarmos emprestarmos materiais e equipamentos que lhes permitam fazer os acessos, limpar os terrenos, etc. Eles s ficariam responsveis pela mo-de-obra. Em troca dessa cedncia de equipamentos, esses desempregados, desde que tenham condies de trabalhar, assinaro um Contrato de Voluntariado, onde se comprometero a colaborar na reparao de caminhos, jardins ou outras estruturas pblicas. Sero pequenos trabalhos, mas que permitiro Cmara, que no tem dinheiro, utilizar os seus equipamentos e aproveitar esses voluntrios em prol da comunidade. As pessoas sero ajudadas e, em troca, ajudaro a Comunidade, acrescentou. Rui Moiss diz que com esta medida ajudaro as pessoas, incentivaro ao regresso terra e melhoria da paisagem e, tambm, em tempo de crise, permitir que se possam limpar e cuidar de mais caminhos, uma vez que sero os voluntrios que vo ajudar nessas tarefas. A Cmara dar ainda uma outra ajuda, neste mbito, que passa pelo aconselhamento em relao aos produtos a plantar (o melhor produto para o local, o mais rentvel, etc.) e ainda ao prprio processo de comercializao dos mesmos. Para os idosos sero reforados os servios de lavandaria, de refeies etc. Finalmente, a terceira vertente, tambm em todo o concelho, passa por uma parceria com empresas do concelho, no sentido de dar aos idosos e a pessoas doentes melhores condies de vida.

Sero as chamadas ajudas tcnicas, que podem incluir adaptaes de casas de banho, cozinhas ou quartos para melhor locomoo e utilizao por parte dos idosos ou doentes. Ou ainda trabalhos de eletricidade, colocao de camas articuladas ou de varandins de proteo.

COMUNIDADES

Tera-feira, 10 de abril de 2012

Lbi indispensvel ao ensino do portugus: afirmou em Paris Jos Cesrio

O secretrio de Estado das Comunidades defendeu, em Paris, que o "lbi indispensvel ao ensino do portugus e manuteno da cultura portuguesa no estrangeiro, e apelou aos autarcas luso-descendentes que integrem essa rede de influncia. Jos Cesrio esteve no Congresso de Presidentes de Cmara da Grande Paris, onde a Cvica (associao de autarcas de origem portuguesa em Frana) marcou presena. O secretrio de Estado defendeu que o lbi indispensvel nas questes do ensino mas tambm na sobrevivncia do movimento associativo e da afirmao da cultura portuguesa no estrangeiro. Jos Cesrio apelou para um contributo dos eleitos franceses de origem portuguesa nesta rede de influncia. Vamos tentar mobiliz-los, procurar criar redes de eleitos que envolvam as associaes. Vamos tentar levar alguns a Portugal, aqueles que tm menor relao com o pas mas que possam garantir uma maior influncia a nvel local, e tentar que eles estabeleam ligaes com autarcas de lngua portuguesa de outras regies do mundo. Tentaremos restaurar grandes encontros de eleitos, como j houve no passado, afirmou. O responsvel pela associao Cvica, Paulo Marques, lembrou que os portugueses vm de longe, embora tenha concordado que a comunidade portuguesa ainda tem muito caminho a fazer em relao

influncia na sociedade e na poltica francesa. Ainda temos metas a ultrapassar, mas quando se criou a Cvica, em 2000, muitos pensavam que ramos fantasmas. No havia autarcas, ramos dez. Nos ltimos 12 anos j se ultrapassaram algumas metas essenciais para a participao e para esse lbi, afirmou. Paulo Marques afirmou que ainda no h nmeros definitivos sobre a participao dos lusodescendentes como candidatos s eleies legislativas de 10 de Junho, mas estimou que cerca de 500 mil franceses de origem portuguesa estaro em condies de votar.

Propina vai melhorar ensino do portugus no estrangeiro - garante Jos Cesrio O secretrio de Estado das Comunidades afirmou, em Paris, que o pagamento de 120 euros anuais por parte dos alunos que frequentam o ensino paralelo, contestado por pais, professores e sindicatos, servir para melhorar o ensino do portugus no estrangeiro. Falando aos jornalistas margem do Congresso de Presidentes de Cmara da Grande Paris, Jos Cesrio respondeu s crticas de falta de dilogo de associaes da comunidade portuguesa em Frana, de sindicatos de professores e de partidos polticos, garantindo que o aviso para a necessidade de se tomar esta medida existiu. O que est em causa, defendeu, no o pagamento das aulas, mas uma comparticipao atravs de uma propina anual, que se destina certificao das aprendizagens, que cara, formao de professores, e a pr ordem na escolha dos manuais escolares, que nunca existiu, explicou. Esta verba destina-se a investir na qualidade do sistema [do Ensino do Portugus no Estrangeiro], que toda a gente critica h muitos anos, acrescentou. A respeito da falta de dilogo de que o acusaram as diversas entidades que reagiram medida, Jos Cesrio afirmou que entregou, h um ms, ao Conselho das Comunidades Portuguesas um documento com todas as intenes do Governo nesta rea. No vejo onde no existiu aviso. Publicamente houve vrias reunies em que fomos alertando para a inevitabilidade de se proceder ao pagamento desta anualidade, acrescentou. O secretrio de Estado afirmou ainda que preciso ter tambm em conta que os nveis de frequncia [dos alunos] no correspondem s inscries efetuadas no incio do ano, e argumentou que, tendo em conta as limitaes oramentais graves do pas, o objetivo do Governo , para alm da introduo de fatores de qualidade no sistema, conseguir garantir o essencial da oferta para os lugares onde h efetivamente procura. Ns no queremos que os nossos pais ou os nossos alunos faam o frete de aprender o portugus. Ns queremos que as pessoas que querem aprender o portugus possam efetivamente faz-lo, acrescentou. As pr-inscries online para os alunos que quiserem frequentar aulas de portugus no ensino paralelo esto abertas at ao dia 27 de Abril. Quando, em Janeiro, entraram em vigor os cortes decididos pelo Governo na rede de professores de portugus no estrangeiro, cerca de 2.700 alunos ficaram sem aulas em Frana. A Coordenao do Ensino levou depois a cabo um processo de reajustamento das turmas e recuperou quase 300 alunos. Os restantes continuam sem lies ou passaram para o sistema privado.

Tera-feira, 10 de abril de 2012

Portugal precisa de transformar em nmeros relao privilegiada com a China

Portugal precisa de "transformar em nmeros" a relao privilegiada com a China, disse o deputado Carlos Pscoa, destacando a importncia do Fundo de Desenvolvimento para a Cooperao entre a China e os Pases de Lngua Portuguesa para futuros investimentos. "Temos uma relao histrica fantstica, como poucos pases da Europa tm com a China, privilegiadssima, respeitadssima, mas precisamos de transformar isso em nmeros. Nunca fomos capazes de fazer isso e agora a hora dos nmeros", afirmou o deputado social-democrata eleito pelo crculo fora da Europa. Em declaraes no final de uma visita a Macau, Carlos Pscoa recordou a "repercusso muito importante" da apresentao recente, na Assembleia da Repblica, do fundo a ser institudo formalmente nos prximos meses pela China para o desenvolvimento da cooperao com os pases lusfonos, pela secretria-geral adjunta do Secretariado Permanente do Frum de Macau, Rita Santos. "A partir dali foi despertada a curiosidade pelos empresrios portugueses em relao ao fundo de mil milhes de dlares e as prprias associaes empresariais interessaram-se pelo assunto", salientou. Ao referir "uma movimentao forte" gerada em torno do fundo, Carlos Pscoa observou a oportunidade "importante para a aproximao dessas relaes", principalmente "porque veio na sequncia da compra por parte de empresrios chineses da EDP e da REN". "Os empresrios portugueses estavam muito virados para a Amrica do Sul e frica - independentemente da Europa, para onde esto sempre virados -, e agora tm de virar o foco para a sia tambm, porque aqui que esto as oportunidades e aqui que est o dinheiro", reiterou. Para Carlos Pscoa, Portugal "apresenta a possibilidade de quem est na sia poder entrar na Europa a preos competitivos e com plataformas logsticas interessantes".

O deputado eleito pelo crculo fora da Europa deu o exemplo do Porto de Sines, onde um dos operadores o Porto de Singapura, numa participao que encara "com olhos de futuro". "Claro, ns no estamos no centro da Europa, mas tambm temos posies privilegiadas e precisamos de chamar a ateno da China para isso", rematou.

Carlos Pscoa efetuou uma visita de trs dias a Macau, de onde seguiu para Xangai e Pequim para encontros com as representaes diplomticas portuguesas e Agncia para o Investimento e Comrcio Externo de Portugal (AICEP). Em Xangai, o deputado social-democrata estava "curioso" por saber o retorno da participao portuguesa na Expo Xangai, e apurar se a exposio naquela cidade "tecnolgica e financeira da sia" foi bem aproveitada para aumentar o fluxo de negcios entre a China e Portugal e atrair os jovens portugueses. "Os prmios so muito bonitos, mas ningum vive disso. Os empresrios e o pas vivem dos negcios", comentou. J em Pequim, a ideia era, junto do embaixador portugus, conseguir "uma noo mais ampla da sia", de forma a chegar a Portugal "com um desenho muito prximo da realidade" desta parte do globo. Jovens emigrantes podero ser extremamente valiosos para crescimento de Portugal Os jovens emigrantes portugueses e os luso-descendentes podero ser "extremamente valiosos" para o crescimento de Portugal, defendeu o deputado social-democrata eleito pelo crculo fora da Europa Carlos Pscoa, apesar de considerar "inevitvel" a actual nova vaga de emigrao. "Esse um ponto que eu comeo a abordar entre os jovens portugueses e at dos luso-descendentes porque vamos ter, inevitavelmente, uma sada dos jovens agora. da vida, do mundo: um jovem que levou anos para se formar, que tenha esprito empreendedor, no vai conformar-se a ficar em Portugal a receber um subsdio de desemprego", disse o deputado social-democrata. Carlos Pscoa, que falou no final de uma visita a Macau, observou, por outro lado, que preciso chamar a ateno para numa segunda etapa aps o ajuste financeiro, - "a partir do prximo ano" -, privilegiar "o retorno dessa mo-de-obra a Portugal". "No adianta fazer um ajuste sem um plano de crescimento, e nesse plano de crescimento que eu entendo que os jovens podero ser muito valiosos, extremamente valiosos. Porqu? Primeiro [porque] estabelecem novas pontes com outros mercados, e depois [porque] vm muito mais maduros, porque alm da sua formao acadmica passam a ter uma formao prtica fora do pas, com outras componentes", realou.

Ao destacar o potencial da "ligao a Portugal" destes jovens para a criao de novas empresas e desenvolvimento de novos projectos, Carlos Pscoa considerou que essa "bagagem tecnolgica e de conhecimento que Portugal no pode dar, tem de ficar ao servio do pas e ao servio do crescimento da economia". "O Governo tem de perceber o momento, - e importante chamarmos a ateno para isso -, de incentivar o retorno, para no abrir mo definitivamente dessa mo-de-obra", acrescentou. Embora reconhea que o pas "ainda no est nesse estgio", o deputado do PSD frisou, porm, que tempo "de se comear a pensar nisso", porque "daqui a um ano pode ser tarde". "No incio da viragem que temos de estar preparados para chamar a ateno desses jovens", vincou. Carlos Pscoa, que em Macau teve encontros com a Associao dos Macaenses, Associao dos Aposentados, Reformados e Pensionistas, Associao dos Trabalhadores da Funo Pblica, Consulado de Portugal e Agncia para o Investimento e Comrcio Externo de Portugal (AICEP), aproveitou a passagem pelo territrio para "perceber a nova onda de sada dos jovens portugueses, de formao elevada e j consolidada". "Pude perceber que [Macau] no nenhuma excepo: os jovens procuram a regio at por razes familiares, j que alguns tiveram aqui, ou ainda tm, ligaes a Macau", apontou.

Tera-feira, 10 de abril de 2012

Presidente do Obercom defende criao de um canal noticioso portugus em lngua inglesa

O presidente do Observatrio da Comunicao defendeu hoje a criao de um canal de notcias portugus em lngua inglesa, que deveria emitir via satlite e atravs da internet, a par de um canal de entretenimento para emitir igualmente via web.

Gustavo Cardoso falava esta tarde no colquio "O Servio Pblico de Comunicao Social: de Portugal para o Mundo", realizado na Assembleia da Repblica. Para o responsvel pelo Obercom, o servio pblico internacional deve servir para "fazer ouvir a voz de Portugal no mundo - e nos ltimos 35 anos nunca precismos tanto de fazer ouvir a nossa voz -, para manter laos de amizade com a lngua portuguesa" Idealmente, o pas deveria ter "um canal de notcias em portugus, outro canal de notcias em ingls, ambos no satlite e tambm via internet, e um canal de entretenimento via Web". Para isso, deviam usarse as redes de correspondentes da RTP e da agncia Lusa, mas tambm os da SIC e da TVI. Estes canais, acrescentou Gustavo Cardoso, funcionariam com duas bases: Lisboa e Nova Iorque. E deveriam ter "uma liderana carismtica, com liberdade criativa editorial e de programas, sem ou com pouco controlo hierrquico". Porm, os canais de notcias em portugus e ingls teriam obrigatoriamente uma "diferenciao editorial" entre si, mas tambm em relao oferta j existente no mercado noticioso, como o caso da BBC Internacional ou da France24. Uma mais-valia dos canais emitidos a partir de Portugal, defendeu o presidente do Obercom, poderia ser a cobertura de questes ambientais e de direitos humanos - "Isso que marca a diferena." O "motor de divulgao" no estrangeiro

No mesmo colquio, o secretrio de Estado-Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte lembrou que o portugus atualmente falado, como lngua nativa, por 236 milhes de pessoas. Os canais RTP frica e RTP Internacional tm, por isso, um "papel fundamental no

reforo da dispora e na difuso da lngua", mas tambm "na divulgao das realidades nacionais dos pases da CPLP- Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa". O secretrio de Estado defendeu que a RTP Internacional deve ser um "importante motor de divulgao de Portugal e dos seus produtos", divulgando "o que de melhor se faz por c". "Esta uma boa sntese do que deve ser um servio pblico de televiso internacional." Porm, o canal "no um veculo de promoo sem mais, mas um canal que transmita a imagem do que somos e do que queremos ser", e "um meio de ao estratgica do Estado", acrescentou Feliciano Barreiras Duarte, que acredita ser possvel "fazer reformas estruturais cortando os custos".

CORREIO DE VENEZUELA
Quinta-feira, 12 de Abril de 2012

Emigrao ps madeirenses na rota do naufrgio


Vrias famlias ainda guardam memrias dos entes queridos que perderam no afundamento do navio britnico

A mulher de um madeirense naufragado no Titanic ainda tentou demov-lo da viagem, mas Manuel Gonalves Estanislau ignorou todos os avisos, conta a neta quando passam cem anos do grande desastre martimo. A av dizia que no queria que ele fosse quando tinha os cinco filhos e os mais no eram grandes. (...) E no tinha com que viver para os sustentar. Maria Aldora Estanislau, de 71 anos, neta de Manuel Gonalves Estanislau, madeirense da Calheta que morreu aos 38 anos no naufrgio do Titanic, desfia as lembranas que o legado familiar lhe deixaram da tragdia que se abateu no Atlntico de 14 para 15 de Abril de 1912 com o navio maior que havia no mundo. Como muitos que o antecederam e tantos outros que o sucederam, Manuel Gonalves Estanislau, agricultor, partiu para ganhar um tostozinho, mas com vontade de regressar e arranjar a casa que era de colmo e a cozinha de terra, mas de telha. Segundo o Instituto Nacional de Estatstica, em 1912 emigraram 3.238 madeirenses, projecto de vida que mantiveram outros ilhus ao longo do tempo. Nesse tempo no havia televises, nem eletricidade, em casa ningum tinha quarto de banho, a roupa lavava-se nas levadas, conta Maria Aldora Estanislau, acrescentando que o sustento das famlias saa da terra,

onde a agricultura, que ainda molda a paisagem da ilha da Madeira, era um trabalho penoso, feito encosta acima, encosta abaixo. A braos com cinco filhos, um dos quais Francisco, o pai de Aldora, a mulher de Manuel Gonalves Estanislau agarrou-se terra como se viesse dali o ar que respirava. Tinha batatinhas e semilhas na fazenda, mas no se vive s com semilhas e batatas, refere Maria Aldora, explicando que a av, que a conheceu com roupinhas mais tristezinhas, ainda criava uma bezerrinha na venda de um senhor que dava a erva e o palheiro. Mas para dar comer aos filhos, que andavam descalos e com roupa remendada, foi ao Funchal levantar bordados que distribua a outras mulheres. Foi assim que ela sobreviveu e os filhos, garante. Custou a dar de comer aos filhos, porque no tinha dinheiro, no tinha nada, s tinha era as coisinhas da fazenda, declara Maria Aldora, cujo pai, seguiu, tambm, os trilhos da emigrao. Os familiares de Domingos Fernandes Coelho, outro dos agricultores madeirenses que estava no Titanic, continuaram, igualmente, a emigrar, fazendo jus tradio. O mesmo aconteceu com a mulher e netos de Jos Neto Jardim. A primeira, depois de um segundo casamento, partiu para o Brasil. A filha, que ficou pela ilha, teve nove crianas. Das trs vivas, duas partiram. o caso de ngela Jardim Figueira, de 72 anos, com casa na Calheta, prxima de onde o av Jos Neto Jardim viu a famlia pela ltima vez antes de sair para o Funchal e embarcar rumo a Inglaterra para apanhar o Titanic. Numa parede de casa, um painel de azulejos, fixado na parede exterior mostra a Nossa Senhora dos Emigrantes. Para ela dar uma boa viagem gente, justifica ngela, que est a preparar o regresso frica do Sul. Sobre a tragdia que atingiu a famlia h 100 anos, no mar que acolhe a ilha da Madeira e o cemitrio do av, a emigrante tem a panaceia para todos quantos vo alm-mar procura de melhor vida: Tudo se faz, tudo passa, Nosso Senhor experimenta as pessoas, temos que ter fora.

ECONOMIA e FINANAS

Festa da Flor deste ano custar menos que em 2011

A Festa da Flor 2012, que decorrer de 19 a 25 de Abril, vai realizar-se este ano com menos dinheiro mas o facto no impede que este evento se realize com novidades e conte com a presena de uma artista internacional. Na apresentao pblica deste evento, que se fez no passado dia 11, na secretaria Regional do Turismo e Transportes, Conceio Estudante disse que em termos de investimento, a estimativa do custo final ronda um montante na ordem dos 270 mil euros, menos 40 mil euros que no ano passado. Isto significa

que cada grupo participante ter menos 15% de apoio e receber volta de 22 mil euros, acrescentou. A edio deste ano ter muitas novidades, das quais destaque-se a presena de Faf de Belm, que se far acompanhar de dois jornalistas brasileiros. A secretria da tutela destacou que a presena da artista brasileira, que participar na maioria das iniciativas ligadas a este evento, uma forma de promover a Madeira no Brasil. Outras das novidades, ser o espetculo de bailado As estaes Russas na Madeira, a realizar-se dia 20, no Centro de Congressos da Madeira. Alm do itinerrio do cortejo que ir fazer-se da Avenida do Mar at Praa do Mar, destaque a exposio dos carros alegricos que integram o Cortejo da Flor, que vo estar na Praa do Mar, at s 19 horas do dia 23 de Abril. A este respeito, Conceio Estudante apelou ao civismo da populao, no sentido de apenas observar a decorao feita nos carros, assegurando que a mesma se mantenha e possa tambm ser observada por aqueles que, nesse fim-desemana, visitarem a Regio. De referir que o Cortejo Alegrico da Flor, que vai concretizar-se dia 22, ter um novo grupo entre os nove participantes: A Associao Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina. "Madeira guarda-joias da Europa", "Bonecas-flores da Madeira", "Flores de encantar", "Do mar ilha das flores", "Memrias e tradies de mos dadas com as flores", "Madeira, The Masterpiece", "Onze concelhos em cor" "Disco" e "Gloriosa" so os temas dos grupos participantes. Hotis com taxa mdia de ocupao a rondar os 87% A Secretaria Regional do Turismo e Transportes diz que, no mbito de uma sondagem que efetuou dia 10 deste ms, a taxa de ocupao hoteleira, por altura da realizao da festa da Flor ter uma mdia que rondar os 87%. Uma boa taxa de ocupao, segundo referiu ontem Conceio Estudante, na apresentao do programa da Festa da Flor 2012. De acordo com a governante, este evento que um cartaz turstico conta com dois mercados tradicionais, Alemanha e Reino Unido, e alguma expresso do mercado francs e suo que, acrescentou, poder ter efeitos positivos. Ainda neste contexto, a secretria da tutela disse esperar ainda que, na edio deste ano da Festa da Flor, o Brasil tambm se faa representar em nmero, considerando a vinda da cantora brasileira Faf de Belm.

Faf de Belm vem Festa da Flor

A cantora Faf de Belm ser a convidada especial da Festa da Flor, evento que decorrer entre os dias 19 e 23 deste ms e cujo programa foi apresentado esta semana no Espao Infoart da Secretaria

Regional do Turismo, Cultura e Transportes (SRTCT). De acordo com fonte daquela Secretaria, a presena da artista brasileira resultou de um convite feito por parte da SRTCT, atravs da Direco Regional de Turismo, cantora sobejamente conhecida do grande pblico. Convidada a participar em todos os eventos integrados no programa da Festa da Flor, a mesma fonte explicou que a artista no ir desfilar mas sim assistir e disfrutar das iniciativas propostas por aquele que , depois do fogo-de-artifcio, um dos maiores cartazes turstico da Regio. Alm disso, e para alm da presena no certame, Faf de Belm ser levada a alguns pontos tursticos da ilha, ir conhecer restaurantes e outros locais de interesse. Durante os quatro dias (tempo que durar a visita), a artista ser tambm acompanhada por vrios jornalistas, entre eles, a revista Caras Brasil, que far reportagens no s com cantora mas tambm acerca do evento. De salientar que, tal como j tradio, dois dos pontos altos da Festa da Flor vo acontecer no sbado e no domingo (21 e 22) com a construo do Muro da Esperana e a realizao do Cortejo da Flor, respetivamente. Paralelamente a estes acontecimentos ir decorrer um conjunto de actividades ldicas e recreativas, entre as quais a elaborao dos tapetes florais nas placas centrais, concertos musicais, atuaes de grupos folclricos e a Exposio da Flor no Largo da Restaurao.

Exportar mais barato

O secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais disse, na passada quarta-feira, estar a negociar com a Unio Europeia o alargamento do regime especial para as bebidas tradicionais exportadas. O regime especial e de excepo consagra um valor de imposto sobre as bebidas alcolicas, neste caso tradicionais, de apenas 25% do que seria aplicvel se no houvesse essa excepo. Atualmente, este benefcio fiscal apenas aplicado ao mercado regional. O objetivo estend-lo s exportaes das bebidas alcolicas tradicionais madeirenses. O anncio foi feito quando Manuel Antnio Correia conversava com Ireneu Barreto, durante a deslocao deste aos Engenhos da Calheta, no mbito da visita oficial do representante da Repblica ao concelho da Calheta. Manuel Antnio Correia argumentou que, ao serem concedidos os benefcios fiscais s exportaes das bebidas, a Madeira conseguiria, por um lado, concorrer contra os produtos da Amrica Latina, muitas

vezes produzidos com dumping social e com maquinao, e, por outro, valorizar e defender as pequenas produes das regies ultraperifricas. Abrir portas para a exportar sob um regime especial seria uma concretizao importante para um sector que, nos ltimos anos, regista nveis elevados de crescimento. De acordo com o secretrio regional, a Madeira produz, atualmente, cerca de 5.600 toneladas de canade-acar, valor que, ainda assim, inferior procura, face ao bom escoamento dos produtos derivados, que registaram um crescimento anual de 20%, nos ltimos trs anos. Portanto, este sector sendo tradicional tambm de futuro, concluiu o governante. Ao representante da Repblica, Manuel Antnio Correia acrescentou ainda que os agricultores so muito dinmicos e respondem depressa aos sinais do mercado. So capazes de arrancar uma plantao do ano passado, que seria permanente, por uma coisa completamente nova, se isso que o mercado pede. E essa a atitude que ns queremos: que seja produzido o que faz falta, disse.

Visitar tudo dentro de um ano e meio Ireneu Barreto espera visitar todos os concelhos da Regio em representaes abertas dentro de um ano a um ano e meio. A calendarizao ainda no est definida, mas Manuel Baeta, presidente da Cmara da Calheta e da AMRAM, disse durante a visita de Ireneu Barreto quele concelho, que j falou com os colegas autarcas no sentido de serem encontrados os agendamentos para estas visitas. O representante diz que as visitas aos concelhos vo ajud-lo a decidir. Eu s posso decidir com conscincia, se conhecer a realidade econmica, social, cultural. Isso importante para mim quando tenho de tomar decises sobre os problemas que me surgem, relacionados com a legislao regional, afirmou, durante a deslocao que ontem fez aos Engenhos da Calheta, no mbito da visita oficial que realizou Calheta.

Mais respeito para ter mais fora Ireneu Barreto chegou h um ano Madeira para ocupar o lugar deixado por Monteiro Diniz. Foi um ano difcil para todos, comentou, em gnero de anlise. Embora no tendo sido fcil, Ireneu Barreto j esperava esses acontecimentos. Eu sabia ao que vinha, quais eram as dificuldades que tem o cargo, a maneira como este cargo tem sido concebido e mal acarinhado pela Regio, declarou o juiz conselheiro. Dizem muito mal de mim, dizem que eu no sirvo para coisa nenhuma, mas quando h crise, de vez em quando, lembram-se de mim; e quando se lembram de mim, esquecem-se que eu tenho de ter mais respeito para ter mais fora, finalizou.

Unio no essencial para ultrapassar crise Ireneu Barreto, representante da Repblica para a Madeira, disse na passada quarta-feira que provavelmente Portugal estaria hoje na falncia, se no tivesse havido ajuda estrangeira. No dia em que se assinalou um ano de presena da troika no Pas, Ireneu Barreto disse estar mais preocupado com os problemas regionais do que os nacionais, defendendo a unio no essencial como soluo para

ultrapassar a crise regional. Para mim, o essencial o turismo, o Centro Internacional de Negcios e, na economia, incrementar aquilo que pode ser incrementado na agricultura, pescas e indstria - disse. Manuel Baeta destaca progresso nos ltimos anos A visita oficial do representante da Repblica Calheta teve incio com uma reunio com o presidente da Cmara Municipal. Numa breve conversa, Manuel Baeta explicou as mudanas ocorridas no concelho nos ltimos 20 anos, concluindo que hoje as pessoas vivem bem naquele concelho. No final do encontro, Ireneu Barreto escusou-se a falar sobre o novo mapa autrquico, que prev a reduo de cmaras e freguesias, uma vez que no h nenhuma deciso tomada nem a nvel nacional, nem a nvel regional sobre o assunto.

Apoios agricultura triplicaram neste QCA

No Quadro Comunitrio em curso a Regio j assinou 2245 contratos de apoio a investimentos na rea da agricultura. Para terem uma ideia, em todo o quadro anterior, realizmos cerca de 700 contratos, disse no dia 11 de abril, o secretrio regional do Ambiente e Recursos Naturais. Manuel Antnio Correia falava no mbito da conferncia Apoios Agricultura e Pecuria, promovida pela Comisso Poltica de Freguesia da Ponta do Pargo, conferncia que se integra no ciclo das Conferncias 2012, que o PSD/Madeira est a promover. Conforme acrescentou, em sete anos fizemos 700; e agora, em menos de quatro anos, a pouco mais de meio do programa j fizemos 2245. Isto quer dizer que h mais apoios e que esses apoios chegam a mais gente. Esto a democratizar-se os apoios e, portanto, significa que todos tm acesso, mas que ainda h espao para mais pessoas terem acesso aos apoios ao investimento, frisou o secretrio regional. Manuel Antnio Correia disse que foram estas informaes que quis transmitir ao povo da Ponta do Pargo. At porque, como adiantou, a sua poltica tem sido a de criar mais proximidade, ajudar as pessoas e o Governo estar prximo das populaes. Outro dos seus alertas foi sobre a questo da gua de rega, elemento que este ano mais reduzido na Regio devido s condies climatricas anormais que se tm feito sentir. Neste contexto, Manuel Antnio Correia deixou um apelo aos agricultores no sentido de apostarem em sistemas de rega. Para

alm de ajudar a reduzir o consumo de gua, esses sistemas permitiro produzir mais em alturas em que os outros agricultores produziro menos, o que valorizar o produto que aparecer no mercado. Reduzir os custos da produo foi outro dos seus alertas. O governante deu o exemplo da Ponta do Pargo, freguesia da Madeira onde h mais mecanizao da agricultura, o que ajuda a reduzir custos e garante melhores rendimentos aos agricultores.

Porto do Funchal satisfaz e nunca d problemas

O comandante do paquete Mein Schiff 2 elogiou no passado dia 10 de abril claramente o Porto do Funchal. Kjell Holm falava a bordo do navio de cruzeiros que fez a sua escala inaugural Madeira, numa viagem que o trouxe de Barbados, nas Carabas, e que tem continuidade para a cidade do sul de Espanha de Cdis. Conhecedor do porto e da ilha, de viagens anteriores, a ltima delas a bordo do navio gmeo Mein Schiff 1 (que, tal como o 2 se caracteriza pelo casco azul escuro e palavras com letras estilizadas nos dois lados), que tem passado mais amide pela Madeira, disse claramente que o porto satisfaz plenamente as exigncias e que nunca d qualquer problema. Uma realidade que Joo Welsh, administrador da JFM Shipping, que agencia a operao dos paquetes da Tui Cruises, concordou. No obstante, o empresrio e vice-presidente da Associao Portuguesa das Agncias de Viagens e Turismo aproveitou para voltar a falar na necessidade da criao de mais um ponto de atracao no porto para satisfazer as alturas em que a procura maior. Isto porque reconhece no ser fcil alterar a sazonalidade dos cruzeiros que quase deixam o Funchal sem navios nos meses de Vero. Na escala do dia 10 de abril, o paquete trazia a bordo 1743 passageiros e 800 tripulantes. Este navio s voltar Madeira em Abril do prximo ano, precisamente quando efetuar novamente a viagem posicional das Carabas para a Europa. So turistas que Joo Welsh considera relevantes para a Madeira atendendo ao facto de serem de um segmento mdio-alto. Assinale-se ainda que o dia ficou marcado por uma nova escala, do Costa Voyager. Apesar de j ter estado c com outro nome e outra companhia, na nova vida, constituiu a primeira escala. A bordo trazia cerca de 600 passageiros numa viagem que poder ser a primeira ltima do navio, pelo menos nos

tempos mais prximos. Este navio substituiu o Costa Allegra que ficou sem motores na costa africana e que ser desmantelado.

EDUCAO E CULTURA

Festival inclui Funchal num circuito de pujana cultural

A integrao da cidade do Funchal no itinerrio da Festa do Cinema Italiano, naquela que a sua quinta edio, uma mais-valia cultural para a capital madeirense, sublinhou na passada quinta-feira, Faria Paulino, da Edicarte, na apresentao do evento que se realiza, pelo segundo ano, no Teatro Municipal Baltazar Dias entre os dias 26 e 29 deste ms. A apresentao do festival decorreu a bordo do navio de cruzeiros MSC Sinfonia, que esteve aportado no Funchal. O responsvel pela mostra de cinema italiano no Funchal destacou o facto da cidade funchalense ser includa neste circuito, fazendo parte de uma lista de cidades com pujana cultural, nomeadamente Lisboa, onde o evento teve incio (ontem e at ao dia 19), seguindo-se o Funchal, depois Coimbra (1 a 3 de Maio), Guimares, (4 a 6 de Maio) e Porto (10 a 13 de Maio). Faria Paulino agradeceu aos patrocinadores do evento no Funchal, nomeadamente a Cmara municipal, representada pelo vereador Pedro Calado, entre outras entidades, sublinhando que este esprito de apoio a eventos culturais que permite iniciativas de sucesso. Quanto ao programa, o filme que marca a abertura do festival, no dia 26 s 21 h 30, intitula-se Terraferma, de Emanuele Crialese. Sero exibidos at ao dia 29, Napoli, de 24 artistas que descrevem, em trs minutos, a emblemtica cidade, Scialla!, de Francesco Bruni, Corpo Celeste, de Alice Rohrwacher, Vallanzasca, de Michele Plcido, L-bas, de Guido Lombardi, e Ruggine, de Daniele Gaglianone. Para alm destas sete longa-metragens, ser apresentada, no domingo uma seleo das melhores curta-metragens produzidas em Itlia em 2011. Os bilhetes custam trs euros para o pblico em geral e 1,50 euros para estudantes e pessoas com mais de 65 anos.

Guareta Coromoto expe na Ponta do Pargo

O representante da Repblica para a Madeira, Ireneu Barreto e a secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceio Estudante, inauguraram na passada quarta-feira no Centro Cvico da Ponta do Pargo, a exposio de pintura de Guareta Coromoto Alma...de Arte Minha, patente at 31 de Maio. So 15 trabalhos executados com tcnicas mistas, em acrlico, normal e em pasta, grafitados e pastis de leo. A artista gosta de pintar figuras humanas e animais, do quotidiano madeirense, do imaginrio, ou mesmo de anjos, em cores profusas ou com bases escuras. Comparada a Paula Rego, diz que apenas nos desenhos, no trao, no nas personagens, o que confessa, um elogio ser comparada a uma artista de referncia. Conceio Estudante confessou-se consumidora de Guareta Coromoto, acrescentando que a Arte destinada a toda a gente, toca o corao e a alma, eleva e cria bons sentimentos nas pessoas.

Bienal Portugal Arte margem da inaugurao da mostra o curador Manuel Martins Barata anunciou que a quarta edio da Bienal Portugal Arte, traz Regio 17 artistas de Espanha, cinco de Itlia, um da Polnia e 12 portugueses que se deslocam Madeira a expensas prprias. O pintor e curador da mostra disse que entre os nomes a destacar, esto os artistas estreantes na Regio, Adelaide Barbosa e Paulo Damio. A Bienal passa a partir de 14 de Junho por Santana, palco da inaugurao, passando tambm pelo Museu de Eletricidade, Estreito de Cmara de Lobos e Ponta do Pargo.

As Artes na Madeira em debate

necessrio educar para a Cultura na Madeira. Esta foi uma das ideias retidas, no passado dia 12 de abril, no decorrer de um debate, o primeiro de vrios sobre As artes na Madeira, que se iro realizar no Centro de Estudos de Histria do Atlntico (CEHA), abertos populao em geral. O objetivo da iniciativa refletir sobre o estado das Artes Visuais na Regio e contribuir para a divulgao da produo artstica insular, visando promover o dilogo entre os agentes culturais na/da Madeira que trabalham nesta rea, enquanto artistas, gestores culturais e/ou crticos/estudiosos. A primeira sesso deste ciclo de debates contou com a presena de Patrcia Sumares, Nuno Serro, Teresa Jardim e Duarte Encarnao. Patrcia Sumares, responsvel pela Galeria dos Prazeres apontou que h muitas iniciativas culturais na Madeira, cada vez mais, h pessoas e entidades a apostar nas artes, em geral, o que falta educar o pblico ou cativar o pblico para estas iniciativas, temos que criar consumidores da cultura. Nuno Serro, produtor de eventos reiterou que na Regio h massa criativa, h que provoc-los para sarem do quarto. J no que diz respeito ao pblico, vai havendo, h que haver um constante ensinamento das artes, ao prprio pblico, tem que ser persistente, advertiu. Este um ensinamento que, de acordo com o prprio, faz-se aos poucos, tentando cativar as pessoas, tentando mostrar o que que se faz de bom ou melhor, neste caso, c na Regio, tentando cativar os prprios artistas a se envolverem mais no meio, acho que isso algo que ainda necessrio fazer, trabalhar mais um pouco. No entender de Nuno Serro, os prprios artistas tm que se sentir envolvidos no prprio meio, participarem com os outros artistas, aparecerem s exposies, isso tambm faz parte de um trabalho de constante aprendizagem, de atualizao do sentido esttico. Tambm Teresa Jardim, professora de Educao Artstica destacou que do ponto de vista das artes e da cultura na Madeira, temos pessoas muito interessantes. No entanto, mostrou-se preocupada, no tanto com o consumo, nesta rea, mas, sobretudo, com a criao porque, na generalidade, os criadores tambm so os primeiros consumidores. A formao assume aqui um papel fundamental, apontou, porque a qualidade da oferta tambm vai chamando e criando consumidores. Em relao aos artistas presentes, recorde-se que Duarte Encarnao um artista visual e docente universitrio, cuja obra pautada por questes especulativas, utpicas e projetuais, manifestadas atravs do desenho e de artefatos escultricos/arquitetnicos. Estes artistas tm integrado vrias exposies coletivas em Portugal e no estrangeiro.

J Nuno Serro designer e fotgrafo que, atualmente, tem um grande interesse pela rea das artes interativas, sobre a qual tem vindo a desenvolver pesquisa. proprietrio, designer, produtor e diretor de arte, na agncia criativa urbanistas digitais. Este ano, o artista assumiu a coproduo do festival de cinema documental Islands.Doc. Patrcia Sumares licenciada em Artes Plsticas/Escultura pelo ISAD (Instituto Superior de Arte e Design da Madeira). docente e enquanto artista visual, participou em vrias exposies individuais e coletivas desde 1995, sendo que as suas ltimas intervenes artsticas se inscrevem naquilo que hoje se define como Arte Pblica. Desde 2008, comentora e responsvel pelo projecto da Galeria dos Prazeres, organizando exposies de artes plsticas, ateliers, visitas guiadas, conferncias e cursos vrios. A ltima artista convidada tambm licenciada em Artes Plsticas/Pintura e em Design de Projetao Grfica. Teresa Sumares professora de Artes Visuais, na Escola Secundria de Francisco Franco. Enquanto artista visual, desde 1976, coorganizou e/ou participou em mais de meia centena de exposies coletivas. A artista tem tambm feito vrias exposies individuais. Mais recentemente, Teresa Jardim tem-se dedicado publicao de trabalhos interartes e multimdia, com poesia de sua autoria.

RELIGIO

Peregrinao Vicentina

A Peregrinao dos Vicentinos de Portugal ser presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e inicia-se no sbado, s 14h30, com o desfile dos participantes, Vicentinos de todas as Dioceses de Portugal, seguindo-se, na Capelinha das Aparies, a saudao a Nossa Senhora e a renovao do compromisso. Depois, ter lugar a assembleia no Centro Apostlico Paulo VI sendo orador o Dr. Accio Catarino. Nessa reunio sero entregues medalhas aos presidentes cessantes dos Conselhos Centrais, entre eles a Prof. Maria Manuela Serdio que durante vrios anos exerceu o cargo de presidente do Conselho Central do Funchal das Conferncias Vicentinas. Esta assembleia ter ainda uma interveno do presidente do Conselho Nacional da Sociedade de So Vicente de Paulo, terminando com a alocuo de D. Manuel Clemente.

No domingo, dia 15, ser recitado o tero na Capelinha das Aparies e, s 11 horas, ser celebrada a Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese do Porto. No final ser feita a consagrao a Nossa Senhora.

Presidente do Conselho Nacional dirige mensagem aos Vicentinos

A propsito desta peregrinao, o presidente do Conselho Nacional da Sociedade de So Vicente de Paulo, dirigiu uma mensagem em que recorda que vivemos tempos difceis, mas nada melhor do que pedir a bno da Virgem Maria, para nos fortalecermos na f e no amor ao prximo. Sublinhando ainda que a peregrinao um momento de unio de todos os Vicentinos. No Santurio de Nossa Senhora de Ftima deixemos para trs todos os nossos egosmos e em conjunto oremos a Maria para que ela nos ilumine, de forma a fazermos frente s inmeras situaes com que nos confrontamos todos os dias. Aquele responsvel apela ainda aos Vicentinos que peam a Nossa Senhora que nos ensine a viver e a servir com fervor junto dos mais necessitados. Um grupo de madeirenses, elementos das Conferncias de So Vicente de Paulo e tambm do Conselho Central do Funchal, vai participar nesta peregrinao nacional do prximo fim-de-semana. Nos dias seguintes o grupo visitar algumas localidades do Norte de Portugal, regressando Madeira no fim- de-semana seguinte. O programa inclui uma visita Casa Ozanam, orientada pelo Conselho Central do Porto e que se situa em Santa Maria da Feira.

A alegria pascal das visitas do Esprito Santo

Iniciam-se no prximo domingo as visitas pascais. Conhecidas por visitas do Esprito Santo decorrem nos domingos seguintes festa da Pscoa, em todas as parquias da Madeira e Porto Santo. Os irmos da Confraria do Santssimo Sacramento que levam as insgnias do Esprito Santo: duas bandeiras, ceptro e salva so acompanhados por duas meninas denominadas de saloias, trajando de vermelho ou o traje tpico regional, enfeitadas de ouro, as quais vo cantando os versos tradicionais do Esprito Santo. Podem ir ainda alguns tocadores de instrumentos regionais. A visita pascal normalmente presidida pelo proco, ou seu representante, que procura alternar em cada ano, at visitar toda a parquia.

O motivo das visitas do Esprito Santo levar a alegria pascal s casas dos paroquianos e entre os seus objetivos, est uma recolha de fundos para a Festa do Esprito Santo, para o bodo ou a copa, para ajuda aos mais carenciados. Para o povo madeirense em geral, esta visita constitui uma verdadeira festa, pois rene-se toda a famlia, para receber o Esprito Santo, que vem abenoar a casa e os familiares. As visitas do Esprito Santo iniciam-se aps a celebrao da missa e nalgumas parquias aps a chegada dos elementos igreja h animao, como sucede da parquia de Cristo Rei, na Ponta do Sol, freguesia onde grande a devoo ao Esprito Santo e onde se mantm muitas tradies. At ao Domingo de Pentecostes, dia 27 de Maio, as freguesias da Madeira e Porto Santo vo ter mais alegria nos domingos com a passagem dos grupos e com os cantares tpicos prprios desta actividade. O Esprito Santo o padroeiro da parquia da Calheta e um dos dois padroeiros do Canio, o outro Santo Anto. As visitas do Esprito Santo continuam, assim, a ser uma grande manifestao de devoo e f do nosso povo.

Educao Moral mobiliza juventude

Numa organizao do Departamento do Ensino da Igreja (DERE) ir decorrer no prximo dia 27, na Escola Padre Manuel lvares (Ribeira Brava), o VII Encontro de Cantares do Esprito Santo, com a participao de vrios grupos de alunos. O evento, que conta com o apoio da aula de Educao Moral e Religiosa Catlica (EMRC), um dos assuntos agendados para a reunio de amanh dos responsveis do DERE, s 10h00, no Secretariado Diocesano de Educao Crist. Outra iniciativa em destaque o 4. Encontro da disciplina de EMRC, dos 2. e 3 Ciclos e Secundrio, no dia 25 de Maio, e que este ano decorre no Canial. Enquanto isso, neste fim-de-semana, realiza-se em Vila Nova de Gaia, no Porto, o II Encontro Nacional de Alunos de Educao Moral e Religiosa, dedicado famlia como escola de vida e proteo. O objetivo levar os alunos a encararem a famlia como uma instituio que os protege, mas que tambm precisa de ser protegida. Trata-se sobretudo de reforar junto dos mais novos o valor de uma estrutura basilar para a sociedade, sublinham os promotores desta realizao que congrega centenas de adolescentes. Por outro lado, tambm at domingo acontece, em Madrid, o 15 Frum europeu de ensino religioso na Europa, com o tema O ensino religioso e a coeso social na Europa. Propostas de formao.

DESPORTO

Marcos em boa forma

Prosseguiu, na quinta-feira passada, o 2. dia de competio do Torneio Europeu de Qualificao de Tnis-de-Mesa para os Jogos Olmpicos de Londres2012, evento que est a decorrer no Luxemburgo e que se prolonga at domingo. O madeirense Marcos Freitas (que milita nos franceses do AS Pontoise), actual n. 37 do ranking mundial, que j na quarta-feira havia assegurado a 1. posio no Grupo C e consequente passagem fase seguinte, voltou a estar em evidncia ontem, ao terminar a 1. fase com nova vitria, desta feita frente ao atleta da Estnia Aleksandr Smirnov, por 4-0 (parciais de 11/8, 11/4, 11/3 e 11/5). No sector feminino, Ana Cristina Neves (que representa a ADCPonta do Pargo/Calheta) voltou a no ser feliz, pois averbou a sua 2. derrota, perdendo frente atleta naturalizada espanhola Zhu Fang por 1-4 (sets de 1/11, 12/10, 9/11, 5/11 e 7/11). Com este resultado, a atleta madeirense viu-se afastada da competio, aps ter terminado na 3. posio do Grupo J, com duas derrotas em outros tantos encontros disputados no Luxemburgo. Da restante comitiva portuguesa presente nesta competio, destaque para Joo Monteiro, Tiago Apolnia e Huang Lei Mendes, que tambm garantiram a passagem 2. fase da prova. Os dois atletas continentais venceram mesmo os seus respetivos grupos, s com vitrias. Quanto atleta naturalizada portuguesa alcanou a 2. posio, com um triunfo e um desaire. A 2. fase da prova, que tem incio agendado para o dia 13, a partir das 9h00.

Acordo por Pedro Martins

Carlos Pereira, presidente do Martimo, assegurou na passada quinta-feira, em declaraes Antena 1Madeira (RDP), que j tem acordo com Pedro Martins, actual treinador dos verde-rubros, tendo em conta a nova temporada desportiva (2012/2013). Recorde-se que Pedro Martins j havia adiantado aquilo que ontem acabou por ser confirmado pelo lder maritimista e, at tendo em conta a excelente campanha verde-rubra na Liga Portuguesa, a continuidade do treinador no comando tcnico da equipa madeirense acaba por ser esperada. O Martimo, refira-se o actual 5. classificado do campeonato, mas mantm legtimas esperanas em ultrapassar o Sporting na tabela. A equipa madeirense, em 26 jogos j disputados somou um total de 14 vitrias e seis empates, totalizando, at ao momento 48 pontos, fruto de 39 golos marcados contra 31 sofridos. A equipa de Pedro Martins, nas quatro ltimas jornadas, defronta o Benfica (f), o FC Porto (c), o Olhanense (f) e o Paos Ferreira (c).

Roncar dos motores em So Vicente

Aps o adiamento, em Maro, do Rali Porto Santo Line, o Campeonato da Madeira Coral de Ralis tem, hoje, sexta-feira e amanh, a 1. prova de 2012. Na estrada, o 6. Rali Municpio de So Vicente/No Corao da Laurissilva" apresenta uma lista de 27 equipas, onde se destaca, desde logo, a ausncia do campeo do ano passado, Vtor S. Motivos profissionais levam o detentor do ceptro a no participar na totalidade do Campeonato de 2012,

apesar de ter a viatura pronta a competir. No ano em que celebra 25 anos de carreira, onde soma 10 ttulos de campeo, Vtor S j anunciou que apenas vai disputar duas provas: o Rali do Martimo e o Vinho Madeira. Pese embora esta baixa de vulto, e como o que importa so os que se inscreveram, destaque para a armada Mitsubishi, que apresenta cinco blides. A saber: Miguel Nunes, Antnio Nunes, Filipe Freitas, Joo Magalhes, todos com um Evolution X, e Duarte Ramos, com uma Evoluo IX. Quinteto este que garante competitividade pelos lugares cimeiros e pelo triunfo na costa Norte da ilha, assim como ao longo do Campeonato, composto por oito provas. A luta pela vitria ser, pois, diferente, em relao aos ltimos anos, uma vez que ser decidida, quase em exclusivo, pelos carros de Grupo N, sendo esta uma mais-valia para a poca que hoje comea. Desportivamente, o Rali Municpio de So Vicente/No Corao da Laurissilva apresenta oito provas especiais de classificao (PEC), a primeira das quais uma superespecial noturna de 5,7 quilmetros, na Ponta Delgada. As restantes sete especiais disputam-se na tarde de amanh, por esta ordem: 12h52 Vigia, com 6,9 km, 13h10 Lameiros, com 14,45 km, 13h53 Boaventura, com, com cinco quilmetros, 15h06 Cho dos Louros 1, com 14,45 km, 15h29 Vila, com 6,95 km, 16h42 Cho dos Louros 2, com 14,45 km, e 17h05 Corrida, com 6,95 km. A festa do pdio s 18h11.

Superespecial noturna mais longa Novidade na 6. edio da superespecial noturna de hoje, prende-se com a quilometragem. A organizao, a cargo da seco de desportos motorizados do Clube Desportivo Nacional, optou por aumentar o troo de Ponta Delgada par 5,70 quilmetros de extenso, ou seja maior que em 2011, atendendo a que tem mais uma volta ao percurso em relao ao ano passado. Assim, s 21h43 sai o 1. piloto para a estrada, em ordem inversa lista de inscritos, o mesmo ser dizer que o rali comea para o nmero 28 de porta. Depois, de trs em trs minutos, partem os restantes concorrentes. O n. 1 de porta, Miguel Nunes dever sair para o troo mais de uma hora e 20 minutos depois, ou seja depois das 23h10. A prova, que tem como diretor Nlson Ferreira, tem um percurso total de 160,40 mil metros, dos quais 74,05 quilmetros nas oito especiais de classificao.

You might also like