You are on page 1of 25

A EDUCAO NO PROCESSO DE ORGANIZAO E CONSOLIDAO DO IMPRIO DO BRASIL: O PENSAMENTO DE BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELLOS (1795-1850) E DE ZACARIAS DE GES E VASCONCELLOS (1815-1877).

1 Celina Midori Murasse2

Introduo

um estudo sobre a educao brasileira no perodo imperial, realizado a partir do pensamento de dois estadistas do sculo XIX: Bernardo Pereira de Vasconcellos3 (1795-1850) e de Zacarias de Ges e Vasconcellos4 (1815-1877). A biografia, conforme a definio apresentada no Dicionrio Houaiss (2001, p. 456), a narrao oral, escrita ou visual dos fatos particulares das vrias fases da vida de uma pessoa ou personagem, enfim, a histria da vida de algum. Todavia, esta explicao se aplica apenas parcialmente a esta pesquisa visto que efetua um estudo histrico do iderio exposto por cada um deles, a seu tempo, com o intuito de nele encontrar os elementos que permitam recompor o contexto brasileiro no sculo XIX, em especial no perodo de 1822 a 1889, permeado pelas questes que os homens tiveram que enfrentar e que se apresentavam, de algum modo, na sua produo intelectual. Parte-se da hiptese que as idias de ambos encontram explicaes na realidade da poca, pois suas produes intelectuais contm as marcas das lutas e preocupaes que eles vivenciaram. O referencial de anlise ora utilizado privilegia, portanto, a apreenso e a compreenso do objeto numa perspectiva histrica. Em outras palavras, procura identificar, no contexto da poca, os componentes elucidativos (fontes, idias)

Este artigo resultante do projeto de pesquisa desenvolvido no perodo de dezembro de 2002 a agosto de 2005. Doutora em Educao. Professora-Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educao e do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Estadual de Maring. O ltimo sobrenome de Bernardo aparece grafado de duas formas, em diferentes autores. Vasconcellos (Paiva, 1978; Portela, 1978; Veiga, 1978) e Vasconcelos (Carvalho, 1999; Costa, 1999; Fausto, 2002; Sousa, 1988). Este texto utiliza a primeira forma, a no ser em casos de transcrio literal do texto de outro autor.
4 3 2

Zacarias de Ges e Vasconcellos esta a grafia registrada no Relatrio apresentado em 15 de julho de 1854, na abertura da Assemblia Legislativa Provincial, pelo ento presidente da Provncia do Paran. Neste texto optou-se por adotar esta forma, excetuando-se os casos de transcrio literal de texto de outro autor.

que nortearam a elaborao da base societria brasileira e, conseqentemente, da sua estrutura educacional. Diante disso, o propsito deste estudo se distancia da tentativa de reescrever a biografia de um ou de outro estadista, muito menos de julgar seus erros ou acertos. Assim, Bernardo Pereira de Vasconcellos deve ser percebido como aquele que encarnou o esprito prtico e objetivo dos estadistas que construram a estrutura jurdicoconstitucional de um regime que, ao cair, era o segundo em durao de todo o Hemisfrio Ocidental e foi, portanto, a sntese dos homens pblicos que, aliando o saber ao fazer, conceberam e edificaram instituies polticas estveis (PORTELLA, 1978, p. iv). Esta abordagem se aproxima do posicionamento apresentado pelo Senador Petrnio Portella na Introduo do Manifesto poltico e exposio de princpios, uma coletnea de textos de autoria de Pereira de Vasconcellos. Este princpio foi igualmente considerado ao estudar o pensamento de Zacarias de Ges e Vasconcellos. Deste modo, aquelas preocupaes que, inicialmente, pareciam to peculiares ao Bernardo Pereira de Vasconcellos ou ao Zacarias de Ges e Vasconcellos, revelaram-se, paulatinamente, comuns a muitos de seus contemporneos e as suas realizaes demonstraram estar em consonncia com as circunstncias da poca. Este tratamento dispensado aos estudos biogrficos aproxima-se da concepo de Antonio Candido acerca dos registros do passado:

A certa altura da vida, vai ficando possvel dar balano no passado sem cair em autocomplacncia, pois o nosso testemunho se torna registro da experincia de muitos, de todos que, pertencendo ao que se denomina uma gerao, julgam-se a princpio diferentes uns dos outros e vo, aos poucos, ficando to iguais, que acabam desaparecendo como indivduos para se dissolverem nas caractersticas gerais da sua poca. Ento, registrar o passado no falar de si; falar dos que participaram de uma certa ordem de interesses e de viso do mundo, no momento particular do tempo que se deseja evocar. (CANDIDO, 2000, p. 9)

Desta maneira se Bernardo Pereira de Vasconcellos era impiedoso com os adversrios em decorrncia de sua oratria eficiente e do sarcasmo ou se Zacarias de Ges e Vasconcellos suscitava o debate no Senado pela presteza e vigor dos golpes com as palavras, mas tambm pelo sarcasmo, estas eram caractersticas que extrapolavam a pessoalidade deles. Eram as marcas do tempo em que viveram. Queremos dizer com isso que as particularidades dos indivduos Bernardo e Zacarias foram sucumbindo para dar lugar s questes sociais prprias quele momento

histrico e indicaram que as semelhanas entre os homens eram mais significativas que as suas diferenas. Este estudo, de cunho bibliogrfico, dar-se- prioriza as fontes documentais primrias impressas, tais como discursos, relatrios, artigos de peridicos e cartas de autoria dos estadistas Bernardo Pereira de Vasconcellos e Zacarias de Ges e Vasconcellos. Utiliza, outrossim, fontes secundrias impressas de autores, tanto contemporneos quanto do sculo XX, que abordam a temtica e o perodo delimitado para esta pesquisa, qual seja de 1822 a 1889. A importncia desta investigao reside no fato destes autores terem participado ativamente do processo de construo e de consolidao das instituies que aliceraram o Estado Imperial, dentre as quais as educacionais. Espera-se que esta reflexo contribua para aprofundar o conhecimento referente histria e historiografia da educao brasileira no sculo XIX.

1. O iderio de Bernardo Pereira de Vasconcellos (1795-1850) e sua poca

A autonomia da sociedade brasileira e a posterior formao do Estado imperial comeou a ser traada em 1808, com a transmigrao da famlia real portuguesa para o Brasil. A ocupao francesa em Portugal e em grande parte da Europa impediram, temporariamente, o intercmbio geral com aqueles pases, inclusive o fluxo de estudantes interessados em ingressar nas universidades europias. Entre o ano de 1772 e o final do mesmo sculo, apenas a Universidade de Coimbra havia recebido 510 rapazes brasileiros (SOUSA, 1988, p. 24). Diante disso, o Prncipe Regente D. Joo teve que criar, na nova sede do Imprio Portugus, as instituies necessrias formao do quadro administrativo e poltico que dessem sustentao a esta condio. (Cf. PRADO JNIOR, 1999, p. 45) Deste modo, a coroa portuguesa priorizou o estabelecimento de cursos superiores no Brasil, visando proporcionar uma educao que atendesse aos interesses da elite dirigente em detrimento do ensino pblico nos nveis primrio e secundrio. Assim, foram instaladas a Academia da Marinha (1808) e a Academia Real Militar (1810) que se destinavam a preparar os oficiais e engenheiros encarregados da defesa militar; os estudos mdicos em Salvador (1808) e no Rio de Janeiro (1809) que deveriam formar os mdicos para a Corte, para o exrcito e a marinha. (Cf. HOLANDA,

1985, p. 367-368), Entretanto, o governo portugus no instalou nenhuma universidade em terras brasileiras. Deste modo, aps o fim da guerra empreendida por Napoleo Bonaparte na Europa, os brasileiros, que desejavam seguir outra carreira que no a das armas ou a mdica, retomaram a rota europia, especialmente em direo Universidade de Coimbra. O mineiro de Vila Rica, Bernardo Pereira de Vasconcellos, descendente de uma famlia de jurisconsultos e advogados atuantes aqum e alm-mar, estava entre eles (CARVALHO, 1999, p. 10). Aquele que viria a ser um dos maiores expoentes da construo da ordem nacional, nasceu em Vila Rica, provncia de Minas Gerais, a 27 de agosto de 1795. Matriculou-se nos cursos de Direito e de Filosofia na Universidade de Coimbra em outubro de 1814 (Cf. SOUSA, 1988, p. 24). Naquele ano havia duzentos e trinta brasileiros matriculados em diversos cursos da renomada instituio universitria e, dos vinte colegas de sua turma, alguns se destacariam posteriormente, como ele, na poltica5 (Cf. CARVALHO, 1999, p. 11-12). Coimbra foi, portanto, o viveiro dos polticos do Primeiro Reinado e da Regncia (CARVALHO, 1999, p. 12). Vasconcellos concluiu o curso em 1819 e retornou ao Brasil em 1820, um ano antes da partida de D. Joo para Portugal deixando aqui o Prncipe Regente D. Pedro. Do ponto de vista de Costa, o retorno do soberano s terras lusas e a posterior independncia do Brasil, em 1822, suscitaram questes decisivas para a organizao do Imprio brasileiro:

A primeira tarefa dos homens que assumiram o poder depois da Independncia foi substituir as instituies coloniais por outras mais adequadas a uma nao independente. No se tratava de homens inexperientes que enfrentavam pela primeira vez problemas relacionados com poltica e administrao. Eram, na sua maioria, homens de mais de cinqenta anos, com carreiras notveis de servidores pblicos, que haviam desempenhado vrios cargos a servio da Coroa portuguesa durante o perodo colonial e, por isso, estavam bem preparados para levar a cabo a sua misso. (COSTA, 1999, p. 131)

A tentativa inicial de organizao institucional da nova nao deu-se atravs dos trabalhos da Assemblia Nacional Constituinte que se reuniu em maio de 1823. Esta

Costa Carvalho e Joo Brulio Muniz tornar-se-iam futuros membros da regncia trina, Caetano Maria Lopes Gama e Manuel Antnio Galvo, futuros ministros. Contemporneos foram Pedro de Arajo Lima, futuro regente, Manuel Alves Branco, Miguel Calmon, Francisco G. A. Montezuma, futuros ministros, e Cndido Jos de Arajo Viana, futuro tutor de Pedro II. (Carvalho, 1999, p. 12)

Assemblia era composta por sacerdotes, funcionrios pblicos ou profissionais liberais de formao europia (especialmente na Universidade de Coimbra), alm de fazendeiros e comerciantes. Costa salienta que, apesar desta heterogeneidade, esses homens defendiam interesses comuns e se opuseram s aspiraes absolutistas de D. Pedro I que, descontente com as suas propostas e, respaldado pelos militares, dissolveu a Constituinte em novembro de 1823. (Cf. COSTA, 1999, p. 131-132) Em 1824, Bernardo Pereira de Vasconcellos elegeu-se deputado geral por Minas na primeira legislatura do novo pas, cujos trabalhos se instalaram em 1826, trs anos aps a dissoluo da Assemblia Constituinte em 18236. Redigiu , em 1827, a Carta aos senhores eleitores da provncia de Minas Gerais, o seu texto mais importante e o nosso primeiro manifesto liberal e documento precioso de nosso aprendizado democrtico (CARVALHO, 1999, p. 10), pois permite que se tenha uma noo da presena do liberalismo no Primeiro Reinado. Lder da oposio no Parlamento regido pela Constituio pr-imperador de 1824, opunha-se s aspiraes absolutistas de D. Pedro I que contrariava as pretenses das elites econmicas nacionais de participar diretamente das decises do poder de Estado.7 (Cf. LAZARINI; MURASSE; SILVA, 2003, p. 2) A Carta Constitucional de 1824, outorgada por D. Pedro I, dentre outros assuntos, tratou da questo do ensino apenas no Art. 179, o qual se limitou a estabelecer a gratuidade da instruo primria a todos os cidados, porm, nela no estavam includas as medidas para a criao das escolas. Estas medidas s apareceram, em forma de lei, em 1827, estabelecendo a fundao de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populosos do Imprio. (NISKIER, 1995, p. 101-102) Tal regulamentao no significa que, na prtica, ela se efetivou, pois essa lei, inspirada pelos ideais da Revoluo Francesa, no encontrou ressonncia na realidade brasileira. Os homens livres que seriam os maiores beneficiados pela instruo pblica ou no tinham conscincia da sua importncia ou quando tinham, no estavam em condies de lutar por ela. Faltava-lhes ainda a fora orgnica e a base organizacional

D. Pedro I decretou a dissoluo em 12 de novembro de 1823. Prado Jnior (1991, p. 55) afirma que um dos motivos para tal ato foi o carter do anteprojeto da Constituinte em limitar o mais possvel os poderes do imperador e, pelo contrrio, valorizar a representao nacional. Armitage (1981, p. 174-175) afirma que Vasconcelos era defensor da adoo do sistema representativo e este posicionamento levou-o a desenvolver as suas faculdades intelectuais de tal forma que o autor o considera o Mirabeau do Brasil.
7

para exigir a sua efetivao, pois estavam alijados do processo de organizao da sociedade brasileira (Cf. PRADO JNIOR, 1991, p. 67). Neste sentido, no era de se estranhar que a organizao do ensino no Brasil fosse tratada com descaso pelo Estado, conforme aparece no Ato Adicional de 1834. Este estabeleceu a descentralizao do ensino na qual caberia ao governo central a responsabilidade de legislar acerca de todos os nveis de ensino apenas na capital do Imprio e do curso superior em todo o territrio nacional. J os governos provinciais ficariam responsveis pelos ensinos primrio, secundrio e profissional nas respectivas provncias. Este desapreo em relao educao popular verificou-se durante todo o perodo imperial. De certa forma, isto indica que, naquele momento histrico, a elite dirigente do pas tinha outras prioridades: enfrentava lutas armadas, tanto internas quanto externas, atreladas consolidao do estado nacional. (Cf. NISKIER, 1995, p. 102). Estas lutas tiveram incio no Primeiro Reinado e, especialmente os conflitos internos8, intensificaram-se no perodo regencial. Havia, outrossim, o receio da recolonizao do Brasil por parte de Portugal, o que levou o recm-criado Estado nacional a contrair vultuosas dvidas junto aos ingleses com o propsito de indenizar a coroa portuguesa pela perda de sua colnia e, assim, garantir o reconhecimento de sua independncia. (Cf. HOLANDA, 1993, p. 352-353) Alm destes fatos, um outro espectro comeou a rondar os interesses da elite dirigente o qual foi ganhando vulto no perodo regencial e permaneceu durante o Segundo Reinado: a presso inglesa pelo fim do trfico de escravos que ameaava destruir a base de sustentao da economia brasileira. (Cf. PRADO JNIOR, 1991, p. 90-100) As questes que se apresentaram s elites brasileiras para efetivar o projeto de organizao nacional eram bem diversas daquelas que originaram o liberalismo europeu. L, a luta era contra o absolutismo real; aqui, a luta era contra o sistema colonial (Cf. COSTA, 1999, p. 135). neste cenrio que Bernardo Pereira de Vasconcellos viveu a primeira fase de sua vida poltica, posicionando-se como liberal, evocando a superioridade da iniciativa

No Primeiro Reinado ocorreram a Confederao do Equador (1824) e a independncia da Provncia Cisplatina (1828). Durante a Regncia (1831-1840) as revoltas provinciais foram intensas: Cabanagem, no Par (1835-1840); Sabinada, na Bahia (1837-1838); a Balaiada, no Maranho (1838-1840), e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul (1835-1845). (Cf. FAUSTO, 2002, p. 152-171)

privada em relao ao poder estatal e sua interferncia na economia, conforme seu pronunciamento em torno Das leis sobre a indstria:

Os governos no tm autoridade para se ingerirem ativa e diretamente em negcios de indstria, esta no precisa de outra direo que a do interesse particular, sempre mais inteligente, mais ativo e vigilante que a autoridade. Quando h liberdade, a produo sempre a mais interessante nao; as exigncias dos compradores a determinam. O de que os povos precisam, de que se lhes guardem as garantias constitucionais; que as autoridades os no vexem, que os no espoliem, que se lhe no arranquem seus filhos para com eles se fazerem longnquas guerras: isto, e s isto, reclama a indstria. (VASCONCELOS, 1999, p. 89)

Entretanto, essas idias liberais no se perpetuaram na carreira poltica de Bernardo Pereira de Vasconcellos.9 Atribui-se essa mudana no seu posicionamento ao desenvolvimento histrico internacional e nacional que colocavam novas questes de ordem prtica e terica. Vale lembrar que, em linhas gerais, a derrocada da restaurao monrquica na Frana, as revoltas imperiais e regenciais no Brasil das dcadas de 20 e 30 do sculo XIX, foram alguns fatos histricos marcantes que abalaram o conjunto societrio em geral, produzindo alteraes nas posies dos homens que compunham a elite dirigente do pas, tal como ocorreu com Bernardo Vasconcellos (Cf. LAZARINI; MURASSE; SILVA, 2003, p. 3). Veiga reproduz a justificativa de Vasconcellos para a sua transigncia:

Fui liberal; ento a liberdade era nova no pas, estava nas aspiraes de todos, mas no nas leis; o poder era tudo: fui liberal. Hoje, porm, diverso o aspecto da sociedade; os princpios democrticos tudo ganharam, e muito comprometeram; a sociedade, que ento corria risco pelo poder, corre agora risco pela desorganizao e pela anarquia. Como ento quis, quero hoje servi-la, quero salva-la; e por isso sou regressista. (...) Quem sabe se, como hoje defendo o pas contra a desorganizao, depois de o haver defendido contra o despotismo e as comisses militares, no terei algum dia de dar outra vez a minha voz ao apoio e a defesa da liberdade? ... Os perigos da sociedade variam; o vento das tempestades nem sempre o mesmo: como h de o poltico, cego e imutvel, servir no seu pas? (VASCONCELLOS apud VEIGA, 1978, p. 24-25)

COSTA (1999, p. 146-147) cita outros homens da poca que, assim como Bernardo Pereira de Vasconcellos, mudariam de ponto de vista no decorrer de suas vidas polticas, dentre os quais encontravam-se Jos Bonifcio e Evaristo da Veiga.

Esta ambigidade no pensamento de Pereira de Vasconcellos tambm se manifesta na questo da organizao da produo de riquezas no Brasil. Em 1827, posicionou-se favoravelmente ao fim do trfico imposto pela nao inglesa:

Debalde trabalharemos na grande obra de nossa liberdade, se no ouvirmos as vozes da justia e da humanidade! (...) E como seremos constitucionais, como guardaremos as frmulas protetoras das liberdades pblicas, se no recinto de nosso domiclio exercemos o mais absoluto despotismo? Ah! senhores, imitemos os estados americanos; o Brasil hoje o nico pas do globo que ainda prossegue neste comrcio; mudemos de conduta a respeito dos africanos em tudo nossos semelhantes, como provam os haitianos. A Inglaterra que no s livre, mas que quer que todos o sejam, deu o exemplo, abolindo este trfico nas suas colnias, e hoje intervm para que tambm ele cesse no Brasil. Quem pudera disputar-lhe este direito? Todas as naes tm rigorosa obrigao de socorrer a humanidade oprimida. Oh! Intervenham todas assim nos negcios alheios!!! (VASCONCELOS, 1999, p. 54)

Porm, no final de 1828, Bernardo Pereira de Vasconcellos mudou por completo o seu discurso, desta feita advogou no interesse da elite agrria escravista brasileira e defendeu, ardorosamente, a continuidade do trfico de escravos africanos

(CARVALHO, 1999, p. 19). Walsh, capelo ingls que escreveu Notcias do Brasil (1828-1829), considerado um clssico da historiografia brasileira, j conheceu Vasconcelos enquanto defensor da escravido e fez um registro daquele momento:

Vasconcelos, como deputado, talvez o mais influente do Brasil. (...) Uma das incongruncias de Vasconcelos que ele defende o trfico de escravos, sendo um dos motivos que o levaram a se indispor contra ns o tratado feito com a Inglaterra pela total abolio em curto prazo desse trfico, juntamente com a suposta inteno do nosso pas de exigir o seu cumprimento. No dia anterior ao da minha visita, ele tinha apresentado uma moo ao conselho geral da provncia encarecendo a necessidade de prorrogar a data estabelecida para a cessao do comrcio de escravos. Dizia ele que a provncia tinha sido to castigada pelo alistamento forado de seus jovens e as ruinosas expedies militares que a populao havia diminudo drasticamente no s pela sada de tantos braos teis como pela fuga de outros, que assim agiram para escapar a esse ato de opresso; em conseqncia, os escravos eram absolutamente necessrios para suprir a sua falta. Isso, como justificativa local, era bastante verdadeiro e aceitvel. Ele, porm, concluiu o seu discurso fazendo a defesa do princpio em si. Eles protestam, falou ele, contra a injustia desse comrcio, dando como exemplo a imoralidade de algumas naes que o aceitam; no ficou, porm, demonstrado que a escravido chegue a desmoralizar a tal

9 ponto qualquer nao. Uma comparao entre o Brasil e os pases que no tm escravos ir tirar qualquer dvida a esse respeito. (WALSH, 1985, p. 108-109)

Em 1843, o estadista ainda sustentava o mesmo argumento, admitindo, at mesmo, que a frica civilizava o Brasil (VASCONCELOS, 1999, p. 268). Pereira de Vasconcellos marcava sua posio em todos os assuntos discutidos pela Assemblia, inclusive na esfera da instruo pblica, qual atribua importncia crucial para a organizao social brasileira. Em 1828, na Carta Aos Senhores Eleitores da provncia de Minas Gerais, Pereira de Vasconcellos aquilatou a necessidade da instruo para a construo de uma nao:

Ler, escrever, contar e gramtica da lngua ptria deve ser o primeiro estudo de todos os membros de uma nao; esta aplicao a mais essencial. Para se disseminar por todo o Imprio to necessria instruo, a Assembla Geral autorizou os Conselhos dos Governos Provinciais para que com audincia das Cmaras criassem as escolas de primeiras letras que fossem necessrias. E porque a educao do belo sexo contribui muito para a civilizao dos Estados, deve tambm criar-se escolas de meninas nas cidades e vilas mais povoadas. (VASCONCELOS, 1999, p. 117)

Na mesma Carta mostrou o esforo empreendido pela Assemblia Geral para colocar as luzes ao alcance da populao:

Legislando sobre a instruo pblica, o principal cuidado da Assemblia Geral foi sua vulgarizao quanto fosse possvel; deste modo que podero nivelar pouco mais ou menos as faculdades morais dos brasileiros e que se aniquilar essa dependncia real que as luzes de uma classe exerciam sobre a cega ignorncia da totalidade; dependncia que tanto contribua para a consolidao do cetro de ferro que por trs sculos nos oprimiu. (VASCONCELOS, 1999, p. 116)

Pereira de Vasconcellos acreditava que a melhor forma de difundir a instruo entre os homens seria atravs da imprensa. Assim, via uma estreita vinculao entre instruo pblica e liberdade de imprensa:

Um dos mais profcuos meios de disseminar a instruo pelos membros de uma sociedade a liberdade de imprensa; a experincia das naes cultas demonstra com evidncia esta verdade. Como poderia uma nao chegar ao conhecimento do bom ou mau procedimento de seus servidores, se no houvesse liberdade

10 de o publicar pela imprensa? As informaes raras vezes so exatas, quando os informantes no temem a pblica censura. E como se obteria o conhecimento dos fatos, de que se pede informao, se a imprensa os no publicasse? Demais, pela imprensa que se propagam os conhecimentos teis. (VASCONCELOS, 1999, p.116117)

Desde o incio de sua carreira parlamentar, em 1826, Bernardo Pereira de Vasconcellos demonstrava sua preocupao com as questes educacionais e expressava sua intransigncia quanto necessidade de moldar as instituies do Estado Imperial escravista em consonncia com os interesses da elite dirigente (Cf. LAZARINI; MURASSE; SILVA, 2003, p. 2). Por isso, participou ativamente das discusses referentes criao do curso jurdico no Imprio do Brasil, defendendo a sua instalao no Rio de Janeiro. Em sua opinio, a capital do Imprio reunia as condies para abrigar o curso:

(...) Temos aqui livros, mestres, uma opinio pblica mais bem formada que nas outras provncias, tipografias, bibliotecas, e muitas outras circunstncias que faltam nas provncias. H tambm aqui uma proteo muito mais decidida do que nas provncias, onde ainda no pde raiar a liberdade, e onde o despotismo est em maior furor do que aqui. (...) Alm disto nas provncias no h livrarias to ricas como aqui, e naquela, onde se estabelecesse esta escola, chegariam os livros a um preo enorme, e at se faria disso monoplio. (...) Disse-se que no Rio de Janeiro tudo caro, e que em So Paulo tudo barato. Se houver cinqenta ou sessenta estudantes em So Paulo, digo que no tero onde morem, e no Rio de Janeiro haver casas, ainda que eles sejam seiscentos, ou mil. Na minha terra no faltariam casas, onde at se lhes pagaria para eles morar (...) Quanto sustentao, a despesa a mesma, porque se aqui certos gneros so mais caros que nas terras do interior, em compensao disto outros so muito mais baratos. Todos os gneros estrangeiros so aqui muito mais em conta do que l. (VASCONCELOS, 1999, p. 4243)

Para arrematar a sua defesa da instalao do curso no Rio de Janeiro, desferiu o golpe derradeiro focalizando a ateno dos parlamentares na composio do corpo docente:

(...) E quais sero os mestres que se ho de propor a criar cadeiras no serto? Ningum. E que emulao pode haver nessas terras pequenas? Aqui, sr. presidente, h muita gente instruda, que far com que os mestres se esforcem no desempenho do seu ministrio; porque, se o

11 no fizerem, a imprensa h de patentear os seus erros e impercia. No ser de pouco proveito a reunio anual das Cmaras Legislativas, a vigilncia do governo, a concorrncia dos estrangeiros, do corpo diplomtico etc. Queria que me dissessem estes senhores, que gostam das cincias do serto, se h nessas provncias pessoas que possam constituir a censura pblica to necessria para o bom andamento e progresso dos estabelecimentos literrios. Eu as no conheo. Pois sem essa censura no se apuram os conhecimentos; porque, como o ordenado vai correndo e contam-se os anos para a jubilao, quer se ensine bem, quer mal, quer se tenha merecimento, quer no, os mestres entregam-se inteiramente ao cio e os alunos fazem o mesmo espera que se encha o tempo para obterem as cartas; pois bem sabido que, quando o mestre dorme, os meninos brincam. Isto justamente o que acontecia na Universidade de Coimbra no meu tempo; nenhuma emulao, nenhum estmulo se notava ali e por isso nenhum progresso nas letras. (VASCONCELOS, 1999, p. 43)

Esse esforo de Pereira de Vasconcellos foi em vo. Foi voto vencido e o curso jurdico instalado em dois locais: So Paulo e Olinda. Elogiou a comisso de instruo pblica por no incluir o rano antigo de muitas doutrinas, que para nada servem, seno para incomodar os pobres estudantes sem fruto algum do trabalho, que a elas dedicam (VASCONCELOS, 1999, p. 39. Fez sugestes para a organizao curricular do curso jurdico que seria criado no Brasil, para que os erros da instituio lusitana no fossem repetidos nestes. No mesmo discurso teceu severas crticas ao curso de direito da Universidade de Coimbra no qual se graduou:

Estudei direito pblico naquela universidade e por fim sa um brbaro: foi-me preciso at desaprender. (...) Ali no se admitem correspondncias com outras academias; ali no se conferem os graus, seno queles que estudaram o rano dos seus compndios; ali estava alerta continuamente uma inquisio, pronta a mandar s chamas todo aquele que tivesse a desgraa de reconhecer qualquer verdade, ou na religio, ou na jurisprudncia, ou na poltica. Da vinha que o estudante, que saa da Universidade de Coimbra, devia, antes de tudo, desaprender o que l se ensinava e abrir nova carreira de estudos. (VASCONCELOS, 1999, p. 44)

Era, pois, imprescindvel que aquele estabelecimento formasse os homens necessrios ao fortalecimento do Imprio do Brasil. Aps a morte de D. Pedro I, em 1834, consolidou-se a definitiva separao entre Brasil e Portugal. A partir daquele momento, Pereira de Vasconcellos foi um dos lderes polticos que buscou consolidar as instituies do Estado brasileiro, colocando-se como

12

um dos principais porta-vozes da elite agrrio-exportadora escravista. (Cf. LAZARINI; MURASSE; SILVA, 2003, p. 5). Polemizou veementemente contra todos aqueles que tentavam obstar os encaminhamentos desse setor hegemnico da sociedade brasileira, fazendo valer o peso da sua formao e prestgio:

Gigante intelectual, na definio de Nabuco, sustentculo da monarquia representativa, terico do liberalismo conservador em poltica e economia, construtor de instituies, mas tambm avesso democracia e igualdade social e insensvel sorte dos escravos, tudo isso foi Vasconcelos. Admirado, temido e odiado, no deixou ningum indiferente sua passagem. O pas tambm guardou sua marca nas instituies e no vis conservador das suas elites, expresso no ideal do progresso na ordem (CARVALHO, 1999, p. 34).

Entretanto, foi em 1837 que se tornou um dos protagonistas de um importante acontecimento no campo da instruo pblica conforme (NISKIER, 1996, p. 111). Juntamente com o Regente Pedro de Arajo Lima, assinou o decreto de 2 de dezembro que criou, no Rio de Janeiro, o Colgio Pedro II. (Cf. DECRETO de criao do Colgio Pedro II, 2003, p. 958-959) Pereira de Vasconcellos dispensou total ateno criao da instituio:

Supervisionou as obras de reforma do antigo seminrio de So Joaquim, escreveu o regulamento do novo colgio, e fez o discurso de abertura de aulas em 25 de maro de 1838. Desde a discusso da criao dos cursos superiores, na dcada de 1820, Vasconcelos sempre se interessou pelo ensino superior, mdio e primrio. No caso do Colgio Pedro II, pensou-o como modelo para as escolas particulares j existentes no Rio, convencido da superioridade do ensino pblico, como deixou claro no discurso de inaugurao. (CARVALHO, 1999, p. 28)

Em 25 de maro de 1838, por ocasio da abertura das aulas do Colgio Pedro II, Pereira de Vasconcellos entregou o regulamento do estabelecimento de ensino e arrolou argumentos para justificar a necessidade de se aplicar integralmente a regulamentao:

(...) Cumpre, pois, que longe de modificar esta regra na sua execuo, seja ela ao contrrio religiosamente observada, a fim de serem conhecidas suas faltas, aparecerem seus defeitos, e terem lugar os preciosos melhoramentos, porm competentemente decretados. S assim deixaro receios infundados de tomar a natureza de dificuldades reais; s assim se evitar o escndalo de estilos

13 arbitrrios e porventura oposto s providncias e s intenes do governo; e a mocidade de par com as doutrinas, que ho de formar o seu corao e aperfeioar a sua inteligncia, aprender a respeitar as leis e as instituies, e conhecer as vantagens da subordinao e da obedincia. (VASCONCELOS, 1999, p. 244-245)

Evidenciava-se no discurso a necessidade de ensinar aos jovens o respeito s leis e s instituies para que, no futuro, os alunos tivessem horror ao crime, averso indolncia, o cuidado dos seus deveres, e o necessrio hbito de mandar sem despotismo e de obedecer sem servilismo (VASCONCELOS, 1999, p. 245). Este estabelecimento de ensino secundrio era destinado especialmente aos filhos de famlias ricas que preparava para as escolas superiores e tambm formava bacharis em letras (CARVALHO, 1996, p. 64). Completava-se assim, o conjunto de instituies dirigidas educao da elite poltica: 2 escolas de medicina (Salvador e Rio de Janeiro), 2 escolas de direito (So Paulo e Olinda) e 1 escola secundria (Rio de Janeiro). Estas escolas, embora fossem oficiais, no eram gratuitas: as quatro primeiras cobravam taxas anuais e a ltima cobrava honorrio a ttulo de ensino (DECRETO de criao do Colgio Pedro II, 2003, p. 958-959). Deste modo, tornava-se explcito o pblico alvo da educao:

Os filhos de famlias de recursos, que podiam aspirar a uma educao superior, iniciavam a formao com tutores particulares, passavam depois por algum liceu, seminrio ou, preferencialmente, pelo Pedro II, e afinal iam para a Europa ou escolhiam entre as quatro escolas de direito e medicina. As quatro cobravam anuidades e seus cursos duravam cinco anos (direito) e seis anos (medicina). (...) Outra alternativa para os ricos era a Escola Naval, sucessora da Real Academia de 1808, onde apesar da gratuidade do ensino, era mantido um recrutamento seletivo em mecanismos discriminatrios, o mais importante dos quais a exigncia de custosos enxovais. (CARVALHO, 1996, p. 64)

Pereira de Vasconcellos teve participao direta ou indireta na instalao das instituies reservadas formao da elite durante o Primeiro Reinado (1822-1831) e o perodo Regencial (1831-1840). Essa prtica de privilegiar a educao de uma classe em detrimento da educao de outra no deve ser interpretada como um desprezo aos menos favorecidos pela fortuna. Neste aspecto, partilho da opinio de Portella: Bernardo Pereira de Vasconcellos fez da Poltica a arte do possvel e no a do desejvel (PORTELLA, 1978, p. iv). Para justificar esta anlise, o autor faz referncia a uma afirmao de Pereira de Vasconcellos que cita Terncio: Para que havemos de

14

questionar sobre o que melhor fazer-se, se o aperto das nossas atuais circunstncias s nos faculta indagar o que se pode fazer? (VASCONCELLOS apud PORTELLA, p. iv) Isso no significa os demais membros da sociedade estavam impedidos de ter acesso educao. Para esses, existiam outras instituies:

As pessoas de menores recursos podiam completar a educao secundria nos seminrios ou em escolas pblicas. A partir da a escolha podia ser os seminrios maiores, para uma carreira eclesistica, a Escola Militar, sucessora da Academia de 1810, para uma carreira no exrcito, a Politcnica ou a Escola de Minas, para uma carreira tcnica. Nenhuma dessas escolas cobrava anuidade, a Escola de Minas dava bolsas para alunos pobres e a Escola Militar pagava pequeno soldo aos alunos. (CARVALHO, 1996, p. 65)

Nesta breve exposio sobre a educao na primeira metade do sculo XIX atravs, principalmente, do pensamento de Pereira de Vasconcellos, percebe-se naquele momento que a tarefa dos construtores do Imprio do Brasil era direcionar a educao da elite e, desta forma, garantir a consolidao do Estado Imperial.

2. O iderio de Zacarias de Ges e Vasconcellos (1815-1877) e sua poca

Se a primeira metade do sculo XIX teve em Bernardo Pereira de Vasconcellos um dos principais artfices da construo do Estado Nacional brasileiro, a segunda metade evidenciou, dentre outros, a figura igualmente polmica de Zacarias de Ges e Vasconcellos. O segundo Vasconcellos graduou-se no Curso Jurdico de Olinda, cuja organizao teve a participao do primeiro Vasconcellos. Zacarias de Ges e Vasconcellos (1815-1877) fez parte da elite poltica qual coube traar os rumos do pas durante a existncia do Imprio do Brasil e atuou, na segunda metade do sculo XIX, como deputado, presidente de provncia, ministro de Estado e chefe de gabinete. Portanto, participou ativamente, em especial no Segundo Reinado, de momentos decisivos da organizao e consolidao das instituies que aliceraram o Estado Imperial, incluindo-se a as educacionais. Redigiu um livro intitulado Da natureza e limites do Poder Moderador, denominado por Joaquim Nabuco de livro clssico da escola liberal, onde exps suas idias quanto ao poder delegado

15

ao Imperador, todavia, desconhece-se, at o momento, qualquer trabalho de sistematizao de suas idias sobre o aspecto educacional. Ges e Vasconcellos nasceu na cidade de Valena, provncia da Bahia, em 5 de novembro de 1815. Iniciou, em 1833, sua formao acadmica no Curso Jurdico de Olinda e nele graduou-se em 1837. Mais uma vez a academia jurdica do Imprio criada em 1827 contribuiria para a formao da elite poltica do pas, pois serviu de bero para aquele que, dentre outras atividades, ocuparia os mais altos postos de comando na conduo dos destinos da nao. De sua passagem pelo curso de Olinda, Calmon (1978, p. 11) fez a seguinte anlise:

Estudioso e perseverante, foi, com a sua bagagem de humanidades, para a Academia de Direito de Olinda (1833-1837), onde, de aluno destacado, formou o esprito de jurista metdico e erudito, em companhia de colegas a quem se ombrearia no apogeu da carreira, Wanderley (o futuro Cotegipe), Ferraz, Furtado, Souza Franco, Teixeira de Freitas. Neles e na Academia de Olinda brotou para a poltica do Imprio, consolidada exatamente em 1837, com a regncia conservadora de Pedro de Arajo Lima, a grande gerao, que j no vinha da Universidade de Coimbra, como a de Bernardo Pereira de Vasconcelos, mas se preparara para a escalada nas deficincias, na simplicidade, na aspereza do meio nacional: a dos bacharis do Norte. (CALMON, 1978, p. 11)

As agitaes do conturbado perodo regencial refletiam-se na Academia. Loureno Jos Ribeiro era diretor interino o titular, Pedro de Arajo Lima, ocupava uma Pasta no ministrio alm de ser, tambm, professor de Direito Constitucional onde se empenhava em difundir o novo constitucionalismo. Em 1833, ano do ingresso de Ges e Vasconcellos naquela instituio, o Padre Lopes Gama que se tornou conhecido por tecer duras crticas ao ensino ministrado , assumiu a direo do curso. O lente10 de Direito Natural, Autran, recm-doutorado na Universidade de Aix-enProvence, logo traduziu a Economia Poltica de Stuart Mill. (Cf. VENNCIO FILHO, 1979, p. 17-18) Aos 25 anos, Zacarias doutorou-se em direito pela mesma academia. Com o apoio de Gonalves Martins secretrio do curso de Olinda que procurava atrair jovens bacharis para ingressarem no Partido Conservador , preparou-se durante dois anos para o concurso de lente da Academia (Cf. VENNCIO FILHO, 1979, p. 19).
10

Lente professor de escola superior ou secundria.

16

Tornou-se lente substituto em 1841, lente em 1855 e jubilou-se em 1856. No permaneceu muito tempo na carreira acadmica, porm essa atividade docente marcou sua vida visto que fazia constantes referncias a ela em seus discursos e, alm disso, participou ativamente do projeto de reforma dos cursos jurdicos em 1853 e 1854, na Cmara dos Deputados. (Cf. VASCONCELOS, 1979, p. 18). Antes disso, em 1851, Ges e Vasconcellos defendeu a interveno do Estado na organizao do ensino, tanto nas escolas superiores oficiais quanto nas particulares, conforme se verifica no discurso abaixo:

Defendi, a primeira vez que falei sobre a reforma do ensino superior, a convenincia de dar-lhe uniformidade, e esforcei-me (...) por mostrar quanto importava ao bem do Pas que se no consentisse correrem francamente, e expenderem-se mocidade incauta, doutrinas subversivas e perigosas. Haja embora, a par do ensino oficial e pblico, um ensino livre; mas neste mesmo possa o Governo ter uma justa interveno para que somente ensine quem oferecer garantias de inteligncia e de moralidade (...), e para que obste a adoo de maus livres como texto das lies. (GES E VASCONCELLOS, 1979, p. 45)

Em 1862, afirmava que o melhoramento cientfico dos estabelecimentos de ensino superior era mais necessrio do que o melhoramento moral, opondo-se a alguns colegas parlamentares que reivindicavam a criao de internatos nos cursos superiores para este fim (Cf. VASCONCELOS, 1979, p. 106). Em 1869, ainda estava preocupado com a qualidade do ensino daquelas instituies, pois Ges e Vasconcellos pedia severidade nos exames regulares do ensino superior:

(...) de tal modo que no se apresentem portadores de diploma jurdico, ou mdico, seno homens de verdadeira capacidade, porque o bacharel formado em Direito ou o doutor em Medicina que souber, perfeitamente, as matrias das respectivas faculdades, nunca um homem perigoso; o perigo, o mal est em bacharis que para nada servem (...) (1979, p. 48)

Ges e Vasconcellos estava sempre envolvido em vrias atividades concomitantes. Em 1843, diz Venncio Filho (1979, p. 18), enquanto ainda lecionava no curso de Olinda, o jovem professor candidatou-se Assemblia Provincial da Bahia e, embora tivesse ficado na quinta suplncia, foi convocado para ocupar a cadeira em virtude da falta dos titulares. Em 1845, foi reeleito deputado provincial, fato que se repetiu em 1847.

17

Nesse mesmo perodo foi convidado a presidir a provncia do Piau (1845-1847), onde se destacou como administrador: Deu provncia a paz pblica, instruo, com o Liceu e as escolas, a repartio da Fazenda, o Hospital de Caridade (CALMON, 1978, p. 11). Entre abril de 1848 e dezembro de 1849 presidiu a provncia de Sergipe, mas seu governo no foi to bem sucedido como na sua estria, pois, mesmo agindo com firmeza, no conseguiu conter os nimos revolucionrios exaltados (Cf. VENNCIO FILHO, 1979, p. 19). Passou a funo para o seu substituto legal e assumiu uma cadeira como deputado na Assemblia Geral para a qual havia sido eleito. Assim, a partir de 1850 iniciou sua projeo no cenrio nacional (OLIVEIRA, 2002, p. 10). Em maio de 1852 o 11o. Gabinete do Imprio, chefiado por Joaquim Jos Rodrigues Torres, Visconde de Itabora convida Francisco Gonalves Martins, Baro de So Loureno, para ser Ministro do Imprio. Este indicou Ges e Vasconcellos para ocupar a pasta da Marinha que, ao exercer essa funo, revelou-se um hbil administrador (Cf. VENNCIO FILHO, 1979, p. 20-21). Em relao sua vida poltica, Ges e Vasconcellos iniciou a carreira no Partido Conservador, porm nele no permaneceria. Isto ocorreu tambm com outros polticos da poca, conforme registra Costa:

Enquanto na primeira metade do sculo XIX os liberais tinham se tornado cada vez mais conservadores, na segunda metade, o movimento foi em direo oposta. Nos anos 60, um nmero crescente de polticos abandonou o partido conservador para aderir ao partido liberal. Esse foi o caso de Arajo Lima, marqus de Olinda, Nabuco de Arajo, Zacarias de Ges e Vasconcelos, marqus de Paranagu, Sinimbu e Saraiva. (COSTA, 1999, p. 162)

Naquela poca dois partidos polticos se destacavam no cenrio nacional: o liberal e o conservador. Costa afirma que, se em teoria, cada um tinha um programa diferente, na prtica as divergncias polticas no eram to profundas quanto pareciam (COSTA, 1999, p. 157). Esta a sua explicao para esta situao:

Durante a regncia, o temor aos radicais havia aproximado liberais e conservadores, tornando suas diferenas cada vez menos relevantes. Quando os movimentos revolucionrios foram finalmente subjugados e o aparelho do Estado reforado, liberais e conservadores serviram juntos nos mesmos ministrios. Esta cooperao entre partidos conhecida como Conciliao, comeou em 1852 e durou cerca de dez anos. Durante este perodo, as palavras liberal e conservador converteram-se em meras etiquetas. Era voz corrente que nada parecia mais com um liberal do que um

18 conservador. Uma vez no poder, os liberais esqueciam das demandas que haviam feito quando na oposio. De outro lado, os conservadores no poder realizavam reformas pelas quais os liberais tinham lutado. (COSTA, 1999, p. 157-158)

Em 1853, Honrio Hermeto Carneiro Leo, Marqus de Paran, organizou o chamado Gabinete da Conciliao, que reunia elementos dos dois partidos (liberal e conservador). Nesse gabinete Zacarias ocuparia, pela terceira vez, o posto de presidente de provncia, desta feita governaria a provncia do Paran:

Nomeado presidente a 17 de setembro de 1853, Zacarias de Ges e Vasconcellos (1815-1877), que seria, posteriormente, um dos mais notveis estadistas do Imprio (para lembrar o ttulo de Joaquim Nabuco), criou, realmente, uma provncia, no no sentido administrativo puro e simples, mas como nao paranaense, instituindo-lhe a identidade coletiva. (...) Ele se inscrevia numa conjuntura renovadora da poltica brasileira, conforme acentuou, logo de chegada, para estabelecer o clima em que desejava governar. (...) (MARTINS, 1999, p. 22-23)

Na presidncia da nova provncia estabeleceu as condies para a sua autonomia: preparou novas comarcas; criou novos municpios; cuidou da colonizao e catequese dos ndios; tratou da abertura e conservao de estradas e abertura do canal de Paranagu; construiu prdios para as cadeias; adotou medidas coercitivas contra a fabricao da erva-mate; iniciou a construo do Liceu; empenhou-se na defesa dos limites de Santa Catarina (Cf. FRANCO, apud VENNCIO FILHO, 1979, p. 19). Durante os dezesseis meses que permaneceu no governo Ges e Vasconcellos fez inmeras realizaes:

(...) nesse curto perodo, e nessa fase difcil de organizao, nada escapou ao escrupuloso exerccio de sua atividade
administrativa, coibindo abusos e prticas criminosas atentatrias segurana pblica, punindo os delinqentes, moralisando o servio dos Correios com medidas de rara energia, atendendo administrao da justia, com a proposta da criao de novas comarcas e nomeao de juzes de reconhecida probidade. Promovendo junto autoridade competente as medidas necessrias para uma melhor diviso eclesistica (...), provendo a diviso civil e judiciria do territrio, com a criao de novos municpios, como o de Ponta Grossa, desanexando-o do de Castro (...) atendendo ao servio da instruo pblica, primria e secundria, e mandando organizar a planta e iniciar a construo do futuro liceu; atendendo ao comrcio e navegao dos portos da provncia (...) empenhandose na defesa dos direitos do Paran na malfadada questo de

19 limites, que, contra toda justia, - a frase sua movia a provncia de Santa Catarina, apresentando argumentos elucidativos dos direitos do Paran s pretenes (sic!) da provncia vizinha. (FRANCO apud MARTINS, 1999, p. 81-83)

Dentre essas medidas, daremos destaque quelas vinculadas questo da instruo pblica. No primeiro relatrio que Ges e Vasconcellos apresentou Assemblia Legislativa Provincial descreveu a situao em que se encontrava a esfera educacional na recm-criada provncia do Paran:

Todas as corporaes e funccionarios, quem ouvi cerca do estado da instruo na provincia, dero-me as mais desfavoraveis informaes deste ramo do servio publico, e assim parece ser, vista de documentos que tive presentes. Seja, pois, este hum dos assumptos que mais mereo vossa solicitude e atteno, pois que, por certo, he de maior alcance e influencia para a prosperidade do paiz. Consideremos o ensino publico tanto primario, como secundario, ver o que mais importa na actualidade determinar. (GES E VASCONCELLOS, 1854, p. 12)

No Relatrio mencionado o ento presidente da Provncia teve a oportunidade de revelar o seu posicionamento acerca do ensino obrigatrio e fez uma sugesto Assemblia:

Conforme legislao em vigor, he licito cada hum enviar s


escolas seos filhos, ou deixar de fazel-o. Eu reclamo instantemente de vossa sabedoria e patriotismo disposies severas que tornem o ensino obrigatorio.

Nos paizes, que preso a civilisao do povo, e vem nas escolas a origem della, aprender as materias do ensino primario he
mais que hum direito, he huma rigorosa obrigao, imposta todos, sob certas penas. Assim o deveis considerar e dispor na legislao da nova provincia. (GES E VASCONCELLOS, 1854, p. 16)

Para justificar o seu apelo, Ges e Vasconcellos comparou a obrigatoriedade da instruo primria da vacina:

Obriga-se o povo vaccina, e elle obedece ou deve obedecer sem reparo, porque he hum meio de preservar-se de um flagello fatal. Ora a instruco primaria he, por assim dizer, huma vaccina moral, que preserva o povo do peios de todos os flagellos conhecidos e por conhecer a ignorancia das noes elementares, que nivela o homem ao bruto, e o torna materia apta e azado instrumento para o roubo, para o assassinato, para a revoluo, para todo mal, emfim.

20 A instruco primaria he mais; he huma especie de baptismo com que o homem regenerado da crassa ignorancia, em que nasce, effeitua verdadeiramente sua entrada na associao civil e no gozo dos direitos, e vantagens, que lhe so inherentes. (GES E VASCONCELLOS, 1854, p. 16)

Nesse excerto, possvel perceber mais do que a opinio pessoal do presidente da Provncia do Paran. Nele est implcita a concepo de educao vigente em meados do sculo XIX. Este iderio burgus atribua educao o papel de regenerar o homem de modo que ele se afaste de movimentos revolucionrios que pudessem perturbar a ordem social, tal como aquele que ocorreu em 1848, em Paris, e que abalou o mundo inteiro. Assim, a educao popular tornou-se uma necessidade para evitar novos levantes. Mais do que necessidade, considerava-se que o Estado deveria oferecla e at mesmo imp-la ao povo. Na Europa j se discutia, inclusive, a obrigatoriedade do ensino primrio. Ges de Vasconcellos expressava, portanto, as questes de sua poca. Se a vacina era o meio para preservar a sade do homem, a educao seria o meio para resguardar a sade da sociedade. Em 1862 Ges e Vasconcellos assumiu, pela primeira vez, a chefia de gabinete, fato que se repetiria em 1864 e 1866. Em 8/2/1867, to logo assumiu a chefia do seu terceiro gabinete, foi eleito presidente da Sociedade Propagadora das Belas-Artes do Rio de Janeiro, cargo que ocuparia at 1872. Esta associao era responsvel pela manuteno do Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro, estabelecimento que oferecia ensino profissional classe trabalhadora. Um ms aps sua eleio, o Conselheiro Jos Joaquim Fernandes Torres, encarregado dos negcios do Imprio no Gabinete Zacarias, autorizou a liberao do subsdio de 3:000$ que tinha sido prometido h mais de um ano (Cf. FERREIRA, 1876, p. 110). Sempre que tinha oportunidade, Ges e Vasconcellos divulgava o trabalho desenvolvido pelo Liceu bem como a sua importncia. Em 1870, no Senado do Imprio, cuja cadeira ocupava desde 1864, o conselheiro Zacarias pronunciou, de acordo com Ferreira, este discurso mostrando o trabalho desenvolvido pelo Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro:

um estabelecimento gratuito de instruco para as classes que vivem da industria, e se destinam industria, devido iniciativa particular, especialmente de um individuo (...) o sr. Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. (...) Esse estabelecimento, que comeou a funccionar em sacristias de igrejas e que hoje em uma

21 igreja se acha, a de S. Joaquim, apresenta no que toca frequencia o seguinte resultado: em 1858, 542 alumnos; em 1869, 823, e em 1870, 915. Qualquer dos nobres senadores que em um passeio nocturno, visto que as aulas do estabelecimento so noite, fr de improviso a S. Joaquim, alli achar muitas dezenas de individuos nas diversas aulas, e com tal silencio e ordem, com tanta applicao, como duvido apresente algum outro estabelecimento no Rio de Janeiro, dir-se-hia, passando por alli, no haver no edificio mestres nem discipulos, e todavia discipulos em grande quantidade ouvem attentos, professores to habeis e zelosos quanto desinteressados se dirigem. E quem frequenta essas aulas? Individuos de diversas naes do Globo (lendo um mapa), brazileiros, portuguezes, hespanhoes, italianos, francezes, inglezes, allemes, saxonios, norte-americanos, suissos, dinamarquezes, prussianos, orientaes, hollandezes, e at o Paraguay d um alumno. (FERREIRA, 1876, p. 23)

Na poca em que Ges e Vasconcellos efetuou o discurso anteriormente reproduzido estava em discusso na Cmara dos Deputados o projeto de reforma do elemento servil que culminou na Lei de 28 de setembro de 1871, a qual ficou mais conhecida como Lei do Ventre Livre. Identifica-se na sua exposio uma referncia ao fluxo imigratrio que j havia se estabelecido no pas e que aquela instituio de ensino receberia os alunos independentemente de suas nacionalidades. Esta preocupao e as circunstncias que a cercam apontam para as transformaes significativas que se verificavam na sociedade brasileira, que tinham origem na forma de organizao do trabalho no Brasil que transitava do trabalho escravo para o livre. O pontap inicial dessa transio foi dado pela Lei Aberdeen de 1845 e legitimada, fora, pela Lei Euzbio de Queirs de 1850 que estancou o comrcio de escravos africanos para o Brasil. A supresso dessa atividade mercantilfoi o ponto de partida para a posterior reestruturao social e poltica do Brasil: (...) Nenhum outro acontecimento da nossa histria teve talvez repercusso to profunda. Por suas conseqncias, mediatas ou imediatas, ele se faz sentir at os ltimos dias do Imprio (PRADO JNIOR, 1999, p. 90). Isto fez com que um significativo capital investido no trfico negreiro fosse deslocado para outros setores da economia:

Este fato (...) teve um imenso alcance, mudando completamente a face das coisas na agricultura, no comrcio, na indstria. Os capitais que eram empregados nestas ilcitas transaes afluram praa, do que resultou uma baixa considervel nos descontos; o dinheiro abundava e uma subida extraordinria teve lugar nos preos das aes nos preos de todas as companhias. (TORRES HOMEM apud NABUCO, 1997, p. 239)

22

A Lei Euzbio de Queirs foi, portanto, o primeiro e decisivo passo para colocar fim escravido no Brasil. Aqueles que compreenderam a abrangncia deste fato histrico empenharam-se no sentido de romper com a tradio (preconceito) arraigada na sociedade brasileira de que o trabalho manual era uma atividade exclusiva dos escravos africanos. Nas dcadas que se seguiram a essa lei, ocorreu um aumentou do fluxo de imigrantes provenientes de diferentes continentes. Coincidentemente, na mesma poca, a elite da sociedade brasileira comeou a se preocupar em dar uma formao classe trabalhadora livre. Neste contexto, foi fundado em 1856 e inaugurado em 1858, o Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro, instituio mantida pela Sociedade Propagadora das Belas Artes. Foi o primeiro estabelecimento a oferecer o ensino profissional no horrio noturno que recebia at mesmo os imigrantes. O Imperador D. Pedro II, segundo uma frase atribuda a ele, definia em poucas palavras o papel daquela instituio de ensino: O Liceu no s educador; tambem moralisador. Tudo indica que a funo moralizadora se sobreps educadora (Cf. MURASSE, 2001). Na segunda metade daquele sculo, a educao da classe trabalhadora havia se tornado necessria para a manuteno da ordem social e, deste modo, garantir o progresso do pas.

Concluso

As idias de Bernardo Pereira de Vasconcellos e de Zacarias de Ges e Vasconcellos aqui apresentadas trazem, implcita ou explcitamente, os indicativos das lutas travadas pelos homens de seu tempo que tentavam organizar, consolidar e, posteriormente, garantir a manuteno do Imprio do Brasil. Esses dois homens encarnaram o esprito prtico e objetivo dos estadistas que construram e criaram as condies para a viabilizao do Estado Imperial. Esta pesquisa se distancia da tentativa de reescrever a biografia de um ou de outro estadista, muito menos de julgar seus erros ou acertos. Foi Bernardo Pereira de Vasconcellos que apontou o caminho que ela poderia percorrer: Para que havemos de questionar sobre o que melhor fazer-se, se o aperto das nossas atuais circunstncias s nos faculta indagar o que se pode fazer? Em outras palavras, ele indicava como

23

deveramos interpretar as suas realizaes. Bernardo, assim como Zacarias, executou aquilo que julgava necessrio para fortalecer a ordem societria. Nesta perspectiva, as caractersticas que, a princpio, pareciam exclusivas do indivduo Bernardo Pereira de Vasconcellos ou do Zacarias de Ges e Vasconcellos, mostraram-se comuns a muitos de seus contemporneos e as suas realizaes atendiam s circunstncias histricas. Os iderios que defendiam estavam impregnadas das marcas de uma poca, por isso representavam muito mais do que os seus posicionamentos pessoais. As leituras ora efetuadas permitiram constatar que a implementao de um novo perfil educacional no pas no sculo XIX estava intimamente relacionada s mudanas estruturais ocorridas na sociedade brasileira. Desta forma, a investigao a respeito da construo da educao nacional e dos seus principais mentores no pode prescindir da compreenso dos liames fundamentais sobre os quais se aliceravam a organizao societria brasileira. Assim, na primeira metade do sculo, poca em que Bernardo Pereira de Vasconcellos ocupou os cargos mais importantes do Imprio, era preciso estabelecer as condies que propiciassem a formao da burguesia brasileira, da classe que conduziria os destinos do pas. Para isso, foi necessrio manter as escolas superiores j existentes e fundar novas, para assegurar que a educao dessa classe fosse minimamente homognea. Exemplo disso foi a instalao dos cursos jurdicos em Pernambuco e So Paulo, em 1827. Dez anos mais tarde, em 1837, foi a vez de instituir o Colgio Pedro II, instituio de ensino secundrio destinada preparao da elite para o ingresso nos cursos superiores. Privilegiar uma esfera de ensino em detrimento de outra no foi, portanto, uma opo pessoal de Pereira de Vasconcellos. Quanto sua opinio em relao ao trabalho escravo, que num primeiro momento ele atacou e noutro defendeu, pode-se dizer que Pereira de Vasconcellos constatou que era a base fundamental para a produo da riqueza no pas e o seu fim, significaria a runa do Imprio. No se trata aqui de se mostrar indiferente sorte dos escravos. Em meados do sculo XIX, outras eram as questes que preocupavam a sociedade brasileira. O Estado Imperial j estava consolidado e era preciso garantir a sua manuteno. Acompanhando as discusses veiculadas na Europa, Ges e Vasconcellos tentou organizar o ensino primrio na provncia do Paran durante o perodo em que a presidiu. Essa esfera de ensino era de responsabilidade do governo

24

provincial e ele tomou providncias para possibilitar a instalao da escola na Provncia do Paran. Acompanhou de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro, entidade que atendia a classe trabalhadora e era mantida por uma associao civil. Era a iniciativa privada que oferecia a instruo pblica gratuita. Esta pesquisa, reconhecidamente limitada, no teve a pretenso de esgotar o estudo das concepes educacionais presentes no pensamento desses dois estadistas, porm apontou a possibilidade de aprofundar e ampliar o conhecimento acerca da histria da educao brasileira no sculo XX.

Bibliografia

ARMITAGE, John. Histria do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia ; So Paulo: Edusp, 1981. BRASIL. Decreto de criao do Colgio Pedro II de 2 de dezembro de 1837. In: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos polticos da Histria do Brasil. Braslia: Senado Federal, 2003. v. 1. p. 958-959. CALMON, P. Introduo. In: VASCONCELLOS, Z. de G. e. Da natureza e limites do poder moderador. Introduo: Pedro Calmon. Braslia: Senado Federal, 1978. p. 9-15. CANDIDO, Antonio. O significado de Razes do Brasil. In: HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 9-21. CARVALHO, Jos Murilo de. A construo da ordem: a elite poltica imperial; Teatro de sobras: a poltica imperial. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: UFRJ; Relume-Dumar, 1996. CARVALHO, Jos Murilo de. Introduo. In: VASCONCELOS, B. P de. Bernardo Pereira de Vasconcelos. Organizao e introduo: Jos Murilo de Carvalho. So Paulo: Ed. 34, 1999. p. 9-34 COSTA, Emlia Viotti da. Da monarquia repblica: momentos decisivos. 7. ed. So Paulo: Unesp, 1999. FAUSTO, Bris. Histria do Brasil. 10. ed. So Paulo: Edusp, 2002. FERREIRA, Flix. Do ensino profissional: Lyco de Artes e Officios. Rio de Janeiro: Imprensa Industrial, 1876. GES E VASCONCELLOS, Zacarias de. Relatorio do Presidente da Provincia do Parana na abertura da Assemblea Legislativa Provincial em 15 de julho de 1854. Curityba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1854. GES E VASCONCELOS, Zacarias de. Da natureza e limites do poder moderador. Introduo: Pedro Calmon. Braslia: Senado Federal, 1978. GIS E VASCONCELOS, Zacarias de. Discursos parlamentares. Seleo e introduo: Alberto Venncio Filho. Braslia: Cmara dos Deputados, 1979.

25

GIS E VASCONCELOS, Zacarias de. Zacarias de Gis e Vasconcelos. Organizao e introduo: Ceclia Helena de Salles Oliveira. So Paulo: Ed. 34, 2002. HOLANDA, Srgio Buarque. (Dir.). Histria geral da civilizao brasileira. So Paulo: Difel, 1985. t. 2: O Brasil Monrquico, v. 1 e 4. LAZARINI, Ademir Quintlio; MURASSE, Celina Midori; SILVA, Silvia Mara da. A contribuio de Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) para a histria da educao brasileira. Revista Histedbr Online, Campinas-SP, v. 10, 2003. MARTINS, W. A inveno do Paran: estudo sobre a presidncia Zacarias de Ges e Vasconcellos. Curitiba: Imprensa Oficial, 1999. MURASSE, Celina Midori. A educao para a ordem e o progresso do Brasil: o Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro (1856-1888). 184f. Tese (Doutorado em Educao)-Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, 2001. NABUCO, Joaquim. Um estadista do Imprio. 5. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. NISKIER, Arnaldo. Educao brasileira: 500 anos de histria, 1500-2000. 2. ed. Rio de Janeiro: Consultor, 1996. OLIVEIRA, Ceclia Helena de Salles. Introduo. In: GIS E VASCONCELOS, Zacarias de. Zacarias de Gis e Vasconcelos. So Paulo: Ed. 34, 2002. PORTELLA, Petrnio. Introduo. In: VASCONCELLOS, Bernardo Pereira de. Manifesto poltico e exposio de princpios. Introduo: Senador Petrnio Portella. Prefcio: Francisco Rodrigues de Paiva. Braslia: Senado Federal, 1978. PRADO JNIOR, Caio. Evoluo poltica do Brasil: colnia e imprio. So Paulo: Brasiliense, 1999. SOUSA, Octvio Tarqunio. Bernardo Pereira de Vasconcelos. Belo Horizonte: Itatiaia ; So Paulo: Edusp, 1988. VASCONCELLOS, Bernardo Pereira de. Manifesto poltico e exposio de princpios. Introduo: Senador Petrnio Portella. Prefcio: Francisco Rodrigues de Paiva. Braslia: Senado Federal, 1978. VASCONCELOS, Bernardo Pereira de. Carta aos senhores eleitores da provncia de Minas Gerais. In: _____. Bernardo Pereira de Vasconcelos. Organizao e introduo: Jos Murilo de Carvalho. So Paulo: Ed. 34, 1999. p. 58-191. _____. Discurso proferido por ocasio da abertura das aulas do Colgio de D. Pedro II aos 25 de maro de 1838. In: VASCONCELOS, Bernardo Pereira de. Bernardo Pereira de Vasconcelos. Organizao e introduo: Jos Murilo de Carvalho. So Paulo: Ed. 34, 1999. p. 244-246. VEIGA, J. P. X. da. Biografia de Bernardo Pereira de Vasconcellos. In: VASCONCELLOS, Bernardo Pereira. Manifesto poltico e exposio de princpios. Introduo: Petrnio Portella. Prefcio: Francisco Rodrigues de Paiva. Braslia: Senado Federal, 1978. p. 21-28. VENNCIO FILHO, A. Introduo. In: GIS E VASCONCELOS, Zacarias de. Discursos parlamentares. Seleo e introduo: Alberto Venncio Filho. Braslia: Cmara dos Deputados, 1979. p. 15-36. WALSH, Robert. Notcias do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1985. 2v.

You might also like