You are on page 1of 3

ESTRUTURA ATMICA

OS PRIMEIROS MODELOS ATMICOS Alguns filosfo da Grcia Antiga j admitiam que toda e qualquer matria seria formada por minsculas partculas indivisveis, que foram denominadas tomos (a palavra tomo, em grego, significa indivisvel). No entanto, foi somente em 1803 que o cientista ingls John Dalton, com base em inmeras experincias, conseguiu provar cientificamente a idia de tomo. Surgia ento a teoria atmica clssica da matria. Segundo essa teoria, quando olhamos, por exemplo, para um grozinho de ferro, devemos imagin-lo como sendo formado por um aglomerado de um nmero enorme de tomos. Os principais postulados da Teoria Atmica de Dalton so: a matria formada por partculas extremamente pequenas chamadas tomos; os tomos so esferas macias, indestrutveis e intransformveis; tomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento qumico; tomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes; os tomos podem se unir entre si formando "tomos compostos"; uma reao qumica nada mais do que a unio e separao de tomos.

MODELO ATMICO DE THOMSON Em 1903, o cientista ingls Joseph J. Thomson, baseado em experincias realizadas com gases e que mostraram que a matria era formada por cargas eltricas positivas e negativas, modificou o modelo atmico de Dalton. Segundo Thomson, o tomo seria uma esfera macia e positiva com as cargas negativas distribudas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o tomo seria eletricamente neutro. O modelo proposto por Thomson ficou conhecido como "pudim com passas". MODELO ATMICO DE RUTHERFORD Em 1911, o cientista neozelands Ernest Rutherford, utilizando os fenmenos radiativos no estudo da estrutura atmica, descobriu que o tomo no seria uma esfera macia, mas sim formada por uma regio central, chamada ncleo atmico, e uma regio externa ao ncleo, chamada eletrosfera. No ncleo atmico estariam as partculas positivas, os prtons, e na eletrosfera as partculas negativas, os eltrons.

Para chegar a essas concluses Rutherford e seus colaboradores bombardearam lminas de ouro com partculas a (2 prtons e 2 nutrons) utilizando a aparelhagem esquematizada acima. Rutherford observou que a grande maioria das partculas atravessava normalmente a lmina de ouro que apresentava aproximadamente 10-5 cm de espessura. Outras partculas sofriam pequenos desvios e outras, em nmero muito pequeno, batiam na lmina e voltavam. O caminho seguido pelas partculas a podia ser detectado devido ?s cintilaes que elas provocavam no anteparo de sulfeto de zinco. Comparando o nmero de partculas a lanadas com o nmero de partculas a que sofriam desvios, Rutherford calculou que o raio do tomo deveria ser 10.000 a 100.000 vezes maior do que o raio do ncleo, ou seja, o tomo seria formado por espaos vazios. Por esses espaos vazios a grande maioria das partculas a atravessava a lmina de ouro.

Os desvios sofridos pelas partculas a eram devidos s repulses eltricas entre o ncleo (positivo) e as partculas a, tambm positivas, que a ele se dirigiam. O modelo de Rutherford (figura ao lado) ficou conhecido como "modelo planetrio". Partculas elementares A experincia de Rutherford mostrou que no ncleo atmico alm do prton deveria existir uma outra partcula. Esta foi descoberta em 1932 pelo cientista ingls James Chadwick e recebeu o nome de nutron. Prtons, eltrons e nutrons so as principais partculas presentes num tomo. Elas so chamadas partculas elementares ou subatmicas e suas principais caractersticas so: Partcula Prton (p+) Nutron (n ) Eltron (e )
0

Massa (grama) 1,7.10-24 1,7.10 9,1.10


-24 -28

Massa relativa 1 1 1/1840

Carga eltrica (Coulomb) +1,6.10-19 0 -1,6.10


-19

Carga relativa +1 0 -1

Observe que as partculas presentes no ncleo atmico apresentam a mesma massa e que essa praticamente 2.000 vezes maior do que a massa do eltron. A massa de um tomo est praticamente concentrada numa regio extremamente pequena do tomo: o ncleo atmico. A quantidade atmica de prtons e eltrons presentes num tomo a mesma, o que faz com que ele seja eletricamente neutro. MODELO ATMICO DE BOHR Em 1913, o fsico dinamarqus Niels Bohr, ao estudar espectros de emisso de certas substncias, modificou o modelo de Rutherford. No inicio do sculo XX era fato conhecido que a luz branca (luz solar, por exemplo) podia ser decomposta em diversas cores. Isso conseguido fazendo com que a luz passe por um prisma. No caso da decomposio da luz solar obtm-se um espectro chamado espectro continuo. Este formado por ondas eletromagnticas visveis e invisveis (radiao ultravioleta e infravermelho). Na parte visvel desse espectro no ocorre distino entre as diferentes cores, mas uma gradual passagem de uma para outra. O arco-ris um exemplo de espectro contnuo onde a luz solar decomposta pelas gotas de gua presentes na atmosfera. Como a cada onda eletromagntica est associada certa quantidade de energia, a decomposio da luz branca produz ondas eletromagnticas com toda e qualquer quantidade de energia.

No entanto, se a luz que atravessar o prisma for de uma substncia como hidrognio, sdio, nenio etc. ser obtido um espectro descontnuo. Este caracterizado por apresentar linhas coloridas separadas. Em outras palavras, somente alguns tipos de radiaes luminosas so emitidas, isto , somente radiaes com valores determinados de energia so emitidas. Baseado nessas observaes experimentais, Bohr elaborou um novo modelo atmico cujos postulados so: na eletrosfera os eltrons no se encontram em qualquer posio. Eles giram ao redor do ncleo em rbitas fixas e com energia definida. As rbitas so chamadas camadas eletrnicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do ncleo, ou nveis de energia representados pelos nmeros 1, 2, 3, 4...;

os eltrons ao se movimentarem numa camada eletrnica no absorvem nem emitem energia; os eltrons de um tomo tendem a ocupar as camadas eletrnicas mais prximas do ncleo, isto , as que apresentam menor quantidade de energia; um tomo est no estado fundamental quando seus eltrons ocupam as camadas menos energticas; quando um tomo recebe energia (trmica ou eltrica), o eltron pode saltar para uma camada mais externa (mais energtica). Nessas condies o tomo se torna instvel. Dizemos que o tomo se encontra num estado excitado;

os eltrons de um tomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagntica, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.

Esses postulados permitem explicar a existncia dos espectros de emisso descontnuos: como o eltron s pode ocupar determinadas rbitas, as transies eletrnicas (ida e volta do eltron) ocorrem em nmero restrito, o que produz somente alguns tipos de radiao eletromagntica e no todas como no espectro contnuo. Modelo atmico de Bohr foi elaborado para o tomo de hidrognio, mas aplica-se com boa aproximao a todos os outros tomos.

You might also like