You are on page 1of 64

MINISTRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONUTICA QUARTO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AREA E CONTROLE DE TRFEGO AREO SEO DE INSTRUO E ATUALIZAO

TCNICA DE MANAUS

PLANO DE UNIDADES DIDTICAS CURSO DE CAPACITAO CONVENCIONAL PARA ACC E APP

CURSO ATM-006
1. CONTROLE CONVENCIONAL 1.1 NAVEGAO AREA

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

1 1.1

DISPOSIES PRELIMINARES FINALIDADE A presente apostila tem por finalidade

1.2

OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS (Cn) (Cn) ; .

1.3
CURSO>).

MBITO A presente apostila destina-se ao Refere-se unidade ELABORAO E REVISO Elaborada pelo , em . , da disciplina . (

1.4

1.5

GRAU DE SIGILO O presente documento de carter ostensivo.

1.6

SIGLAS E ABREVIATURAS .

1.7

GLOSSRIO .

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

2 2.1

INTRODUO

3.1

GERADOR SNCRONO SEM ESCOVA (BRUSHLESS)


Breve Histrico

At 1831, a nica forma de se obter energia eltrica era atravs de processos qumicos como pilhas e acumuladores de bateria. Em 1831 Faraday descobre a possibilidade de intercmbio entre a energia eltrica e mecnica. Descobre tambm a reversibilidade desse intercmbio. Lei de Faraday (Fem Induzida) Gerao de uma tenso atravs do movimento relativo entre um campo magntico e o condutor de eletricidade. Essa tenso gerada nos terminais de um condutor chamada de Fora Eletromotriz (FEM) induzida ou Tenso induzida. A lei de Faraday pode ser enunciada como segue abaixo: O valor da tenso induzida em uma simples espira de fio proporcional razo de variao das linhas de fora que passam atravs daquela espira (ou se concatenam nela).

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Quantificao da Lei de Faraday Em 1845, Neumann quantificou esta afirmativa em uma equao, na qual o valor da FEM induzida era proporcional razo da variao do fluxo concatenado.

Equao: Emed = x 10-8 V t

Onde: Emed = a tenso mdia gerada em uma nica espira (em Volts). = o n de linhas de fora (em Maxwell) concatenadas pela espira durante. t = o tempo em segundos no qual o n de linhas de fora so concatenadas. 10 8 = o n de linhas de fora que uma espira deve concatenar por um segundo para que seja induzida uma tenso de 1 Volt. Como a maioria das mquinas eltricas so rotativas, isso implica na mudana a cada instante da concatenao do fluxo magntico no condutor (taxa de variao no constante). Portanto, mais conveniente expressar esta equao em relao a densidade magntica do campo e a velocidade relativa entre o campo e o condutor.

Nova Equao: E = Blv 10-8 V

Onde: B = a densidade de fluxo em Gauss (linhas/cm2) l = o comprimento(em cm) da poro ativa do condutor que concatena o fluxo v = a velocidade (em cm/s) relativa entre o condutor e o campo Obs.: O produto Bv a variao do fluxo magntico no condutor. Variveis que afetam a FEM induzida:

Aumentando o valor da densidade do Fluxo magntico aumentar a variao de fluxo magntico, e consequentemente, a Fem induzida. Aumentando a velocidade relativa entre o campo e o condutor aumentar tambm a variao de fluxo magntico, e conseqentemente, a Fem induzida. Aumentando o comprimento ativo do condutor aumentar a Fem induzida.
4

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Fatores que garantem a igualdade da equao:

1 - O campo tem densidade de fluxo uniforme. 2 - A fora aplicada para movimentar quer o campo quer o condutor, quer ambos, produzir um movimento relativo uniformes entre eles. 3 O condutor, o campo e o sentido no qual o condutor se move em relao ao campo so mutuamente perpendiculares (ortogonais). Obs: Nas mquinas eltricas rotativas no h como garantir o 3 fator.

Observa-se na figura a a FEM induzida mxima pois o movimento ortogonal ao campo. Na figura b a FEM induzida nula pois o movimento paralelo ao campo. Nas figuras c e d a FEM induzida no mxima e nem nula pois o movimento transversal ao campo. Apesar dos valores de B (densidade) e v (Velocidade) se manterem os mesmos, a Fem induzida se altera conforme a mudana do sentido do movimento. Podemos concluir intuitivamente que existe um fator que deve ser multiplicado a Bv para se descobrir a
5

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

variao de fluxo em uma determinada posio. Esse fator depende do ngulo formado entre as linhas de fora e o sentido do movimento. O fator em questo a funo seno.

Acrscimo do fator na equao: E = Blv sen 108

V Onde: B = a densidade de fluxo em Gauss (linhas/cm2) l = o comprimento(em cm) da poro ativa do condutor que concatena o fluxo v = a velocidade (em cm/s) relativa entre o condutor e o campo = o ngulo formado pelas linhas de fora e o sentido do movimento relativo entre o condutor e o

campo.

REGRA DA MO DIREITA Uma forma prtica de se descobrir o sentido da FEM induzida no condutor a utilizao da regra da mo direita. O Polegar indica o sentido do movimento; O indicador o sentido das linhas de fora; O mdio indica o sentido da FEM induzida; O sentido da FEM o sentido convencional.

LEI DE LENZ Ela pode ser enunciada desta forma: Em todos os casos de induo eletromagntica, uma FEM induzida far com que a corrente circule em um circuito fechado, num sentido tal que seu efeito magntico se oponha variao que a produziu.

A tendncia da corrente gerada pela FEM induzida gerar um campo que se ope ao movimento que a ocasionou. Como no caso anterior o movimento ascendente, o campo magntico gerado pela corrente repele as linhas de fora do campo que esto acima do condutor e atrai as linhas de fora do campo que esto abaixo do condutor
6

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Obs.: Linhas de Fora que possuem mesma direo e sentido se repelem, e Linhas de Fora que possuem mesma direo e sentidos opostos se atraem. Em situaes de aumento de carga eltrica do gerador, haver naturalmente a elevao da corrente circulante no condutor. Isso acarretar o aumento do campo gerado pela corrente passante no condutor A distoro do campo ser ainda maior para se opor ao movimento que a originou Quanto mais energia eltrica for solicitada pela carga, tanto mais energia mecnica necessria para acionar o gerador.

FEM Senoidal Considerando o gerador elementar de 2 plos com um campo uniforme e uma bobina de uma espira a velocidade constante, para cada posio da bobina em relao ao campo haver um valor distinto de FEM induzida. A variao da FEM tem causa na mudana da concatenao do fluxo magntico na bobina (Taxa de variao no constante), acarretado pelo movimento rotativo da bobina.

FORA ELETROMAGNTICA Princpio de ao motora Uma fora eletromagntica existir entre um condutor e um campo sempre que o condutor percorrido por uma corrente estiver localizado no campo magntico, numa posio tal que haja uma componente do comprimento ativo do condutor perpendicular ao campo. Variveis da Fora eletromagntica: B -Densidade do campo magntico (Gauss linhas /cm2 ) L comprimento ativo do condutor I Corrente circulante no condutor Se o sentido do fluxo for perpendicular ao comprimento do condutor ento ser desenvolvida uma fora F ortogonal.

Equao da Fora Eletromagntica: F=BI L/10 Onde:


7

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

F = Fora desenvolvida (dinas) B = a densidade de fluxo em Gauss (linhas/cm2) I = Corrente circulante no condutor (em A) L = o comprimento(em cm) da poro ativa do condutor que concatena o fluxo.

Sentido da Fora e a regra da mo esquerda: Uma forma prtica de se descobrir o sentido da fora eletromagntica a utilizao da regra da mo esquerda. O mdio indica o sentido da FEM induzida; O sentido da FEM o sentido convencional; O indicador o sentido das linhas de fora; O Polegar indica o sentido da fora Eletromagntica.

A figura da esquerda mostra uma tenso aplicada ao condutor que est perpendicular as linhas de fora do campo. Se o circuito for fechado com uma carga eltrica, circular pelo condutor uma corrente. Ser desenvolvida, portanto, uma fora eletromagntica, que pela regra da mo esquerda, ter sentido ascendente. A fora eletromagntica desenvolvida far o condutor entrar em movimento. Por sua vez, o movimento do condutor provocar variao de fluxo magntico no condutor. Pela Lei de Faraday, ser induzida uma tenso nos terminais do condutor, que segundo a regra da mo direita, ter sentido contrrio a tenso aplicada ao condutor. por este motivo que esta tenso se chama Fora contra-eletromotriz. interessante observar que o sentido da Fora contra-eletromotriz est de acordo com a lei de Lenz. Conclui-se portanto, que toda ao motora produz uma ao geradora.

AO MOTORA E AO GERADORA Analisando a figura da direita veremos que o processo inverso tambm ocorre. Concluiremos que toda ao geradora produz uma ao motora. Portanto, a ao motora e geradora ocorre simultaneamente nas mquinas eltricas girantes. A mesma mquina podes ser operada como motor, quanto gerador, ou ambos.

Princpios gerais
O sistema de energia de uma unidade normalmente possui 3 fontes de energia, a saber: 1 Normal (Comercial). 2 Emergencial ( grupos geradores). Obs.: As UT`s e HF`s possuem apenas uma fonte de energia emergencial (grupo gerador) e o CVA possui 2 fontes de energia normal (Comercial).
8

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Atualmente a UT-Surucucu possui 2 fontes emergenciais. Normalmente a carga ser alimentada pela energia comercial. O Grupo Gerador alimentar a carga apenas em situao de anomalia da comercial. No pode haver, sob hiptese alguma, o paralelismo entre fontes. O Sistema de energia tem que estar protegido para garantir o princpio acima descrito. Toda carga da instalao conectada a um nico barramento que chamado de Painel de Baixa Tenso (PBT). Obs.: O barramento do PBT do CVA no possui esta caracterstica. Cada fonte possui um disjuntor que alimentar a carga. O disjuntor da comercial pode ser chamado tambm de disjuntor de rede ou chave de rede(CRD). O disjuntor do Grupo Gerador pode ser chamado tambm de disjuntor de grupo ou chave de grupo(CGR) . Cada disjuntor comandado automaticamente pela USCA corespondente. A energia comercial monitorada pela USCA em Baixa Tenso, antes do disjuntor de rede. Enquanto a energia comercial estiver dentro dos padres esperados de tenso (+ - 10% da tenso nominal), a USCA permanecer `com o disjuntor de rede fechado e a comercial alimentar a carga. Se o nvel de tenso da comercial estiver fora dos padres esperados de tenso (+ - 10% da tenso nominal), automaticamente o disjuntor de rede abre. O barramento do PBT fica desenergizado. Se a anomalia da comercial for momentnea (piscada) aps a contagem do tempo de confirmao de retorno da comercial ou da estabilizao de rede, o disjuntor de rede fechado automaticamente, reenergizando a carga pela comercial. Se a anomalia da comercial for prolongada (falta de energia comercial), a USCA partir os grupos geradores. Se os valores de tenso e frequncia dos grupos estiverem dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser fechado um disjuntor de grupo, alimentando a carga. Em locais que possuem duas fontes emergenciais (2 grupos geradores) o grupo que assumir a carga ser o grupo que foi selecionado pelo operador como prioritrio. Aps o fechamento do disjuntor do grupo prioritrio, comandado pela USCA a parada do outro grupo gerador. O processo de transferncia de carga da comercial para o grupo gerador no rpido, pois necessrio confirmar a falta de energia comercial para partida dos grupos geradores. O processo de partida dos grupos Geradores so feitos desta forma: So feitas trs tentativas de partida para cada grupo gerador. Se o grupo gerador prioritrio no consegui a partida na 3 tentativa, ser alarmado na USCA Falha na Partida. Se o outro grupo gerador partiu em uma das tentativas, e se os valores de tenso e frequncia dele estiver dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser comandada o fechamento de seu disjuntor, alimentando a carga.
9

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Se for solucionada a falha na partida do grupo prioritrio, no momento que resetado o alarme comandada a abertura do disjuntor do grupo que estava assumindo a carga, e o mesmo entra em resfriamento. Em seguida, comanda a partida do grupo prioritrio e se os valores de tenso e frequncia dele estiver dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser fechado seu disjuntor, alimentando a carga. Se durante o funcionamento do grupo prioritrio houver algum alarme que impea o seu funcionamento (falhas tipo 3), ser aberto o disjuntor do grupo prioritrio e comandada a parada do mesmo. A outra USCA partir seu grupo e se os valores de tenso e frequncia dele estiver dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser fechado seu disjuntor, alimentando a carga. Se for solucionada a falha do grupo prioritrio, no momento que resetado o alarme comandada a abertura do disjuntor do grupo que estava assumindo a carga, e o mesmo entra em resfriamento. Em seguida, comanda a partida do grupo prioritrio e se os valores de tenso e frequncia dele estiver dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser fechado seu disjuntor, alimentando a carga. Quando a energia comercial retornar dentro dos valores esperados (+ - 10% da tenso nominal), aps a contagem do tempo de confirmao de energia comercial ou tempo de estabilizao de rede ser comandada a abertura do disjuntor do grupo que assumia a carga seguida do fechamento do disjuntor de rede. O grupo gerador entra em resfriamento.

O processo de transferncia de carga do grupo para a comercial rpido, porm, o barramento do PBT sofrer uma falta de energia momentnea (piscada).

Qualquer que seja a fonte que esteja alimentando o barramento do PBT(Comercial ou Emergencial) se for alarmado nas USCAS Sobrecarga Geral, o disjuntor que estava alimentando a carga tripa e nenhuma outra fonte realimenta o barramento. O barramento voltar a ser energizado aps o procedimento de reset das duas USCAS.

Funcionamento de UT. Normalmente as Uts possuem apenas um grupo gerador. Obs.: As UT`s e HF`s possuem apenas uma fonte de energia emergencial (grupo gerador) e o CVA possui 2 fontes de energia normal (Comercial). Atualmente a UT-Surucucu possui 2 fontes emergenciais. Qualquer alarme que impea o funcionamento do grupo gerador far com que o barramento fique sem energia at o retorno da energia comercial. Funcionamento de UV sem comercial. Possui trs fontes de energia.
10

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

As trs fontes so provenientes de grupo gerador. A fonte que alimentar o barramento a fonte prioritria. Para mudar a fonte que alimenta o barramento basta mudar a prioridade.

Ao mudar a prioridade, comandada a abertura do disjuntor que alimenta o barramento seguida do resfriamento do gerador.

comandada a partida do grupo prioritrio e se os valores de tenso e frequncia dele estiver dentro do esperado (+ - 10% da tenso nominal e + - 5% da frequencia nominal) ser fechado seu disjuntor, alimentando a carga.

Se durante o funcionamento do grupo prioritrio houver algum alarme que impea o seu funcionamento (falhas tipo 3), ser aberto o disjuntor do grupo prioritrio e comandada a parada do mesmo.

A sequncia da prioridade das partidas em situaes de falha do grupo prioritrio esta: 12312

FUNCIONAMENTO DAS UVS COM REDE COMERCIAL

Todas as consideraes foram feitas em Princpios Gerais IDENTIFICAO DO GERADOR BRUSHLESS GERADORES SNCRONOS SEM ESCOVAS (BRUSHLESS) WEG

Os Geradores so chamados sem escovas ou brushless, pois no h ligao eltrica entre o estator e o rotor, a ligao entre eles apenas eletro-magntica. Portanto, no h anis coletores, comutadores, escovas e porta-escovas. NS f/P Onde:
11

A velocidade sncrona determinada pela frmula abaixo: = 120

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

NS =Velocidade sncrona f = Frequncia em Hertz P = n de plos Valores das velocidades Sncronas Os Geradores sncronos precisam de mquinas motrizes (motores a Diesel) que girem a velocidade sncrona. Principais componentes do gerador Didaticamente podemos dividir o gerador em quatro partes, a saber: Mquina Principal Excitatriz principal Diodos Girantes Bobina auxiliar A Mquina Principal possui dois enrolamentos a saber: Enrolamento da armadura (ou do Estator) Enrolamento de campo (ou do Rotor) O enrolamento da armadura (ou do estator) da mquina principal possui as seguintes caractersticas: Enrolamento trifsico de potncia que tem a funo de alimentar diretamente a carga eltrica do gerador. O enrolamento de campo (ou do rotor) da mquina principal possui as seguintes caractersticas: Seu enrolamento envolve as sapatas polares do rotor da mquina principal. Este enrolamento alimentado com uma tenso contnua (Vcc). A funo dele gerar um campo eletromagntico capaz de produzir um FEM induzida (tenso induzida) nos terminais do enrolamento trifsico do estator da mquina principal Obs.: O campo da mquina principal fica no rotor.

n n n n n n n

A Excitatriz Principal possui dois enrolamentos a saber: Enrolamento da Armadura (ou do rotor) Enrolamento de campo (ou do estator) O enrolamento da armadura (ou do rotor) da excitatriz principal possui as seguintes caractersticas: Enrolamento trifsico que tem a funo de alimentar indiretamente o enrolamento do rotor da mquina principal. Ps.: A armadura da excitatriz principal fica no rotor O enrolamento de campo (ou do estator) da excitatriz principal possui as seguintes caractersticas:

Seu enrolamento envolve as sapatas polares do estator da excitatriz principal. Este enrolamento alimentado com uma tenso contnua (Vcc). A funo dele gerar um campo eletromagntico capaz de produzir um FEM induzida (tenso induzida) nos terminais do enrolamento trifsico do rotor da excitatriz principal Ps.: O campo da excitatriz principal fica no estator
12

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Os plos do estator so formados por um material magntico (mas permanentes), e por este motivo possui um magnetismo residual capaz de gerar um campo magntico suficiente para produzir na armadura da excitatriz principal (rotor da excitatriz principal) uma FEM induzida (tenso induzida), estando o rotor do gerador em movimento

n n n

Os diodos girantes so um retificador trifsico de onda completa, formado por seis diodos e duas placas eletricamente isolada (positiva e negativa) e que ficam instalados no rotor do gerador. Sua funo retificar a tenso gerada pela armadura da excitatriz principal (enrolamento trifsico do rotor da excitatriz principal)

A Tenso de sada dos diodos girantes alimentar o campo da mquina principal (enrolamento do rotor da mquina principal)

n n n

A bobina auxiliar um enrolamento monofsico que fica instalado na armadura da mquina principal (estator da mquina principal) Sua funo alimentar o regulador de tenso. Essa alimentao independe das tenses nos terminais da armadura da mquina principal (enrolamento do estator da mquina principal) ou variaes na carga.

n n n n n

A principal caracterstica do gerador transformar energia mecnica em eltrica Se basea no princpio da induo eletromagntica (Lei de Faraday) A mquina motriz (motor diesel) girar o eixo do gerador a uma determinada rotao constante. A excitatriz principal (que um gerador de corrente alternada) possui sapatas polares com mas permanentes (magnetismo residual) O magnetismo residual proveniente do m permanente e a rotao do eixo do gerador provocar uma variao de fluxo magntico (Concatenao das linhas de fora nos condutores) nos enrolamentos do rotor da excitatriz pricinpal (armadura da excitatriz principal) Pela de Faraday, haver uma FEM induzida nos terminais da armadura da excitatriz principal. A FEM induzida na armadura trifsica e tem forma senoidal. Os diodos girantes retificaro a tenso induzida da armadura da excitatriz e alimentaro o enrolamento do campo da mquina principal (rotor) Ser gerado um campo constante e uniforme na mquina principal, e pelo fato do eixo estar girando, haver concatenao das linhas de fora com a armadura da mquina principal (enrolamento do estator) e
13

n n

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

na bobina auxiliar

Os valores de FEM induzida so menores que os valores de tenso nominal, porm, so nveis suficientes para a bobina auxiliar alimentar o Regulador Automtico de tenso.

n n

A funo do RAT manter a tenso da armadura da mquina principal dentro dos nveis de valores de tenso pr-ajustados. Dependendo da carga eltrica conectada ao gerador, o RAT alimentar o enrolamento de campo da Excitatriz principal para manter estvel a tenso da armadura da mquina principal

CARACTERSTICAS ELTRICAS

Esta aula desenvolver a estrutura eltrica do enrolamento da armadura da mquina principal (estator da mquina principal)
14

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Este enrolamento trifsico, e possui duas formas bsicas de ligao entre eles, a saber:

DELTA

ESTRELA

A possibilidade de mudana nas ligaes dos enrolamentos permite a alterao das tenses que alimentaro a carga eltrica. Cada enrolamento possui dois terminais. Esses terminais possuem uma numerao. Para armaduras que possuem 3 enrolamentos a numerao dos terminais e feita da seguinte maneira:

Assim, os terminais que so o incio de cada enrolamento receberam numerao 1,2,3 e os terminais que so o final de cada enrolamento receberam numerao 4, 5, 6.

A ligao em delta consiste em conectar o nicio de cada enrolamento com o final de outro enrolamento. A carga trifsica ser conectada nas trs conexes feitas nos enrolamentos do gerador: R - 1- 6 S 2-4 T 3-5 Ps.: A ligao em delta no possui ponto em comum

ALGUMAS DEFINIES:
A tenso de linha a tenso aplicada a carga; A tenso de fase a tenso nos terminais do enrolamento do gerador; A corrente de linha a corrente circulante na carga; A corrente de fase a corrente circulante no enrolamento do gerador;

Porm, atravs de alguns clculos matemticos possvel concluir a corrente de linha igual ao produto da corrente de fase com a raiz quadrada de trs, ou seja:

ILINHA IFASE

3 X

Onde: IFASE = Corrente de fase ILINHA = Corrente de linha


15

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

A ligao em estrela consiste em conectar o inicio de cada enrolamento com a carga eltrica e curto-circuitar os seus finais.

R-1 S2 T3 N456
Ps.: A ligao em estrela possui ponto em comum e ele chamado de neutro que pode ser utilizado para a carga.

fcil verificar que na ligao em estrela a Corrente de linha igual a corrente de fase: IFASE = ILINHA Onde:

IFASE = Corrente de fase ILINHA = Corrente de linha Porm, atravs de alguns clculos matemticos possvel concluir a Tenso de linha igual ao produto da Tenso de fase com a raiz quadrada de trs, ou seja:

VLINHA = 3 X VFASE

Onde: VFASE = Tenso de fase


VLINHA = Tenso de linha

Existem determinados geradores que possuem seis enrolamentos, e portanto, 12 terminais. A numerao dos terminais dos trs primeiros enrolamentos permanece inalterada conforme j foi relatado. A numerao dos terminais dos trs ltimos feita de forma semelhante:

Os terminais que so o incio de cada enrolamento receberam numerao 7,8,9 e os terminais que so o final de cada enrolamento receberam numerao 10, 11,12.

Existem dois tipos de ligao em DELTA, a saber:

DELTA PARALELO
16

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

DELTA SRIE

DELTA PARALELO
As ligaes dos trs primeiros enrolamentos so idnticas:

R - 1- 6 S 2-4 T 3-5
A ligao dos trs ltimos semelhante a conexo dos trs primeiros: consiste em conectar o nicio de cada enrolamento com o final de outro enrolamento. A carga trifsica ser conectada nas trs conexes feitas nos enrolamentos do gerador:

R - 7- 10 S 8-11 T 9-12

DELTA SRIE:
A conexo ficaria desta forma:

R 1 - 12 CURTO 47

S 2 10 5- 8

T 3 11 6-9

Se as tenses de fase forem 127 /220 V, qual ser o valor da tenso de linha?

Delta paralelo

VFASE = 127 V VFASE = 220 V Delta srie VFASE = 127 V

VLINHA = 127V VLINHA = 220V VLINHA = 254V


17

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

VFASE = 220 V

VLINHA = 440V

Existem dois tipos de ligao em ESTRELA, a saber:

ESTRELA PARALELO ESTRELA SRIE


As ligaes dos trs primeiros enrolamentos so idnticas:

ESTRELA PARALELO

R-1 S2 T3 CURTO 4-5-6


A ligao dos trs ltimos consiste em conectar o nicio de cada enrolamento com a carga eltrica e curtocircuitar os seus finais.

R-7 S8 T9 N 10 11 12
Ps.: A ligao em estrela possui ponto em comum e ele chamado de neutro que pode ser utilizado para a carga

ESTRELA SRIE:
A conexo ficaria desta forma:

R 1 4.
7

S2 5- 8

T3

N 10-11-12 69

CURTO

Se as tenses de fase forem 127 /220 V, qual ser o valor da tenso de linha?

ESTRELA PARALELO
18

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

VFASE = 127 V VFASE = 220 V ESTRELA SRIE VFASE = 127 V 760V

VLINHA = 220V VLINHA = 380V VLINHA = 440V VFASE = 220 V VLINHA =

INFORMAES DE MANUTENO
SEGURANA NA INSTALAO Acesso Restrito proibido acesso e permanncia de pessoas no autorizadas em ambientes prximos a partes das instalaes eltricas que ofeream riscos de danos s pessoas e s prprias instalaes

1.1

CARACTERSTICAS DAS FERRAMENTAS As ferramentas manuais utilizadas nos servios em instalaes eltricas devem ser eletricamente isoladas PROFISSIONAIS HABILITADOS:

Esto autorizados a instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas, somente os profissionais qualificados que estiverem instrudos quanto s precaues relativas ao seu trabalho e apresentarem estado de sade compatvel com as atividades desenvolvidas no mesmo USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL Se os sistemas de proteo coletiva forem insuficientes para o controle de todos os riscos de acidentes pessoais, devem ser utilizados Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC e Equipamentos de Proteo Individual - EPI, tais como varas de manobra, escadas, detectores de tenso, cintos de segurana, capacetes e luvas 1.1.1 PROCEDIMENTOS SOB TENSO

Quando forem necessrios servios de manuteno em instalaes eltricas sob tenso, estes devero ser planejados e programados, determinando-se todas as operaes que envolvam riscos de acidente, para que possam ser estabelecidas as medidas preventivas necessrias. SINALIZAO

Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, sujeitas a risco de contato durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco.
19

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

PROCEDIMENTOS SEM TENSO Os servios de manuteno ou reparo em partes de instalaes eltricas que no estejam sob tenso s podem ser realizados quando as mesmas estiverem liberadas

DEFINIO DE INSTALAO LIBERADA Entende-se por instalao eltrica liberada para estes servios aquela cuja ausncia de tenso pode ser constatada com dispositivos especficos para esta finalidade SALVA-GUARDA DO ELETRICISTA Para garantir a ausncia de tenso no circuito eltrico, durante todo o tempo necessrio para o desenvolvimento destes servios, os dispositivos de comando devem estar sinalizados e bloqueados, bem como o circuito eltrico aterrado

Por segurana, principalmente em casos de manuteno, os dispositivos devem ser cobertos por uma placa indicando a proibio, com letreiro visvel a olho nu, a uma distncia mnima de 5 (cinco) metros e uma etiqueta indicando o nome da pessoa encarregada de recolocao, em uso normal, do referido dispositivo.

RESISTNCIA DE ISOLAMENTO Caractersticas: A Resistncia de isolamento entre os enrolamentos e a carcaa da mquina devem ter valores expressivos para um bom desempenho do equipamento Dever ser levado em considerao tambm que a resistncia de isolamento entre os enrolamentos deve ser ter a mesma magnitude da anterior. Antes de colocar o Gerador em servio ou depois do gerador ficar muito tempo parado, ou operar em local mido, deve ser feita a leitura de resistncia de isolamento dos enrolamentos O equipamento que faz essa leitura o Megmetro (Megger) Quando o gerador no colocado imediatamente em servio, deve-se proteg-lo contra umidade, temperatura elevada e sujeiras, evitando assim, que a resistncia de isolamento sofra com isso. A resistncia de isolamento do enrolamento deve ser medida antes da entrada em servio. Se o ambiente for muito mido, necessrio uma verificao peridica durante a armazenagem. As regras seguintes indicam a ordem de grandeza dos valores que podem ser esperados ao utilizar o Meghmetro em mquina limpa e seca, a 40C, quando a tenso de ensaio (1000 V) aplicada durante 1 minuto.

Limites orientativos da resistncia de isolamento em mquinas eltricas: Valor da resistncia Avaliao do


20

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

do isolamento

Isolamento

2Mou menor < 50M 50...100M 100...500M 500...1000M >1000M

Ruim Perigoso Regular Bom Muito bom Excelente

Geralmente a resistncia do isolamento medida com um MEGHMETRO. Se a resistncia do isolamento for menor que os valores obtidos pela frmula acima, os geradores tero que ser submetidos a um processo de secagem, indicando no item "SECAGEM DOS ENROLAMENTOS". IMPORTANTE Desconectar todos os fios do regulador de tenso antes de medir a resistncia de isolamento

Termo-Resistncia (Tipo PT100 ou RTD): A termo-resistncia um elemento de resistncia calibrada feito de platina onde a resistncia eltrica varia com a temperatura. A temperatura do PT100 poder ser obtida pela seguinte expresso:

21

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

-1000,385 C= resistncia medida no PT100 = C = temperatura absoluta no local do PT100 PROTEO DA BOBINA AUXILIAR Fusvel (em srie com a bobina auxiliar): Todo gerador est equipado com um fusvel de proteo, ligado em srie com a bobina auxiliar ou no regulador de tenso, com a funo de proteg-la contra sobrecorrente.

No caso de atuao do fusvel necessrio substitu-lo por outro de igual valor, a fim de que a mquina opere devidamente protegida. O Fusvel proteger a mquina e o regulador de tenso nas seguintes situaes: 1) Perda de referncia (realimentao) do regulador de tenso; 2) Ligao dos cabos da bobina auxiliar em curtocircuito, realizado nos prprios cabos de sada da bobina ou atravs de ligao errada no regulador de tenso; 3) Ligao dos terminais de sada do regulador de tenso em curto circuito; 4) Operao com baixa rotao (usado para esquentar o gerador diesel), principalmente com a funo U/F do regulador de tenso desabilitada: haver a proteo dependendo da condio de operao (rotao, ajuste do regulador e outros);
22

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

5) No caso de danos no regulador de tenso (queima do elemento de potncia ou falha de referncia interna nos circuitos de comparao);
6) O fusvel no atua no caso de curto-circuito. A proteo deve ser feita com rel permitindo a partida de motores e a sensibilizao da proteo.

MANUTENO Os seguintes procedimentos de manuteno devero ser seguidos para assegurar o bom desempenho do equipamento e aumento da sua vida til. A freqncia das inspees depender essencialmente das condies locais de aplicao e do regime de trabalho.

LIMPEZA A carcaa, venezianas, grades e defletoras devem ser mantidas limpas, sem acmulo de leo ou poeira na sua parte externa, para facilitar a troca de calor com o meio. Tambm em seu interior, os geradores devem ser mantidos limpos, isentos de poeira, detritos e leos. Para limp-los, deve-se utilizar escovas ou panos limpos de algodo. Se a poeira no for abrasiva, deve-se empregar um jateamento de ar comprimido, soprando a sujeira da tampa defletora e eliminando todo acmulo de p contido nas ps do ventilador e carcaa. Os detritos impregnados de leo ou umidade podem ser limpos com panos embebidos em solventes adequados. A caixa de ligao deve apresentar os bornes limpos, sem oxidao, em perfeitas condies mecnicas e sem depsitos de graxa ou zinabre. RUDO O rudo nos geradores dever ser observado em intervalos regulares de 1 a 4 meses. No caso de anomalia ver item ANOMALIAS. TROCA DE ROLAMENTOS Por questes de segurana, a troca de rolamentos deve ser efetuada com o gerador desacoplado da mquina acionante.
23

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Carcaas 315, 400, 450, 500 e 560 Para desmontar a parte traseira do gerador e ter acesso ao rolamento, deve-se seguir o seguinte procedimento: 1) Libere os cabos (F+) e (F-) na caixa de ligao excitatriz; 2) Retire a veneziana traseira; 3) Solte os parafusos e retire o estator da excitatriz; 4) Libere os cabos do rotor principal conectados na ponte retificadora do rotor da excitatriz; 5) Retire os parafusos que fixam o rotor da excitatriz no eixo e retire-o manualmente; 6) Retire os parafusos da tampa traseira, fixada na carcaa e retire esta tampa juntamente com o estator da excitatriz;

DIODOS Normalmente as falhas nos diodos so provocadas por fatores externos (surtos de tenso, erro no sincronismo, etc.). No caso de ocorrer a queima de um diodo girante, necessrio tambm, verificar as condies dos demais. Quando um diodo se danifica, impossvel determinar o estado exato dos demais diodos, mesmo que o teste indique bom estado. Devido a isso e devido o conjunto de diodos fazer parte do circuito de excitao da mquina sncrona, recomenda-se a substituio de todos os diodos. Reduzindo o risco de novas paradas motivadas pela danificao dos demais diodos. Teste nos Diodos A conduo de corrente deve acontecer apenas no sentido ando-catdo, ou seja, na condio de polarizao direta.

24

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

- Usar o torqumetro obedecendo a tabela de torques para montagem.

FLUXO DE AR
As entradas e sadas de ar devem ser mantidas desobstrudas a fim de que a troca de calor seja eficiente. Caso haja deficincia na troca de calor, o gerador ir sobre aquecer podendo danificar a bobinagem (queima do gerador).

REVISO COMPLETA
A periodicidade das revises deve ser definida em funo do ambiente onde as mquinas esto instaladas. Quanto mais agressivo for o ambiente (sujeira, leo, maresia, poeira, etc.) menor dever ser o espao de tempo entre as revises.

- Limpe os enrolamentos sujos com pincel ou escova. - Use um pano umedecido em solventes adequados para remover graxa, leo e outras sujeiras que deriram sobre o enrolamento. - Seque com ar seco. - Passe as comprimido atravs dos canais de ventilao no pacote de chapas do estator, rotor e mancais.

NOTA:

O ar comprimido sempre deve ser passado aps a limpeza, nunca antes! - Drene a gua condensada, limpe o interior das caixas de ligao; - Mea a resistncia de isolamento ou ndice de polarizao conforme tabelas no item Resistncia de Isolamento

PLANO DE MANUTENO SECAGEM DOS ENROLAMENTOS


Esta operao deve ser feita com o mximo de cuidado e, somente por pessoal qualificado. A secagem completa se d com a pea na estufa durante 4 horas a uma temperatura de 60 a 70C. Durante o processo de secagem, a temperatura deve ser cuidadosamente controlada. No incio do processo, a resistncia de isolao dever diminuir como conseqncia ao aumento de temperatura, para crescer medida que a isolao for sendo desumidificada. O processo de secagem deve continuar at que sucessivas medies de resistncia de isolamento indiquem que esta atingiu um valor constante acima do valor mnimo. O enrolamento secado mais efetivamente atravs do fluxo de ar quente. Garantindo que o ar quente seco, ventiladores devero ser posicionados uniformemente no lado de entrada de ar. 25

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Se o teor de umidade muito alto, devem ser colocadas resistncias de aquecimento entre os ventiladores e enrolamentos, ou use aquecedores de ar forado. extremamente importante impor uma boa ventilao no interior do gerador durante a operao de secagem para assegurar que a umidade seja efetivamente removida. O calor de desumidificao pode tambm ser obtido energizando a resistncia de aquecimento do gerador.

IMPORTANTE:

Desconectar e retirar o Regulador de tenso antes de colocar o gerador na estufa.

ANOMALIAS

CAPITULO 02
UNIDADE SUPERVISORA DE CORRENTE ALTERNADA (USCA)
1. FUNO DA USCA ST2000S A USCA destina-se a superviso de um sistema C.A., que formada por uma fonte principal (rede) e por outra considerada de emergncia (grupo geradores de energia eltrica de emergncia) alimentando cargas consideradas essenciais.

A USCA tem tambm a funo de proteger o sistema contra possveis sobrecargas e evitar que os GMGs funcionem com defeito. 2. COMPOSIO DO SISTEMA GMG x USCA O conjunto de equipamento destinado a suprir o sistema de energia de emergncia tem, como composio e funo o descrito abaixo. 2.1 GMGs O sistema constitudo de dois (02) grupos geradores, composto de dois (02) motores diesel de fabricao CUMMINS,modeloNT855G-6 (modelo DTCEA-RB) e dois (02) geradores sncronos de fabricao WEG,modelo GTA 315S125,BRUSHLESS, perfeitamente acoplados atravs de luvas elsticas, dispostos sobre base metlica, apoiado sobre coxins, mantendo boa performance e estabilidade. 2.2 USCAS
26

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

constituda de dois (02) mdulos, cada qual contendo o sistema de comando, superviso, fora e medio. 2.2.1 Sistema de comando e superviso a) No GMG executa as funes de partida, parada e regulao dos GMGs,atravs do ST2000 e -ou painel do motor. b) Na rede so executadas as funes de superviso do disjuntor. 2.2.2 Sistema de fora e meditao a) Disjuntores de fora que esto destinados a alimentar todas as cargas do DTCEA; b) Medio de tenso de corrente.

3. DESCRIO DO FUNCIONAMENTO DO GMGs 3.1 OPERAO 3.1.1. Modo manual 1 Condio: partida dos GMGs A partida de um GMG devera ser possvel mesmo como disjuntor de rede (CRD) fechado. 2 Condio: Fechamento de um disjuntor CGDR1 ou CGR2(supondo um ou dois GMGs operando) O fechamento dos disjuntores CGR2 s ser possvel se o disjuntores do outro GMG e da rede estiverem abertos. 3 Condio: fechamento do Disjuntor CRD O fechamento do disjuntor da CRD s ser possvel se os disjuntores dos GMGs (CGR1 e CGR2) estiverem abertos. 3.1.2 Modo Automtico 1 Condio: Quando a rede estiver dentro das condies normais (Vn_+10%eFn_+5%) nesta condies, o PBT manter o sistema alimentado pela rede, isto , todas as cargas da UV. 2 Condies: Quando a rede estiver fora das condies normais(Vn_+10%e Fn_+5%)

27

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Neste caso, considerando que a lgica funcional da USCA permite ao operador a priorizao dos GMGs, o GMG prioritrio ter uma preferencial para assumir as cargas, sendo esta escolha feita previamente pelo operador e, com possibilidade de alterao dessa preferncia. As USCAs devero iniciar o procedimento de emergncia, do qual devero constar as seguintes operaes: Comandar a abertura do conjunto de rede(CRD). Temporizao de confirmao da anormalidade. Comandar a partida dos GMGs Quando o primeiro GMG atingir os valores de tenso e freqncia normais(Vn _+ 10%e Fn_+5 %), o respectivo disjuntor dever fechar, alimentado todas as cargas do DTCEA e, o outro GMG interrompe a operao em vazio. Neste intervalo, caso ocorra defeito no GMG em operao, o respectivo disjuntor devera abrir, permitindo o comando de fechamento do outro GMG ( se estiver dentro das condies normais), que passara a alimentar todas as cargas do DTCEA. Nota:O tempo Mximo admissvel entre a deteco da falta e a assuno da carga, devera ser de 15s, desde de que no haja, evidentemente falha na partida dos dois GMGs . 3 Condio: Quando a rede estiver fora das condies normais e ocorrer defeito no GMG que estiver alimentando. Nesta condio, o disjuntor do grupo dever abrir e o GMG parar, permitindo deste modo o incio do ciclo de partida do outro GMG e, comando do fechamento do respectivo disjuntor, desde que esteja nas condies normais (Vn _+10% Fn _+5% ). 4 Condio: Quando a rede retornar as condies normais Neste caso, a USCA devera confirmar o retorno da fonte de energia principal e, caso se confirme esta condio constar as seguintes operaes: Comando de abertura do disjuntor do GMG que estiver alimentado. Comando do fechamento do disjuntor da rede. 5 Condio: Quando ocorrer sobrecarga ou curto circuito no barramento PBT Caso qualquer um dos disjuntores de alimentao do barramento PBT (CGR1,CGR2,e CRD) seja desligados por sobrecargas ou curto circuito, o sistema dever abrir e impedir o fechamento de qualquer um dos disjuntores de alimentao desse barramentos. Nota: Tanto no modo normal, como no automtico, os disjuntores CGR1,CGR2,e CRD devero ser intertravados entre si, verSF11072PPE582HE01DU481DWG, de modo que estando um fechado, qualquer um dos outros no consiga fechar, evitando dessa forma, o paralelismo das fontes. 3.1.3 Modo de manuteno
28

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Na posio de manuteno, a (s) dever (o) ficar desativada(s) para eventual manuteno nas mesmas, no aceitando qualquer comando manual ou automtico. Nesta situao os GMGs s podero ser ligados atravs do painel de motor, junto ao mesmo (para verificar aps reparos), mas no dever ser possvel o fechamento dos respectivos disjuntores (CGR1,CGR2 e CRD)

1.

CONSTITUIO DE MECNICA 1.1 CARACTERSTICAS GERAIS A USCA a ser fornecida para a UV, com potncia de 225 kVA, tenso 380\220Vca e freqncia de 60Hz, composta por (2) dois gabinete metlicos, com acesso aos mesmos atravs de portas frontais, podendo estas serem removidas de movimentos de rotao e suspenso. Seu mecanismo de fechamento composto por maaneta com fechadura. A ventilao do equipamento se d atravs de entrada de ar na parte inferior da mesma. Todas as aberturas e frestas entre portas, chapas e elementos construtivos dos modos so vedados. No interior dos gabinetes instaladas resistncias, termostato de desumidificao e luminrias, ativadas por chave fim de curso e tomadas 2p+t. As medies chaves seletoras e sinaleiros esto montados na parte frontal, podendo ser facilmente observados, sem a necessidade de aberturas de portas. Todas as chapas esto ligadas barra de terra. 2. 3. INDETIFICAO Gabinetes na parte interna dos gabinetes ento instaladas placas de identificao , em acrlico preto em caracteres brancos e, placas aluminizadas, com caracteres preto, informando as funes dos equipamentos, componentes, sinalizaes e comandos.Alem disso foram colocadas duas placas metlicas contendo as seguintes identificaes : tipo, cliente, obra, nmero de serie, potncia, freqncia,tenso GMG, tenso bateria, grau proteo , fixao, fabricao e ano de fabricao do equipamento, estando situada uma na parte interna e a outra na parte externa das USCAs. Dispositivos os principais componentes e dispositivos do equipamento, esto identificados com etiquetas, atravs do cdigo funcional que encontra-se na lista aplicao. Cablagem todos os cabos e chicotes esto identificados por anilhas de cor amarela, com caracteres em cor preta, revestido por uma camada plastificada. Estes identificadores apresentam os mesmos caracteres do terminal a que esto conectados. 4. AMARRAS DE CHICOTES E CABOS
29

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Sero de plstico, na cor preta, resistente a trao e flexvel. 5. ESPAGUETIS DE ISOLAO em polietileno reticulado de alta densidade, semi- flexveis, aplicados em

Sero termo- retrteis

condutores isolados de bitola 0,5 10mm , na cor preta. 6. BARRAMENTO

As barras, constitudas de cobre eletroltico, so instaladas sobre isoladores rgidos, no inflamveis, capazes de suportar as foras magnticas provenientes das correntes de curto-circuito. As barras so pintadas nas seguintes cores : Fase A - Amarelo Fase B - Branco Fase C Cinza

Neutro N Azul Claro Terra T - Verde Para melhor visualizao, as barras so identificadas pelas letras A, B, C, N e, T, na cor preta. 2. CARACTERISTICAS ELTRICAS 2.1 INTRODUO A USCA dispe de todos os elementos necessrios comando, bem como instrumentos para medio de tenso, freqncia,corrente horas de funcionamento, sinalizadores, chaves seletores e alarme sonoro (sirene eletrnica). 2. CARACTERISTICAS GERAIS : (de acordo com o gerador) Kva :24 Vcc :24Vcc :380\220Vcc,3 fases, 4 fios, 60Hz :380\220 Vca, 3 fases, 4 fios, 60Hz

Potncia supervisionada Mdulo de superviso Sistema eltrico do motor Alimentao pelo grupo Alimentao pela rede

2.1. Caractersticas dos sensores


30

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Todas as medies so efetuadas atravs de sensores que informam ao ST200S, a situao do sistema. Abaixo, esto alguns parmetros a serem configurados (valores mnimos \ mximos) no ST2000s.

2.1.1.

FREQNCIA GRUPO

Tem seus ajustes para os seguintes valores : a)Limite superior: 63Hz b)Limite inferior : 57Hz 2.2.1.2 Tenso grupo Tem seu ajustes para os seguintes valores: a) b) Limite superior : Limite inferior : 418V 342V

2.2.1.3. Tenso rede Tem seus ajustes para os seguintes valores: a) Limite superior : 418 V b) Limite inferior : 342 V

2.2.1.4 Sobrevelocidade Atua na alta rotao do motor, ou seja, quando o motor atingir uma rotao 15% acima da nominal. 2.2.1.5 Alarme sonoro O ST200S recebe um sinal de defeitos atravs dos sensores e aciona o alarme sonoro. 2.2.1.6 Regulador de tenso Tem a funo de regular e compensar a tenso nas variaes bruscas de carga mantendo a estabilidade do gerador. 2.2.1.7 Retificador de baterias Tem como funo manter as baterias de partida e comando do GMGs em um nvel de carga desejvel. a)Descrio de funes Este retificador destinado a carga de acumuladores do tipo chumbo-cido. Uma comutao da tenso de carga permite a carga de uma bateria de 12Vcc, bem como de uma bateria de 24Vcc. A comutao feita atravs de uma chave deslizante na parte frontal.
31

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

A comutao de CARGA para FLUTUAO e vice- e- versa efetuada atravs da meditao de transitrios caractersticos de corrente, com a conseqente reduo ou elevao da tenso de sada. A mxima corrente de carga disponvel de 10A Os retificadores possuem um rel de sinalizao, com um contato de comutao e um LED para a indicao de funo. Os seguintes estados de falhas so sinalizados: Atuao da proteo alimentao Atuao da alimentao da proteo no lado da sada, por inverso de polaridade Sobretenso falha no conversor As entradas e sadas so realizadas por meio de conectores H15 conforme DIN 41612. A carcaa adequada tanto para montagem em rack de 19, bem como em chapas de montagem em painis auto portantes. A placa do circuito impresso envernizada nos dois lados e, os capacitores eletrolticos, esto fixados adicionalmente placa. b) Especificao tcnica
Modelo Tenso de entrada 24Vcc -10A (referencia:9104) 90Vca -160Vca -50/60Hz 170Vca- 320Vca- 50/60Hs 170Vcc 26,4Vcc 28,6Vcc 10A 500VA -10/C a+ 60C EN50081-1/EM 50082-2 EN 60950 201,5mm x 105mm x 161mm

Tenso de sada Tenso de flutuao Mxima tenso de carga Corrente de Carga Potncia mxima de consumo Temperatura de operao Normas especificas bsicas Segurana eltrica Dimenses

1.

COMPOSIO DOS MDULOS Os componentes eltricos da USCA, esto distribudos nos mdulos conforme segue:
32

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

3.1 DIPOSTIVOS FRONTAIS DAS USCAS 3.1.1 Comandos e Sinalizaes

TEM BSE ST200S CH1 CH2 CH3 LP1 LP2 LP3 LP4 LP5 LP6 LP7 LP8

DESCRIO Botoeira Soco de Emergncia Sistema de microprocessado de comando e controle Chave seletora de operao normal/manuteno(G1) Chave seletora de operao normal/manuteno (G2) Chave seletora de grupo prioritrio Falta de alimentao 24Vcc (USCA1) USCA em manuteno (USCA2) Disjuntor inserido (CGR1 ) Disjuntor extrado (CGR 1) Falta de alimentao 24Vcc (USCA 2 ) USCA em manuteno (USCA 2) Disjuntor inserido (CGR2) Disjuntor extrado (CGR2 )

3.2 DISPOSITIVOS INTERNOS DAS USCAs


A BCA BCC BCD BCL BCM BCR BCT DJ1 a DJ10 F1 a F21 GW4 Ampermetro medio de corrente carga de das baterias Bloco de conectores de circuitos auxiliares Bloco de conectores de circuito de comando Bloco de conectores de disjuntor Bloco de conectores de luminria Bloco de conectores de comando de motor Bloco de conectores de comando da rede Bloco de conectores da transferncia Disjuntor monopolar de proteo Bornes conectores fusveis de proteo Comunicao serial via RS232 / USCA 1 33

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

GW4 KO K1 K2 K3 K4 K5 K6 K7 K8 K9 K10 K11 K12 K13 K15 K16 K18 K19 K21 K22 K23 K24 K25 K26 K27 K28 K29

Comunicao serial via RS232 /USCA 2 Contator auxiliar de acionamento do motor de CGR1 Contator auxiliar de falta de alimentao 24Vcc na USCA 1 Contator auxiliar de fechamento da chave de grupo CGR1 Contator auxiliar de chave de grupo fechada CGR1 Contator auxiliar de sobrecarga CGR1 Contator auxiliar de funcionamento do motor M1 Contator auxiliar de acionamento do motor de CGR2 Contator auxiliar de alimentao 24Vcc na USCA 2 Contator auxiliar de fechamento da chave de grupo CGR2 Contator auxiliar de chave de grupo fechada CGR2 Ccontator auxiliar de sobrecarga CGR2 Contator auxiliar de funcionamento do motor M2 Contator auxiliar de defeito no grupo G1 Contator auxiliar de defeito no grupo G2 Contator auxiliar de defeito no grupo G1 Contator auxiliar de defeito no grupo G2 Contator auxiliar de grupo G1 prioritrio Contator auxiliar de grupo G2 prioritrio Contator auxiliar de sobrecarga geral Contator auxiliar de CRD fechada Contator auxiliar de CRD fechada Contator auxiliar de sobrecarga na CRD Contator auxiliar de abertura da CRD Contator auxiliar de fechamento da CRD Contator auxiliar de rede normal / anormal Contator auxiliar de abertura do Damper USCA 1 Contator auxiliar de abertura do Damper USCA 2 34

Julho 2009 K36 K37 LPL MSL MST RAT1 RAT2 RD1 RD2 RET1 RET2 TC1,2,3 TC4,5,6 TD1 TD2 TM1 TM2 T1 T2 T3 T4 T5 V

SIV520 Contator auxiliar de modo operacional manual sempre aberto Contator auxiliar de modo operacional automtico Lmpada de iluminao interna do gabinete Microrruptor para iluminao interna do gabinete Modulo sensor de tenso trifsico Regulador automtico de tenso USCA 1 Regulador automtico de tenso USCA 2 Resistncia de desumidificao USCA 1 Resistncia de desumidificao USCA2 Retificador carregador flutuador USCA1 Retificador carregador flutuador USCA2 Transformadores de corrente USCA 1 Transformadores de corrente USCA 2 Termostato de desumidificao USCA 1 Termostato de desumidificao USCA2 Tomada monopolar 2P+T USCA1 Tomada monopolar 2P+T USCA2 Contator temporizado de fechamento do Damper USCA 1 Contator temporizado de fechamento do Damper USCA 2 Contator temporizado de CGR1 fechada Contator temporizado de CGR2 fechado Contator temporizado de rede normal / anormal Voltmetro para medio de tenso de carga das baterias

SIAT-MN

Tenso de alimentao Potncia absorvida

12 ou 24 VDC mxima 6 W

Borne

Designao

35

Julho 2009 0

SIV520 Borne N do sistema de baixa tenso ou do ponto de neutro ((estrela do transformador de potencial(referencial de medio).

SIAT-MN

Tenso de alimentao: 24 ou 12 VDC, 6 W 1 2 Tenso de alimentao: OV potencial de referncia

Dados de ambiente Tenso nominal medida.............................................AC.......................mxima254/440V Corrente nominal medida...........................................AC........................................../5A Consumo prprio.....................................................mxima .....................................6W Temperatura ambiente.......................................................................................-20+70C Umidade do ambiente ..................................................................95%, no condensante

Entrada de Medio Entrada de medio: Tenso

Borne 20 21 22 0 Direta ou transformador de medio

GERADOR
Medio Designao Tenso gerador L1 Tenso gerador L2 Tenso gerador L3 Neutro do sistema trifsico/transformador de medio

Borne 50 51 52

REDE
Medio Designao Tenso de rede L1 Tenso de rede L2 Direta ou com transformador de medio Tenso de rede L3

36

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Entradas de medio de corrente

Borne 25 26 29 30 31 32 ../5A Transformador De corrente

GERADOR
Medio Designao Corrente do gerador L1, borne de TCs2 Corrente do gerador L1, borne de TCs1 Corrente do gerador L2, borne de TCs2 Corrente do gerador L2, borne de TCs1 Corrente do gerador L3, borne de TCs2 Corrente do gerador L3, borne de TCs1

Entradas digitais
Borne Comum Designao correspondente (conforme DIN 40 719 parte 3,5.8.3) Atua no fechamento 3 5 6 7 Condio de partida 1 (6 tentativas de partida so realizadas ) Condio de partida2 (3 tentativas de partida so realizadas) Habilidades modo Automtico Liberao chave rede 53 Atua na abertura 4 54 7 Confirmao sinalizada chave gerador ABRTA Confirmao sinalizao chave ABERTA

Entrada de falhas
Borne Comum correspondente Designao ( conforme DIN 40 719 parte 3,5.8.3 ) 60 37

Julho 2009 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73

SIV520 Entrada digital 1 (parada remota manual ) ( atua no fechamento ) Entrada digital 2 ( pressostato do leo ) ( atua na abertura ) Entrada digital 3 Entrada digital 4 Entrada digital 5 Entrada digital 6 Entrada digital 7 Entrada digital 8 Entrada digital 9 Entrada digital A Entrada digital B Entrada digital C Entrada digital D

SIAT-MN

Entradas analgicas
Borne A 93 96 Borne B 94 97 Borne C 95 98 0... 180 Presso de leo ( entrada analgica 1 ) Pt100 Temperatura ( entrada analgica 2 ) designao

Borne 90 91 92

Designao

Entradas do pickup

Sadas auxiliares e de comando Sada de rels


Comum 14 Comutado 15 Chave de gerador 38 Designao

Julho 2009 16 39 41 17 40 42

SIV520 Chave de rede Chave de rede Chave de gerador

SIAT-MN

Rels (geral)
Comum A 18 37 43 45 47 33 35 74 76 78 80 82 Comutado B 19 38 44 46 48 34 36 75 77 79 81 83 Aparelho em selffest Modo manual e no classe de falha 2 ou 3 Solenide de funcionamento Partida Sinalizao agrupada de falha ( buzina ) Sada de rede 1 ( pr aquecimento ) Sada de rele 2 ( programvel ) Sada de rele 3 ( programvel ) Sada de rele 4 ( programvel ) Sada de rele 5 ( programvel ) Sada de rele 6 ( programvel ) Sada de rele 7 ( programvel ) Designao

Sadas de controlador
CONTROLADOR ANALGICO Controlador de frequncia
Borne Utilizao 0...20mA 8 9 10 IA 0V n.c. ( no conectado ) Controlador de freqncia / potncia ativa Designao

39

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Estados Operacionais Fechar a chave do gerador A chave do gerador fechada se as seguintes condies forem atendidas simultaneamente: Operao Automtica: o modo operacional AUTOMTICO foi selecionado no h nenhuma falha da classe 2 ou 3 o grupo est ativo e a tenso e freqncia do gerador esto nos limites pr-estabelecidos a sinalizao e confirmao CRD DESL deve est presente ( a CRD foi aberta ) Operao manual: o modo operacional MANUAL est selecionado o boto CGR Liga foi atuado no h nenhuma falha na classe 2 ou 3 o grupo est ativo e a tenso e freqncia do gerador esto nos limites pr-estabelecidos a sinalizao e confirmao CRD DESL devem estar presentes ( a CRD foi aberta ) Fechar a chave de rede A chave de rede fechada se forem atendidas simultaneamente as seguintes condies : Operao automtica: o modo operacional AUTOMTICO est selecionado a tenso de rede deve estar presente a sinalizao e confirmao CGR DESL devem estar presentes ( CGR esta aberta ) a entrada Liberao CRD esta colocada. Operao manual: o modo operacional MANUAL est selecionado a tecla CRD LIG foi atuada a tenso de rede deve estar presente a sinalizao CGR DESL deve estar presente ( CGR aberta ) a entrada Liberao CRD est colocada Abrir chave do gerador A chave do gerador aberta atravs da queda do rel fecha CGR ( se selecionado em pulso contnuo ) e atravs da queda do rel abre CGR .
40

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Do modo operacional EMERGNCIA na classe de falhas 2 ou 3 na atuao da tecla CGR DESL no modo manual na atuao da tecla PARA no modo manual no desligamento automtico no modo operacional AUTOMTICO Abrir a chave de rede A chave de rede aberta atravs do fechamento do rel abre CRD ( um impulso contnuo atravs do rel fecha CRD no possvel ). Nas seguintes condies aberta a CRD : na atuao do supervisor de rede na atuao da operao de emergncia ( ausncia da tenso de rede ) na atuao da tecla CRD DESL no modo manual Operao de emergncia Premissa O desacoplamento da rede relacionado a chave de rede ( CRD ). O desacoplamento da rede ativado atravs da mscara Op . Emergncia LIGA . a operao de emergncia pode ser bloqueada atravs da retirada do sinal digital Liberao do motor ( borne 6 ) Ausncia da rede Se a tenso da rede estiver fora dos parmetros em pelo menos uns dos bornes 50,51 ou 52, ativada a operao de emergncia. Aps decorrido o tempo de retardo Operao de Emergncia LIGA ( 0..99s ) aberta a chave de rede CRD e dada a partida dos grupos. Se a tenso do gerador estiver na faixa 10% da tenso nominal do gerador e a freqncia estiver na faixa de 5% da freqncia nominal, fechada a chave do gerador. O grupo prioritrio assume o suprimento isolado. Retorno da rede Aps o retorno da tenso da rede, o aparelho aguarda o perodo de transitrio da rede ( 0..999s )antes de habilitar a volta da chave de rede.

Classes de falhas As funes de superviso esto divididas em quatro classes: F0 Alerta de falha Esta falha no leva a interrupo da operao. Gera uma mensagem de falha. Esta falha no leva a interrupo. Gera uma mensagem de falha e atua o
41

F1 Alerta de falha alarme sonoro.

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

F2 Falhas atuantes Estas falhas leva ao desligamento do GMG. comandada a abertura da CGR, seguida de uma operao de resfriamento do motor. F3 Falhas atuantes Esta falha leva imediata abertura da CGR e ao desligamento do GMG.

Falhas determinadas internamente Relao das falhas determinadas internamente conforme as grandezas monitoradas Tipo de falha Classe de Mensagem de Ao falha falha Sobrefrequncia do gerador Subfrequncia do gerador Sobretenso do GMG Sobretenso do gerador F3 F3 F3 F3 Sobrefrequncia Subfrequncia Sobrerotao Sobretenso gerad. Subtenso gerador desligamento Desligamento Desligamento Desligamento

Sobtenso gerador

F3

Desligamento

Sobtenso da rede Subtenso da rede Sobrefrequencia da rede Sobfrequencia da rede Subtenso da bateria

F0 F0 F0 F0 F1 Subtenso bateria Carga inversa/min. Sobrecarga Sobrecorrente Sobrecorrentedl/ dt Falha interface Alerta

Carga inversa /mnima

F3

Desligamento

Sobre carga Sobre corrente do gerador Sobre corrente do gerador dl/dt Superviso interfaces

F2 F3 F3

Desligamento Desligamento Desligamento

F1

Alerta

Quitar falhas ATENO O GMG pode dar a partida indevidamente se uma falha, que levou ao deslizamento do GMG, foi quitada e se ainda houver uma liberao (Auto 1 e 2). A fim de proteger o GMG de um dano no intencional, deve ser
42

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

verificado primeiro a causa da falha, antes de dar uma nova partida ao GMG.

Pressionando a tecla RESET as mensagens de falhas no display LCD so quitadas. Quitao rpida (1s) Quita as mensagens de falhas e de erro da classe de falha F0 e F1. Quitao longa (5s) quando em modo MANUAL. Quita as mensagens de falha e de erro da classe de falha F2 e F3, isso somente

Elementos de indicao e Operao Painel frontal A membrana do painel frontal de plstico laminado. Todas as teclas so em formas das chaves de membrana. O visor um display de LCD de 2 x 16 caracteres, que so iluminados em vermelhos indiretamente. O contraste da indicao pode ser ajustado continuamente na parte esquerda atravs de um potencimetro digital.

LEDS Teclas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 V1 V2 V3 Tenso L1 Tenso L2 Tenso L3 modo operac. EMERGNCIA selecionado Faixa de frequncia 12 12 13 13 14 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Visor 25 26 43

-5%..fN...+5%

AUTOModo oper. AUTOMATICO selecionado MANUAL Modo oper. MANUAL selecionado SUPERVISO ALARME LIG LIG Superviso ativa Mensagem de falhas existentes Confirmao/Sinaliz. CGR fechado Confirmao/Sinaliz. CRD fechado

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

28

VISOR LCD

Visor- LCD

27

12 -3

LED v1 ..v2..v3

Controle de tenso

Cor VERDE

Os LEDs 1 v1 2 v2 3 v3 indicam, qual a tenso ( UL1N, UL2N, UL3n, UL12, UL23 ou UL31 ) est sendo indicada no momento. Isto vlido, tanto para a indicao da tenso do gerador, quanto da rede Para Cor VERMELHA

LED

Quando o LED 4 est aceso foi selecionado o modo operacional EMERGNCIA . Frequencmetro CORES VERMELHA/AMARELA/VERDE

LED -5%..fN... +5%

Modo automtico : A linha de LEDs 5 entre -5% e +5% de fn serve visualizao da frequncia do gerador. Modo automtico Cor VERDE

LED AUTO

Se estiver aceso o LED 6 AUTO, ento o modo AUTOMTICO est ativo. Se LED piscar, o modo de parametrizao estar ativo. Modo manual Cor VERDE

LED MANUAL

Estando o LED 7 Manual aceso, ento o modo MANUAL estar ativo. As teclas 17-18-19 e 20 ( comando direto das chaves ), bem como as teclas 23 e 24 ( comando direto Parte - Para do GMG ) estaro ativas. Superviso do motor Cor VERDE

LED

SUPERVISO Estando o LED 8 Superviso aceso, ento a superviso do motor estar ativa, ou seja, adicionalmente s entradas de falhas continuamente monitoradas so tambm supervisionadas as entradas de falhas programadas com retardo. So igualmente monitoradas a subrotao do gerador, subtenso e potncia reversa. Guando a rede comercial no estiver presente o LED 8 Superviso piscar, independente do modo de operao. 9 LED ALARME Falhas Cor VERMELHA

Se o LED 9 Alarme acender, haver uma falha para o aparelho, que processada dependente da classe de falhas. A mensagem e tipo de falha so mostradas no display. Se o LED piscar, uma nova falha foi adicionada. Atravs de quitao rpida passar a permanentemente aceso e o sinal da indicao agrupada de falha ( buzina ) cessa. Chave do gerador LIGA Cor verde

10

LED CGR LIG

O LED 10 CGR LIG . Sinaliza que a chave do gerador est fechada.

44

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Chaves seletoras de modos operacionais


Modo operacional automtico A partida e a parada do GMG so automticas quando as respectivas chaves so acionadas, atravs das varias solicitaes tenso e freqncia fora do normal, conforme descrio na entrada de comando. A operao efetuada. Partida e parada ordenada segundo sua prioridade: Prioridade 01 entrada digital (borne 06) liberao do motor. Se a entrada no est energizada, no pode ser dada partida no GMG no modo automtico. Prioridade 02 entrada digital AUTOMTICO 01 (BORNE 03) habilita partida remota do motor com 06 tentativa de partida. Prioridade 03 entrada digital AUTOMTICO 02 solicitao ao motor com 03 tentativa de partidas. Prioridade 04 partida do motor atravs de emergncia, s est ativo, se for habilitado atravs do modo parametrizao. Prioridade 05 partida do motor atravs do relgio, s est ativo se for habilitado atravs do modo parametrizado. Prioridade 07 partida do motor atravs de interface de comunicao x1-x5. s est ativo se for habilitado atravs do modo parametrizado. Atua com o modo ATOMTICO 02 ativo. Obs.: A prioridade 06 no contempla nosso pacote. Modo operacional manual Atravs do modo manual as teclas de partida, parada, fecha chave de rede e de grupo e abre a chave de rede e grupo. Nessa condio os comandos de automtico so bloqueados, porm a superviso do sistema est ativada. Tecla parte, atravs desta tecla dada a partida do GMG. O motor de partida e o solenide de funcionamento so acionados. O motor de partida imediatamente desenergizado, caso a presso do leo atinja 2 Bar. Tecla para atravs desta tecla parado o motor. A alimentao do rel de funcionamento interrompida. Tecla liga chave de GMG, esta tecla comanda o fechamento do disjuntor de grupo atravs dos terminais 14 e 15 da ST-2000s. Tecla desliga chave de GMG, esta tecla comanda a abertura do disjuntor atravs dos terminais 41 e 42 da ST-2000s. Tecla liga chave de REDE, esta tecla comanda o fechamento do disjuntor de rede atravs dos terminais 16 e 17 da ST-2000s. Tecla desliga chave de rede, esta tecla comanda a abertura do disjuntor de rede atravs dos terminais 39 e 40 da ST-2000s.

Modo operacional teste Atravs da atuao da tecla teste comandada a partida do motor, a superviso ativada, porm a
45

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

sada dos controladores (comandos manuais) no ser ativada. Na ausncia da rede a usca comutada para modo automtico tendo a operao emergncia liberada.

Modo operacional emergncia, Atravs da seleo deste modo aberta imediatamente a chave de grupo e o GMG parado. A chave de rede no acionada.

AVISO Pode ser dada a partida no proposital ao GMG, se for quitada uma falha que tenha provocado a parada do mesmo e ainda havia uma liberao. Por este motivo, antes de efetuar a quitao da falha, pesquisar o que a causou. Numa causa no identificvel ou de difcil reconhecimento, a tecla de quitao NUNCA deve ser acionada.

Tecla de quitao (RESET) Com a tecla reset so quitadas as falhas e mensagens do display LCD e o lede de alarme apagado. A indicao dos valores operacionais colocada na mascara bsica. Os alarmes de classe 2 e 3 s sero quitados em manual.

LCD dsplay O display mostra independente de qualquer modo as mensagens e valores. No display LCD padronizado de duas linhas, podem ser visualizadas as grandezas operacionais, desde que o aparelho esteja em automtico. Linha superior no campo V mostrada a tenso do gerador, dependente dos leds V1, V2 e V3. Nos campos A(L1), A(L2), A(L3) so mostradas as correntes do gerador para cada fase. Linha inferior no campo mensagem de operao e de falhas so mostrados os seguintes estados operacionais: Indicao de potncia Indicao de tenso do gerador Indicao de corrente do gerador Data e hora Rotao do GMG Tenso da rede Presso de leo do motor(no utilizado) Temperatura do motor Horas de operao Tempo restante para manuteno
46

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

Contador de Partida Tenso da bateria Estas mascaras so mostradas seqncialmente atravs da atuao da tecla selecionar.

PARAMETRIZAO
Para acessar ao menu de parametrizao necessrio pressionar simultaneamente as teclas V e SET, logo em seguida aparecer a mscara indicativa da verso do software. A senha de acesso para alterar os parmetros : 2468. Obs.: A senha no dever ser alterada. Os seguintes parmetros devero ser inseridos:
ST 2000 SS VERSO 3.17 Possibilidades Configurao Bsica? Sim ou No Frequncia 40,0 a 70,0 nominal Gerador Hz Frequncia 50,0 a 60,0 nominal Rede Hz Tenso Gerador Secundrio Tenso Gerador Primrio Tenso rede Secundrio Tenso rede Primrio Tenso Gerador V nominal 085 a 480 V 0010/5 a TC Gerador 9990/5 Medio de Monofsico ou potncia GMG Trifsico Potncia nominal 00005 a GMG 06000 KW Corrente nominal GMG 0010 a 9999 A Tenso da Rede Mximo erro 00 a 50 % Tenso da Rede Histerese 00 a 50 % Senha Nvel 1 Fixar 0000 a 9999 Senha Nvel 2 Fixar 0000 a 9999 Bateria Tenso Configurao Comunicao? Parametrizao 12 ou 24 V Sim ou No Sim ou No No No 47
UT-Porto Trombetas

HF-DF Boa Vista

60,0 HZ 60,0 HZ 220 V 00,22 KV 220 V 00,22 KV 220 V 00200/5 Trifsico 00037 KW 0121 A 15% 3% 1234 2468 24 V

60,0 HZ 60,0 HZ 220 V 00,22 KV 220 V 00,22 KV 220 V 0050/5 Trifsico 00015 KW 0047 A 15% 3% 1234 2468 24 V

Julho 2009 Ctrl p/ comunic ser X1/X5 Lig ou Desl Desl Desl Desl Desl

SIV520

SIAT-MN

Time-out comunic. Lig ou Desl Configurao Controlador? Sim ou No Contr. Frequncia Ref. Part. 000 a 100 % Contr. Frequncia Contr. Frequncia Rampa Contr. Frequncia Ganho Contr. Frequncia Sensibilidade Contr. Frequncia Estabilidade Contr. Frequncia dkw/dt Contr. Frequncia tempo dkw/dt. Configurao de Chaves?
Impulso Contnuo liga chave de grupo

48% Desl 15 Hz/s Kpr = 012 tn = 01,0 s tv = 0,08 s 0 1

48% Desl 15 Hz/s Kpr = 012 tn = 01,0 s tv = 0,08 s 0 1

Lig ou Desl 02 a 50 Hz/s 001 a 240 00,0 a 60,0 s 0,00 a 6,00 s 000,0 a 100,0 1a4 Sim ou No Lig ou Desl Lig ou Desl Lig ou Desl Lig ou Desl Sim ou No Lig ou Desl

Desl Lig Lig Desl

Desl Lig Lig Lig

CGR Barra Morta Conecta CRD Barra Morta Conecta Falha Chaves Configurao Emergncia? Emergncia Emergncia Retardo partida GMG Estabilizao rede retard Configurao Superviso? Potncia do GMG superviso Potncia Inversa/mnima atuao Potncia Inversa/mnima retard Sobrecarga Gerador Atuao Sobrecarga Gerador Retardo Sobrecorrente GMG Superviso Sobrecorrente

Lig

Desl

00 a 99 s 000 a 999 s Sim ou No Lig ou Desl

10 s 015 s

03 s 015 s

Lig

Lig

- 99 a + 99%

-10%

-10%

0,0 a 9,9 s 080 a 120% 000 a 999 s Lig ou Desl 000 a 300%

3,0 s 112% 005 s Lig 112%

3,0 s 112% 005 s Lig 112% 48

Julho 2009 GMG Atuao Sobrecorrente GMG Retardo Sobrecorrente I/t incio Sobrecorrente I/t Curva Gerador Frequncia Superviso SobreFrequncia Gerador SobreFrequncia Gerador Retardo SubFrequncia Gerador SubFrequncia Gerador retard SobreVelocidade Gerador Tenso Superviso Sobretenso gerada Sobretenso gerada retard

SIV520

SIAT-MN

00,02 a 99,98 s 100 a 200 % Inom 000 a 999

10,00 s 112% Inom 10

05,00 s 112% Inom 10

Lig ou Desl F>40,00 a 72,00 Hz

Lig F> 63,00 F> 63,00 Hz Hz

Lig

0,02 a 9,98 s 3,00 s 3,00 s F<40,00 a F< 57,00 72,00 Hz F< 57,00 Hz Hz 0,02 a 9,98 s >0000 a 9999 rpm Lig ou Desl 075 a 500 0,02 a 9,98 5,00 s >2070 rpm Lig V>242 3,00 s V<198 5,00 s V<20,0 V 5,00 s >2070 rpm Lig V>242 3,00 s V<198 5,00 s V<20,0 V

Subtenso gerada 075 a 500 Subtenso gerada retard 0,02 a 9,98 SubTenso da V< 09,5 a 35,0 Bateria V Configurar entradas ? Sim ou No Entrada Digital Funo Retardo Aps Partida Classificao de Falha Entrada Digital Funo Retardo Aps Partida Classificao de Falha Entrada Digital Funo Retardo Aps Partida Classificao de Falha Entrada Digital Funo Retardo Aps Partida 1-2-3-4 S ou L 0a9 N ou S 0-1-2-3 5-6-7-8 S ou L 0a9 N ou S 0-1-2-3 9-A-B-C S ou L 0a9 N ou S 0-1-2-3 D S ou L 0a9 N ou S

1 S 1 N 1 5 S 1 S 3 9 S 0 N 1 D S 0 N

2 S 4 S 3 6 S 4 N 1 A S 0 N 1

3 S 4 N 3 7 S 4 N 1 B S 0 N 1

4 S 9 N 1 8 S 0 N 2 C S 0 N 1

1 S 1 N 1 5 S 1 N 3 9 S 0 N 1 D S 0 N

2 S 4 S 3 6 S 4 N 3 A S 0 N 1

3 S 4 N 3 7 S 4 N 1 B S 0 N 1

0 49

Julho 2009 Classificao de Falha Presso de leo borne 93 Nome e Unidade Limite p/desligamento valor =
Retardo p/desligamento/Aler ta

SIV520 0-1-2-3 Lig ou Desl 1 1 1 1 1 1 1

SIAT-MN

Desl Desl Presoleo 00,0 Presoleo 16 caracteres Kgf 00,0 Kgf + 9999 a -9999

10 5

10

000 a 999 Lig ou Desl

s Lig
Temp. motor 000 0C

1s Lig Temp. motor 000 0C 35 OC 98 OC 005 s 005 s 000 a 150 0C 00 a 99 0C 50 OC 5 OC 50 OC 5 OC Presso Bx. leo Alta temp. d`gua Def. no Retificador Sobrevelocidade Combustvel Bx. Combustvel Alto Sobrecarga Geral bcc 69 bcc 70 bcc71 bcc72 bcc 73

Temperatura 2 PT 100

Nome

16 caracteres

Valor Limite Alerta 000 a 255 0C Valor Limite Desligamento


Retardo p/Alerta/Desligame nto

35 OC 98
OC

000 a 255 0C 000 a 999 s

Pre-aquecimento da gua
Entradas digitais

Pre-aquecimento Histerese Texto Falha bcc 62 Texto Falha bcc 63 Texto Falha bcc 64 Texto Falha bcc 65 Texto Falha bcc 66 Texto Falha bcc 67 Texto Falha bcc 68 Texto Falha bcc 69 Texto Falha bcc 70 Texto Falha bcc 71 Texto Falha bcc 72 Texto Falha bcc 73 Configurao Sada? Config. Rel 1 Config. Rel 2 Config. Rel 3 Config. Rel 4 Config. Rel 5 Config. Rel 6 Config. Rel 7 Configurao Motor? Partida por Relgio Horrio incio: Horrio fim: Dias

2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D

16 caracteres Presso Bx. leo 16 caracteres Alta temp. d`gua Def. no 16 caracteres Retificador 16 caracteres Sobrevelocidade 16 caracteres Combustvel Bx. 16 caracteres Combustvel Alto

16 caracteres Sobrecarga Geral 16 caracteres bcc 69 16 caracteres bcc 70 16 caracteres bcc71 16 caracteres bcc72 16 caracteres bcc 73 Sim ou No 53 * -4 53 * -4 16 caracteres 16 caracteres 49 49 16 caracteres 49 49 16 caracteres 49 49 16 caracteres 49 49 16 caracteres 49 49 16 caracteres 49 49 Sim ou No Lig ou Desl Desl Desl 00:00 a 23:59 00:00 a 23:59 STQQSS D STQQSSD STQQSSD 50

Julho 2009 Ativao CRD com Relgio Fechar Preparao partida retardo Pre-aquecimento Tempo atuao motor de partida Inibe arranque retard Intervalo entre partidas

SIV520 S ou N NNNNNNN Sim ou No No 000 a 999s 000 s 00 a 99 s 15 s 00 a 99 s 05 s 000 a 999 s 002 s 00 a 99 s 07 s Solen. parada ou Solen. Funcion. Solen. Funcio 000 a 800 s 180 s 00 a 99 s 05 s F>15 a 70 Hz F>15 Hz Lig ou Desl Lig 0000 a 3000 1800 030 a 280 115 Sim ou No 0000 a 9999 h 250 h 00000 a 65000 h 00000 a 49999 ??:?? ??:?? ?? / ? NNNNNNN No 000 s 0s 05 s 002 s 07 s

SIAT-MN

lgica partida para Tempo de resfriamento Retardo para superviso do motor Rotao Ignio atingida Entrada do Pick up Rotao nominal rpm Nmero de dentes Ajustar contador? Chamada Manuteno em Hormetro ajustar Contador de partida ajustar Horrio Ano, Ms Dia/ Dia da semana

Solen. Funcio 180 s 05 s F>15 Hz Lig 1800 115

250 h

1.1.1.1

SADAS DIGITAIS Gerenciador de rels(lista de parmetros com esclarecimentos) Emissso Agosto 1998 V Parmetro Construo Especial 2.10a Mod. 1 Classe de Falha 1 Geral 2 Classe de Falha 2 Geral 3 Classe de Falha 3 Geral Superviso do motor ligada 4-ok Geral (GMG EM FUNCIONAMENTO) 5 Queda da rede (Falha) Geral 6 Subtenso da Bateria Geral Modo operacional 7 Automtico LIG Geral Modo operacional Manual 8 LIG Geral 9 Modo operacional Teste LIG Geral Modo operacional 10 Emergncia LIG Geral 11 Sub-tenso gerador Geral 12 Sobre-tenso gerador Geral 13 Sub-frequncia gerador Geral 14 Sobre-frequncia gerador Geral Sobrecorrente gerador 15 (MAGNTICA) Geral Nas verses 2.12 P/B Geral 16-ok CGR falha 51

Julho 2009 sincronizao/atuao(CGR NO FECHA) 17 18 - ? 19 20 21 22 23 24


e 1.12SS somente CGR falha sincronizao28/06/99

SIV520

SIAT-MN

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

36

37

38

39

40 41 42 43 44 45

Falha na partida do GMG Geral Carga desequilibrada gerador ? Sobrecarga gerador Geral Potncia reversa / minigerador Geral GMG pronto p/partir (auto-lib borne 6 + sem F2 ou F3) Geral Entradas analgicas bornes 93, 94, 95 estgio 1 No ativo Geral Entradas analgicas bornes 93, 94, 95 estgio 2 Presso (STs) S/SS Entradas analgicas bornes Presso(STp) P/S/SS Temperatura(STp) 96, 97, 98 estgio 1 Entradas analgicas bornes 96, 97, 98 estgio 2 Temperatura(STp) P/S/SS Entradas analgicas bornes 99, 100, 101 estgio 1 Temperatura(STp) P Entradas analgicas bornes 99, 100, 101 estgio 2 P Entradas analgicas bornes 102, 103, 104 estgio 1 P Entradas analgicas bornes 102, 103, 104 estgio 2 P Entradas analgicas bornes 105, 106, 107 estgio 1 P Entradas analgicas bornes 105, 106, 107 estgio 2 P Entradas analgicas bornes 108, 109, 110 estgio 1 P Entradas analgicas bornes 108, 109, 110 estgio 2 P Entradas analgicas bornes 111, 112, 113 estgio 1 P Entradas analgicas bornes 111, 112, 113 estgio 2 P Entrada digital borne 125 (P/SS) no ST 2000B Borne 60 Geral Entrada digital borne 126 (P/SS) no ST 2000B Borne 61 Geral Entrada digital borne 127 (P/SS) no ST 2000B Borne 62 Geral Entrada digital borne 61 (P/SS) no ST 2000B Borne 63 Geral Entrada digital borne 62 (P/SS) no ST 2000B Borne 64 Geral Entrada digital borne 63 Geral Entrada digital borne 64 Geral Entrada digital borne 65 Geral Entrada digital borne 66 Geral Entrada digital borne 67 Geral 52

Julho 2009 46 Entrada digital borne 68 47 Entrada digital borne 69 48 Entrada digital borne 70 49 Entrada digital borne 71 Motor - Marca Motor - Modelo Cummins 4B3.9-G2 4BT3.9-G4 6BT5.9-G2 6BT5.9-G6 6CT8.3-G 6CTA8.3-G1 6CTA8.3-G2 6CTAA8.3-G KTA50-G3 KTA50-G8 KTA50-G9 NT855-G6 NTA855-G2 NTA855-G3 NTA855-G4 QSK60-G3 QSK60-G6 QST30-G2 QST30-G4 QSX15-G6 QSX15-G7 QSX15-G8 QSX15-G9 VTA28-G5 Daewoo P180-LE P222-LE Hyundai D4BB-AG31 Mercedes OM366 OM366-A OM366-LA OM447-A OM447-LA505 OM447-LA506 OM-447LAE Mitsubishi S12A2-PTA S12H-PTA S12R-PTA S16R-PTA S16R-PTAA2 S6R-PTA MTU 12V2000G63 12V2000G83 16V2000G23 16V2000G43 16V2000G63 16V2000G83 18V2000G63 18V2000G83

SIV520 Geral P P P N Dentes 159 159 159 159 158 158 158 158 142 142 142 118 118 118 118 142 142 142 142 118 ou 142 118 ou 142 118 ou 142 118 ou 142 142 160 160 110 125 125 125 151 151 151 151 182 182 193 193 182 182 160 160 118 118 118 118 118 118 53

SIAT-MN

Julho 2009 MWM 6.10T 6.10TCA D229-3 D229-4 D229-6 TD229EC-6

SIV520 138 138 115 115 115 115

SIAT-MN

TABELA DE RETARDO NMERO 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Motor - Marca Motor - Modelo N Dentes Perkins 2806C-E16TAG1 113 2806C-E16TAG2 113 2806C-E18TAG3 136 4236 126 P4001-TAG 126 T4236 126 Volvo TAD1242-GE 153 TAD1630-GE 153 TAD1631-GE 153 Yanmar BTD22 103 BTD33 103

SADAS DIGITAIS Gerenciador de rels(lista de parmetros com esclarecimentos) Emissso Parmetro Construo Especial AGOSTO 1998 V 2.10a 50 Entrada digital borne 72 51-ok Entrada digital borne 73 INVERSO DE MOTOR PARANDO - Nas verses 2.12 P/B E 52 Preparao para a partida Aquecimento da gua de resfriamento ON Mensagem de falha classe 1, falha classe 2 ou falha classe 3 CRD falha sincronizao/atuao (CRD NO FECHA)

1.12 SS ativa antes da partida conforme retardo e desativa na parada -28/06/99

53 54 55-ok

Nas verses 2.12 P/B E 1.12 SS somente CRD falha sincronizao - 28/06/99

54

Julho 2009 56 57 58 59 60 61 62 Potncia real nominal ultrapassada CRD Ligado CGR Ligado Falha interface (Y1-Y5) Objetiva-se operao em paralelo, retira o bloqueio CGR - CRD Sobrecorrente gerador (Trmica) Fechamento/sincronizao da CGR com a barra ser efetuada + CGR fechada Cancelar bolqueio de carga Pr-aquecimento(VELA DE PRAQUECIMENTO) Operao em emergncia Ser efetuado fechamento/sincronizao CRD + CRD fechada Resfriamento Motor parando Sobrevelocidade(pick-up) Superviso de demanda da rede Superviso de potncia reversa da REDE Sobrecarga//GMG(potncia insuficiente para a carga) Chamada de manuteno Falha na parada Diferena entre pick-up/frequencia do gerador Atuada superviso de potncia reativa indutiva Atuada superviso de potncia reativa capacitiva Partida por relgio(rel horrio) Executando rampa rede/grupo Executando rampa grupo/rede Falha interface (Y1-Y5) (ST2000R ou GW4) Falha fechamento CGR Falha fechamento CRD Falha abertura CGR Falha abertura CRD

SIV520 (no implementado)

SIAT-MN

63 64 65 66

67 68 69 70 71 72 73-ok 74 75-ok 76 77 78-ok 79 80 81 82 83 84 85

V 2.12 P/B - V1.12 SS V 2.12 P/B - V1.12 SS V 2.12 P/B - V1.12 SS V 2.12 P/B - V1.12 SS

Sadas digitais ST 2000 P: BORNES 33-34 R1 35-36 R2 74-75 R3 76-77 R4 78-79 R5 80-81 R6 82-83 R7
CARACTERSTICA FSICA

2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V

Funo Fixa - Programao pr-aquecimento Programvel Programvel Programvel Programvel Programvel Fixa- Usado para BY-PASS

Sadas digitais ST 2000 SS: 55

Julho 2009 BORNES 33-34 R1 35-36 R2 74-75 R3 76-77 R4 78-79 R5 80-81 R6 82-83 R7

SIV520 Funo Fixa - Programao pr-aquecimento Programvel Programvel Programvel Programvel Programvel Programvel

SIAT-MN

CARACTERSTICA FSICA

2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V

Sadas digitais ST 2000 B: BORNES 33-34 R1 35-36 R2 08-10R3


CARACTERSTICA FSICA

2 A - 250 V 2 A - 250 V 2 A - 250 V

Funo Fixa - Programao pr-aquecimento Programvel Programvel

A A + 0 0 1 1 A * 0 0 1 1 A + 0 0 0 0 1 1 1 1 B + C 0 0 1 1 0 0 1 1 0 1 0 1 0 1 0 1 B 0 1 0 1 B 0 1 0 1 SADA 0 1 1 1 SADA 0 0 0 1 SADA 0 1 1 1 1 1 1 1 C

* 0 0 0 0 1 1 1 1

* 0 0 1 1 0 0 1 1

Executa primeiro a multiplicao A + B * C 0 0 0 0 0 1 0 1 1 0 1 0 1 1 1 1

Executa primeiro a multiplicao A * B + C 0 0 0 0 0 1 0 1 1 0 1 0 1 1 1 1

0 1 0 1 0 1 0 1

SADA 0 0 0 0 0 1 1 1

56

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

UV-MANICOR E UVJACAREACANGA CUMMINS (6CTA 8.3) CONFIGURAO REV- BOOSTER-SG2- INTELIGENTE Funo 4-P 5-I 6-D 7-% Possibilidades UVMANICOR UV-JACAREACANGA 16.8 12,0 04.0 1,00 0.10 0,10 100 100

UV-RIO BRANCO CUMMINS NTA-855 CONFIGURAO REV- BOOSTER-SG2- INTELIGENTE Funo 4-P 5-I 6-D 7-% UT-BARCELOS, UTPORTO DE TROMBETAS, UTCARAUARI MWM 229-4 CONFIGURAO REV- BOOSTER-SG2INTELIGENTE Funo ROTAO(RPM) 4-P 5 - I (S) 6 - D (S) 7-RAMPA - %/S 8 -START %
9-N. DENTES CREMALHEIRA

Possibilidades

UV-RIO BRANCO 15,00 1,00 0,03 100

0-SOBRECARGA

UVT Guajara Mirim 1800 rpm 20 1,0 0,08 30 90 158 115%

UTUT-PORTO DE BARCELOS TROMBETAS 1800 1800 20,00 30,00 1,00 1,00 0,03 0,08 25,00 30,00 50,00 60,00 115 115 115 115

REGULADOR DE VELOCIDADE REV SG2D UVT - GM Rotaao nominal 4 -P 5 -I 6-D 7 - RAMPA 8 - START 9 - N DENTES 10 - SOBREVELOCIDADE

GMG - 1 1800 20,0 1,0 s 0,08s 30, 0 %/s 90, 0 %. 158 115%

GW4 PARAMETRIZAO

57

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

UV-MANICOR, UV-JACAREACANGA e UV-RIO BRANCO CONFIGURAO - GW4 - LeonhardRegler- Modbus V 2.21 Funo SPRACHE / LANGUAGE SLAVE-NO BAUDRATE Partity STOP BITS ST- 2000 C - MODE TIME UOT MODBUS TIME OUT - MODE SLOW CAN-BUS RECEIVER ONLY Possibilidades English ou German 01 a 99 1200, 2400, 4800, 9600 ou 19200 none, even ou odd 1 ou 2 yes ou no 001 a 999 s freeze ou stop yes ou no yes ou no UVMANICOR English 31 1200 none 2 no 002 s freeze no no UVJACAREACANGA English 31 1200 none 2 no 002 s freeze no no

UT-BARCELOS e UT-PORTO DE TROMBETAS CONFIGURAO - GW4 - LeonhardRegler- Modbus V 2.22 Funo SPRACHE / LANGUAGE SLAVE-NO BAUDRATE Partity STOP BITS ST- 2000 C - MODE TIME OUT FUNCTION TIME OUT SWITCH-ABLE TIME UOT MODBUS TIME OUT - MODE MODEN
MODEN: MAX. NO OF DIALS
MODEN: TIME DELAY TIL CONECT.

SLOW CAN-BUS RECEIVER ONLY

Possibilidades English ou German 01 a 99 1200, 2400, 4800, 9600 ou 19200 none, even ou odd 1 ou 2 yes ou no yes ou no yes ou no 001 a 999 s freeze ou stop yes ou no 00 a 99 000 a 099 yes ou no yes ou no

UTBARCELOS English 1 9600 BAUD none 1 no yes no 010 s stop yes 5 030 s no yes

UT-PORTO DE TROMBETAS

English 1 9600 BAUD none 1 no yes yes 035 s freeze no 3 003 s no yes

CONFIGURA O DAS ENTRADAS DIGITAIS ( PARA PARADA MANUAL REMOTA )


ENTRADA 1 2 3 4 5 6 BORNE 61 62 63 64 65 66 FUNO S S S S S S RETARDO 1 4 4 9 1 2 58 APS PARTIDA NO SIM NO NO NO NO FALHA DE CLASSE 1 3 3 1 3 1

Julho 2009 7 8 9 A B C D 67 68 69 70 71 72 73 S S S S S S S

SIV520 5 0 0 0 0 0 0 NO NO NO NO NO NO NO 1 2 2 1 1 1 1

SIAT-MN

DIAS DA SEMANA Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo

CDIGO 1 2 3 4 5 6 7

Falhas determinadas internamente Tipo de Falha Sobrefrequncia do gerador Subfrequncia do gerador Sobrerotao do GMG Sobretenso do Gerador Subtenso do Gerador Sobretenso da rede Subtenso da rede Sobrefrequncia da rede Subfrequncia da rede Subtenso da bateria Carga inversa/mnima Sobrecarga Sobrecorrente do Gerador Sobrecorrente do Gerador di/dt Superviso interfaces

Classe de Falha F3 F3 F3 F3 F3 F0 F0 F0 F0 F1 F3 F2 F3 F3 F1

Mensagem de Falha Sobrefrequncia Subfrequncia Sobrerotao Sobretenso do gerad. Subtenso do gerador

Subtenso da bateria Carga inversa/mn. Sobrecarga Sobrecorrente Sobrecorrente di/dt Falha interface

Class e de Falha s F0

Tipo Alerta de

Procedimento Esta falha no leva a interrupo da operao. Gera uma mensagem de falha. 59

Julho 2009 F1 F2 F3 Falha Alerta de Falha Falhas atuantes Falhas atuantes

SIV520 Esta falha no leva a interrupo da operao. Gera uma mensagem de falha e atua o rel do alarme sonoro. Esta falha leva ao desligamento do GMG. comandada a abertura do CGR, seguida de uma operao de resfriamento. Esta falha leva imediata abertura do CGR e ao desligamento do GMG.

SIAT-MN

Recomendaes de tcnicas de segurana para usurio


As indicaes seguintes so para sua segurana pessoal e para a segurana contra danos ao produto descrito e dos aparelhos a ele conectados. Recomendaes de segurana e alertas para a preveno de perigos para a vida e sade dos usurios ou do pessoal de manuteno, ou respectivamente para a preveno de dano materiais, so ressaltadas nesta documentao atravs dos smbolos ou sinalizaes aqui definidas. Os conceitos utilizados, tem no sentido desta documentao, os seguintes significado: PERIGO!!! O smbolo de PERIGO chama ateno a perigos e seu manuseio bem como sua preveno. Uma no observncia pode levar a morte, graves danos corporais ou considerveis perdas materiais. ALERTA! Se os alertas no forem observados, pode resultar a destruio do instrumento bem como dos equipamentos a ele conectados. Devem ser tomadas as respectivas precaues. ATENO! Junto a este smbolo so feitas recomendaes importantes para instalao, montagem e ligao dos instrumentos. Por favor observar estas recomendaes irrestritamente na montagem do instrumento. OBSERVAO Indicaes e outras recomendaes ou complementaes como tabelas e listas so incorporados pelo smbolo I. estas se encontram na maioria no anexo. Utilizao funcional O instrumento s pode ser operado nos casos de aplicao descritos neste manual. A operao segura deste produto pressupe um transporte e armazenamento adequado, instalao e montagem correta bem como operao e manuteno cuidadosa. OBSERVAO As indutncias conectadas por exemplo, bobinas de disparadores de corrente de trabalho ou de sustentao auxiliar ou de potncia devem ter proteo adequada contra interferncias.
60

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

APOSTILA ELABORADA POR: SO SEM WALTER 2S SEM FLORNCIO 3S SEM M. SILVA REVISO 1 SO WASHINGTON

3.1

61

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

4 4.1

CONCLUSO

62

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

REFERNCIAS BIBLIOGRFCIAS

63

Julho 2009

SIV520

SIAT-MN

NDICE 1 DISPOSIES PRELIMINARES......................................................................................................................2 1.1 FINALIDADE...........................................................................................................................................2 1.2 OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS..................................................................................................2 1.3 MBITO....................................................................................................................................................2 1.4 ELABORAO E REVISO..................................................................................................................2 1.5 GRAU DE SIGILO....................................................................................................................................2 1.6 SIGLAS E ABREVIATURAS..................................................................................................................2 1.7 DEFINIES............................................................................................................................................2 <CLIQUE E DIGITE>........................................................................................................................................3 2.1 <CLIQUE E DIGITE>..............................................................................................................................3 <CLIQUE E DIGITE>........................................................................................................................................4 3.1 <CLIQUE E DIGITE>..............................................................................................................................4 CONCLUSO.....................................................................................................................................................5 4.1 <CLIQUE E DIGITE>..............................................................................................................................5 REFERNCIAS BIBLIOGRFCIAS................................................................................................................6

2 3 4 5

64

You might also like