You are on page 1of 5

PREPARAO Algodo

Tratamento prvio / preparao O algodo em cru colorido (bege), hidrofbico (repele a gua), contm sujidade e contm diversas substncias estranhas que so prejudiciais ao seu tratamento posterior. Composio das fibras de Algodo maduras - Celulose (componente principal) - Impurezas ceras cinza pectina protenas outros (pigmentos, aucares, cidos orgnicos, etc.) Impurezas artificiais introduzidas no Algodo - Fiao : leos, partculas de ferro - Tricotagem : leos, parafinas - Tecelagem : encolantes, parafinas

Resultados expectveis de uma boa preparao - Absoro elevada e igualizada nos artigos - Boa remoo de gorduras, parafinas e encolantes - Bom grau de branco - Remoo da casca - Boa intensidade de cor no tingimento - Igualizao dos defeitos - Poucos danos na fibra - pH neutro no artigo Consequncias de uma preparao fraca -Deficiente remoo de gorduras, leos, parafinas e encolantes tingimento no uniforme solidez fraca amarelecimento manchas fraca hidrofilidade - Presena de ies de metais pesados e alcalino-terrosos perda de resistncia danificao cataltica (buracos) problemas no tingimento - Grau de branco fraco dificuldade no tingimento de cores claras e brancos maus necessria uma boa preparao do algodo, para retirar todas as impurezas de modo a que os tratamentos seguintes (branqueio, tingimento, etc) tenham sucesso. TUDO PODE SER POSTO EM CAUSA SEM UMA PREPARAO EXCELENTE!

PROCESSOS DE PREPARAO MAIS COMUNS Desencolagem remover os encolantes utilizados na tecelagem (amido o mais utilizado). detergente + enzima (amilase) 30min a 90C retirar os leos, sujidades e pectinas e assim melhorar a hidrofilidade dos artigos de algodo detergente anti-leo/molhante + soda custica 15min a 98C remover metais presentes nos artigos evitando assim possveis danos catalticos durante o branqueio. O grau de branco tambm pode ser melhor. Detergente + dispersante/sequestrante + cido 20min a 70C remover as impurezas do algodo e o pigmento amarelado que lhe d cor em cru. dada hidrofilidade boa e uniforme aos artigos. detergente anti-leo/molhante + estabilizador + s.custica + g. Oxigenada 30-60min a 98-105C Existem actualmente novos processos de branqueio a baixa temperatura (75C), que so cada vez mais utilizados pois permitem grandes poupanas energticas, com menos desgaste das fibras. retirar alguns leos e sujidades detergente anti-leo + soda solvay (??) 10-20min a 50-80C remover o plo superficial dos artigos ou prevenir a sua formao posterior. enzima (celulase) + cido 20-45min a 55C, no final necessrio elevar a temperatura acima dos 70C, ou subir o pH acima dos 8, para matar a enzima.

Fervura alcalina -

Desmineralizao -

Branqueio -

Lavagem prvia -

Anti-pilling -

TINGIMENTO
O processo de tingimento consiste em adicionar s fibras txteis (em rama, fio, tecido ou malhas) uma dada colorao. Essa colorao consegue-se pela introduo de produtos qumicos (corantes) que possuem a propriedade de darem cor s fibras quando estas so iluminadas. Para que os corantes se possam agarrar s fibras, necessrio o uso de produtos auxiliares, que vo ajudar os corantes a entrar, a difundir-se e a reagir (se for o caso) com as fibras.

Corantes Reactivos
So principalmente utilizados para tingir fibras de base celulsica: algodo, viscose, liocel, modal, micro-modal, linho, etc. Podem usar-se tambm para o tingimento da l, seda e poliamida.

Mecanismo de tingimento
Na presena de condies favorveis (temperatura, pH) os corantes reactivos reagem com a celulose, formando uma ligao qumica covalente forte.

Este tingimento divide-se em 3 fases: esgotamento/difuso, fixao e lavagem 1) Esgotamento / difuso


Nesta fase d-se a entrada do corante na fibra (esgotamento) e sua difuso e igualizao. Este passo deve ser controlado, para no ser demasiado rpido, e com isso se correr o risco de termos o corante mal espalhado pelo artigo e por isso, tingimentos mal igualizados (manchados). Dependendo da substantividade dos corantes para a fibra, estes vo ser adsorvidos e vo difundir-se no interior das fibras. Substantividade regulada pela AFINIDADE dos corantes para a fibra. Parmetros que influenciam a Substantividade: Afinidade do corante Concentrao de electrlito (sal) Temperatura Tipo de fibra pH Razo de Banho Concentrao de corante A Substantividade aumenta com: Aumento da afinidade padro do corante Aumento da concentrao do electrlito Reduo do pH no banho Reduo da concentrao do corante Reduo da temperatura do tingimento Reduo da razo de banho

2) Fixao
Na fase de Fixao d-se a reaco do corante com a celulose.

You might also like