You are on page 1of 3

JAPO, JAPES Fbio Wanderley Reis Em artigo recente, Paul Krugman chamava ateno para algo que, na verdade,

todos pudemos observar: a radical mudana de perspectiva em relao economia do Japo no perodo de apenas alguns anos. De fato, em contraste com a assustadora crise japonesa atual e com as avaliaes negativas do modelo japons que ela correntemente suscita, o Japo do modelo aparecia at h pouco como exemplo a imitar para gente dedicada a temas diversos e de variadas orientaes polticas. Os entusiastas do modelo japons incluam, por exemplo, economistas ocupados em problemas de desenvolvimento. Para mim pessoalmente, isso se ilustra com a lembrana de palestra proferida em Belo Horizonte, anos atrs, por Antnio Barros de Castro, na qual, sem maiores qualificaes ou reservas, o Japo era exaltado como fonte de respostas para os desafios trazidos pela estagnao brasileira dos anos 80. Mas o Japo surgia tambm como inspirao mesmo para os autores empenhados em recuperar, esquerda, a alternativa de um socialismo de mercado: o caso de John Roemer, nos EUA, que, em trabalhos como A Future for Socialism, de 1994, colocava muitas das fichas de sua aposta em um socialismo novo na estrutura de articulao entre firmas prpria dos keiretsu japoneses. O grande interesse do modelo japons consistiu, sem dvida, no que aparecia como a combinao de singular eficincia capitalista com uma forma peculiar de domesticar o capitalismo e talvez humaniz-lo: certa organicidade e solidarismo, zelosa regulao estatal, a estrutura horizontalmente solidria dos keiretsu e o papel de apoio e superviso a cumprido pelos bancos, relaes trabalhistas marcadas pela vitaliciedade do emprego e o compromisso do trabalhador individual com a empresa. Tais traos se associam, porm, com paradoxos e perplexidades que embaraam no s o empenho de tomar o Japo como modelo, mas tambm o receiturio atual.

Assim, h a peculiaridade do Japo como cultura amadurecida ao longo de sculos e posta h tempos em interao singularmente tensa com a expanso ocidental. Se essa peculiaridade tornava problemtica, mesmo antes da crise atual, a pretenso de recorrer experincia japonesa como fonte de receitas a serem transpostas para a promoo de dinamismo econmico num pas como o Brasil, ela talvez justifique at avaliaes mais severas. Henry Kissinger, por exemplo, h muito assinalava no dficit de individualismo japons uma sociedade filosoficamente subdesenvolvida, incapaz de representar um modelo real em perspectiva mais ambiciosa e exigente. Mas provavelmente no campo das relaes trabalhistas que as ambiguidades surgem com implicaes mais ricas e relevantes. Especialistas simpticos ao modelo neocorporativo de sindicatos fortes que prevaleceu na Europa do ps-guerra (o qual supe a solidariedade horizontal entre os trabalhadores e, portanto, o conflito de classes, que porm mitigado num compromisso que viabiliza o Estado de bem-estar e a social-democracia) apontam h algum tempo a japonizao das relaes de trabalho nos pases europeus, com a substituio das estruturas corporativas tradicionais por um microcorporativismo marcado pela identificao do trabalhador com a empresa. Naturalmente, essa identificao ingrediente decisivo dos modelos organizacionais que so outro dos frutos da experincia japonesa, isto , os modelos do tipo qualidade total, que contam com maior participao e responsabilidade do trabalhador quanto ao desempenho da empresa como tal. Ora, se a intensificao da competio que agora se recomenda como sada para a crise envolve claramente a ruptura com outros traos do padro japons tradicional de solidarismo e organicidade, tambm claro o carter problemtico da pretenso de preservar o elemento de solidariedade nesse aspecto especificamente trabalhista e o compromisso do trabalhador com a empresa, ou seu apego a ela, tender a surgir, como em outras partes, apenas como consequncia direta da fragilidade e da insegurana e medo que passam a caracterizar a posio do trabalhador no novo quadro de competio intensificada. Mesmo pondo de lado o paradoxo adicional, sempre presente, de que as receitas liberais para a crise japonesa contam
2

com a apropriada ao do Estado e a cobram insistentemente, resta ver, aps a japonizao da Europa ter sido destacada a propsito da crise da socialdemocracia, o que se seguiria eventual desjaponizao do prprio Japo.

O Tempo, 28/6/1998

You might also like