You are on page 1of 2

REFLEXO SOBRE O FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS O filme apresenta dois modelos de educao: o tradicional (arcaico) e o contemporneo.

O primeiro perpassado pela academia Welton - internato masculino -, um modelo de escola preparatria, marcada por concepes tradicionalistas, organizada de forma autoritria, individualista com poder centralizado, que no respeita o aluno considerando-o como objeto a ser moldado, centrada na figura do professor e na transmisso dos conhecimentos. Onde o professor, detm o saber e a autoridade, exerce o ato de ensinar, limitando-se apenas a transmisso de contedos, no se preocupa em fazer o aluno aprender a pensar, e desenvolve a educao tradicional, baseada nos princpios da Tradio, Honra, Disciplina e Excelncia. Ele se apresenta como modelo a ser seguido, dirige o processo de aprendizagem e o aluno atua como um simples receptor de conhecimentos, sendo a obedincia uma virtude neste modelo. A Escola apresenta assim, um modelo de educao que aliena seus alunos ao aceitamento do mundo sem questionamentos, haja vista que contedos so reproduzidos de maneira arcaica, ultrapassada, com extremo rigor, e no possuem ligao com o meio exterior, com a vida social dos alunos, resultando na formao de alunos despreparados para conviver em sociedade e adestrados para aceitar tudo que lhes imposto. O modelo contemporneo defendido no filme pelo professor, John Keating. Um ex aluno da Academia, que com seu estilo de ensino nada convencional, tampouco conservador, elimina esteretipos e com um modelo renovador de educar, desafia o modelo de ensino tradicional da escola. Ele introduz novas metodologias de ensino ao lecionar em diversos lugares, de variadas formas, pregar o Carpe Diem (Aproveite o dia), e inspira seus alunos a seguirem seus prprios sonhos e a viverem vidas extraordinrias. Keating prega um modelo de ensino que no pautado no professor, mas que mantm o aluno no centro de todas as atenes. Que no se preocupa apenas em reproduzir um contedo cientfico, visando cumprir um calendrio letivo, mas que acredita no potencial de cada aluno, estimula-o a pensar por si mesmo, aplica variadas metodologias e possibilita a ele criar conhecimentos. Este modelo prepara seus alunos para enfrentarem a realidade vigente. Diante dos dois modelos de educao, v-se que o perfil metodolgico do professor, e sua postura cientfica, ou resulta na formao de alunos crticos e reflexivos ou na alienao deste. Ento, para que a formao de indivduos capazes de atuar na sociedade, de maneira a transform-la, possa ser efetivada, preciso que os professores tenham capacidades intelectuais de promover a educao emancipadora, libertadora e transformadora.

necessrio que estes cumpram o seu papel de agente transformador da sociedade, ajudando a desenvolver cidados/profissionais com senso crtico, tico e socialmente responsvel, como um ser livre e transformador da realidade. Que sejam ento modelos a serem seguidos, que sejam integrantes da Sociedade dos poetas mortos, que dedicam-se a extrair a essncia da vida, que atuem motivando seus alunos a no desistirem dos seus sonhos e despertem neles o desejo de aprender, e transformar o mundo.

You might also like