You are on page 1of 45

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA ESPECIALIDADE SEGURANA TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 4 REGIO

RS EDITAL N 1/2011

MICHELE MARIA SAGIN DA SILVA michelemsagin@gmail.com

- AULA 01 -

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
SEGURANA DE DIGNITRIO Tcnicas, Tticas e Operacionalizao Objeto e modus operandi ANLISE DE RISCOS PLANEJAMENTO DE CONTIGNCIAS SEGURANA CORPORATIVA ESTRATGICA NOES DO PLANEJAMENTO DE SEGURANA Conceito, Princpios, Nveis, Metodologia Modularidade e faseamento Fases do planejamento
ANLISE DE RISCOS Riscos, ameaas, danos e perdas; Diagnsticos Aplicao dos mtodos PLANEJAMENTO DE CONTIGNCIAS Necessidade Planejamento Componentes do planejamento Manejo de emergncia Gerenciamento de crises Procedimentos emergenciais SEGURANA CORPORATIVA ESTRATGICA Segurana de gesto das reas de instalaes

SEGURANA DE DIGNITRIO

SEGURANA DE DIGNITRIO - Conceitos Bsicos -

D I G N I T R I O

> Deriva do latim dignita, que significa dignidade; > Alta graduao honorfica; > Cargos elevados; > Elevados a alguma dignidade; > Autoridades; > VIP ou PMI; > Pessoas especficas.

> Medidas adotadas visando a incolumidade fsica do dignitrio; > Preveno a danos acidentais e/ou provocados acidentalmente; > Execuo revestida de princpios; > Procedimentos revestidos de aspectos fsicos, psicolgicos e morais. Objetivo: reduo de atentados de qualquer natureza.

S E G U R A N A

PROTEO

> Medidas adotadas visando a garantir a integridade fsica do VIP; > Dentro de uma rea determinada; > Responsabilidade dos agentes de segurana da equipe aproximada.

> Valores + princpios + normas = observadas na sociedade; > situao de convivncia pacfica + harmnica = fundada em princpios primados pela sociedade.
ORDEM PBLICA

SEGURANA Pblica
> Art. 144/CF > Preservao da integ. fs. + patrim. = ativ. seg. pb. (+ tranq. + salub. pb. = ordem pb.)

Privada
> Procedimentos adotados afastar/eliminar riscos a vida, a incolum. e a propried. > Proteo patrim., comrcio, etc.

PR???

SEGURANA DAS PESSOAS:

1. Pode se dizer que a segurana de um VIP exemplo de segurana geral? 2. H outro tipo de segurana de pessoas? (SGP) 3. O Chefe de uma celebridade pode utilizar comboios e fechar ruas para o traslado daquela e sua comitiva? Quem so as autoridades estatais? 4. O agente de segurana deve agir sempre na mesma proporo do agressor? 5. Qual o principal foco/objetivo do agente de segurana?

SEGURANA DE DIGNITRIO - Competncia Legal -

Lei n 4.483/64:
Reorganizou o Departamento Federal de Segurana Pblica.
Art 1 Ao Departamento Federal de Segurana Pblica (D.F.S.P.), com sede no Distrito Federal, diretamente subordinado ao Ministro da Justia e Negcios Interiores, dirigido por um Diretor-Geral, nomeado em comisso e da livre escolha do Presidente da Repblica, compete, em todo territrio nacional: [...]

g) a execuo em colaborao com as autoridades dos Estados, de medidas tendentes a assegurar a incolumidade fsica do Presidente da Repblica, de Diplomatas e visitantes oficiais estrangeiros, bem como dos demais representantes dos Poderes da Repblica, quando em misso oficial; [...] [grifo nosso].

Decreto n 73.332/73
Define a estrutura do Departamento da Polcia Federal:
Art 1 Ao Departamento de Polcia Federal (DPF), com sede no Distrito Federal, diretamente subordinado ao Ministrio da Justia e dirigido por um Diretor-Geral, nomeado em comisso e da livre escolha do Presidente da Repblica, compete, em todo o territrio nacional: [...]

III - executar medidas assecuratrias da incolumidade fsica do Presidente da Repblica, de diplomatas estrangeiros no territrio nacional e, quando necessrio, dos demais representantes dos Poderes da Repblica; [...] [grifo nosso]

Lei n 10.683/03
Dispe sobre a reorganizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios:
Art. 1o A Presidncia da Repblica constituda, essencialmente:[...] VI - pelo Gabinete de Segurana Institucional; [...]
Art. 6o Ao Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica compete: V - zelar, assegurado o exerccio do poder de polcia, pela segurana pessoal do Chefe de Estado, do Vice-Presidente da Repblica e respectivos familiares, dos titulares dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica e de outras autoridades ou personalidades quando determinado pelo Presidente da Repblica, bem como pela segurana dos palcios presidenciais e das residncias do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica. [...]

Art. 6o Ao Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica compete: [...] ]

3o Os locais onde o Chefe de Estado e o Vice-Presidente da Repblica trabalham, residem, estejam ou haja a iminncia de virem a estar, e adjacncias, so reas consideradas de segurana das referidas autoridades, cabendo ao Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica, para os fins do disposto neste artigo, adotar as necessrias medidas para a sua PROTEO, bem como coordenar a participao de outros rgos de segurana nessas aes.
4o O Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica tem como estrutura bsica: I - a Agncia Brasileira de Inteligncia - ABIN; II - o Gabinete; III - a Secretaria Executiva; e IV - at trs Secretarias. [...] [grifo nosso]

OPERACIONAL APOIO OPERACIONAL APOIO OPERACIONAL APOIO OPERACIONAL APOIO

MOTORISTA MOTORISTA
ASSESSORAMENTO

VIATURA VIATURA

ASSESSORAMENTO

Lei n 7.474/86
MEDIDAS DE SEGURANAS SOBRE EXPRESIDENTES DA REPBLICA

SEGURANA DE DIGNITRIO - Equipes de Segurana -

GRUPO DE PREPARAO

GRUPO DE EXECUO

PRECURSORA PLANEJAMENTO
Equipe

Equipe

APROXIMADA VELADA
AVANADA OSTENSIVA
Equipe
Equipe Equipe

Equipe

Equipe

VISTORIA

FIXA

PRECURSORA PLANEJAMENTO
Equipe

Equipe

GRUPO DE PREPARAO

PLANEJAMENTO

aquela que coordena os trabalhos com outros rgos (Ex.: Polcia Militar), inspeciona os locais e itinerrios da autoridade, levanta a vida pregressa o pessoal que ter contato com a autoridade (Ex.: camareiras, garons), e a necessidade de pessoal, materiais e equipamentos para a operao (logstica).

PRECURSORA PLANEJAMENTO
Equipe

Equipe

GRUPO DE PREPARAO

PRECURSORA

aquele grupo de policiais que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais de eventos e hospedagem previsto no programa, com a finalidade de oferecer subsdios ao planejamento da segurana.

GRUPO DE PREPARAO
Equipe

VISTORIA

aquele grupo de policiais responsveis pela varredura nos locais de eventos, hospedagem, itinerrio e outros, deslocando-se frente da autoridade com tempo varivel, com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que ofeream perigo.

APROXIMADA

Equipe

GRUPO DE EXECUO

a equipe responsvel pela proteo imediata da autoridade e por sua retirada em caso de emergncia.
(A) Equipe FIXA a equipe permanente nos locais de eventos e repouso utilizados pelo dignitrio, incumbida tambm de fazer a preservao desses locais. (B) Equipe MVEL a equipe que se desloca permanentemente com o dignitrio, dedicando-lhe ateno exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade fsica.

APROXIMADA
(B) Equipe MVEL [...] (B.1) P

Equipe

GRUPO DE EXECUO

Das regras bsicas: manter formaes flexveis; fazer a cobertura do corpo da autoridade; permanecer em estado de observao constante; observar as distncias e os intervalos na formao; manter sempre, no mnimo um agente atrs do VIP; conservar postura adequada diante de cmeras; no beber em servio.

Formao em CUNHA ou V

Formao em LOSANGO
S

S
S D S S

D
S S

S S

APROXIMADA

Equipe

GRUPO DE EXECUO

(B) Equipe MVEL [...] (B.2) MOTORIZADO


CARROCOMANDO

CARROPILOTO

CONDIES + EQUIPAMENTO + VISTORIA

GRUPO DE EXECUO
(C) Equipe VELADA

Formado por policiais do servio de inteligncia que devem estar infiltrados na populao, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil. Devem estar trajados de forma adequada e distribudos nos locais dos eventos ou nos itinerrios da autoridade.

GRUPO DE EXECUO
(D) Equipe AVANADA

aquela responsvel de chegar aos locais dos eventos com certa antecedncia (mnimo de 15 a 30 minutos antes), aguardando a chegada do dignitrio e sua comitiva para, ento, deslocar-se ao local do prximo evento. nessa atividade que so observadas as condies de local e pblico, antes da passagem ou chegada do comboio, alertando o chefe da equipe (carro-comando) para as anormalidades observadas.

(E) Equipe OSTENSIVA

GRUPO DE EXECUO

Formada por conjuntos de pessoas de diversos rgos (apoio) que executam trabalhos ostensivos, com a finalidade de apoiar e facilitar os deslocamentos da autoridade, anulando ou intimidando aes hostis e prevenindo acidentes.

GRUPO DE EXECUO
(F) Equipe FIXA

aquela equipe que permanece 24 horas no local onde a autoridade se instalar, seja por hospedagem seja por ocasio de um evento. Incumbem a ela, titulo exemplificativo, conferir os elevadores, realizar o itinerrio a p, verificar a situao dos banheiros e mant-los chaveados at a chegada do VIP e sua comitiva, etc. O chefe de segurana dessa equipe dever, obrigatoriamente, manter contatos com todos os chefes das demais equipes.

- AULA 02 -

Atentados
O que ??? Ao criminosa contra pessoas, grupos ou instituies (instalaes), c/ objetivo determinado. Causas??? Diversas (ideolgicas, pessoais, ...) Meio empregados: Explosivos, armas de fogo/branca, ... Fontes hostilizantes: Org. terroristas, rg. de imprensa, ... Tipos de ataques: (1) Verbal, (2) Fsica, (3) C/ armas, (4) C/ bombas ou granadas, (5) C/ armas longas.

EMBOSCADA
O que ??? Ataques SURPRESAS contra alvo em MOVIMENTO ou temporariamente PARADO. Qual a finalidade??? Destruir + Capturar + Danos Modo de ao: (1) Fogo concentrado + repentino + posies variadas; (2) Ataque realizado em posies cobertas + vantajosas. Formas: ataque + bloqueio frente + bloqueio frente + retag. (...) Vantagens do agressor: reconhec. local+ disponib. tempo, planejar + rotina + vazamento informaes ... Aspectos considerados pelo agressor: ao pol. + surpresa + repercusso Modalidade: URBANA + RURAL

EMBOSCADA
Peculiaridades: Vias de mos duplas; Vtr de apoio nos pontos mais crticos do itinerrio Ateno aos cruzamento + semforos Ateno 100% ao trabalho + conversar o mnimo possvel Armamento em condies Velocidade constante COMO AGIR NA SITUAO DE EMBOSCADA CONSTATADA??? Informao imediata via rdio + pedido de reforo Apoio do dignitrio Remover o VIP + Reagir Execuo das manobras emergenciais treinadas

PLANEJAMENTO DE SEGURANA
Definir prioridade e formas para atingi-las

BOM PLANEJAMENTO Clareza na misso Flexvel Simplicidade nas aes Economia de recursos

PLANEJAMENTO DE SEGURANA
PRINCPIOS: Objetividade Preservao Iniciativa Surpresa Simplicidade Coordenao Comportamento de massa Emprego da fora Maneabilidade NVEIS
Estratgico Ttico

* PLANO DE AO * Inicial quando? Recebimento da misso * E.S + VIP = Entros// + sucesso *ESTUDO DE SITUAO: Reunio prep. + risco + import. + obj. + possib. Exec. + grau de sigilo

FATORES
Pblico: controlado ou no
Tipos de evento: comcios, palestras, ...

Formalidade: oficiais ou particulares Tempo de preparao: eventos previstos ou de inopinos Reconhecer o local: fechado ou aberto
(acessos, terreno, ...)

Sigilo: ostensivo ou reservado

ITINERRIO
OBJETIVOS: (1) Breve; (2) Rotas alternativas; (3) Desorientar as ameaas (Ex.: alterao de horrios)

CUIDADOS: (1) Controle de sada (atraso, antecipao, ...) (2) Fluxo de veculos no deslocamento; (3) Alerta no desembarque. Por que? Menor alternativa de rota

CARRO COMANDO

BATEDORES

CARRO RESERVA / Seg

Obs.: Aut. Alto risco, utiliza-se tb armanento pesado

COMBOIO
CARRO PILOTO

B FC B
A

B CR Com GT S3 S2 D B S1 Cer B

B Var B AC

ARMA LONGA

BLINDADO DIGNITRIO ou CARRO EXECUTIVO

REGULADOR

DPF PM

Comitiva muito grande, o CR vai atrs do GT.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ANLISE DE RISCOS Riscos, ameaas, danos e perdas; Diagnsticos Aplicao dos mtodos PLANEJAMENTO DE CONTIGNCIAS Necessidade Planejamento Componentes do planejamento Manejo de emergncia Gerenciamento de crises Procedimentos emergenciais

SEGURANA DE DIGNITRIO Tcnicas, Tticas e Operacionalizao Objeto e modus operandi

NOES DO PLANEJAMENTO DE SEGURANA Conceito, Princpios, Nveis, Metodologia Modularidade e faseamento Fases do planejamento

Prof. RODRIGO

SEGURANA CORPORATIVA ESTRATGICA Segurana de gesto das reas de instalaes

BOA PROVA!!! SUCESSO!!!

You might also like